Foto: Lucio Tavora/Xinhua
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia que ele teria cometido contra o ministro da Corte Gilmar Mendes.
Na última sexta (14), viralizou nas redes sociais um vídeo em que o ex-juiz aparece dizendo a interlocutores sobre “comprar um habeas corpus de Gilmar Mendes”. A vice-procuradora Lindôra Maria Araújo pede que ele seja condenado e que, se a pena for superior a quatro anos de prisão, ele perca o mandato.
“Ao atribuir falsamente a prática do crime de corrupção passiva ao ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Ferreira Mendes, o denunciando Sergio Fernando Moro agiu com a nítida intenção de macular a imagem e a honra objetiva do ofendido, tentando descredibilizar a sua atuação como magistrado da mais alta Corte do país”, diz o documento da PGR.
A vice-procuradora diz também que o ex-juiz proferiu a frase em público, ‘”na presença de várias pessoas, com o conhecimento de que estava sendo gravado por terceiro, o que facilitou a divulgação da afirmação caluniosa, que tornou-se pública em 14 de abril de 2023, ganhando ampla repercussão na imprensa nacional e nas redes sociais da rede mundial de computadores”.
A PGR pede também a preservação do vídeo que foi publicado no Instagram e que mostra o ex-juiz proferindo a frase. Solicita ainda que Moro seja notificado a apresentar uma resposta em um prazo de 15 dias.
E Se for condenado à pena de prisão por tempo superior a quatro anos, a Procuradoria indica que Moro deve perder o mandato de senador, como previsto no Código Penal. Por fim, o órgão destaca qye deve ser estabelecido um valor de indenização.
Folha de São Paulo
Disseram o Diabo com o Presidente Bolsonaro no governo dele, ninguém tomou as dores, agora mexer ou pensar em brincar com os deuses do olímpo não pode, é crime. Pode ser preso e perder até o cargo de senador do país. Não respeitam nem as pessoas que votaram nele.
Era só o que faltava. Senador Sérgio Moro é um cidadão decente.
A lei é para todos. Cadeia no marreco!
O Sen. Sergio Moro, é um homem de bem, enquanto o Ministro Gilmar Mendes………..
Esses Canalhas que usurparam o poder não vão parar enquanto acabar com todos que pensam o contrário da ideologia imunda destruidora da família, defensores de bandidos, libertinagem, Etec. POBRE BRASIL
Só mimi
Gilmar é muito honesto
O Brasil de hoje tá dando nojo. Tudo bem que Sérgio Moro é um traíra, mas o cara só brincou. Muito mimimi por pouca coisa. Brasil onde o humor já não existe, senão você vai preso. Embora, de um lado, seja tudo é permitido. Se fosse Boulos ou janones nem sairia na mídia. Por que não manda prender quem fala que vai invadir as propriedades privadas?