Geral

RN é destaque em ranking do Tesouro Nacional

Rio Grande do Norte sobe quatro posições em relação ao ranking anterior e conquista Selo A de informações contábeis e fiscais

Foto: Heros Lucena/Assecom

O Rio Grande do Norte conquistou o “Selo A” no ranking da qualidade das informações contábeis e fiscais elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional e divulgado nesta terça-feira (18). O RN obteve 146,8 pontos, equivalentes a 95,95% do total, e agora ocupa o 11° lugar, à frente de estados como Pernambuco, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal avalia e classifica a precisão, a integridade, a qualidade e a consistência das informações contábeis e fiscais enviadas pelos entes federativos, atribuindo notas e percentuais de acertos nos níveis municipal, estadual e entre as capitais. Nessa análise, são realizadas mais de 160 verificações em diferentes dimensões para avaliar a qualidade dos dados informados.

“É uma grande notícia para nós, principalmente se comparado com 2018, quando o Rio Grande do Norte era o último colocado”, disse o secretário de Fazenda do RN, Carlos Eduardo Xavier, ao elogiar o trabalho da equipe montada no governo da professora Fátima Bezerra. “Esse resultado é fruto de várias ações do governo do Estado que fizeram com que chegássemos a 2024 com esse resultado, fruto do empenho e dedicação dos servidores e da gestão da Secretaria da Fazenda”, reforçou.

Em relação ao ranking anterior, o Rio Grande do Norte subiu quatro posições. Do Nordeste, outros três estão na faixa de excelência. São eles, Bahia, Piauí e Pernambuco. “Isto é gestão, é dedicação e compromisso”, comemorou a secretária do Planejamento, do Orçamento e Gestão (Seplan), Virgínia Ferreira Lopes. “É um avanço substancial na forma como está sendo tratada a informação contábil no âmbito do Governo do Estado. A equipe está de parabéns”, complementou o secretário Executivo do Tesouro da Secretaria da Fazenda, Álvaro Bezerra.

O contador geral do RN, Flávio Rocha, lembra que há cinco anos o Rio Grande do Norte era o último estado neste mesmo ranking. “A conquista da Nota A de qualidade significa que a Secretaria do Tesouro Nacional certifica a qualidade dos nossos dados fiscais apresentados. Com isso, todos ganham. Ganha o gestor público, que tem informação de qualidade para subsidiar a tomada de decisão, ganha o controle externo, que passa a contar com informações contábeis precisas e verificadas para exercer o controle da despesa pública, e ganha a sociedade, que pode acompanhar de forma mais confiável e efetiva esse controle”, pontua o contador.

Pela notável conquista do Selo A pela Transparência do Tesouro Nacional, a Controladora Geral do Estado do Rio Grande do norte Luciana Daltro, reforça que se trata de um reconhecimento do compromisso, dedicação e excelência com que a equipe da Contabilidade Geral do Rio Grande do Norte desempenha as funções.

“A obtenção do Selo A é mais do que um simples reconhecimento; é uma prova concreta de que a transparência e a prestação de contas são valores fundamentais na gestão pública e para a sociedade em geral do nosso estado, que tem acesso a informações precisas sobre as finanças públicas. Só assim é possível alcançar os mais altos padrões de transparência e responsabilidade fiscal”, ressalta a controladora. E conclui: “Que esta conquista sirva de inspiração para continuarmos a aprimorar nossas práticas, sempre em busca da excelência e do bem-estar de nossa sociedade”.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISAS SETA/BAND RN: Em 10 dias, Paulinho Freire diminui a diferença em 10% para o primeiro colocado

A pesquisa SETA/BAND RN divulgada nesta sexta-feira (27), continua mostrando o crescimento acelerado da candidatura de Paulinho Freire a prefeito de Natal.

De acordo com os números divulgados, Paulinho Freire tem 28,6% da preferência do eleitorado. Se comparados com os dados da pesquisa SETA/BAND RN divulgada na segunda-feira (16), houve um crescimento de 6,6%.

 

Pesquisa divulgada em 27/09 –  Foto: Reprodução

No intervalo entre as duas pesquisas, a diferença entre Paulinho Freire e o primeiro colocado caiu 10 pontos. Era de 15,9% e de acordo com os dados divulgados hoje, está em 5,7%.

Pesquisa divulgada em 16/09  – Foto: Reprodução

“A virada já aconteceu, é o sentimento das ruas. Estamos no segundo turno e em primeiro lugar. Natal não quer voltar ao passado. Vamos seguir avançando ao lado do povo”, declarou Paulinho Freire.

A pesquisa Seta/Band RN divulgada nesta sexta-feira ouviu 800 eleitores em Natal nos dias 23 e 24 de setembro. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5%. O registro na Justiça Eleitoral é o RN-00480/2024.

Já a pesquisa divulgada na semana passada, tem como número de registro o RN-01969/2024 e também ouviu 800 eleitores em Natal entre os dias 5 e 6 de setembro. O intervalo de confiança é de 95% com margem de erro de 3,5%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘Vão dizer é sorte, mas é só trabalho’; Lula sobre redução no desemprego

Foto: Agência Brasil

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a alfinetar os adversários que o classificam como sortudo depois da divulgação dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) sobre desemprego, mais cedo nesta sexta-feira, 27. Ele se manifestou sobre o assunto em seu perfil no BlueSky, rede social similar ao X (antigo Twitter) que vem ganhando espaço desde a suspensão do site de Elon Musk pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

“Mais uma boa notícia para o mercado de trabalho e os empregos no Brasil: a taxa de desemprego em agosto deste ano foi a menor de toda a série histórica da PNAD, iniciada em 2012, e temos mais de 102 milhões de pessoas empregadas. Vão dizer que é sorte, mas é só trabalho”, declarou o presidente da República.

A taxa de desemprego fechou o trimestre encerrado em agosto em 6,6%, uma baixa de 0,5 ponto porcentual na comparação com o trimestre de março a maio. O patamar é o menor desde o trimestre encerrado em dezembro de 2014.

Fonte: Uol e Estadão Conteúdo

Opinião dos leitores

  1. Aumento do Bolsa Família desestimulou busca de emprego, diz estudo. Tá aí a explicação! Quando não se procura emprego, cai a suposta taxa de desemprego. Via procurar nas lojas pra ver a quantidade de gente sendo demitida! Quando aparece um emprego é em prefeituras, em busca de votos das famílias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Marqueteiro de Nunes consegue medida protetiva contra assessor de Marçal

 Foto: Arquivo pessoal

A Justiça concedeu nesta sexta-feira (27) uma medida protetiva a Duda Lima, marqueteiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB), contra Nahuel Medina, videomaker de Pablo Marçal (PRTB).

A solicitação foi feita após Lima ter levado um soco de Medina ao final do debate entre candidatos à Prefeitura de SP, promovido pelo Grupo Flow, na noite de segunda (23). Segundo a assessoria de Lima, ele realizou exame de corpo de delito na quarta e sofreu um ferimento interno no olho.

A decisão, assinada pelo relator Mens de Mello, cita que deverá ser enviado um ofício ao local dos próximos debates para que Medina e Duda Lima fiquem separados por uma distância mínima de 10 metros. Eles poderão seguir atendendo seus candidatos em espaços minimamente distantes.

Após o término dos debates também deverá ser providenciada a saída em separado, devendo ter reforço na segunda. “Quando não estiverem acompanhando os candidatos, Medina deverá manter distância mínima de Duda Lima, não podendo frequentar o mesmo ambiente, ainda que tenha chegado antes”.

Quando não estiverem acompanhando seus candidatos, Medina deve manter distância de 300 metros de Duda Lima.

Nahuel Medina (centro), sócio e assessor de campanha de Pablo Marçal (PRTB), acertou um soco no rosto de Duda Lima, da campanha de Ricardo Nunes (MDB). — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A agressão

Duda Lima e Nahuel Medina estavam nos bastidores. Enquanto Marçal recebia a terceira advertência do mediador do evento, Carlos Tramontina, Medina diz, rindo, em um dos vídeos, se referindo a Duda e Nunes: “O marqueteiro que manda”. Outro vídeo, este publicado por Medina, mostra Duda rindo e dando um tapa no celular do videomaker.

