Uma foto do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Joaquim Barbosa, de férias em passagem por Miami, o deixa numa involuntária toga-justa. Publicada numa rede social, espalha-se desde a manhã deste domingo e o colocou na mira dos mensaleiros condenados, como Delúbio Soares.
Na foto, publicada no Twitter de Delúbio e no siteBrasil 247, Barbosa aparece sorridente ao lado do empresário brasileiro Antonio Mahfuz. Segundo reportagem do portal, Mahfuz é foragido do Brasil e responde a 221 processos. A foto (confira abaixo) foi publicada no perfil do empresário na sua página no Facebook no último dia 22 de Novembro.
Em sua página no Facebook, o empresário brasileiro, questionado por amigos sobre Barbosa, responde: “O próprio. O seu, o meu, o nosso candidato a Presidente do Brasil sem Pedágio!!!” . A Coluna o procurou pela rede social, mas ainda não obteve resposta.

A Coluna acionou a assessoria de imprensa do Presidente do STF neste domingo, que retornou. Ainda não há uma posição oficial do ministro, que será sondado.
Mahfuz era conhecido empresário do setor de venda de eletrodomésticos no interior paulista, teve mais de 120 lojas em três Estados, mas as fechou e foi condenado a prisão pela Justiça Federal por sonegar impostos . Mudou-se no início dos anos 2000 para a Flórida.
O caso expõe o risco assumido por figuras públicas ao se deixarem fotografar com estranhos. Fato é que Joaquim Barbosa tira fotos todos os dias com pessoas desconhecidas, a pedido delas, no Brasil e no exterior. Até o momento não há provas de que o ministro tenha ciência da vida pregressa do personagem.
Conforme revelou a Coluna em Junho do ano passado, o ministro Barbosa adquiriu um apartamento quarto-e-sala num bairro nobre de Miami, segundo a assessoria, financiado. Foi visto poucas vezes por lá desde então.
Os petistas e os chamados mensaleiros condenados já publicam a foto nas redes sociais, questionando se Barbosa conhece o empresário e em que situação a foto foi tirada. Neste domingo, o deputado federal João Paulo Cunha publicou um artigo titulado ‘Carta aberta a Joaquim Barbosa’, na qual se diz inocente na ação penal 470 e desafia o ministro a apresentar provas para sua condenação.
Agência Estado
Bruno, vc bem sabe que parte significativa da notícia, inclusive seu direcionamento e pocisão que defende, se evidencia na manipulação dos títulos que chamam a matéria e suas consequentes ênfases no que quer revelar, ocultar, defender, expor, influenciar…
Leio seu blog de vez em quando, assim como leio vários outros há certo tempo, suficiente para perceber as ênfases nos seus posts. Essas, na minha observação, revelam a sua sutil parcialidade e engajamento com a defesa e ataque a determinados temas, assuntos, pessoas, partidos, etc.
Sei também que seu "filtro" tem cortado algumas de minhas publicações por critérios desconhecidos, ao mesmo tempo que deixa passar manifestações grosseiras, baixas e de nível pouco usual em uma comunicação pública de massas. Não espero que publique esse comentário, como muitos outros que vc deixou de publicar. Colaboro com uma compreensão própria e independente de contracheque, patrocínio e filiação partidária, em vários espaços virtuais, com a clara determinada e objetiva intenção de abrir um pouco mais os olhos de alguém ou alguns, para as ilusões que se erguem e as manipulações das "verdades" que são montadas para direcionar a multidão, sem preocupação verdadeiramente com uma compreensão que coloque em dúvida a HIPOCRISIA reinante de muitos fanáticos (de todos os lados, partidos, pocisões, religiões, etc). É o império da mentira a favor de interesses relacionados a uma Guerra surda e silenciosa pelo PODER, seja ele político, econômico, ideológico, religioso…
Nesse intervalo, erguemos falsos mitos, fomentamos personalidades a serem aclamadas como heróis nacionais, salvadores da Pátria, etc. E vamos criando uma aura de santidade em torno deles, ao mesmo tempo que refutamos todo e qualquer traço que não se encaixa nesse modelo (não divulgamos suas mazelas e erros, defendemos seus "deslizes", fingimos que são coisas menores, etc).
Tem sido assim com Joaquim Barbosa. Assim como já foi um dia com Collor, o caçador dos Marajás, com Mussoline, Stalin, com Hitler, Júlio Cesar, Alexandre, Napoleão, antes deles, todos tinham uma aura de santidade em sua volta, se ocultando tudo que lhes era desfavorável, para "protegê-los".
Com Joaquim Barbosa, não tem sido diferente. A cada nova notícia que lhe desfavorece, uma nova explicação, um novo ataque as "intrigas dos adversários e da oposição", nesse caso, os Petistas, por terem sido seus "alvos", enquanto dormem em "berço esplêndido" o Mensalão Mineiro e outros tantos processos pertencentes a outros cidadãos, grupos econômicos (Rede Globo) e partidos políticos.
Essa notícia, chama a atenção especial de todos em função do Presidente do STF dizer que "criminoso merece o ostracismo", e que "não fala com essa espécie de gente". Difícil acreditar que se tratava apenas de um desconhecido querendo uma fotografia. Mesmo com o esforço de grande parte da imprensa em querer nos fazer "engolir essa". Pois, um empresário de tão alto calado, com condenações tão significativas, no mundo jurídico é tão conhecido como um jogador de futebol ou ator famoso o é na grande massa. Talvez se o acontecido fosse com o Lula, a Dilma, o Dirceu ou o Genoino, as manchetes fosse completamente diferentes e as charges seriam pródigas, divulgando-se em todas as rádios, jornais, revistas e TVs.
É essa hipocrisia, caro Bruno, que me refiro. Pois não existem Anjos e demônios na política, na imprensa, nos tribunais e também na vida. Só PRAGMATISMO!
Poucos conseguem se erguer além da passionalidade e da infantil defesa fanática de seus próprios interesses (seu time preferido de futebol, seu partido político, etc) facilmente manipulados por "notinhas e comentários "inocentes"" de manipuladores que sabem que poucos conhecem história e tem memória para fazer as ligações dos pontinhos e perceber o que está posto por trás de cada "ingênuo" comentário.
Pra vc Bruno, digo-lhe que tem um bom espaço no mundo da blogsfera. Entretanto, perceba que muitos que passam por ele tem inteligência suficiente para perceber seu direcionamento sutil revelado nas ênfases e títulos, além das repetições deliberadas de determinadas matérias, ao mesmo tempo que não divulga outras (seleção natural?).
Se desejar manter muita gente boa (inteligente) acessando,independente de posicionamento político, ideológico, parcialidades sobre determinados assuntos, mantenha a sua imparcialidade e deixe os leitores e manifestantes interpretarem a verdade quando ela for revelada por inteiro…
JOAQUIM BARBOSA NÃO É ESSE HERÓI QUE ALGUNS QUEREM FORJAR, NEM TAMPOUCO É UM MONSTRO EXTRATERRESTRE, apenas é um mortal cheio de desejos, interesses, desejos e ambições pelo PODER, assim como a maioria esmagadora dos seres humanos. Manifestando a mais, um apreço desmedido pela superexposição na mídia, demonstrando um certo exibicionismo típico de muitos no mundo das aparências, em contrário a postura que se espera de um Juiz, cuja conduta ilibada espera-se a DISCRIÇÃO, MODERAÇÃO, SIMPLICIDADE E HUMILDADE, tão diferente do que buscam os POLÍTICOS: Luzes, Câmeras, entrevistas, participações em programas… A menos que o mesmo queira entrar na Política e… Abraçar o que condenava, O PRAGMATISMO que transforma qualquer ANAKIM em LORD DATER VADER (vide STAR WAR), DEIXANDO A PUREZA DE LADO PRA ABRAÇAR OS CONFLITOS entre os vários e contraditórios desejos. Assim como aconteceu com um certo Demóstenes Torres do DEM, que de Promotor de Justiça, assim como Barbosa, homem da LEI e da Justiça, se tornou um criminoso contumaz que pouco se fala onde se encontra e o que está almoçando…
É POR ISSO QUE BARBOSA COMPRA APARTAMENTO A UM DÓLAR EM MIAMI NA FLÓRIDA. ESSA ALEGRIA TODA, É DE QUEM TEM MUITA INTIMIDADE.
Tem coisas que só acontecem no Brasil. Quem já viu em algum lugar do mundo um condenado ter o atrevimento de se dirigir ao chefe da corte suprema de um País desta maneira? Tem um ditado que aprendi quando menino, que é válido até hoje: Dê dinheiro, mas não dê cabimento.
Mas taí