Política

Zé Dirceu convoca estudantes à ‘batalha nas ruas’ para fazer justiça aos envolvidos no Mensalão

Realiza-se no Rio o 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista, entidade estudantil vinculada ao PCdoB. Começou na quinta e termina neste domingo (10). Na véspera do encerramento, discursou no evento um efervescente José Dirceu.

A proximidade do julgamento do processo do mensalão parece tê-lo deixado inquieto. Algo subiu-lhe à cabeça. O companheiro virou dois: ele e o seu personagem. Dirceu como que pediu socorro:

“Todos sabem que este julgamento é uma batalha política. E essa batalha deve ser travada nas ruas também porque senão a gente só vai ouvir uma voz, a voz pedindo a condenação, mesmo sem provas. É a voz do monopólio da mídia. Eu preciso do apoio de vocês.” Evocando o seu passado de líder estudantil, acrescentou:

“Não podemos deixar que este processo se transforme no julgamento da nossa geração. Por isso, peço a vocês, hoje aqui, fiquem vigilantes. Não permitam julgamento político. Não permitam julgamentos fora dos autos. A única coisa que nós pedimos é o julgamento nos autos e que a Justiça cumpra o seu papel.”

Posou de vítima: “Eu tenho que provar a minha inocência. Eu deveria ter a presunção da inocência. Mas sou eu que tenho de provar. Me lincharam, me condenaram. Se eu estou aqui hoje de pé é graças a vocês… Mas agora é a batalha final. É a reta final. Eu quero este julgamento. Quero olhar nos olhos daqueles que me acusaram e me lincharam esses anos todos.”

Elegeu a imprensa como seu algoz: “Estamos travando uma batalha contra quem? Contra a oposição? Não. São partidos que foram derrotados em duas eleições presidenciais. Estamos enfrentando o poder da mídia, do monopólio dos veículos de comunicação.”

Cada escândalo tem sua fatalidade própria. A excentricidade do caso do mensalão foi a corrupção acéfala, a máfia sem capo. Lula ‘Não Sabia de Nadinha’ da Silva reivindica o papel de cego. E José Dirceu, apontado pela Procuradoria da República como “chefe da quadrilha”, pede que o vejam como um antilíder.

No tempo em que a política brasileira fazia sentido, Deus era Deus, o diabo era diabo, o PT era PT, o Delúbio Soares era pau-mandado, o Lula era Todo-Poderoso e o Dirceu era protagonista nato. Hoje, a nitidez perdeu sua função. Nada é o que parece. Dirceu, por exemplo, vende-se como uma espécie de sub-Delúbio.

À procura de solidariedade, o ex-líder arrasta para o banco dos réus gente que nada teve a ver com a encrenca. Roga à rapaziada que não permita que “processo se transforme no julgamento da nossa geração.” Nas páginas do livro ‘A Luta Contra a Ditadura’, Dirceu falou sobre sua “geração”, hoje já entrada em anos. Vale a pena ouvir esse Dirceu do livro:

“É difícil reproduzir o que foi o espírito de 68, mas posso dizer que havia uma poderosa força simbólica impulsionando a juventude […]. O mundo parecia estar explodindo. Na política, no comportamento, nas artes, na maneira de viver e de encarar a vida, tudo precisava ser virado pelo avesso. Para nós, o movimento estudantil era um verdadeiro assalto aos céus.”

No céu do poder, o PT roubou a cena com uma indecência que virou o sonho do avesso. Protagonista da vitoriosa campanhas e do primeiro reinado de Lula, Dirceu tenta agora cavar na enciclopédia um verbete de figurante. É um inocente culpado. Ou um culpado inocente. Nada a ver com aquele ego empinado de outrora, colecionador de façanhas inauditas.

É como se, pardal de si mesmo, Dirceu se esforçasse para sujar, com desenvoltura dialética, a testa da estátua de bronze de que sempre se julgou merecedor. Em litígio com o personagem que criou, o ex-líder autoconverte-se em pobre-diabo. E tenta provar que aquele Dirceu que se revelara vocacionado para o comando desde a primeira mamada morreu. Pior: nunca existiu.

Fonte: Josias de Souza

Opinião dos leitores

  1. Essa convocação deveria ser para apressar o julgamento do Mensalão e em especial a condenação dos PeTralhas que estão envolvidos com desvios de recursos do Governo Federal, ISSO NÃO É PARTIDO É UMA QUADRILHA

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Prefeito afastado de Tangará, Dr. Airton, busca retorno ao cargo após superar depressão

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por BlogdoBG (@blogdobg)

Vídeo: Reprodução

O prefeito de Tangará, Dr. Airton, lançou um vídeo em seu perfil no Instagram, onde compartilhou detalhes de sua vida pessoal e os desafios enfrentados durante seu mandato. Afastado por motivos de saúde devido a uma severa depressão, Dr. Airton revelou que passou por tratamento e agora possui laudos de quatro médicos psiquiátricos atestando sua sanidade mental.

Eleito democraticamente com 5.146 votos, o prefeito afastado manifestou seu desejo de retornar ao cargo para o qual foi eleito. Em sua mensagem, Dr. Airton enfatizou sua prontidão e preparo para reassumir suas responsabilidades como líder da cidade de Tangará.

“Estou pronto, preparado e querendo. Eu vou voltar!”, afirmou Dr. Airton no vídeo. Ele também expressou sua esperança de que a Justiça reconheça sua trajetória de superação e faça justiça em relação ao seu afastamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Lesa Pátria: Polícia Federal cumpre mandados em oito estados para identificar financiadores dos atos golpistas

Foto: Reprodução

A Polícia Federal cumpre, nesta terça (16), 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros para identificar financiadores dos atos golpistas que depredaram as sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Esta é a 26° fase da Operação Lesa Pátria, que investiga os envolvidos nos atos. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nos estados Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Prejuízo
Em fevereiro, a Polícia Federal cumpriu 34 mandados, incluindo três de prisão preventiva. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público pelos ataques de 8 de janeiro de 2023 cheguem a R$ 40 milhões.

A Polícia Federal informou que são investigados os crimes de:

abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
golpe de Estado;
dano qualificado;
associação criminosa;
incitação ao crime;
destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ainda querem falar que a gente não vive uma ditadura”, diz mulher de publicitário alvo da PF no RN

A influenciadora digital Ana Moreno publicou um vídeo nas redes sociais na manhã desta terça-feira (16) logo após o marido dela, o publicitário Rafael Moreno, ser alvo de um mandado de busca e apreensão cumprido pela Polícia Federal no âmbito da nova fase da Operação Lesa Pátria.

Segundo ela, os agentes levaram o celular de Rafael por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Rafael é um dos alvos da operação por suspeita de financiamento dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

“Não dá para dar bom dia no nosso país. 5h da manhã. Busca e apreensão na nossa casa. 5h da manhã. Estávamos dormindo. A única pergunta que eu tenho a fazer é: até quando vai durar isso? 5h da manhã, Federal na sua porta. Constrangimento por falar a verdade, por estar do lado da verdade. Meu esposo… Quem conhece sabe da índole e do caráter. Abrimos nossa casa, afinal a gente não deve nada. A gente abriu a casa sem problema algum, mas está aí. Ainda querem falar que a gente não vive uma ditadura”, afirmou Ana Moreno.

Rafael Moreno foi citado no relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) na CPMI dos Atos Golpistas. “Entre as fontes financeiras, destaca-se a vaquinha virtual mantida pelo publicitário Rafael Moreno de Souza Santos, que chegou a arrecadar mais de R$ 60 mil por meio de um site de financiamento coletivo”, aponta um trecho do texto.

Veja vídeo:

98 FM

Opinião dos leitores

  1. Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu… Como não sou judeu, não me incomodei… No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista… Como não sou comunista, não me incomodei… No terceiro dia vieram e levaram meu vizinho católico… Como não sou católico, não me incomodei… No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar… Martin Niemöller (opositor ao regime nazista) Qualquer semelhança com o Governo atual, não é mera coincidência…
    É lamentável…

  2. Ditadura é o que o marido dessa jovem queria quando apoiou financeiramente a baderna de 08 de janeiro em Brasília. Deixe de mimimi e vão trabalhar para pagar as custas com advogados.

  3. Força para vc é sua família; infelizmente estamos verdadeiramente vivendo a ditadura da toga. Mais nada dura para sempre!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro culpa “fake news” por queda na aprovação de Lula

Foto: Reprodução

O ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, relacionou a queda da popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segmento evangélico às informações falsas disseminadas em redes sociais. Como exemplos, o ministro citou rumores de que o governo federal fecharia igrejas e criaria banheiros unissex nas escolas.

“Se alguém diz que não apoia porque o governo está fechando igrejas, isso é uma mentira e vamos ter que esclarecer. Se ela diz que não apoia porque o governo está tratando de banheiro unissex nas escolas, isso é mentira”,afirmou Dias em entrevista à BBC Brasil.

Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 6 de março mostrou que a aprovação do trabalho do presidente caiu de 54% para 51%. Também conforme o levantamento, a desaprovação é maior entre os eleitores evangélicos: 62%. Os que dizem aprovar a atuação do petista nesse segmento religioso somam 35%. Já entre o eleitorado que se declara católico, 58% dizem aprovar e 39% desaprovam a atuação de Lula. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.

Na entrevista, Wellington Dias reconheceu que declarações de Lula sobre a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza podem ter influenciado na popularidade do governo. O presidente comparou, em fevereiro, a operação militar de Israel na Faixa de Gaza com o extermínio de judeus realizado por Adolf Hitler na Alemanha nazista. Em resposta, Israel declarou que Lula é “persona non grata” (que não é bem-vinda) no país.

Segundo o ministro, as falas do presidente foram “deturpadas”. Ele afirmou que “o Brasil defende a paz, defende que se tenha uma trégua porque ali tem crianças, idosos, pessoas com deficiência, pessoas que não têm nada a ver com a guerra e que estão passando fome e que precisam ser atendidas. […] E esta posição do Brasil foi, infelizmente, deturpada por alguns líderes e elas [as deturpações] terminam tendo efeito.”

Uma das ações encampadas pelo governo para melhorar a aprovação é o lançamento da campanha Fé no Brasil. Criada para divulgar de forma mais integrada as entregas do Executivo, a campanha foi vista como uma forma de se aproximar dos evangélicos.

Poder 360

Opinião dos leitores

  1. Devemos pensar nas crianças da Ucrânia assim como pensamos nas crianças bombardeadas em Gaza, o discurso de Lule é ideológico, depende de quem lança a bomba, não da criança que está em baixo dela.

  2. PRA KEM TA MAMANDO OS OUTROS E SO OS OUTROS. SE ESSE CARA FOSSE GENTE O ESTADO NÃO SERIA UNS DOS MAIS MISERAVEIS E POBRES DO BRASIL. PAPA FIGO ENGANA MENIN9 OU JUMENTO.

  3. Isso é uma conversa bonita desse comparsa de LULADRAO. Mesmo um malandro como o rato 🐀 de nove dedos, não consegue enganar a todos o tempo todo, um dia parte dos inocentes úteis e as bucha de canhão acórdão, e descobrem quem esse esse cabra safado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA: confira a lista dos vereadores mais citados

O Instituto Agorasei também sondou a opinião espontânea dos eleitores de Pureza sobre em quem votariam para Vereador, se as eleições fossem hoje.

 

De acordo com os números da pesquisa, Adriana foi a mais citada com 8,0%, sendo seguida por Fabiano Silva com 6,9% e Seu Lila com 5,1%.

 

Na sequência surgem Leandro Enfermeiro (3,4%); Michele (3,1%); Neguinho Pé no Chão (3,1%); Isaias dos Santos (2,9%); Dilma de Badu (2,0%); Galego Mororó (2,0%); Galego de Olho D’água (1,4%); João Maria Martins (1,1%); Cleiton Auto Escola (0,9%); Berg Santana (0,6%) e Luiz Joventino (0,6%).

 

Com apenas uma citação (0,3%) aparecem Altson Martins, Brito, Ceiça, Daniel, Edilma Lima, Flávia Brito, Franciscarla, Joca da Mata, Lamoniê, Leonardo, Luiz da Farmácia, Marília, Neto Moura, Patrícia Brito e Samara Carvalho

 

Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 8,6%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 45,8%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

Opinião dos leitores

  1. Bom dia BG, Bruno ontem mais uma vez eu tive o prazer de encontrar seu pai meu amigo sr. Assis Oliveira, aqui no rede mais de nova descoberta na ocasião ele se encontrava com o seu irmão “que não estou lembrando o nome dele, só o número 22.222 rapaz muito simpático, aliás filho de sr. Assis não poderia ser diferente, um abraço, só falta conhecer vc de quem sou um grande fã e admirador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA REJEIÇÃO: 38,6% dos entrevistados dizem que não votam de jeito nenhum em Kayrim Medeiros

Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum, para prefeito de Pureza, 38,6% dos eleitores entrevistados citam Kayrim Medeiros. Os que rejeitam a candidatura de Ricardo Brito são 27,1%.

 

Os entrevistados que dizem não rejeitar nenhum dos nomes, que poderiam votar em qualquer um dos dois, somam 23,7%. Já aqueles sem opinião ou que não responderam totalizam 12,9%.

 

Nesta questão da rejeição foi utilizada a metodologia de múltiplas escolhas. Ou seja, o entrevistado podia escolher mais de um dos nomes apresentados. E por isso o quantitativo e o percentual da questão ultrapassam os 350 e 100% respectivamente

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA AGORASEI/ BG/ PUREZA ESTIMULADA: Ricardo Brito lidera a disputa com 45,4% das intenções de voto

Pesquisa realizada pelo Instituto Agorasei, no município de Pureza, mostra Ricardo Brito liderando a corrida sucessória naquele município da microrregião do Litoral Nordeste Potiguar.

 

De acordo com os números da pesquisa, na questão estimulada ele surge com 45,4% das intenções de voto. Já o seu provável adversário, Kayrim Medeiros, é citado por 35,7% dos das pessoas entrevistadas.

 

Aqueles entrevistados que dizem votar branco ou nulo somam 3,4%, enquanto os sem opinião ou que não responderam totalizam 15,5%.

 

Sobre a pesquisa

 

A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 5 de abril deste ano e ouviu 350 eleitores, de 16 anos e acima, nas zonas urbana e rural do município de Pureza RN. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 5.1 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. A pesquisa foi registrada no TSE com a identificação RN-00654/2024.

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

“Memorial político dos Veras e Saldanhas” será lançado dia 18


Foto: Divulgação

Os primos Francisco Galbi Saldanha e Fabiano André da Silva Veras vão lançar o livro “Memorial político dos Veras e Saldanhas.” Evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, às 10 horas, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa do RN, na Cidade Alta, em Natal.

A obra faz um inventário sobre nomes e sobrenomes desses ramos familiares que se cruzam no sertão nordestino, em especial no RN e Paraíba, mostrando caminhos e destaques na atividade pública.

É uma pesquisa com componente genealógico, que mergulha em fontes históricas, orais e documentais sobre os primórdios de Veras e Saldanhas e sua marcha nos escaninhos da política.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Publicitário apoiador de Bolsonaro acorda com PF na sua casa em Natal

Foto: Reprodução

O publicitário paulista Rafael Moreno Souza Santos, apoiador do ex-presidente Bolsonaro, foi surpreendido às 6h desta terça-feira (16) com policiais federais na sua casa, em Natal, onde mora após ser alvo de inquéritos no STF por suposto financiamento para os atos no dia 8 de janeiro de 2023 que resultaram em vandalismo na capital brasileira.

Segundo o documento por ele publicado nas redes sociais, trata-se de uma “representação da Polícia Federal, subsgrita pelo Delegado de Polícia Federal PAULO HENRIQUE BUFAIÇAL COBUCCI, pelas medidas cautelares de busca e apreensão, sequestro e bloqueio de bens, afastamento de sigilo bancário e bloquejo de contas e proibição de propagação de ideias e atos antidentoeráticos “relacionado com o financiamento do(s) acampamentos em frente ao quartel do Exército, que, com reivindicações ilegais, atentaram contra o Estado Democrático de Direito e desempenharam papel crucial nos eventos de invasão e na depredação dos edifícios-sedes dos Poderes da República, ocorridos no 08 de janeiro de 2023”.

O publicitário foi citado no relatório da senadora Eliziane Gama (PSD-MA), na CPMI da Vergonha: “Entre as fontes financeiras, destaca-se a vaquinha virtual mantida pelo publicitário Rafael Moreno de Souza Santos, que chegou a arrecadar mais de R$ 60 mil reais por meio de um site de financiamento coletivo”.

BZ Notícias

Opinião dos leitores

  1. Ver a PF investigar e prender corrupto e traficante, isso não se vê mais já tem algum tempo. Escândalo dos respiradores que nunca chegaram? Besteira! O negócio agora é prender “golpistas” que queriam derrubar o governo sem armas, só com a beleza e postagens. Façam me o favor, sintam alguma vergonha de se prestar a esse serviço, autoridades.

  2. Um dia vieram e levaram meu vizinho que era judeu…
    Como não sou judeu, não me incomodei…
    No dia seguinte, vieram e levaram meu outro vizinho que era comunista…
    Como não sou comunista, não me incomodei…
    No terceiro dia vieram
    e levaram meu vizinho católico…
    Como não sou católico, não me incomodei…
    No quarto dia, vieram e me levaram; já não havia mais ninguém para reclamar…
    Martin Niemöller (opositor ao regime nazista)
    Qualquer semelhança com o Governo atual, não é mera coincidência…

  3. “eu tenho que ter a liberdade de atacar, denigrir, caluminar, tramar contra o estado, planejar golpe militar com meu mito no poder… eu tenho esse direito em nome da minha liberdade de expressão, se alguem tiver tido a vida destruida por mim devisdo meus atos, eu não posso fazer nada, esse é meu direito.

  4. 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
    Ô delícia…🤣🤣🤣🤣
    Bota pra lascar, Xandão!
    Eu autorizo!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Federal indicia empresários por desmatamento em área de proteção ambiental do RN

Foto: Divulgação

Dois empresários foram indiciados pela Polícia Federal por promover desmatamento não autorizado em uma área de proteção ambiental no município de Espírito Santo, na região do Litoral Sul potiguar.

Segundo a polícia, o desmatamento realizado com tratores e outras máquinas ocorreu na Área de Proteção Ambiental Piquiri-Uma, do bioma Mata Atlântica. Os investigados teriam o objetivo de plantar cana-de-açúcar na área.

“O dano ambiental foi constatado por meio de exame pericial que demonstra vasta derrubada de mangabeiras na área de coleta de mangaba dos rurícolas da etnia ‘Catu’, os quais encontram-se sob regularização perante a Funai, como indígenas”, informou a Polícia Federal.

Ainda segundo a PF, no final de janeiro de 2024, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) já havia autuado o empresário mandante, e notificado um outro empresário, executor do desmatamento, proprietário dos tratores de esteira, além de outras máquinas.

A Polícia Federal informou que vai seguir com a investigação e ouvir outros envolvidos nos crimes ambientais.

Após o indiciamento e conclusão do inquérito policial, os autos serão enviados ao Ministério Público Federal para ajuizamento de processo criminal contra os responsáveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *