Gilmar dá segundo habeas corpus em 24 horas para o compadre

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF),  mandou soltar, de novo, o empresário Jacob Barata Filho, preso desde o início de julho na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava-Jato. Barata Filho é considerado o “rei dos ônibus no Rio” e é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de pagar propinas a autoridades do Estado.

Gilmar concedeu nesta quinta-feira, 17, habeas corpus ao empresário. Pouco depois, o juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, expediu novos mandados de prisão contra Barata. Nesta sexta-feira, 18, o ministro voltou a conceder liberdade a Barata. Gilmar é padrinho de casamento da filha de Jacob Barata.

“Ante o exposto, estendo os efeitos da medida liminar deferida nestes autos em 17.8.2017, para substituir prisão preventiva do paciente Jacob
Barata Filho, decretada nos Autos 0504957-22.2017.4.02.5101, pelas medidas cautelares diversas da prisão, fixadas no despacho anterior. Comunique-se, com urgência, para que o Juízo de origem providencie a imediata expedição de alvará de soltura”, decidiu o ministro.

Na decisão desta sexta-feira, Gilmar Mendes voltou a impor restrições ao empresário.

Ele terá que comparecer periodicamente ao juízo da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, não poderá manter contato com outros investigados, não poderá deixar o País – em julho, ele fora preso quando tentava embarcar para Portugal –, terá que estar em casa à noite, fins de semana e feriados. Também não poderá assumir cargos de administração ligados a transporte coletivo, nem mesmo ingressar em quaisquer de seus estabelecimentos.

Ao determinar a extensão dos efeitos da medida liminar deferida na quinta-feira, 17, para substituir prisão preventiva de Jacob Barata Filho pelas medidas cautelares diversas da prisão, o ministro assinalou. “Tenho que as medidas cautelares anteriormente fixadas são suficientes para afastar a necessidade da prisão preventiva.”

Para Gilmar, a proibição imposta ao ‘rei do ônibus’ de se ausentar do país, com obrigação de entrega de passaportes, ‘é medida suficiente para reduzir o alegado risco de fuga’.

Jacob Barata Filho é dono de um conglomerado de empresas no Rio e em outros Estados com mais de 4.000 veículos. Herdou o negócio de seu pai, que atuava no ramo desde os anos 1960. Os negócios da família incluem operadores de turismo, entre outras empresas, e se estendem por Portugal.

ESTADÃO CONTEÚDO

 

Publicidade

Comentários:

  1. cara de otário disse:

    Até quando será permitido que esse bandido de toga cometa essas barbaridades em nome da justiça?

  2. Segura pêão disse:

    Nojo nojo nojo. .. ô país… manter um cara desse na maior corte da nação é imoral… esse tem de usar muito óleo de peroba…

  3. Blue disse:

    Esse senhor a serviço do governo não respeita a coisa julgada. Depois, decide soltar seu compadre e a turma deste. Muita cara de pai. Dona Carmen, faça alguma coisa. Tá sendo no mínimo omissa.

  4. Blue disse:

    Dona Carmen, se mexa e salve seu mandato.

  5. jose alves da silva disse:

    POR FAVOR FECHEM O STF

  6. Val Lima disse:

    Dizer o q?!!!!

  7. Santiago disse:

    Gilmar Mendes, sem dúvida, é o maior criminoso judiciário. Toma decisões ao seu prazer, conforme conveniência e necessidade do seu bolso. A canalhice e tão grande, que sequer seus comparsas de toga tem o mínimo bom senso de instaurar um inquérito. Lógico que um judiciário podre e imundo compactua com suas imoralidades.

  8. Elioterio Carbonel disse:

    Esse Gilmar Mendes é sempre do contra, quando se prende um bandido ele manda soltar, alegando que o juiz que determinou a prisão é um inexperiente, um menino.

  9. Antonio disse:

    Para quem não é de Fortaleza, esse sujeitinho vem tirar férias aqui na cidade e se hospedar na casa do empresario e "coronel" chiquinho feitosa,dono da empresa de onibus Guanabara com esse jacob irmão da sua mulher Guiomar. Negociatas, negociatas. Inclusive passeando pela Beira Mar de Fortaleza, com o seu colar estampado de ouro, foi furtado pelos garotos que rodeiam a

  10. Ana disse:

    Esse gilmar é um escroto mesmo. Ta ganhando do outro fela, lavanderiadoskw

  11. Roberto disse:

    Quem no Brasil pode parar esse verme? Ninguém, só Jesus Cristo, porquê no Brasil esse verme tá assima de tudo e de todos. Tenham vergonha na cara Militares fechem esse STF que o país volta ao Normal. a corrupção só existe porquê têm o supremo prá soltar os bandidos.

  12. Marcelo disse:

    ……esse sim, não tem presidente do judiciário que o faça seguir as Leis…

  13. Paulo disse:

    Sem comentários!
    Já passou dos limites!

  14. Reginaldo disse:

    Com decisões como esta do Ministro e outras brasil a fora so reforça o descrédito que a população tem no judiciário, em que homes usam as leis de acordo com sua vontade é não com imparcialidade, aqui mesmo no estado tem diversos casos em que duas pessoas com os mesmos advogados, mandados de segurança idênticos, que tiveram sentenças diferentes.

  15. Maria disse:

    Gilmar é bandido demais!!! Nojo!

  16. Jorge disse:

    A justiça é realmente cega. Basta pagar o preço devido para não enxergar!

  17. Maracujina disse:

    Esse é o Gilmar ! Um ministro que passa por cima de tudo e de todos .