Pesquisa realizada antes de condenação de Lula mostra novo crescimento de Bolsonaro; mais 7 pontos, e empate técnico com ex-presidente

Nos dois cenários de primeiro turno trabalhados pelo levantamento, o deputado aparece com 21% das intenções de voto.

O pré-candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSC), 62 anos, cresceu 7 pontos percentuais em relação a junho. Com 21% das intenções de voto, empata agora tecnicamente com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 71 anos, que tem a preferência de 26% dos eleitores.

Os resultados fazem parte da pesquisa estimulada de intenção de voto para as eleições de 2018, realizada pelo DataPoder360 nesta semana. No 1º cenário testado, quando o pré-candidato do PSDB é Geraldo Alckmin, 64 anos, Bolsonaro é o único a apresentar crescimento fora da margem de erro.

Lula mantém a posição de favorito, mas apresenta queda no 2º cenário, em que Doria é o pré-candidato tucano (leia os dados mais abaixo). O Nordeste é a região na qual o petista tem mais força. Registra 42% das intenções de voto no cenário 1, quando Alckmin é o concorrente, e 39% no cenário 2 (quando disputa com Doria). É importante ressaltar que a pesquisa DataPoder360 deste mês foi realizada antes da condenação do petista pelo juiz Sérgio Moro no caso do tríplex.

A projeção de votos brancos e nulos teve queda de 4 a 6 pontos percentuais. Neste mês, 27% descartariam o voto. Esse cenário apresentou também uma redução no número de indecisos, caindo para 7%. Em junho, eram 12% os que não souberam ou não responderam.

Alckmin tem até agora o seu melhor desempenho na série do DataPoder360, iniciada em abril de 2017. O tucano surge com 10%, uma evolução de 6 pontos percentuais em relação a 2 meses atrás, quando pontuou apenas 4%.

Na comparação com junho, não é possível afirmar que houve crescimento do tucano, mas uma oscilação positiva dentro da margem de erro. Em junho, o governador de São Paulo tinha 7% da escolha dos entrevistados.

A pesquisa DataPoder360 foi realizada nos dias 9 e 10 de julho de 2017. Foram entrevistadas 2.178 pessoas com 16 anos de idade ou mais, em 203 municípios. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

LULA CAI

No 2º cenário testado pelo DataPoder360, em que João Doria, 59 anos, é o nome do PSDB para presidente, Lula tem o pior desempenho da série iniciada em abril. O petista apresenta uma queda de 4 pontos percentuais e fica com 23% das intenções de voto –contra 27% de junho.

Além de Bolsonaro, quem também cresce nesse cenário é Marina Silva, 59 anos. A pré-candidata da Rede vai a 12% e empata na margem de erro com Doria, que tem 13%. A evolução de Marina foi de 6 pontos percentuais na comparação com o mês anterior.

João Doria se manteve no mesmo patamar desde a 1ª pesquisa feita pelo DataPoder360, em abril. Tem 13% das intenções de voto. Eleitores do Sudeste e do Sul são os que mais optaram pelo nome do tucano, 20% e 21% respectivamente. Nessas regiões, entretanto, Jair Bolsonaro é a preferência da maioria, com 53%. No Nordeste, o prefeito da capital paulista é escolhido por apenas 2% dos entrevistados.

Nos 2 cenários, o maior grupo de pessoas que responderam à pesquisa DataPoder360 é composto pelos eleitores indecisos e os que votariam branco ou nulo: até 34%. Desses, também a maior parte tem grau de instrução superior –chegam a 38%.

Esta rodada do DataPoder360 é útil para entender alguns movimentos dos pré-candidatos. Jair Bolsonaro tem sido mais crítico recentemente ao tucano João Doria e ao PSDB –afirmado que esse partido e o prefeito de São Paulo têm titubeado nas críticas a Michel Temer. Pode ser uma tentativa do candidato mais conservador até agora no páreo de tentar polarizar com a sigla que tende a ser sua principal adversária em 2018 –sobretudo em 1 cenário no qual Lula possa ficar de fora da disputa.

Já João Doria tem tentado ser mais incisivo nos últimos dias em relação à condenação de Lula pelo juiz Sérgio Moro. Mas o prefeito paulistano continua manietado pelo PSDB a respeito de críticas a Michel Temer.

REJEIÇÃO A PARTIDOS TRADICIONAIS

O DataPoder360 apurou o potencial de voto de candidatos do PSDB e do PT. A rejeição aos tucanos chegou a 51%, um aumento de 4 pontos percentuais em relação a junho.

A marca dos que poderiam votar em 1 candidato do partido social-democrata também diminuiu. Agora são 14%. No mês passado, eram 18%. O eleitor fiel ao PSDB manteve-se em 6%.

Candidatos do PT são rejeitados por 56% dos entrevistados, um aumento de 6 pontos percentuais na comparação com junho –a rejeição era de 50%.

Mas o eleitorado fiel ao Partido dos Trabalhadores é mais de 3 vezes maior do que o tucano: 20% dos entrevistados votariam com certeza em 1 candidato petista.

Os que admitem a possibilidade de escolher postulantes do PT somam 13%. Em junho, eram 21%. Com o aumento da rejeição (8 p.p.), é possível notar um fluxo de eleitores que antes consideravam o voto no partido e agora passaram a rejeitá-lo.

Com informações do InfoMoney e Poder 360

Publicidade

Comentários:

  1. sil disse:

    quem acredita em um instituto de pesquisa que não tem credibilidade em nada que faz e divulga pois é um instituto muito vulgar mesmo

  2. Comedor de Coixinha disse:

    DataPoder360? kkkkkk

  3. guto disse:

    Bolsonaro 2018 eu voto! bandidagem treme!

  4. Sandra disse:

    balsomito 2018.

  5. #MITO NELES disse:

    quem mama com bolsa fome, vai ter que trabalhar… para frente JB rumo a 2018

  6. Rafael disse:

    É gope

  7. Ze Leitão disse:

    Os que Votam em Lula vão trabalhar eu não sou seus Pais para me sustentar

  8. MADSON disse:

    NOTEM 01 DETALHE – ATÉ AGORA BOLSONARO ESTÁ SOZINHO E SUBINDO, SUBINDO e SUBINDO NAS DIFERENTES PESQUISAS.
    IMAGINEM QUANDO BOLSONARO COMEÇAR A RECEBER APOIOS.
    O DATAFOLHA DEVE ANUNCIAR EM BREVE QUE A CONDENAÇÃO DE LULA VAI AUMENTAR A INTENÇÃO DE VOTOS DELE. O INSTITUTO TEM SE TORNADO TÃO VERDADEIRO QUANDO O PT, SEU ETERNO PARCEIRO E FINANCIADOR.

    • IB disse:

      O que se v~e subindo, subindo e subindo é o delirio de vocês Bolsominions! KKKKKKK! Vai ser bom ver todos os candidatos se unindo na campanha pra massacrar seu candidato nos debates ao vivo. KKKKKK!

  9. gregório disse:

    Pesquisa sem credibilidade…BG, não desça muito não, dê preferências a institutos sérios.

    • Moisés disse:

      Cadê BG a pesquisa do datafolha, mais conhecido como dataPT ou datadilma, aquele instituto que recebeu mais de R$ 400 milhões nos governos do PT e só divulga pesquisa dando o triplo dos votos que Lula – O condenado, tem.
      Se Lula tivesse 30% dos votos, como tanto divulga o datapt (datafolha) qual a razão do ex presidente não conseguir fazer manifestação popular? Por quê Lula não anda mais de avião comercial? Se ainda tem essa popularidade, qual a razão de Lula só fazer discurso para plateia selecionada?
      Se existem 30% de votos para Lula, por quê o PT fracassou em todas as tentativas de greve geral?

    • Ceará-Mundão disse:

      Dá-lhe, Moisés. kkkkkkkkkk

  10. jose disse:

    pesquisa DataPoder360 que fuleragem é essa ? kkkkkkk cadê ibope, datafolha ?…. engraçada é a manchete, mas como já sabemos vivemos a era dos idiotas, eles vão dominar, eles são maioria. kkkk

  11. Jorge disse:

    Esse LADRAO CONDENADO irá fazer campanha na CADEIA ,aonde falta chegar TEMER ..GEDELL..MAIA …NÃO PODEMOS E NÃO DEVEMOS TER LADRAO PREFERIDO

  12. Paulo Cardoso disse:

    A manipulação ainda funciona

  13. Ivan Paulo disse:

    Bolsonaro 2018 o Rn quer Bolsonaro.

    • Harará disse:

      Eim? que? Em qual quartel você trabalha? Qual igreja você frequenta? Bolsonaro será seu sonho! Melhor procurar um especialista médico.