Presidente do PT diz que candidatura de Lula será registrada em qualquer circunstância

Presidente do PT, Gleisi Hoffman, diz que candidatura de Lula será registrada em qualquer circunstância – Edilson Dantas / Agência O Globo 21/09/2017

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffman, afirmou nesta sexta-feira que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá a sua candidatura registrada em qualquer circunstância, e o julgamento pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) no dia 24 de janeiro “não acaba” com as perspectiva do petista de ter o seu nome na urna na eleição do próximo ano.

— Quero dizer que o presidente Lula é candidato. Vai ser inscrito candidato dentro das regras eleitorais vigentes no país — disse Gleisi, em intervalo da reunião do diretório nacional do partido, em São Paulo.

A petista acrescenta ter “clareza jurídica” de que isso poderá ser efeito e argumenta que a impugnação da candidatura só pode ocorrer a partir do registro na Justiça Eleitoral, cujo prazo final é 15 de agosto.

— Não há como ser tirado o direito de o presidente Lula ser candidato antes do registro da candidatura. Indagada se Lula seria candidato mesmo preso, Gleisi respondeu:

— Essa possibilidade tem que ser analisada com juristas. Porque, na realidade, depois de uma sentença, se ela não for unânime em todos os seus aspectos, não pode ter prisão.

Para afinar o discurso, o comando do PT convidou o advogado eleitoral Luiz Fernando Pereira a dar uma explicação sobre os prazos da Justiça Eleitoral na reunião do diretório. Pereira afirmou que, na tramitação mais rápida do processo de impugnação, o julgamento final da candidatura de Lula se encerraria a 20 dias da eleição. Esse também é o prazo final para o PT eventualmente trocar o candidato a presidente.

— Muitos candidatos já disputaram a eleição com a candidatura impugnada, inclusive 145 prefeitos foram eleitos nessa condição em 2016 — disse o advogado.

Lula fez um discurso rápido na reunião desta sexta-feira. Segundo pessoas que assistiram à fala do ex-presidente, que não foi aberta à imprensa, o petista repetiu o que havia dito em Brasília dois dias antes e declarou que se tivesse alguma dúvida sobre sua inocência não seria candidato à Presidência.

O Globo

 

Publicidade

Comentários:

  1. FRANCISCO DAS CHAGAS AVELINO COSTA disse:

    SRª PRESIDENTE DO PT NEM O MOLUSCO E NEM O PT VÃO TER MAIS DIREITOS DE VOTOS NESTE PAÍS. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    ,

  2. enilson. disse:

    Rapaz o cara vai ser condenado, vai ter candidadtura impugnada e ainda vai ganhar a eleição na cadeia. Isso acontecendo vai ser um fato único no mundo. Fortalecendo ainda mais a bixiga dos 9 dedos. Ou Jararacá forte da mulesta. Porra véi a lava jato acabou colocando na história como o poliitico mais importante da história do país o Nordestino porreta LULA.

  3. Joao disse:

    País vergonhoso.. povo mais ignorante. Idolatrar bandido condenado e ainda querer que presidiario vire presidente, so no Brasil e países com populacao ignorante. E o pior… ainda solto igual a todos os tipos que roubam, matam etc.. ta explicado a sensacao de impunidade.

  4. Luigi Starace disse:

    Será registrada também em todos as penitenciárias do Brasil kkkkkķkkk

  5. Marcos disse:

    Meu voto é sagrado. É Lula lá. Lá na cadeia.

  6. Ticio disse:

    Calma Dnª Gleisi!!
    Kkkkk
    Não se desespere!!
    É melhor JAIRseacostomando…

    #BOLSONARO2018🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  7. Otaciano Queiroz disse:

    bolsonaro pra desempatar

  8. jailson disse:

    A cobra vai fumar, porque se Lula for candidato e ganhar, estará concretizando e decretando o fim de um tempo de respeito as leis e as instituições do nosso pais

  9. Junior Santos disse:

    #Lula2018

  10. Paulo disse:

    MEU VOTO É #JAIRBOLSONARO2018 Para a unica solução para o Brasil , a esquerda treme !!!

  11. JegueDegue disse:

    Meu voto é sagrad

  12. AGNALDO FREITAS disse:

    Inocente é quem acompanha essa imprensa maldita, só o que se fala hoje é na desigualdade que o IBGE noticiou, mas querem a todo custo prender quem mais fez para essa desigualdade diminuir. por essa e por outras, sou LULA 2018.

  13. Maria de Fátima disse:

    Isso é que é uma sede de poder!

  14. Teixeira disse:

    Inocente é o povo que acredita nesse cidadão!

  15. Moabe Bond disse:

    Meu voto e sagrado #BOLSONARO2018

  16. Neto disse:

    Lula na cadeia e Bolsonaro presidente!

  17. Jacil disse:

    Meu voto é SAGRADO LULA PRESIDENTE