A PESQUISA BRÂMANE/BLOGDOBG também perguntou a avaliação da população sobre a gestão federal do governo Lula. O resultado apontou aprovação de 72,5%, enquanto 21,8% desaprova e 5,5% não responderam.
Foram realizadas 700 entrevistas entre os dias 28 a 30 de maio. A pesquisa tem margem de erro de 3,29% para mais ou para menos e margem de confiança de 95%.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por videoconferência, nesta quarta-feira (26), com presidentes de vários países sobre compromissos assumidos na reunião, feita em 2024, “em defesa da democracia”, em Nova York.
Entre os presentes na reunião, estão:
Gabriel Boric, presidente do Chile
Gustavo Petro, presidente da Colômbia
Pedro Sánchez, presidente da Espanha
Yamandú Orsi, presidente eleito do Uruguai
De acordo com publicação feita pelo presidente da República nas redes sociais, foi “reafirmado” o compromisso com o fortalecimento da democracia e de suas instituições.
“Discutimos ações para combater a desigualdade, a desinformação e o uso malicioso das redes sociais e de outras tecnologias que alimentam o extremismo”, acrescentou Lula.
O presidente descatou “a importância do multilateralismo para enfrentar esses desafios e fortalecer as democracias no mundo”.
Viagem internacional
No sábado (1º), Lula realizará a primeira viagem internacional após as cirurgias para colocar e remover um dreno da cabeça, em dezembro.
Lula irá para Montevidéu, capital do Uruguai, para participar da posse do presidente Yamandú Orsi.
Em novembro, logo após as eleições uruguaias, Orsi esteve no Brasil para um encontro com o petista. Na ocasião, reforçou a importância da relação entre os dois países.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou na quarta-feira (26) a favor do arquivamento de um inquérito que investiga o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), por omissão no impedimento dos atos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, em 8 de janeiro de 2023.
Na manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF), a PGR afirmou que os fatos relatados até o momento não justificam o prosseguimento do inquérito contra Ibaneis.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, cita que o governador “compareceu voluntariamente à sede da Polícia Federal e, com consentimento para acesso amplo, enviou dois aparelhos celulares que se encontravam em sua posse”.
Gonet também esclarece que uma apuração mostrou cópias de documentos que repudiavam os ataques e pediam a ajuda da Força Nacional. O parecer da PGR será analisado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF, que é relator do caso.
Entenda
Um dia depois dos atos de 8 de janeiro, o governador Ibaneis Rocha foi afastado do cargo por 90 dias por ordem de Moraes. Porém, o ministro revogou o afastamento pouco depois.
Na ocasião, o relator do caso determinou a abertura de um inquérito sobre as condutas do governador e dos comandantes da Segurança Pública do DF durante os atos de vandalismo.
Em sua defesa, Ibaneis declarou que “havia motivo plausível” para “confiar plenamente” na eficácia do modelo de atuação da Secretaria de Segurança Pública.
No ano passado, Ibaneis chegou a pedir o arquivamento do inquérito. Na ocasião, o ministro Alexandre Moraes disse que o arquivamento seria “prematuro”.
Em entrevista publicada nesta quarta-feira, 26, pelo jornal Estadão, o advogado e coordenador do Prerrogativas, Marco Aurélio de Carvalho, disse que o presidente Lula da Silva deveria lançar o “Pé-na-Bunda” para demitir os ministros que não se engajarem na defesa do governo federal.
A expressão do advogado é uma alusão ao programa “Pé-de-Meia”, do próprio governo e que rendeu diversos riscos jurídicos em razão de inconsistências com a Lei de Responsabilidade Fiscal. Carvalho, que coordena um grupo de advogados militantes do PT, disse ao jornal.
Advogado defende Janja: ciúmes
“Os ministros precisam sair dos seus cercadinhos. É inadmissível que um governo com tantas entregas não tenha uma avaliação compatível.” Dizendo-se “lulofanático”, conforme a reportagem, Carvalho defendeu o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Argumentou principalmente que o fogo amigo contra o ministro objetiva o cenário político pós-Lula, e não a agenda econômica.
Amigo pessoal de Lula, o advogado defende também a mulher de Lula, Janja da Silva. A primeira-dama, aliás, recebeu nesta semana novas críticas por gastar mais de R$ 292 mil em uma viagem a Roma. A pauta era a fome. No entanto, a visita ocorreu exatamente em um momento em que o Brasil registra uma das fases mais críticas da história em relação ao preço dos alimentos.
Ao Estadão, Carvalho diz que “as críticas a ela escondem várias coisas. Além da dimensão machista e misógina, há um ciúme não declarado, não confessado, do relacionamento que ela construiu com o presidente Lula. Todo mundo sente que é um pouco dono do presidente e quer estar mais perto dele’.
Em resposta sobre as críticas de Kakay (advogado do mesmo grupo petista) a Lula, Carvalho afirmou sobretudo que o colega ignora fatos que provam o oposto. “Ele segue fazendo política 24 horas por dia. A carta foi para atacar a primeira-dama, o que é injusto”.
A Câmara Municipal de Parnamirim aprovou, nesta terça-feira (25), o reajuste do piso salarial dos professores da rede municipal de ensino, incluindo o pagamento retroativo a janeiro. O vereador Professor Ítalo Siqueira (PSDB) celebrou a decisão e destacou a importância da valorização da categoria para a qualidade da educação no município.
“A prefeita Nilda começa com o pé direito, garantindo o reajuste e o pagamento retroativo. Sem discutir o mérito das cargas horárias, 30 horas, 40 horas, até 40 horas, o que defendemos aqui é que o piso, se é 6,27%, é para ser pago e pronto. E isso foi garantido”, afirmou o parlamentar.
Professor Ítalo também enalteceu a agilidade do legislativo municipal na tramitação da matéria. “Parabenizo o presidente da Câmara, César Maia, e todos os colegas parlamentares, pois fomos céleres. De ontem para hoje, conseguimos fazer tudo isso, com a atuação das comissões e o comprometimento desta Casa em garantir a valorização dos professores”, frisou.
Para o vereador, que também é professor, a aprovação do reajuste reflete diretamente na melhoria da educação e no reconhecimento do trabalho dos docentes. “Na educação, para começar bem, é preciso valorizar os professores. Como educador, sei das dificuldades e do quanto essa conquista representa para os nossos colegas e para os alunos, que terão profissionais mais motivados em sala de aula”, concluiu.
A medida aprovada pela Câmara reafirma o compromisso da gestão municipal e do legislativo com a educação pública de qualidade em Parnamirim.
O renomado colunista Toinho Silveira está prestes a embarcar em mais uma missão internacional: vender e divulgar o turismo do Brasil e do Rio Grande do Norte nos Emirados Árabes Unidos. No dia 4 de março, ele parte para Dubai, levando consigo a promoção das belezas e potencialidades do estado potiguar.
Essa não é a primeira vez que Toinho coloca o RN em destaque em eventos internacionais. Conhecido por seu trabalho de valorização da cultura, turismo e negócios do estado, ele já esteve em diversas feiras e encontros internacionais, sempre buscando fortalecer as conexões do RN com o mercado global.
A presença de Toinho Silveira representa uma oportunidade valiosa para ampliar a visibilidade do Rio Grande do Norte e atrair novos olhares para o potencial turístico da região.
Com um histórico de iniciativas bem-sucedidas, o colunista reforça seu compromisso com a promoção do estado, mostrando que o RN tem muito a oferecer para o mundo.
Acredite se quiser: sem ter o que mostrar, sem ter como defender o governo Fátima Bezerra – que em Natal amarga mais de 70% de reprovação –, mandatários do PT da cidade, junto a alguns militantes de internet, decidiram partir para o desespero. Incapazes de oferecer algo produtivo à cidade, estão convocando militantes para vaiarem Paulinho Freire na abertura do Carnaval de Natal.
Sim, isso mesmo. O partido que desmantelou a saúde pública, que afundou o Estado em insegurança e que transformou a governadoria em um bunker ideológico, agora quer transformar o evento que deveria ser de alegria e celebração em um ato de ressentimento e vingança política.
Ome, aceitem que dói menos.
É aguardar para ver se essa vergonha vai ser paga no PIX.
Após sair do “estado crítico”, o papa Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e está descansando na manhã desta quinta-feira (27), informou o Vaticano em nota. Ele está internado há 13 dias em um hospital de Roma, na Itália.
Na quarta-feira (26), o boletim médico informado pelo Vaticano mostrou que a insuficiência renal que o papa Francisco enfrentava nos últimos dias foi resolvida.
Segundo o comunicado, as condições clínicas do pontífice, que enfrenta uma dupla pneumonia e está internado há 13 dias, melhoraram. Ele foi submetido a exames de sangue e hematológicos, e também uma tomografia computadorizada de tórax.
O boletim deixou de classificar o estado do papa como crítico pela primeira vez desde sábado (22), quando o tom ficou mais grave e foi informado que Francisco, que enfrenta problemas pulmonares há décadas, sofreu uma crise asmática prolongada, necessitando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue.
Parlamentares do partido Novo protocolaram, nesta quarta (26), uma representação no Tribunal de Contas da União (TCU) solicitando a investigação de possíveis irregularidades no uso de passagens aéreas pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.
O documento questiona a legalidade da concessão de bilhetes na classe executiva para sua viagem a Roma, na Itália, no início de fevereiro. Segundo levantamento dos congressistas no Portal da Transparência, o custo da passagem foi de R$ 34,6 mil.
O Novo considera o gasto “desnecessário e desproporcional” e pede que o TCU adote medidas cautelares para evitar novas emissões de passagens executivas para a primeira-dama.
Em Roma, Janja participou de eventos da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e se reuniu com o Papa Francisco.
O América-RN deu adeus à Copa do Brasil nesta quarta-feira. O Alvirrubro abriu 2 a 0 no União-TO, mas, com uma atuação apática, levou a virada de forma surpreendente e acabou derrotado por 4 a 2 no Estádio Mirandão, na cidade de Araguaína.
A queda precoce na Copa do Brasil significa que o clube deixa de arrecadar R$ 1 milhão – valor pago pela CBF como premiação pela classificação para a segunda fase – e pressiona o trabalho do técnico Leston Júnior.
Com a volta do meia Souza, recuperado de lesão, o América saiu na frente logo aos quatro minutos. Ricardo Luz cruzou da direita e Ricardo Bueno completou para as redes. Primeiro gol dele com a camisa rubra. Pouco depois, aos oito minutos, o time rubro ampliou. Souza cobrou o escanteio, o goleiro Davi afastou parcialmente, a bola ficou viva na área, Ricardo Bueno fez o passe de calcanhar e Lucas Rodrigues chutou rasteiro para marcar.
Ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, Ítalo Melo teve a chance de fazer o terceiro. Ele cortou o defensor e, praticamente na linha da pequena área, isolou.
Aí a história do jogo começou a mudar… Em duas falhas da defesa do América, Jean Bala diminuiu aos 42 e Allan Rosário empatou nos acréscimos. Empurrado pela torcida, o União sacramentou a virada com gols avassaladores de Jean Bala e Gabriel Vinícius, com menos de 15 minutos do segundo tempo.
As mudanças feitas por Leston Júnior não surtiram efeito e o América não conseguiu reagir, frustrando a todos com essa eliminação precoce.
– O jogo estava totalmente no controle. Fizemos 2 a 0 e tivemos possibilidade real de fazer o 3 a 0, e daqui a pouco, a gente toma o gol e se perde emocionalmente. A gente passou a ter muita dificuldade e acabou dando vida ao adversário, que naquele momento estava completamente abatido. Aí, realmente, as coisas fugiram do nosso controle. O adversário deu quatro chutes no gol e as quatro bolas entraram. É difícil explicar – comentou Leston em entrevista coletiva.
– A gente só tem que se desculpar com o torcedor e passar que estamos todos muito chateados com tudo o que aconteceu, pela nossa falta de competência de garantir a classificação no jogo que estava no nosso controle – lamentou o treinador.
O América volta a campo no próximo dia 6 de março, em desafio contra o Ceará, pela Copa do Nordeste.
Vergonha, vergonha, manda todos embora e coloca o sub 20 para jogar. Paga um salário justo aos meninos. Garanto que fazem melhor
Leston tem que decidir que é titular, quem é reserva.
Resultado de treineiro fraco e covarde e jogadores descomprometidos com o clube. Ganhando de dois a zero recua o time para ficar na retranca..O futebol do RN com América e ABC estão na UTI. Medíocres,a torcida não merece isso.
Recentemente, o jornalismo da Globo tem adotado uma postura mais crítica em relação ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o programa “Conexão GloboNews”, a apresentadora Daniela Lima entrou ao vivo do congresso na noite de ontem (26), e fez comentários contundentes sobre a atual gestão, destacando uma falta de apetite do centrão por cargos. Isso se dá pela demora do presidente Lula para produzir alguma reforma ministerial, minando a capacidade de reação do Planalto.
Segundo dirigentes de siglas como PP, Republicanos e União Brasil, esses partidos, já divididos entre a oposição e o apoio ao governo, veem agora alas que pregam um “desembarque” da Esplanada dos Ministérios ganharem força.
Os dados preocupam até aliados, que apontam um governo sem capacidade de reação ou timing. Mais: uma reforma ministerial propriamente dita, com mudanças significativas e mais espaço para vozes dissonantes da esquerda parece cada vez mais distante.
Mesmo petistas criticam a demora na tomada de decisão e a forma como as mudanças pontuais estão sendo conduzidas. Num episódio sintomático, Lula participou de um evento com Nísia Trindade (Saúde) na manhã de ontem e, durante a tarde, sacramentou sua demissão.
O governo tenta sair das cordas programando anúncios semanais e colocando Lula na estrada. O centrão fala em no máximo 45 dias de prazo para que uma reação apareça nas pesquisas. Ou a pregação por uma saída em bloco do governo pode deixar os bastidores para entrar no debate público, sob holofotes.
Minha nossa…