Texto do amigo Carlos Alberto Barbosa, o Barbosinha do Blog do Barbosa no Nominuto.com:
Outrora considerado o melhor carnaval do Rio Grande do Norte, a praia de Pirangi, litoral sul do estado, distante cerca de meia hora de carro de Natal, capital potiguar, precisa repensar o seu carnaval sob pena de acabar de vez. Este ano o número de foliões diminuiu nas ruas da praia. Parecia não existir carnaval. Decoração de carnaval, essa então, muito pobre. Se é que tinha mesmo.
Me lembro que no passado quando o grande Raimundinho criou a Banda do Cajueiro, muitos veranistas saiam de suas casas, além dos nativos para acompanhar o bloco. Depois veio a Troça do Sebastião, em seguida blocos com trios elétricos como o Kero Mel. Neste período funcionava o Circo da Folia, à noite, e aqueles foliões mais jovens continuavam a brincadeira.
De uns tempos pra cá o carnaval de Pirangi, praia que pertence ao município de Parnamirim, tem deixado a desejar. Está indo na contramão da história. Eu, que adoro carnaval, há seis anos deixei de ir para o circuito Olinda/Recife por aceitar o desafio de um amigo, Emmanuel Rocha, de criar um bloco ao estilo dos blocos de Olinda, objetivando resgatar o carnaval de rua de Pirangi. Criamos então a Troça do Perú, um bloco formado por amigos profissionais liberais que da mesma forma que eu adoram carnaval, muitos dos quais eis foliões de Olinda. Nos primeiros cinco anos a Troça do Perú descia do Alto de Pirangi, o que fazia relembrar as ladeiras de Olinda.
Este ano, contra a minha vontade, o bloco fez a concentração próximo a sede da Apurn (Associação dos Professores da UFRN). Cantei a bola de que não iria dar certo. Dito e feito. Muitas reclamações de amigos nossos que inclusive levaram crianças. Como a prefeitura havia prometido à diretoria do bloco fechar o trânsito na avenida principal de Pirangi às 15h, para que o bloco pudesse fazer a sua concentração e depois desfilar, acabei concordando, mas ainda sob protesto. Insistia que a concentração deveria continuar no alto de Pirangi.
Eís que a prefeitura não cumpriu o prometido. A avenida principal só foi fechada após às 16h40. A concentração foi, literalmente, um fracasso. A banda ensaiava tocar, mas ninguém se manifestava em ir pra rua com receio dos carros, naturalmente. Elogios ao bloco, como sempre, não faltaram, mas a reclamação quanto a concentração foi geral, sem falar na falta de incentivo para a realização de um bom carnaval por parte da prefeitura de Parnamirim.
No percurso do bloco encontrei o prefeito Maurício Marques e lhe disse da minha preocupação. Falei pra ele que se a prefeitura não incentivasse o carnaval de rua com vários blocos saindo na avenida, o Reinado de Momo naquela praia estaria fadado a acabar de vez. Até o Circo da Folia, desde o verão, deixou de patrocinar shows em Pirangi. Já havia observado que o veraneio foi um fracasso. Agora o carnaval.
Lembro só que o carnaval é uma festa popular e como tal tem que ter blocos nas ruas. Rio e São Paulo estão provando isso. Além do que é uma maneira dos ambulantes ganharem seu dinheirinho e a própria prefeitura arrecadar com os bares, hotéis e pousadas que existem na praia de Pirangi. Carnaval, Sr. prefeito, atrai turista também e divulga mais ainda a praia, já tão conhecida por suas piscinas naturais.
Se no próximo ano for do jeito que foi este ano, confesso, que volto pra Olinda. Seria um dissidente da Troça do Perú, certamente.
A conferir!
DO BLOGDOBG: O que se destacou mesmo esse ano no carnaval de Pirangi foram as fossas correndo na beira-mar da praia. A prefeitura chegou a soltar nota, que simplesmente não diz nada com nada, assunto esse que voltaremos a abordar daqui há uns dias nesse blog, as coisas na administração Mauricio Marques parece que anda meio fora de trilho.
PARNAMIRIM FALIU desde que o AEROPORTO FECHOU, isso pq nenhum politico defendeu o maior empregador e gerador de impostos do municipio. Ficaram calados para não contrariar o então deputado HENRIQUE ALVES, e agora estão vendo a falta que faz o AEROPORTO AUGUSTO SEVERO. Viva os políticos de Parnamirim!!!
Realmente ….todo ano passo o carnaval em pirangi,mas preferi passar em Natal ,pra mim foi um doa melhores carnaval quw ja vivi proximo ano carnaval sera em cidade do Natal amei esse ano!
como em 2016 é ano de eleição, o carnaval voltará com força máxima e o prefeito dará entrevistas em todas as emissoras falando da importância da festa para a economia do municipio.
realmente o carnaval em pirangi esse ano foi muito fraco
Parece que o povo gosta mesmo é de pão e circo!!!
Eita povo alienado, é por isso que a classe política pita e borda em cima da população !!!!
Dinheiro público não é para fazer festa não, que na maioria das vezes só servem para desvios estratosféricos nos cachês das bandas!!!
Venho curtindo o carnaval de pirangi a 5 anos seguidos, deixei de ir pra caicó (como fiz no ano anterior a esses 5 anos), devido ao trabalho q n permitiu e como meu noivo mora em pirangi praia e fica pertinho pra gente ir trabalhar, curtimos por la mesmo e gostamos, foram otimos todos esses anos, mas desses 5 anos frequentando o carnaval de pirangi esse ano foi o mais fraco, imaginamos que tinha sido punição devido ao reveillon que fizeram uma verdadeira bagunça com tiros e tal… Não sabia q tinha sido falta de investimento do prefeito no carnaval, pensei q tinha sido proposital como punição aos moradores baderneiros… Como sou inocente, lamentável… Gosto mto de pirangi, amo aquele lugar e espero q isso mude e q n acabe um dos melhores momentos do ano para aquele lugar em todos os sentidos que é o final do ano, veraneio e carnaval, epoca em q a praia é mais movimentada por veranistas e turistas, e que as pessoas de lá passam o ano esperando para ganhar seu dinheirinho, falo isso pq a 5 anos vivo entre eles já q minha nova familia é de lá e tbm tem seu comercio lá…..
Concordo plenamente com o autor do texto. Sou veranista de Pirangi há vários anos e nunca vi um descaso tão grande de um Prefeito com o carnaval da cidade. Sistema de 3 palcos totalmente equivocado (bandas fracas que não tocam nem nos barzinhos de natal e que custaram um bom dinheiro ã Prefeitura); ausência de trios elétricos na rua puxando o povo; pouco número de banheiros públicos; carros transitando tranquilamente na avenida principal,em face da ausência de fiscais de trânsito; falta de publicidade do carnaval; ausência de parcerias com a iniciativa privada. Assim, não foi à toa que várias casas na praia estavam fechadas durante o período momesco. Veranistas não quiseram mais ir para Pirangi, alguns que foram resolviam ir à noite aproveitar os shows em Natal (não era a toa o maior movimento de carros na avenida principal durante a noite). Já os nativos que esperam o período para faturar, vendendo bebidas, ou mesmo alugando suas casas para fazer um extra sentiram muita dificuldade este ano. Enfim, fica clara a vontade deliberada do atual prefeito de Parnamirim, o Sr. Mauricio Marqu, alguns que foram resolviam ir à noite aproveitar os shows em Natal (não era a toa o maior movimento de carros na avenida principal durante a noite). Já os nativos que esperam o período para faturar, vendendo bebidas, ou mesmo alugando suas casas para fazer um extra sentiram muita dificuldade este ano. Enfim, fica clara a vontade deliberada do atual prefeito de Parnamirim, o Sr. Mauricio Marques, em acabar com o carnaval de Pirangi, só no estão claros os motivos que o levam a querer isso… es, em acabar com o carnaval de Pirangi, só no estão claros os motivos que o levam a querer isso.
Caros, respeitando as opiniões, esse tipo de carnaval tem que acabar mesmo.. Carnaval de rua deve ser feito de forma espontânea, sem intevencão estatal, e sem gerar expectativa de multidões ávidas por atracões estupidas e incentivadoras de violência..Pirangi até poderia ter algum tipo de movimentacão, mas, sejamos sensatos, não há a menor condicão de se bancar festas às custas do cofre público, privilegiando uma parcela minima da populacão de Paranamirim e seus turistas eventuais
Uma vergonha mesmo ta os acessos as praias do litoral norte. Muita lama e lixo. Buracos astronomicos ali perto da UPA de pajuçara um verdadeiro raly. Uma vergonha o que essas oligarquias que comandam o nosso estado submetem os municipes e os turistas.
tantas outras preocupações a ser consideradas, como o caos na saúde e na segurança, em suma a falência deste estado, e fulanos vem fazer mimimi sobre 'bloquinho' de carnaval. meus caros, essa folia só serve pra 'travar' o ano, e deixar todo mundo de ressaca. será que na suécia tem essa bebedeira chamada carnaval? coisa de país de terceiro mundo mesmo. e não me venham falam de 'cultura' e blablabá, pq isso não é cultura, é entretenimento, e do mais grosseiro.
Com nosso respeito as opiniões em contrário… A segurança Pública e a população de bem também agradecem… Estes eventos atraem também pessoas nocivas a paz pública, além do excesso do consumo de drogas lícitas e ilícitas, exageros nos ruídos, entre outros ataques a paz pública e o direito de ir e vir das pessoas, bem como a usurpação do espaço público, o que julgamos um custo social negativo… A tendência dos gestores sérios é acabar com estes carnavais e micaretas de rua, alimentados por capital público, e que esta festa ocorra em espaços privados, com total isenção do capital público, acabando com a cultura do "pão e circo" para o povo… Vejam como foi o "Carnatal" ano passado e como os demais estados tem tratado o patrocínio às micaretas, e o porquê de muitas já terem acabado… E que estes investimentos sejam parte do somatório para saúde, educação e segurança, maior clamor da sociedade moderna… Parabéns Prefeito… Merece reflexão…
Em compensação o CARNAVAL DE NATAL voltou com força total. Todos os 5 polos lotados. Blocos, shows, bandinhas. Famílias inteiras se divertindo e 100% da rede hoteleira ocupada. #NatalTemCarnaval