Trânsito

Fiscalização da velocidade em nove cruzamentos de Natal começa neste domingo; confira todos locais

20904A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), ativa neste domingo (15) a fiscalização de velocidade em nove cruzamentos da capital. A ativação dos radares está sendo efetuada após uma ampla campanha publicitária orientando os motoristas.

Segundo Walter Pedro da Silva, secretário adjunto de Trânsito da STTU, a fiscalização eletrônica em Natal opera com três tipos de equipamentos que têm funções diferentes.

Lombada Eletrônica

O secretário adjunto explica que as lombadas eletrônicas estão, na maioria das vezes, próximas à faixa de pedestres para facilitar a travessia. “Deste modo, definimos que estes equipamentos limitam a velocidade em 50 km/h para que o motorista reduza a velocidade e pare quando algum pedestre estiver esperando para atravessar a via”, pontuou.

Estes equipamentos, que já estão autuando, estão localizados nos seguintes pontos:

1. Av. Prudente de Morais, próximo a Rua Sete de Setembro – sentido Candelária/centro;
2. Av. Ayrton Senna, Neópolis, na altura do Colégio Itaece – sentido Parnamirim;
3. Rua Dr. Mário Negócio, Quintas – sentido Bairro Nordeste;
4. Av. Prudente de Morais, entre as ruas Júlio Gomes Moreira e Dr. José Bezerra, Lagoa Seca – sentido Barro Vermelho;
5. Av. Prudente de Morais, próximo a Rua Alm. Nelson Fernandes – sentido Petrópolis;
6. Av. Hermes da Fonseca, em frente ao Hospital de Guarnição, Tirol – sentido Petrópolis;
7. Av. Itapetinga, próximo a 12º DP, Potengi – sentido Av. Dr. João Medeiros Filho;
8. Av. Itapetinga, próximo a 12º DP, Potengi – sentido Av. Rio Doce.

Radares fora de Cruzamento

Os radares que estão localizados fora dos cruzamentos objetivam controlar a velocidade dos veículos em um determinado trecho. Geralmente estes se encontram em locais com curvas acentuadas e em longos trechos sem semáforos, onde os motoristas podem vir abusar da velocidade.

Por estes motivos, segundo Walter Pedro, os radares fora de cruzamentos limitam a velocidade em 50 km/h. “É para dar segurança ao motorista que estiver realizando uma curva acentuada”, assegurou.

Estes radares, que já estão autuando, estão localizados nos seguintes pontos:

1. Rua Jaguarari, entre as ruas Vinte e Três e Izabel Oliveira, Candelária – sentido bairro;
2. Rua Jaguarari, entre em frente ao Condomínio Green Village, Candelária – sentido centro;
3. Av. Bernardo Vieira, após a Rua Brandão, Lagoa Nova – sentido Midway Mall;
4. Av. Bernardo Vieira, após a Rua dos Tororós, Alecrim – sentido Urbana;
5. Ponte Newton Navarro – sentido Praia do Forte;
6. Ponte Newton Navarro – sentido Redinha;
7. Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Igapó;
8. Av. Felizardo Moura, antes do semáforo da Compal, Bairro Nordeste – sentido Urbana;
9. Av. Romualdo Galvão, na entrada do túnel, Lagoa Nova.

Radares nos Cruzamentos

Já os equipamentos instalados nos cruzamentos vão monitorar a parada sobre a faixa de pedestre, o avanço de sinal vermelho e a velocidade, a última mesmo quando o sinal estiver verde. Walter Pedro afirma que estes radares visam dar segurança a travessia dos pedestres nos cruzamentos, assim como garantir o respeito à faixa e ao sinal vermelho. A velocidade será monitorada 24 horas por dia, enquanto a parada sobre a faixa e o avanço de sinal será fiscalizada das 05 horas até às 22 horas.

O adjunto explica que a velocidade será monitorada inclusive durante a madrugada para garantir a segurança na travessia do cruzamento, já que o monitoramento do avanço de semáforo não estará funcionando. “Verificamos que os acidentes mais graves e com vítimas fatais ocorrem justamente durante a madrugada, por isso a fiscalização de velocidade funcionará 24 horas tanto nas lombadas eletrônicas, como nos radares fora e em cruzamentos”, afirmou.

Com relação ao limite de velocidade, que foi fixado em 60 km/h, Walter Pedro explicou que esta é a velocidade máxima permitida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para vias urbanas. “Além disso, queremos garantir que o motorista reduza a velocidade no cruzamento para que ele possa realizar uma travessia segura, sem causar acidentes”, certificou.

Estes radares estão instalados em nove cruzamentos da capital. São eles:

1. Av. Amintas Barros x Rua Jaguarari;
2. Av. Miguel Castro x Rua Jaguarari;
3. Av. Senador Salgado Filho x Av. Antônio Basílio;
4. Av. Senador Salgado Filho x Av. Bernardo Vieira;
5. Av. Coronel Estevam x Rua Brasília;
6. Rua Fonseca e Silva x Av. Almirante Alexandrino de Alencar;
7. Av. Bernardo Vieira x Rua dos Pegas;
8. Av. Prudente de Morais x Av. Bernardo Vieira;
9. Av. Hermes da Fonseca x Av. Almirante Alexandrino de Alencar.

Os motoristas que desejarem mais informações podem ligar para o Alô STTU, no telefone 156, ou pelo twitter oficial, o @156Natal.

Opinião dos leitores

  1. Em todas as capitais a velocidade minima estar sendo de 60KM, aqui é a industria da multa , é só o que essa STTU de pessoas incompetentes sabe fazer, parece que os mais qualificados na STTU são os amarelinhos

  2. Desculpem os senhores "entendidos" mas 50 km/h não é sinal de segurança, exceto em curvas, nos outros locais permite até assaltos pela LENTIDÃO no deslocamento.
    50 km TRAVA o trânsito que já é ruim!
    Mas brasileiro só fecha a porta depois de roubado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Gleisi diz que Lewandowski avisou Lula de consultorias antes de assumir MJ

Foto: Brito Júnior

A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta quarta-feira (28), durante um café da manhã com jornalistas, que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Ricardo Lewandowski comunicou previamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que havia prestado consultorias jurídicas antes de assumir o cargo no governo.

Segundo Gleisi, antes de tomar posse no ministério, Lewandowski deixou o escritório de advocacia do qual fazia parte e suspendeu seu registro junto à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), cumprindo os requisitos legais para assumir a função pública.

A ministra também destacou que Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, chegou a ser preso durante o período em que Lewandowski esteve à frente do Ministério da Justiça e Segurança Pública. De acordo com Gleisi, o episódio demonstra que o governo não interferiu em investigações e atuou para combater eventuais irregularidades envolvendo a instituição financeira.

“O governo não titubeou nas investigações do Banco Master”, afirmou a ministra.

As declarações ocorrem após o portal Metrópoles divulgar que o Banco Master teria pago cerca de R$ 5 milhões ao escritório de advocacia ligado a Lewandowski em um período em que ele comandava o Ministério da Justiça. Gleisi rebateu a informação ao afirmar que os serviços jurídicos foram prestados antes da posse do ex-ministro.

Uma consulta ao Cadastro Nacional dos Advogados, da OAB, indica que o nome de Ricardo Lewandowski não consta atualmente como vinculado a escritórios de advocacia. No entanto, familiares do ex-ministro ainda aparecem como sócios do escritório Lewandowski Advocacia, que teve empresas do grupo de Daniel Vorcaro entre seus clientes.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Grávida de 7 meses perde o bebê, a mãe e filho de 7 anos em acidente de carro no interior do RN

Foto: Cardoso Silva

Uma mulher grávida de 7 meses perdeu o bebê, a mãe e o filho de 7 anos de idade em um acidente de carro na RN-288, em Acari, nesta terça-feira (27).

De acordo com o delegado Roney Nóbrega, seis pessoas estavam no veículo que caiu em um barranco e capotou várias vezes. O carro era conduzido pelo cunhado da grávida.

“Fazendo uma análise preliminar do cenário, tudo indica que ele teria perdido o controle do veículo, subido parte do acostamento, resultando nessa queda da barreira”, disse.

As vítimas foram identificadas como:
Kauan Nycolas Andrade Dantas, de 7 anos
Maria Elizângela Andrade, de 47 anos, avó de Kauan.

A mãe de Kauan estava grávida de sete meses. Ela sofreu uma fratura na pélvis e no antebraço e perdeu o bebê.

De acordo com a Polícia Civil, o motorista do carro foi levado para o hospital de Acari e, em seguida, transferido para o hospital de Cruzeta para atendimento médico.

A família seguia no sentido Cruzeta após visitar parentes em Acari.

G1RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Aprovação do governo entre os católicos caiu 14 pontos desde a posse

Foto: Ricardo Stuckert

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 80 anos, entre os fiéis católicos caiu 14 pontos percentuais desde a posse do petista, em janeiro de 2023. À época, 62% dos eleitores desse grupo diziam aprovar o governo. Agora, a taxa está em 48%. Na outra ponta, 45% dizem desaprovar a gestão petista. Esse percentual subiu 14 pontos percentuais desde a posse.

As curvas do infográfico abaixo mostram que, durante o 3º mandato de Lula, parte dos eleitores católicos mudou de posição, deixando de aprovar e passando a desaprovar o comando petista. Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de janeiro.

Já no grupo dos eleitores que se declaram evangélicos, a desaprovação subiu 11 pontos percentuais ao longo do governo. Foi de 56%, em janeiro de 2023, para 67% nesta rodada da pesquisa.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de janeiro de 2026, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 111 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

O grupo dos eleitores que se declaram evangélicos tem aumentado a força e a relevância política nos últimos anos e, com isso, o governo Lula tem buscado estratégias para uma aproximação. Tradicionalmente, o grupo é mais próximo de políticos de direita, por defender ideias consideradas mais próximas ao tradicionalismo cristão.

Em outubro de 2025, o próprio presidente Lula declarou que o governo “não sabe falar com os evangélicos”. Disse que o grupo religioso “não é contra” a esquerda, mas há falha na comunicação com esse público.

A primeira-dama tem intensificado, desde o ano passado, a participação em encontros com grupos evangélicos e cultos. Em setembro de 2025, Janja esteve em uma reunião com mulheres da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito e foi a um culto na igreja batista The Abyssinian Baptist Church, em Nova York (EUA).

Agora, em 2026, ano em que Lula deve tentar seu 4º mandato no Planalto, as ações tanto do presidente como da primeira-dama voltadas a esse público devem se intensificar.

PODERDATA
O conteúdo do PoderData pode ser lido nas redes sociais, onde são compartilhados os infográficos e as notícias. Siga os perfis da divisão de pesquisas do Poder360 no X, no Facebook, no Instagram e no LinkedIn.

AGREGADOR DE PESQUISAS
O Poder360 oferece aos assinantes do Drive o Agregador de Pesquisas, o mais antigo e mais completo da internet no Brasil. Reúne milhares de levantamentos de intenção de voto de todas as empresas desde o ano 2000. Em anos eleitorais, só são publicados os estudos que têm registro na Justiça Eleitoral e metodologia completa conhecida. Tem alguma pesquisa para divulgar? Mande a íntegra por e-mail para o Poder360: [email protected].

Caso seja assinante, clique aqui para acessar o Agregador de Pesquisas e buscar os dados que desejar para as disputas de 2026 ou de todos os anos anteriores. Leia aqui como assinar o Drive para acessar o Agregador de Pesquisas e outros produtos do Poder360.

METODOLOGIA
A pesquisa PoderData foi realizada de 24 a 26 de janeiro de 2026. Foram entrevistadas 2.500 pessoas com 16 anos de idade ou mais em 111 municípios nas 27 unidades da Federação. Foi aplicada uma ponderação paramétrica para compensar desproporcionalidades nas variáveis de sexo, idade, grau de instrução, região e renda. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas foram realizadas por telefone (para linhas fixas e de celulares), por meio do sistema URA (Unidade de Resposta Audível), em que o entrevistado ouve perguntas gravadas e responde por meio do teclado do aparelho. O intervalo de confiança do estudo é de 95%.

Para facilitar a leitura, os resultados da pesquisa foram arredondados. Por causa desse processo, é possível que o somatório de algum dos resultados seja diferente de 100%. Diferenças entre as frequências totais e os percentuais em tabelas de cruzamento de variáveis podem aparecer por conta de ocorrências de não resposta. Este estudo foi realizado com recursos próprios do PoderData, empresa de pesquisas que faz parte do grupo de mídia Poder360 Jornalismo.

Poder360

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

PODERDATA: Lula entra no ano da eleição reprovado por 57%

Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 80 anos, entra no ano em que deve tentar um 4º mandato à frente do Planalto desaprovado por 57% dos brasileiros. Os que dizem aprovar o desempenho pessoal do petista são 34%.

A avaliação que os eleitores fazem do petista é pior do que a que fazem do governo como um todo: 53% desaprovam e 41% aprovam. Os dados são de pesquisa do PoderData realizada de 24 a 26 de janeiro de 2026.

As curvas do infográfico do histórico da avaliação do desempenho de Lula mostram que, em quase 2 anos, de março de 2024 a janeiro de 2026, a percepção da população sobre o trabalho do presidente se deteriorou. À época, o gap entre os que aprovavam e desaprovavam Lula era de 11 pontos. Agora, essa diferença praticamente dobrou: são 23 pontos.

Já a avaliação do governo como um todo oscilou desfavoravelmente ao petista desde setembro de 2025 e retomou o patamar registrado no 1º mês do mandato, em janeiro de 2023.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 de janeiro de 2026, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 111 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%.

Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

Lula entra no ano da eleição presidencial em uma posição desconfortável. A pesquisa confirma uma tendência de deterioração contínua da imagem de Lula ao longo de quase 2 anos. Assim como em pesquisas anteriores, o governo é mais bem avaliado do que o próprio presidente. Esse descolamento sugere que parte do eleitorado diferencia políticas públicas do líder que as conduz.

Um eleitor de classe média pode pensar assim: “Gostei da isenção do Imposto de Renda até R$ 5.000. Mas não estou gostando tanto assim de Lula”. Esse fenômeno é um sinal clássico do que analistas chamam de “fadiga de material”. Lula está em seu 3º mandato e, caso vença a disputa em outubro, governará até os 85 anos.

Mesmo assim, pesquisas de intenção de voto continuam mostrando Lula competitivo e, em muitos cenários, à frente. Isso ocorre porque, embora Lula tenha alta desaprovação, seus adversários ainda não conseguiram converter o desgaste do presidente em uma alternativa eleitoral sólida –há muita confusão na direita a respeito de quem realmente serão os candidatos ao Planalto.

Ainda é cedo para cravar um desfecho para a disputa de 4 de outubro de 2026. O calendário político ainda está no início, e o governo dispõe da força da máquina pública para tentar reverter o humor do eleitorado. E não se pode esquecer: Lula é o político em atividade mais experiente do país, em campanhas desde 1982.

Ocorre que os dados de janeiro mostram que o ano eleitoral não será um passeio para o presidente. O desafio não será só vencer seus potenciais adversários, mas reconquistar parte do eleitorado que já decidiu se afastar dele.

Poder360

Opinião dos leitores

  1. Também reprovo o governo Lula (tinha que cuidar mais ainda do povo, falta o 5×2, falta combater crimes mais eficientemente,…) e votarei nele pois a opção é algum bolsonarista do naipe do Tarcísio: tem que ser muito sem noção pra votar em Flávio Bolsonaro ou em Tarcísio (que não sabe administrar nem o estado de São Paulo)

    1. Seria você aquele vereador de Natal que sempre desce do muro pelo lado esquerdo? Muito bem provável 💩

  2. Acordem apoiadores de LULADRAO. Apoiar cachaceiro, ladrão e corrupto, não d3ve ser bom para ninguém, honesta, vale salientar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

RN registra chuvas de até 36,7mm nas últimas 24h

Foto: Adriano Abreu

O boletim pluviométrico diário divulgado às 9h desta quarta-feira (28) pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) aponta a ocorrência de chuvas em todas as regiões do estado entre as 7h da terça-feira (27) e as 7h desta quarta (28), com os maiores volumes concentrados no Oeste potiguar. No período analisado, Ipanguaçu liderou os registros de precipitação, com 36,7 milímetros, seguido por Rodolfo Fernandes, com 26 mm, e Ceará-Mirim onde choveu 21,8 mm.

Além de Ipanguaçu e Rodolfo Fernandes, ainda na região Oeste, também foram observados acumulados significativos em Triunfo Potiguar (17 mm), Itaú (15 mm), Alto do Rodrigues (13,9 mm) e Campo Grande (8,4 mm). Em Mossoró, os pluviômetros registraram volumes de até 5,5 mm. Apesar disso, a maior parte dos municípios do Oeste apresentou baixos índices ou ausência de chuva no intervalo monitorado, como Olho d’Água do Borges e Jucurutu.

No Leste potiguar, o maior volume foi registrado em Ceará-Mirim, com 21,8 mm. Em Pureza, choveu 4,8 mm, enquanto Parnamirim teve acumulados de 3,9 mm. Em Natal, a precipitação registrada foi de 1,3 mm, e em São Gonçalo do Amarante, 1 mm. Outros municípios da região tiveram volumes inferiores a 1 mm ou não registraram chuva.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Homem é preso vendendo drogas em estacionamento de supermercado na zona Norte de Natal

Foto: Divulgação

Polícias militares do Comando de Policiamento da Capital (CPC), por meio da 1ª Companhia do 4º BPM, prenderam um homem de 26 anos por tráfico de drogas no estacionamento de um supermercado localizado na Avenida Doutor João Medeiros Filho, na Zona Norte de Natal, na terça-feira (28).
A equipe realizava patrulhamento quando recebeu denúncia anônima informando que um indivíduo estaria comercializando entorpecentes no local. De imediato, os policiais se deslocaram até o endereço indicado, onde visualizaram um suspeito com as características repassadas, sentado em uma motocicleta Yamaha/MT-03.
Durante a abordagem e busca pessoal, foram encontrados no interior da mochila do suspeito os seguintes materiais:
* Dois aparelhos celulares
* Um notebook
* Uma porção de substância esverdeada, análoga à maconha
* Um pacote contendo pó branco, semelhante à cocaína
* quatro envelopes tipo zip-lock com substância em cristais de coloração marrom, não identificada
* Um frasco de clonazepam (20 ml)
* Um frasco de óleo essencial
* Uma substância análoga a LSD
O suspeito informou que teria recebido o material no bairro de Mãe Luiza e que realizaria um “repasse” no local da abordagem.
Diante dos fatos, o homem e todo o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Plantão para os procedimentos cabíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

TRE-RN confirma cassação de prefeito e vice de Itaú; município terá governo interino

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN) confirmou, nesta terça-feira (27), a cassação do prefeito de Itaú, André Júnior, e do vice, Paulinho de Enoque. Por decisão unânime, a Corte rejeitou os embargos de declaração apresentados pela defesa, mantendo a perda imediata dos mandatos por irregularidades graves na eleição.

O relator do caso, juiz Daniel Maia, apontou que houve abuso de poder e condutas proibidas durante o pleito, justificando a medida extrema. Com a decisão unânime, a sentença se torna definitiva no estado e será cumprida nos próximos dias.

Com a confirmação da cassação, André Júnior e Paulinho de Enoque devem se afastar imediatamente da prefeitura. A Câmara Municipal de Itaú será oficialmente notificada pelo TRE-RN e assumirá o comando do município de forma provisória, garantindo a continuidade dos serviços básicos da cidade.

Governo interino

O presidente da Câmara terá a responsabilidade de conduzir a administração municipal até a realização de uma eleição suplementar, que será convocada pela Justiça Eleitoral para escolher os novos representantes.

Defesa pode recorrer ao TSE

A defesa do prefeito e do vice deve recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, buscando uma liminar para suspender o afastamento. O objetivo é permitir que os dois retornem temporariamente aos cargos enquanto o caso é analisado na instância máxima, embora especialistas alertem que liminares em situações como essa são raras.

O TRE-RN reforça que a decisão sobre a cassação é definitiva no estado e deve ser cumprida integralmente até que o TSE se pronuncie. O processo reforça a atuação da Justiça Eleitoral na fiscalização das eleições e na punição de irregularidades que comprometam a lisura do pleito.

A população de Itaú agora se prepara para participar de uma nova eleição, definindo quem assumirá o comando da cidade e encerrando o período de instabilidade política.

Novo Notícias 

Opinião dos leitores

  1. E São Miguel do Gostoso, qdo saírão e teremos uma nova eleição – essa gestão atual está um desastre

  2. Quero saber quando vão julgarem os casos ocorridos na eleiçao de Natal. Parece que só existe o interior; são os chamados peixes miúdos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Lula se aconselha com Alexandre de Moraes sobre segurança pública

Foto: Joedson Alves

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) consultou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), sobre políticas de segurança pública para a atual gestão.

Os dois almoçaram há duas semanas, a pedido de Lula, em meio à preocupação do petista de viabilizar uma bandeira eleitoral sobre o assunto.

Antes de ter sido indicado para a Suprema Corte, Moraes foi ministro da Justiça e secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo.

Segundo relatos feitos à CNN por assessores do governo, o presidente queria saber a opinião do ministro sobre a recriação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, no rastro da PEC da Segurança Pública.

Além disso, Lula procurava a sugestão de nomes que poderiam conduzir a pasta com postura técnica, mas com discurso firme.

Em reunião nesta terça-feira (27), a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, destacou a PEC da Segurança e o PL Antifacção como prioridades no retorno do processo legislativo.

CNN

Opinião dos leitores

  1. Tem que ser petista e jumento (talvez ser burro seja um requisito pra ser petista) pra acreditar que esses se reuniram pra discutir segurança pública 😂

  2. Quer dizer que o encontro foi para discutir a segurança pública, e não teve nada com a corrupção do banco Master? Alguém acredita?

  3. 👉O presidente Lula se encontrou secretamente com o ministro do STF Alexandre de Moraes em Brasília, em meio à crise que envolve a Corte e o Banco Master. O almoço não apareceu nas agendas oficiais e levanta suspeitas sobre a proximidade entre Executivo e Judiciário, conforme o Metrópoles.
    👉 ESTÃO QUERENDO MUDAR O RUMO DA CONVERSA? KKKKK

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil tem média de 66 crianças e adolescentes desaparecidos por dia em 2025; RN registra 775 casos

Foto: Reprodução/TV Globo/Fantástico

O Brasil contabilizou 23.919 registros de desaparecimento de crianças e adolescentes ao longo de 2025, o que representa uma média alarmante de 66 casos por dia. Os dados, enviados pelos estados e pelo Distrito Federal ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), apontam crescimento de 8% em relação a 2024, quando a média diária era de 60 desaparecimentos de menores de 18 anos.

Do total de ocorrências no país, cerca de 61% envolvem meninas e adolescentes do sexo feminino, enquanto 38% são do sexo masculino. Especialistas destacam que, apesar do recorte por gênero ajudar no diagnóstico do problema, ainda há dificuldade em identificar causas e motivações dos desaparecimentos, já que muitos casos não têm o desfecho claramente registrado pelas autoridades.

No Rio Grande do Norte, foram contabilizados 775 desaparecimentos de crianças e adolescentes em 2025, com taxa de 22,43 casos a cada 100 mil habitantes. Embora o estado não figure entre os maiores índices proporcionais do país, os números acendem um alerta para a necessidade de fortalecimento das políticas de prevenção, busca e localização, especialmente em áreas mais vulneráveis.

Entre as principais ferramentas utilizadas está o protocolo Amber Alert, acionado em situações consideradas de alto risco. O sistema divulga informações e imagens de crianças desaparecidas em redes sociais como Facebook e Instagram, ampliando o alcance das buscas. Segundo o Ministério da Justiça, a iniciativa tem sido fundamental para agilizar localizações, mas autoridades reconhecem que a política nacional ainda precisa avançar na integração com estados e na análise das diferenças regionais.

Veja o ranking por estado:

  • São Paulo: 20.546 casos (taxa por 100 mil habitantes: 44,59 desaparecidos)
  • Minas Gerais: 9.139 casos (taxa: 42,72 desaparecidos)
  • Rio Grande do Sul: 7.611 casos (taxa: 67,75 desaparecidos)
  • Paraná: 6.455 casos (taxa: 54,29 desaparecidos)
  • Rio de Janeiro: 6.331 casos (taxa: 36,76 desaparecidos)
  • Santa Catarina: 4.317 casos (taxa: 52,73 desaparecidos)
  • Bahia: 3,929 casos (taxa: 26,42 desaparecidos)
  • Goiás: 3.631 casos (taxa: 48,91 desaparecidos)
  • Pernambuco: 2.745 casos (taxa: 28,71 desaparecidos)
  • Ceará: 2.578 casos (taxa: 27,81 desaparecidos)
  • Espírito Santo: 2.421 casos (taxa: 58,66 desaparecidos)
  • Distrito Federal: 2.235 casos (taxa: 74,58 desaparecidos)
  • Mato Grosso: 2.112 casos (taxa: 54,24 desaparecidos)
  • Pará: 1.238 casos (taxa: 14,21 desaparecidos)
  • Maranhão: 1.182 casos (taxa: 16,84 desaparecidos)
  • Rondônia: 1.018 casos (taxa: 58,11 desaparecidos)
  • Amazonas: 982 casos (taxa: 22,72 desaparecidos)
  • Paraíba: 929 casos (taxa: 22,31 desaparecidos)
  • Rio Grande do Norte: 775 casos (taxa: 22,43 desaparecidos)
  • Piauí: 744 casos (taxa: 21,98 desaparecidos)
  • Alagoas: 729 casos (taxa: 22,63 desaparecidos)
  • Sergipe: 728 casos (taxa: 31,66 desaparecidos)
  • Tocantins: 609 casos (taxa: 38,38 desaparecidos)
  • Roraima: 577 casos (taxa: 78,1 desaparecidos)
  • Acre: 413 casos (taxa: 46,7 desaparecidos)
  • Amapá: 408 casos (taxa: 50,59 desaparecidos)
  • Mato Grosso do Sul: 378 casos (taxa: 12,92 desaparecidos)

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Contrato com Banco Master teria antecipado saída de Lewandowski do Ministério da Justiça

 

View this post on Instagram

 

A post shared by CNN Política (@cnnpolitica)

Vídeo: Reprodução/CNN

Integrantes do governo avaliam que a existência de um contrato entre o escritório da família de Ricardo Lewandowski e o Banco Master contribuiu para acelerar a saída do ex-ministro do Ministério da Justiça, ocorrida em 10 de janeiro. A percepção no Planalto é de que a permanência do vínculo comercial, mesmo após a posse de Lewandowski na pasta, aumentaria o desgaste do governo diante da crise envolvendo a instituição financeira.

Segundo apuração da CNN Brasil, o escritório em que Lewandowski atuava seguiu funcionando sob a coordenação de sua esposa, Yara, e de seu filho, Enrique, mantendo a relação contratual com o Banco Master. Em nota, o ex-ministro confirmou que prestou serviços à instituição, mas afirmou que, ao assumir o ministério, se desligou do escritório e suspendeu seu registro na OAB.

No Palácio do Planalto, já se sabia que Lewandowski demonstrava intenção de deixar o governo, motivado por divergências internas e dificuldades para avançar com a PEC da Segurança no Congresso. Ainda assim, a decisão repentina no início do ano causou surpresa entre aliados, que agora apontam o caso Master como fator determinante para antecipar o pedido de demissão e evitar um desgaste maior ao presidente Lula.

A avaliação de auxiliares é que, caso o ex-ministro permanecesse no cargo, o governo poderia ser forçado a demiti-lo em meio ao avanço das investigações sobre o banco. A assessoria de Lewandowski, no entanto, sustenta que a saída ocorreu por razões pessoais e acadêmicas, reiterando que ele se afastou de qualquer atividade privada para evitar conflito de interesses.

Com informações da CNN

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *