O Dia Internacional de Conscientização da Epilepsia será comemorado no próximo dia 26 de março. Em Natal, a data será marcada por uma caminhada na Via Costeira, no próximo domingo (20), a partir das 16 horas, que vai reunir mães, crianças e adultos portadores da doença.
O Dia do Roxo, como a data é conhecida, surgiu como forma de aumentar a consciência sobre a epilepsia e estimula pessoas em todo o mundo a vestirem a cor roxa, para chamar atenção para a causa.
A data foi criada em 2008 no Canadá por Cassidy Megan de 9 anos, moradora de Nova Escócia. Ela escolheu a cor roxa por causa da Lavanda, frequentemente associada com a solidão, justamente o sentimento de isolamento sentido por quem sofre com a epilepsia. No Brasil, o Dia do Roxo começou a ser celebrado em 2011.
A EPILEPSIA
A epilepsia é a doença neurológica crônica grave mais comum em todo o mundo e afeta todas as idades, raças e classes sociais. Impõe um peso grande nas áreas psicológica, física, social e econômica, revelando dificuldades não só individuais, mas também familiares, escolares e sociais, especialmente devido ao desconhecimento, crenças, medo e estigma.
No Brasil, é estimado que existam três milhões de pessoas com epilepsia, sendo que a este número somam-se 300 novos casos por dia. Aproximadamente 50% dos casos de epilepsia tem início na infância e adolescência.

Comente aqui