Diversos

Mestres em Educação da UFRN discordam das escolas de Natal ao utilizar ranking do Enem já encerrado pelo MEC

Muitas escolas de Natal utilizam o marketing de um ranking do resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2017, já encerrado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Em setembro de 2017, o INEP, responsável por todo o processo seletivo do ENEM, anunciou oficialmente que não liberaria mais as médias por escola, tendo em vista que os números apresentados estavam sendo utilizados, principalmente pelas redes particulares de ensino, como propaganda, divergindo completamente da proposta do Instituto. No entanto, escolas particulares de todo o Brasil permanecem tabulando dados e apresentando resultados duvidosos, em matérias reveladoras da Folha de São Paulo e Estadão, mês passado, com os resultados parciais das provas de novembro último.

Segundo a Folha de São Paulo e o Estadão, nas reportagens reveladas, várias escolas do país apresentam números de alunos inferiores ao real número de estudantes presentes e frequentes em sala de aula, incompatível com o número de inscritos para o ENEM, divergência que reflete diretamente no percentual de aproveitamento e médias que são decisivas para o ranking já encerrado pelo MEC em setembro de 2017.

Nos estudos realizados pelos jornais, as duas maiores médias do país foram do Colégio de Aplicação Farias Brito, em Fortaleza (CE) e o Objetivo Integrado, em São Paulo. No entanto, já se sabe que o Aplicação é uma unidade feita apenas por alunos selecionados desde o 6º ano e que vêm apresentando as melhores notas. Será que uma grande escola, em Fortaleza, só teve 34 alunos fazendo Enem? Será que uma grande escola de São Paulo só teve 44 anos alunos no Enem? Ou estão criando CNPJs distintos para lançar códigos diferentes na própria escola para selecionar alunos para aquele nome fantasia de interesse e usar como ferramenta de marketing?

Para o professor e mestre em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rogério Alves dos Santos, é importante considerar alguns fatores na hora de escolher a escola dos seus filhos e filhas, pois nem sempre as escolas que apresentam as melhores notas são, necessariamente, as “melhores escolas”. E acrescenta, “Ter como parâmetro apenas o ranking da escola no Enem não é suficiente para a escolha da escola mais adequada, isso mesmo pais, ao invés de procurar a melhor escola, orientados por indicadores insuficientes em si mesmos, busquem a escola mais adequada para atender às necessidades dos seus filhos”.

Para psicóloga e também mestre em educação da UFRN, Gisele Oliveira, os pais devem avaliar bem mais que a formação acadêmica oferecida aos alunos, tal como a preparação para o Enem, o ensino de línguas, entre outros fatores decisivos para formação do cidadão.

“O que não se pode perder de vista é a formação humana, pois é nesta escola que o filho ficará boa parte do tempo e é lá que a criança/jovem irá adquirir valores, desenvolver sua personalidade e aprender a se relacionar com os outros. Conhecer a escola e sua filosofia de ensino deve ser também um fator a ser considerado pelos pais na hora da escolha, não o método de escolas usarem como marketing um ranking já encerrado pelo MEC do Enem”, explica Gisele.

O questionamento quanto aos dados apresentados por uma empresa de consultoria educacional, a Evolucional, parte da informação de que em 2016, ano que se referem às tabulações, havia, por exemplo, 223 alunos matriculados no ensino médio e somente 44 aparecem como tendo feito o ENEM. Será que todos os demais alunos deixaram alguma das provas objetivas em branco ou faltaram em algum dia de prova? Eram apenas “treineiros” ou a escola optou por inscrever o menor número de alunos, selecionando apenas as melhores promessas de notas para subir a média da escola?

“Essa manobra perspicaz promovida por algumas escolas particulares resulta em uma perigosa segregação realizada ao se categorizar e separar os alunos que apresentaram um melhor rendimento, de um lado, e os que tiveram um rendimento escolar insatisfatório ou abaixo das expectativas dos padrões estabelecidos do outro, em muitos casos, considerando algumas avalições de forma isolada, não levando em consideração as diferentes possibilidades de expressão, competências e potencialidades dos estudantes, esclarece Rogério.

Essa situação vem ocorrendo também na capital potiguar e o ranking apresentado tem gerado os mesmos questionamentos. Com escolas apresentando um número de alunos inferior aos reais presentes em sala de aula. Afinal, será que a nota do ENEM deve ser o único ponto abordado pelos pais para escolher a melhor educação para os seus filhos?

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luto

Morreu nesta quinta-feira o médico Joaquim Alves da Fonseca

Foto: Reprodução 

Morreu na manhã desta quinta-feira (25) o médico Joaquim Alves da Fonseca. O Dr.e professor já vinha doente há 17 anos.

O velório será às 14 horas e a Missa às 17 horas. Já o Sepultamento será às 18 Horas no Morada da Paz, em Emaús. 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Defesa do suspeito de matar psicóloga em Assu diz que ele tem laudo de “incapacidade mental”

Foto: Reprodução 

Preso como suspeito de matar a psicóloga Fabiana Maia Veras em Assu, o servidor do Tribunal de Justiça, João Batista Carvalho Neto, estaria afastado desde 2023 através de laudos psiquiátricos que apresentam sinais de “incapacidade mental”. Isso é o que afirma André Dantas, advogado do acusado. De acordo com a Polícia Civil, a principal motivação do crime seria para obter informações sobre a ex-namorada, que é amiga da vítima.

A morte de Fabiana Maia Veras aconteceu no fim da tarde da terça-feira (23). Após ser encontrada, foi constatado que o corpo da vítima estava amarrado e com sinais de violência, apontando uma possível luta corporal. João Batista foi preso em Natal, na tarde da quarta-feira (24), em um condomínio de Nova Descoberta e chegou a descartar itens utilizados no homicídio dentro desse condomínio. Policiais chegaram a encontrar uma arma, gandolas e socos ingleses, entre outro equipamentos.

Durante a entrevista, o advogado do suspeito afirmou que os laudos de incapacidade mental de João Batista Carvalho Neto serão apresentados em momento adequado. “Isso não é um álibi de defesa”, diz André Dantas.

Câmeras do Circuito Fechado de Televisão (CFTV) da residência da psicóloga, cedidas pela Polícia Militar, mostram que por volta das 16h40 um homem de estatura baixa, forte, vestido com uma camisa social, calça jeans, luvas e rosto coberto com pano árabe aguardava na frente do local. Ela demora a reconhecê-lo, mas mesmo assim abre a porta. De acordo com as investigações da Polícia Civil, este homem seria João Batista Carvalho Neto.

Após o homem entrar, a vítima mostra a clínica, que funcionava no mesmo local, e ao mesmo tempo demonstrava estar surpresa com as roupas dele. Eles entraram em um quarto da residência e após 20min o homem sai com um pano coberto de sangue e fica aguardando um veículo do tipo Peugeot Sedan na cor preta e sem calotas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Lula é reprovado por 53 % da população

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão federal.

 

A gestão Lula foi reprovada por 53%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Eu aprovo LULADRAO, ele e seus comparsas estão fazendo o que se proporam, quebrar o país e deixar um rombo pior que quando governo no passado. Bandido.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Governo Fátima é reprovado por 68% da população

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão estadual.

A gestão Fátima foi reprovada por 68%, enquanto 18,6% aprovam e 13,4% não sabe dizer.

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Opinião dos leitores

  1. Sobre Fatão GD, tem nem o que falar, está fazendo o que se propôs, quebrar o estado. Só está bom prá ela e seus comparsas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ADMINISTRAÇÃO: Gestão de Taveira é aprovada por 41%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também avaliou com os entrevistados a aprovação da gestão municipal.

 

A gestão do prefeito Taveira foi aprovada por 41,8%, já 38,4% reprovam e 19,8% nao sabe dizer.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM REJEIÇÃO: Salatiel é rejeitado por 17%, Nilda 12%, Eron e Marciano 8% e Kátia 3%

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM também perguntou em quem os entrevistados não votariam de forma alguma.

 

Salatiel foi o mais rejeitado por 17,4%, Nilda 12,2%, Eron e Marciano Júnior 8,6% e Kátia 3,8%. Já 37,6% não sabe dizer, 10,8% todos e 2,4% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM CONFRONTO DIRETO: Nilda tem 35% contra 30% de Salatiel

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou confronto direto entre os dois pré-candidatos que mais pontuaram.

 

Neste cenário, Nilda tem 35% contra 30,4% de Salatiel, enquanto 21,8% não sabe dizer e 12,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 3: Em cenário com três nomes mais citados, Nilda e Salatiel têm novo empate

 

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um terceiro cenário estimulado somente com os nomes de Nilda, Salatiel e Kátia Pires.

 

Neste cenário há novo empate na margem de erro entre Nilda com 29,6% e Salatiel com 25,2%, já Kátia somou 14,4%, enquanto 19,8% não sabe e 11% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA 2: Nilda e Salatiel empatam tecnicamente no primeiro lugar

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM simulou um segundo cenário estimulado. Neste cenário professora Nilda teria 29,4% contra 25% de Salatiel, o que configura empate técnico na margem de erro, Em seguida vem Kátia Pires com 13,8% e Eron 0,8%, já 19,2% não sabem dizer e 11,2% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM ESTIMULADA: Nilda tem 29% contra 23% de Salatiel e 11% de Kátia Pires

 

No cenário estimulado para Prefeitura, a pesquisa CONSULT/ BG/ PARNAMIRIM apontou os seguintes resultados: Nilda com 29,2%, Salatiel 23,8%, Kátia 11,6%, Marciano Júnior 5,8% e professor Eron 0,4%. Já 18,4% não sabe dizer e 10,8% nenhum.

 

A pesquisa foi realizada nos dias 17 e 18 de abril, com 500 entrevistas, margem de erro de 4,38% e registrada no TSE com o número:  RN 00509/2024.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *