Delegados da Polícia Federal se reuniram na tarde desta quinta-feira (23) com o deputado federal Fábio Faria, em Natal, para tratarem sobre a PEC 412/2009, que tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Dos Deputados, da qual Fábio é membro. A PEC prevê a autonomia orçamentária da PF, para que sejam asseguradas todas as ações de inteligência da corporação.
O deputado assegurou apoio e discutirá a matéria também com outros membros do PSD na Comissão. Participaram da reunião os delegados federais Caio Bezerra, Ohara Fernandes, Darlan Carlos e Agripino Oliveira.
O que o Brasil precisa é da instalação do ciclo completo de polícia para todas as instituições e a formalização da Carreira única em todas elas também. Isso até hoje não foi implantado exclusivamente pelo lobby político. Delegado é um cargo em extinção em todos os países onde a polícia e ajustiça foram modernizada. Aqui no Brasil buscam o contrário, o fortalecimento. vai ser mais uma Jaboticaba ou uma tomada de 3 pinos que só existe no Brasil!
Deputado, a verdadeira PEC dos policiais federais (agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos) é a PEC 361. Veja que a maioria esmagadora da instituição a defende.
Agora é a vez da Polícia querer virar Poder. Se uma PEC dessa passa, em pouco tempo Delegados estarão recebendo como Juízes e ganhando benesses como auxílio-moradia, dentre outros benefícios.
Na manhã desta quinta-feira (23), a Justiz Terceirização protocolou o indicativo de paralisação na próxima segunda-feira (27), nos serviços de higienização no Walfredo Gurgel; enfermagem no hospital João Machado e cirurgias nos hospitais Santa Catarina, em Natal, e Lindolfo Gomes Vidal, em Santo Antônio.
“A medida acontece devido a falta de repasse financeiro, que em alguns contratos ultrapassa 4 meses”, afirma o comunicado, que ainda diz “por se tratar de um serviço essencial, médicos, enfermeiros, técnicos e higienistas que atuam em contratos com o Governo do RN passarão a trabalhar em escala mínima de 30% do quantitativo total, até que haja o pagamento das folhas em atraso”.
Nesta quarta-feira (22), a empresa esteve reunida com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) para buscar informações sobre os repasses quando não recebeu previsão de pagamento da Sesap e tomou a referida medida.
A pesquisa Consult, divulgada nesta quinta-feira (23), revelou que 67,5% dos médicos cooperados da Unimed Natal aprovam a gestão do médico Fernando Pinto à frente da cooperativa.
Confira o resultado:
– Aprovam: 67,5%
– Desaprovam: 26,0%
– Sem opinião: 8,3%
A pesquisa Consult/Unimed/96FM entrevistou 300 médicos cooperados entre os dias 17 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 5%, com um nível de confiabilidade de 95%.
A pesquisa Consult/UNIMED/96FM para a presidência da Unimed Natal, divulgada hoje (23), também mostra cenário de empate entre o ortopedista Márcio Rego e o cardiologista Ricardo Queiroz. A eleição para a escolha da nova diretoria da Unimed está marcada para março.
Na pergunta espontânea, Márcio Rego é citado por 24,33% dos médicos entrevistados, enquanto Ricardo Queiroz é o preferido de 23,67% dos consultados.
Veja os números:
– Márcio Rego: 24,33%
– Ricardo Queiroz: 23,67%
– Emerson Oliveira: 0,33%
– Não sabe dizer: 51%
– Nenhum: 0,67%
A PESQUISA CONSULT/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, entre os dias 17 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 5.0%, e com confiabilidade de 95%.
Pesquisa Consult/UNIMED/96FM para a presidência da Unimed Natal, realizada entre os dias 17 e 20 de janeiro, mostra que a diferença entre os nomes dos médicos Márcio Rego e Ricardo Queiroz diminuiu quase 16%, em comparação com o levantamento do Instituto Perfil/Portal Ponta Negra, divulgado no dia 13 deste mês.
Na pesquisa Perfil/Portal Ponta Negra, o ortopedista liderava com 42,82% das intenções de voto na estimulada, enquanto Ricardo Queiroz somava 29,18%. Na pesquisa divulgada hoje, Márcio Rego tem 35,67%, enquanto Ricardo Queiroz aparece com 31,33%, configurando um empate técnico entre os dois nomes, com crescimento do nome do cardiologista.
Veja os números:
– Márcio Rego: 35,67%
– Ricardo Queiroz: 31,33%
– Nenhum: 1%
– Não sabe dizer: 32%
A PESQUISA Consult/UNIMED/96FM entrevistou 300 médicos cooperados, entre os dias 17 e 20 de janeiro. A margem de erro é de 5.0%, e com confiabilidade de 95%.
No Brasil, pelo menos 9 mil estudantes trans estão matriculados em escolas públicas das redes estaduais de ensino. Tratam-se de matrículas de estudantes com o nome social em 14 estados e no Distrito Federal. Dentre os estados analisados, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Norte tem o maior número de matrículas.ebcebc
Os dados são do dossiê Registro Nacional de Mortes de Pessoas Trans no Brasil em 2024: da Expectativa de Morte a um Olhar para a Presença Viva de Estudantes Trans na Educação Básica Brasileira, da Rede Trans Brasil.
O nome social é o nome que a pessoa travesti ou transexual prefere ser chamada. O uso do nome social é um direito garantido desde 2018, pela portaria 33/2018 do Ministério da Educação, que autoriza o uso do nome social de travestis e transexuais nos registros escolares da educação básica, para alunos maiores de 18 anos.
O dossiê, que será oficialmente lançado no próximo dia 29 nas redes sociais da organização, reúne os dados que foram obtidos através do Portal da Transparência.
No ano passado, São Paulo, com 3.451, Paraná, com 1.137 e Rio Grande do Norte, com 839, lideraram, com o maior número de estudantes trans nas redes de ensino. Os estados foram seguidos por Rio de Janeiro (780), Santa Catarina (557), Espírito Santo (490), Distrito Federal (441), Pará (285), Mato Grosso do Sul (221), Goiás (196), Alagoas (165), Mato Grosso (159), Rondônia (157), Amazonas (67) e Sergipe (58).
Além desses estados, o Maranhão apresentou apenas o total de estudantes matriculados com o nome social entre 2018 e 2014, 74 estudantes.
O levantamento mostra que apenas em cinco estados e no Distrito Federal, o número de matriculas com o nome social aumentou entre 2023 e 2024: Santa Catarina, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Distrito Federal, São Paulo e no Espírito Santo. Em Sergipe, o número se manteve. Nos demais oito estados, o número de matrículas de pessoas trans caiu.
“O nome social na educação básica é uma questão de respeito mesmo e dignidade, não é moda. É respeito e dignidade. Acredito que quando uma pessoa trans é chamada pelo nome que corresponde à sua identidade de gênero, no caso, mulher trans e travesti feminina e homens trans masculino, ela se sente acolhida e reconhecida naquele espaço”, diz a secretária adjunta de comunicação da Rede Trans Brasil, Isabella Santorinne.
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), rebateu nesta quinta-feira (23) uma fala do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a renegociação das dívidas do estado com a União.
Em evento de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG, na quarta-feira (22), Lula declarou que deveria receber um prêmio de Zema como forma de agradecimento pela sanção da lei sobre a repactuação de dívidas dos estados com a União.
No decorrer da cerimônia, Lula afirmou: “O que nós fizemos para os estados que não pagavam dívidas talvez só Jesus Cristo fizesse se ele concorresse à Presidência da República deste país.”
Zema então foi às redes sociais rebater a declaração do presidente.
“Presidente Lula, Jesus Cristo perdoaria todas as dívidas e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil. Vamos honrar todas nossas obrigações, mas esperamos que os deputados derrubem os vetos ao PROPAG para trazer justiça e previsibilidade ao Estado”, escreveu Zema.
Presidente @LulaOficial, Jesus Cristo perdoaria todas as dívidas e jamais cobraria juros abusivos de quem ajuda a construir o Brasil. Vamos honrar todas nossas obrigações, mas esperamos que os Deputados derrubem os vetos ao PROPAG para trazer justiça e previsibilidade ao Estado. pic.twitter.com/BedcShfF90
Propag é a sigla para o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) para a renegociação dos mais de R$ 760 bilhões em dívidas das unidades federativas com a União.
A medida foi sancionada na última semana, com 13 vetos de Lula.
Cerca de 90% dos R$ 760 bilhões corresponde a dívidas de quatro estados: Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O projeto estabelece o pagamento da dívida em até 30 anos, corrigido pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) — atualmente em 4,5% ao ano — mais uma taxa que varia entre 2% e 4%, a depender do acerto feito na hora do contrato. Hoje, os juros são de 4% mais o IPCA ou a Selic (atualmente em 12,25% ao ano).
Alguém acha que esse canalha se acha diferente? Ele não fala que viverá cento e tantos anos? Ele se compara a Jesus e quando cumpre o seu dever, que é muito raro, quer ganhar recompensa, presente, parabéns,etc
O Procon Natal iniciou nesta quarta-feira (22) uma campanha de fiscalização na praia de Ponta Negra, na zona Sul da capital. Dentre as atividades monitoradas, está a prática de preços abusivos. A diretora-geral do órgão, Dina Pérez, informou que os consumidores relataram que os preços cobrados pelo aluguel das barracas de praia estão excessivamente altos, dificultando o acesso aos serviços por boa parte da população. As ações vão seguir em outros dias pela orla da cidade até a praia da Redinha.
“Para caracterizar um preço como abusivo, analisamos se há desproporção evidente entre o valor cobrado e o praticado no mercado, além de observarmos se os custos violam os princípios da razoabilidade e da equidade previstos no Código de Defesa do Consumidor. Lembrando que a Constituição Federal defende o livre comércio, sendo um direito basilar”, disse Dina Pérez.
A diretora disse também que a prática de venda casada e a ausência de publicidade na cobranca das taxas de uso das cadeiras, espreguiçadeiras e quebra-sol foram irregularidades observadas nesta quarta.
As leis municipais não estipulam uma média fixa para o aluguel de barracas. O Procon faz pesquisas comparativas com valores de mercado e verifica se os preços são compatíveis com as condições oferecidas, como localização e estrutura. O foco, de acordo com o órgão, é assegurar que não haja práticas que configurem vantagem excessiva ao fornecedor, prejudicando os consumidores.
“Em casos de abusividade, orientamos os responsáveis a ajustarem os valores e, se necessário, aplicamos as medidas cabíveis para garantir o equilíbrio nas relações de consumo”, afirmou Dina Pérez.
Boa iniciativa, porém deveriam fiscalizar nos sábados e domingos, dias de maior movimento. A prefeitura deve ordenar o uso do espaço, para não ficar uma favela a beira mar.
A prefeitura e o PROCON tem que intensificar as fiscalizações.
Barraqueiros devem expor os preços dos produtos e serviços, como qualquer estabelecimento comercial.
Tem donos de quiosques cobrando até 50 reais por mês, mesmo o frequentador consumindo. Tem alguns que condicionam usar a mesa, comprando determinados produtos, configurando compra casada.
O PT passou a tratar com mais seriedade a possibilidade de enfrentar uma situação pra lá de delicada, após o presidente Lula afirmar que pode não disputar a reeleição em 2026. Como mostrou a coluna, o partido acendeu um alerta depois de o mandatário sofrer um acidente no fim do ano passado, uma vez que ele é tratado como o “plano A, B e C” da legenda, como afirmou o secretário de comunicação do Partido dos Trabalhadores, Jilmar Tatto.
ugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
PT imagem colorida de Lula e Fernando Haddad – Metrópoles
ouvir notícia
0:001.0x
O PT passou a tratar com mais seriedade a possibilidade de enfrentar uma situação pra lá de delicada, após o presidente Lula afirmar que pode não disputar a reeleição em 2026. Como mostrou a coluna, o partido acendeu um alerta depois de o mandatário sofrer um acidente no fim do ano passado, uma vez que ele é tratado como o “plano A, B e C” da legenda, como afirmou o secretário de comunicação do Partido dos Trabalhadores, Jilmar Tatto.
A possibilidade de o maior líder da esquerda brasileira não participar do próximo pleito era tratada como nula por dirigentes do PT. Uma eventual ausência de Lula preocupa petistas, sobretudo, pela falta de alternativas. Antes da recente declaração de Lula, Fernando Haddad (PT) e Guilherme Boulos (PSol) disseram não cogitar concorrer ao Planalto, uma vez que haveria consenso em torno da reeleição do presidente. Apontado como um nome promissor da esquerda, João Campos (PSB) não tem idade para concorrer à Presidência.
Alvo de campanhas da oposição, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), diz que não pretende concorrer;
Prefeito do Recife, João Campos (PSB) não tem idade para concorrer ao Planalto;
O deputado Guilherme Boulos (PSol) também não tem no horizonte concorrer à Presidência em 2026;
Presidente do PT, a deputada Gleisi Hoffmann é vista como ideológica, o que dificultaria uma aliança ampla;
Prefeito do Rio de Janeiro e antigo aliado de Lula, Eduardo Paes (PSD) não deve trocar a disputa pelo Palácio Guanabara, na qual é favorito, para se arriscar numa eleição nacional.
Uma ala do Palácio do Planalto, contudo, vê uma estratégia por trás do aviso de Lula, que levantou a hipótese de não se candidatar durante a reunião na última segunda-feira (20/1). Para auxiliares, o presidente quis dar uma “chacoalhada” em sua equipe, para que a gestão caminhe com “as próprias pernas”.
Esse Partido das Trevas já nao deveria existir, se não fosse a extrema e superior ajuda dada ao mesmo, certamente hoje, nós não estariamos com o pais nessa situação de risco.
Não subestimem o PT. Em 2010 não tinha nenhum nome que pudesse ser indicado para sucessão de Lula e surgiu a Dilma que ainda ficou 6 anos na presidência.
Meu Deus, o Brasil indo a pique, sem boias, botes e socorro imediato, o comandante do navio dando sinais claros de demência e esse povo ainda pensa que nao haverá desastre.
O governo decidiu adiar a discussão da proposta que acaba com o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mesmo assim, segundo apurou a CNN, não está descartada a possibilidade de retomar a discussão.
Fontes ouvidas pela reportagem apontam que, apesar de ser desejo do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a avaliação é de que propostas que tenham grande impacto na população sejam tratadas com mais cautela. Por isso, a aposta agora será o crédito consignado para o setor privado.
Durante o aniversário dos 58 anos do FGTS, o ministro afirmou que enviaria ao Congresso Nacional uma proposta para acabar com o saque-aniversário até novembro do ano passado – o que não aconteceu.
Na ocasião, Marinho afirmou que o texto contaria com o fim da modalidade e o novo modelo de empréstimo consignado. No entanto, a discussão sobre o saque-aniversário ficou paralisada desde então, já o debate sobre a nova modalidade de crédito está avançando entre o Trabalho e a Casa Civil.
Atualmente, cerca de 32,7 milhões de pessoas usam o saque-aniversário do FGTS. A modalidade permite que o trabalhador possa sacar o valor que possui de forma parcial, no mês do aniversário.
No entanto, ao optar por esta modalidade, ele perde o direito de retirar o montante total do fundo em caso de demissão sem justa causa – o que é alvo de críticas de integrantes da esquerda, como o ministro Marinho.
Após a crise causada por fake news com relação ao ato da Receita Federal sobre aumentar o monitoramento do Pix, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu que todos os ministros tenham cautela ao anunciar medidas que possam causar problemas para o governo com os eleitores.
Inclusive, a ordem é: antes de divulgar qualquer portaria, decreto ou intenção, é necessário passar pelo crivo da Casa Civil e da presidência.
Este Governo Covarde,contra os trabalhadores, impopular não é acabar com saque, é este governo omisso, milhões de Brasileiros reféns de saque aniversário, juros abusivos, estes bancos acabando o Dinheiro suado de vários anos trabalhados,este políticos numa boa com os Bolsos cheios,e agente passando necessidade! Meu Deus que Brasil é este do Vale tudo!
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, selecionou até o momento nove bilionários para compor a administração do governo. O gabinete do republicano é o mais valioso da história norte-americana, com a soma das fortunas dos indicados alcançando US$ 460 bilhões, o equivalente a mais de R$ 2,76 trilhões.
Caso os indicados pelo republicano sejam aprovados na sabatina do Senado, onde Trump tem maioria, o gabinete valerá cerca de quatro mil vezes mais que o do ex-presidente Joe Biden. No governo anterior, as fortunas combinadas dos membros somavam cerca de US$ 118 milhões (cerca de R$ 700 milhões), sem nenhum bilionário entre os escolhidos pelo democrata.
A riqueza dos indicados é maior que a produção anual de 154 nações, entre elas Dinamarca, Chile, Portugal, Peru, Grécia, África do Sul, Colômbia, Iraque e Venezuela.
Elon Musk
Elon Musk, o homem mais rico do mundo, com uma fortuna estimada em US$ 449 bilhões, é o novo homem forte do governo de Donald Trump, que teve início nesta segunda-feira (20).
Nascido em Pretória, na África do Sul, Elon Reeve Musk tem 52 anos e é filho de uma modelo canadense e de um engenheiro eletromecânico sul-africano que teve negócios conectados a uma mina de esmeraldas na Zâmbia, outro país africano. Além do X, da Tesla e da SpaceX, Musk também fundou a The Boring Company, focada em infraestrutura e mobilidade, foi cofundador da OpenAI, que realiza pesquisas envolvendo a inteligência artificial (IA), e criou a Neuralink, que produz chips cerebrais. Em 2022, Musk comprou a rede social Twitter por US$ 44 bilhões.
Na administração de Trump, Musk trabalhará no Departamento de Eficiência do Governo, onde será responsável por cortar gastos federais tidos como “desnecessários” .
Stephen Feinberg
Feinberg é um empresário focado em fundos que investem em empresas privadas, não listadas na bolsa de valores. O investidor é cofundador e presidente da Cerberus Capital Management .
Em julho de 2024, seu patrimônio líquido era de US$ 4,8 bilhões. Em 2017, a Cerberus era dona da DynCorp, uma grande contratada de segurança nacional do governo dos EUA, cobrando bilhões por treinamento militar no exterior.
Em 11 de maio de 2018, Donald Trump, à frente do primeiro mandato como presidente dos EUA, nomeou Feinberg para chefiar o Conselho Consultivo de Inteligência do Presidente . Em 23 de dezembro de 2024, Trump anunciou Feinberg como vice-secretário de Defesa dos Estados Unidos.
Warren Stephens
Indicado por Trump para ser embaixador no Reino Unido, Warren Stephens é um banqueiro de investimentos bilionário do Arkansas, com fortuna estimada em US$ 3,4 bilhões.
O Stephens Inc., seu banco de investimentos, foi fundado por seu tio Witt em 1933.
Durante a eleição presidencial de 2020, Stephens doou mais de US$ 3 milhões para diretórios que apoiavam Donald Trump. Nas primárias presidenciais republicanas de 2024, Stephens financiou as campanhas de Asa Hutchinson e Nikki Haley e, mais tarde, contribuiu para a campanha de Donald Trump.
Linda McMahon
A próxima secretária de Educação dos EUA será Linda McMahon, a ex-CEO da WWE, uma empresa de entretenimento e luta livre, que ela cofundou com o marido, Vince McMahon.
Como chefe da WWE, Linda McMahon liderou a transformação da WWE como uma pequena empresa de entretenimento em um império de mídia de capital aberto. Ela deixou o cargo de CEO em 2009. A indicada por Trump tem uma fortuna estimada em US$ 3 bilhões.
Linda concorreu duas vezes sem sucesso para o Senado dos EUA em Connecticut, perdendo em 2010 e 2012. Ela autofinanciou essas campanhas, gastando US$ 50,1 milhões em 2010 e US$ 48,7 milhões em 2012, de acordo com a Open Secrets, uma organização sem fins lucrativos que rastreia o financiamento de campanhas.
McMahon atuou anteriormente como gestora da Administração de Pequenos Negócios durante o primeiro mandato de Trump. Ela foi nomeada em 2017 e renunciou em 2019 para se tornar presidente do America First Action, um comitê de ação política pró-Trump.
Steven Witkoff
Steven Charles Witkoff é um investidor e desenvolvedor imobiliário americano, que irá atuar como Enviado Especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio na gestão de Trump.
Witkoff é fundador e presidente do Witkoff Group. O investidor, que tem fortuna avaliada em um bilhão de dólares, começou a carreira como advogado imobiliário, antes de fazer a transição para investimento e desenvolvimento imobiliário.
Durante as negociações para o cessar-fogo entre Hamas e Israel, Witkoff foi enviado pelo presidente republicano para acompanhar as negociações. Ainda não está claro qual foi o peso de Witkoff nas negociações, que já aconteciam sob o comando de Brett McGurk, assessor de Biden para o Oriente Médio.
Alguém tem dúvida de que esse governo Trump será dos ricos, pelos ricos e para os ricos? Ah, sim, para os pobres de direita com espírito de rico também!
O que o Brasil precisa é da instalação do ciclo completo de polícia para todas as instituições e a formalização da Carreira única em todas elas também. Isso até hoje não foi implantado exclusivamente pelo lobby político. Delegado é um cargo em extinção em todos os países onde a polícia e ajustiça foram modernizada. Aqui no Brasil buscam o contrário, o fortalecimento. vai ser mais uma Jaboticaba ou uma tomada de 3 pinos que só existe no Brasil!
Deputado, a verdadeira PEC dos policiais federais (agentes, escrivães, papiloscopistas e peritos) é a PEC 361. Veja que a maioria esmagadora da instituição a defende.
Corra atrás também da PEC 300 deputado já que seu pai prometeu ser o governador da segurança e está deixando a desejar.
Agora é a vez da Polícia querer virar Poder. Se uma PEC dessa passa, em pouco tempo Delegados estarão recebendo como Juízes e ganhando benesses como auxílio-moradia, dentre outros benefícios.