Judiciário

CONFUSÃO: Coluna de Crispiniano Neto com “ofensas” a estudantes de medicina do RN acaba em BO

O vice-presidente da Associação de Psiquiatria do RN, Gustavo de Azevedo Xavier Fernandes, registrou boletim de ocorrência contra o colunista Crispiniano Neto, do Jornal de Fato.

O BO foi registrado na delegacia de plantão da zona Sul, em Natal, onde Gustavo acusa Crispiniano de ter publicado em sua coluna coisas que se tratava de “difamação e injúria”.

Segue a coluna do Poeta Crispiniano Neto que causou o boletim de ocorrência

Crispiniano

Veja abaixo a cópia do BO feito por Gustavo e obtido pelo Blog do BG

BO

Opinião dos leitores

  1. A Medicina Brasileira exige respeito por sua contribuição incontestavel para o bem estar de povo brasileiro, apesar de tanta desvalorização e péssimas condições de trabalho! Abençoados sejam todos os Médicos Brasileiros!

  2. O comentário desse senhor, provavelmente um alienado político, merece ser repudiado por todas as classes! A liberdade de imprensa não deve ser confundida com o liberalismo e falta de ética. Quem realmente vive a situação da saúde pública no Brasil sabe o que está acontecendo e apóia atos como o desse médico, que poderia ser qualquer outro profissional em defesa da honra de sua profissão.

  3. O FACISMO EXISTE E CRESCE NO BRASIL PETISTA
    Em resposta a nota de Crispiniano Neto

    Em 02 de Setembro de 2013, uma articulista o Professor de Filosofia da USP Luiz Felipe Condé publicou o artigo “O Fascismo do PT contra os Médicos” na Folha de São Paulo levantando a tese de que o PT estaria usando com os Médicos Brasileiros a mesma tática os Nazistas usaram contra os Judeus. Em 10 de outubro de 2014, um Jornalista, “Petista de Carteirinha”, prova que Condé estava certo ao escrever sobre uma manifestação politica dos Estudantes de Medicina da UFRN.

    Um pouco de história. A difamação em massa no intuito de semear ódio contra um grupo social foi exatamente o método utilizado pelos os nazistas para desencadear duas grandes Guerras Mundiais. A tática é a uma das estudas e conhecidas formas de chegar e se manter no poder e foi através dela milhões de pessoas sinceras e honestas se convenceram a ascender Adolf Hitler. Lutar, matar e morrer por ele.

    Ela consistia em atribuir a um grupo, no caso os Judeus, uma insensibilidade social por uma riqueza elitizada em contraposição à miséria do povo pobre. Muito pobres milhões de alemães acreditaram que o partido de Hitler tinha razão, da mesma forma, hoje milhões de brasileiros de esquerda estão redescobrindo o nazismo no Brasil. Pior, muitos estão apoiando sem saber sobre isso. Exagero? De modo algum. Para quem não sabe, o Nazismo nasceu, por coincidência, do “Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães”. As duas palavras “Socialista” e “Trabalhadores” o faz em lembrar algo? Procure saber.

    No texto em questão. Leia atentamente e observe que o Jornalista não focaliza sua opinião em discussões técnicas como a suposta melhora da saúde brasileira, o número de 50 milhões de pessoas ou a necessidade de sanar demandas populares pelo Governo Petista. Pelo contrário, ele lança caninamente críticas levianas e irresponsáveis desprovidas de quaisquer fundamentos apenas para ferir e estimular o ódio à figura do médico, o Judeu Brasileiro segundo Condé, atacando covardemente até mesmo os estudantes universitários. Ele fala, age e se apresenta como um verdadeiro nazista, mas não fala abertamente porque o segredo para pessoas como ele prosperarem é o engano de pessoas honestas. O próprio Adolf Hitler teria dito: “Torne a mentira grande, simplifique-a, continue afirmando-a, e eventualmente todos acreditarão nela”.

    Quem tiver o mínimo de honestidade intelectual verá um emaranhado de absurdos. Primeiro porque é da natureza dos estudantes a manifestação política e ela deve ser respeitada. Universitários estiveram em todos os momentos da história política recente do Brasil e não há nada de imoral, antiético ou ilegal, pelo contrário deve ser motivo de orgulho ao país que eles se importem com o assunto. Meus casos, protestar contra Dilma não é odiá-la, é enxergar noutra pessoa um caminho melhor. Aliás, para quem não sabe, há médicos que apoiam o candidato da Aécio Neves e são favoráveis ao Programa Mais Médicos.

    Segundo, e o mais repugnante e covarde, é que ele compara nossos estudantes de Medicina – pessoas inocentes, sem recursos e sonhadoras dedicadas a cuidar das vidas de outras pessoas com amor – aos assassinos sanguinários alemães que faziam experiências em seres humanos em troca de apoio político e os usa para atingir a Classe Médica. Tal qual um Terrorista fere e mata uma Criança em nome da própria causa. Este Jornalista mostra a mais pura e verdadeira “face do facismo” instituída no Brasil. Jogando o povo contra um grupo do povo. Ele é exatamente da linha de Joseph Gobbels, Ministro da Propaganda do Nazismo, só que infinitamente mais incompetente e ridículo, mas não deve ser ignorado.

    A população brasileira já é desinformada demais sobre a figura do “Médico”. Os médicos não possuem altos salários como ele cita. Possuem, aliás, em geral, péssimos salários se considerarmos: tempo de formação, estresse, responsabilidade e violência em ambiente de trabalho. Como consequência trabalham em mais de um emprego enquanto a maioria da população está confortável com sua família. Os Médicos trabalham hoje sob o olhar duríssimo dos pacientes cada vez mais exigentes e que cada vez mais violentos. O Médicos trabalham hoje carregando a culpa pelo Sofrimento do Povo lhes imputada pelo NeoFacismo Petista que erigiu na nossa Sociedade Brasileira e deve ser repudiado por todos os cidadãos.

    Repúdio total a Nota do Jornalista Crispiniano Neto publicada no Jornal de Fato.
    “O fascismo é fascinante, deixa a gente ignorante e fascinada.” Humberto Gessinger.

    Heltron Xavier
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrada/127014-o-fascismo-do-pt-contra-os-medicos.shtml

  4. Queria ver essa mesma indignação com a "nova bolsa família" que inventaram para nós, trabalhadores, pagarmos.. O auxilio moradia para promotores e outros. Se lhe oferecem um emprego com um determinado salário, numa determinada cidade, vocé tem a opção de aceitar ou não. Pois é, agora temos que engolir que, o imposto que nos pagamos, através do nosso suado trabalho, está sendo direcionado para mais essa mordomia. Perderam a credibilidade. Se vc trabalha no interior, e tem que pagar a sua moradia com o seu salário… que tal pedir ao seu patrão o "auxílio moradia" ??

  5. Afinal, aonde é que está o crime aí? Liberdade de expressão constitucionalmente exercida pelo jornalista. Simplesmente.

  6. Parabéns ao médico que se insurgiu contra essas afirmações tão fora do contexto da democracia que hoje vivemos. Se não reagirmos a este tipo de coisa chegará em breve o dia em que será proibido de fato manifestações de apreço ou desapreço que desagradem quem está no poder. Há de se ter cuidado com o que diz, essa patrulha ideológica está tomando proporcões perigosas.

  7. Garanto q em toda profissão tem gente educada e mal educada, soberbos e não soberbos, ignorantes e sábios… Porém garanto q muito mais do que médicos com esse "perfil", há advogados, promotores, policiais, desembargadores…
    Apenas lutamos por uma estrutura melhor e planos de carreiras pra médicos, que ai sim, se interiorizarão cada vez mais (assim como policiais e juízes q já o tem), pois não queremos depender de prefeitos todo o tempo, atrasando salários (quando o pagam), afinal tb temos contas pra pagar…

  8. Vejam o que o PT está fazendo com a educação, também… Um BO com "escrevido" no corpo do texto!!!

  9. Um caminhão de maracujá para a turma do PT . A derrota é certa para os assaltantes da Petrobras. Vão perder a boquinha , e estão sem dormir.

  10. Pessoas acreditam que a internet é um campo aberto, no qual tudo pode ser dito e qualquer um pode ser ofendido. Independente da classe, status ou posição você é responsável por aquilo que posta. Se alguém escreve algo de maneira tão raivosa e espera não ser questionado, é no mínimo inocência.

  11. Generalização = perda da razão. Será que todos os médicos são esnobes? Será que nenhum se preocupa com seus pacientes? A luta médica nessa campanha se resume a melhores condições de trabalho, pois exercer medicina com uma maca quebrada, sem os equipamentos necessário e apenas com papel e caneta é o mesmo que fazer mágica.

  12. Pois é. É esse mesmo 'Crispim' que foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Saúde, quando Ruy Pereira era o secretário, na gestão de Wilma. Isto mesmo, secretário, sabidamente aquele que guarda segredo. E quanto 'segredo' houve… E quando, aliás, explodiu o maior escândalo de corrupção do governo Wilma, do qual o PT era aliado incondicional, e que levou o filho da governadora à cadeia da Polícia Federal, por haver desviado milhões de recursos da Saúde. Época, por sinal, em que o primeiro-filho Lauro Maia era frequentador habitual dos elevadores da Secretaria Estadual de Saúde. Época em que Genildo Pereira, secretário-geral e pau para qualquer obra do PSB-RN, vivia perambulando por lá, como quem não queria nada. De modo que, perguntar isto assim, de chofre, talvez não seja a forma mais recomendada.

  13. O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.
    O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.
    Futuros Médicos, vamos estudar mais um pouco, pois vcs estão conseguindo atrair cada vez mais indignação e revolta, em função do comportamento de soberba, arrogância e prepotência da maioria de vcs que quase não pisam no chão de tão importantes, e tratam mal até os outros alunos dos outros cursos (Nutrição, Farmácia, Enfermagem, etc). Tirem o Rei da barriga e botem os pés no chão. Olhem nos olhos dos seus pacientes e percebam a importância social da medicina para a redução do sofrimento da maioria da população que é pobre e não o contrário.
    Não confundam HIPÓCRATES, pai da Medicina com HIPÓCRITAS, pessoas fingidas, falsas e dissimuladas.

  14. Alguma mentira que esse cidadão escreveu? Esses médicos sindicalistas pensam que o povo, alem de doente é burro! Quem quer saber a realidade, é só conversar com algum prefeito, que vai dizer o quanto são extorquidos!

  15. NOTA DE REPÚDIO
    Estimados potiguares, venho manifestar minha indignação sobre o teor do texto do Sr Crispiniano Neto, que de forma totalmente pejorativa e incabível, DIFAMOU os ESTUDANTES DE MEDICINA e TODA A CLASSE MÉDICA em sua coluna no Jornal de Fato, tradicional veículo da Imprensa Potiguar, que tenho certeza que não comunga de opinião tão mal educada e preconceituosa. Segue o BO.
    Dr. Gustavo Xavier. Vice-presidente da Associação Norteriograndense de Psiquiatria.

  16. Hipocrisia pouca é bobagem, quero ver se algum futuro médico dessa turma vai querer servir ao povo pobre do interior, de ir morar por exemplo em Venha-Ver? pois bem, as populações dos rincões pobres do nosso Estado agradecem de coração esse programa Mais Médicos, pois agora estão tendo atendimento diário em suas próprias cidades…

  17. Se ofender por ter Mengele chamado de assassino ou de Shibata ser chamado de cretino? É essa defesa corporativista que tenta jogar prá debaixo do tapete o pus de sua classe que quer eleger outro varredor de problemas para debaixo do tapete. Tinha que ser psiquiatra. Afinal, todos têm um pouco de loucura. (atenção: estou com um advogado aqui do meu lado só aguardando o processo por tê-lo chamado de psiquiatra.) Vamos e convenhamos que a justiça brasileira está muito desocupada, mesmo para se preocupar com psiquiatra ofendido por 'genericamente' ter sido chamado de pus. Eu o CHAMARIA de pústula, pulha, demente, covarde, cego, patético, fraco e imbecil. Mas o pus não entenderia. Uma pena.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Michelle Bolsonaro diz que o “Congresso está de joelhos em frente ao STF”


Imagem: reprodução/PL Mulher

A ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL) afirmou, durante evento do PL Mulher em Londrina (PR), no sábado (8), que o Congresso Nacional “está de joelhos em frente ao STF (Supremo Tribunal Federal)”. Ela ainda voltou a defender o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como o “única opção” para 2026. O ex-chefe do Executivo, no entanto, está inelegível.

“A gente tem visto um Congresso de joelhos em frente ao STF, isso é uma tristeza para a gente, porque, hoje, só quem governa é o Judiciário”, afirmou a ex-primeira-dama.

“Os nossos deputados aprovam leis e se não tiver em concordância, eles anulam”, continuou ela, em primeira declaração após a Primeira Turma do STF ter rejeitado, por unanimidade, recursos apresentados pelo ex-presidente e por outros seis réus condenados por participação na tentativa de golpe de Estado.

Michelle, que é um dos nomes cotados para substituir Bolsonaro nas eleições do próximo ano, ainda afirmou que o ex-presidente segue sendo a opção da direita para a corrida presidencial de 2026.

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moradores e comerciantes reclamam de falta de energia elétrica no bairro de Petrópolis na manhã deste domingo (9)

Imagem: reprodução

Restaurantes, bares e vários prédios sem energia elétrica em parte do bairro de Petrópolis, em Natal, na manhã deste domingo (9). Também há queixas de oscilações no fornecimento.

A reclamação é geral entre moradores e comerciantes. Segundo informações recebidas pelo BLOGDOBG, a causa teria sido um transformador que apresentou problemas, próximo à avenida Deodoro da Fonseca.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PAPO DE FOGÃO – Sabor & Tradição: Confira as receitas de Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju; e manteigas saborizadas

CAJUMAR
Terrine de catupiry, camarões e geleia de caju

Ingredientes:
Camarão e Base:
600g de camarão médio limpo
1 litro de água
Sal e pimenta-do-reino a gosto
40g de manteiga do sertão
Flor de sal a gosto
700g de catupiry

Farofa:
100 g de castanha de caju torrada
100g de rapadura picada

Mel de Caju Maçaricado:
2 cajus frescos em cubinhos
15 g de alho picado
20 g de manteiga do sertão
250 g de mel

Finalização:
Chips de batata-doce a gosto
Crostini de tapioca com queijo de coalho – Potioca
Castanhas inteiras para decorar

Modo de Preparo:
Escalfar o camarão em água fervente até mudar de cor.
Retirar e mergulhar em água gelada (choque térmico).
Cortar os camarões me pedaços pequenos e temperar com manteiga do sertão, flor de sal e pimenta do reino a gosto. Reservar.
Misturar o camarão com o catupiry até formar creme homogêneo.
Torrar as castanhas, tritutar e juntar à rapadura picada. Reservar.
Grelhar o caju sem gordura em frigideira quente até brasear.
Acrescentar a manteiga do sertão, adicionar o mel e deixar incorporar até formar mel aromático.
Forre uma forma com um saco plástico ou plástico filme e coloque o creme, apertando bem. Leve pra geladeira por 1h30.
Desenforme, retire o plástico e finalize regando com o mel de caju maçaricado, salpicar a farofa de castanha e finalizar com chips e castanhas inteiras.

Tempo de preparo: 2h
Tempo de cozimento: 10min

DICA RÁPIDA
MANTEIGA DA TERRA COM MELADO DE CAJU
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
3 colheres de Melado de caju
1 pitada de Flor de Sal

Modo de preparo:
Coloque os ingredientes em uma vasilha e misture bem com um batedor até incorporar totalmente.
Caso queira, leve a geladeira.
Tempo de preparo: 5min

MANTEIGA DA TERRA COM GELEIA DE UMBU-CAJÁ E FLOR DE SAL
Ingredientes:
100ml de manteiga de garrafa
2 colheres de geleia de Umbu-cajá
1 pitada de Flor de sal
1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo:
Coloque a geleia em uma vasilha e amasse com um garfo, até ficar bem fina.
Coloque a manteiga e misture bem até incorporar.
Acrescente a Flor de Sal, a pimenta do reino e misture bem.
Leve a geladeira, se quiser, ou sirva ela líquida.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] PÂNICO: Tiroteio durante festa em Apodi deixa um morto e oito feridos

Um tiroteio interrompeu o show da Banda Lagosta Bronzeada durante o encerramento da Feira Multissetorial de Apodi (Femulti), na madrugada deste domingo (9), no município de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

Segundo informações da Polícia Militar, o incidente ocorreu por volta das 3h da manhã, quando um homem efetuou diversos disparos de arma de fogo contra o público. A ação deixou uma pessoa morta e pelo menos oito feridas.

O suspeito foi identificado como Regiano Mendes de Lima, de 41 anos, guarda municipal de Mossoró. Ele utilizou uma pistola calibre .40, arma pertencente à corporação. Regiano também foi baleado e preso em flagrante pela PM ainda no local.

Equipes do SAMU, Corpo de Bombeiros e ambulâncias municipais foram acionadas para o socorro das vítimas, que foram levadas ao Hospital Regional Hélio Morais Marinho, em Apodi. Algumas delas precisaram ser transferidas para o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

De acordo com informações hospitalares, nenhuma das vítimas corre risco de morte. O suspeito segue internado em estado grave sob escolta policial no Hospital Tarcísio Maia.

Segundo a Polícia Civil, o caso teria sido motivado por rixa antiga entre o acusado e a vítima fatal. O evento, que reunia milhares de pessoas, terminou em correria e pânico. A Delegacia de Apodi investiga o crime e trabalha na coleta de imagens e depoimentos para esclarecer a dinâmica do ocorrido.

Via Certa Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

FOTOS: “Linha de montagem de guerra” em SP fazia até 10 fuzis por dia para CV

Foto: Reprodução/PF

A Polícia Federal descobriu em Santa Bárbara d’Oeste (SP) uma fábrica clandestina com estrutura industrial capaz de produzir até 3.500 fuzis por ano — cerca de 10 armas por dia. O espaço funcionava sob a fachada de uma empresa de peças aeroespaciais, mas fabricava armamentos para facções criminosas, incluindo o Comando Vermelho (CV).

Estrutura industrial

Segundo laudos da PF, o galpão tinha uma linha de montagem completa, com máquinas CNC, tornos de alta precisão, fresadoras digitais e setores separados de corte, acabamento, montagem e embalagem. No estoque, havia aço 4140 e alumínio 7075, materiais usados na indústria de armas.


Foto: Reprodução/PF

Como funcionava a produção

O técnico Anderson Custódio Gomes programava as máquinas com softwares industriais (MasterCam e Fusion 360) e fazia engenharia reversa de modelos como AR-15 e Glock.
As peças eram usinadas, polidas, separadas em kits e enviadas para um depósito em Americana, onde eram embaladas e entregues sob encomenda.

Os peritos afirmam que o padrão de qualidade das peças era compatível com o de fabricantes oficiais.


Foto: Reprodução/PF

Vendas e clientes

Mensagens e planilhas mostram que os fuzis eram vendidos por R$ 12 mil a R$ 18 mil cada. Pagamentos eram feitos via Pix e depósitos fracionados, enviados de vários estados. A PF indica ligação direta com o crime organizado.

O que diz a investigação

“Não era improviso. Era uma indústria clandestina de armas.” — Delegado Jeferson Di Schiavi

Quem é quem no esquema

  • Anderson Custódio Gomes – programador CNC e projetista das armas; preso

  • Janderson Aparecido Azevedo – operador de máquinas e testes; preso

  • Wendel dos Santos Bastos – compras e logística; denunciado

  • Gabriel Carvalho Belchior – dono da empresa usada como fachada; responde em liberdade

  • “Milque” – supervisor noturno; foragido

Com informações de Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Países do Brics e até Mercosul ignoram Lula e não aparecem na cúpula da COP30

Foto: Reprodução / Gov.br

As ausências dos países do Mercosul e principalmente do Brics, organismos multilaterais tão festejadas e bajuladas por Lula (PT), expuseram aos olhos do mundo o fracasso da reunião de cúpula que antecedeu os debates técnicos previstos na COP30. O caso mais grave foi a ausência dos presidentes de países do Mercosul, justo quando Lula ocupa a presidência rotativa do organismo. Para diplomatas, pode ter havido boicote liderado pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

Inclua-nos fora

A ausência de países do Brics é humilhante, após Lula arruinar relações com os EUA pregando a substituição do dólar nas relações comerciais.

Muy aliados

Nenhum dos “parças” do Brics veio à cúpula: Xi Jiping (China), Putin (Rússia), Narendra Modi (Índia) e Matamela Ramaphosa (África do Sul).

Piscadela para Trump

Diplomatas suspeitam que isolando Lula na COP30, países do Brics e do Mercosul quiseram “fazer um gesto” a Donald Trump.

Até tu, companheiro?

Até o uruguaio Yamandú Orsi, raro esquerdista que conseguiu ser eleito no continente, também não apareceu na cúpula. O Itamaraty silencia.

Coluna de Cláudio Humberto – Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Ator diz que criou ‘lacração’ em aeroporto para viralizar

O ator Lucas Bastos deu o que falar nesta semana ao surgir direto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, se queixando do assédio de fãs (assista aqui). Na verdade, tudo não passou de uma “lacração” criada para viralizar.

Neste sábado (8), ao perceber que a história tinha ido longe demais, Bastos, que é ator de formação e chegou a participação da série Reis, da Record, como o personagem Doraz, explicou em uma “Nota Oficial” que se tratava de uma “grande brincadeira”. “Estão dizendo por aí que o Lucas Solari é uma farsa… E é mesmo”, disparou o artista, rindo do episódio.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

COLHERAM O QUE PLANTARAM? Cantor Otto fuma maconha no palco durante Festival do MST em Natal

No Festival do MST, na noite de sábado (8), realizado no Centro Administrativo e com a presença da governadora Fátima Bezerra, o cantor Otto fumou maconha no palco, durante sua apresentação.

Ao final do show, Fátima o encontrou o artista e afirmou ser fã dele.

Com informações de BZ Notícias

Opinião dos leitores

  1. Bom exemplo a governadora da ao seu eleitorado.e o mst nun tava inda pra Venezuela pra defender o maduro ?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Procurado pelos EUA até 2024, presidente sírio vai se reunir com Trump

Foto: Saudi Press Agency/Handout via Reuters

O presidente da Síria, Ahmed al-Sharaa — que até 2024 figurava na lista de procurados pelos Estados Unidos — chegou ao país neste sábado (8) para se reunir com Donald Trump e integrar uma coalizão americana contra o Estado Islâmico. A viagem marca uma guinada nas relações entre Washington e Damasco após a queda de Bashar al-Assad, antigo aliado de Irã e Rússia.

Sharaa assumiu o governo sírio em janeiro, após forças insurgentes do grupo Hayat Tahrir al-Sham (HTS) deporem Assad em uma ofensiva relâmpago. Ex-líder do HTS e com histórico de ligações à Al-Qaeda, ele havia sido sancionado pelos EUA, ONU e Reino Unido desde 2013, mas passou a circular internacionalmente com a suspensão das restrições anunciada por Washington e Londres nesta sexta-feira (7).

Os EUA avaliam estabelecer presença militar em uma base aérea de Damasco para viabilizar um pacto de segurança entre Síria e Israel, dentro de um movimento de realinhamento estratégico após a mudança de governo. A medida reforça o esforço americano de conter remanescentes do Estado Islâmico, enquanto forças sírias afirmam ter realizado operações preventivas com mais de 60 batidas e 71 prisões em todo o país.

Trump tem buscado estreitar relações com Sharaa. Além de ter revogado grande parte das sanções contra a Síria, o presidente americano já havia se encontrado com o líder sírio em uma visita à Arábia Saudita, e agora recebe o novo aliado em Washington em meio a negociações regionais consideradas sensíveis pelos EUA.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Golpistas usam IA para imitar vozes e criar fraudes quase impossíveis de detectar

Foto: Reprodução

O avanço acelerado da inteligência artificial abriu espaço para um novo patamar de golpes digitais. Criminosos já utilizam ferramentas capazes de clonar com perfeição a voz de executivos, familiares e até autoridades, criando fraudes telefônicas e videochamadas que se tornam praticamente indistinguíveis de interações legítimas. Esse tipo de golpe deve ganhar ainda mais força em 2026, impulsionado por deepfakes mais realistas e por técnicas de engenharia social nutridas por grandes vazamentos de dados.

As tecnologias de IA permitem que golpistas automatizem ataques em escala, produzindo e-mails e mensagens altamente personalizadas a partir de informações coletadas em redes sociais. Chatbots fraudulentos também vêm sendo usados para simular atendimento de bancos ou serviços públicos, enganando vítimas com conversas naturais e respostas contextuais. Em paralelo, deepfakes de vídeo já reproduzem rostos e expressões de influenciadores e executivos para pedir transferências, dados sensíveis ou acesso a sistemas internos.

O ambiente das criptomoedas também segue entre os alvos preferidos. Plataformas falsas de investimento, apoiadas por vídeos de celebridades clonadas digitalmente, prometem retornos impossíveis para atrair vítimas. Aplicativos de carteiras adulteradas conseguem capturar senhas e chaves privadas no momento da instalação, possibilitando o roubo instantâneo dos ativos. A profissionalização dessas interfaces dificulta a identificação do golpe até mesmo por usuários mais experientes.

Para especialistas, a defesa contra essa nova geração de fraudes depende de combinação entre cautela e boas práticas de segurança. Autenticação de dois fatores — preferencialmente via aplicativos —, confirmação de pedidos financeiros por outro canal e cuidados com exposição de dados nas redes sociais são passos essenciais. Manter software atualizado e desconfiar sempre de mensagens urgentes continuam sendo barreiras eficazes contra ataques cada vez mais sofisticados.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *