Esporte

Brasil ganha ouro no vólei de praia e ainda sonha em ficar entre os 10 maiores medalhistas

Folha/SP

O Brasil retomou o alto do pódio do vôlei de praia.

Com Alison, 30, e Bruno Schmidt, 29, o país volta a conquistar o ouro olímpico após Jaqueline e Sandra, em Atlanta-1996, e Ricardo e Emanuel, em Atenas-2004.

A terceira conquista veio após a dupla brasileira vencer os italianos Paolo Nicolai e Daniele Lupo por 2 sets a 0 (parciais de 21/19 e 21/17) na madrugada desta quinta para sexta-feira (19), na arena de Copacabana, no Rio.

Sob chuva, os italianos começaram melhor, abriram 5 a 1, mas os brasileiros viraram o placar no 9 a 8 e se mantiveram à frente no set.

No segundo set, novamente melhor início da dupla da Itália. Com destaque para o bloqueio e a defesa, os europeus abriram 8 a 5.

Sem o ataque de Alison funcionar, Bruno salvou na defesa. Quando o parceiro voltou a bloquear bem, o Brasil virou no 15 a 14.

Até o fim, embalados pela torcida, foi só festa.

“Estou exausto. Há duas semanas sem conseguir dormir. Só dormindo quatro horas por dia. Pai, dedico o título a você. Por três vezes eu quis parar tudo e você não deixou”, disse Bruno à Globo.

O pai de Bruno, Luiz Felipe, é jogador amador de vôlei.

QUADRO DE MEDALHAS

Faltando três dias para o fim dos Jogos Olímpicos, o Brasil terá disputa acirrada com cinco países para cumprir a meta do COB (Comitê Olímpico do Brasil) de concluir os Jogos no top 10 do quadro de medalhas.

O comitê almeja que o país encerre a Olimpíada entre os dez primeiros colocados considerando o total de medalhas, independentemente da cor de cada uma.

O Brasil inicia esta sexta (19) com 15 medalhas, na 13ª colocação. Na quinta (18), as conquistas foram na vela, com Martine Grael/Kahena Kunze (ouro na classe 49er FX), e na canoagem, com Isaquias Queiroz (bronze na C1 200 m). A mais recente, de ouro, veio com a dupla de vôlei de praia Alison/Bruno Schmidt.

Também em 13º, com os mesmos 15 pódios, aparecem a Nova Zelândia e o Cazaquistão. Em 12º, com 16 medalhas, está a Holanda. Em 16º, a Hungria, com 14.

Os décimos colocados são a Coreia do Sul e o Canadá, com 18 medalhas cada um.

A Itália, nona na tábua de classificação por esse critério (24 conquistas), dificilmente será alcançada. Projeção feita pela Folha indica que os países que lutam pela décima posição têm chance de atingir até 23 pódios.

O Brasil já tem assegurada ao menos mais uma láurea porqueo futebol masculino é finalista.

Até domingo, os brasileiros tem chance maior de medalhar na canoagem de velocidade (dupla Isaquias Queiroz/Erlon de Souza), no futebol feminino (jogará pelo bronze), no vôlei masculino (é semifinalista) e na marcha atlética de 20 km (Érica Sena). Nesta sexta, três cavaleiros do país tentam surpreender na final individual do hipismo (saltos). Medalhista de bronze em Londres-2012, Yane Marques está entre as cotadas no pentatlo moderno.

TORCIDA CONTRA
Paralelamente a ampliar suas conquistas, o Brasil tem de torcer por fracassos dos rivais, especialmente da Coreia no taekwondo e do Canadá no atletismo, hipismo e canoagem.

Os sul-coreanos detêm o favoritismo no golfe feminino e podem subir ao pódio na luta. Os canadenses terão um confronto direto com o Brasil, pelo bronze no futebol feminino.

A Holanda tem mais uma medalha certa, pois a equipe feminina de hóquei sobre a grama está na final. O país pretende ampliar suas lauréas com hipismo, boxe e atletismo.

Os maiores trunfos da Hungria são a canoagem (chance de quatro medalhas), o polo aquático feminino e o pentatlo moderno masculino. No lançamento do martelo, Krisztián Pars é o atual campeão olímpico e está na final.

Atletismo, hóquei sobre a grama feminino e golfe feminino são as modalidades nas quais a Nova Zelândia aposta. O Cazaquistão fica fora da corrida. Dificilmente irá além das 18 medalhas, já que restam poucos esportes nos quais é favorito.

META MANTIDA

Antes do início da Olimpíada, o diretor-executivo de esportes do COB, Marcus Vinícius Freire, disse que o Brasil tinha atletas para “brigar por 22 a 29 medalhas”.

Nesta quinta (18), ele afirmou à Folha que a meta de o país ser top 10 “está mantida”. “Matematicamente é possível, sim, como venho dizendo desde 2009.”

 

Opinião dos leitores

  1. A família Schmidt tem forte laços com o RN, o patriarca Seu Oswaldo era oficial da Marinha do Brasil e serviu na base naval de Natal, sua esposa é de Parelhas e aqui nasceram Oscar e Luiz Felipe que se tornou oficial da marinha onde era piloto de helicópteros e tripulante de navios hj é prático de Navios em Vitória no Espirito Santo, Bruno tem uma irmã que também joga voley de praia,

  2. Bela matéria, mais com uma informação incompleta.
    O PAI de BRUNO não é jogador amador de vôlei, isso é o esporte dele nos finais de semana. Ele é comandante de Marinha da reserva e trabalha até hoje no porto de Vitória, suando a camisa, produzindo como bom brasileiro. Por sinal, o pai de Bruno é natalense, assim como o tio Oscar.
    Esses "meninos" tiveram o merecido prêmio por 04 anos de muita luta e superação. São campeões mundiais e chegam a medalha de ouro na olimpíada. Exemplo a ser seguido. Parabéns Alison, Parabéns Bruno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Arena das Dunas recebe visita da Fifa para a seleção das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027

Fotos: Divulgação
A Arena das Dunas recebeu a visita da comitiva técnica da Federação Internacional de Futebol (FIFA) que está analisando os estádios candidatos a receberem partidas da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. A inspeção aconteceu nesta quarta-feira (9) e contou com integrantes da FIFA, Arena das Dunas, Governo do Estado, Prefeitura do Natal, Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol e órgãos ligados à Segurança Pública.
O diretor-presidente da Arena das Dunas, Ricardo Ferreira, falou sobre a expectativa em receber mais uma grande competição internacional. “Estamos bastante entusiasmados e confiantes com a visita da FIFA. Temos certeza que a Arena possui hoje uma das melhores, mais modernas e tecnológicas instalações esportivas do Brasil, com plenas condições de atender a todos os requisitos técnicos exigidos pela FIFA. Tudo isso, somado ao nosso extenso histórico de investimentos em manutenção e infraestrutura, juntamente com as potencialidades econômicas da nossa cidade, com certeza nos fará o palco perfeito para receber as melhores jogadoras do mundo em 2027″, disse.
“É com grande alegria e confiança que recebemos a comitiva da FIFA para a inspeção na Arena das Dunas. O Rio Grande do Norte tem uma estrutura de hoteleira com mais de 40 mil leitos disponíveis, gastronomia de qualidade reconhecida internacionalmente, localização privilegiada com conectividade do aeroporto com os principais pontos da Europa e do Brasil, um clima excepcional, praias paradisíacas, pontos turísticos únicos e o povo mais acolhedor e hospitaleiro das Américas. Estamos prontos para realizar a melhor copa de todos os tempos”, afirmou o subgerente de promoção regional da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), Kayo Feitosa.
A visita faz parte de um cronograma de vistorias iniciado em 25 de setembro e que vai até o dia 11 de outubro. Em Natal, foram analisadas as condições e infraestrutura da Arena para receber as partidas do mundial. De acordo com o cronograma divulgado pela FIFA, em novembro haverá uma nova rodada de inspeções, onde serão avaliados os centros de treinamentos e a rede hoteleira em todas as cidades-sedes pré-selecionadas.
“O Brasil apresentou 12 opções muito boas e estamos felizes de estar aqui para realizar um processo de escolha tão competitivo, que determinará quais cidades e estádios sediarão a décima edição da Copa do Mundo Feminina da FIFA. Não vemos a hora de trazer o torneio para a América do Sul pela primeira vez”, disse a chefe do departamento da Copa do Mundo Feminina da FIFA, Rhiannon Martin
Erick Dias, diretor executivo da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, ressaltou que a expectativa é a melhor possível e se mostra bem otimista com a possibilidade de Natal conquistar uma das vagas para sediar os jogos da Copa do Mundo Feminina da FIFA de 2027. “Estamos muito confiantes que Natal será escolhida como uma das sedes dessa Copa. Nós temos uma das melhores arenas do país, com uma localização privilegiada, central, de fácil acesso e próximo aos principais polos de hotelaria e gastronomia da cidade, assim como de hospitais e shoppings. O maior legado que o evento deixará para o Rio Grande do Norte será o fortalecimento do nosso futebol feminino”, destacou.
As cidades sedes devem ser anunciadas no começo de 2025. A previsão é de que, pelo menos, oito das 12 candidatas sejam selecionadas. Além de Natal (Estádio Arena das Dunas), estão na disputa: Belém (Estádio Mangueirão), Belo Horizonte (Estádio Mineirão), Brasília (Estádio Nacional Mané Garrincha), Cuiabá (Arena Pantanal), Fortaleza (Arena Castelão), Manaus (Arena da Amazônia), Porto Alegre (Estádio Beira-Rio), Recife (Arena de Pernambuco), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova) e São Paulo (Arena de São Paulo).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Mulher perde a visão após passar por mutirão de cirurgias de catarata em Parelhas

Foto: Cedida

Uma mulher idosa de 63 anos perdeu a visão do olho esquerdo e pelo menos outras 15 pessoas foram diagnosticadas com uma infecção bacteriana após passarem por um mutirão de cirurgias de catarata organizado pela prefeitura de Parelhas, na região Seridó do Rio Grande do Norte.

As cirurgias ocorreram nos dias 27 e 28 de setembro na Maternidade Dr. Graciliano Lordão. No total, 48 pessoas foram atendidas, sendo 20 no dia 27 e 28 no dia seguinte. De acordo com a prefeitura, dos 20 pacientes operados no primeiro dia, 15 apresentaram sintomas de endoftalmite, uma infecção ocular causada pela bactéria Enterobacter cloacae.

A cabelereira Izabel Maria, de 63 anos, foi uma das que passou pelo mutirão de cirurgias de catarata e acabou precisando precisou passar por uma evisceração ocular — procedimento que remove o conteúdo do globo ocular, preservando a esclera e os músculos.

A cirurgia foi realizada em 4 de outubro, após a idosa ter retornado ao hospital três dias após o procedimento inicial, devido a fortes dores. Ela foi transferida para o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, e depois para o Hospital Universitário Onofre Lopes, onde passou pela evisceração.

O filho de Izabel, Eduardo de Souza, explicou que ela era cabelereira e que tudo está sendo muito difícil. Ele afirmou que procurou o médico responsável, que classificou o caso como uma fatalidade e sugeriu que poderia ter ocorrido algum descuido. Em resposta, a prefeitura informou que as cirurgias faziam parte do Programa Fila Zero, destinado a reduzir a demanda por procedimentos oftalmológicos.

Desde o surgimento dos casos de infecção, a administração alegou ter adotado todas as medidas necessárias para garantir o bem-estar dos afetados, fornecendo assistência médica, acompanhamento especializado, incluindo infectologistas, e suporte psicológico. Quatro pacientes precisaram de cirurgias adicionais, que foram custeadas pelo município.

A prefeitura também destacou que está cooperando com a Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária do Rio Grande do Norte e que acompanha todos os desdobramentos do caso. A empresa contratada para realizar as cirurgias foi formalmente notificada, e uma investigação está em andamento para apurar responsabilidades.

Novo Notícias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caso Gusttavo Lima: MP de Pernambuco afirma não ver indícios de lavagem de dinheiro

Foto: Reprodução

O Ministério Público de Pernambuco (MP-PE) emitiu na terça-feira, 8, parecer em que afirma não ter encontrado provas de ilegalidade nas operações financeiras realizadas pelo cantor Gusttavo Lima. A defesa do sertanejo diz que o parecer do MP “reflete a convicção de que o artista e suas empresas não cometeram nenhum crime” (leia mais abaixo).

Em 15 de setembro, Gusttavo Lima foi indiciado pela Polícia Civil de Pernambuco por lavagem de dinheiro de jogos ilegais e organização criminosa, e em 23 de setembro a Justiça ordenou sua prisão preventiva. No dia seguinte, a ordem de prisão foi revogada pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, mas a investigação continuou.

A manifestação do MP-PE ocorreu no processo que trata da imposição de medidas cautelares patrimoniais contra a empresa de Gusttavo Lima e tramita na 12.ª Vara Criminal de Recife. O documento foi juntado pela defesa do cantor aos autos de outro processo, o habeas corpus que também tramita na Justiça de Pernambuco. O mérito do habeas corpus ainda será julgado – a revogação da ordem de prisão do cantor foi provisória -, e os advogados esperam que a decisão seja mantida.

Para o MP-PE, os indícios da lavagem de dinheiro atribuída a Gusttavo Lima são frágeis. Uma das provas seriam dois pagamentos, nos valores de R$ 4.947.400,00 e R$ 4.819.200,00, pela empresa HSF Entretenimento e Promoção de Eventos (Esportes da Sorte) à empresa de Gusttavo Lima, Balada Eventos e Produções Ltda.

Mas, “no próprio relatório conclusivo da investigação, reconhece-se que decorreram da compra da aeronave Cessna Aircraft, modelo 560XLS, matrícula PR-TEN”, afirma o relatório do MP. “Há nos autos cópia da minuta do contrato de compromisso de compra e venda dessa aeronave, com reserva de domínio; e cópia do distrato do compromisso de compra e venda”, afirmam os promotores.

Outro indício de crime seria o encontro de R$ 112.309, 1.005 dólares, 5.720 euros e 5.925 libras no cofre da empresa de Gusttavo Lima. “A mera apreensão desses valores no cofre da empresa, desprovida de informações que indiquem sua origem, não implica na conclusão de que são provenientes de jogos ilegais”, escreveu o MP-PE.

Como o Estadão mostrou, na decisão que revogou a prisão preventiva do cantor Gusttavo Lima, o desembargador Eduardo Guilliod Maranhão, da 4.ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco, já havia afirmado que as justificativas que levaram a juíza Andrea Calado da Cruz a decretar a detenção do artista eram “meras ilações”. O desembargador afirmou também que a decisão da juíza não apresentou uma fundamentação “capaz de demonstrar a existência da materialidade e do indício de autoria dos crimes”.

Em nota, a defesa do cantor Gusttavo Lima informou que “o parecer emitido pelo Ministério Público do Estado de Pernambuco sobre a operação Integration reflete a convicção de que o artista e suas empresas não cometeram nenhum crime de lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração de jogos ilegais.”

O sertanejo também afirma que “todas as operações comerciais realizadas com as empresas envolvidas na investigação foram pautadas por contratos e comprovantes bancários, e que o valor apreendido no cofre da Balada Eventos não pode ser atribuído à exploração de jogos ilegais ou qualquer outro crime”.

A defesa do cantor ressalta ainda que já havia enviado à Justiça extratos bancários que comprovam que os valores são fruto de saques da própria conta corrente da empresa.

A Justiça ainda não se manifestou sobre o parecer do MP-PE.

Estadão

Opinião dos leitores

  1. Eita que os esquedopatas vão enlouquecer com mais essa narrativa caindo por terra. Como faça a juíza que determinou a prisão de uma pessoa sem provas robustas? Quem irá indenizar o Gustavo pela imagem dele ser colocada indevidamente em um escândalo como esse?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Governo altera ponto facultativo do dia do servidor público; veja nova data

Foto: Reprodução

A governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra assinou um decreto que altera a data do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público. Inicialmente celebrado em 28 de outubro, o ponto facultativo foi transferido para o dia 1º de novembro de 2024. A publicação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (11).

A medida atinge os órgãos da Administração Pública estadual direta, além das entidades autárquicas e fundacionais.

Segundo o decreto, os serviços essenciais continuam funcionando normalmente, cabendo aos gestores das respectivas áreas garantir o seu pleno funcionamento. A nova data busca otimizar a prestação dos serviços públicos e evitar prejuízos à população durante o período.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Essa medida/alteraçao de data e meramente politiqueira e visa tao somente tentar beneficiar a candidata de esquerda em detrimento do bem estar dos servidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Nunes tem o apoio de 84% dos eleitores de Marçal; Boulos conquista 50% do eleitorado de Tabata, diz Datafolha

Foto: Reprodução

O prefeito de São Paulo e candidato à reeleição, Ricardo Nunes (MDB), tem o apoio de 84% dos eleitores que declararam voto em Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno, segundo levantamento Datafolha/TV Globo, divulgado na quinta-feira (10).

No último domingo (6), Marçal conquistou 28,14% (1.719.274) dos votos válidos, enquanto Tabata obteve 9,91% (605.552).

Nunes surge à frente de Boulos no 2º turno

Ainda segundo a pesquisa, Nunes aparece com 55% das intenções de voto no segundo turno. Boulos tem 33%.

Votos em branco, nulos e em nenhum dos dois candidatos somam 10%. Outros 2% não souberam responder ao levantamento.

Os eleitores paulistanos voltam às urnas para escolher o futuro prefeito no próximo dia 27 de outubro.

Metodologia

Foram ouvidos 1.204 eleitores entre os dias 8 e 9 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa, encomendada pela TV Globo, está registrada na Justiça Eleitoral como SP-04306/2024.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Aqui no RN vai ser parecido. 55% pra Paulinho Freire e 33% de vagabundos, estupradores e corruptos.

  2. Não é possível que o povo de São Paulo vá votar neste sujeito invasor de património privado e um ignóbil total esquerdalha.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Mulheres que se elegeram prefeitas no RN representam 25% do total; homens são 7 em cada 10 eleitos

O Rio Grande do Norte elegeu 42 mulheres prefeitas na Eleições 2024. O número representa 25% do total de prefeitos eleitos este ano no estado. Em 2020, o número de mulheres que se elegeram prefeitas foi de 37.

O número de eleitas em 2024 pode aumentar, pois em Natal, capital do estado, a candidata Natália Bonavides (PT) está disputando o segundo turno com Paulinho Freire (União Brasil). A eleição acontece no dia 27 de outubro.

Mesmo com o baixo percentual, o Rio Grande do Norte foi o segundo estado do Brasil que mais teve mulheres eleitas para prefeitas, ficando atrás apenas de Roraima, onde a proporção de mulheres eleitas prefeitas chegou a 26,67%.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Engorda: Agência de Mineração aprova extração de areia da jazida

A Agência Nacional de Mineração (ANM) aprovou a extração de areia da nova jazida que está alimentando as obras da engorda de Ponta Negra, que já alcançam quase 20% de execução. Segundo documento obtido pela TRIBUNA DO NORTE, o órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME) apontou duas condicionantes para validade da dispensa de título minerário.

“A eficácia desta Declaração de Dispensa de Título Minerário está condicionada à não comercialização das terras e dos materiais in natura resultantes dos trabalhos referidos acima, sob pena de configuração de lavra ilegal; esta Declaração de Dispensa de Título Minerário somente tem validade se acompanhada da respectiva licença ambiental e enquanto não concluída a obra”, aponta documento da ANM, assinado por Roger Garibaldi Miranda, gerente regional da ANM/RN.

Reprodução

Em sua solicitação, a Secretaria de Infraestrutura de Natal pediu a autorização para extrair 1,5 milhão de m³ de areia da jazida. Para as obras da engorda, são necessários cerca de 1,1 milhão de m³.

A Prefeitura do Natal precisou pedir a autorização junto à ANM para utilizar a nova jazida descoberta pelo fato de que a jazida anterior que iria alimentar a obra teve problemas identificados pela Fundação Norteriograndense de Pesquisa e Cultura (Funpec), com cascalhos e areia inadequada para execução da obra.

Em setembro, a Prefeitura do Natal retomou as obras da engorda após identificar uma nova jazida com areia suficiente para a obra. O ritmo das obras faz com que a Prefeitura do Natal mantenha o prazo inicial de entregar a obra entre os dias 05 e 20 de dezembro deste ano.

A engorda de Ponta Negra é considerada primordial para a praia, que há anos sofre com a erosão costeira provocada pelo avanço do mar e que tem modificado a estrutura do Morro do Careca, um dos principais cartões postais da capital potiguar, descaracterizando sua paisagem.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Só essa esquerdalha asquerosa e que está destruindo o estado do RN, com uma inepta e incompetente fantoche do consorcio nordeste, para querer barrar essa engorda. Parem com essa cantilena e vão trabalhar para retirar o RN do atraso em que está, parasitas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Varejo potiguar supera média nacional e cresce 6,8% no comparativo de agosto 23/24

Reprodução
Em agosto deste ano o comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou aumento de 6,8% no volume de vendas, em comparação ao mesmo mês no ano passado. Para a Fecomércio RN, os dados – divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (10) – refletem bom momento da economia potiguar, marcado por mais emprego e menos endividamento.
“Tivemos, neste ano, o melhor agosto para geração de empregos desde 2021. No RN, mais de 7 mil vagas formais foram abertas, que ajudaram a aumentar o poder de consumo das famílias potiguares. As vendas do varejo também foram afetadas diretamente pela queda no endividamento, que em Natal, por exemplo, já vinha diminuindo há seis meses” explicou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
O desempenho positivo do comércio potiguar também pode ser observado pela variação acumulada ao longo de 2024. De janeiro a agosto, as vendas do varejo do RN somam alta de 5,7% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado supera a média registrada no país, que foi de +5,1%; e o crescimento de outros estados da região Nordeste, como Sergipe e Pernambuco, que também apresentaram aumento de 5,1% nas vendas do comércio varejista.
De acordo com o presidente da Fecomércio RN, o resultado é importante para abrir o segundo semestre com otimismo, principalmente diante do desempenho apresentado pelos negócios do segmento no ano passado. Em 2023, as vendas do comércio varejista no estado encerraram o ano registrando retração de 0,8%.
“Ainda temos datas muito aguardadas pelo varejo, como a Black Friday e o Natal, pela frente; então é muito importante que a economia do RN continue crescendo nos próximos meses”, destaca Marcelo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Vereador Luciano Nascimento anuncia apoio a Paulinho Freire

O vereador reeleito Luciano Nascimento anunciou apoio ao candidato Paulinho Freire neste para segundo turno das eleições para prefeito de Natal.

“Sempre tive uma excelente relação com Paulinho. Acredito que ele é a melhor opção para Natal e sigo confiante de que ele fará o melhor para nossa cidade. Vamos juntos nessa caminhada”, escreveu Luciano nas redes sociais.

Paulinho Freire destacou a importância do apoio do vereador reeleito. “Luciano chega para somar. Tem um trabalho importante na Câmara de Vereadores e tenho certeza que vai contribuir para sermos eleito prefeito de Natal”, declarou.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

STF e Congresso: crise tem novo capítulo e emendas continuam suspensas

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O fim do primeiro turno das eleições deu início a um aumento na temperatura do conflito entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional. A disputa está centrada nas emendas utilizadas para o fluxo do “orçamento secreto”.

Nessa quinta-feira (10/10), o ministro do STF Flávio Dino manteve a suspensão da execução das emendas parlamentares ao Orçamento de 2024, algo que desagrada os parlamentares. Horas antes de publicar a decisão, Dino havia feito audiência de conciliação com representantes do Congresso e do Executivo.

Durante a audiência, o Poder Legislativo Federal se comprometeu a enviar ao STF uma lista com as indicações ao chamado “orçamento secreto”.

Trechos da decisão do ministro deixaram clara a insatisfação dele com o teor da conversa. “Nenhuma impositividade em um Estado de Direito é maior do que o ordenamento derivado diretamente da Constituição Federal, cuja guarda compete ao STF, como instância que — à luz da cláusula pétrea da separação de poderes — estabelece a última palavra sobre o alcance das regras emanadas do Poder Constituinte”, escreveu Dino em referência às investidas do Legislativo para reduzir o poder da Corte.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *