“Ainda sob o impacto da chocante notícia da morte do estimado correligionário e amigo Renato Lima, o Democratas se solidariza com a família e aguarda o esclarecimento dos fatos”.
Senador José Agripino
Presidente Nacional do Democratas
Renato Lima
Engenheiro Agrônomo, tinha 47 anos e disputou a prefeitura do município de Goianinha (RN) pelo Democratas.
O Partido Liberal suspendeu o apoio ao ex-ministro Ciro Gomes para o governo do Ceará. A decisão, anunciada nesta terça-feira (2), é consequência de um conflito interno que virou caso público envolvendo Michelle Bolsonaro e os filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro, segundo informações de O Antagonista.
O partido também vai investigar todos os acertos políticos firmados por Bolsonaro em outros estados desde que entrou em prisão domiciliar. A bronca de Michelle, que prefere o senador Eduardo Girão, atingiu principalmente o deputado federal André Fernandes, que negociava com Ciro Gomes.
Flávio, Eduardo e Carlos Bolsonaro criticaram publicamente a ex-primeira-dama, alegando que Fernandes apenas seguia ordens do líder. Uma reunião da cúpula do PL, com Valdemar Costa Neto, Rogério Marinho, Flávio Bolsonaro e André Fernandes, definiu a paralisação das negociações estaduais.
Fernandes explicou que a futura composição política do Ceará será definida em conjunto com a direção nacional do partido, destacando que Michelle não estava a par dos acordos anteriores com Ciro. “O momento exige uma pausa. Vamos repensar e analisar o futuro do Ceará”, afirmou, encerrando temporariamente as articulações.
O ex-presidente Jair Bolsonaro só deve deixar o regime fechado em 23 de abril de 2033, segundo a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal. Para o livramento condicional, referente a cinco crimes — incluindo golpe de Estado —, a previsão é ainda mais distante: 13 de março de 2037.
A pena de 27 anos e 3 meses começou a ser cumprida em 25 de novembro, na Superintendência da Polícia Federal em Brasília. A Vara considerou, ainda, o período em prisão domiciliar entre 4 de agosto e 22 de novembro de 2025, mesmo que tenha sido em outro processo, abatendo esse tempo do total da pena. O documento, porém, alerta que datas podem mudar e que benefícios como progressão de regime dependem de análise judicial.
Bolsonaro permanece em regime fechado porque o Código Penal exige prisão inicial para condenações acima de oito anos. A defesa tenta converter a pena em domiciliar, alegando risco à vida do ex-presidente devido a problemas de saúde agravados por cirurgias e complicações da facada de 2018.
Semiaberto só no futuro
Caso o pedido seja negado, a progressão ao semiaberto dependerá de critérios objetivos (tempo mínimo de detenção) e subjetivos (comportamento na prisão), exigindo ao menos 25% da pena para crimes com qualificantes de violência, como golpe de Estado e organização criminosa armada.
Mesmo com bom comportamento, estudo e trabalho na prisão, Bolsonaro terá que cumprir pelo menos seis anos e sete meses em regime fechado. O período pode reduzir ligeiramente se alguns crimes forem considerados com menor gravidade, e a defesa ainda deve pedir que o STF desconte o tempo cumprido em prisão domiciliar. Até lá, o ex-presidente vai permanecer atrás das grades.
O comércio de Natal vai esticar o expediente nas últimas semanas de dezembro. Shoppings vão funcionar até às 23h nos dias 17 a 20, 22 e 23, e terão horários especiais em domingos, véspera de Natal e Ano Novo.
O comércio de rua também ganha fôlego extra entre 20 e 23 de dezembro, fechando apenas às 19h no dia 24 e às 18h no dia 31.
As mudanças vêm de um Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho 2025-2026, assinado entre o Sindilojas-RN e o Sindicato dos Empregados no Comércio.
O acordo garante que horas extras sejam pagas em até 60 dias e permite que as empresas utilizem banco de horas, desde que autorizado formalmente.
O presidente do Sindilojas-RN, Gilberto Costa, defende o ajuste. “Esse termo harmoniza a operação do comércio nos períodos de maior movimento, respeitando direitos e garantindo segurança jurídica”. Para quem vai às compras, a boa notícia é poder aproveitar mais tempo.
O secretário da Fazenda e pré-candidato a governador, Cadu Xavier, afirma que o RN encerra 2025 em “situação melhor” do que nos anos anteriores. Em entrevista à 98 FM Natal, ele disse que o Estado mantém o pagamento da folha e do 13º salário dos servidores em dia, mesmo reconhecendo que fornecedores ainda enfrentam atrasos.
Cadu explicou que dezembro costuma trazer mais arrecadação por causa do Natal, equilibrando as contas. Admitiu que 2025 teve desafios, mas não tão severos quanto 2024, quando a redução do ICMS de 20% para 18% travou a receita estadual nos primeiros meses.
O secretário destacou que, apesar de alguns atrasos com fornecedores, o volume de pendências é menor que no fim de 2024. Para ele, cumprir o calendário de salários desde que a gestão começou é prova de que a situação fiscal do RN melhorou em relação ao “estado completamente quebrado” recebido em 2019, reforçando sua proximidade com a governadora Fátima Bezerra.
Mesmo assim, Cadu alerta que os desafios continuam. Na avaliação dele, o governo encerra 2025 em condições mais favoráveis, com caixa mais organizado e capacidade de honrar compromissos prioritários, embora fornecedores sigam esperando.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não economizou elogios a Lula após uma ligação de 40 minutos nesta terça-feira (2). “Tivemos uma conversa muito boa. Eu gosto dele, muito bom”, declarou Trump, em referência ao presidente brasileiro, depois de discutir tarifas sobre produtos brasileiros e a cooperação contra o crime organizado.
A conversa teve como destaque a retirada de tarifas de 40% sobre carnes bovinas frescas, cacau, café, frutas, vegetais, nozes e fertilizantes brasileiros, decisão anunciada pela Casa Branca em 20 de novembro. Lula comemorou a medida e reforçou que ainda há produtos com tarifas e que o Brasil quer avançar rápido nas negociações, mirando principalmente o setor industrial.
Além do comércio, Lula pediu reforço dos Estados Unidos no combate ao crime organizado internacional. O presidente brasileiro citou operações recentes que sufocaram financeiramente organizações criminosas com ramificações fora do país. Trump se mostrou “totalmente disposto” a apoiar ações conjuntas entre os dois países contra essas redes.
Os dois líderes concordaram em manter conversas frequentes para acompanhar os avanços nos temas discutidos, garantindo que a relação entre Brasil e EUA fique em alta, tanto na economia quanto na segurança.
👉Trump diz que qualquer país que trafique drogas para os EUA pode ser atacado👈 👺Será que o cachaça ficou com medo e até esqueceu a soberania que tanto defende? Arregou e ligou para o Trump?
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, cancelou nesta terça-feira (2) a sabatina de Jorge Messias, indicado de Lula ao STF, e não poupou críticas ao governo federal. Segundo ele, a responsabilidade é exclusiva do Executivo, que não enviou a mensagem oficial de indicação ao Senado. Segundo informações do Metrópoles, uma declaração do líder do governo no Senado, Jaques Wagner, foi o estopim para a desistência de Alcolumbre.
Conforme aliados, o presidente do Senado se irritou com fala de Wagner, que
Alcolumbre explicou no plenário que havia definido 3 de dezembro para a leitura do parecer do relator e 10 de dezembro para a sabatina e votação. O objetivo era cumprir a atribuição constitucional do Senado ainda em 2025, sem empurrar a decisão para o ano que vem. Mas, segundo ele, o governo Lula “omitido” impediu que o processo seguisse o cronograma.
“A omissão do Executivo é grave e sem precedentes. Isso interfere no cronograma da sabatina e poderia gerar alegações de vício regimental”, disse Alcolumbre, em nota lida aos senadores, sem definir nova data para a votação.
Criminosos transformaram uma van de entregas em refém na tarde desta terça-feira (2) na rotatória que liga a estrada do Aeroporto à Rodovia Humberto Pessoa, em São Gonçalo do Amarante. O motorista ficou refém por cerca de uma hora antes de ser encontrado em Macaíba, próximo a uma comunidade quilombola.
A van, carregada de encomendas, também foi localizada na estrada de Lagoa de Pedras, em Macaíba, mas parte da carga já havia sido levada pelos criminosos. Segundo a Polícia Militar, quatro homens abordaram o motorista sozinho por volta das 14h e fugiram com algumas mercadorias.
Equipes do 11º e do 16º Batalhão foram acionadas imediatamente, mas os suspeitos conseguiram escapar. A empresa tentou rastrear o veículo pelo GPS, sem sucesso em impedir o roubo.
A Polícia Civil investiga o caso para identificar os criminosos, entender a dinâmica do crime e tentar recuperar o restante das encomendas. Até o momento, ninguém foi preso, e o alerta permanece para motoristas e entregadores da região.
A manhã desta terça-feira (2) marcou mais um avanço importante para a educação de Ceará-Mirim. O prefeito Antônio Henrique entregou oficialmente a reforma da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Oliveira, na comunidade de Gravatá — unidade que atende mais de 160 alunos, distribuídos em sete turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
A intervenção realizada pela Prefeitura transformou completamente a escola. A obra incluiu substituição e nivelamento do piso, retelhamento e reforço da cobertura, adequações de acessibilidade nos banheiros, reorganização da cozinha, melhorias na fachada, reparos elétricos e hidráulicos, pintura geral e readequação de todos os ambientes internos. O resultado é um espaço mais seguro, funcional, moderno e acolhedor para alunos, professores e funcionários.
Com a conclusão dos serviços, a Escola Maria de Lourdes passa a oferecer um ambiente renovado e preparado para fortalecer o desenvolvimento acadêmico e social das crianças da comunidade. Esta já é a terceira escola reformada entregue pela atual gestão, enquanto outras cinco unidades serão entregues até o final do ano, ampliando ainda mais o alcance das melhorias estruturais no município.
Durante a solenidade, o prefeito também anunciou a licitação de mais duas creches para ampliar a rede municipal de Ensino Infantil e confirmou a entrega do novo fardamento escolar para todos os estudantes da rede.
“Hoje não entregamos apenas uma obra. Entregamos dignidade, respeito e futuro para nossas crianças. A escola é o coração de uma comunidade, e estamos trabalhando para que todas as nossas unidades ofereçam a qualidade que nossos estudantes merecem. Estamos transformando a educação de Ceará-Mirim com planejamento, responsabilidade e compromisso”, afirmou o prefeito Antônio Henrique.
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Margareth, do secretário municipal de Educação, Assis Cavalcanti, do presidente da Câmara, Marconi Barbosa, além de vereadores, lideranças e moradores da comunidade.
O presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou nesta terça-feira (2) os pontos adicionados por Ucrânia e líderes europeus ao plano de paz elaborado pelo governo de Donald Trump. Ele classificou as novas exigências como “totalmente inaceitáveis” e afirmou que a Europa “não quer a paz”.
“Se a Europa quiser lutar uma guerra, nós estamos prontos agora”, declarou Putin.
O plano original dos EUA tinha 28 pontos considerados favoráveis à Rússia — como a cessão de 20% do território ucraniano, a promessa de que Kiev não entraria na Otan e a redução do Exército da Ucrânia de 900 mil para 600 mil soldados. A revisão europeia propunha, por exemplo, manter 800 mil militares e rejeitava entregar território a Moscou.
Putin fez as declarações ao receber o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, que apresentou a versão atualizada do plano. O Kremlin também confirmou a participação de Jared Kushner, genro de Trump, nas conversas.
O líder russo disse estar disposto a negociar, mas avisou que, caso a Ucrânia rejeite um acordo, a Rússia avançará e tomará mais território. Na segunda (1º), Putin celebrou a captura de uma “cidade-chave”, algo negado por Kiev.
Atualmente, forças russas controlam pouco mais de 19% do território ucraniano e avançaram em 2025 no ritmo mais rápido desde o início da invasão em 2022.
Licenciada e presa na Itália, Carla Zambelli chora em audiência na CCJ da Câmara — Foto: Kevin Lima/g1
O relator do processo contra a deputada Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), apresentou nesta terça-feira (2) parecer contra a cassação do mandato da parlamentar.
Em coletiva à imprensa, o relator disse não ter encontrado provas de que Zambelli ordenou a invasão ao Conselho Nacional de Justiça.
“Eu analisei toda a ação e todos os documentos no qual tive acesso e o que encontrei foram suspeitas, mas não há certeza de que a deputada tenha ordenado as invasões”, disse o relator.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por comandar uma invasão a sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Por ter sido condenada criminalmente em decisões definitivas, a Câmara precisa dar aval à perda do mandato.
O parecer de relator ainda precisa ser votado pelos membros da CCJ, que podem aceitar ou rejeitar o texto.
Após a análise da Comissão, o caso será submetido ao plenário principal da Casa. São necessários, no mínimo, 257 votos para que a deputada seja cassada.
A parlamentar participou remotamente, em setembro, de uma audiência sobre o caso na CCJ. A deputada trocou acusações com o hacker Walter Delgatti, que também foi condenado com ela pelo STF.
Na ocasião, Zambelli afirmou que Delgatti é um “mitomaníaco” e chegou a questionar a saúde mental do hacker, fazendo menção ao uso de medicamentos para tratar um Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Relembre o caso
De acordo com as investigações, Zambelli atuou em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto para inserir documentos falsos na base de dados do CNJ – incluindo um suposto mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes.
A defesa de Zambelli chegou a apresentar um recurso pedindo a absolvição da parlamentar e alegou cerceamento de defesa, por falta de acesso a todos os arquivos apreendidos com o hacker, mas foi negado.
Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicialmente fechado, ilegibilidade e perda do mandato parlamentar, sem deliberação da Câmara. No entanto, o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu adotar rito distinto e enviou o caso à análise dos deputados.
A deputada também foi condenada a 5 anos e 3 meses de prisão por perseguir, armada, um homem em São Paulo em 2022. Não cabe mais recurso das duas condenações.
A parlamentar está presa em Roma, na Itália, desde julho deste ano. Antes de a condenação se tornar definitiva, Zambelli fugiu para o país, o que levou a ser incluída na difusão vermelha da Interpol.
Após a prisão, Zambelli disse que quer ser julgada pela Justiça italiana e que vai provar que não tem envolvimento na invasão do sistema do CNJ.
A extradição da deputada para o Brasil é analisada pela Justiça da Itália. Uma nova audiência foi marcada para 4 de dezembro.
O povo precisar dar uma resposta a esse congresso, é inacreditável um país miserável salário a câmara mantenha deputados condenados benefícios as custas do nosso suor, chegar de defender o errado seja, esquerda ou direita, é preciso renovar os quadros da política Brasileira.
botaram outro relator piegas e babão para apreciar a matéria… vai fazer como o que inocentou o bananinha, por ser muuuito amigo dele… Brasil feito de maricas…
Comente aqui