A Inframerica, administradora do Aeroporto de Natal, reuniu-se com membros do governo do Rio Grande do Norte na manhã desta sexta-feira (21) para discutir uma agenda positiva para o Terminal potiguar. A concessionária busca alinhar ações com o governo estadual a fim de melhor explorar a concessão.
Um dos temas discutidos na reunião foi a obra na pista de pouso do Terminal. A menos de dois meses da reparação – que deve ocorrer entre 11 de setembro e 10 de outubro, a Inframerica garantiu a operação de mais de 90% dos voos durante o período de obras. “Quando a Inframerica assumiu a administração do Aeroporto, o contrato de concessão não contemplava a construção de uma pista de pousos e decolagens. As obras de competência da concessionária, como a construção do Terminal de passageiros, foram entregues sete meses antes do que era previsto no contrato de concessão. A pista que era obrigação do poder concedente foi transferida para a Inframerica e passou a ser utilizada em 2014 com a abertura do Terminal”, comenta Victor Celestino, diretor de assuntos corporativos da Inframerica.
O diretor de operações do Aeroporto, Juan Djedjeian, destacou ainda que para não interditar o aeroporto por 30 dias, a concessionária está investindo em uma obra de preparação da taxiway como pista de pouso e decolagem. “Estes investimentos são realizados com capital próprio do acionista, pois não estavam previstos nos financiamentos existentes. Este aporte esta sendo feito para que o aeroporto não interrompa as operações aéreas, demonstrando o comprometimento da Inframerica com a concessão e a população potiguar”, ressalta o executivo.
No período de manutenção, o Aeroporto continuará funcionar normalmente do nascer do sol ao por do sol. A data escolhida para interrupção das operações noturnas foi justamente em um período de baixa temporada e que não deve afetar na quantidade de passageiros atendidos, pois haverá um aumento na lotação de aeronaves, que durante essa época é de aproximadamente 80%. O Aeroporto também espera uma expansão na quantidade de voos ofertados após a conclusão das obras.
Outro assunto abordado foi a exportação de cargas. “A Inframerica trabalha para manter o Aeroporto de Natal à frente no cenário exportador do Nordeste”, destaca o Celestino. Hoje o Terminal é o maior exportador da região.
O debate contou com a presença de representantes da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), do departamento de estradas e rodagens e das secretarias de desenvolvimento econômico, gestão de projetos e metas de governo, infraestrutura, comunicação social, relações institucionais.
Vai da tudo certo, o Aeroporto é nosso!
São Gonçalo do Amarante / RN.
Esse aeroporto hoje representa um dos motivos para o RN tá nesse buraco. Ora o aeroporto de Parnamirim tem TRES PISTAS e esse só tem UMA PISTA, motivo desse fechamento de 30 dias, isso se não atrasar a obra. Os políticos que levantavam a bola dele hoje estão todos calados. Fomos enganados, agora é tarde!
Verdade! E o principal político que defendeu o desmonte do Aeroporto de Parnamirim está preso acusado de corrupção. Seu nome é Henrique Alves!
Alguns estão até presos
Não por menos , o Aeroporto leva o nome do pai de Henrique…