Ibope: governo Temer é aprovado por 3% e reprovado por 77%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB):

Ótimo/bom: 3%
Regular: 16%
Ruim/péssimo: 77%
Não sabe/não respondeu: 3%

O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 15 e 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios.

O nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

A Confederação Nacional da Indústria esclareceu que a soma dos percentuais de avaliação de governo totaliza 99% porque as casas decimais do resultado são arredondadas.

Esta é a terceira pesquisa Ibope encomendada pela CNI divulgada neste ano. No último levantamento, de julho, Temer aparecia com aprovação de 5% dos entrevistados, enquanto 70% consideravam o governo “ruim/péssimo” e 21%, “regular”. À época, 3% não souberam opinar ou não responderam.

Desde que Temer se tornou presidente efetivo, após o impeachment de Dilma Rousseff ser aprovado pelo Congresso Nacional, esta é a quinta pesquisa Ibope encomendada pela CNI.

Os levantamentos anteriores foram divulgados em julho e em março deste ano, em dezembro e em outubro de 2016; houve uma em julho do ano passado, mas Temer ainda era presidente em exercício.

Maneira de governar

A pesquisa também avaliou a opinião dos entrevistados sobre a maneira de governar do presidente da República:

aprovam: 7%
desaprovam: 89%
não souberam ou não responderam: 4%
No levantamento divulgado em julho, 11% aprovavam; 83% desaprovavam; e 5% não souberam ou não responderam.

Confiança

Outro ponto questionado pelo Ibope foi sobre a confiança dos entrevistados em relação ao presidente.

De acordo com a pesquisa divulgada nesta quinta, 6% dos entrevistados disseram confiar em Temer, enquanto 92% afirmaram não confiar; 2% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa feita em julho, 10% disseram confiar em Temer, 87% afirmaram não confiar; 3% não souberam ou não responderam.

Comparação com governo Dilma

A pesquisa Ibope também pediu aos entrevistados que comparassem as gestões de Temer e da antecessora, Dilma Rousseff, na Presidência da República.

Segundo o levantamento, 8% dos entrevistados consideram o governo do peemedebista melhor; 31%, igual; 59%, pior; e 2% não souberam ou não responderam.

Sobre as perspectivas em relação ao “restante do governo”, 6% responderam “ótimo/bom”; 17%, “regular”; 72%, “ruim/péssimo”; e 5% não souberam ou não responderam.

Áreas de atuação

A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre a percepção a respeito da atuação do governo em áreas específicas.

O governo Temer foi mais bem avaliado na área educação, na qual obteve 17% de aprovação. Depois, aparecem o combate à inflação e o meio ambiente, com aprovação de 15% dos entrevistados.

As áreas mais mal avaliadas foram as de impostos, com 90% de desaprovação, taxa de juros, que teve desaprovação de 87%, e saúde, com índice de 86% de desaprovação.

G1

 

Publicidade

Comentários:

  1. ROBSON JOSÉ disse:

    Esses números são fáceis de compreender, são os 3% mais ricos do país, os grandes empresários, os paneleiros, ou seja, a quem ele serve, são quase os mesmos que foram para as ruas pedindo o Fora Dilma. Infelizmente tinha trabalhadores assalariados no meio, e agora nós trabalhadores estamos pagando o preço, não temos como cobrar, pois não é possível cobrar de pessoas que não nos representam. A política do Temer não está errada, essa é a politica que agrada a elite dominante, basta se lembrar de alguns 20 anos atrás, era assim mesmo, rico cada vez mais rico, e pobre trabalhador cada vez mais pobre. Será que tem algum milionário reclamando do preço da gasolina ou do gaz de cozinha? Será que tem algum rico deixando de comer carne todos os dias? É aceitar que dói menos!

  2. Pato Amarelo disse:

    O vampiro do mal e sua corja estão pouco se lixando para pesquisas. Vão sugar o que puder até o final do "mandato".
    Vamos ver o que vai restar deste País e de suas Instituições depois.

  3. Leonardo disse:

    Temer eh figura levada ao poder pelos coxinhas! Agora , sintam na pele o que eh uma direita que retira direitos conquistados há anos pela classe trabalhadora ! Depois não chorem!

    • Ems disse:

      Sério ??? Quem colocou ele como vice ?

    • Mortadela com pão disse:

      Ems quando vc dançou a dancinha do pato amarelo pedindo a saída de Dilma quem vc achava q assumiria, o seu candidato corrupto-bandido?

  4. Derrete Mortadela disse:

    Tava demorando as pesquisas colocando Lula em plena ascendência e Bolsonaro, Dória, Alvaro Dias e demais candidatos em baixa.
    Nisso temos que tirar o chapéu ao PT, são mestres, financiam os institutos e tem as pesquisa no modelo que querem para criar números distantes da realidade.
    Espero ver uma pesquisa com Lula tendo mais de 30% da intenção de votos, quando sua caravana pelo nordeste demostrou a rejeição e isolamento do ex presidente que mesmo diante da militância para, com deslocamento, diária e refeições foi um fracasso atrás do outro, sem adesão nas cidades onde o PT tem prefeitos e julga ter votos.
    Que venham as eleições para provar a farsa dessas pesquisas. Como exemplo, tiveram as pesquisas na eleição de 2016 e o PT teve resultado bem abaixo do exposto nas pesquisas.

  5. Pato Amarelo Gordo disse:

    Pega q o filho é vosso, Coxas hipócritas!

    • Derrete Mortadela disse:

      É não petista, quem votou em Temer foram vocês do PT e da esquerda. Pode ficar com Temer na sacola do PT e junte ele aos recibos que Lula apresentou em sua defesa, tudo nota de R$ 3,00

    • Bolsonaro disse:

      Quem votou na Dilma votou no Temer também agora toma MORTADELAS é #BOLSONARO2018 a todo VAPOR.

    • Ana disse:

      Se juntaram com o outro bandido e agora Nao reconhecem a paternidade. Kkkkkkkk

    • Pato disse:

      Tudo bem que Temer é herdeiro do PT, mas quem foi que pediu a saída de Dilma? Foi o povo do sanduíche de mortadela ou foi o povo da coxinha com Red Label? Vocês gostam de dizer que a culpa foi só do PT, mas pediram para colocar coisa pior no lugar dele ou esquecem que a corrupção vem desde que o PMDB se entende por partido? A culpa é do PT? Pode ser, mas a culpa também é partilhada por um monte de gente que não soube votar nos deputados que foram coniventes com a roubalheira, por exemplo o nosso Henrique.