Jornalismo

Carlos Eduardo diz que os “policiais potiguares são ineficientes e que levaram um totó da bandidagem”

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato à reeleição, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas. Algumas declarações do senhor prefeito chamaram muita atenção.

Primeiro, ele disse que não falaria sobre política, mas politizou suas declarações quando a entrevista passou a enveredar pela área da segurança e sua ausência na reunião convocada pelo governador.

Depois, passou a falar como se estivesse discursando, obrigando o jornalista e entrevistador a interrompê-lo por duas oportunidades com o argumento de que ali não se tratavva de um monólogo e de um discurso.

Veja alguns trechos da entrevista do prefeito no jornal 96:

Carlos Eduardo disse que os ataques de bandidos na capital e no interior não foram uma resposta à instalação de antenas bloqueadoras de sinal de telefonia celular. Para o prefeito, a causa teria sido a entrevista concedida pelo governador Robinson Faria em que teria dito que não havia mais nada a fazer na área da segurança pública.

Prefeito de uma cidade com mais de 800 mil habitantes e que há dias vem enfrentando um dos períodos mais inseguros de sua história, Carlos Eduardo reafirmou não ter participado de nenhuma reunião sobre segurança porque não foi convidado.

Para completar, o prefeito da capital quis falar em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, dizendo que a instituição também não foi convidada. O fato é que OAB participou da reunião coordenada pelo governador.

E o festival de desastres do senhor prefeito não parou aí. Ele disse que as polícias militar e civil são ineficientes e que levaram um “totó” da bandidagem.

Carlos Eduardo também disse se orgulhar de ter sido secretário de Justiça e Cidadania e ter construído o Presídio de Alcaçuz. Detalhe: Todos os especialistas na área da segurança criticam o fato de o presídio ter sido construído em cima de terreno de duna. A quantidade de fugas e graças à a escavação de túneis mostra onde está a verdade sobre a segurança do presídio.

Mas, achando pouco, Carlos Eduardo disse que os presos estão reprimidos e pagando caro pelas suas penas e que por isso estão revoltados. E para completar garantiu que a iluminação pública de Natal vai muito bem. E é um serviço de excelência.

Mostrando-se muito incomodado em ter que falar sobre assuntos que colocam em xeque a eficiência de sua gestão, o prefeito mostrou que não baixa a guarda nunca, nem admite questionamentos e críticas. Vai ter muito trabalho durante a campanha à reeleição.

Opinião dos leitores

  1. Quem não quer que os fatos sejao divulgados não deixem que os mesmos aconteçam. A verdade tem que ser dita doa a quem doer.

  2. Citizenship in a Republic (The man in the arena)
    Não é o crítico que importa; não é aquele que aponta como o homem forte fraqueja, ou onde aqueles que realizaram algo poderiam tê-lo feito melhor. O crédito pertence ao homem que encontra-se na arena, cuja face está manchada de poeira, suor e sangue; aquele que esforça-se bravamente; que erra, que se depara com um revés após o outro, pois não há esforço sem erros e falhas; aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandeza, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso. Theodore Roosevelt. Sorbonne. 1910.

    Não é o crítico que vai vencer essa luta. Vence quem tá lutando, viu prefeito?!

  3. Esse incompetente foi secretário de justiça e cidadania no governo de Wilma até então Maia e foi ele quem construiu o presídio de alcaçuz em cima das Dunas com laudo técnico contrário do CREA, MPF e MP RN, presidio esse que hoje os bandidos cavam com a colher pra fugir.
    O terreno era de Ana Cararina irmã de Henrique Alves e Ismael Wanderlei esposo dela.
    Hoje fica fazendo essas críticas imbecis e oportunistas.
    Devia ter vergonha na cara!!!!!
    Isso o RN TV não divulga!

  4. Metade desses livros ele deveria doar as bibliotecas públicas, a outra metade ele deveria tentar ler depois que perder a eleição e for para casa.

  5. Prefeito tá na hora de vc arruma suas malas é pega o beco vai gasta o dinheiro que vc rouba do povo a esses anos todos toto quem da é vc no povo natalence um povo honesto humilde e acolhedor não merece ter uma aberração da natureza igual a vc como prefeito.

  6. Criticar esses homens e mulheres que arriscam suas vidas em prol de terceiros, só pra tentar se beneficiar com essa situação é lamentável!
    Sou guarda municipal…
    Apesar de ter atraso no pagamento, veto do prefeito à um projeto de lei que nos garantiria uma aposentadoria melhor( não disse aumento salarial), adicional noturno no valor de R$ 7,00 por noite trabalhada, NENHUM INVESTIMENTO DO GOVERNO MUNICIPAL EM NOSSA ESTRUTURA , oito anos sem receber novo uniforme,1 0 anos sem realizar um concurso, 6 anos reinvidicando um plano de cargos e salário próprio( há dois anos uma lei federal obriga os municípios a concederem esse plano salarial próprio às suas guardas municipais e a gestão municipal descumpre); mesmo assim, todos os dias, 3 a 5 viaturas prestam apoio aos órgãos públicos , corredores de transporte público, tentando dar segurança aos ônibus urbanos e principalmente à população de Natal. Arriscando nossas vidas em prol da segurança de pessoas desconhecidas e de nossos familiares.
    A VERDADE pode doer, mas tem que ser dita!
    TENHO ORGULHO DE SER GUARDA MUNICIPAL E VERGONHA DE SER GERIDO POR ESSE GESTOR MUNICIPAL.

    1. Meu amigo vc tem que ter orgulho mesmo que vcs são verdadeiros heróis trabalha com a precariedade que o governo Municipal oferece a vcs está de parabéns a guarda Municipal que mesmo sem estrutura fais um belo trabalho contra a bandidagem.

  7. BG, assisti essa entrevista e sua matéria distorceu bastante as palavras do Prefeito, gerando desinformação e comentários indevidos. Se eu não tivesse escutado essa entrevista, iria acreditar em sua palavra. Agora, perdi totalmente a confiança em suas matérias, e no seu programa do rádio. Torço apenas pela nossa pátria, pela ética, mas como tá difícil….

  8. Cabeção vc calado ainda tá ERRADO!!!
    Um parasita dos Alves
    dar nojo esses ALVES e aliás toda classe política é ASQUEROSA.

  9. Senhor Prefeito se fosse a sua pessoa teria vergonha e pedéria desculpas aos profissionais da segurança, homens e mulheres que saem de suas residencias para lutar pela pessoas que residem e visitam nossa e cidade e demais cidades do nosso querido Estado.
    Como também digo a Vossa Excelência que ineficiente foi o Senhor que construiu um presidio em cima de DUNAS e ainda diz que é de segurança máxima, isso sim que é ser ineficiente, PREFEITO.

  10. Quero aqui informar ao senhor prefeito Carlos Eduardo Alves.que em primeiro lugar quando for fazer críticas ao quê ele chama de desastre ele veja. Quê foi ele que construiu o prédio já deixando brechas para fugadls de presos tenha cuidado com o que fala prefeito Carlos Eduardo.pois nois polícias do rio grande do norte somos muito eficiente oque falta quecara como vc seja banido banido da política pois encompete é vcs Alves que vive se escondendo centro dos gabinetes e não tem coragem de deixarem de fazer maquiagem com a população norte rio grande se AGENOR BATISTA DOS SANTOS 3° SARGENTO PM INDIGNADO COM SUAS INFÂMIA DECLARAÇÃO ERRADA

    1. Mentiu. Pq mesmo sem condições de trabalho esses policiais arriscam suas vidas enquanto gente como vc, e esse debilóide só faz criticas.

  11. Engraçado porque são esses mesmos policiais ineficientes que fazem plantão na frente da residência dele. Esse verme incompetente é o retrato do que um homem corrupto faz quando chega ao poder…um verdadeiro tapa na cara de qualquer cidadão de bem.

  12. Esse é um belo exemplo da mediocridade dos políticos do RN.
    Ao invés de juntar esforços em um momento difícil, fica tecendo críticas que não soma e não contribui absolutamente em nada.
    Podemos recorrer ao velho dizer popular: se não quiser ajudar, não ajude. Mas também não atrapalhe.

  13. Infelizmente o senhor prefeito e sua família sempre foram políticos e pouco fizeram pela segurança e ainda quer ser bonzinho, o povo deve dá o troco nas eleições.

  14. Numa hora como essa que a população está apavorada a ajuda que esse cara dar é essa? Prefeito politiqueiro, despreparado e arrogante. Tu merece perder a eleição. Se é pra colocar gente com experiência, Natal tem, a filha de D Vilma Farias, ela substituí muito bem esse prepotente.

  15. Na realidade não houve uma entrevista mas um momento politico, pois o prefeito fez simplesmente um discurso politico, embora o jornalista tivesse conter a posição do entrevistado. Só falava na guarda municipal e somente ele ver, pois você procura e não encontra. As praças estão abandonadas e espero que o eleitor natalense saiba votar. Ficou patente que ainda não aceitou a derrota de seu primo, quando queriam que o poder do estado ficasse com a família. Basta!

  16. Ineficiente eh vc prefeito CARLOS EDUARDO seu palhaço, q desvia o dinheiro do povo em benefício próprio enquanto trabalhamos sem nenhuma estrutura e ainda garantimos o bem estar de pessoas da sua estirpe.

  17. No momento, os culpados são políticos pelo caos instalados no RN e na capital. Não são. Os culpados são os bandidos travestidos de agentes públicos de segurança. Os corruptos que trabalham nos presídios, que facilita a entrada de celulares, drogas e armas. Se retirarem esses corruptos do serviço público, expulsando e prendendo , com certeza teremos uma melhora. Nem precisava instalar bloqueadores de sinal de celular. A solução é simples, usa-se a tecnologia e o serviço reservado de inteligência para prender os ladrões colaboradores do crime.

  18. Prefeito se prepare antes de dar uma entrevista. A política ja terminou. Aceite a derrota do seu primo HenRIQUINHO Alves, que lhe virou as costas na eleição para Prefeito em 2012. O sr. Esta tao despreparado que por tres vezes, indagado sobre o ataque da bandidagem ao predio da STTU que segundo suas palavras era para ser preservado pela Guarda Municipal NAO SOUBE RESPONDER. Fique calado e apoie as ações do Governador Robinson Faria que juntamente com as demais autoridades estao tentando de varias formas acabar com o crime organizado em nossa Capital.

  19. O prefeito deveria ser mais contido em suas declarações em relação à segurança pública. Se não pode ou não quer ajudar, não deveria criticar. O momento é de deixar as diferenças políticas de lado e oferecer apoio. E se, de fato, ele disse se orgulhar da construção de Alcuçuz , é por que não quer dar o braço a torcer: são inúmeros os casos de fugas, facilitados pela própria estrutura do presídio que foi construído em cima local de dunas.

  20. Foi extremamente infeliz em seus comentários, politizando uma questão tão grave e que afeta a todos os cidadãos potiguares.
    Esta mentalidade egoista, coronelista e pequena precisa ser erradicada em nosso Estado.

  21. Quem vota nesse cara????
    Só louco!
    Não está cooperando em nada para ajudar a população a ter um pouco de paz, muito pelo contrário…. É omisso.
    Quanto ao serviço de iluminação pública, ESTÁ PÉSSIMO!!!
    A minha rua passou vários dias no escuro total, a Semsur foi ao localmente e não resolveu o problema. Eu precisei ligar várias vezes e fazer muita reclamação pra poder ser atendida.
    Diga-se de passagem que esse serviço vem na conta de energia todo mês tendo ou não um bom serviço prestado.
    É uma vergonha a prestação desse serviço!

  22. É lamentavel que um prefeito tenha uma atitude dessa. Ele devia estar nesse momento junto ao governo do Estado, pra ajudar na solucao da seguranca da cidade.
    O prefeito tomou uma atitude imbecil. E ainda quer se reeleger…

  23. É por esses gestores ineficientes que o Natal e o RN estão entre os piores índices de violência e lugar pior de se viver no Brasil. Nem as praias enchem mais os olhos dos turistas, uma vez que nem segurança tem nelas. O RN está nessa situação graças ao voto a esses caras de paus que o povo não cansa de votar. Eles riem do povo o tempo todo, se lambuzam na delícia de serem eleitos democraticamente, não serem cobrados e nas eleições, estão eles nos braços e nas urnas do povo!!! Votem Carlos Eduardo sim. É não reclamem mais de Alcaçuz e nem da Segurança Pública meu povo, afinal ele é Prefeito. Nao tem qualquer dedo sob a Segurança Pública que é obrigação do Governador. Mas o passado dele o condena. Se vocês olharem para o passado e o hoje, verão que todos esses políticos potiguares tem o dedo no nosso presente da Segurança Pública!! #naoreelejaninguem #mude

  24. Uma entrevista dessa infelizmente mostra o quanto os nossos gestores públicos estão totalmente despreparado e que só pensam neles mesmo

  25. Alves é Alves, em algum momento da vida a arrogância e a prepotência vem à tona.
    Até gosto do jeito de administrar de Carlos Eduardo, votei nele nas duas últimas campanhas em que foi candidato, mais reconheço que este mandato dele está bem inferior ao anterior, sem falar na arrogância que me parece está se exacerbando, sinceramente acho que o ilustre Prefeito está precisando levar uma surra de votos para cair na real e deixar a empáfia de lado. Humildade nunca fez mal a ninguém .

  26. Esse indivíduo acabou de perder milhares de votos com essa declaração infeliz. Um filho da aristocracia que há decadas domina e suga os recursos do nosso pobre Estado, e que são eles, indireta ou mesmo diretamente, causadores do caos ora instalado, vem falar uma barbaridade dessas. A delação premiada da Queiroz Galvão está aí, e logo a casa desse rapaz cairá. Imbecil.

  27. ineficiente não são os policiais e sim a população que vota nesse tipo de politico quê nada faz pelo povo eles criam as leis para beneficiar bandidos . passaram um monte de tempo fazendo farra com o dinheiro dos contribuintes e jogando o lixo em baixo do tapete, um dia isso iria acontecer. quem poupa o lobo sacrifica a ovelha

  28. O nobre deveria então dispensar os ineficientes tanto PMs quanto FUnd que estão fazendo a sua segurança

  29. Não defendo político nenhum , primeiro não sou filiado a nenhum partido e hoje como antes ,todos calçam 40. Mas, ouvi a entrevista do Prefeito e achei ridícula. Típico do político que se aproveita de uma situação de caos para se auto-elogiar. Entendi que ele esta naquela de quanto pior melhor, quando diz que os bandidos deram um totó na segurança. Ele devia explicar porque não dá reajuste aos funcionários a 3 anos, não cumpre a Lei de progressão
    funcional e outros mazelas do seu governo. Falar em Alcaçuz é brincadeira, ele devia sentir vergonha em dizer que foi na gestão dele como Secretário de Interior e Justiça, construiu em cima de dunas e com o tempo virou um queijo suíço. Foi entrevista que deixa o cidadão triste em ver um prefeito, torcer pelo caos.

  30. E agora a cúpula da policia civil e militar vai pede que o prefeito se retrate pelas papelas proferida por ele .kkkk

  31. O prefeito devia saber que os Potiguares estão apoiando o trabalho da polícia, que é quem tá agindo nas ruas, e não aboletado num nababesco gabinete com ar condicionado e demais mordomias. A sociedade precisando de união para combater os facínoras e essa Excelência faz um comentário desses. Francamente!

  32. É por isso q esse b**** torce.
    Ele vá pagar as contas do carnaval, e vá com armadura defender o governados desta cidade.
    Palhaço!!

  33. Meu Deus que falta de espírito público! Cada vez que ele fala algo sobre esse assunto mais desisto de votar nele. Se não quer ajudar melhor ficar calado.

  34. "O SUJO, falando do MAL LAVADO" se ele acha o policiamento estadual, ineficiente, Pq não transforma a guarda municipal numa super polícia municipal… Nem disso ele dar conta… FAZ PENA. (Valorização as polícias) esse é o caminho.

  35. Você esqueceu de mencionar a ameaça que fez ao pessoal da Sttu, que tenha falado mal dele. Patético.

  36. quem não ajudou em nada durante a crise, deveria se calar que ganharia muito mais. Está parecendo a "Ofélia" , so abre a boca para falar bobagens.

  37. Nos potiguares estamos passando por este momento de violência, causa principal famílias Alves e Maia dominando a política do RN por mais de 50 anos, resultado está aí, falta tudo, como um prefeito da capital do estado lava mãos diante do que a população está sofrendo, continuem dizendo que é menos ruim que micarla é igual, maqueia Natal, falta médicos e remédios nos postos de saúde, praça abandonadas, paradas de onibus, iluminação pública , educação falida, ruas e avenidas esburacadas etc, vai tentar se reeleger e depois tentar o governo do estado abram os olhos povo do RN.

  38. Esse é um Prefeito que se preocupa com o Estado onde o Município que ele administra está inserido, e com os cidadãos que estão passando por este terror. Tudo por conta desta politicagem chibata que dá nojo e revolta.

  39. BG
    Pense num super "prefeito", soberba é pouco para esse alcaide, que as urnas lhe aposentem pois não tem mais o que dar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

VÍDEO: Desembargador do TJ-MG lidera ranking de ‘penduricalhos’ e embolsa R$ 2,2 milhões em 2025

Imagens: Reprodução/Metrópoles

Um desembargador do TJMG aparece como o campeão nacional em pagamentos extras, os chamados “penduricalhos”, no ano de 2025. Somados, os valores classificados como “direitos pessoais”, “indenizações” e “direitos eventuais” chegaram a R$ 2,2 milhões brutos no período.

Na prática, isso significa uma média mensal de R$ 186,4 mil pagos ao magistrado ao longo do ano, apenas com esses adicionais. Os “penduricalhos” são valores que vão além do salário regular e entram na folha com diferentes classificações administrativas.

Esse tipo de pagamento tem sido alvo de críticas em todo o país por inflar a remuneração no Judiciário, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias. Enquanto a maioria dos brasileiros enfrenta limites salariais rígidos, essas verbas extras continuam elevando os ganhos no topo da magistratura.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: “Jornalistas e políticos são ansiosos”: Alckmin evita falar de 2026

Imagens: Reprodução/Metrópoles

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, desconversou ao ser questionado sobre a possibilidade de voltar a ser vice na chapa de Lula nas eleições de 2026. Procurado pelo site Metrópoles, ele evitou qualquer definição sobre o próprio futuro político.

Sem responder objetivamente, Alckmin se limitou a afirmar que “há dois tipos de ansiosos na vida: jornalistas e políticos”. A declaração foi após o evento de aniversário do PT, onde o vice chegou a fazer o “L” e apareceu usando uma meia vermelha, símbolo tradicional do partido.

O ato petista chegou a prever o pré-lançamento da campanha de reeleição de Lula, mas o início oficial da disputa foi adiado de última hora. O recuo ocorre em meio a declarações recentes do presidente sobre o destino de sua chapa para 2026.

Em entrevista ao UOL News, na quinta-feira (5), Lula afirmou que Alckmin “tem muito a contribuir” em São Paulo, sinalizando possível mudança de rota.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça proíbe veículos nas praias de Touros após ação do MPF

Foto: Reprodução

A Justiça Federal determinou a proibição da circulação de veículos nas praias de Touros, no Litoral Norte, após ação civil pública movida pelo MPF. A decisão atinge carros, motos, quadriciclos e buggies que trafegavam pela faixa de areia do município, localizado a cerca de 90 km de Natal.

A sentença confirma uma liminar anterior e estabelece que a restrição não se aplica a veículos essenciais, como ambulâncias, viaturas de segurança pública, limpeza urbana, transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de apoio à pesca artesanal e a práticas esportivas autorizadas. Todos devem ser previamente cadastrados, identificados e supervisionados.

No período entre novembro e junho, quando ocorre a desova das tartarugas-marinhas, o município deverá intensificar a fiscalização para coibir a circulação e a permanência irregular de veículos nas praias. A decisão também prevê a instalação de câmeras e placas de advertência, ações de educação ambiental, criação de um comitê local, identificação dos veículos autorizados e a definição de uma rota alternativa para passeios turísticos.

A Justiça manteve multa aplicada em decisão anterior e fixou o prazo de 30 dias para que o município apresente um cronograma de execução das medidas, com comprovação periódica do cumprimento. Segundo a 15ª Vara Federal do RN, enquanto não houver rota alternativa implantada, segue válida a proibição de veículos automotores não oficiais. A decisão ainda cabe recurso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Por unanimidade, TRE derruba prefeito de Itaú e caso sobe ao TSE

Foto: Reprodução

O TRE-RN confirmou, por unanimidade, a cassação do mandato do prefeito de Itaú, Francisco André Régis Júnior (PP), e do vice-prefeito Paulo Fernandes Maia (MDB). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (9) e mantém o entendimento de que houve abuso de poder político e econômico nas Eleições de 2024.

Após o julgamento, André Júnior divulgou vídeo nas redes sociais dizendo que recebeu a decisão “com serenidade”, que irá cumprir a determinação judicial e que vai recorrer ao TSE. Ele também informou que o presidente da Câmara Municipal, Fernandes Melo, assumirá interinamente a Prefeitura nos próximos dias.

A cassação foi confirmada no julgamento dos Embargos de Declaração do Recurso Eleitoral nº 0600224-44.2024.6.20.0045, dentro de uma AIJE movida pela Coligação “Vontade do Povo”. O TRE manteve o entendimento de que eventos promovidos pela Prefeitura, como o Dia das Mães Itauenses e o XVI Arraiá do Zé Padeiro, caracterizaram conduta vedada e abuso durante o período eleitoral.

Além da perda dos diplomas, André Júnior foi multado em R$ 10.641,00 e declarado inelegível por oito anos. O vice-prefeito recebeu multa de R$ 5.320,50. A decisão passa a produzir efeitos após o prazo para apresentação de novos recursos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Lula ironiza exame de próstata: “Homão tem vergonha de dedada”

Imagens: Reprodução

O Lula voltou a chamar atenção nesta segunda-feira (9), ao tratar do exame de próstata de forma irônica durante um evento em São Paulo. A declaração ocorreu durante visita a uma Carreta da Saúde do programa federal “Agora Tem Especialistas”.

Ao discursar, Lula afirmou que muitos homens evitam o exame de câncer de próstata por vergonha do procedimento, que envolve o toque retal feito pelo médico. Segundo ele, há homens com mais de 60 anos que nunca realizaram o exame por não aceitarem esse tipo de avaliação médica.

Durante a fala, o petista comparou a resistência masculina com a rotina de exames enfrentada pelas mulheres. Disse ainda que a primeira-dama, Janja da Silva, fará uma mamografia em uma Carreta da Saúde e que a ideia é que ela ajude a divulgar a importância do exame preventivo.

Lula afirmou que, enquanto as mulheres se submetem a diversos exames, “o homão tem vergonha de tomar uma dedada”.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Após o Carnaval, Lula leva ministros e governador petista em giro pela Ásia

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula decidiu embarcar para a Índia e a Coreia do Sul após o feriado de Carnaval levando na bagagem ministros, um governador do PT e representantes da indústria. A viagem marca a segunda agenda internacional do petista em 2026 e envolve compromissos políticos e econômicos fora do país.

Fazem parte da comitiva os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Esther Dweck (Gestão e Inovação), além do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues. Este confirmou que pretende discutir uma parceria entre o governo e a iniciativa privada para a produção de medicamentos contra o câncer por meio da Bahiafarma, uma estatal baiana voltada à fabricação de remédios oncológicos, hoje considerados de alto custo para o SUS.

Na Índia, Lula participará de uma Cúpula sobre Inteligência Artificial e cumprirá uma visita oficial de Estado. A aproximação ocorre no momento em que o Brasil tenta reforçar laços econômicos com o país asiático, especialmente após a imposição de tarifas pelos Estados Unidos, o que levou o governo federal a buscar novos parceiros comerciais.

Já a passagem pela Coreia do Sul faz parte da estratégia do Planalto de ampliar mercados internacionais, com foco na abertura para exportações de carne brasileira. Antes dessa agenda asiática, Lula esteve no Panamá, no fim de janeiro, onde firmou acordos voltados à facilitação de investimentos entre os dois países.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

NOVA DENÚNCIA: CNJ registra mais uma acusação de assédio contra ministro Marco Buzzi

Foto: Divulgação/STJ

O CNJ recebeu, nesta segunda-feira (9), uma nova denúncia de assédio sexual contra o ministro do STJ Marco Buzzi. A informação aponta que o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, ouviu a suposta vítima e registrou formalmente a acusação, ampliando o caso que já vinha sendo investigado.

A nova denúncia surge após a acusação feita por uma jovem de 18 anos, revelada pela imprensa nacional, envolvendo um episódio ocorrido em janeiro, durante férias em Balneário Camboriú (SC). Segundo o relato, a jovem, filha de amigos do ministro, teria sido alvo de tentativa de assédio enquanto estava no mar.

De acordo com informações do Metrópoles, a segunda suposta vítima seria uma ex-funcionária do gabinete de Marco Buzzi no STJ, e o caso permanece, por ora, sob análise exclusiva do CNJ. Já a primeira denúncia motivou a instauração de sindicância no STJ, além de ter chegado ao STF, onde o ministro Nunes Marques atua como relator.

Em nota, a defesa de Marco Buzzi afirmou que ainda não teve acesso aos autos e criticou o que chamou de “vazamento antecipado de informações não checadas”. Os advogados sustentam que não houve qualquer conduta imprópria e dizem que a inocência do ministro será demonstrada nos procedimentos em andamento.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Dono do Banco Master pode virar réu por estelionato e fraude financeira

Foto: Reprodução

O banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, deve responder por crime de estelionato e por fraudes contra o sistema financeiro, segundo informações da coluna Andreza Matais, do Metrópoles. A apuração indica que as condutas analisadas se enquadram no artigo 171 do Código Penal, que trata de obter vantagem ilícita por meio de fraude, causando prejuízo a terceiros.

O Banco Master foi liquidado pelo Banco Central em 18 de novembro do ano passado. A decisão, segundo o próprio BC, ocorreu por causa de uma grave crise de liquidez, do comprometimento da situação econômico-financeira da instituição e de violações relevantes às normas que regem o Sistema Financeiro Nacional. As investigações correm no STF, sob a relatoria do ministro Dias Toffoli.

Além do estelionato, o mesmo capítulo do Código Penal prevê outros crimes que podem atingir o controlador do banco.

Entre eles estão fraudes envolvendo ativos financeiros, como a organização ou oferta de operações com o objetivo de obter vantagem ilícita, e irregularidades na administração de sociedades por ações, como a divulgação de informações falsas ou a ocultação de fatos relevantes ao público ou a investidores.

A defesa de Daniel Vorcaro sustenta que o Banco Master atuou dentro das regras do mercado e afirma que a instituição teria sido vítima de grandes bancos, que buscariam barrar novos concorrentes no sistema financeiro.

As apurações seguem em andamento, e caberá ao STF analisar se os fatos se confirmam e se há responsabilidade criminal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Reunião secreta com Lula põe presidente do BC na mira da CPI do Crime Organizado

Foto: Bruno Esaki/Metrópoles

O senador Eduardo Girão (Novo-CE) pediu a convocação do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para depor na CPI do Crime Organizado no Senado. O alvo é uma reunião fora da agenda oficial que teria ocorrido entre Galípolo, o presidente Lula (PT) e o banqueiro Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master.

O senador também quer ouvir o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, que, segundo ele, teriam participado da mesma reunião. Girão afirma que, à época do encontro, já existiam indícios de irregularidades envolvendo o Banco Master, o que torna a presença do chefe do Banco Central ainda mais sensível.

Girão diz que a reunião “suscita questionamentos legítimos” e cobra explicações sobre a finalidade institucional do encontro, os assuntos tratados e se houve pedidos, pressões ou qualquer tipo de tratativa relacionada a decisões regulatórias do Banco Central.

No caso de Rui Costa, o senador quer saber se houve avaliação prévia dos riscos administrativos e políticos antes de levar Vorcaro para conversar com Lula fora da agenda oficial.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Flávio Bolsonaro minimiza disputa no PSD e crava: PT não chega ao poder de novo

Foto: Edilson Rodrigues/Agencia Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL) reagiu à movimentação de Ronaldo Caiado, Ratinho Júnior e Eduardo Leite, governadores filiados ao PSD que articulam uma candidatura própria à Presidência da República. Para Flávio, apesar da concorrência no campo da centro-direita, o cenário tende a se polarizar novamente entre Bolsonaro e a esquerda.

Em declaração ao Metrópoles nesta segunda-feira (9), o senador afirmou que os partidos têm o direito de lançar candidatos, mas avaliou que dificilmente o segundo turno ficará fora de um Bolsonaro e um nome da esquerda.

Segundo ele, mesmo sem aliança no primeiro turno, a convergência deve ocorrer depois. Flávio também foi direto ao criticar o PT, dizendo que o país não suportaria mais quatro anos do partido no comando do Planalto.

Flávio disse ainda que mantém conversas abertas com cinco legendas em busca de apoio político: União Brasil, Republicanos, PP, Podemos e Novo. O senador está em agendas internacionais desde janeiro e retorna ao Brasil nesta quarta-feira (11), quando deve intensificar as articulações com dirigentes partidários.

Sem conversas sobre vice

Sobre especulações envolvendo o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), Flávio afirmou que não houve conversa sobre vice.

Segundo ele, o tema será tratado no momento adequado, reforçando que, por ora, o foco é o diálogo com lideranças partidárias, enquanto o PT já tenta ampliar sua base oferecendo a vaga de vice a partidos de centro para sustentar um novo projeto de poder.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *