Jornalismo

Carlos Eduardo diz que os “policiais potiguares são ineficientes e que levaram um totó da bandidagem”

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, candidato à reeleição, concedeu entrevista na manhã desta quarta-feira ao Jornal 96, apresentado pelo jornalista Diógenes Dantas. Algumas declarações do senhor prefeito chamaram muita atenção.

Primeiro, ele disse que não falaria sobre política, mas politizou suas declarações quando a entrevista passou a enveredar pela área da segurança e sua ausência na reunião convocada pelo governador.

Depois, passou a falar como se estivesse discursando, obrigando o jornalista e entrevistador a interrompê-lo por duas oportunidades com o argumento de que ali não se tratavva de um monólogo e de um discurso.

Veja alguns trechos da entrevista do prefeito no jornal 96:

Carlos Eduardo disse que os ataques de bandidos na capital e no interior não foram uma resposta à instalação de antenas bloqueadoras de sinal de telefonia celular. Para o prefeito, a causa teria sido a entrevista concedida pelo governador Robinson Faria em que teria dito que não havia mais nada a fazer na área da segurança pública.

Prefeito de uma cidade com mais de 800 mil habitantes e que há dias vem enfrentando um dos períodos mais inseguros de sua história, Carlos Eduardo reafirmou não ter participado de nenhuma reunião sobre segurança porque não foi convidado.

Para completar, o prefeito da capital quis falar em nome da Ordem dos Advogados do Brasil, dizendo que a instituição também não foi convidada. O fato é que OAB participou da reunião coordenada pelo governador.

E o festival de desastres do senhor prefeito não parou aí. Ele disse que as polícias militar e civil são ineficientes e que levaram um “totó” da bandidagem.

Carlos Eduardo também disse se orgulhar de ter sido secretário de Justiça e Cidadania e ter construído o Presídio de Alcaçuz. Detalhe: Todos os especialistas na área da segurança criticam o fato de o presídio ter sido construído em cima de terreno de duna. A quantidade de fugas e graças à a escavação de túneis mostra onde está a verdade sobre a segurança do presídio.

Mas, achando pouco, Carlos Eduardo disse que os presos estão reprimidos e pagando caro pelas suas penas e que por isso estão revoltados. E para completar garantiu que a iluminação pública de Natal vai muito bem. E é um serviço de excelência.

Mostrando-se muito incomodado em ter que falar sobre assuntos que colocam em xeque a eficiência de sua gestão, o prefeito mostrou que não baixa a guarda nunca, nem admite questionamentos e críticas. Vai ter muito trabalho durante a campanha à reeleição.

Opinião dos leitores

  1. Quem não quer que os fatos sejao divulgados não deixem que os mesmos aconteçam. A verdade tem que ser dita doa a quem doer.

  2. Citizenship in a Republic (The man in the arena)
    Não é o crítico que importa; não é aquele que aponta como o homem forte fraqueja, ou onde aqueles que realizaram algo poderiam tê-lo feito melhor. O crédito pertence ao homem que encontra-se na arena, cuja face está manchada de poeira, suor e sangue; aquele que esforça-se bravamente; que erra, que se depara com um revés após o outro, pois não há esforço sem erros e falhas; aquele que esforça-se para lograr suas ações, que conhece grande entusiasmo, grandes devoções, que se entrega à uma causa nobre; que, no melhor dos casos, conhece no fim o triunfo da realização grandiosa, e quem, que no pior dos casos, se falhar, ao menos falha ousando grandeza, para que seu lugar jamais seja com aquelas frias e tímidas almas que não conhecem vitória ou fracasso. Theodore Roosevelt. Sorbonne. 1910.

    Não é o crítico que vai vencer essa luta. Vence quem tá lutando, viu prefeito?!

  3. Esse incompetente foi secretário de justiça e cidadania no governo de Wilma até então Maia e foi ele quem construiu o presídio de alcaçuz em cima das Dunas com laudo técnico contrário do CREA, MPF e MP RN, presidio esse que hoje os bandidos cavam com a colher pra fugir.
    O terreno era de Ana Cararina irmã de Henrique Alves e Ismael Wanderlei esposo dela.
    Hoje fica fazendo essas críticas imbecis e oportunistas.
    Devia ter vergonha na cara!!!!!
    Isso o RN TV não divulga!

  4. Metade desses livros ele deveria doar as bibliotecas públicas, a outra metade ele deveria tentar ler depois que perder a eleição e for para casa.

  5. Prefeito tá na hora de vc arruma suas malas é pega o beco vai gasta o dinheiro que vc rouba do povo a esses anos todos toto quem da é vc no povo natalence um povo honesto humilde e acolhedor não merece ter uma aberração da natureza igual a vc como prefeito.

  6. Criticar esses homens e mulheres que arriscam suas vidas em prol de terceiros, só pra tentar se beneficiar com essa situação é lamentável!
    Sou guarda municipal…
    Apesar de ter atraso no pagamento, veto do prefeito à um projeto de lei que nos garantiria uma aposentadoria melhor( não disse aumento salarial), adicional noturno no valor de R$ 7,00 por noite trabalhada, NENHUM INVESTIMENTO DO GOVERNO MUNICIPAL EM NOSSA ESTRUTURA , oito anos sem receber novo uniforme,1 0 anos sem realizar um concurso, 6 anos reinvidicando um plano de cargos e salário próprio( há dois anos uma lei federal obriga os municípios a concederem esse plano salarial próprio às suas guardas municipais e a gestão municipal descumpre); mesmo assim, todos os dias, 3 a 5 viaturas prestam apoio aos órgãos públicos , corredores de transporte público, tentando dar segurança aos ônibus urbanos e principalmente à população de Natal. Arriscando nossas vidas em prol da segurança de pessoas desconhecidas e de nossos familiares.
    A VERDADE pode doer, mas tem que ser dita!
    TENHO ORGULHO DE SER GUARDA MUNICIPAL E VERGONHA DE SER GERIDO POR ESSE GESTOR MUNICIPAL.

    1. Meu amigo vc tem que ter orgulho mesmo que vcs são verdadeiros heróis trabalha com a precariedade que o governo Municipal oferece a vcs está de parabéns a guarda Municipal que mesmo sem estrutura fais um belo trabalho contra a bandidagem.

  7. BG, assisti essa entrevista e sua matéria distorceu bastante as palavras do Prefeito, gerando desinformação e comentários indevidos. Se eu não tivesse escutado essa entrevista, iria acreditar em sua palavra. Agora, perdi totalmente a confiança em suas matérias, e no seu programa do rádio. Torço apenas pela nossa pátria, pela ética, mas como tá difícil….

  8. Cabeção vc calado ainda tá ERRADO!!!
    Um parasita dos Alves
    dar nojo esses ALVES e aliás toda classe política é ASQUEROSA.

  9. Senhor Prefeito se fosse a sua pessoa teria vergonha e pedéria desculpas aos profissionais da segurança, homens e mulheres que saem de suas residencias para lutar pela pessoas que residem e visitam nossa e cidade e demais cidades do nosso querido Estado.
    Como também digo a Vossa Excelência que ineficiente foi o Senhor que construiu um presidio em cima de DUNAS e ainda diz que é de segurança máxima, isso sim que é ser ineficiente, PREFEITO.

  10. Quero aqui informar ao senhor prefeito Carlos Eduardo Alves.que em primeiro lugar quando for fazer críticas ao quê ele chama de desastre ele veja. Quê foi ele que construiu o prédio já deixando brechas para fugadls de presos tenha cuidado com o que fala prefeito Carlos Eduardo.pois nois polícias do rio grande do norte somos muito eficiente oque falta quecara como vc seja banido banido da política pois encompete é vcs Alves que vive se escondendo centro dos gabinetes e não tem coragem de deixarem de fazer maquiagem com a população norte rio grande se AGENOR BATISTA DOS SANTOS 3° SARGENTO PM INDIGNADO COM SUAS INFÂMIA DECLARAÇÃO ERRADA

    1. Mentiu. Pq mesmo sem condições de trabalho esses policiais arriscam suas vidas enquanto gente como vc, e esse debilóide só faz criticas.

  11. Engraçado porque são esses mesmos policiais ineficientes que fazem plantão na frente da residência dele. Esse verme incompetente é o retrato do que um homem corrupto faz quando chega ao poder…um verdadeiro tapa na cara de qualquer cidadão de bem.

  12. Esse é um belo exemplo da mediocridade dos políticos do RN.
    Ao invés de juntar esforços em um momento difícil, fica tecendo críticas que não soma e não contribui absolutamente em nada.
    Podemos recorrer ao velho dizer popular: se não quiser ajudar, não ajude. Mas também não atrapalhe.

  13. Infelizmente o senhor prefeito e sua família sempre foram políticos e pouco fizeram pela segurança e ainda quer ser bonzinho, o povo deve dá o troco nas eleições.

  14. Numa hora como essa que a população está apavorada a ajuda que esse cara dar é essa? Prefeito politiqueiro, despreparado e arrogante. Tu merece perder a eleição. Se é pra colocar gente com experiência, Natal tem, a filha de D Vilma Farias, ela substituí muito bem esse prepotente.

  15. Na realidade não houve uma entrevista mas um momento politico, pois o prefeito fez simplesmente um discurso politico, embora o jornalista tivesse conter a posição do entrevistado. Só falava na guarda municipal e somente ele ver, pois você procura e não encontra. As praças estão abandonadas e espero que o eleitor natalense saiba votar. Ficou patente que ainda não aceitou a derrota de seu primo, quando queriam que o poder do estado ficasse com a família. Basta!

  16. Ineficiente eh vc prefeito CARLOS EDUARDO seu palhaço, q desvia o dinheiro do povo em benefício próprio enquanto trabalhamos sem nenhuma estrutura e ainda garantimos o bem estar de pessoas da sua estirpe.

  17. No momento, os culpados são políticos pelo caos instalados no RN e na capital. Não são. Os culpados são os bandidos travestidos de agentes públicos de segurança. Os corruptos que trabalham nos presídios, que facilita a entrada de celulares, drogas e armas. Se retirarem esses corruptos do serviço público, expulsando e prendendo , com certeza teremos uma melhora. Nem precisava instalar bloqueadores de sinal de celular. A solução é simples, usa-se a tecnologia e o serviço reservado de inteligência para prender os ladrões colaboradores do crime.

  18. Prefeito se prepare antes de dar uma entrevista. A política ja terminou. Aceite a derrota do seu primo HenRIQUINHO Alves, que lhe virou as costas na eleição para Prefeito em 2012. O sr. Esta tao despreparado que por tres vezes, indagado sobre o ataque da bandidagem ao predio da STTU que segundo suas palavras era para ser preservado pela Guarda Municipal NAO SOUBE RESPONDER. Fique calado e apoie as ações do Governador Robinson Faria que juntamente com as demais autoridades estao tentando de varias formas acabar com o crime organizado em nossa Capital.

  19. O prefeito deveria ser mais contido em suas declarações em relação à segurança pública. Se não pode ou não quer ajudar, não deveria criticar. O momento é de deixar as diferenças políticas de lado e oferecer apoio. E se, de fato, ele disse se orgulhar da construção de Alcuçuz , é por que não quer dar o braço a torcer: são inúmeros os casos de fugas, facilitados pela própria estrutura do presídio que foi construído em cima local de dunas.

  20. Foi extremamente infeliz em seus comentários, politizando uma questão tão grave e que afeta a todos os cidadãos potiguares.
    Esta mentalidade egoista, coronelista e pequena precisa ser erradicada em nosso Estado.

  21. Quem vota nesse cara????
    Só louco!
    Não está cooperando em nada para ajudar a população a ter um pouco de paz, muito pelo contrário…. É omisso.
    Quanto ao serviço de iluminação pública, ESTÁ PÉSSIMO!!!
    A minha rua passou vários dias no escuro total, a Semsur foi ao localmente e não resolveu o problema. Eu precisei ligar várias vezes e fazer muita reclamação pra poder ser atendida.
    Diga-se de passagem que esse serviço vem na conta de energia todo mês tendo ou não um bom serviço prestado.
    É uma vergonha a prestação desse serviço!

  22. É lamentavel que um prefeito tenha uma atitude dessa. Ele devia estar nesse momento junto ao governo do Estado, pra ajudar na solucao da seguranca da cidade.
    O prefeito tomou uma atitude imbecil. E ainda quer se reeleger…

  23. É por esses gestores ineficientes que o Natal e o RN estão entre os piores índices de violência e lugar pior de se viver no Brasil. Nem as praias enchem mais os olhos dos turistas, uma vez que nem segurança tem nelas. O RN está nessa situação graças ao voto a esses caras de paus que o povo não cansa de votar. Eles riem do povo o tempo todo, se lambuzam na delícia de serem eleitos democraticamente, não serem cobrados e nas eleições, estão eles nos braços e nas urnas do povo!!! Votem Carlos Eduardo sim. É não reclamem mais de Alcaçuz e nem da Segurança Pública meu povo, afinal ele é Prefeito. Nao tem qualquer dedo sob a Segurança Pública que é obrigação do Governador. Mas o passado dele o condena. Se vocês olharem para o passado e o hoje, verão que todos esses políticos potiguares tem o dedo no nosso presente da Segurança Pública!! #naoreelejaninguem #mude

  24. Uma entrevista dessa infelizmente mostra o quanto os nossos gestores públicos estão totalmente despreparado e que só pensam neles mesmo

  25. Alves é Alves, em algum momento da vida a arrogância e a prepotência vem à tona.
    Até gosto do jeito de administrar de Carlos Eduardo, votei nele nas duas últimas campanhas em que foi candidato, mais reconheço que este mandato dele está bem inferior ao anterior, sem falar na arrogância que me parece está se exacerbando, sinceramente acho que o ilustre Prefeito está precisando levar uma surra de votos para cair na real e deixar a empáfia de lado. Humildade nunca fez mal a ninguém .

  26. Esse indivíduo acabou de perder milhares de votos com essa declaração infeliz. Um filho da aristocracia que há decadas domina e suga os recursos do nosso pobre Estado, e que são eles, indireta ou mesmo diretamente, causadores do caos ora instalado, vem falar uma barbaridade dessas. A delação premiada da Queiroz Galvão está aí, e logo a casa desse rapaz cairá. Imbecil.

  27. ineficiente não são os policiais e sim a população que vota nesse tipo de politico quê nada faz pelo povo eles criam as leis para beneficiar bandidos . passaram um monte de tempo fazendo farra com o dinheiro dos contribuintes e jogando o lixo em baixo do tapete, um dia isso iria acontecer. quem poupa o lobo sacrifica a ovelha

  28. O nobre deveria então dispensar os ineficientes tanto PMs quanto FUnd que estão fazendo a sua segurança

  29. Não defendo político nenhum , primeiro não sou filiado a nenhum partido e hoje como antes ,todos calçam 40. Mas, ouvi a entrevista do Prefeito e achei ridícula. Típico do político que se aproveita de uma situação de caos para se auto-elogiar. Entendi que ele esta naquela de quanto pior melhor, quando diz que os bandidos deram um totó na segurança. Ele devia explicar porque não dá reajuste aos funcionários a 3 anos, não cumpre a Lei de progressão
    funcional e outros mazelas do seu governo. Falar em Alcaçuz é brincadeira, ele devia sentir vergonha em dizer que foi na gestão dele como Secretário de Interior e Justiça, construiu em cima de dunas e com o tempo virou um queijo suíço. Foi entrevista que deixa o cidadão triste em ver um prefeito, torcer pelo caos.

  30. E agora a cúpula da policia civil e militar vai pede que o prefeito se retrate pelas papelas proferida por ele .kkkk

  31. O prefeito devia saber que os Potiguares estão apoiando o trabalho da polícia, que é quem tá agindo nas ruas, e não aboletado num nababesco gabinete com ar condicionado e demais mordomias. A sociedade precisando de união para combater os facínoras e essa Excelência faz um comentário desses. Francamente!

  32. É por isso q esse b**** torce.
    Ele vá pagar as contas do carnaval, e vá com armadura defender o governados desta cidade.
    Palhaço!!

  33. Meu Deus que falta de espírito público! Cada vez que ele fala algo sobre esse assunto mais desisto de votar nele. Se não quer ajudar melhor ficar calado.

  34. "O SUJO, falando do MAL LAVADO" se ele acha o policiamento estadual, ineficiente, Pq não transforma a guarda municipal numa super polícia municipal… Nem disso ele dar conta… FAZ PENA. (Valorização as polícias) esse é o caminho.

  35. Você esqueceu de mencionar a ameaça que fez ao pessoal da Sttu, que tenha falado mal dele. Patético.

  36. quem não ajudou em nada durante a crise, deveria se calar que ganharia muito mais. Está parecendo a "Ofélia" , so abre a boca para falar bobagens.

  37. Nos potiguares estamos passando por este momento de violência, causa principal famílias Alves e Maia dominando a política do RN por mais de 50 anos, resultado está aí, falta tudo, como um prefeito da capital do estado lava mãos diante do que a população está sofrendo, continuem dizendo que é menos ruim que micarla é igual, maqueia Natal, falta médicos e remédios nos postos de saúde, praça abandonadas, paradas de onibus, iluminação pública , educação falida, ruas e avenidas esburacadas etc, vai tentar se reeleger e depois tentar o governo do estado abram os olhos povo do RN.

  38. Esse é um Prefeito que se preocupa com o Estado onde o Município que ele administra está inserido, e com os cidadãos que estão passando por este terror. Tudo por conta desta politicagem chibata que dá nojo e revolta.

  39. BG
    Pense num super "prefeito", soberba é pouco para esse alcaide, que as urnas lhe aposentem pois não tem mais o que dar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

“Não vamos usar”, diz Alckmin sobre PL da Reciprocidade

Fotos: Júlio César Silva/MDIC

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou, nesta quinta-feira (3/4), que o governo federal não pretende retaliar os Estados Unidos por meio do Projeto de Lei (PL) da Reciprocidade, em relação à imposição de uma tarifa de 10% aos produtos brasileiros. A afirmação foi realizada no início desta noite ao Blog do Magno.

Perguntado se o Executivo teria interesse de utilizar o PL da Reciprocidade, o vice-presidente resumiu: “Não pretendemos usar”. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDic), acrescentou que o Brasil não deve escalar uma guerra tarifária com os norte-americanos.

“A gente tem que respeitar a decisão de outros países e proteger e defender os produtos brasileiros (…). O caminho que eu vejo é o do diálogo e da negociação”, defendeu.

O texto do PL da Reciprocidade estabelece critérios para a reação brasileira a barreiras comerciais de outros países. O vice-presidente adiantou que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai sancionar a medida. O mecanismo permite que o Brasil retalie tarifas impostas por parceiros comerciais.

Além de defender o diálogo, Alckmin citou que o Brasil deve buscar diversificar as parcerias comerciais. Ele pontuou que o Brasil ainda não vende carne para o Japão, assim como etanol e aeronaves. A produção de aviões e a de proteína animal são alguns dos itens que os EUA compram do Brasil. O presidente Lula fez nos últimos dias, juntamente com outras lideranças, um tour por países da Ásia, entre eles o Japão e o Vietnam.

Em 2024, as exportações brasileiras para os EUA de aeronaves e carne bovina somaram US$ 3,6 bilhões, o equivalente a 9% de todo o comércio entre os dois países: US$ 40,4 bi. No ano passado, o Brasil teve um déficit na relação comercial com os norte-americanos, no total de US$ 283,8 milhões.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Carnaval de Natal movimentou mais de R$ 196 milhões em 2025, aponta Instituto Fecomércio RN

Foto:reprodução

O volume de negócios gerados em 2025 pelo Carnaval de Natal cresceu 34,5%, ultrapassando os R$ 196 milhões movimentados pelos participantes. Os números foram apurados pelo Instituto Fecomércio RN (IFC) entre 28 de fevereiro e 4 de março, e apresentados nesta quinta-feira (3) ao prefeito Paulinho Freire, seus secretários e imprensa.

Foram feitos dois estudos – um focado na percepção dos empresários e outro no perfil dos participantes do Carnaval de Natal – trazendo dados relevantes para o planejamento estratégico do setor e para a promoção do turismo e do comércio na cidade.
Na pesquisa que analisou o perfil dos participantes, realizada com 602 foliões, apontou uma média geral de aprovação dos participantes com uma nota de 8,8 e que 89,9% dos entrevistados demonstraram intenção de voltar nas próximas edições. O público foi formado principalmente por 59,5% de residentes e 40,5% de turistas ou visitantes de outras cidades.
As presenças marcantes foram registradas em shows musicais (86,9%) e blocos de rua (34,1%), além das praias (16,6%), evidenciando uma expressiva movimentação financeira decorrente dos gastos durante o Carnaval.
“Os estudos realizados pelo IFC têm fornecido subsídios estratégicos para o poder público no aprimoramento de seus eventos e, com Natal não será diferente. Neste caso, eles ressaltam não apenas o impacto econômico positivo do Carnaval de Natal, mas também o papel fundamental do evento na promoção da inclusão social e do fortalecimento do comércio local”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz.
Mais de 70% dos empresários avaliaram evento como positivo
Já o levantamento com os empreendedores, que ouviu 204 pessoas dos setores de Comércio e Serviços, os resultados indicaram uma visão positiva do impacto do Carnaval.
A percepção geral foi de 71,1% de avaliações positivas, com a maioria dos entrevistados apontando que as expectativas foram atendidas, impulsionando o faturamento médio diário dos dois segmentos para aproximadamente R$ 2.943,63.
O estudo também revelou um expressivo movimento financeiro, evidenciado pelo aumento nos investimentos – com destaque para a ampliação de estoque e contratações temporárias, que atingiram 31,9% dos empresários – além de destacar os perfis variados das empresas participantes e os segmentos mais impactados pelo evento.
“É muito gratificante receber uma pesquisa dessa com números realmente fantásticos para Natal: quase 200 milhões foram circulados aqui na nossa economia. Estamos trabalhando em diversas áreas, mas a gente não pode deixar de fomentar o turismo, a cultura, que também movimentam a economia do município. Quero agradecer também essa parceria com a Fecomércio RN, em todos os eventos que Natal faz, não só na cultura, mas também na educação, na saúde e na assistência social”, afirmou o prefeito Paulinho Freire.

Para conferir mais números da pesquisa acesse:
fecomerciorn.com.br/pesquisas
.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Rogério Marinho reforça união da oposição e admite candidatura ao governo do RN


O senador Rogério Marinho (PL) afirmou, em entrevista ao programa Panorama 95 desta quinta-feira (03), na 95,9 FM de Caicó, que pretende manter a oposição unida em um único projeto para as eleições de 2026. Rogério destacou que tem uma relação de “amizade e absoluta confiança” com o senador Styvenson Valentim (Podemos) e garantiu que ambos não disputarão o governo um contra o outro.

“Eu só posso ser candidato ao governo, não posso ser candidato ao Senado porque já sou senador. Então, em relação ao Styvenson, estamos absolutamente afinados”, declarou.

Sobre o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), Marinho afirmou que há um diálogo constante e que, caso sua candidatura ao governo se concretize, contará com o apoio de Álvaro, que poderia compor a chapa majoritária como candidato ao Senado. “Se não viabilizar, não terei nenhuma dificuldade em apoiá-lo, bem como ao senador Styvenson, caso ele decida não renovar seu mandato”, pontuou.

O senador também comentou sobre o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), destacando sua expressiva reeleição e o potencial de alinhamento político. “Ele tem desafios à frente e muito trabalho a ser feito em Mossoró, mas no momento oportuno vamos discutir política”, afirmou.

Marinho reforçou a necessidade de paciência e estratégia na construção de um projeto de oposição à governadora Fátima Bezerra (PT). “A política tem caminhos que precisam ser percorridos, e isso exige resiliência, foco e capacidade de negociação. Eu não cheguei aqui por acaso”, concluiu.

Blog do Marcos Dantas 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Oposição protocola no STF habeas corpus coletivo em prol de presos do 8/1

Foto: Emilly Behnke/CNN

A oposição na Câmara apresentou no início da noite de quarta-feira (2) ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de habeas corpus coletivo em prol de presos por participar dos atos de 8 de janeiro de 2023.

O pedido é assinado pelo líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS). O documento solicita a prisão domiciliar dos investigados que ainda não tiveram a prisão definitiva determinada. Na prática, busca beneficiar todos os réus dos atos de 8 de janeiro que ainda aguardam julgamento definitivo pela Primeira Turma do STF.

Segundo Zucco, o pedido visa “a substituição das prisões pelo recolhimento domiciliar para idosos, pessoas debilitadas por doenças graves, gestantes, mulheres com filhos de até 12 anos incompletos, e homens, se forem os únicos responsáveis pelos cuidados de filhos de até 12 anos incompletos”.

Para fundamentar o pedido, a oposição menciona o caso de Débora Rodrigues dos Santos, que escreveu com bato na estátua “A Justiça” em frente ao STF. Na semana passada, ela teve a prisão preventiva convertida em prisão domiciliar.

Zucco também solicitou no pedido a concessão de medida liminar para o exame dos casos individuais dos presos provisórios e definitivos do 8 de janeiro. A oposição argumenta que na investigação as denúncias do Ministério Público foram apresentadas sem individualizar cada caso.

O próximo passo envolve a definição de um relator para o habeas corpus no STF. O ministro pode tomar uma decisão diretamente ou pedir uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) se achar necessário.

Projeto de anistia

A oposição busca apoio para que o projeto que anistia os condenados do 8 de janeiro seja pautado no plenário. Para isso, o grupo reúne assinaturas para o requerimento de urgência.

Nesta quinta-feira (3), o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (RJ), anunciou que o grupo adotou nova estratégia e busca agora as assinaturas individuais dos deputados – e não mais dos líderes de partidos.

Segundo ele, o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), orientou que os chefes de bancada não apoiassem o pedido por enquanto. “Nós já temos 163 assinaturas individuais. São necessárias 257”, disse em entrevista a jornalistas após reunião do colégio de líderes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Felipe Neto anuncia candidatura à presidência da República

O youtuber Felipe Neto surpreendeu seus fãs ao anunciar, na tarde desta quinta-feira (3/4), sua candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. A revelação foi feita por meio de um vídeo compartilhado em suas redes sociais, deixando seus milhões de seguidores intrigados com a novidade.

Logo no início de sua fala, o empresário explicou os motivos que o levaram a se afastar de assuntos políticos. Neto afirmou que esse distanciamento foi necessário para que pudesse se aprofundar ainda mais nas questões políticas do país.

Explicou afastamento de assuntos políticos

“Eu precisava ter um olhar de fora. Como em toda a minha carreira, baseio minhas opiniões no domínio da informação e no meu maior anseio de ser um guardião da verdade”, declarou Neto em sua fala.

“Eu anuncio minha pré-candidatura à presidência da República, e esse não é um gesto de vaidade”, destacou o influenciador, argumentando que já construiu um legado financeiro e na comunicação que garantem seu sustento e reconhecimento pelo resto da vida.

“Quero ser presidente porque, embora seja um homem de fora da política, possuo a maior arma do nosso tempo: o uso das redes”, afirmou.

Criação de uma nova rede social

Felipe Neto então ajustou seu discurso, aprofundando-se na forma como as redes sociais atualmente acessam nossos gostos, interesses pessoais e ideologias. A partir desse argumento, o youtuber revelou mais uma novidade.

O influenciador digital detalhou o projeto de criação de uma nova rede social, cujo objetivo seria permitir que os usuários compartilhassem com a empresa criadora suas preferências e necessidades:

“Uma espécie de laboratório onde cada cidadão, enquanto interage com os conteúdos, cede informações para que possamos compreender as preferências e necessidades do povo brasileiro”, explicou.

Segundo Felipe Neto, essa rede social estaria diretamente integrada ao seu projeto político, funcionando como uma espécie de ministério para retratar a opinião da maioria dos brasileiros sobre dados históricos.

Ao final de seu pronunciamento, Felipe Neto prometeu trazer mais detalhes sobre seus projetos em um vídeo que será publicado em suas redes sociais nesta sexta-feira (4/4), ao meio-dia.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Justiça Federal concede prisão domiciliar a Roberto Jefferson

Fábio Vieira/Metrópoles

A 1ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) concedeu, na última quarta-feira (2/4), prisão domiciliar para o ex-deputado Roberto Jefferson.

A decisão da Justiça Federal não significa a imediata transferência para o regime domiciliar humanitário, já que há outra prisão preventiva em vigor, decretada pelo ministro do Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O colegiado atendeu ao pedido da defesa e levou em consideração a situação de “extrema debilidade” do ex-deputado Roberto Jefferson. O julgamento do habeas corpus, que teve relatoria da desembargadora federal Andréa Esmeraldo, se baseou num relatório da Junta Médica da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP). De acordo com o documento, as complicações enfrentadas pelo ex-parlamentar estão associadas ao ambiente hospitalar de infecção.

Jefferson é proibido de usar as redes sociais ou aplicativos de comunicação e, também, de sair do estado do Rio de Janeiro, exceto em situação de emergência médica que deve ser comprovada e comunicada à Justiça Federal. Além disso, o ex-parlamentar teve cassados seus documentos de posse e registro de armas de fogo.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Anatel adia decisão sobre expansão da Starlink no Brasil: empresa de Musk quer operar mais 7,5 mil satélites; pedido foi feito em 2023

Foto: Odd Andersen/AFP

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) adiou nesta nesta quinta-feira a análise do pedido de expansão de operação da Starlink. A empresa americana, que provê serviço de internet via satélite e pertence ao bilionário Elon Musk, quer aumentar em 7,5 mil o número de satélites em operação no Brasil.

O pedido entrou na pauta da reunião que acontecerá nesta quinta, mas o tema foi adiado por pelo menos 120 dias.

O requerimento foi feito pela Starlink em dezembro de 2023. Atualmente a empresa tem 6.350 mil satélites em operação no país.

O relator do processo na Anatel, conselheiro Alexandre Freire, publicou o relatório do processo em fevereiro deste ano. A análise do caso estava prevista para acontecer ainda naquele mês, o que não aconteceu.

Como funciona a Starlink

A empresa que provê serviços de internet é um braço da SpaceX, companhia de exploração espacial do bilionário sul-africano, Elon Musk.

A Starlink usa satélites para oferecer serviços de acesso à internet focado em lugares de difícil acesso, como áreas rurais e alto mar, por exemplo.

A companhia usa satélites de “não geostacionários”, que se movem a uma altitude mais baixa em comparação com os equipamentos “geostacionários”. Com o satélite mais próximo da terra, o envio do sinal é mais rápido, o que faz com que a internet também seja mais veloz. O lançamento dos satélites é feito pela SpaceX.

Entenda como funciona a tecnologia de conexão por satélite — Foto: O Globo

 Imagem: O Globo

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: No dia do aniversário, homem é preso por tráfico de drogas e agradece a Deus por único vício ser a maconha

Um homem foi preso pela Rocam por tráfico de drogas durante uma ação no Passo da Pátria, na zona Leste de Natal. A ocorrência foi registrada nessa quarta-feira (2). A prisão aconteceu no dia do aniversário do suspeito, segundo a Polícia Militar.

“O indivíduo não presenciou nossas equipes nas incursões, quando se deu conta, já estava na delegacia. É aniversário dele e acho que ele teve esse desprazer”, comentou um PM que participou da ação.

Com ele, os policiais apreenderam sete porções de cocaína, oito porções de crack, uma balança de precisão, R$ 445 em dinheiro fracionado, um celular e outros materiais.

Na delegacia, o suspeito falou com a reportagem da TV Tropical e afirmou que seu único vício é a maconha. Ele também negou ser dono do material apreendido.

“Só não é meu. Graças a Deus nunca fui preso. Sou usuário só de maconha, graças a Deus esse é meu único vício”, afirmou à TV Tropical.

Portal da Tropical

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros têm responsabilidade pela queda da popularidade de Lula, diz Sidônio

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Secom (Secretaria de Comunicação), Sidônio Palmeira, declarou nesta quinta-feira (3) que todos os ministros têm responsabilidade pela queda da popularidade do governo. Disse, no entanto, que não se “isenta” da culpa, pois isso já “vem de algum período” anterior a sua gestão.

“Não tem nada de eu me isentar de impopularidade. Zero. Eu acho que a impopularidade tem responsabilidade de todos os ministros. Todas as áreas, a área política, gestão, comunicação, todo mundo”, afirmou a jornalistas, depois de evento de balanço dos 2 anos do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pesquisa Genial/Quaest divulgada em 2 de abril mostra que a desaprovação ao trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e chegou a 56%. É o pior índice desde o início do mandato do petista. É ainda a 1ª vez que a percentagem passa de 50%.

O levantamento foi realizado de 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil. A margem de erro é de 2 p.p. (pontos percentuais), para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pela Genial Investimentos. Eis a íntegra (PDF – 12 MB).

Segundo o chefe da Secom, seu papel à frente da comunicação do governo é informar. “Quanto à opinião da população sobre o governo, se acha isso, ou disso e daquilo, aí não é questão de a gente ficar definindo”, falou.

CAMPANHA DE 2026

Ainda em fala a jornalistas, Sidônio negou que o evento, que contou com a presença de vários ministros e líderes no Congresso, tenha tido um tom de campanha.“Eu acho que é uma leitura errada”, declarou.

Voltou várias vezes a falar que o papel do ato foi apenas para divulgar as ações do governo e mostrar à população o que são os serviços oferecidos pela gestão.

“Eu, como ministro, não penso em campanha política,não quero dizer isso.Eu penso no governo, objetivamente nisso”, declarou Sidônio.

Poder 360

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula exige “reciprocidade” dos EUA e diz que Brasil “não bate continência”

Foto: reprodução/YouTube .Gov

Um dia depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma série de tarifas recíprocas que vão de 10% a 50% sobre produtos importados aos norte-americanos, o chefe do Executivo brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou as medidas adotadas, afirmando que o Brasil não “bate continência” para nenhuma bandeira que não a nacional.

“Um país [o Brasil] que não tolera ameaça à democracia, que não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a verde e amarela”, afirmou Lula ao participar de um evento para apresentar um balanço das ações do governo desde o início do mandato, em 2023.

O presidente brasileiro exigiu “reciprocidade no tratamento” internacional e defendeu o “multilateralismo e o livre comércio”, afirmando que responderá à qualquer tentativa de imposição de um protecionismo que, de acordo com ele, “não cabe mais hoje no mundo”.

“Diante da decisão dos Estados Unidos de impor uma sobretaxa aos produtos brasileiros, tomaremos todas as medidas cabíveis para defender as nossas empresas e nossos trabalhadores brasileiros. Tendo como referência a lei da reciprocidade econômica aprovada ontem pelo Congresso Nacional e as diretrizes da Organização Mundial do Comércio”, afirmou.

A lei referida por Lula, foi aprovada pela Câmara dos Deputados na última quarta-feira (2) em votação simbólica e agora segue para sanção presidencial. O projeto determina critérios para a reciprocidade, em casos de ações estrangeiras que objetivem impactar “negativamente a competitividade internacional brasileira”.

No anúncio das tarifas, Trump afirmou que essa medida já deveria ter sido tomada há muito tempo, citando como “injustiça” as barreiras tarifárias de países com relações comerciais com os americanos. Ele classificou as tarifas como “gentis”.

CNN Brasil

Opinião dos leitores

  1. Lula tá jogando pra galera, em se falando de barreiras comerciais, o Brasil ocupa a quarta colocação entre os países que mais impõe barreiras e taxas.

  2. Se Lula realmente aplicar a reciprocidade, terá que reduzir as tarifas para 10%, o que seria incrível para termos produtos americanos mais baratos. Analisei as medidas de Trump e comecei a me perguntar se ele não se inspirou no Brasil, desde os tempos de Sarney, com esse protecionismo que impede os brasileiros de acessarem produtos melhores e mais acessíveis. Não há nada mais tipicamente brasileiro e ultrapassado do que esse tarifaço estrutural. Para Lula ser verdadeiramente recíproco, só resta reduzir as tarifas a 10%.

  3. Esse idiota tá achando que com sua mentiras e bravata vai fazer o povo acreditar nele novamente, para a população como um todo, Lula é o grande mentiroso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *