(Foto: Murillo Velasco/G1)
O preço médio da passagem no Brasil ficou praticamente estável no segundo semestre de 2017, mesmo após a entrada em vigor da regra que permite às empresas aéreas cobrar por bagagem despachada, mostra levantamento da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao qual o G1 teve acesso.
De acordo com os dados da agência, porém, a tarifa média cobrada no Brasil em todo o ano de 2017 foi de R$ 357,16, o menor valor desde 2011.
A cobrança por bagagem despachada começou a ser praticada em 1º de junho de 2017 e vem gerando polêmica.
A regra prevê a gratuidade apenas para o transporte de bagagens de mão, levadas dentro do avião, de até 10 kg. Acima deste peso, as empresas são autorizadas a exigir que a mala seja despachada e a cobrar pelo transporte dela.
Antes, o transporte da bagagem de todos estava incluído no valor da passagem, mesmo de quem não despachasse as malas.
Segundo a Anac, isso onerava passageiros que viajavam apenas com mala de mão, por exemplo. Os passageiros tinham direito a despachar um volume de até 23 kg nos voos nacionais e dois volumes de até 32 kg nos internacionais.
De acordo com o levantamento da Anac, o preço médio da passagem aérea no segundo semestre de 2017 – portanto, após a entrada em vigor da regra de cobrança da bagagem despachada – foi de R$ 384,21, o que representa uma alta de 0,1% na comparação com o mesmo período de 2016, quando o bilhete médio custou R$ 383,90.
Considerando a média de todo o ano de 2017, a tarifa cobrada no Brasil foi de R$ 357,16, uma redução de 0,6% na comparação com 2016. Segundo a Anac, esse é o menor valor de toda a série histórica, que começa em 2011.
Procurada, a associação que representa as empresas aéreas informou que as atuais regras aumentaram as opções e benefícios aos passageiros e que dois terços dos bilhetes vendidos são da categoria que não inclui o despacho de bagagem.
Outros fatores
O superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da Anac, Ricardo Catanant, alertou que é muito cedo para calcular o impacto da nova regra no preço das passagens.
“Seis meses é pouco tempo para entender e assimilar a mudança. Empresas e consumidores precisam de mais tempo para se adaptarem”, avaliou.
Segundo ele, há outros fatores que são mais importantes para a definição do valor do bilhete, como o custo do combustível usado nos aviões. Dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o custo do querosene de aviação em 2017 foi maior do que o de 2016 durante quase todo o ano.
A demanda dos passageiros por passagens também pesa nos preços, que tendem a aumentar quando há mais procura, apontou o superintendente. Em 2017, o número de passageiros transportados em voos nacionais cresceu 2,93% – a primeira alta após dois anos seguidos de queda.
“Em 2016, o setor aéreo estava em retração e, para evitar perdas ainda maiores, as companhias fizeram um esforço para reduzir o preço das passagens”, afirmou Catanant.
O superintendente disse que os efeitos positivos da desregulamentação do setor serão sentidos com mais tempo. Ele apontou que o mais importante na mudança da regra é criar um ambiente de negócios que atraia novas empresas aéreas para o Brasil e citou que, após a mudança, duas empresas de baixo custo já manifestaram interesse em voar para o país.
Falta de informação
Além de não conseguir sentir no preço das passagens a redução prevista pelas companhias aéreas, a advogada Adriana Carla Arouca reclama que falta informação sobre qual tipo de bagagem pode ser transportada na cabine do avião.
Adriana viaja mensalmente de Brasília para São Paulo e não despacha bagagem. Ela relatou que, em fevereiro, conseguiu levar a mala dentro do avião, na ida, mas foi impedida na volta.
“No voo de volta, já na fila de embarque para o avião, o funcionário da companhia reteve minha bagagem e disse que estaria fora do padrão”, disse. Entretanto, ela não foi obrigada a pagar pelo despacho da bagagem.
Ela relatou que a principal mudança de hábito nos aeroportos é a preocupação dos passageiros em embarcar o quanto antes para conseguir espaço para as malas nos compartimentos que ficam sobre os assentos.
O que dizem as empresas aéreas?
A Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que iria aguardar a divulgação dos dados pela Anac para comentar o comportamento do preço das passagens em 2017.
Em nota, a entidade afirmou que as atuais regras da aviação brasileira aumentaram as opções de escolha e trouxeram benefícios para os clientes e que a resolução da Anac sobre bagagem permite mais concorrência entre as empresas e maior diversificação dos serviços ofertados.
Ainda de acordo com a associação, dois terços dos bilhetes aéreos vendidos são da categoria que não inclui o despacho de bagagem.
G1
Só os tolos para acreditar na livre concorrência.OTARIOS
Amigo o avião não caindo tá tudo bom.
Vamos publicar menos notícias ruins
Se essas agência reguladores atuassem em outros PAÍS, com certeza seus dirigentes já estariam todos na cadeia, pois servem unicamente para atender os interesses das empresas e jamais dos consumidores. ISSO É UMA VERGONHA.
Sendo safadeza esse povo do pt entende e bem, inclusive dão até receita como são os arrumados, é só olhar as postagens abaixo!!!!!
Só os coxas mesmo pra acreditarem no livre mercado kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk “deixa que o próprio mercado se auto regula” “com ampla concorrência, a tendência é o preço cair” kkkkkkkkk nesse país, o que reina é o conchavo entre o empresariado (capital) e o governo (poder) e cartel, muuuito cartel
verdade verdadeiríssima. Infelizmente é assim com empresas aéreas, com postos de combustiveis. ANAC e ANP muito fracas p/ fiscalizar. Ainda bem que nas operadoras de telefonia dificilmente existem esses cartéis entre elas, embora estejam engolindo as empresas de internet. Era p/ as empresas aéreas e de combustiveis concorrentes se torarem entre si igual acontece com a TIm, OI, Vivo e Claro disputando os clientes com preços melhores. Mas no Brasil o brasileiro rico se aproveita do brasileiro pobre (que muitas vezes tudo topa). Os clientes americanos são menos bestas que a maioria dos brasileiros que dificilmente recusam o preço alto quando estao diante de um cartao de credito. Prova disso ta aí o indice de inadimplencia gigante das familias brasileiras endividadas. O rico agradece.
Herança maldita do PT, Dilma deve receber uma urêa das aereas nessas eleições.
É da turma de mau caracteres. O novo governo cede aos q financiaram o golpe (FIESP e afins) e o coxa, como sempre, vem falar do PT. Pense um tesao pelo PT a desses coxas!
Parabéns aos envolvidos que bateram panelas!
Amigo, mate uma dúvida: o que tem a ver essa resolução da ANAC, cujos diretores ainda são os nomeados por Dilma, com o movimento de quem não tem bandido de estimação?
Sério que alguém acreditou que ia? Esqueceram que estamos no Brasil.
Depois de cobrarem por bagagem, cobrarem por comida os preços das passagem aumentaram de preço e os serviços baixaram de qualidade.
ISSO FOI UMA PALHAÇADA ARMADA……
Vamos fingir surpresa.
Quem no Brasil dos arrumadinhos e das decisões em "defesa" do consumidor achou que iria mesmo cair?