POR AGORA RN
A avenida Prudente de Morais vai passar por um recapeamento nos próximos dias com o intuito de melhorar a vida dos motoristas que trafegam pelo local. Em entrevista concedida ao Agora Jornal, o secretário municipal de Obras e Infraestrutra (Semov), Tomaz Neto, detalhou o projeto e explicou o que se tem feito para resolver o problema de uma cidade que ele admite estar “toda esburacada”.
“Pleiteamos junto aos Ministério das Cidades recursos da ordem de R$ 24 milhões para recapear 81 avenidas e ruas de Natal. A cidade está toda esburacada, e na situação em que ela se encontra só o recapeamento vai resolver os problemas e dar melhor conforto às pessoas que vão transitar por essas avenidas, principalmente através de transporte coletivo, que está sendo priorizado”, disse.
Segundo Tomaz Neto explica, o recapeamento da Avenida Prudente Morais foi iniciado com recursos próprios da prefeitura de Natal, e vai contemplar o trecho da Prudente compreendido entre a Rua Mossoró e Avenida Alexandrino de Alencar, o qual ele considera ser “a pior parte da avenida”. O prazo para conclusão das obras é 30 dias. Tomaz Neto acredita que a equipe da Semov será capaz de conseguir finalizar os trabalhos até antes do prazo estipulado, mas vai depender da ação do inverno.
O orçamento da obra, por sua vez, foi demarcado em R$ 1,26 milhão. Das empresas que participaram da licitação, venceu a Construtora Esse Engenharia. A obra em si consiste na reconstrução de meios-fios quebrados em toda a extensão do trecho da avenida, e na suspensão das tampas para Boca de Lobo e de poço de visita do esgoto. “O intuito é deixá-los nivelados com asfalto, para não ficar aquele pequeno batente que muito incomoda as pessoas”.
Tomaz Neto revelou que a Semov pediu, junto ao Ministério das Cidades, recursos para auxiliar nas obras. A resposta obtida foi que “o orçamento geral da união não tem recursos, e se quiser vamos ter que pegar empréstimo do FGTS”. Nesta quarta-feira 26, serão abertas inscrições para um financiamento oferecido pelo governo federal às prefeituras. A condição para que isso seja possível é que a prefeitura esteja em condições de pagar o empréstimo.
O secretário de Obras e Infraestrutura se mostrou na expectativa de que os trabalhos possam ser concluídos com sucesso. “Na situação em que hoje se encontram essas vias, se conseguirmos fazer o recapeamento de uma avenida como a Prudente de Morais, devolveremos à comunidade o conforto de transitar sem cair em buracos. A operação de tapa buraco está prevista para ser retomada em agosto, porque estou finalizando as licitações de tapa buraco até o final de julho, por isso ainda não retomamos. Outra coisa que nos ajuda é se parar de chover – parando de chover, retomaremos as obras.
Homem, ele não resolve nem os problemas do bairro em que mora, imaginem os outros. O parque das Colinas e o San Vale só anda bem quem tem 4×4 é uma vergonha!
Incompetência da Prefeitura que deixou a cidade ficar nessa situação. Se está assim hoje, é pq foi negligenciada por muito tempo. Aí vem alguns, como desculpa, querendo jogar a culpa nas chuvas que caíram.
O RN está abandonado!!!
Recuperar toda malha asfáltica em Natal é uma boa iniciativa. A cidade precisa e merece, seria um marco administrativo do prefeito. Porém resta a pergunta?
Qual a qualidade do asfalto a ser aplicado? Qual a garantia do serviço, 10 anos ou mais?
Esse asfalto que vem sendo usado nas operações "tapa buraco" só segura 01 chuva, na segunda, o já abre e apresenta novos buracos.
Outro fato que todos testemunham na operação "tapa buraco" é ver a empresa tapar um buraco e ao lado deixar o asfalto todo rachado, abrindo em seguida com a chuva e movimento dos carros. A operação "tapa buraco" é necessário, mas a anos não é eficiente. Tapa o buraco e deixa as rachaduras nas vias.
As empresas que fornecem o asfalto em sí (BR Distribuidora e afins) o fazem com altíssima qualidade. O problema é que as empresas que aplicam o asfalto em Natal fazem um serviço porco, economizam nas subcamadas ou não fazem direito, misturam com alguma areia fora do padrão para ganhar dinheiro em cima, fora o superfaturamento de sempre. Aí o asfalto não dura um inverno e já está todo pipocado.
A CULPA DESSA BURAQUEIRA É EM BOA PARTE DA CAERN E AS EMPRESAS DE TATUS QUE ELA CONTRATOU E FAZEM O SERVIÇO MAL FEITO, TODA RUA QUE FOI CAVADA POR ELAS APRESENTA DEFEITOS OU FALHAS. ESTA PORCARIA DEVERIA MESMO SER PRIVATIZADA!!!
Na realidade Natal é um buraco sem fim.
Secretário, o sr. exagerou, mas de fato todas as ruas de Natal tem buracos!!!
Esse trabalho tem que ser constante. Não se pode aguardar um pacote grande para transformar Natal em um canteiro de obras de tapa buracos. Tem que gastar R$600.000,00/mês de nosso IPTU na manutenção das vias existentes.
Amigo, por que não tapam os buracos primeiro? O dinheiro gasto nesses recapeamentos dá pra recuperar toda a malha viária. Secretário, me ajude! … vai querer que eu desenhe?
90% da culpa dos buracos e crateras é da Caern, que ao fazer o saneamento, obras em geral, fazem o serviço de recapeamento de péssima qualidade, deixando tofa a cidafe um caps.
Aqui no conjunto piranji, ao lado da av: Airton Sena é vergonhoso. Cadê o dinheiro do IPTU que esses moradores pagam? QUal foi gato que comeu? FOi desviado pra onde?É uma vergonha! MAis vcs não moram ali. Não estão muito preocupados não.
ainda bem que reconhece, porque nos pneus dos carros dos eleitores/cidadãos está um estrago grande, só prejuízo. O Município deveria indenizar todos os motoristas neste País onde as Fazendas Públicas são cheias de privilégios e o cidadão que se tore!