Jornalismo

Carlos Eduardo diz que os “policiais potiguares são ineficientes e que levaram um totó da bandidagem”

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato à reeleição, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas. Algumas declarações do senhor prefeito chamaram muita atenção.

Primeiro, ele disse que não falaria sobre política, mas politizou suas declarações quando a entrevista passou a enveredar pela área da segurança e sua ausência na reunião convocada pelo governador.

Depois, passou a falar como se estivesse discursando, obrigando o jornalista e entrevistador a interrompê-lo por duas oportunidades com o argumento de que ali não se tratavva de um monólogo e de um discurso.

Veja alguns trechos da entrevista do prefeito no jornal 96:

Carlos Eduardo disse que os ataques de bandidos na capital e no interior não foram uma resposta à instalação de antenas bloqueadoras de sinal de telefonia celular. Para o prefeito, a causa teria sido a entrevista concedida pelo governador Robinson Faria em que teria dito que não havia mais nada a fazer na área da segurança pública.

Prefeito de uma cidade com mais de 800 mil habitantes e que há dias vem enfrentando um dos períodos mais inseguros de sua história, Carlos Eduardo reafirmou não ter participado de nenhuma reunião sobre segurança porque não foi convidado.

Para completar, o prefeito da capital quis falar em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, dizendo que a instituição também não foi convidada. O fato é que OAB participou da reunião coordenada pelo governador.

E o festival de desastres do senhor prefeito não parou aí. Ele disse que as polícias militar e civil são ineficientes e que levaram um “totó” da bandidagem.

Carlos Eduardo também disse se orgulhar de ter sido secretário de Justiça e Cidadania e ter construído o Presídio de Alcaçuz. Detalhe: Todos os especialistas na área da segurança criticam o fato de o presídio ter sido construído em cima de terreno de duna. A quantidade de fugas e graças à a escavação de túneis mostra onde está a verdade sobre a segurança do presídio.

Mas, achando pouco, Carlos Eduardo disse que os presos estão reprimidos e pagando caro pelas suas penas e que por isso estão revoltados. E para completar garantiu que a iluminação pública de Natal vai muito bem. E é um serviço de excelência.

Mostrando-se muito incomodado em ter que falar sobre assuntos que colocam em xeque a eficiência de sua gestão, o prefeito mostrou que não baixa a guarda nunca, nem admite questionamentos e críticas. Vai ter muito trabalho durante a campanha à reeleição.

Opinião dos leitores

  1. Quem não quer que os fatos sejao divulgados não deixem que os mesmos aconteçam. A verdade tem que ser dita doa a quem doer.

  2. Citizenship in a Republic (The man in the arena)
    Não é o crítico que importa; não é aquele que aponta como o homem forte fraqueja, ou onde aqueles que realizaram algo poderiam tê-lo feito melhor. O crédito pertence ao homem que encontra-se na arena, cuja face está manchada de poeira, suor e sangue; aquele que esforça-se bravamente; que erra, que se depara com um revés após o outro, pois não há esforço sem erros e falhas; aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandeza, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso. Theodore Roosevelt. Sorbonne. 1910.

    Não é o crítico que vai vencer essa luta. Vence quem tá lutando, viu prefeito?!

  3. Esse incompetente foi secretário de justiça e cidadania no governo de Wilma até então Maia e foi ele quem construiu o presídio de alcaçuz em cima das Dunas com laudo técnico contrário do CREA, MPF e MP RN, presidio esse que hoje os bandidos cavam com a colher pra fugir.
    O terreno era de Ana Cararina irmã de Henrique Alves e Ismael Wanderlei esposo dela.
    Hoje fica fazendo essas críticas imbecis e oportunistas.
    Devia ter vergonha na cara!!!!!
    Isso o RN TV não divulga!

  4. Metade desses livros ele deveria doar as bibliotecas públicas, a outra metade ele deveria tentar ler depois que perder a eleição e for para casa.

  5. Prefeito tá na hora de vc arruma suas malas é pega o beco vai gasta o dinheiro que vc rouba do povo a esses anos todos toto quem da é vc no povo natalence um povo honesto humilde e acolhedor não merece ter uma aberração da natureza igual a vc como prefeito.

  6. Criticar esses homens e mulheres que arriscam suas vidas em prol de terceiros, só pra tentar se beneficiar com essa situação é lamentável!
    Sou guarda municipal…
    Apesar de ter atraso no pagamento, veto do prefeito à um projeto de lei que nos garantiria uma aposentadoria melhor( não disse aumento salarial), adicional noturno no valor de R$ 7,00 por noite trabalhada, NENHUM INVESTIMENTO DO GOVERNO MUNICIPAL EM NOSSA ESTRUTURA , oito anos sem receber novo uniforme,1 0 anos sem realizar um concurso, 6 anos reinvidicando um plano de cargos e salário próprio( há dois anos uma lei federal obriga os municípios a concederem esse plano salarial próprio às suas guardas municipais e a gestão municipal descumpre); mesmo assim, todos os dias, 3 a 5 viaturas prestam apoio aos órgãos públicos , corredores de transporte público, tentando dar segurança aos ônibus urbanos e principalmente à população de Natal. Arriscando nossas vidas em prol da segurança de pessoas desconhecidas e de nossos familiares.
    A VERDADE pode doer, mas tem que ser dita!
    TENHO ORGULHO DE SER GUARDA MUNICIPAL E VERGONHA DE SER GERIDO POR ESSE GESTOR MUNICIPAL.

    1. Meu amigo vc tem que ter orgulho mesmo que vcs são verdadeiros heróis trabalha com a precariedade que o governo Municipal oferece a vcs está de parabéns a guarda Municipal que mesmo sem estrutura fais um belo trabalho contra a bandidagem.

  7. BG, assisti essa entrevista e sua matéria distorceu bastante as palavras do Prefeito, gerando desinformação e comentários indevidos. Se eu não tivesse escutado essa entrevista, iria acreditar em sua palavra. Agora, perdi totalmente a confiança em suas matérias, e no seu programa do rádio. Torço apenas pela nossa pátria, pela ética, mas como tá difícil….

  8. Cabeção vc calado ainda tá ERRADO!!!
    Um parasita dos Alves
    dar nojo esses ALVES e aliás toda classe política é ASQUEROSA.

  9. Senhor Prefeito se fosse a sua pessoa teria vergonha e pedéria desculpas aos profissionais da segurança, homens e mulheres que saem de suas residencias para lutar pela pessoas que residem e visitam nossa e cidade e demais cidades do nosso querido Estado.
    Como também digo a Vossa Excelência que ineficiente foi o Senhor que construiu um presidio em cima de DUNAS e ainda diz que é de segurança máxima, isso sim que é ser ineficiente, PREFEITO.

  10. Quero aqui informar ao senhor prefeito Carlos Eduardo Alves.que em primeiro lugar quando for fazer críticas ao quê ele chama de desastre ele veja. Quê foi ele que construiu o prédio já deixando brechas para fugadls de presos tenha cuidado com o que fala prefeito Carlos Eduardo.pois nois polícias do rio grande do norte somos muito eficiente oque falta quecara como vc seja banido banido da política pois encompete é vcs Alves que vive se escondendo centro dos gabinetes e não tem coragem de deixarem de fazer maquiagem com a população norte rio grande se AGENOR BATISTA DOS SANTOS 3° SARGENTO PM INDIGNADO COM SUAS INFÂMIA DECLARAÇÃO ERRADA

    1. Mentiu. Pq mesmo sem condições de trabalho esses policiais arriscam suas vidas enquanto gente como vc, e esse debilóide só faz criticas.

  11. Engraçado porque são esses mesmos policiais ineficientes que fazem plantão na frente da residência dele. Esse verme incompetente é o retrato do que um homem corrupto faz quando chega ao poder…um verdadeiro tapa na cara de qualquer cidadão de bem.

  12. Esse é um belo exemplo da mediocridade dos políticos do RN.
    Ao invés de juntar esforços em um momento difícil, fica tecendo críticas que não soma e não contribui absolutamente em nada.
    Podemos recorrer ao velho dizer popular: se não quiser ajudar, não ajude. Mas também não atrapalhe.

