Diversos

Crianças terão que ser alfabetizadas até o 2º ano em novo currículo; entenda mudanças na educação

Maria Helena Guimarães de Castro secretária-executiva do Ministério da Educação (Foto: Letícia Carvalho/G1)

A terceira e última versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino infantil e fundamental foi apresentada nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC). O texto não aborda o ensino médio. O documento foi finalizado com atraso, já que estava previsto para junho de 2016.

A BNCC é considerada fundamental para reduzir desigualdades na educação no Brasil e países desenvolvidos já organizam o ensino por meio de bases nacionais. O documento define a linhas gerais do que os alunos das 190 mil escolas do país devem aprender a cada ano.

A base ainda precisa ser aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e depois homologada pelo ministro da Educação. Mesmo após essas etapas, ela só terá efeito na sala de aula quando estados e municípios reelaborarem os seus currículos em um prazo de até dois anos após a homologação pelo MEC. Serão esse currículos que detalharão como será abordado cada uma das metas ou eixos da BNCC em sala de aula.

Veja os destaques da BNCC do ensino infantil e fundamental

Ensino religioso foi excluído da terceira versão; MEC alega respeitar lei que determina que tema seja optativo e que é competência dos sistemas de ensino estadual e municipal definir regulamentação.

Conteúdo de história passa a ser organizado segundo a cronologia dos fatos.

Língua inglesa será o idioma a ser ensinado obrigatoriamente; versão anterior da BNCC deixava escolha da língua a cargo das redes de ensino.

Conceito de gênero não é trabalhado no conteúdo; MEC diz que texto defende “respeito à pluralidade”.

Texto aponta 10 competências que os alunos devem desenvolver ao longo desta fase da educação (veja lista abaixo). Uma delas é “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética”.

Toda criança deve estar plenamente alfabetizada até o fim do segundo ano; na versão anterior, o prazo era até a terceira série.

Educação infantil ganha parâmetros de quais são os “direitos de aprendizagem e desenvolvimento” para bebês e crianças com menos de seis anos.

O Brasil não tinha uma base comum, mas documentos como as Diretrizes e Parâmetros Curriculares e normas federais já garantiam a padronização na elaboração dos currículos. Agora, a BNCC será a referência nacional obrigatória para que as escolas desenvolvam seus projetos pedagógicos.

A proposta preliminar foi feita por uma comissão de 116 especialistas de 37 universidades de todas as partes do Brasil e gerou polêmica por causa das lacunas deixadas em áreas como história e literatura. O documento inicial tinha pouco mais de 300 páginas. Após contribuições online, a segunda versão foi apresentada com 676 páginas e passou por audiências públicas. Agora concluído e apresentado ao CNE, o documento final da BNCC tem 396 páginas.

“Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na educação básica”, apontou a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro. “Como ela será implementada dependerá dos currículos adotados pelas escolas”, acrescentou.

Ensino religioso

A versão final da BNCC do ensino infantil e médio exclui “ensino religioso” da lista de áreas. Antes, ele estava ao lado de linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza. Na versão anterior, o texto afirmava que ensino religioso era área cujo conteúdo tinha “oferta obrigatória”, porém com “matrícula facultativa”.
De acordo com o MEC, a área de ensino foi retirada para atender o que está disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). De acordo com a pasta, a LDB aponta que o ensino religioso seja oferecido aos alunos do ensino fundamental nas escolas públicas em caráter optativo.

Ainda segundo o MEC, cabe aos sistemas de ensino a sua regulamentação e definição de conteúdos. “Sendo esse tratamento de competência dos Estados e Municípios (…), não cabe à União estabelecer base comum para a área, sob pena de interferir indevidamente em assuntos da alçada de outras esferas de governo da Federação”, aponta a versão final da BNCC.

Língua inglesa

O inglês passa a ser o idioma obrigatório para ser ensinado nas salas de aula a partir do 6º ano do ensino fundamenta. Na versão anterior da BNCC, os especialistas apontavam que era “importante que cada comunidade escolar (pudesse) escolher as línguas estrangeiras a serem ministradas, levando em conta as realidades locais específicas, a exemplo dos contatos com outras línguas em regiões de fronteira ou migração, em comunidades com história de migração, em comunidades indígenas, entre outras”.

A mudança segue a mesma linha defendida pela atual gestão do MEC, que fez a mesma exclusão durante a reforma do ensino médio.

Alfabetização

A segunda versão da BNCC defendia que os alunos deveriam ser alfabetizados até o terceiro ano da educação básica. Na proposta final, o processo de letramento deverá ser concluído no segundo ano. Alguns especialistas chegaram a alertar para o risco de que o capítulo dessa etapa de ensino acabe por favorecer a escolarização precoce.

“A principal mudança para mim é em relação à alfabetização. A versão 2 trabalhou o tempo todo com a garantia plena da alfabetização até o final do terceiro ano. Nós baixamos para até o final do segundo ano. Essa é a principal mudança”, disse Maria Helena.

O ministro Mendonça Filho defendeu o novo prazo como garantia de igualdade de direitos. “À medida que a gente gera essa diretriz pela fixação desse comando na BNCC, na verdade a gente está assegurando o mesmo direito para as crianças que estudam nas melhores escolas tambem para as escolas públicas.”

Atualmente, segundo o Pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o governo federal, os estados e os municípios devem garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A iniciativa, vigente desde 2012, é uma parceria do MEC com uma rede de universidades públicas federais e estaduais, redes de ensino estaduais e municipais e professores alfabetizadores.

História cronológica

Alvo de polêmicas nas primeiras duas versões, os principais questionamentos nesta disciplina tinham já sido resolvidos com a reorganização feita na segunda versão da base.

Além desses pontos, o MEC anunciou ter feito uma reorganização na forma como o conteúdo será apresentado ao longo dos nove anos do ensino fundamental. “Em história, você tem uma mudança importante. A parte de história obedece a cronologia dos fatos, coisa que não estava presente”, afirmou Maria Helena.

Questões de gênero

A secretária executiva do MEC, Maria Helena Castro, afirmou que os conceito de gênero não são trabalhados na versão final da BNCC para o ensino fundamental e infantil.

“Não trabalhamos com ele (conceito de gênero). Nós trabalhamos com o respeito à pluralidade, inclusive do ponto de vista do gênero, de raça, de sexo, tudo. (…) Inclusive fomos até procurados aqui (no MEC) por alguns que defendiam o uso de gênero e outros que eram contra. Nós não queremos nem ser contra nem a favor. Somos a favor da pluralidade, da abertura, da transparência e da lei”, disse Maria Helena.

Como eixo, a BNCC defende que o aluno desenvolva a competência de se relacionar “sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza”.

10 competências

A base determina que, ao longo da educação básica, os estudantes devem desenvolver dez competências gerais, tanto cognitivas quanto socioemocionais, que incluem o exercício da curiosidade intelectual, o uso das tecnologias digitais de comunicação e a valorização da diversidade dos indivíduos.

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social e cultural para entender e explicar a realidade (fatos, informações, fenômenos e processos linguísticos, culturais, sociais, econômicos, científicos, tecnológicos e naturais), colaborando para a construção de uma sociedade solidária.

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e inventar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ ou verbo-visual (como Libras), corporal, multimodal, artística, matemática, científica, tecnológica e digital para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e, com eles, produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao seu projeto de vida pessoal, profissional e social, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com a pressão do grupo.

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de origem, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidade/necessidade, convicção religiosa ou de qualquer outra natureza, reconhecendo-se como parte de uma coletividade com a qual deve se comprometer.

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base nos conhecimentos construídos na escola, segundo princípios éticos democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

“A Base tem o objetivo de entender que o país é diverso e que escola deve estar aberta para atender todos, que seja inclusiva e que aceite o diverso” disse a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro.

Bebês e crianças pequenas

A BNCC também passou a adotar objetivos específicos para três categorias da educação infantil: crianças de zero a 1 ano e 6 meses; 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses; 4 anos a 5 anos e 11 meses.

A educação infantil, aliás, é a etapa que tem a estrutura defendida como mais inovadora pelos redatores da versão final da BNCC. Ela não obedece a divisões mais tradicionais por áreas de conhecimento e componentes curriculares. Faz o cruzamento das áreas com os chamados “campos de experiência”, que incorporam dimensões como o “brincar” e “explorar”, consideradas indispensáveis à formação das crianças.

Em reunião técnica para discutir a base com a imprensa, Maria Helena exemplificou competências específicas das áreas de conhecimento e de objetivos de aprendizagem do ensino fundamental. Em matemática, por exemplo, espera-se que o aluno possa estabelecer relações entre conceitos dos diferentes campos da ciência (aritmética, álgebra, geometria, estatística e probabilidade) durante todos os anos do ensino fundamental.

Próximos passos: dois anos de prazo

O documento final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), agora, será entregue ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A comissão vai analisar o texto e preparar um parecer técnico que será submetido à votação do CNE.

De acordo com o ministro Mendonça Filho, o calendário de implementação da base vai dar o prazo de até dois anos após a homologação para que as redes elaborem seus currículos, que serão posteriormente referendados pelo MEC.

Segundo indicou a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães de Castro, o CNE deve organizar audiências públicas em cada região do país, para ouvir opiniões de especialistas e de representantes de professores e sociedades científicas.

Para que a proposta se transforme em lei, a base ainda precisa ser homologada pelo ministro da Educação. A implementação da BNCC, no entanto, demandará um ciclo de trabalho, que envolverá formação e capacitação de professores, mudanças dos materiais didáticos e reformulação dos currículos das escolas estaduais, municipais e federais.

Maria Helena avalia que o “ideal seria a execução da BNCC ainda em 2019”. A secretária, no entanto, reconheceu que há um longo caminho para percorrer.

O MEC vai acompanhar a revisão dos livros didáticos. Em princípio, o acervo deveria permanecer em uso no triênio de 2018 a 2020, mas o governo quer reduzir esse prazo para dois anos. De acordo com Maria Helena, o ministério vai negociar com as editoras a possibilidade de contar com livros revistos segundo as prescrições da BNCC já a partir de 2019.
A BNCC vai exigir também a revisão do que é cobrado nas avaliações federais, estaduais e municipais. A matriz da Prova Brasil, que não passou por mudanças desde 2001,
será modificada conforme garantiu Maria Helena. “Esse ano, com certeza, praticamente, provavelmente, teremos a Base nacional curricular aprovada pelo Conselho Nacional de Educação, uma vez aprovada ano que vem o Inep desenvolve uma nova matriz e aplica no ano de 2019”, disse.

Ensino médio

A Base Nacional Comum Curricular apresentada pelo MEC nesta quinta (6) trata apenas dos ensinos infantil e fundamental. A base do ensino médio será revisada por causa da aprovação do projeto de reforma dessa etapa da educação básica sancionada pelo Congresso em fevereiro deste ano. A previsão é de que ela seja encaminhada ao Conselho Nacional de Educação ainda neste segundo semestre.

Enquanto não houver mudanças na base do ensino médio, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“O Enem vai mudar na medida em que a base do ensino médio for aprovada. O Enem deve seguir a nova base no futuro, não sei se é 2019 ou se é 2020. Vai depender da nova base”, disse Maria Helena.

A secretaria executiva do MEC lembrou que essas datas apontadas para a mudança de conteúdo do Enem, conforme aprovado na lei da reforma, só deve ocorrer dois anos após a aprovação da BNCC.

G1

 

Opinião dos leitores

  1. Convivi algum tempo em uma cidade do interior do RN e lá crianças com 15 anos, não sabiam escrever direito, ler nem pensar, olha que é uma cidade onde corre dinheiro franco de royaltes da Petrobras. A diretora da escola, que é tida como a intelectual da cidade, me disse que essas crianças passam de ano porque as Professoras não aguentam e terminam aprovando, mesmo sem elas saberem ler e escrever direito. ESSE É O NOSSO BRASIL!

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Brasil

Mourão leva presente a Braga Netto na prisão

Foto: Isac Nóbrega/PR

O senador Hamilton Mourão (Republicanos) visitou nesta quinta-feira, 17, o general Walter Braga Netto na prisão, após o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) autorizar a ida de 24 parlamentes.

O ex-vice-presidente presenteou Braga Netto com livro “The generals – American Military Command from World War II to Today” (“Os Generais: O comando militar americano da Segunda Guerra Mundial até hoje”, em tradução) sobre a Segunda Guerra Mundial.

Foi um encontro de dois amigos. Apenas isso. A questão é que ele já está preso há mais de quatro meses, o que, na minha visão, é irregular em termos de prisão preventiva”, disse Mourão.

Além dele, os senadores Rogério Marinho (PL) e Damares Alves também fizeram visitas ao general.

Autorização

Na última quinta, 10, Moraes autorizou que 24 parlamentares visitem o general Braga Netto, preso desde dezembro do ano passado.

“Em virtude do consentimento do custodiado Walter Souza Braga Netto, defiro os pedidos formulados e autorizo a realização de um dia de visita ao deputado federal Sóstenes Cavalcante e aos seguintes senadores da república, decidiu Moraes.

No despacho, o ministro limitou a um dia de visita para cada parlamentar, com o máximo de três visitas individuais por dia, e proibiu a entrada com celulares ou aparelhos eletrônicos.

“As visitas deverão respeitar as normas 1ª Divisão do Exército, Vila Militar do Rio de Janeiro, bem como as seguintes determinações: (a) Limite máximo de 3 visitas individuais por dia, cujas datas serão definidas pelas normas regulamentares do batalhão onde o preso encontra-se recolhido, vedado, inclusive, o ingresso de assessores, seguranças, membros da imprensa; (b) proibição de ingresso portando aparelhos celulares, equipamentos fotográficos ou qualquer outro dispositivo eletrônico, bem como do registro de imagens no interior da unidade prisional, sob pena de responsabilização“, diz trecho.

O Antagonista 

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Política

VÍDEO: MAIS UMA INVERTIDA: alguém socorra Samanda Alves


A vereadora Samanda Alves, nesse início de mandato na Câmara Municipal, tem se caracterizado em levar invertidas. Hoje, no programa Repórter 98, na 98 FM, ancorado por Felipe Filho, a vereadora quis transferir a responsabilidade das falhas de regulação e quis dizer que o vereador Léo Sousa lacrava.

Mais uma vez ela levou uma invertida gigante.  O vereador Léo Sousa deu uma resposta a altura e disse “Eu quero deixar claro que a senhora me convidou era quase meio dia, eu estava no final da sessão; eu tenho uma agenda eu não tô à sua disposição, a reunião tava marcada a quinze dias eu não sabia porque eu não faço parte da comissão e eu nem sabia que ia ter essa reunião com o secretário de saúde que a senhora me chamou momentos antes e eu não consegui mover minha agenda”.

Ainda durante a invertida, o parlamentar continuou expondo que Samanda queria apenas viralizar com o tema em questão.

“O seu gabinete é vizinho ao meu, eu bato na porta e falo com a senhora, como eu fiz outras vezes, e a senhora tinha a oportunidade de ter esse diálogo comigo, pra gente encontrar a solução, mas a senhora preferiu dar uma resposta no plenário pra aí sim viralizar”.

O tema ocorre após a vereadora Samanda Alves (PT) afirmar na quarta-feira (16) que Hospital Varela Santiago mentiu sobre a subutilização do tomógrafo conveniado com o Governo do RN. Segundo ela, o assunto foi tratado e negado em reunião com o secretário de saúde do Estado, Alexandre Motta. A declaração deu origem a uma discussão ríspida e, logo em seguida, um desmentido das declarações da vereadora petista.

Blog do BG 

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Polícia

Foragido condenado por assassinato ocorrido há 23 anos é preso pela PF no RN

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal prendeu um homem de 59 anos, natural de Pernambuco, que foi condenado a 18 anos de reclusão pelo homicídio de um desafeto ocorrido em 2002, na cidade de Recife/PE. A prisão foi efetuada no final da tarde dessa quarta-feira (16), na cidade de Vera Cruz, na Região Metropolitana de Natal.

Segundo a sentença, datada de 2005, após ser pronunciado pela Justiça, o homem fugiu da capital pernambucana. Vinte e três anos após o crime, ele foi localizado no interior do Rio Grande do Norte, onde havia fixado residência. A prisão foi possível graças a minuciosas investigações conduzidas pela Polícia Federal.

O mandado de prisão foi expedido pela 2ª Vara do Tribunal Justiça do estado de Pernambuco. Contra ele, além do mandado de prisão por condenação, havia outro de prisão preventiva, daquele mesmo estado, expedido pela 3ª Vara do Tribunal do Júri, também relacionado a crime de homicídio.

O preso foi submetido a exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia/ITEP e se encontra custodiado na sede da Polícia Federal à disposição da Justiça.

Tribuna do Norte 

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Futebol

Punição é revertida e ABC x CSA não terá restrição de torcedores no Frasqueirão

 

Foto: Rennê Carvalho

A partida entre ABC e CSA, pela 2ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro, não terá restrição para entrada de torcedores. A informação foi divulgada pelo clube potiguar na tarde desta quinta-feira (17) após conseguir reverter uma decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que só permitia a presença de mulheres, crianças, idosos e pessoas com deficiência. O ABC também anunciou que a venda de ingressos será iniciada ainda hoje.

A partida será disputada na próxima segunda-feira (21), às 19h30, e marca a estreia do ABC jogando em casa na competição. Único time potiguar na Série C, o ABC vem de empate em 1 a 1 na primeira rodada, contra o São Bernardo-SP, fora de casa.

A punição, antes imposta ao clube potiguar, era decorrente de uma invasão de torcedores no Frasqueirão, na partida contra o Remo-PA, também na Série C, mas do ano passado. Na ocasião, no dia 24 de junho, um torcedor do clube paraense invadiu o campo, roubou e rasgou uma faixa da torcida alvinegra, o que gerou uma reação e consequente paralisação da partida por 12 minutos.

Tribuna do Norte

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Brasil

Texto final de anistia será decidido pela Câmara e Senado, diz Sóstenes

Foto:Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), disse, nesta quinta-feira (17), que o texto final do projeto da anistia será decidido soberanamente pelos plenários da Câmara e do Senado e não terá “última palavra” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O texto final da Anistia será decidido soberanamente pelos plenários da Câmara e do Senado. Circula na imprensa a ideia de que a “última palavra” será do presidente Bolsonaro. Essa informação não procede”, publicou Sóstenes no X (antigo Twitter).

“O presidente Bolsonaro tem, sim, dialogado com o Partido Liberal e demais parlamentares, ouvindo sugestões, propondo melhorias e apresentando contribuições para o relator — com o objetivo de fortalecer o texto e ampliar os apoios. Mas, como determina a Constituição: A última palavra sempre será do Parlamento”, prosseguiu.

Mais cedo, Sóstenes havia afirmado à CNN que Bolsonaro, que lidera o movimento que visa perdoas os condenados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, irá apenas avaliar o novo texto do projeto da anistia, mesmo que ainda esteja no hospital.

“A anistia virou pauta popular e nacional. Lógico que ele [Bolsonaro] vai dar o aval sobre o substitutivo que deverá ser apresentado pelo relator; e ele sempre fez questão de falar, que anistia não é pra ele, até porque ele não tem condenação”, disse o deputado.

Requerimento de urgência

Na última segunda-feira (14), Sóstenes protocolou o requerimento de urgência ao projeto. Se aprovado, o pedido permite que a proposta seja analisada direto em plenário.

O líder do PL espera se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para discutir a pauta no dia 22 de abril.

A expectativa é de que o assunto seja levado ao colégio de líderes da Casa no dia 24 de abril e seja pautado na última semana do mês.

CNN

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Brasil

Glauber Braga anuncia que vai encerrar greve de fome

Foto: TV Câmara

O deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) afirmou nesta quinta-feira (17) que vai encerrar a greve de fome. Ele está há oito dias ingerindo apenas soro, isotônico e água, em protesto contra a cassação de seu mandato, aprovado na última semana pelo Conselho de Ética da Câmara.

A decisão ocorre após acordo firmado em reunião com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos- PB). O acordo foi feito pela deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) e pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ). Segundo a assessoria do PSOL, ao longo da greve, o deputado perdeu quase cinco quilos.

Além de Glauber, estiveram presentes na reunião a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e líderes do PT e do PSOL na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) e Talíria Petrone (RJ).

Acordo

Nesta quinta, Hugo Motta disse que, após a deliberação do recurso contra a cassação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, dará um prazo de 60 dias até que o caso seja pautado no plenário.

“Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, afirmou Hugo em publicação no X (ex-Twitter).

Talíria Petrone disse que o acordo foi firmado após “pressão dos movimentos sociais e de quem luta pela democracia”. “Que consigamos ter uma saída definitiva que não rompa com o princípio da proporcionalidade e que garanta o óbvio: que o nosso deputado Galuber siga representando o povo que o elegeu”, escreveu.

Greve de fome

O deputado protesta contra a decisão do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados de aprovar um parecer que pede a cassação de seu mandato.

Glauber é acusado de empurrar e expulsar um integrante do Movimento Brasil Livre (MBL) do Congresso Nacional durante uma confusão em 2024. Na ocasião, o parlamentar chegou a chutar o homem.

CNN

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Economia

“Não temos pressa”, diz Trump sobre acordo para reduzir tarifas

Arne Dedert/picture alliance via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou nesta quinta-feira (17/4) que não está com pressa para fechar acordos com outros países em torno das tarifas comerciais impostas pela Casa Branca a uma série de produtos importados de mais de uma centena de nações.

As declarações de Trump foram dadas após um almoço com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, em Washington (EUA).

“Haverá um acordo comercial. Espero firmemente por isso, mas será um acordo justo”, disse Trump quando questionado por jornalistas sobre o andamento das negociações com a União Europeia (UE).

“Não temos pressa. Vamos ter pouquíssimos problemas para chegar a um acordo com a Europa ou com qualquer outro”, garantiu o presidente dos EUA.

Na véspera, representantes do governo do Japão não tiveram êxito em suas tratativas com as autoridades norte-americanas sobre o tarifaço. Segundo Trump, “muitas conversas de alto nível” estão acontecendo com diversos países.

“Estamos nos movendo bem. Praticamente todos querem negociar”, afirmou.

Anunciada na semana passada, a decisão de Trump de suspender por 90 dias as tarifas mais altas impostas à UE e outros parceiros comerciais foi bem recebida pelos europeus e fez com que vários países intensificassem as negociações com os EUA.

Inicialmente, a UE foi alvo de tarifas recíprocas de 20% dos EUA. Elas foram reduzidas para 10%, mas subirão novamente caso não haja um acordo com o bloco.

Metrópoles 

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Geral

Hugo Motta diz que fez acordo com Glauber Braga para deputado encerrar greve de fome

Foto:  Bruno Spada/ Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou nesta quinta-feira (17) em uma rede social que firmou um acordo para que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) encerre a greve de fome iniciada há mais de uma semana.

Segundo Motta, o acordo foi firmado também com a mulher de Glauber, a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), e com o líder do PT, Lindbergh Farias (PT-RJ).

“Garanto que, após a deliberação da CCJ, qualquer que seja ela, não submeteremos o caso do deputado ao Plenário da Câmara antes de 60 dias para que ele possa exercer a defesa do seu mandato parlamentar’, diz Motta.

“Após este período, as deputadas e os deputados poderão soberanamente decidir sobre o processo”, segue.

Glauber entrou em greve de fome em um protesto contra o avanço de um processo que pode cassá-lo na Câmara dos Deputados.

Glauber é alvo de denúncia feita pelo Partido Novo que o acusa de ter quebrado o decoro parlamentar ao agredir e expulsar do prédio da Câmara, com chutes e empurrões, um militante do Movimento Brasil Livre (MBL).

A cassação de Glauber Braga recebeu “sinal verde” do Conselho de Ética, em uma longa reunião na última quarta (8). A palavra final, no entanto, é do plenário da Câmara.

Por maioria de votos, o órgão concordou com o parecer de Paulo Magalhães (PSD-BA), que afirmou haver indícios para que o deputado do PSOL perca o mandato.

O parlamentar, que anunciou o jejum ainda durante a reunião, acusa Magalhães de conduzir o caso de forma “parcial”.

 g1

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Geral

Casos de dengue no Brasil ultrapassam 1 milhão em 2025; RN registra quase 3 mil infecções

Foto: Frame EBC

O Brasil ultrapassou a marca de 1 milhão de casos prováveis de dengue em 2025, conforme dados atualizados do Ministério da Saúde. Até o momento, 668 mortes foram confirmadas e outras 724 estão sob investigação. A taxa nacional é de 475,5 casos a cada 100 mil habitantes.

No Rio Grande do Norte, o cenário também preocupa: o estado já soma 2.955 casos prováveis de dengue neste ano, segundo o Painel de Monitoramento das Arboviroses. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) segue em alerta, reforçando as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Perfil das vítimas: jovens adultos e mulheres concentram maior número de casos

Em todo o país, a faixa etária mais afetada pela dengue em 2025 é a de 20 a 29 anos, seguida pelas idades de 30 a 39, 40 a 49 e 50 a 59 anos. O levantamento também mostra que as mulheres representam 55% dos casos notificados, enquanto os homens somam 45%.

Em relação à cor e raça, a distribuição é a seguinte:

  • Brancos: 50,4%

  • Pardos: 31,1%

  • Pretos: 4,8%

Com o aumento dos casos, o Ministério da Saúde reforçou a importância da mobilização social para eliminar focos do mosquito transmissor. Entre as medidas estão:

  • Limpeza de quintais e calhas

  • Cobertura adequada de reservatórios de água

  • Uso de repelentes

  • Atenção aos sintomas como febre alta, dor no corpo e manchas vermelhas

No Rio Grande do Norte, municípios como Natal, Mossoró e Parnamirim estão entre os que mais concentram notificações, levando à intensificação das campanhas educativas e ações de controle vetorial.

Alerta para a população

Especialistas recomendam que, ao apresentar sintomas de dengue, o paciente procure imediatamente uma unidade de saúde. A automedicação pode agravar o quadro, principalmente com o uso de medicamentos como anti-inflamatórios.

Ponta Negra News

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