PT, PDT e PSOL pedem cassação da TV Globo por escândalo da Fifa

O delator Alejandro Burzaco, que acusou a TV Globo de pagar propina. Foto: John Taggart/Reuters

O PT está apresentando uma representação ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em que acusa o Grupo Globo de ter ferido a lei de Defesa da Concorrência no caso Fifa. Assinam o documento também o PDT e o PSOL.

As legendas acionaram ainda a PGR (Procuradoria-Geral da República) para a investigação de eventuais crimes e pediram ao Ministério da Ciência e Tecnologia que casse a concessão da TV, por supostamente infringir a Lei Geral de Telecomunicações.

A empresa foi acusada de pagar propina de US$ 15 milhões, junto com a mexicana Televisa, pelos direitos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030. O valor garantiria os direitos de TV, rádio e internet para os eventos esportivos e teria sido depositado no banco Julius Bär, na Suíça.

As acusações foram feitas por um delator, o argentino Alejandro Burzaco, uma das principais testemunhas no julgamento do ex-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) José Maria Marin, que está ocorrendo em Nova York no escândalo de corrupção da Fifa.

A TV Globo afirma que não pode “comentar sobre o que não fomos notificados ou oficialmente informados. Mas aproveitamos para reafirmar o que já dissemos, que o Grupo Globo não pratica nem tolera qualquer tipo de propina e está sempre à disposição das autoridades”.

Em nota divulgada quando o escândalo veio a público, o grupo afirmou que, após “mais de dois anos de investigação” feita nos EUA, a empresa “não é parte nos processos que correm na Justiça americana”.

O grupo disse ainda que conduziu “amplas investigações internas” desde que o escândalo da Fifa foi revelado, em 2015. Nelas, ainda segundo o comunicado, foi apurado que o Grupo Globo “jamais realizou pagamentos que não os previstos no contrato”.

Mônica Bergamo – Folha de São Paulo

 

Publicidade

Comentários:

  1. luiz disse:

    E desde quando a Globo é exemplo de lisura?Está acima da lei?????

  2. Rodrigues disse:

    A QUADRILHA DO CACHOEIRA ESTÁ NA LAVA JATO?
    Fifa: quando J. Hawilla falar a Globo fecha!
    Pinotti põe a batata do Ronaldo Fenômeno para assar!
    Quer dizer que "TEM UM BATON NA CUECA DA GLOBO" e vcs querem fingir que isso não tem nada haver.

  3. anderson disse:

    Então, pelos comentários, todo mundo deve baixar a cabeça para a roubalheira na Globo? Indignação seletiva? O governo federal despeja milhões na Globo todo ano em propaganda, não tem ninguém indignado com isso?

  4. paulo martins disse:

    Se brincar até o PT também é acionista (minoritário) da Globo, escondido sob uma cláusula de confidencialidade.

  5. Waldemir disse:

    Os ratos querendo fazer a festa kkkkk
    Essa esquerda brasileira é uma piada

  6. Monart Gomes da Silveira Ribas disse:

    Vejam como são as coisas no PT: Todos que delataram a corrupção do PT, de Lula, Dilma, José Dirceu e demais membros do partido foram qualificados por eles como pessoas sem cedibilidade por está mostrando a banda podre do PT. Mesmo diante de todas as provas apresentadas.
    Agora vem esse tal de Alejandro Burzaco e fala da globo, pronto!
    Mesmo sem apresentar as provas, a delação dele, segundo a esquerda brasileira, tem que ser vista como lei e ser levada em conta por todos os juristas do mundo. Se der, que não precisa de processo, que a globo seja imediatamente taxada de culpada. Afinal de acordo com o PT, direito de defesa só para a turma do PT, os demais tem que ser logo condenados, afastados, presos, caçados e deportados.
    Deve ser por isso que o PT dá tanto apoio a Cuba e a Venezuela, ditaduras onde a palavra e vontade dos ditadores viram lei a ser imediatamente cumprida.
    Calma PT e cia ltda, por mais que vocês abominem o direito de defesa dos outros, eles vão exercer esse direito, se o delator apresentar as provas, gostem ou não, ou será apenas, mais um vexame jurídico que a esquerda passa.

  7. CURITIBA JÁ disse:

    PT PEDINDO CASSAÇÃO POR ESCÂNDALO/????KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, SO PODE SER PEGADINHA

  8. Tiago disse:

    Hoje a CELA é sua,
    Hoje a CELA é nossa,
    É de quiser…
    Quem vier…

  9. Vera L. M.V.silva disse:

    Quer dizer q as facções PT, PDT e PSOL vão pedir a cassação da GLOBO!!! E q moral tem essa gentalha? Coitados, é mta ousadia, viu ….só bandido querendo se misturar!!! A escória do país querendo se meter com a GLOBO, cresçam e apareçam asquerosos