  13. Infelizmente o senhor prefeito e sua família sempre foram políticos e pouco fizeram pela segurança e ainda quer ser bonzinho, o povo deve dá o troco nas eleições.

  14. Numa hora como essa que a população está apavorada a ajuda que esse cara dar é essa? Prefeito politiqueiro, despreparado e arrogante. Tu merece perder a eleição. Se é pra colocar gente com experiência, Natal tem, a filha de D Vilma Farias, ela substituí muito bem esse prepotente.

  15. Na realidade não houve uma entrevista mas um momento politico, pois o prefeito fez simplesmente um discurso politico, embora o jornalista tivesse conter a posição do entrevistado. Só falava na guarda municipal e somente ele ver, pois você procura e não encontra. As praças estão abandonadas e espero que o eleitor natalense saiba votar. Ficou patente que ainda não aceitou a derrota de seu primo, quando queriam que o poder do estado ficasse com a família. Basta!

  16. Ineficiente eh vc prefeito CARLOS EDUARDO seu palhaço, q desvia o dinheiro do povo em benefício próprio enquanto trabalhamos sem nenhuma estrutura e ainda garantimos o bem estar de pessoas da sua estirpe.

  17. No momento, os culpados são políticos pelo caos instalados no RN e na capital. Não são. Os culpados são os bandidos travestidos de agentes públicos de segurança. Os corruptos que trabalham nos presídios, que facilita a entrada de celulares, drogas e armas. Se retirarem esses corruptos do serviço público, expulsando e prendendo , com certeza teremos uma melhora. Nem precisava instalar bloqueadores de sinal de celular. A solução é simples, usa-se a tecnologia e o serviço reservado de inteligência para prender os ladrões colaboradores do crime.

  18. Prefeito se prepare antes de dar uma entrevista. A política ja terminou. Aceite a derrota do seu primo HenRIQUINHO Alves, que lhe virou as costas na eleição para Prefeito em 2012. O sr. Esta tao despreparado que por tres vezes, indagado sobre o ataque da bandidagem ao predio da STTU que segundo suas palavras era para ser preservado pela Guarda Municipal NAO SOUBE RESPONDER. Fique calado e apoie as ações do Governador Robinson Faria que juntamente com as demais autoridades estao tentando de varias formas acabar com o crime organizado em nossa Capital.

  19. O prefeito deveria ser mais contido em suas declarações em relação à segurança pública. Se não pode ou não quer ajudar, não deveria criticar. O momento é de deixar as diferenças políticas de lado e oferecer apoio. E se, de fato, ele disse se orgulhar da construção de Alcuçuz , é por que não quer dar o braço a torcer: são inúmeros os casos de fugas, facilitados pela própria estrutura do presídio que foi construído em cima local de dunas.

  20. Foi extremamente infeliz em seus comentários, politizando uma questão tão grave e que afeta a todos os cidadãos potiguares.
    Esta mentalidade egoista, coronelista e pequena precisa ser erradicada em nosso Estado.

  21. Quem vota nesse cara????
    Só louco!
    Não está cooperando em nada para ajudar a população a ter um pouco de paz, muito pelo contrário…. É omisso.
    Quanto ao serviço de iluminação pública, ESTÁ PÉSSIMO!!!
    A minha rua passou vários dias no escuro total, a Semsur foi ao localmente e não resolveu o problema. Eu precisei ligar várias vezes e fazer muita reclamação pra poder ser atendida.
    Diga-se de passagem que esse serviço vem na conta de energia todo mês tendo ou não um bom serviço prestado.
    É uma vergonha a prestação desse serviço!

  22. É lamentavel que um prefeito tenha uma atitude dessa. Ele devia estar nesse momento junto ao governo do Estado, pra ajudar na solucao da seguranca da cidade.
    O prefeito tomou uma atitude imbecil. E ainda quer se reeleger…

  23. É por esses gestores ineficientes que o Natal e o RN estão entre os piores índices de violência e lugar pior de se viver no Brasil. Nem as praias enchem mais os olhos dos turistas, uma vez que nem segurança tem nelas. O RN está nessa situação graças ao voto a esses caras de paus que o povo não cansa de votar. Eles riem do povo o tempo todo, se lambuzam na delícia de serem eleitos democraticamente, não serem cobrados e nas eleições, estão eles nos braços e nas urnas do povo!!! Votem Carlos Eduardo sim. É não reclamem mais de Alcaçuz e nem da Segurança Pública meu povo, afinal ele é Prefeito. Nao tem qualquer dedo sob a Segurança Pública que é obrigação do Governador. Mas o passado dele o condena. Se vocês olharem para o passado e o hoje, verão que todos esses políticos potiguares tem o dedo no nosso presente da Segurança Pública!! #naoreelejaninguem #mude

  24. Uma entrevista dessa infelizmente mostra o quanto os nossos gestores públicos estão totalmente despreparado e que só pensam neles mesmo

  25. Alves é Alves, em algum momento da vida a arrogância e a prepotência vem à tona.
    Até gosto do jeito de administrar de Carlos Eduardo, votei nele nas duas últimas campanhas em que foi candidato, mais reconheço que este mandato dele está bem inferior ao anterior, sem falar na arrogância que me parece está se exacerbando, sinceramente acho que o ilustre Prefeito está precisando levar uma surra de votos para cair na real e deixar a empáfia de lado. Humildade nunca fez mal a ninguém .

  26. Esse indivíduo acabou de perder milhares de votos com essa declaração infeliz. Um filho da aristocracia que há decadas domina e suga os recursos do nosso pobre Estado, e que são eles, indireta ou mesmo diretamente, causadores do caos ora instalado, vem falar uma barbaridade dessas. A delação premiada da Queiroz Galvão está aí, e logo a casa desse rapaz cairá. Imbecil.

  27. ineficiente não são os policiais e sim a população que vota nesse tipo de politico quê nada faz pelo povo eles criam as leis para beneficiar bandidos . passaram um monte de tempo fazendo farra com o dinheiro dos contribuintes e jogando o lixo em baixo do tapete, um dia isso iria acontecer. quem poupa o lobo sacrifica a ovelha

  28. O nobre deveria então dispensar os ineficientes tanto PMs quanto FUnd que estão fazendo a sua segurança

  29. Não defendo político nenhum , primeiro não sou filiado a nenhum partido e hoje como antes ,todos calçam 40. Mas, ouvi a entrevista do Prefeito e achei ridícula. Típico do político que se aproveita de uma situação de caos para se auto-elogiar. Entendi que ele esta naquela de quanto pior melhor, quando diz que os bandidos deram um totó na segurança. Ele devia explicar porque não dá reajuste aos funcionários a 3 anos, não cumpre a Lei de progressão
    funcional e outros mazelas do seu governo. Falar em Alcaçuz é brincadeira, ele devia sentir vergonha em dizer que foi na gestão dele como Secretário de Interior e Justiça, construiu em cima de dunas e com o tempo virou um queijo suíço. Foi entrevista que deixa o cidadão triste em ver um prefeito, torcer pelo caos.

  30. E agora a cúpula da policia civil e militar vai pede que o prefeito se retrate pelas papelas proferida por ele .kkkk

  31. O prefeito devia saber que os Potiguares estão apoiando o trabalho da polícia, que é quem tá agindo nas ruas, e não aboletado num nababesco gabinete com ar condicionado e demais mordomias. A sociedade precisando de união para combater os facínoras e essa Excelência faz um comentário desses. Francamente!

  32. É por isso q esse b**** torce.
    Ele vá pagar as contas do carnaval, e vá com armadura defender o governados desta cidade.
    Palhaço!!

  33. Meu Deus que falta de espírito público! Cada vez que ele fala algo sobre esse assunto mais desisto de votar nele. Se não quer ajudar melhor ficar calado.

  34. "O SUJO, falando do MAL LAVADO" se ele acha o policiamento estadual, ineficiente, Pq não transforma a guarda municipal numa super polícia municipal… Nem disso ele dar conta… FAZ PENA. (Valorização as polícias) esse é o caminho.

  35. Você esqueceu de mencionar a ameaça que fez ao pessoal da Sttu, que tenha falado mal dele. Patético.

  36. quem não ajudou em nada durante a crise, deveria se calar que ganharia muito mais. Está parecendo a "Ofélia" , so abre a boca para falar bobagens.

  37. Nos potiguares estamos passando por este momento de violência, causa principal famílias Alves e Maia dominando a política do RN por mais de 50 anos, resultado está aí, falta tudo, como um prefeito da capital do estado lava mãos diante do que a população está sofrendo, continuem dizendo que é menos ruim que micarla é igual, maqueia Natal, falta médicos e remédios nos postos de saúde, praça abandonadas, paradas de onibus, iluminação pública , educação falida, ruas e avenidas esburacadas etc, vai tentar se reeleger e depois tentar o governo do estado abram os olhos povo do RN.

  38. Esse é um Prefeito que se preocupa com o Estado onde o Município que ele administra está inserido, e com os cidadãos que estão passando por este terror. Tudo por conta desta politicagem chibata que dá nojo e revolta.

  39. BG
    Pense num super "prefeito", soberba é pouco para esse alcaide, que as urnas lhe aposentem pois não tem mais o que dar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Postos do PCC movimentaram R$ 5 bilhões em três estados, diz polícia


Foto: Polícia Civil/PI

A investigação da PCPI (Polícia Civil do Piauí) e do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) do MPPI (Ministério Público do Piauí) aponta que o PCC movimentou R$ 5 bilhões usando 49 postos de combustíveis, em três estados das regiões Nordeste e Norte.

Esses estabelecimentos estão sendo bloqueados judicialmente, na manhã desta quarta-feira (5), conforme revelou a CNN.

A investigação diz que todo o montante das empresas investigadas foi de “movimentações financeiras atípicas”. E detalha que, se considerar apenas as movimentações a crédito de empresas sediadas no Piauí, o total é de R$ 300 milhões monitorados.

Além dos postos interditados, a operação Carbono Oculto 86 também cumpre 17 mandados de busca e apreensão contra investigados no Piauí, Maranhão, Tocantins e em São Paulo. Segundo os investigadores, o foco principal é o grupo investigado na capital paulista.

A polícia diz que a facção utilizava uma complexa estrutura de empresas de fachada, fundos de investimento e fintechs para lavar capitais ilícitos, fraudar o mercado de combustíveis e ocultar patrimônio.

A investigação revelou interconexão direta entre empresários locais e os mesmos fundos e operadores financeiros investigados pela Operação Carbono Oculto, que integrou Receita Federal, Ministério Público de São Paulo e Polícia Militar paulista para desarticular um esquema nacional de lavagem de dinheiro de organizações criminosas.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

SAAE São Gonçalo cria App e investe em tecnologia pra facilitar acesso dos usuários aos serviços

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Gonçalo do Amarante está cada vez mais conectado às novas tecnologias, oferecendo mais praticidade e agilidade no atendimento à população.

Agora, os usuários contam com duas modalidades digitais para facilitar o contato com o SAAE.
A primeira é a Agência Virtual, disponível no site oficial do órgão, que permite realizar diversos serviços sem sair de casa, incluindo o pagamento das faturas com cartão de crédito, com opção de parcelamento em até 12 vezes.

A segunda é o aplicativo “SAAE Fácil”, disponível para Android e iOS. A ferramenta reúne atendimento via WhatsApp, acesso à Agência Virtual e solicitações como nova ligação, comunicação de vazamentos e acompanhamento de protocolos.

De acordo com a diretora do SAAE, Talita Dantas, o objetivo é tornar o atendimento mais simples e acessível. “O objetivo dessas ferramentas é facilitar o acesso dos usuários aos serviços do SAAE. Pelo aplicativo, é possível solicitar atendimento de forma rápida, sem deslocamento. E o parcelamento no cartão de crédito oferece mais liberdade para que cada usuário escolha a forma de pagamento que melhor se adapta à sua realidade.”

Com essas ferramentas, o SAAE moderniza seus serviços e se aproxima cada vez mais da população. Para mais detalhes, acesse: www.saae.saogoncalo.rn.gov.br ou entre em contato pelo WhatsApp: (84) 3278-2290.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo Lula é “terminantemente contra” projeto que equipara facções ao terrorismo, diz Gleisi

Foto: Divulgação/SRI

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (5) que o governo federal é “terminantemente contra” o projeto de lei que equipara facções criminosas ao terrorismo. Segundo ela, a proposta poderia abrir brecha para intervenção estrangeira no Brasil.

O terrorismo tem objetivo político e ideológico. Pela legislação internacional, dá guarida para que outros países possam fazer intervenção no nosso país. Nós não concordamos com isso, nós já temos uma legislação sobre facções criminosas”, disse Gleisi no Palácio do Planalto.

A ministra destacou que o governo prioriza, após a aprovação do Imposto de Renda, o PL Antifacção e a PEC da Segurança.

“Eu espero que o relator realmente apure seu relatório para que a gente aprove o mais rápido possível, para nos dar condições de fazer operações integradas. A gente espera que o Senado aprove o projeto como ele está”, afirmou.

Gleisi também disse ter cobrado celeridade na tramitação dessas pautas ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e aos líderes partidários.

“Gostaríamos que agora em novembro nós pudéssemos aprovar esses dois instrumentos, que eles dão condições ao governo federal de atuar de maneira mais organizada e planejada com estados e municípios”, completou.

O PL Antiterrorismo, defendido pela oposição, estava na pauta da CCJ da Câmara, mas teve a análise adiada. O texto, de autoria do deputado Danilo Forte (União-CE) e relatado por Nikolas Ferreira (PL-MG), prevê classificar como terrorismo as ações de facções que busquem “impor domínio ou controle de área territorial”.

O PT alega que a proposta é inconstitucional. Atualmente, a pena para atos de terrorismo no Brasil é de 12 a 30 anos de prisão.

Com informações de CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Tirando a politica de lado, esse projeto como também o projeto de Lula da lei antifacçao sao ineficazes. Nao mudam nada juridicamente.

  2. Todo poder emana do povo. Façam uma pesquisa para saber a opinião do povo. Democraticamente a questão fica resolvida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alunos são investigados pela Polícia Civil por tentativa de envenenar professoras após nota baixa

Foto: Daniela Duncan/Getty Images

A Polícia Civil da Bahia investiga quatro alunos de 12 anos suspeitos de planejar envenenar duas professoras de uma escola no bairro São Caetano, em Salvador. O caso teria ocorrido na última sexta-feira (31).

Segundo o boletim registrado, três meninas e um menino combinaram colocar chumbinho em doces que seriam entregues às docentes. A motivação seria o receio de serem colocados em recuperação escolar.

O plano foi descoberto após um colega denunciar a intenção à direção, evitando o crime. Confrontados, os alunos admitiram o plano, mas negaram ter levado o veneno para a escola.

O caso é apurado pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Contra Criança e Adolescente (Dercca) e pela Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI).

Os estudantes foram afastados das aulas presenciais e estão recebendo acompanhamento psicológico.

Em nota, a Secretaria da Educação da Bahia informou que acompanha o caso e reforçou que a segurança no ambiente escolar é prioridade.

Com informações da coluna de Mirelle Pinheiro – Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MAIOR E MAIS BRILHANTE: Segunda superlua de 2025 aparece nesta quarta-feira (5) em todo o Brasil

Foto: iStock

A segunda “superlua” de 2025 será nesta quarta-feira (5) e poderá ser vista em todo o Brasil e no exterior. A superlua do Castor, a “maior e mais brilhante” deste ano, segundo o Observatório Nacional, permanecerá visível por três dias consecutivos.

A melhor hora para apreciar o espetáculo será logo após o pôr do sol. Em São Paulo, o nascer da lua deve ocorrer por volta das 18h45; em Belém, às 18h14; e no Recife, às 17h28 – horários aproximados, que variam conforme a região e o fuso local.

O fenômeno poderá ser observado a olho nu em todo o Brasil, desde que as condições meteorológicas sejam favoráveis. Ele poderá ser observado sem a necessidade de telescópios ou equipamentos especiais.

Um mês depois, no dia 4 de dezembro, aparecerá a terceira e última superlua de 2025.

Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após apoio a Nina, Allyson exonera cargos de Wiginis

Foto: reprodução

A classe política foi pega de surpresa. O vereador Wiginis da Gás (União Brasil) da base do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra teve cargos exonerados da administração sem sequer ser comunicado previamente após anunciar apoio para candidaturas de de Nina Souza a deputada federal e também para Ivanilson Oliveira a deputado estadual.

Wiginis do Gás foi o primeiro a tornar público o apoio as nomes que buscarão cargos no legislativo nas próximas eleições de 2026. Na mesma data em que anunciou os candidatos que vai apoiar, Wiginis viu nomes ligados a ele serem exonerados.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem 34 mil crianças e adolescentes de até 14 anos vivendo em uniões conjugais, mostra Censo; No RN são mais de 800 nestas condições

Foto: reprodução/g1

O Censo 2022 revelou que 825 crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos vivem em algum tipo de união conjugal no Rio Grande do Norte, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (5) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em todo o Brasil, o número chega a 34.412 pessoas nessa faixa etária, sendo 77% meninas.

O levantamento faz parte do questionário da amostra sobre nupcialidade e estrutura familiar. O IBGE destaca que as informações se baseiam em declarações dos moradores, sem comprovação documental ou legal das uniões.

Entre os jovens que vivem em união, 7% estão casados no civil e religioso, 4,9% apenas no civil, 1,5% só no religioso e 87% vivem em união consensual, ou seja, sem registro formal.

A legislação brasileira proíbe o casamento civil para menores de 16 anos, salvo em casos excepcionais autorizados pela Justiça. Mesmo assim, o IBGE ressalta que seu objetivo é retratar a realidade social, e não verificar a legalidade das situações.

Segundo Luciene Aparecida Longo, técnica do instituto, o Censo inclui perguntas sobre uniões a partir dos 10 anos para identificar práticas que possam orientar políticas públicas. “O IBGE quer mostrar o retrato do país, inclusive o que está fora da legalidade, para que o poder público possa agir”, afirmou.

O levantamento também mostrou que a maioria das crianças e adolescentes em união se declaram pardas (20.414), seguidas de brancas (10.009), pretas (3.246), indígenas (483) e amarelas (51). Entre os estados, São Paulo tem o maior número de casos absolutos.

Confira os números por Estado: 

  1. São Paulo: 13,8% (4.722 pessoas);
  2. Bahia: 7,9% (2.716 pessoas);
  3. Pará: 7,5% (2.579 pessoas);
  4. Maranhão: 6,4% (2.201 pessoas);
  5. Ceará: 6% (2.039 pessoas);
  6. Pernambuco: 5,8% (1.968 pessoas);
  7. Rio de Janeiro: 5,3% (1.803 pessoas);
  8. Amazonas: 4,9% (1.672 pessoas);
  9. Paraná: 4,4% (1.501 pessoas);
  10. Minas Gerais: 4,2% (1.430 pessoas);
  11. Rio Grande do Sul: 3,8% (1.283 pessoas);
  12. Alagoas: 3,6% (1.231 pessoas);
  13. Goiás: 3,6% (1.241 pessoas);
  14. Paraíba: 3,1% (1.065 pessoas);
  15. Mato Grosso: 2,8% (946 pessoas);
  16. Santa Catarina: 2,7% (927 pessoas);
  17. Rio Grande do Norte: 2,4% (825 pessoas);
  18. Sergipe: 2,3% (774 pessoas);
  19. Mato Grosso do Sul: 1,6% (531 pessoas);
  20. Piauí: 1,4% (495 pessoas);
  21. Espírito Santo: 1,4% (470 pessoas);
  22. Rondônia: 1,2% (400 pessoas);
  23. Acre: 1,1% (366 pessoas);
  24. Tocantins: 1% (346 pessoas);
  25. Amapá: 0,8% (269 pessoas);
  26. Roraima: 0,6% (198 pessoas);
  27. Distrito Federal: 0,6% (207 pessoas);

Com informações de g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo do DF pede a Moraes avaliação médica para saber se Bolsonaro tem condições de ficar na Papuda

Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A Seape (Secretaria de Administração Penitenciária) do governo do Distrito Federal (GDF) enviou um ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), pedindo que Jair Bolsonaro (PL) seja submetido a uma avaliação médica para averiguar a “compatibilidade” do quadro clínico do ex-presidente com a assistência médica que as prisões de Brasília conseguem oferecer.

De acordo com o documento obtido pela CNN Brasil, o ofício se fez necessário tendo em vista a proximidade do julgamento dos recursos dos réus do núcleo 1 da trama golpista e, por consequência, de uma eventual prisão de Bolsonaro.

No ofício, a Seape menciona as cirurgias abdominais realizadas pelo ex-presidente, bem como os atendimentos médicos e complicações de saúde que ele teve durante o tempo de prisão domiciliar, decretada em agosto.

O recurso de Bolsonaro começará a ser julgado na próxima sexta-feira (7) em plenário virtual. No modelo, os ministros terão uma semana para registrar os votos, só então o resultado é declarado.

Se rejeitados, as defesas terão cinco dias para apresentarem um segundo recurso, que também deverá ser analisado de forma virtual pelos ministros da Primeira Turma.

É só após a rejeição deste segundo embargo que uma eventual prisão será decretada. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão, em regime fechado, por liderar uma tentativa de golpe de Estado.

O local do cumprimento da pena não está definido. O Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é uma das opções. A defesa deve pedir prisão domiciliar alegando idade avançada e condições delicadas de saúde.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Caicó registra 39,8 °C e fica entre as cidades mais quentes do Brasil

Foto: Reprodução/Inter TV Costa Branca

Por pouco, os termômetros não chegaram aos 40º C em Caicó, na região Seridó potiguar. A temperatura máxima na cidade foi de 39,8º C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou na terça-feira (4). Outro município potiguar que entrou na lista foi Ipanguaçu, que marcou 38,9 °C.

Moradores relataram ao g1-RN dificuldades para enfrentar o calor. O diácono Judas Tadeu contou que tem recorrido a ventiladores e protetor solar. A comerciante Daguia Lopes disse que aumentou os banhos e o consumo de água mineral, enquanto Ana Morais afirmou dormir sem se enxugar para aliviar o calor.

De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot (Emparn), as temperaturas estão 1 a 2 °C acima da média neste início de novembro, principalmente no Seridó e no Oeste potiguar.

A causa, segundo ele, é a falta de nebulosidade e a radiação solar intensa, que aquece o solo e eleva as temperaturas. A umidade relativa do ar também está baixa — chegou a 19% na região nesta terça-feira, o que aumenta a sensação de calor.

Com informações de g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Governo Trump lamenta morte de policiais em operação no Rio

Foto: Reprodução

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), enviou na 3ª feira (4.nov.2025) uma carta à Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro em que lamenta a morte dos 4 policiais durante a operação Contenção, realizada em 28 de outubro nos Complexos do Alemão e da Penha. A ação na zona norte da capital fluminense deixou outros 117 suspeitos de integrar o crime organizado mortos.

O documento foi encaminhado por James M. Spark, chefe da DEA, a agência antidroga norte-americana, ao secretário de Segurança do Rio, Victor Santos.

Na carta, Sparks expressa “condolências pela trágica perda dos 4 policiais que tombaram no cumprimento do dever” e afirma que “a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício”. O órgão do governo Trump também disse reconhecer “o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública”.

“Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do Estado e colocamo-nos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, escreveu.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Enquanto o Lules quer criar o bolsa facção.. ou melhor, meu traficantes minha vida.
    É que ele e a ministra do direitos dos manos querem indenizar as famílias dos traficantes mortos em combate com a polícia do Rio de janeiro

  2. No Brasil o presidente está preocupado com os bandidos mortos, até porque esquerda não gosta de policia. Só não entendo como um cidadão de bem pode votar na esquerda, onde eles demonstram estarem do lado do crime.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *