Diversos

14 mudanças da reforma trabalhista na CLT que pouca gente sabe

Carteira de Trabalho: CLT está prestes a mudar (Ilustração de Paulo Garcia sobre foto de Raul Junior/EXAME.com)

Com seu texto base aprovado na quarta-feira, 26, na Câmara dos Deputados, a Reforma Trabalhista poderá modificar de maneira substancial a a CLT. Vale destacar que a proposta da reforma ainda precisa ser aprovada no Senado.

Confira alguns pontos importantes que vão mudar e terão impacto direto ou no salário de profissionais contratados no regime CLT ou nas relações de trabalho para eles:

1. Ajuda de custo não vai integrar salário

Valores relativos a prêmios, importâncias pagas habitualmente sob o título de “ajuda de custo”, diária para viagem e abonos, assim como os valores relativos à assistência médica ou odontológica, não integrarão o salário. Na prática, isso significa que boa parte do salário do empregado poderá ser paga por meio dessas modalidades, sem incidir nas verbas do INSS e FGTS.

2. Vai ficar mais difícil pedir equiparação salarial

O requisito, para equiparação salarial, da prestação do serviço precisar ser na “mesma localidade”, será alterado para o “mesmo estabelecimento empresarial”. Devendo ser prestado “para o mesmo empregador”, por tempo não superior a quatro anos.

Tal alteração diminui as chances de se pedir equiparação nos casos de empregados que exercem a mesma função, mas recebem salários diferentes, pois trabalham em empresas diferentes do grupo econômico.

Além disso, se exclui a possibilidade de reconhecimento do “paradigma remoto”, quando o pedido de equiparação se dá com um colega que teve reconhecida, por via judicial, a equiparação com outro colega.

3. Gratificação para quem tem cargo de confiança não vai integrar salário depois de 10 anos

Atualmente a gratificação paga para quem está em cargo de confiança, que hoje é em torno de 40% do salário básico, é incorporada ao salário do empregado, caso este fique no cargo por mais de 10 anos. A proposta remove essa exigência temporal, não incorporando mais a gratificação à remuneração quando o empregado é revertido ao cargo anterior.

4. Homologação de rescisão pelo sindicato deixa de ser obrigatória para quem tem mais de um ano de casa

Não haverá mais necessidade de homologação do Termo de Rescisão pelo sindicato ou Ministério Público para os empregados que trabalharem por mais de um ano, valendo a assinatura firmada somente entre empregado e empregador.

5. Demissão em massa não precisará mais ter a concordância do sindicato

As dispensas coletivas, também conhecidas como demissões em massa, não precisarão mais da concordância do sindicato, podendo ser feitas diretamente pela empresa, da mesma forma que se procederia na dispensa individual.

6. Quem aderir a plano de demissão voluntária não poderá reclamar direitos depois

A adesão a plano de demissão voluntária dará quitação plena e irrevogável aos direitos decorrentes da relação empregatícia. Ou seja, a menos que haja previsão expressa em sentido contrário, o empregado não poderá reclamar direitos que entenda violados durante a prestação de trabalho.

7. Perder habilitação profissional vai render demissão por justa causa

Foi criada nova hipótese para rescisão por justa causa (quando o empregado não recebe parte das verbas rescisórias, pois deu motivo para ser dispensado). Pela nova previsão, nos casos em que o empregado perder a habilitação profissional que é requisito imprescindível para exercer sua atividade, tais como médicos, advogados ou motoristas, isso será motivo suficiente para a dispensa por justa causa.

8. Acordo poderá permitir que trabalhador receba metade do aviso prévio indenizado

Foi criada a possibilidade de se realizar acordo, na demissão do empregado, para recebimento de metade do aviso prévio indenizado. O trabalhador poderá movimentar 80% do valor depositado na conta do FGTS, mas não poderá receber o benefício do Seguro Desemprego.

9. Arbitragem poderá ser usada para solucionar conflitos trabalhistas

Também foi criada a possibilidade de utilização da arbitragem como meio de solução de conflito, quando a remuneração do empregado for igual a duas vezes o limite máximo estabelecido para os benefícios da Previdência Social (atualmente de R$ 5.531,31).

10. Contribuição sindical será facultativa

A contribuição sindical deixa de ser obrigatória e passa a ser facultativa tanto para empregados quanto para empregadores.

11. Duração da jornada e dos intervalos poderá ser negociada

As regras sobre duração do trabalho e intervalos passam a não serem consideradas como normas de saúde, higiene e segurança do trabalho para os fins da negociação individual. Isso significa que poderão ser negociadas, ao contrário do que ocorre atualmente.

12. Negociações deixam de valer após atingirem prazo de validade

Atualmente, uma vez atingido o prazo de validade da norma coletiva (convenção ou acordo), caso não haja nova norma, a negociação antiga continua valendo. Pela proposta reformista isso deixa de acontecer. As previsões deixam de ser válidas quando ultrapassam a validade da norma, não podendo mais ser aplicadas até que nova negociação ocorra.

13. Acordo Coletivo vai prevalecer sobre Convenção Coletiva

Fica garantida a prevalência do Acordo Coletivo (negociação entre empresa e sindicato) sobre as Convenções Coletivas. Atualmente, isso só acontece nas normas que forem mais benéficas ao empregado.

14. Quem perder ação vai pagar honorários entre 5% e 15% do valor do processo

Fica estabelecido que serão devidos honorários pagos aos advogados pela parte que perde à parte que ganha, entre 5% e 15% sobre o valor que for apurado no processo.

Isso passa a valer até mesmo para beneficiário da Justiça Gratuita, que ficará com a obrigação “em suspenso” por até dois anos após a condenação.

*Marcelo Mascaro é sócio do escritório Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista e diretor do Núcleo Mascaro

Exame

 

Opinião dos leitores

  1. Boa noite , gostaria de saber sobre o acordo coletivo de trabalho . Pois minha empresa que e de metrologia nao aderiu ao feriado do dia 16/10/17 e disse que os funcionarios teriam que trabalhar e postou o comunicado. Isso e valido

  2. Hoje em dia com o sindicato acompanhar as homologação as empresas já não pagam a recisão direito agora só o empresário e empregado simplesmente vai pagar quando quiser é enquanto vezes quiser ????

  3. pessoal porque tanta reclamação, se tu trabalha em uma empresa que não ta dando certo e não ta satisfazendo com o salario pago, pula pra outra melhor, ou então quebra um pouquinho a cabeça estuda e tenta um concurso público, agora ficar reclamando do empregador é brincadeira e cuspir no prato que come…

  4. Qual
    O direito de 14.000.000 desempregados
    O empresário não é contra o trabalhador não um precisa do outro
    Só que o PT sempre quiz dividir nos eles
    Por isso que está essa M…

  5. A CUT quer diferente, é?
    Sei.
    Ela teve 13 anos bafejando o poder, por que não conduziu a reforma trabalhista?
    Sofreu gópi, foi?
    Também sei.

  6. Muita atenção ao item 2. Antes da reforma uma empresa com sede em são Paulo pagava metade do salário nas filiais, principalmente no nordeste…Isso sim deveria mudar a favor do trabalhador, a equiparação com o salário da sede. Agora a sede pode terceirizar na sede e nas filiais com valores locais. Essa reforma só beneficia EMPRESÁRIOS. Enquanto as pessoas se preocupam com lula e o PT. Os partidos que aprovaram todas as medidas de Lula e Dilma, que deixaram o país nesta situação, e estão no poder agora, fazem a festa pra transformar os trabalhadores em escravos de contratos pró-empregador!!! O fim da contribuição sindical obrigatória eu aprovo!!!

  7. Daqui a 40 anos quando nós estivermos pra se aposentar quero ver os apoiadores desta reforma tudo feliz. Kkkk

  8. Resumindo vão lascar os empregados e beneficiar o empregador, estamos retroagindo#lascoutudo…… Nenhum desses políticos sebosos, ladrões me representa.

  9. Isso vai ser um retrocesso nas relações de emprego. Vai gerar conflitos internos nas empresas entre ambos interesses. Retirar a condição do trabalhador como o hiporsuciente é prevalecer o empregador e voltar a época da revolução industrial.
    Como pode um acordo coletivo sobrepor a à uma Lei? Que empregador vai querer a famosa condição mais benéfica pro empregado? Num país de corrupto retirar a obrigatoriedade da homologação de uma rescisão de trabalho após 1 ano é decretar omissões de direitos aqueles sem conhecimento dos próprios direitos…

    Como isso vai funcionar com uma economia afundada e o proprio governo onerando quem pode empregar…?

  10. O que o trabalhador brasileiro que é viver como Lula, todos os direitos e nenhuma obrigação, isso é coisa de pais subdesenvolvido mesmo!!! vão trabalhar nos países da Europa e nos EUA pra ver a diferença!! bando de vagabundos!!! só querem mamata!!!

    1. la eles vao ver o absurdo que eh receber 12 dolares por hora de trabalho ne?

  11. Em países desenvolvidos, as pessoas são livres para negociar sua mão de obra, o trabalhador diz como quer e como pode ser disponível, e o empreendedor( visto aqui como inimigo) diz como lhe é conveniente, se estiverem de acordo, faz-se um contrato. Simples assim. Aqui nem o empregado sabe de tudo que ganha, nem o empregador é consciente de tudo que paga. Existe toda uma burocracia, obrigando prá isso, a contratação de contadores, advogados trabalhistas, tributarista, previdenciários e tudo, fazendo com que grande parte do capital, que poderia ser direcionado para a produção, termina sendo aplicado no mercado financeiro, causando essa multidão de desempregados e todas suas cosequências.

    1. Num país desenvolvido o trabalhador ganha um salário que dá pra viver bem, não tem uma ruma de impostos como no Brasil onde o salário todo vai pro governo.

      E desde quando no Brasil patrão negocia com empregado.
      Numa negociação o empregado já entra derrotado.

    1. APENAS VAI DEIXAR MAIS DIFÍCIL AS AVENTURAS JUNTO AO JUDICIÁRIO QUE HOJE NÃO TEM FREIO SE PEDE DE TUDO POR TUDO

  12. Isso é o resultado das escolhas que fazemos votando nesses políticos q não nos representam.
    A população não pode deixar passar essa reforma, temos q mostrar a nossa força.
    Somos maioria. Vamos tirar todos esses q votaram a favor e vamos lutar até o fim pelos direitos conquistados.

    1. A COMEÇAR POR QUAL PARTIDO ??? AQUELE QUE DEIXOU 14.000.000 DE DESEMPREGADOS OU OS QUE ESTÃO ENVOLVIDOS NO PETROLÃO E OUTRAS MARACUTAIS MAIS?

    2. Kkkkkk não sabe nem o que fala
      Se vc é empregado não pode ficar contra o empresário pois é ele que paga seu salário entendeu ou quer que eu desenhem

  13. Antes que comecem com sandices: não sou empresário. Mas lendo estes pontos, não concordo com o nº 2 e o nº 5. O resto eu concordo. O trabalhador perde em alguns pontos destes mas temos que ser justos com os dois lados. Está longe de ser este terror todo que algumas pessoas pregam.

  14. enfim, livres da escravidão fascista de um estado falido e corrupto.. #viavaliberdadedeescolha

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Correios projetam prejuízo de R$ 9,1 bilhões em 2026, mesmo após plano de reestruturação

Foto: Ricardo Stuckert

A diretoria dos Correios estima um prejuízo de R$ 9,1 bilhões em 2026, valor superior às perdas previstas de R$ 5,8 bilhões em 2025. As informações foram antecipadas pelo portal G1. Parte do rombo do ano passado só não foi maior devido ao adiamento de obrigações financeiras.

A projeção indica baixa efetividade do plano de reestruturação anunciado no segundo semestre de 2025, que previa economia anual de R$ 7,4 bilhões até 2027. As principais medidas incluíam corte de 15 mil funcionários, fechamento de 1 mil agências e ações para ampliar receitas.

Retirados do programa de privatização no início do terceiro mandato do presidente Lula, os Correios enfrentam queda no volume de correspondências, forte concorrência privada e ingerência política, fatores que agravaram a crise financeira.

Em 2024, a estatal também assumiu um aporte de R$ 7,6 bilhões no Postalis, fundo de previdência dos empregados, para cobrir prejuízos acumulados desde investimentos feitos entre 2011 e 2016.

Para enfrentar o déficit, a empresa tentou contratar um empréstimo de R$ 20 bilhões, vetado pelo Tesouro Nacional devido ao custo elevado. Posteriormente, fechou um financiamento de R$ 12 bilhões com um consórcio de bancos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CASO BANCO MASTER: Vorcaro teria relatado pagamento de R$ 20 milhões à empresa de Toffoli

O ministro do STF Dias Toffoli e o CEO do Banco Master, Daniel VorcaroFotos de Evaristo Sá/AFP e Ana Paula Paiva/Valor

Investigadores da PF (Polícia Federal) que apuram o caso do Banco Master confirmaram à CNN Brasil ter encontrado, no celular do banqueiro Daniel Vorcaro, conversas com menções a pagamentos de ao menos R$ 20 milhões à empresa do ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Apesar disso, os agentes afirmam ainda não haver elementos suficientes para comprovar se os valores chegaram, de fato, a ser transferidos ao magistrado ou a eventuais intermediários.

O gabinete de Toffoli admitiu em nota divulgada nesta quinta-feira (12) ser sócio da Maridt, empresa ligada a seus familiares que vendeu uma participação do Resort Tayaya ao Fundo Arleen, ligado a Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Toffoli não é formalmente investigado e não houve quebra de sigilo bancário ou fiscal do juiz da Suprema Corte.

Conforme antecipou o analista Caio Junqueira, o relatório da PF entregue ao presidente do STF, Edson Fachin, aponta a existência de mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro e seu cunhado, Fabiano Zettel, tratando de pagamentos à empresa Maridt.

Apesar de admitir sócio da Maridt, o gabinete de Toffoli afirmou que desconhece o gestor da Arleen e que nunca manteve relação de amizade, “muito menos amizade íntima”, com Daniel Vorcaro. O ministro acrescentou ainda que jamais recebeu qualquer valor do banqueiro ou do cunhado dele, Fabiano Zettel.

CNN Brasil – Débora Bergamasco

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

TSE rejeita suspensão de desfile em homenagem a Lula por unanimidade, mas ministros alertam para riscos de ilícitos eleitorais

Foto: divulgação

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações dos partidos Novo e Missão que tentavam impedir o desfile da Acadêmicos de Niterói, cujo enredo homenageia o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os ministros entenderam que a proibição configuraria censura prévia, embora tenham apontado indícios de possíveis ilícitos eleitorais.

A escola, que estreia no Grupo Especial, levará à avenida o enredo “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. As legendas alegam propaganda eleitoral antecipada e pediam a proibição da participação de Lula no desfile, além do uso das imagens para fins eleitorais.

Relatora do caso, a ministra Estela Aranha afirmou que não há comprovação de irregularidade no momento e que eventuais ilícitos devem ser apurados após os fatos. A presidente do TSE, Cármen Lúcia, reforçou que a decisão não representa salvo-conduto, e que o processo seguirá em investigação pelo Ministério Público Eleitoral.

Opinião dos leitores

  1. Não existe no ordenamento jurídico brasileiro, o PRÉ CRIME. Deixa a Escola de Samba entrar na avenida. Aguardemos dia 15/02/2026 – Domingo. Cenas dos próximos capítulos. O Mentiroso vai sair como se fosse perseguido. A “alma mais honesta” do Brasil, quiçá do Mundo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Indicado por Walter Alves, Alan Silveira pede exoneração da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RN

Foto: Adriano Abreu

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte (SEDEC-RN), Alan Silveira, pediu exoneração do cargo. A saída ocorre em meio ao rompimento político do vice-governador Walter Alves (MDB) com a governadora Fátima Bezerra (PT), que alterou a composição da base aliada no Executivo estadual.

Filiado ao MDB, Alan Silveira ocupava a secretaria como parte da articulação política do partido dentro do governo estadual. Ex-prefeito de Apodi, Alan comandou o município por duas gestões consecutivas, sendo a última entre 2021 e 2024.

A saída de Alan Silveira representa o segundo cargo estratégico indicado por Walter Alves a deixar o governo após o rompimento. Na quarta-feira (11), o diretor-presidente da Caern, Sérgio Rodrigues, também foi exonerado. Ele igualmente era indicação do vice-governador.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Com 2 milhões em dívidas com Guamaré, Camanor quer acabar com o tradicional mela-mela no Carnaval deste ano

Foto: Divulgação 

Em meio à cobrança de uma dívida tributária milionária — estimada em quase R$ 2 milhões — a empresa Camanor passa a questionar justamente uma das tradições culturais mais antigas de Guamaré: o “mela-mela” de carnaval.

Coincidentemente, no momento em que o Município exige o pagamento de tributos devidos, surge a narrativa de que o melaço de cana — utilizado há décadas na brincadeira popular — estaria causando impacto ambiental nos viveiros da empresa.

A pergunta que ecoa é inevitável: por que essa preocupação ambiental só ganha força agora?
A empresa, que busca anistia ou remissão integral do débito tributário, sustenta que o melaço biodegradável comprometeria sua produção.

É legítimo discutir meio ambiente. É legítimo discutir tributos. O que não parece razoável é transformar uma tradição popular em vilã exatamente quando há uma cobrança milionária em curso. Cabe refletir: trata-se de preocupação ambiental genuína ou de uma estratégia empresarial em meio a uma disputa tributária?
Guamaré conhece sua história. E, sabe separar tradição de conveniência.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem mata os dois filhos, publica declaração de amor e tira a própria vida após descobrir traição da esposa

Fotos: Reprodução

O secretário de Governo de Itumbiara (GO), Thales Machado, de 40 anos, atirou contra os dois filhos dentro de casa e, em seguida, tirou a própria vida. O caso ocorreu na noite de quarta-feira (11) e é investigado pela Polícia Civil como homicídio consumado e homicídio tentado, seguidos de autoextermínio. Não há indícios de participação de terceiros.

O filho mais velho, de 12 anos, foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Modesto de Carvalho, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade. O caçula, de 8 anos, chegou a ser operado e internado em estado gravíssimo na UTI do Hospital Estadual de Itumbiara, mas não resistiu e morreu na manhã desta quinta-feira (12), conforme familiares.

Thales era genro do prefeito Dione Araújo. Horas antes da tragédia, publicou nas redes sociais um vídeo ao lado dos filhos, com a mensagem: “Que Deus abençoe sempre meus filhos, papai ama muito”. Ele também deixou uma carta de despedida, posteriormente apagada, na qual mencionava problemas no casamento, afirmava estar emocionalmente abalado, pedia perdão à família e fazia referências religiosas.

O inquérito foi instaurado e é conduzido pelo Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itumbiara, que realiza oitivas e perícias sob sigilo.

96FM

Opinião dos leitores

  1. Jesus ! Que absurdo. O que esse canalha fez, foi vingar-se da mulher; por acaso, uma traição lhe daria direito de tirar a própria vida? Que a mão de Deus pese pesadamente contra esse percerso; no entanto, se a mulher tivesse uma vida honesta, não daria motivos para esse canalha fazer o que fez; se ela não.l onqueroa mais, que tivesse pedido o divórcio

  2. Homens precisam parar de idolatar mulheres a esse ponto. O cara idolatrava tanto a mulher que levou um chifre e tratou como o fim do mundo. Para punir a mulher, matou os filhos.

    Esse covarde idólatra merece ter seu nome amaldiçoado e nunca mais lembrado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PT articula federação com PSOL para eleição

Foto: Reprodução

Lideranças do PT e do PSOL estão articulando nos bastidores a formação de uma federação entre os dois partidos para as eleições de 2026.

Segundo fontes das duas legendas ouvidas pela CNN, a ideia tem o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que pode entrar em campo se a negociação esbarrar em resistências internas.

O ministro da Secretário-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, também apoia a proposta.

No mapa interno do PSOL, o grupo de Boulos, chamado “Revolução Solidária”, defende essa tese, mas outra ala, chamada “PSOL Popular”, é contra.

Segundo relatos ouvidos pela CNN, o presidente Lula vê Boulos e a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) com dois quadros fortes e promissores.

Aliados de Boulos dizem que o ministro pode até mudar para o PT, mas só depois da eleição.

CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

OPERAÇÃO RED DEAD: Polícia prende 12 e desarticula organização criminosa no Alto Oeste do RN

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou, nas primeiras horas desta quinta-feira (12), a “Operação Red Dead”, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que vinha tentando estruturar uma célula de atuação no município de Alexandria, no Alto Oeste potiguar, além de intensificar o enfrentamento ao tráfico de drogas na região, especialmente diante do aumento desse tipo de crime no período carnavalesco.

A ação teve como objetivo o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão, 11 mandados de prisão e quatro mandados de medidas cautelares diversas da prisão, todos expedidos pelo Poder Judiciário, no contexto de investigação que apura, principalmente, o crime de integrar organização criminosa. Durante o cumprimento das ordens judiciais, 12 pessoas foram presas, sendo três em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. Também foram apreendidos entorpecentes e outros materiais de interesse investigativo, que irão subsidiar a continuidade das apurações.

A ação também possui caráter preventivo, reforçando a presença do Estado em períodos festivos, quando historicamente há aumento na circulação de entorpecentes e intensificação de atividades ilícitas. As investigações seguem em andamento, com a análise do material apreendido, identificação de outros possíveis envolvidos e continuidade das diligências necessárias à completa elucidação dos fatos.

O nome da operação, “Red Dead”, faz referência à expressão em inglês que pode ser interpretada como “vermelho morto”, simbolizando o enfraquecimento de grupos criminosos associados à violência e ao tráfico de entorpecentes, reforçando a atuação firme e estratégica do Estado no combate às organizações criminosas.
A Operação “Red Dead” integra a estratégia contínua da Polícia Civil do Rio Grande do Norte de enfrentamento qualificado ao crime organizado, especialmente contra grupos que buscam expandir sua atuação para o interior do Estado, impactando diretamente o tráfico de drogas e outros crimes correlatos.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nikolas crítica Alcolumbre e pede impeachment de Toffoli

Foto: Reprodução

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou na 4ª feira (11.fev.2026) o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e defendeu a abertura de processo de impeachment contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli por causa do caso Master.

Em publicação no X, o congressista afirmou: “Inacreditável como todo mundo está vendo os escândalos do Master, menos o presidente do Senado, @davialcolumbre”. Em seguida, afirmou: “Já passou da hora de abrir o impeachment do Toffoli. Acorda, Senado!”.

A manifestação foi feita quase 1 mês depois de senadores da oposição protocolarem, em 14 de janeiro, um pedido de impeachment contra Toffoli. O documento foi apresentado por Magno Malta (PL-ES), Damares Alves (Republicanos-DF) e Eduardo Girão (Novo-CE).

No pedido encaminhado a Alcolumbre, os senadores afirmam que o impeachment se justifica por “atos praticados por Toffoli no âmbito do chamado caso Banco Master, além de relações extraprocessuais e possíveis vínculos indiretos envolvendo familiares do ministro”.

O inquérito do caso Banco Master apura suspeitas de crimes financeiros envolvendo o banqueiro Daniel Vorcaro e operações bilionárias consideradas atípicas. Para os congressistas, a atuação do ministro teria extrapolado a função jurisdicional ao interferir no ritmo e na condução das investigações.

O pedido também menciona o fato de Toffoli ter reavaliado decisões anteriores e autorizado novas diligências depois de solicitações da Polícia Federal e da PGR (Procuradoria Geral da República), incluindo buscas e apreensões em endereços ligados a investigados. O STF sustenta que as medidas se basearam em indícios de novos delitos. A oposição afirma que decisões sucessivas no mesmo inquérito levantam questionamentos sobre imparcialidade e critérios adotados pelo relator.

Depois de protocolado, cabe exclusivamente ao presidente do Senado decidir se o pedido será arquivado ou se terá andamento. Caso seja aceito, o Senado analisa o caso, sendo necessários 2/3 dos votos para eventual condenação.

Atos e mobilizações
O caso também motivou manifestações organizadas pelo MBL (Movimento Brasil Livre). O grupo realizou em 5 de fevereiro seu 2º protesto relacionado ao Banco Master, em frente à sede da instituição em São Paulo.

O ato foi direcionado contra Daniel Vorcaro e contra Toffoli, relator do caso no STF. Segundo o MBL, o objetivo é pressionar por punições aos envolvidos.

A 1ª manifestação foi realizada em 22 de janeiro. Durante o protesto, participantes entoaram palavras de ordem contra o ministro e o banqueiro, além de pedidos de impeachment de integrantes do Supremo.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. O que é que esse menino faz de bom para a população??? é o dia todo em rede social lacrando/mitando, tudo que diz é com celular filmando pra postar. Tem seguidores completamente fanáticos e alucinados e é só isso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Macaíba acumula 97,4 mm e lidera chuvas do RN nas últimas 24h

Foto: Adriano Abreu 

O Rio Grande do Norte registrou chuvas em diferentes regiões nas últimas 24 horas, com maior concentração no Leste potiguar, segundo boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn). Os dados consideram o período entre as 7h da quarta-feira (11) e as 7h desta quinta-feira (12) e apontam acumulados expressivos em municípios da Grande Natal e entorno.

De acordo com o levantamento, o maior volume foi registrado em Macaíba, que acumulou 97,4 milímetros no período, medidos por pluviômetro automático. Em São Gonçalo do Amarante, o acumulado chegou a 76,6 mm. Taipu registrou 35,6 mm, enquanto Pureza somou 14,4 mm. Em Natal, o posto PCD marcou 10,5 mm. Já Parnamirim registrou 0,1 mm, com apenas cinco horas contabilizadas.

No Agreste, os volumes foram menores, mas também distribuídos em vários municípios. Bom Jesus teve 37,6 mm, Santa Maria acumulou 15,6 mm e Parazinho, 8,6 mm. Boa Saúde registrou 7,6 mm, enquanto Sítio Novo marcou 5 mm em pluviômetro manual. Barcelona teve 2,6 mm, e em municípios como Japi e São Pedro não houve registro de chuva no período.

No Oeste potiguar, as precipitações foram mais pontuais. O maior volume foi observado em Coronel João Pessoa, com 48 mm. Portalegre registrou 7,8 mm e Martins, 5,6 mm. Marcelino Vieira acumulou 2 mm, e Ipanguaçu e Taboleiro Grande tiveram 0,6 mm cada. Em cidades como Mossoró, Pau dos Ferros, Caraúbas, Umarizal e Upanema, os postos monitorados indicaram acumulado zero.

Na região Central, os registros foram mais baixos. Angicos marcou 5,6 mm, seguido por Caiçara do Norte, com 4,6 mm, e Fernando Pedroza, com 2,2 mm. Florânia acumulou 2 mm, enquanto Jardim de Angicos e Lagoa Nova registraram 1,6 mm cada. Municípios do Seridó, como Acari, Currais Novos e Parelhas, não tiveram precipitação registrada nas últimas 24 horas.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *