O governo fará uma mudança nos cursos públicos e privados de medicina. Além de cursarem os seis anos hoje previstos, alunos que ingressarem na graduação no início de 2015 trabalharão dois anos na rede pública de saúde antes de conseguirem o registro definitivo de médico.
Nesse período extra, chamado de “2º ciclo” pelo governo, o médico continuará em formação, trabalhando exclusivamente em postos de saúde, pronto socorros e no Samu, sempre vinculado à instituição de ensino original. Ou seja, não poderá dar plantão por fora nem abrir consultório. Receberá uma bolsa do Ministério da Saúde, com valor ainda não definido –a expectativa é que fique entre R$ 3 mil e R$ 8 mil.
Essa medida faz parte de um pacote de ações na saúde que foram anunciadas, na tarde desta segunda-feira (8), pela presidente Dilma Rousseff. Entre elas, está ainda a vinda de médicos estrangeiros para o país.
Com informações da Folha.com
Foto: Reprodução
é muito mimi pra pouco trabalho dos médicos?
Pois é, trabalhamos muito pouco. Passamos 6 anos cursando o curso de medicina, muitas vezes, mais 5 anos fazendo residencia, sem contar quem faz mestrado, doutorado e pos-doutorado para se qualificar mais. Temos horarios de trabalhos integrais, assim como tínhamos na faculdade, manhã e tarde em aulas teoricas e práticas, a noite era o turno que restava para estudar, e nem me pergunte sobre a vida social. Ser médico não é diferente, pois essa é uma area que não pára de se atualizar, precisamos estudar sempre. Fale-me um pouco mais sobre sua carga horaria de trabalho, aposto que é menor que a de um médico. O que temos aqui é mais um de cabeça fraca que foi alienado pelo PT, Dilma está colocando a população contra a classe médica e os de "pouca cabeça" que vão com ela… boa sorte!!
O governo do PT socializou o curso de medicina. Um absurdo. Agora, para ser médico, tem que trabalhar pro governo do PT durante dois anos. Parece mentira, mas não é. Quer dizer que a medida flagrantemente inconstitucional, valera para gregos e troianos? Cuidado, daqui a pouco os advogados, os engenheiros, os enfermeiros, etc, etc, etc, serão obrigados a trabalhar para o governo do PT, sob pena de não poderem exercer suas profissões. Que país é esse, minha gente? O COMUNISMO VEM AÍ. Atenção cambada de Cuba, estão ressuscitando Fidel.
Político deveria usar somente a rede pública de saúde!
acho que o aluno da rede federal deveria sim prestar serviços a rede pública de saúde em contrapartida de estudar de graça… já os que pagam universidade particular não deveriam ter essa obrigação dos 2 anos… deveria ser uns 6 meses…