Diversos

GUARARAPES: Em rede social, Flávio Rocha pede para procuradora parar perseguição, e convoca manifestação para quinta em frente ao MPT/RN

Acionista e gestor do grupo Guararapes, empresário Flávio Rocha usou o Instagram para mostrar apoio dos trabalhadores da Guararapes, e se dirige a Procura do Ministério Público do Trabalho no RN, Ileana Neiva, responsável por ação contra o grupo.

Ação do MPTRN pede R$ 38 milhões por supostos desrespeitos aos direitos do trabalhadores da facções que terceirizam produções da empresa de Flávio, parceira do Pró-Sertão.

Reprodução: Instagram

Opinião dos leitores

  1. o que mais me impressiona nisso tudo è saber que mais uma vez estão querendo deixar a região do Seridó sem empregos, pois a muitos anos que foi fechado uma empresa na cidade de jardim do serido, deixando centenas de trabalhadores sem emprego e tampouco receberam suas contas salariais e ninguém obriga a esse empresa a pagar seus funcionários que lutam ate hoje na justiça, sabendo que seus empresários tem outras empresas vivendo sua vida normal, isto é incrível……….

  2. Na visão de um não empresário, mas atuante do ramo jurídico, lamento e muito a atuação do MPT, que em muito poderia auxiliar a cadeia produtiva de trabalho, com fiscalização, suporte, prazos para restabelecer ordem, mas, infelizmente, na pratica, é perceptível que eles só buscam multas e mais multas. Ações milionárias! Recentemente tivemos uma semelhante contra a Gerdau, que o valor proposto na ACP foi superior a essa…Enfim, o MPT que deveria auxiliar o trabalhador, tornou-se um desserviço, justamente em razão daqueles que não dependem de um salário mínimo mensal.

  3. Flávio Rocha atenda ao desespero desses paladinos dos direitos do trabalhador… Pague a multa e passe a comprar de empresas paraguaias… Muito simples! Os pobres trabalhadores precisam se ver livres dessa escravidão…

  4. As condições análogas a escravidão devem ser combatidas sem medo. Os grandes empresários no afã de aumentar seus lucros que já são suntuosos, exploram impiedosamente os trabalhadores, que diante do crescente desemprego e do exército de reserva formado por essa nefasta cadeia de precarização das condições de trabalho e salários, são obrigados a se submeterem.
    Muita gente boa fica feliz em ser explorada e trabalhar em condições sub humanas em troca de migalhas porque a situação o obriga.

    1. Só quem não produz fala de grandes lucros. Não é, nem de perto, tal realidade das facções do RN.

  5. O q tem de empresários aqui nesse blog é de impressionar ou então são pobres e capachos dos q possuem muita grana.
    Parabéns ao MPT.
    Engraçado é q o Dono das guararapes nao pede pra Dra Ilena visitar as facções? Pq será?
    Nao ao trabalho escravo e condições mínimas garantidas para todos trabalhadores!

  6. Se a guararapes resolver fechar a fabrica, os trabalhadores poderão ir agradecer ao MPT que nada contribui senão para aplicar multas de acordo com o humor da hora e assim aumentar os custos da iniciativa privada.

    1. Você sabe o que é o MPT? inocente útil, o MPT não aplica multa.

  7. As manifestações postadas até aqui tem forte enlace da esquerda, daqueles que adoram ver o trabalhador e empregador completamente imóveis pela legislação trabalhista antiquada, retrógada e repressora. Daqueles que acham o sindicato o máximo, sindicatos que na grande maioria não fazem nada por suas categorias, só serve para estoque de trabalhador encostado, fora da força produtiva.
    Aplicar a letra fria da lei e gerar a demissão em massa, em um país que enfrenta uma crise nunca antes vista, deixada pelo PT, que deu as costas ao trabalhador e deixou 12,5 milhões de pais de família no olho da rua, é no mínimo demagógico, frio, anti social e frontalmente prejudicial ao ganha pão do trabalhador. Quando se trata do RN então, beira a falta de humanidade. Não venham com essa de “força do ofício”, isso parece mais desculpa frívola para guerra ideológica ou pessoal, sem qualquer compromisso com o social e o bem estar da comunidade.
    Levar a ameaça de desemprego a cerca de 40 mil trabalhadores, já é condição mais que suficiente para uma nova análise e foco do que pode ser feito. A MP não pode ser tão legalista, radical e imperativo assim, antes de promover o caos do desemprego, todas as tratativas devem ser oficialmente feitas, debatidas, tentadas, negociadas.
    A turma do PT não sabe o que é ter responsabilidade com a gestão do emprego e do trabalhador, afinal eles só sabem receber recursos públicos sem qualquer compromisso de retorno.

    1. O EMPRESARIADO BRASILEIRO NUNCA GANHOU TANTO DINHEIRO NA HISTÓRIA COMO GANHOU NO GOVERNO PT. AGORA, DIANTE DA CRISE ESTÃO SE APROVEITANDO PRA TRANSFORMAR O TRABALHADOR EM ESCRAVOS MODERNOS, ASSIM COMO ACONTECE NA CHINA E NO RESTANTE DO LESTE ASIÁTICO.

    2. Vou repetir, essa sua afirmativa é coisa lunática de visão torpe dos petistas. Aliás vocês do PT não sabem o que é ter responsabilidade com a empregabilidade empresarial, vivem das tetas dos recursos públicos.
      As únicas empresas que cresceram demais de 2003 a 2015 foi a odebrecht, camargo correia JBS, OAs, UTC, as empresas de Eike Batista, ou seja, as envolvidas nas investigações da lava jato.
      De resto vimos o PT deixar 12,5 milhões de desempregados com milhares de empresas falindo.

    3. Minha resposta foi para o petista Brasil Coms que nem nome tem, se esconde atrás de pseudônimos.

    4. Qualquer comparação do regime de trabalho existente no Brasil com a escravidão é coisa
      de gente histérica que precisa de ajuda profissional.

  8. A ÚLTIMA VEZ QUE VI TRABALHADOR IR A MANIFESTAÇÃO PROMOVIDA POR EMPRESÁRIO, ACABAMOS PAGANDO O PATO. ABRAM O OLHO

    1. Da última fez que eu vi isso, se tirou uma verdadeira caveira de burro que havia
      lançado o Brasil numa depressão econômica, da qual está saindo a duras penas.

  9. Tem q ver o outro lado também .Ele pague melhor o faccionistas,para q eles tenham condições de melhor remunerar os empregados e cumprirem os encargos trabalhistas.No meu entender ele está explorando a questão da seca,como o sertanejo não tem nada na roça e outro maneira de alimentar se sujeita a receber o q pagar.É melhor do nada.

  10. TRABALHADOR SE MANIFESTANDO NUM DIA DE SEMANA, EM HORÁRIO COMERCIAL, CONTRA UMA INSTITUIÇÃO QUE EXISTE PARA DEFENDÊ-LO? SÓ PODE SER PIADA

  11. Eu pensei que manifestação a tarde no meio de semana era coisa de vagabundo. (se sentindo pensativo com essa agora).

    1. Será as 17 horas, ordeiro, sem foice, facão e a cor vermelha.
      Tudo pra defender os empregos aqui no RN. Simples assim.

    2. Convite feito, sera que a dra vai arregar? Vamos esperar pra ver. O tom das conversas tá quente, o mega empresário chamou pra briga mesmo. Tá seguro e tem toda razão. Deixe o povo trabalhar dra.

    3. Greg, não force sua mente esquerdista. Pode dar problema.
      A manifestação será nesse dia e horário pq coincide com o horário de funcionamento do MPT.
      Ou vc acha plausível uma manifestação dessa no domingo?
      É cada "jêniu".

    4. Greg, manifestação com horário para depois do expediente e com patrocínio do empresariado só pode ser algo muito importante mesmo. Queria ver se o pessoal vai reclamar se atrapalhar o trânsito no horário do retorno para casa. Sobre a presença da mão de obra que virá do interior para apoiar o patrão, haverá expediente no dia do manifesto? Os empregados da guararapes e terceirizados estarão recebendo algum apoio ou estão sendo coagidos pelo patrão? Acredito que no momento em que se mobiliza a favor da precarização das relações de trabalho estamos caminhando para sermos eternas colônias. Aos amigos que irão emitir opinião reflitam sobre o que poderá acontecer com vocês no futuro. Sinceramente, acredito que todos somos manobrados, apenas pensamos que agimos por vontade própria.

  12. Flávio Rocha tem toda razão. Falta sensibilidade aos integrantes do MPT no sentido de pararem de ver os empresários como demônios e sim como geradores de emprego e renda e recolhedores de impostos.

    1. Você quer dizer, falta submissão do MPT ao empresario como acontece com o poder exercutivo e o legislativo que ao longo de decadas atendeu tudo o que o grupo Guararapes quiz; doação de terreno, perdão de dividas, financiamento público pros seus empreendementos. E o que entregou ao Estado, bem menos empregos e desenvolvimento do que prometeu. Interessante gente que sai em defesa do liberalismo e do Estado Minimo ter dependido tanto dos governos e de políticos pra crescer.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Agressões de Mineiro estão em três esferas de apuração


Foto: Reprodução 

As agressões sofridas por membros do Movimento Brasil Livre (MBL) no saguão de desembarque do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, durante visita a Natal da presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, geraram três representações na Câmara dos Deputados, Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) e na Policia Civil em São G. do Amarante.

A principal delas é o pedido do deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil/SP) de instauração de processo por quebra de decoro parlamentar contra o deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, “a fim de que sejam devidamente apurados os fatos e aplicadas as medidas disciplinares cabíveis, conforme preconizado pelo Regimento Interno desta Casa Legislativa”.

Na representação encaminhada ao presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL), o deputado paulista afirma que “é imperativo que sejam tomadas medidas efetivas para garantir a integridade e a dignidade do Parlamento, assim como para reafirmar o compromisso com os valores democráticos e o respeito às divergências políticas”.

Kim Kataguiri contextualizou que “há fotos e vídeos amplamente divulgados, do deputado Fernando Mineiro se envolvendo em uma confusão no aeroporto de Natal, onde agrediu um membro do Movimento Brasil Livre (MBL)”, o ativista Matheus Faustino e um cinegrafista que o acompanhava numa tentativa de entrevista a presidente do PT.

Segundo a representação, “as imagens revelam claramente a conduta agressiva do parlamentar, que afirmou esta rdefendendo a deputada federal Gleisi Hoffmann, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT)”.
Para Kataguiri, “são lamentáveis as condutas e, vale dizer, totalmente reprováveis para qualquer cidadão, quiçá para uma figura pública. Restando clara a necessidade da abertura do presente processo de representação por quebra de decoro parlamentar”.

Kataguiri ainda disse que “tais atos não condizem com o decoro parlamentar esperado de um representante do povo brasileiro. A agressão física, aliada às declarações provocativas proferidas pelo deputado Mineiro durante o ocorrido, demonstram uma postura inaceitável e contrária aos princípios democráticos e de respeito mútuo que devem guiar a atuação dos parlamentares Conselho de Ética”.

Depois de protocolada na mesa da Câmara, a representação de Kataguiri deve passar por análise da assessoria jurídica da presidência e dai para a Corregedoria da Câmara, antes de, finalmente, seguir para o Conselho de Ética.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Negócios

Marisa, Dia, Subway: varejistas enfrentam crise por não entenderem perfil de consumo brasileiro, dizem especialistas

Foto: Arte/CNN

Dia, Lojas Marisa e Subway: o que a crise por trás dessas três empresas têm em comum? Para especialistas ouvidos pela CNN, a resposta está na dificuldade em atender a demanda do consumidor brasileiro e de criar raízes no mercado nacional.

Tudo começou na última quarta-feira (13), quando a SouthRock deu início ao processo de recuperação judicial das empresas que operam a franquia de fast food Subway no Brasil.

No dia seguinte, foi a vez da rede de supermercados Dia anunciar o fechamento de 343 lojas e 3 centros de distribuição no Brasil. A empresa decidiu concentrar suas atividades na região de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.

Já nesta segunda-feira (18), a Marisa reportou queda de 41% na receita líquida, a R$ 409 milhões no período, desempenho que a empresa atribuiu a uma recomposição de estoque num ritmo “mais lento que o necessário para suportar um maior volume de vendas”.

No caso do Dia, o especialista em varejo da Strong Business School, Ulysses Reis, explica que o início da operação internacional da rede de supermercados no Brasil aconteceu a partir de 1998 — ano em que uma forte desvalorização do real barateou lojas do segmento.

Segundo ele, isso permitiu a entrada de redes estrangeiras no país, como o grupo espanhol, que abriu sua primeira loja no Brasil em 2001.

“Eles estão fechando várias lojas no Brasil e em Portugal, ao mesmo tempo em que abrem mais lojas na Espanha e na Argentina. Essa é uma questão muito característica. O que aconteceu é que muitas dessas redes que chegaram por volta desse período não conseguiram entender o perfil do consumidor brasileiro. O Walmart, por exemplo, teve muitos erros. Ele chegou a vender inclusive roupa para neve, esqui e botas em São Paulo”, conta.

Nos casos de Marisa e Subway, o especialista afirma que ambas as empresas necessitavam de adequações às mudanças do mercado de consumo, especialmente em termos de inovação.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Segurança

Ministério da Justiça confirma recompensa de R$ 30 mil para informações sobre fugitivos em Mossoró

Foto: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) reforça que concederá recompensa no valor de R$ 15 mil para informações que auxiliem na captura de cada um dos foragidos em Mossoró, totalizando R$ 30 mil em caso de captura de ambos. A recompensa será concedida em dinheiro, com verba federal, pela Polícia Federal. Deibson Cabral Nascimento, 33, o Deisinho, e Rogério da Silva Mendonça, 35, fugiram da Penitenciária Federal no dia 14 de fevereiro deste ano.

Há mais de 30 dias, as forças de segurança do país concentram-se na Região Oeste do Rio Grande do Norte em busca dos detentos. Segundo informações força-tarefa de busca dos fugitivos, eles ainda estão na região e a população deve ficar atenta e reportar qualquer informação às autoridades. “É fundamental a integração e o apoio da população para garantir a segurança de todos”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Confira alguns passos a seguir em caso de informações ou identificação dos fugitivos:

  • Colabore com as investigações: esteja disponível para colaborar com as autoridades, fornecendo mais informações que possam ajudar na localização e captura dos procurados.
  • Mantenha a calma: ao identificar um procurado, mantenha a calma e evite confrontos diretos. Sua segurança é primordial.
  • Anonimato garantido: Utilize os canais de denúncia disponíveis, como o Disque Denúncia (181), para garantir o anonimato e realizar denúncias de forma segura, sem a necessidade de se identificar.
  • Contate as autoridades: informe imediatamente a Polícia Militar (190) ou a Polícia Civil (197) sobre a situação, fornecendo todas as informações disponíveis, como características físicas, localização precisa e quaisquer outros detalhes relevantes.

Denúncias anônimas pelos números:

(84) 98132 – 6057
(84) 3324 – 7506
(84) 3324 – 7585

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após puxão de orelha de Lula, quais ministros terão que dar resultado

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, nesta segunda-feira (18/3), a primeira reunião do ano com todos os ministros de Estado para avaliar os resultados do mandato. E o clima não foi nada bom: o petista cobrou, veementemente, mais ações dos seus comandados. Relatos de quem participou do encontro, que durou quase cinco horas, descreveram um ambiente “tenso”.

A reunião foi marcada por exigências – entre elas, a de que os ministros repassem ao público o que tem sido feito de melhor por cada pasta. Dessa forma, há pressão para um ajuste na comunicação de todos os titulares, não apenas em relação ao chefe da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta.

Apesar disso, o presidente se dirigiu a Pimenta durante a reunião: “Se as pessoas não falam bem da gente, nós é que temos que falar”. A comunicação da Presidência havia se adiantado às cobranças e estreou, na última semana, a Secom Volante. No programa, Pimenta viaja com uma comitiva de ministros de outras áreas para explicar à população o que tem sido realizado pelo governo federal.

Na análise de cientistas políticos, outras pastas particularmente tensionadas no momento são a Fazenda, pela relevância da distribuição orçamentária e medidas de impacto direto na vida da população, além de Saúde e Educação, mirados pelo Centrão por seus grandes caixas e pela importância estratégica.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Atos de Moro e procuradores da Lava Jato seguem na mira de STF e CNJ

Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

Dez anos depois do início da Operação Lava Jato, a atuação dos procuradores do caso e dos juízes é alvo de uma série de questionamentos em diferentes esferas da administração pública, em contestações com desdobramentos ainda imprevisíveis.

Enquanto apoiadores da operação falam em vingança contra quem atuou contra a corrupção, críticos dos métodos empregados nas investigações de anos atrás citam a necessidade de punir a conduta irregular e de prevenir que abusos voltem a se repetir.

Um dos expoentes desse último grupo é o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, que defende que se faça em relação à Lava Jato uma “comissão da verdade”, em referência ao colegiado que apurou crimes do regime militar.

Folha de S. Paulo

Opinião dos leitores

  1. O “marreco” tá pensando que, pelo fato dos holofotes estarem sobre o canalha fascista e o cerco estar se fechando nele pra botá-lo na CADEIA, Xandão tá esquecido dele!
    Aguarde cartas marreco, que voce vai entrar de mãos dadas com o bozo, os dois com a mesma algema, na cadeia da Papuda.
    Quero ver se os idiotas vão fazer “vigília” e acampamento na frente da cadeia !!!!
    kkkkkkkkkk

    1. Eita! Pelo comentário percebe-se que o cidadão tem bandido de estimação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: “Seria insano”, diz ministro sobre passagens a R$ 200

Foto: Nadja Kouchi

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse que houve desentendimento sobre o objetivo do programa Voa Brasil, que se popularizou com a premissa de vender passagens aéreas a R$ 200. Segundo ele, “seria insano” vender bilhetes a esse preço.

“O importante não é só o que se diz, mas o que as pessoas entendem. Naquele momento, da forma que foi passada por setores da imprensa e da sociedade brasileira, por conta das redes sociais, o povo brasileiro achou que a passagem seria a R$ 200. Seria insano a gente desenhar um programa dessa natureza”, afirmou Costa Filho, em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

O ministro, no entanto, não especificou o preço das passagens que serão vendidas pelo programa, que segundo ele deve ser lançado ainda no mês de março. No final do ano passado, havia a previsão de lançar o programa em janeiro de 2024, o que não se concretizou.

“Nós conversamos com o presidente Lula, com o ministro [da Casa Civil] Rui Costa e desenhamos o novo programa Voa Brasil. A gente espera lançar até o final de março, já foi autorizado pelo presidente Lula”, disse.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Tudo que seja pra favorecer a classe pobre é “insano”!
    Essa burguesia podre apoiadora do canalha fascista, que come bosta e arrota caviar, jamais vai aceitar um cidadão das minorias sentado ao lado dele num avião ou num banco de faculdade, tendo direito a facilidades.
    Normal, uma opinião dessas vinda de um burguesinho que nasceu em berço de ouro e nunca precisou trabalhar pesado pra ganhar seu sustento.
    Foda é ver um lascado, pobre apoiando a burguesia podre que banca o canalha fascista!
    Esse, tem que se lascar mesmo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Luan Santana, Bell Marques, Leo Santana, Xand, Nattan e Wesley: confira a programação completa do São João de Assú 2024

A Prefeitura do Assú lançou, nesta segunda-feira (18), a programação oficial do São João 2024. Os festejos acontecerão entre os dias 14 e 24 de junho, na praça São João Batista, e vão movimentar todo o estado em torno do São João Mais Antigo do Mundo nos seus 298 anos de história.

Uma história de fé, Alegria e Tradição será o tema das celebrações ao santo padroeiro da cidade, São João Batista. Entre os diversos pólos e celebrações culturais e religiosas, Assú também receberá a apresentação do Auto de São João Batista, espetáculo teatral que narra a história do padroeiro da cidade com apresentações gratuitas nos dias 6,7 e 8 de junho.

“Nossos corações se enchem de alegria ao ver a cidade do Assú prestes a viver o maior São João da nossa história. As famílias assuenses amam e vivem esse momento, pois são nossas raízes e nossa cultura representada pela festa da fé e celebração a São João Batista. Vamos movimentar Assú mais uma vez com esses preceitos, trazendo também desenvolvimento econômico, turismo e movimentação financeira”, destacou o prefeito Gustavo Soares.

Os shows culturais para a festa reunirão bandas nacionais e 25 bandas locais no palco principal. Estão confirmados Xand Avião e Taty Girl para abertura no dia 14; além de Luan Santana, Zé Vaqueiro, Toca do Vale, Léo Santana (rebuliço), Wesley Safadão, Nattan, Bell Marques, Zé Cantor, Leonardo, e muito mais. Destaque também para o show religioso do Padre Fábio de Melo e uma novidade: este ano, a Prefeitura também trará o show de humor de Mução.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO COMPLETA

14 de junho
Xand Avião
Taty Girl

15 de junho
Zé Vaqueiro
Jorge de Altinho
Circuito Musical

16 de junho
(Rebuliço)
Léo Santana

16 de junho
Nuzio Medeiros
Thullio Milionário
Toca do Vale

17 de junho
Show Humorístico – Mução

18 de junho
Calcinha Preta
Wesley Safadão
Nattan

19 de junho
Bell Marques
Matheus e Kauan
Luan Estilizado

20 de junho
Luan Santana
Felipe Amorim
Raí Saia Rodada

21 de junho
Samyra Show
Bonde do Brasil

22 de junho
Zé Cantor
Arnaldinho

23 de junho
Amanda e Ruama
Raynel Guedes

24 de junho
Padre Fábio de Melo
Leonardo
Márcia Felipe

Opinião dos leitores

  1. Milhões aí

    Tá indo pelo ralo que tem mosquitos da dengue, tão bom que usassem artistas locais e cuidasse da saúde. Tem muita coisa errada nesse País.

  2. Panis et circensis!
    O povo quer pão e circo…
    O pior é ter que aturar esses breganejos nojentos, com suas ridículas calças “separa ovo” e esses forrozeiros sebosos ambos com suas músicas contando que encheram o focinho de cachaça porque levaram um par de chifre!
    Pra fechar com chave de ouro, só falta completar o quadro com aquela aberração idiota chamada de “esporte” (????) que atende pelo nome de “vaquejada”!
    Pense, num show de horrores!!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clima

Calor no Rio Grande do Norte pode diminuir no outono, diz professor

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A sensação de forte calor que os potiguares dizem sentir em 2024 não se restringe à mera percepção. De fato, o Rio Grande do Norte tem enfrentado temperaturas mais altas do que o comum, com variações que vão de 0,5 a 1 grau, segundo explica o professor do Departamento de Ciências Atmosféricas e Climáticas da UFRN, Cristiano Prestrelo.

De acordo com ele, a perspectiva é de que o aumento da incidência das chuvas nos próximos dias, as quais estão abaixo do esperado até então, amenize a temperatura. Apesar dos índices elevados, o Estado não vive a chamada onda de calor, como popularmente costuma se afirmar por aí, segundo explicou o professor da UFRN.

“O outono [que começa nesta quarta-feira] é uma estação de maior chuva. Se tivermos precipitações dentro da média ou ligeiramente abaixo dela, como mostra a previsão, espera-se também temperaturas dentro da média. Mas, se a distribuição pluviométrica for irregular, ocorrendo em cinco dias, por exemplo, teremos meses mais quentes”, atesta. “Com a perspectiva de pancadas dentro do esperado, as temperaturas devem reduzir de uma média de 29 graus para 25 ou 26 graus, no outono”, pontua o professor Prestrelo.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Debate sobre a PEC que criminaliza porte e posse de drogas começa nesta terça no plenário do Senado

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O plenário do Senado começa a debater nesta terça-feira (19) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza a posse e o porte de qualquer quantidade de droga ilícita. De autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a proposta foi aprovada por ampla maioria na Comissão de Constituição e Justiça da Casa. A discussão no parlamento é uma resposta ao julgamento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal.

A PEC adiciona ao artigo 5º da Constituição o texto afirmando que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização”.

Segundo o senador Efraim Filho (União-PB), que é o relator da matéria, a maioria das pessoas acredita que os entorpecentes ilegais devem ser criminalizados. Ele argumenta que a legalização das drogas pode levar a um aumento no consumo.

R7

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Brasil bate recorde histórico de casos de dengue com 1,8 milhão em menos de três meses

Imagem: NIAID

O Brasil registrou 1.889.206 casos prováveis de dengue somente nas primeiras onze semanas de 2024, de acordo com dados do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde divulgados nesta segunda-feira (18). É o maior número de casos registrados em um ano desde 2000, quando o número começou a ser contado.

São 561 óbitos pela doença, com outras 1.020 mortes sendo investigadas para saber se há ou não relação com a dengue.

Para cada 100 mil habitantes, o número do coeficiente de incidência de arboviroses está em 930,4. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando esse parâmetro é superior a 300.

No país, desde o começo do ano, Acre, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já decretaram emergência pela dengue.

Entre homens e mulheres, a porcentagem de pessoas possivelmente infectadas corresponde a 44,5% e 55,5%, respectivamente. Ainda, a faixa etária com mais registros de casos prováveis do vírus é a de 20 a 29 anos.

Em números absolutos, Minas Gerais segue como o estado com o maior número de casos, com 627.307 diagnósticos prováveis. Na sequência, estão São Paulo (361.209), Paraná (179.174), Distrito Federal (157.250), Rio de Janeiro (140.593), Goiás (103.057) e Espírito Santo (70.129).

O número de infecções por dengue neste ano já ultrapassou o total de casos de 2023, que registrou 1.658.816. Vale destacar que o recorde anterior de casos prováveis do vírus, em relação ao número de infectados atual, ocorreu em 2015, com 1.688.688, conforme a série histórica do Ministério da Saúde.

CNN Brasil

 

Opinião dos leitores

  1. é ‘genocida’ que chama? pq não fazem como fizeram com bolsonaro? será que o governo não poderia reduzir esses números investindo em carro-fumacê camapanhas etc? eu não vi um carro fumacê ainda nesse governo!

  2. Não tenho visto. Esforços do governo federal pra o combate à dengue. Estava refletindo aqui será que o governo não está querendo que vire uma epidemia pra furar o teto de gasto e botar culpas na dengue. Pra não cumprir o déficit zero

  3. Cadê a vacina ????
    Pede para o cachaceiro parar de viajar e fazer turismo com Esbanja e investir na saúde esse dinheiro !!!
    Lula Genocida !!!
    Esbanja negacionista !!!

  4. JÁ TEM UM GENOCIDA NA ÁREA OU É O AMOR? ➡️➡️🚨🚨🚨 São 561 óbitos pela doença, com outras 1.020 mortes sendo investigadas para saber se há ou não relação com a dengue.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *