O Brasil Voluntário, programa de voluntariado do Governo Federal para a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, tem inscrições abertas até o dia seis de março. Os interessados podem se cadastrar no site www.brasilvoluntario.gov.br. Assim como Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, Natal tem vagas abertas para até 1.500 voluntários.
A maioria dos aprovados irão executar suas tarefas na Arena das Dunas, mas também existem vagas a serem ocupadas nas áreas de transporte, recepção e atendimento as delegações, entre outras.
A atuação, integrada com o programa de voluntariado da FIFA, envolve auxílio a torcedores, imprensa não-credenciada e turistas em aeroportos, áreas de grande fluxo de pessoas (como centros comerciais e pontos turísticos), entorno dos estádios e eventos de exibição pública, além de áreas de mobilidade urbana (como terminais de ônibus e estações de metrô) e centro aberto de mídia nas cidades onde esse serviço estiver disponível.
Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo sete dias, seguidos ou intercalados. A seleção também levará em conta a participação nos treinamentos virtual e presencial (assiduidade e desempenho), perfil compatível com a área de atuação e número de vagas em cada área de atuação.
O site do programa Brasil Voluntário continuará sendo o canal de comunicação oficial entre o programa e os inscritos, integrado com as redes sociais do Portal da Copa. Além de ter acesso ao espaço exclusivo com informação das cidades-sede, notícias, galeria de imagens e vídeos, os voluntários poderão consultar a seção BV Responde, que tira as principais dúvidas sobre o programa. O site também será o acesso ao treinamento virtual, ministrado pela Universidade de Brasília. O Brasil Voluntário terá conteúdo em apenas em português.
HOSPITALIDADE
Garantir uma experiência acima das expectativas aos fãs e criar um padrão de atendimento ao torcedor são os maiores desafios para 2014 citados pelo gerente de serviços ao espectador do comitê organizador da Copa do Mundo da FIFA. Marco Sansoni afirma que o objetivo para o Mundial é aprimorar o trabalho iniciado na Copa das Confederações, que foi considerado muito bem-sucedido.
Sansoni lembrou que, antes da Copa das Confederações, nos eventos testes e jogos de inauguração dos estádios do torneio, não havia entre os fãs uma sensação de ter um serviço, mas sim a sensação de ser controlado. “Ter um serviço é diferente. Pode parecer brincadeira, mas você se aproximar da entrada e ter uma serpentina (grade) faz diferença. Coloca em segurança o espectador e o pessoal que vai fazer a revista”, explicou.
Para o gerente, uma das grandes vantagens do Brasil é a hospitalidade singular do povo. “O Brasil é top na hospitalidade no mundo. Eu já fiz esse trabalho em três Olimpíadas e em quatro continentes, e posso falar que a hospitalidade brasileira é acima do conceito de hospitalidade da maior parte do mundo”, elogiou. A meta é treinar os voluntários para que essa hospitalidade fique clara para os espectadores. “Os voluntários vão representar o Brasil para os estrangeiros. Estamos trabalhando no planejamento para o que podemos, mas na hora o voluntário faz a diferença”, lembrou.
A integração com a segurança também foi colocada como fundamental para o funcionamento dos serviços ao espectador. “Somos os olhos e ouvidos da Copa, e também a voz. Mas não somos as mãos. Tem a segurança para isso. Somos os primeiros, na linha da frente. Caso algo aconteça, a gente informa a segurança. Por isso, trabalhamos em conjunto no dia a dia com a segurança nessa fase de planejamento
O gerente citou quatro itens essenciais na gama de serviços ao espectador: orientação do público, gerenciamento das filas, localização de assentos e balcão de informações.
Muito interessante a FIFA vir pro nosso pais com total isenção de impostos, faturando com alto direitos de transmissão, imagens e pratrocínios, dai vem governo pedir que o povo brasileiro q não tem isenção de coisa alguma trabalhe de graça pra FIFA, absurdo isso, ACORDA BRASIL!!!!