O mais antigo jornal católico dos EUA teve que se retratar depois de publicar uma coluna na qual sugeria que a atração entre pessoas do mesmo sexo era obra do diabo.
A coluna “Algumas questões fundamentais sobre atração do mesmo sexo” foi publicada na última sexta-feira no “The Pilot” – jornal oficial da Arquidiocese de Boston – por Daniel Avila, diretor associado de pesquisas da Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos.
Na coluna, Avila afirma que “as provas científicas sobre os mecanismos da atração sexual oferecem uma base confiável para uma explicação espiritual que nos leva a acusar o diabo”. O texto também afirma que há indícios que alguns fenômenos “perturbadores” da natureza são provocados por seres sobrenaturais que, ao contrário de Deus, não têm bondade no coração.
“Algumas causas naturais perturbam o desenvolvimento biológico padrão, levando à atração pelo mesmo sexo – que não foi escolhida pela pessoa. A responsabilidade final por isso, a nível teórico, deve ser atribuída ao diabo, não a Deus”, escreveu.
Pedido de desculpas por “dor e confusão”
O jornal, de 182 anos, decidiu retirar a coluna de seu site na quarta-feira, desculpando-se pelo que considerou um erro teológico. No lugar, foi colocado um novo texto de Avila, explicando que sua opinião não representava a posição da Conferência dos Bispos Católicos. Na edição desta semana do jornal, será publicada um novo pedido de desculpas de Avila, lamentando pela “dor e confusão” que sua coluna causou.
Um foguete suborbital foi lançado ao espaço a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Parnamirim, nesta sexta-feira (29). O lançamento aconteceu às 13h18.
O lançamento marca a retomada da atividade do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, que não realizava lançamentos de foguetes desse porte há 13 anos.
Embora o acesso da imprensa e da população à base não tenha sido permitido, dezenas de pessoas assistiram à cena de áreas próximas ao centro.
O lançamento faz parte da Operação Potiguar, que envolve cerca de 300 pessoas entre militares e civis.
Segundo a Força Aérea Brasileira, essa é a primeira fase da operação, que tem a missão principal de testar as capacidades operacionais da Barreira do Inferno.
De acordo com a coordenação geral, o objetivo é ampliar os lançamentos espaciais no RN e apoiar o Programa Espacial Brasileiro.
A segunda fase da operação está programada para o segundo semestre de 2025, quando um novo foguete será lançado com uma carga ainda indefinida, destinada a experimentos científicos.
O foguete que foi lançado nesta sexta-feira (29) possui 8 metros de comprimento, pesa 1,5 tonelada, sendo 900 quilos de combustível, e alcançará uma altitude de 150 km em cerca de 3 minutos. Ele é inteiramente desenvolvido com tecnologia nacional.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,2% no trimestre terminado em outubro, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
É a menor taxa de desocupação de toda a série histórica da PNAD Contínua, iniciada em 2012. Antes disso, o percentual mais baixo de desempregados no país havia sido registrado em dezembro de 2013 (6,3%).
A queda foi de 0,6 ponto percentual (p.p.) em relação ao trimestre anterior, terminado em julho, quando a taxa era de 6,8%. No mesmo período do ano passado, a desocupação atingia 7,6% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais).
Ao todo, 6,8 milhões de pessoas estão sem emprego no país, o menor contingente desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014. Foi um recuo de 8% em relação ao trimestre anterior, e de 17,2% na comparação com 2023.
Os números demonstram um cenário aquecido que vem sendo sustentado trimestre a trimestre, afirma Adriana Beringuy, coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, superando o que havia sido considerado o melhor momento do mercado de trabalho no país, em 2013.
Na manhã desta sexta-feira (29), a polícia militar registrou um crime de morte em Cajupiranga na cidade de Parnamirim, um advogado foi baleado e um homem foi morto.
As primeiras informações confirmadas pelo Via Certa no local são de que a vítima foi identificada por Leonardo Emiliano que era corretor, casado e com quatro filhos, o advogado foi identificado como Vinicius e foi socorrido ao hospital Deoclécio Marques.
Eles foram surpreendidos por dois homens e uma moto no momento em que estavam indo ver um terreno nas proximidades.
A DHPP vai investigar o caso, inclusive a semelhança com o crime que ocorreu nesta semana no centro de Parnamirim.
A expectativa de vida ao nascer no Brasil ficou em 76,4 anos em 2023, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e publicados nesta sexta-feira 29 no Diário Oficial da União. Houve um aumento de 0,9 ano em relação a 2022, quando a expectativa de vida era de 75,5 anos.
Os dados completos da pesquisa Tábuas da Mortalidade serão divulgados pelo IBGE a partir das 10h desta sexta-feira. De acordo com o IBGE, a pesquisa fornece estimativas da expectativa de vida às idades exatas até os 80 anos, com data de referência em 1º de julho, o que permite o conhecimento sobre os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira.
A expectativa de vida é usada para o cálculo do chamado fator previdenciário para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.
O presidente Lula (PT) afirmou nesta quinta-feira 28 que “ninguém mais pode desmentir” ter havido uma articulação golpista para impedir que ele assumisse a Presidência da República em janeiro de 2023.
“Vocês sabem o que está acontecendo na política mundial e na política brasileira. Vocês sabem a quantidade de mentira, de ódio, sabem a tentativa de golpe em 2008 [2022], que agora está ficando verdadeiro, ninguém mais pode desmentir”, afirmou.
“Na verdade, eles tentaram dar um golpe para não deixar que a gente assumisse a Presidência da República”, acrescentou Lula, na primeira manifestação pública dele sobre esse tema depois do indiciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outras 36 pessoas na investigação da Polícia Federal. De acordo com o relatório final, o ex-presidente liderou a trama golpista no final de 2022, e a ruptura democrática não foi concretizada por “circunstâncias alheias à sua vontade”.
Segundo a PF, “os elementos de prova obtidos ao longo da investigação demonstram de forma inequívoca” que Bolsonaro “planejou, atuou e teve o domínio de forma direta e efetiva dos atos executórios realizados pela organização criminosa que objetivava a concretização de um golpe de Estado e da abolição do Estado democrático de Direito”.
A Prefeitura de Natal publicou nesta sexta-feira (29) o Decreto N.º 13.251, que estabelece a Planta Genérica de Valores de Terrenos e as Tabelas de Preços de Construção para o exercício de 2025. O documento estabelece regras de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), da Taxa de Lixo e da Contribuição de Iluminação Pública (COSIP), além de definir descontos e critérios para pagamento. As informações foram publicadas por meio do Diário Oficial do Município (DOM).
Desconto no pagamento em cota única:
Contribuintes que optarem por pagar o IPTU 2025 em cota única até 10 de janeiro de 2025 terão direito a um desconto de 16%, desde que não possuam débitos tributários ou não tributários vencidos até 31 de dezembro de 2024.
Parcelamento automático no IPTU e Taxa de Lixo:
O pagamento pode ser feito em até 10 parcelas mensais, com acréscimo de 1% ao mês. O não pagamento de uma das parcelas resultará no cancelamento do parcelamento.
Redução da base de cálculo do IPTU para imóveis residenciais:
Reduções de até 75% no valor venal estão previstas para imóveis com destinação exclusivamente residencial e valor venal de até R$ 77.306,01, desde que o proprietário resida no imóvel e não possua outras propriedades.
Facilidades de pagamento:
Os pagamentos poderão ser realizados via PIX, código de barras, ou diretamente nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e correspondentes bancários.
O decreto também estabelece critérios para a concessão de descontos, define alíquotas progressivas e detalha os procedimentos para recursos administrativos relacionados ao IPTU. As medidas entram em vigor imediatamente, com a emissão dos carnês prevista para 11 de janeiro de 2025.
A Câmara Municipal de Parnamirim, sob a presidência do vereador Wolney França, alcançou pelo segundo ano (2022/2024), o Selo Diamante de Transparência Pública, uma das mais altas distinções concedidas às instituições que primam pela gestão eficiente e pela disponibilização de informações de forma acessível e clara à população. O certificado foi entregue nesta sexta-feira (29), na sede do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE-RN).
“O reconhecimento destaca o cumprimento rigoroso dos critérios de transparência, como a publicação de informações financeiras, orçamentárias, e administrativas, além do incentivo à participação popular nos processos legislativos”, disse Wolney, que preside a Câmara Municipal desde 2021.
Wolney França celebrou a conquista, ressaltando o compromisso de sua gestão com a transparência e a eficiência pública. “Receber pela segunda vez o Selo Diamante reafirma o nosso compromisso em gerir a Câmara de forma responsável e acessível, sempre priorizando o interesse público. Este reconhecimento é fruto do trabalho de servidores dedicados e da nossa visão de construir uma política mais próxima do cidadão”, afirmou o presidente.
O dólar iniciou nesta sexta-feira, 29, em forte alta, ao custo de R$ 6,11, pressionado pelo cenário fiscal brasileiro. Esse fator continua sendo importante para os investidores. O movimento reflete as incertezas em relação à economia brasileira e às ações recentes do governo federal.
O impacto negativo sobre os ativos brasileiros aumentou com as medidas anunciadas pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nesta quinta-feira, 28. Na ocasião, Haddad revelou um pacote de cortes de gastos públicos.
O pacote inclui uma redução de R$ 70 bilhões em 2025 e 2026, com a previsão de R$ 327 bilhões até 2030. O conjunto de medidas abrange áreas como alterações no salário mínimo, programas sociais, aposentadoria de militares e emendas parlamentares. Embora o pacote de cortes fosse aguardado pelo mercado, o valor de R$ 70 bilhões parecia inicialmente promissor.
No entanto, o anúncio da isenção do Imposto de Renda para pessoas com rendimentos de até R$ 5 mil causou desconforto e incerteza. A medida poderá gerar um impacto fiscal de R$ 35 bilhões.
Isso levantou dúvidas sobre a real eficácia do corte nos gastos públicos. Haddad afirmou que o governo pretende compensar esse custo com a criação de uma alíquota progressiva para os mais ricos. A alíquota poderá chegar a 10% para quem ganha mais de R$ 50 mil mensais.
Além das preocupações fiscais, o mercado também reagiu aos dados de emprego divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa de desemprego caiu para 6,2% no trimestre encerrado em outubro. Esse é o menor nível já registrado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua.
No cenário financeiro, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, apresentou queda e refletiu o clima de cautela no mercado. Às 10h15, o dólar subiu 2%, cotado a R$ 6,10, com a máxima do dia que atingiu R$ 6,11.
Na véspera, a moeda registrou uma alta de 1,30%, e fechou a R$ 5,98, com máxima de R$ 6. Com isso, o dólar acumula uma valorização de 3,02% na semana, 3,59% no mês e impressionantes 23,42% no ano.
No próximo domingo, dia 1º de dezembro, milhares de pessoas ao redor do mundo deverão se reunir, seguindo tradições familiares, para a montagem dos enfeites natalinos nas residências. Lâmpadas coloridas, fitas de iluminação, árvores recheadas com bolas e enfeites de plástico, além do famoso pisca-pisca são os enfeites preferidos. Contudo, é preciso adotar alguns cuidados na hora de adquirir e instalar produtos luminosos, além de outros itens que compõem a tradicional decoração natalina, alerta a Neoenergia Cosern.
“É muito importante que as famílias celebrem as festas de final de ano sem contratempos. Por mais simples que pareça, a decoração natalina pode representar um risco em potencial caso não sejam seguidas algumas regras básicas de segurança. A primordial, é checar a qualidade dos produtos adquiridos, se possuem o selo do Inmetro e se não oferecem risco quando em contato com outras superfícies”, afirma o engenheiro eletricista Igor Mateus de Araújo, gerente de Desempenho da Neoenergia Cosern.
Nas embalagens de pisca-pisca, principalmente, devem constar: regulamentação do Inmetro, informações sobre a potência, tensão e instruções de uso. Isso garantirá maior confiabilidade do produto. Além disso, a opção por lâmpadas LED é mais segura e mais econômica, pois elas aquecem menos e utilizam menos energia do que as convencionais.
É comum também que as pessoas reaproveitem o pisca de um ano para outro. Neste caso, é essencial observar o estado de conservação do fio, verificando toda a sua extensão para identificar se existe algum ponto danificado. Caso encontre algum dano, o ideal é descartá-lo para evitar choques e curtos-circuitos.
Instalação da decoração
A iluminação deve ser instalada por pessoas que estejam secas e calçadas. Além disso, é importante se certificar de que o pisca-pisca esteja desconectado da energia durante o manuseio. Ele só deve ser ligado após a conclusão da montagem. Caso a pessoa queira mudar algo na decoração natalina, como a posição da iluminação, deve primeiro desconectar da tomada, fazer a alteração, e só então ligar novamente.
Outra orientação é evitar o uso de enfeites feitos de papel, cartolina, algodão, lã e palhas seca, pois, em caso de curto-circuito, eles podem produzir fogo mais facilmente. Pelo mesmo motivo, dê preferência para as árvores que possuem o aviso de ‘resistente ao fogo’ para diminuir as chances de acidentes. Aliado a isso, é importante saber escolher a árvore. A maior parte delas é feita de materiais como plástico e metal – importante condutor de energia. Caso haja alguma falha no pisca-pisca, ele pode energizar toda a decoração.
Orientações adicionais
– Revise as instalações elétricas da residência com auxílio de um profissional habilitado. Isso evita sobrecarga e a possível queima de eletrodomésticos, além de acidentes;
– Dê preferência a árvores de natal fabricadas com material resistente ao fogo e aos enfeites natalinos certificados pelo Inmetro;
– Utilize um filtro de linha caso precise ligar mais de uma tomada elétrica da árvore, presépios e outros itens da decoração e evite o uso, mesmo que de forma provisória, dos chamados “T” (benjamins);
– Monte a parte elétrica da decoração longe de materiais com risco inflamável, tais como tecidos de cortinas, papelão, fibras e isopor e afaste os fios de estruturas de metal, pois elas são condutoras de corrente elétrica que podem provocar acidentes;
– Nunca desligue aparelhos elétricos puxando pelo cabo ou fiação. Para desligá-los da tomada, utilize o plugue;
– Não permita que as crianças ou animais toquem na decoração natalina quando ela estiver ligada, pois há risco de choque elétrico;
– Nas áreas externas das residências, redobre o cuidado durante a instalação e retirada de pisca-piscas tanto para prevenir choques elétricos e evitar o risco de quedas. Exposta à ação do sol, chuva e do calor, a fiação fica mais vulnerável e a possível presença de água potencializa os riscos de choque elétrico – por isso ela só deve ser montada e retirada com o disjuntor da residência desligado;
– Não instale enfeites natalinos próximo aos postes, fios ou medidores da Neoenergia Cosern e não faça ligações clandestinas de energia (o popular gato) para acender a decoração externa em ruas. Além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco, o gato é crime, pode provocar a queima de eletrodomésticos e curto circuitos que podem apagar o brilho dos festejos natalinos;
– Em caso de acidente, deligue imediatamente o disjuntor da residência e só depois preste socorro. Ligue para o SAMU (192) e Neoenergia Cosern (116).
Economia de energia
– Fique de olho no consumo de energia elétrica da decoração natalina e evite deixar a luzes acesas durante ou dia, ao sair de casa ou depois de dormir;
– Observe as informações sobre a potência (W – watts) dos produtos contida nas embalagens. Um conjunto padrão de 100 micro-lâmpadas com 50 W de potência, por exemplo, consome 16,5 kWh/mês se for ligado por 11 horas diárias. Se esse mesmo conjunto for ligado durante 5 horas, das 19h à meia-noite, por exemplo, o consumo diminui para 7,5 kWh/mês;
– Dê preferência às lâmpadas de LED, mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade do que as convencionais. O consciente de consumo de energia elétrica evita desperdícios e reduz o valor na conta de luz.
Uma das datas mais aguardadas para as compras do fim de ano é a Black Friday, que começa nesta sexta-feira (29/11). Boa parte da população faz planos e economiza dinheiro para comprar eletrodomésticos, roupas e até passagens aéreas.
Como a alta dos juros, mudanças na taxação de produtos importados e o dólar nas alturas impactam o comportamento dos consumidores durante a Black Friday? O Metrópoles consultou especialistas para entender como esses fatores influenciam no momento das compras.
É consenso entre eles que a taxa Selic e a inflação impactam no poder de compra das pessoas. Quanto maior os juros, o crédito dos consumidores fica mais caro, o que acaba desestimulando o interesse por compras parceladas. Do outro lado da balança, a inflação faz a renda familiar ficar comprometida e, assim, a prioridade passa a ser a aquisição de itens essenciais.
Carlos Braga Monteiro, CEO do Grupo Studio, analisa que a combinação dos fatores (inflação elevada e alta taxa de juros) “tem impacto significativo no comportamento de consumidores e varejistas durante a Black Friday”.
“A inflação reduz o poder de compra da população, enquanto os juros elevados encarecem o crédito, desestimulando compras parceladas. Consequentemente, os consumidores estão mais cautelosos, priorizando itens essenciais e buscando descontos reais”, explica. “Por outro lado, os varejistas enfrentam desafios para oferecer promoções atrativas, já que os custos operacionais aumentaram devido à inflação”, complementa.
Para Monteiro, essa combinação de fatores econômicos deve resultar em uma “Black Friday menos aquecida, com expectativas de crescimento modesto nas vendas em comparação aos anos anteriores”.
Por outro lado, Sidney Lima, analista CNPI da Ouro Preto Investimentos, acredita que, apesar desse cenário, “a Black Friday deste ano tem registrado um aumento na intenção de compras, com consumidores mais seletivos e em busca de ofertas realmente vantajosas”.
Comente aqui