O senador Rogério Marinho (PL-RN), pré-candidato a governador do Rio Grande do Norte, defendeu nesta quarta-feira (23) o fim da reeleição para cargos no Executivo já a partir do próximo ciclo eleitoral. Pela proposta, políticos eleitos em 2026 já não poderiam disputar um novo mandato na eleição seguinte, marcada inicialmente para 2030.
Como compensação, a proposta de Rogério é que governadores dos estados e o presidente da República eleitos ou reeleitos em 2026 ficariam no cargo até 2031 – portanto, com um mandato de cinco anos. A partir de então, a reeleição no Executivo ficaria proibida, e os mandatos passariam a ter sempre cinco anos de duração, inclusive para o Legislativo (exceto o de senador, que teria 10 anos).
A proposta de Rogério Marinho foi apresentada nesta quarta-feira (23), durante reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A comissão está debruçada sobre possíveis mudanças na legislação eleitoral. Para ser válida em 2026, qualquer alteração precisa ser aprovada até outubro deste ano (um ano antes da eleição).
O senador potiguar registrou que o Congresso tem consenso sobre a necessidade do fim da reeleição e que, portanto, não há necessidade de esperar até 2034 para acabar com o instituto, como diz a proposta original. “Se há esse consenso, por que aguardar para 2034?”, declarou.
Além da reeleição, a proposta em discussão prevê que os mandatos passem a ter cinco anos e que haja unificação de eleições no País. Como regra de transição, prefeitos eleitos em 2028 ficariam no cargo por seis anos, até 2034. A partir daí, prefeitos, governadores e presidentes seriam eleitos no mesmo ano, para mandatos de cinco anos.
Vereadores e deputados passariam a ter um mandato de cinco anos também. Os senadores passariam a ter um mandato de 10 anos.
Durante a fala, Rogério não explicou qual é o seu posicionamento sobre a proposta de unificar eleições. Ele não disse se (1) é contra a proposta ou se (2) defende, no caso, que prefeitos e vereadores eleitos ou reeleitos em 2028 tenham um mandato de apenas três anos – a ser encerrado em 2031, para coincidir com o fim do mandato da eleição geral. Tem, ainda, outro impasse: como ficariam os mandatos de senador que se encerram no início de 2031 – ele não explicou se defende uma prorrogação do mandato por mais um ano.
Prejuízo para o País
Rogério avalia que o instituto da reeleição, criado em 1997, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), tem sido prejudicial ao País.
“Aqueles que ingressam no Executivo municipal, estadual ou federal já começam as suas respectivas administrações de olho na possibilidade da sua reeleição no período subsequente. E muitas vezes, como consequência, nós temos concessões que são feitas e que se voltam contra o próprio País, estado ou o Município. O preço é cobrado de uma forma muito cruel à população brasileira”, declarou.
98 FM
Obrigado amigo Bruno! Por divulgar Gratuitamente e d maneira Gentil mais esse Cicloprotesto promovido pela ACIRN (Assoc. Ciclistas) e vários grupos de pedal. São iniciativas como a sua em ajudar campanhas educativas como fazemos tb nos cicloprotestos…que ajudam a diminuir os acidentes c ciclistas! Seu Blog é sucesso porque vc mostra a independência dele…pois vc publica e ainda divulga em seu programa nossos eventos sempre…independente se as reivindicações são p o Pref. Carlos Eduardo ou pro Gov. Robinson.
Nosso grupo respeita sempre tanto o prefeito quanto o Governador, e elogiamos qdo eles realizam obras de ciclovias, ciclofaixas ou campanhas educativas.
Estamos a mercê das minorias xiitas mesmo. Exigem, botam a faca no pescoço, querem porque querem e outras áreas importantes que se danem.
Importante é garantir o desfile desses playboys filhinhos de papai e emergentes.
Natal: só começando do zero mesmo…
Como sempre a sociedade carece de gente desinformada. Obrigado. Só assim nossa evolução é possível. Imagine se todos concordassem, não é? Continue na sua bolha e bom dia!
Tá estressado ? Compra um bike e vamos pedalar.
Vá estudar mais SOBRE A REALIDADE DOS Ciclistas DE NATAL…SERGIO NOGUEIRA!!! e conhecer mais a realidade dos ciclistas de nossa cidade…pelo jeito o sr. Só anda de carro ou NÃO MORA AQUI… venha um dia pra Zona norte pela manhã bem cedo e também pra Bernardo Vieira, BR101 EM PARNAMIRIM e pra Extremoz…aí vc vai ver que as bicicletas são barra forte ou simples!
A PRINCIPAL LUTA DA ACIRN É por uma cidade 100% Ciclavel! E se alguém quer gastar R$ 1.000 ou mais em suas bikes…o que vc tem a ver com isso??!! O sr. Deve vai gastar muito mais com gasolina e remédios por não pedalar pois deve ser sedentário! Kkkkk Que Deus lhe ilumine!