Augusto Nunes:
Há uma semana, o governo da China inaugurou a ponte da baía de Jiaodhou, que liga o porto de Qingdao à ilha de Huangdao. Construído em quatro anos, o colosso sobre o mar tem 42 quilômetros de extensão e custou o equivalente a R$2,4 bilhões.
Há uma semana, o DNIT escolheu o projeto da nova ponte do Guaíba, em Ponte Alegre, uma das mais vistosas promessas da candidata Dilma Rousseff. Confiado ao Ministério dos Transportes, o colosso sobre o rio deverá ficar pronto em quatro anos. Com 2,9 quilômetros de extensão, vai engolir R$ 1,16 bilhões.
Intrigado, o matemático gaúcho Gilberto Flach resolveu estabelecer algumas comparações entre a ponte do Guaíba e a chinesa. Na edição desta segunda-feira, o jornal Zero Hora publicou o espantoso confronto númerico resumido no quadro abaixo:
Os números informam que, se o Guaíba ficasse na China, a obra seria concluída em 102 dias, ao preço de R$ 170 milhões. Se a baía de Jiadhou ficasse no Brasil, a ponte não teria prazo para terminar e seria calculada em trilhões. Como o Ministério dos Transportes está arrendado ao PR, financiado por propinas, barganhas e permutas ilegais, o País do Carnaval abrigaria o partido mais rico do mundo.
Depois de ter ordenado o afastamento dos oficiais, aí incluído o coronel do DNIT, Dilma Rousseff parece decidida a preservar o general. “O governo manifesta sua confiança no ministro Alfredo Nascimento”, avisou nesta segunda-feira uma nota da Presidência da República. “O ministro é o responsável pela coordenação do processo de apuração das denúncias feitas contra o Ministério dos Transportes”. Tradução: em vez de demitir o chefe mais que suspeito, Dilma encarregou-o de investigar os chefiados.
Corruptos existem em qualquer lugar. A diferença é que o Brasil institucionalizou a impunidade. Se tentasse fazer em outros países uma ponte como a do Guaíba, Alfredo Nascimento e seus parceiros saberiam que o castigo começa com a demissão e termina na cadeia.
Eu acho que esse Karl é burro ou vai ganhar alguma coisa com a construção da ponte do Guaíba, mesmo tendo custos mais baixos que o Brasil é uma diferença colossal, não tem explicação, mesmo que tenha custado 16 bilhões saiu mais barato porque no Brasil seria calculado em TRILHÕES entendeu o animal!!!
A comparação é duvidosa, considerando que os custos na China são mais
baixos, e as autoridades chinesas não são fontes tão confiáveis… Segundo
o Jornal inglês “The Telegraph”, a ponte chinesa custou sete vezes
mais, o equivalente a uns R$ 16 bilhões. As continhas do matemático
perdem a força, corrupção brasileira à parte.
Caros Conterrâneos,
A Ponte de Qingdao foi construída em 2 anos e não 4 anos. O tempo total do Projeto + Construção é que consumiu quase 4 anos, pois levaram 1,5 anos para estudar o traçado e terminar o orçamento.
Eu estive nela por acaso nessa Segunda-Feira (11/07) e tirei várias fotos. É um Projeto Espetacular feito para durar por décadas com materiais de primeira qualidade. Se depender de mim, essa Ponte do Guaíba vai sair, mas não pelas mãos da perigosa da Odebrecht e seus congêneres, que são os maiores corruptores do Brasil. Temos que abrir o mercado para Construtoras Chinesas imediatamente, que tragam seus Engenheiros, Arquitetos e inclusive a Mão de Obra chinesa. Eles sabem trabalhar e não são como essa cambada de ordinários que somos obrigados a conviver no Brasil.
Abraços
Eduardo Lima Porto
Sou engenheiro civil e sou contra a abertura do mercado de servicos ao exterior. Se deixarmos de produzir conhecimento e tecnologia aqui ja era! As mesmas empreiteiras citadas sao grandes e trabalham fora do pais. Culpemos tambem os politicos, os marqueteiros e o povo idiota que vota neles. Seguindo este raciocinio cinico como os maiores roubos estao na saude e educacao (70%!!!) e aqui matamos gente e oportunidades sem deixar obras ou infraestrutura nenhuma vamos ter medicos e professores chineses. Quem sabe vendemos o pais?
Valeu Brunão! Para ser exato: 1.501 metros. Mais que essa ponte gaúcha tá esquisita, ah!, isso tá!
Os porto-alegrenses "superaram" os natalenses nesse quesito ponte. A potiguar "ponte de todos" – mais ou menos com a mesma extensão dessa gaúcha – demorou uns três anos para ser concluída (sem contar a data do projeto originário) e custou, dizem, R$ 180 milhões. Falam num "sobrepreço" de uns R$ 50 milhões. Aí aparece esse em POA que vai custar R$ 1, 160 bilhão. Não sei se tem a ver – ou não – mas é bom lembrar que POA e o RS são há tempos governados por uma parceria PT-PMDB. Partidos dos meninos bestas…
Amigo Borges, acredito que a Ponte de Todos ou poucos como queiram chamar não passa de 1.500 metros