Temer tenta abafar denúncia e dar ênfase às reformas

Brazil's President Michel Temer reacts during a ceremony at the Planalto Palace in Brasilia, Brazil July 13, 2017. REUTERS/Adriano Machado TPX IMAGES OF THE DAY ORG XMIT: BSB202

O presidente Michel Temer vai usar o recesso parlamentar para tentar tirar a denúncia contra ele da agenda política e emplacar discurso de retomada da discussão das reformas governistas.

A estratégia da equipe presidencial é atribuir novamente ao presidente o selo de “reformista”, em um esforço para reverter o clima de incerteza com a votação no plenário da Câmara da denúncia contra ele por corrupção passiva.

O Congresso entra em “férias” de duas semanas a partir desta terça (18). A votação da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) pelos deputados está marcada para o dia 2 de agosto. Entretanto, o Planalto já trabalha para empurrá-la para setembro, apesar da resistência do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Temer sabe do risco de surgirem novos fatos contra ele neste período de recesso, como uma nova denúncia da PGR, desta vez por obstrução de Justiça, e as possíveis delações premiadas em negociação do ex-deputado Eduardo Cunha e do doleiro Lúcio Funaro.

O presidente avalia, porém, que é urgente buscar uma reaproximação com investidores e empresários. Isso porque, no início de julho, quando ganhou força a ideia de Maia substituir Temer, agentes de mercado já precificavam a queda do peemedebista.

Por esse esforço passa um movimento para destravar a reforma tributária, emperrada desde abril, e rediscutir a previdenciária, com a abertura da possibilidade de fatiamento e flexibilização do texto original.

No sábado (15), Temer almoçou no Jaburu com os ministros Antonio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Mendonça Filho (Educação). No domingo (16), recebeu Torquato Jardim (Justiça).

A ofensiva do presidente terá início nesta segunda (17), quando gravará vídeo defendendo as mudanças na legislação trabalhista aprovadas na semana passada pelo Senado e em defesa do prosseguimento das reformas. Na quarta (19), deve se reunir com as centrais sindicais.

A intenção de Temer é apresentar no retorno do Congresso a medida provisória com mudanças nas regras do PIS e da Cofins.

O movimento seria uma forma, na avaliação de assessores, de tentar causar impacto positivo no momento em que o plenário da Câmara deve votar a denúncia.

No final de julho, ele se reunirá com a base aliada para discutir se há espaço para votar o texto aprovado da reforma previdenciária ou se ele terá de ser reduzido, mantendo, por exemplo, apenas a idade mínima. Ele também discute gravar vídeo convocando pré-candidatos à sucessão presidencial a apoiarem as novas regras.

FOLHAPRESS

Publicidade

Comentários:

  1. João disse:

    Quem fizer um raio X sem paixão vai ver que o governo PT trabalhava pelo desenvolvimento do Brasil e defendia os trabalhadores. Quem não reconhece isso ou age de má fé ou é um ludibriado pela grande mídia.simples assim.

  2. Romualdo disse:

    Realmente, independentemente de ser ou não ser Petista ou Lulista, LULA incomoda muita gente.
    E se apenas 1 (um) Lula incomoda tanta gente, imagine Milhões de Lula?
    Nas últimas eleições foram 54 milhões…
    E uma coisa tenho que reconhecer, Lula ou o PT jamais aprovariam essa Reforma Trabalhista e Previdenciária como estão sendo aprovadas, nem entregariam os campos de Petróleo, tampouco transfeririam os delegados da Federal e retiraria os seus recursos matando-a por inanição.
    Os Programas sociais estão lentamente sendo diminuídos e encerrados para que os aumentos do judiciário e do Ministério Público sejam dados, e mantidas as aposentadorias e privilégios das castas superiores do Legislativo, Judiciário e Executivo.

    • Netto disse:

      Não aprovaria as reforma mesmo. A história mostra que ele quer que os outros tenham o ônus
      de passar medidas ou reformas impopulares, para depois ficar dando uma de joão-sem-braço, ficando com o bõnus delas decorrentes. Os programas sociais continuam. Vão continuar. Houve cortes, como houve no governo de Dilma. Menos maniqueísmo,certo? Entrega do pressal? Ainda não saiu do lugar.

    • Ceará-Mundão disse:

      Procure na internet, caro "cumpanhero", os vídeos do Lula e da Dilma falando sobre as reformas trabalhista e previdenciária. O Lula, inclusive, fez a sua reforma. Duas emendas à CF piorando as condições para as aposentadorias. A atual reforma da Previdência foi enviada ao Congresso pela Dilma no início de 2016. Sinceramente, a internet é mesmo maravilhosa prá desmascarar mentiras e más intenções. Procurando nela a gente encontra tudo. Tente você também.

  3. Netto disse:

    Interessante vai ser a cara da esquerda quando o povo constatar que esse papo de "tirar
    direitos" era pura empulhação.

    • Rômulo disse:

      Interessante vai ser sua cara quando você se der conta de que tiraram seus direitos na sua cara, com a sua aprovação!

  4. LUCY disse:

    A ALEGRIA DOS COXINHAS VAI DURAR POUCO , AS ELEIÇÕES SE APROXIMAM E ELEGEREMOS UM PRESIDENTE COM AGENDA POPULAR ,SE NÃO FOR O LULA SERÁ ALGUÉM QUE ELE INDICAR , PRESIDENTE DA ESQUERDA ELEITO PELO VOTO POPULAR. A LIDERANÇA DO LULA NÃO ACABOU , AGUARDEM.

    • Rômulo disse:

      Pode crer! O almofadinha Dória e o fascista Bolsonaro não terão nem chance. Quem mandou apoiar as reformas que querem retirar direitos do povo. Daremos o troco aos golpistas em 2018!

    • Ceará-Mundão disse:

      Dois comentários risíveis, repletos de clichês de esquerda, com suas costumeiras fantasias e desonestidades intelectuais. Acho que sequer sabem o que é fascismo. Prá frente, Lava Jato. Desmascarem e levem os bandidos pro seu devido lugar.

  5. Waldemir disse:

    Eu quero ver é Luladrao na Cadeia
    Isso é que vai ser bom para o Brasil
    Fora PT
    Fora MILITONTOS

  6. Marcelo Oliveira disse:

    na semana que antecedeu a votação do impeachment na câmara, o "santo" lula se hospedou num hotel em Brasília (pago por quem?) se "reunindo" com deputados e tentando fazer eles mudarem de lado, como?
    $ó ele$ $abem como!

  7. Chora Coxinha disse:

    AS PANELAS ESTÃO GUARDADAS
    EM HOMENAGEM A CORRUPÇÃO
    OS PATOS JÁ ESTÃO DANÇANDO
    NO DOMINGO NA TELEVISÃO

    DANÇA GEDEL COM MOREIRA
    JUCÁ COM PADILHA
    CHAMA O AÉCIO MANÉ
    QUERO VER O TEMER BALANÇAR

    CHAMA O AÉCIO MANÉ
    POIS PRA APAGAR ESSE FOGO
    SÓ O MORO E O GILMAR

    • Lindemberg disse:

      Chora não mortadela desesperada. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Quem está desesperado é o PT.
      Quem votou e elegeu Temer foram vocês do PT.
      Temer foi vice de Dilma e foi nele que vocês votaram kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Ceará-Mundão disse:

      É ridículo a gente ver vocês petistas, que são os responsáveis por todos os problemas que o nosso Brasil está vivendo, incluindo a condução do Temer ao poder (vice da chapa de vocês, lembra "cumpanhero"?), querendo posar de "virgens imaculadas", como se nada tivessem a ver com tudo isso. O fanatismo é realmente a maior desgraça que assola a humanidade. Quer seja a nível mundial (o fanatismo religioso talvez seja o maior exemplo), quer na política nacional (os fanáticos de esquerda defendendo os seus "bandidos prediletos") ou em outros países (vide a Venezuela), o fanatismo é sempre fonte de muitos problemas e sofrimento. E é muito difícil de ser combatido.

    • Giselle disse:

      Realmente, onde estão os paneleiros de plantão e também aquele povo vestido de verde amarelo hem??? Tudo com rabinho entre as pernas…

    • Paneleiro de Plantão disse:

      Eu, 'enquanto' paneleiro de plantão, digo que sairia de novo às ruas com a camisa da CBF.
      Temer eu um mal infinitamente menor do que em relação a Dilma. Ainda estamos no lucro.
      Se Dilma estivesse no comando, estaríamos começando a ver supermercados sendo
      saqueados por turbas famintas, do mesmo modo que na Venezuela, e o governo reagindo
      com mais intervencionismo. Toda a sexta-feira eu desenho um pentagrama, acendo uma vela
      e cada ponta e sacrifico um bode no meio, em louvor a Temer.

    • Paneleiro de Plantão disse:

      Temer é um menor em relação a Dilma. Sim, e a esta altura Dilma estaria fazendo um monte de barbeiragem intervencionista que causaria ainda mais escassez, o que levaria a mais medidas
      intervencionistas e mais escassez…

    • Jorivan disse:

      As viúvas de Aécinho do Pó estão nervosas.
      kkkkkkkkkkkkkk
      Basta falar dos "Bandidos de estimação"…
      Vcs não são contra a Corrupção?
      Ou só a corrupção de alguns, as cometidas por Pobres, Pretos, Prostitutas e Petistas, é?
      Vcs não são melhor do que ninguém. São farinha do mesmo saco. Só discriminam e ficam indig-enganados quando são petistas os acusados. Os Aecistas e Temestas podem!!!

    • Ceará-Mundão disse:

      Vocês militontos fanáticos nunca entenderão o sentimento dos verdadeiros brasileiros. Com suas camisas vermelhas, bandeiras do PT e da CUT, símbolos comunistas e camisas com a estampa do genocida Che Guevara, resta-lhes a empulhação e a desonestidade intelectual. Seus "heróis" há muito vêm sendo presos (falta o chefão) e a rejeição a suas ideias cresce a passos largos. 2016 foi uma prévia. Em 2018 vai ser engraçado vê-los fazendo a única coisa que sabem: mentindo na tentativa de defender seus bandidos prediletos. Enquanto isso, os verdadeiros brasileiros torcem pela punição dos corruptos. TODOS.

  8. Alexandre Magno disse:

    Vamos em frente PRESIDENTE deixe a imprensa e o PT falando sozinho