Minutos depois da ação, quando o ex-coach é expulso do debate e deixa o púlpito, Lima e Medina aparecem discutindo atrás das câmeras, também no estúdio, até que Medina dá um soco no rosto do marqueteiro.

Após o soco, o videomaker correu pelo estúdio e se posicionou atrás do local em que Nunes estava sentado. Seguranças, então, entraram no local e tem início uma correria.

Os dois foram levados para a delegacia e prestaram depoimento. Lima registrou um boletim de ocorrência contra Medina por lesão corporal.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Alexandre de Moraes nega desbloqueio do X e manda empresa pagar multas

Foto: Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou nesta sexta-feira (27) a volta imediata ao ar da rede social X. E disse que o X ainda tem que cumprir determinações judiciais para poder voltar a operar no país.

O X está suspenso no Brasil desde 31 de agosto, pode determinação de Moraes. O ministro tomou a decisão diante da insistência da plataforma em não atender regras da legislação brasileira.

Nos últimos dias, o X atendeu a algumas dessas exigências.

De acordo com as determinações de Moraes, a empresa X Brasil Internet Ltda deve:

  • Informar, com a anuência da Starlink Brazil Serviços de Internet Ltda, se os valores bloqueados judicialmente serão utilizados para o pagamento final da multa aplicada, e, consequentemente, desistir dos recursos que haviam sido interpostos.
  • Efetuar o pagamento imediato de uma multa no valor de R$ 10 milhões, decorrente do descumprimento de uma ordem judicial datada de 18 de setembro de 2024, com atraso nos dias 19 e 23 de setembro.
  • Além disso, a representante legal da empresa, Rachel de Oliveira Villa, foi intimada a realizar o pagamento imediato de uma multa adicional de R$ 300 mil.

Essas exigências precisam ser atendidas para que a plataforma possa voltar a operar plenamente no país.

“O término da suspensão do funcionamento da rede X em território nacional e, consequentemente, o retorno imediato de suas atividades dependem unicamente do cumprimento integral da legislação brasileira e da absoluta observância às decisões do Poder Judiciário, em respeito à soberania nacional”, escreveu Moraes na decisão desta sexta.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PF apreende R$ 500 mil dentro de mochila após denúncia de compra de voto em Maceió

Foto: Ascom/PF

Polícia Federal de Alagoas apreendeu R$ 500 mil em Maceió após denúncia de que o dinheiro seria usado para compra de votos. Ninguém foi preso.

A operação aconteceu nesta sexta-feira (27) no bairro da Ponta Verde, na capital alagoana. Segundo a PF, o dinheiro estava na mochila de um homem, que não teve o nome divulgado, e que tinha acabado de sacar a quantia em uma agência bancária.

O suspeito foi levado para sede da Polícia Federal, em Maceió, para prestar esclarecimentos e depois foi liberado. Segundo a assessoria da corporação, ele não conseguiu explicar a origem e nem o destino do dinheiro.

Na denúncia, consta que os R$ 500 sacados seriam usados para compra de votos. A polícia não informou, porém, qual candidato seria beneficiado com a suposta compra de votos.

A PF informou que segue com as investigações para apurar crimes relacionados com a compra de votos, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro.

Fonte: g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia prende três suspeitos de assaltar agência dos Correios do Alecrim

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (27) três suspeitos de assaltar uma agência dos Correios no bairro Alecrim, na zona Leste de Natal. A “Operação Rei Midas” foi deflagrada no bairro Bom Pastor, Zona Oeste da capital, e na cidade de Parnamirim.

Os suspeitos possuem 35, 21 e 26 anos de idade. O crime aconteceu no 12 de setembro de 2024. Durante a ação que ocorreu hoje, também foi cumprido um mandado de busca e apreensão, no qual foram localizados uma motocicleta e um carro utilizado no crime, um Corsa Classic. Após perícia, foi constatado que o veículo estava clonado.

O roubo foi capturado pelas câmeras de segurança da agência. Nas imagens, os suspeitos chegam ao local por volta das 6h50. Um dos criminosos, armado e vestindo o que parecia ser uma farda, rendeu um funcionário no momento em que ele abria o estabelecimento. O segundo suspeito entrou em seguida, após o primeiro ter controlado a situação.

Os criminosos vasculharam pacotes em busca de objetos de valor, fugindo com joias e ouro. O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 50 mil. A Polícia Civil segue investigando o caso.

A operação foi intitulada Midas em referência ao famoso rei da mitologia grega, que tinha o poder de transformar em ouro tudo o que tocava.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pai denuncia filho de 14 anos que participava de grupos neonazistas

Foto: Reprodução

Um pai denunciou o filho, de 14 anos, após ele descobrir que o adolescente participava de grupos neonazistas. O caso ocorreu em Vila Velha, Grande Vitória (ES).

Os materiais do adolescente foram apreendidos pela Polícia Civil no começo de setembro, mas só foram divulgados nesta última quinta-feira (26/9). Celulares, livros e bandeiras com a suástica foram encontradas na residência do jovem.

Os agentes buscam mais informações para descobrir outras pessoas do Brasil que estejam envolvidas em grupos semelhantes.

A prática de induzir, incitar ou descriminar qualquer outro tipo de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional é crime perante o artigo 20, da Lei de Crimes Raciais. A pena pode ser a reclusão de 1 a 3 anos de multa.

O jovem segue em liberdade em razão do Estatuto da Criança e do Adolescente (DCA). As informações são do g1.

As investigações tiveram início em março de 2024, após o pai ter registrado ocorrência contra o filho, segundo o segundo chefe da Divisão Patrimonial (DRCCP) e titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. É pra esse jovem que o X (twitter) defende liberdade de expressão. Ele tem o direito defender a extinção dos que ele considera inferior, segundo o ELN MSK e os malucos da extrema direita do Brasil.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Após prisão revogada, Gusttavo Lima deixa Miami e volta para o Brasil

Foto: Reprodução/ Instagram

Três dias após ter o pedido de prisão preventiva revogado, o cantor Gusttavo Lima deixou os Estados Unidos na tarde desta sexta-feira (27/9) em direção ao Brasil.

O avião do sertanejo decolou do aeroporto da cidade de Fort Lauderdale, próxima a Miami, por volta das 15h20, no horário local, 16h20 no horário de Brasília.

Gusttavo Lima embarcou no jatinho modelo Gulfstream, ano 2005, com capacidade para 17 passageiros. A aeronave pertence à Balada Produções, empresa do cantor.

A previsão é de que a aeronave siga para Pará, onde o sertanejo tem shows nos próximos dias. Nesta sexta, ele toca em Marabá (PA). No sábado (28/9), em Parauapebas (PA).

Prisão de Gusttavo Lima

Gusttavo Lima estava nos Estados Unidos desde o início da segunda-feira (23/9). Ele viajou para aquele país horas antes de a Justiça de Pernambuco decretar a sua prisão preventiva em investigação sobre esquema de bets.

Na decisão da prisão, a juíza Andrea Calado da Cruz argumentou que a prisão do cantor era necessária porque ele teria ajudado um casal foragido na mesma investigação a fugir no Brasil.

Na terça-feira (24/9), entrentanto, o desembargador Eduardo Maranhão, do Tribunal de Justiça de Pernambuco, atendeu a pedido da defesa de Gusttavo Lima e revogou o pedido de prisão do sertanejo.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Professor é preso por stalkear e ameaçar via Pix aluna de 16 anos

Um professor foi preso nessa quinta-feira (26/9) em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, por perseguir e ameaçar uma aluna de 16 anos. Após ser bloqueado nas redes sociais e em aplicativos de conversa, ele passou a enviar mensagens por Pix.

Segundo a Polícia Civil de Goiás (PCGO), o homem foi preso em flagrante. Ele teria ameaçado a adolescente reiteradas vezes, nos últimos meses. O teor das mensagens revela que ele ameaçava se matar, deixando a entender que poderia levar outras pessoas junto.

“Querendo morrer. Quem sabe não levo mais gente”, escreveu ele em mensagem via Pix, enviada na noite de quarta-feira (25/9). Quatro dias antes, no sábado (21/9), o professor havia enviado: “Você vai me matar, entendeu? Vai ser você”.

Os textos chegavam à aluna sempre via transações de R$ 1, apenas. Ele utilizava o Pix como forma de burlar o bloqueio em outros meios de comunicação e conseguir estabelecer contato com a adolescente.

Na porta da escola

A vítima procurou a polícia pedindo ajuda e denunciou o caso. Numa das ocasiões, o professor foi para a porta da escola onde a menor estuda e ficou aguardando-a na saída. O relato da adolescente revela que ele já havia feito isso outras vezes.

A motivação da perseguição não foi revelada pela investigação. O que se sabe é que o mesmo professor já havia sido preso, anteriormente, por crimes semelhantes, e também contra ex-alunas de outra unidade escolar.

Além das mensagens via Pix, ele insistia na perseguição, criando perfis falsos em redes sociais. O homem foi detido e autuado pelos crimes de ameaça e perseguição, com aumento de pena por ter sido praticado contra uma adolescente.

Ele foi encontrado dentro de uma escola, enquanto fazia ameaças contra outras pessoas do local. A polícia solicitou a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Macaé Evaristo toma posse e diz que brasileiros confundem direitos humanos com ‘defender bandido’

Foto: Ricardo Stuckert / PR

À frente do Ministério dos Direitos Humanos desde o dia 9 de setembro, Macaé Evaristo tomou posse no cargo nesta sexta-feira (27), em cerimônia no Palácio do Planalto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A nova ministra afirmou que o ministério “está de pé e está vivo” e que a sociedade brasileira enxerga a proteção dos direitos humanos como “defender bandido”.

Lula desceu a rampa do terceiro andar para o segundo abraçado com Macaé, ao lado da primeira-dama Janja e acompanhado pelas ministras Anielle Franco (Igualdadade Racial), Esther Dweck (Gestão), Marina Silva (Meio Ambiente) e Cida Gonçalves (Mulheres).

O presidente também fez questão de levar para o palanque apenas mulheres, completando a fileira a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) sentaram-se junto ao público.

“O senhor, presidente, me delega um desafio gigante. Coordenar o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania. (…) infelizmente, na nossa sociedade brasileira, muita gente tem uma concepção de que direitos humanos é uma coisa de quem defende bandido. E a gente tem um desafio fundamental de construir a ação desse ministério”, declarou Evaristo.

Evaristo é a sucessora de Silvio de Almeida, que deixou o comando da pasta após ser acusado de assédio sexual, o que ele nega.

Durante o discurso de posse, a nova titular reforçou a importância de garantir os direitos humanos das mulheres brasileiras, sobretudo negras e que vêm de comunidades, que representam as “famílias brasileiras”.

Perfil da ministra

Deputada estadual pelo PT em Belo Horizonte, Macaé Evaristo é professora de formação e começou sua carreira política enquanto secretária municipal de Educação em 2005.

Foi secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação em 2013 no governo Dilma Rousseff (PT). Entre 2015 e 2018, foi secretária de Educação na gestão estadual do governador Fernando Pimentel. Seu primeiro cargo eletivo foi de vereadora de Belo Horizonte, em 2020.

Fonte: O Globo

Opinião dos leitores

  1. Ministra que gosta de desviar dinheiro de uniforme escolar. Excelente requisito para ser petista.

  2. Quando os direitos humanos forem cuidar das vítimas e não apenas das “vítimas da sociedade”, talvez os brasileiros não “confundam” mais.

  3. Estes canhotos quando comem mel até o rabo fica doce , já querem soltar um peido maior que o monossílabo. Esquecem logo o passado do seu padrinho político , o próprio bandido que ela defende e confunde com os direitos humanos. Sem considerar que ela deve satisfação a justiça pelos maus feitos que aprendeu com os chefes da súcia🐀🐀🐀🤢🤮

  4. Dona Macaé, aqui no Brasil todo mundo sabe que direitos humanos são para bandidos, só é somente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *