Janot finaliza denúncia contra Temer e o acusa de dois crimes

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu nesta quarta-feira (13) a nova denúnciacontra o presidente Michel Temer.

Folha apurou que o peemedebista será acusado dos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça.

A peça tem de mais de 200 páginas e a previsão é que seja apresentada até o fim da tarde desta quinta-feira (14) ao STF (Supremo Tribunal Federal).

Além do presidente, Janot citará a cúpula do PMDB da Câmara, alvo do relatório da Polícia Federal entregue ao Supremo na segunda (12). Nem todos serão acusados sob a suspeita de mais de um crime.

O documento da PGR tem como base as delações de executivos da JBS e do corretor de valores Lúcio Funaro, que teve delação premiada homologada.

De acordo com pessoas próximas às investigações, as acusações contra Temer foram fortalecidas com dados fornecidos por Funaro à Procuradoria.

Esta é a segunda denúncia contra o peemedebista apresentada por Janot com base na delação de executivos da JBS, hoje pivô de uma crise que levou dois colaboradores, Joesley Batista e Ricardo Saud, à prisão.

A colaboração de ambos foi suspensa pelo ministro Edson Fachin, relator do caso no Supremo, mas Janot já declarou que isso não invalida as provas obtidas.

O crime de obstrução de Justiça é caracterizado pela PGR no episódio em que Temer, segundo Janot, deu aval para Joesley comprar o silêncio de Funaro e Eduardo Cunha, ambos presos pela Lava Jato.

A organização criminosa está na atuação do chamado “quadrilha do PMDB da Câmara”. A PF aponta Temer como tendo o “poder de decisão” no grupo.

O presidente nega as acusações.

O mandato de Janot à frente da PGR termina neste domingo (17). No seu lugar, assumirá Raquel Dodge, indicada por Temer.

Publicidade

Comentários:

  1. BRASIL COM S disse:

    QUERO SO VER AGORA O QUANTO ASSALTARÁ DOS COFRES PÚBLICOS PRA BARRAR ESSA DENÚNCIA. #FORATEMER E LEVE O PSDB E DEM JUNTO

    • Ceará-Mundão disse:

      Petista "detected". kkkkkkk. Quem é mesmo contra a corrupção não tem bandido predileto, "cumpanhero". Cadê o seu dono, o canalha de 9 dedos? Aposto que vc é daqueles que acham que não há provas. Aliás, é claro que não há provas. Afinal, o Lula nunca estudou. kkkkkkk

    • Heineken disse:

      Chupao do Temer detected kkkkkkkkkkk

  2. Potyguar disse:

    Esse vampiro do mal e seus comparsas são a fina flor da bandidagem política. Saiu uma quadrilha e tomou posse outra pior e bem mais estruturada.
    Assim não há País que aguente.

  3. LULADRÃO disse:

    Depois dos últimos fatos, a palavra do nobre procurador vale a mesma coisa que um risco na água.

    • BRASIL COM S disse:

      PRESSUPONHO, NESSA SUA ÓTICA, QUE A PALAVRA DOS DEMAIS PROCURADORES DA LAVAJATO VALEM TANTO QUANTO. QUEM DESACREDITA O TRABALHO DO JANOT JOGA NO MESMO TIME DOS CORRUPTOS DO GOVERNO