Polícia

FOTOS: Suspeitos por homicídio e roubo são presos em Macaíba

da esquerda para a direita_Francisco Evandro e José Marcos apreensãoUma equipe da Delegacia de Polícia Civil de Macaíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (02), Francisco Evandro Paiva Lima, vulgo “Toquinho” (19 anos) e José Marcos Miranda da Silva, conhecido por “Thuck” (19 anos).

José Marcos Miranda da Silva foi detido em flagrante após a Polícia Civil ter recebido denúncias informando que o suspeito estaria portando uma arma de fogo e que vinha realizando assaltos na cidade. Quando os policiais chegaram até o local indicado, encontraram o suspeito com um revólver 38 e munições.

Francisco Evandro Paiva Lima, vulgo “Toquinho” (19 anos) foi preso em cumprimento a um mandado de prisão por ser suspeito de ter matado Alexandro Furtado da Silva, em 15 de agosto deste ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Emídio Jr. comemora 100 dias de nova gestão com obra histórica no Rio Jundiaí, pavimentação de ruas, eventos culturais e aquisição de ambulância

Nesta quinta-feira (10), o prefeito Emídio Júnior chegou aos 100 dias de sua segunda gestão comemorando uma série de obras e ações que já entraram para a história de Macaíba como frutos de um trabalho contínuo e firme em prol do desenvolvimento do município e do bem-estar e da qualidade de vida da população.

A obra mais marcante desse período é o desassoreamento do trecho urbano do Rio Jundiaí, que tem como principal objetivo reduzir os riscos de enchentes no Centro. Essa é a primeira vez que esse rio passa por serviços desse porte, nos 147 anos de emancipação política de Macaíba. Cerca de dois quilômetros do leito estão sendo limpos, com remoção de grande volume de material orgânico e lixo, para finalizar com a dragagem.

Pavimentar ruas e melhorar a infraestrutura também tem sido uma das prioridades nesses primeiros meses de 2025, já foram feitos os serviços de pavimentação asfáltica das José Medeiros Damasceno (principal acesso do Alto da Raiz) e Dr. Geraldo Pinheiro de Lima (Rua do CAIC, bairro Campo das Mangueiras). Também foi assinada uma ordem de serviço para a pavimentação em paralelepípedo com implementação de calçadas laterais das ruas José Bezerra Filho, Maria Augusta Mafra e Maria das Dores Ferreira, no bairro Ferreiro Torto. Além disso, foram assinadas as ordens para a pavimentação asfáltica da extensão da Rua Maria José Silvestre, no Distrito Industrial do município, e a construção de uma moderna praça na Vila São José.

A saúde tem recebido atenção especial. Houve a ampliação da faixa etária do ABA Macaíba – Reabilitação para 18 anos. Este é o único serviço da rede pública de saúde em todo o Rio Grande do Norte a ofertar essa terapia para pacientes com transtorno do espectro autista. Nesse período, Macaíba foi contemplada com uma ambulância de suporte avançado para a UPA, equipada com ventilador respirador mecânico, prancha de resgate, maca adulto/pediátrica, monitor cardioverso/desfibrilador, oxímetro de pulso, kit de urgência e emergência, kit parto, incubadora para remoção, ar condicionado no compartimento do paciente, sistema de oxigênio.

Em termos de segurança pública, Macaíba ampliou o número de câmeras integradas ao Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (COISP) e recebeu recentemente duas novas viaturas. Uma é exclusiva para a Patrulha Maria da Penha, que conta com duas equipes na efetivação das rondas, formada por uma policial e dois policiais. A outra viatura atua no projeto Ronda Escolar e tem como objetivo dar suporte às ações preventivas no entorno dos ambientes de ensino.

O homem do campo foi beneficiado com mais uma edição do programa Corte de Terra. um total de cinco mil horas de aração. Cada agricultor tem direito a de 1 a 4 horas de aração, de acordo com o tamanho da sua propriedade. Esse programa incentiva o desenvolvimento da agricultura familiar e beneficia o pequeno agricultor, oferecendo de forma gratuita a aração do solo. São mais de 1,5 mil beneficiários. Ainda, teve início a distribuição de sementes de milho, feijão e sorgo do programa Banco de Sementes, em parceria com a Emater-RN.

O calendário cultural de eventos tem aquecido a economia da cidade e aberto oportunidade para as mais diversas manifestações artísticas, individuais ou coletivas. A Prefeitura de Macaíba lançou dois novos editais de fomento à cultura na cidade, um investimento superior a R$ 475 mil, tratando de pontos de cultura e envolvendo premiações em categorias como artes cênicas, literatura, música, artesanato, audiovisual e fotografia. Neste ano, o Carnaval de Macaíba teve sua terceira edição consecutiva e já se consolidou como um dos maiores da região da Grande Natal, atraindo visitantes e constituindo renda extra para diversos setores do comércio macaibense.

Outros destaques desses primeiros 100 dias da atual gestão do prefeito Emídio Jr. são: assinatura de contrato com Caixa para construção de 150 moradias do Minha Casa, Minha Vida. A Educação ampliou as vagas de tempo integral no ensino fundamental, contemplando mais três escolas no Centro e comunidades rurais, passando a um total de 600 vagas; reajustou o piso dos professores em 6,27%.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz que por enquanto não há necessidade de uma nova cirurgia e agradece todos os brasileiros pelas orações

Foto: reprodução/Instagram

Internado no Hospital Rio Grande, em Natal, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma publicação nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (11), falando sobre seu estado de saúde e agradecendo aos profissionais de saúde que o atenderam em Santa Cruz e Natal, e também à Polícia Militar do RN pela eficácia no transporte do interior para a capital potiguar.

Bolsonaro informou também que por enquanto não há necessidade de uma nova cirurgia e que está se recuperando bem. Ele também agradeceu aos brasileiros pelas orações.

Leia a íntegra da publicação abaixo:

Sigo internado no Hospital Rio Grande, em Natal, após sentir fortes dores abdominais durante a agenda que cumpria no interior do Rio Grande do Norte.

– A causa foi uma complicação no intestino delgado, consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018.

– Graças a Deus, meu quadro está estável e sigo me recuperando, sem febre e com boa evolução clínica. A última informação que temos é de que, por enquanto, não há necessidade de uma nova cirurgia.

– Agradeço de coração aos médicos e enfermeiros dos hospitais de Santa Cruz e de Natal, que me atenderam com rapidez, dedicação e competência, bem como a eficiência no transporte realizado pela Polícia Militar/RN.

– Em um primeiro momento, fui prontamente acolhido no Hospital Municipal Aluízio Bezerra, em Santa Cruz, e depois transferido para o Hospital Rio Grande, em Natal, onde sigo internado.

– Também agradeço a todos os brasileiros pelas orações, mensagens e demonstrações de carinho.

– Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância.

– Com a ajuda dos médicos e a proteção de Deus, em breve estarei de volta, pronto para retomar minha missão de percorrer as cinco regiões do Brasil.

– Seguimos firmes. Com serenidade, confiança e muita fé em Deus.

– Jair Bolsonaro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “Ele está bem”, diz Rogério Marinho sobre estado de saúde de Bolsonaro

Imagens: Via Certa Natal

O Senador Rogério Marinho afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro “está bem”, entreviste concedida à imprensa no Hospital Rio Grande. O senador confirmou que o ex-presidente havia confessado ter sentido dores na noite de quinta-feira (10).

Rogério Marinho também falou sobre o momento em que Bolsonaro passou mal e respondeu a outros questionamentos feitos pelos jornalistas.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

MP arquiva inquérito sobre alunos de Medicina que simularam masturbação em jogo de vôlei feminino em SP

Imagem: reprodução

O Ministério Público de São Paulo arquivou o inquérito policial que investigava estudantes de Medicina que simularam uma masturbação coletiva durante uma partida de vôlei feminino, realizada em uma festa universitária em abril de 2023.

O promotor responsável pelo caso informou que nenhuma das testemunhas ouvidas identificaram os autores dos atos obscenos. As duas perícias realizadas nos vídeos que circularam nas redes sociais também não apontaram quais seriam os alunos envolvidos “devido à baixa qualidade da gravação”.

À época, de acordo com o MP, a universidade chegou a expulsar 15 alunos que supostamente estariam envolvidos no caso. O promotor que analisou o caso disse, contudo, não ter achado plausível a explicação dada pelo reitor da Universidade de Santo Amaro (Unisa) para punir os estudantes. Alguns deles foram identificados e expulsos após denúncia anônima.

A universidade foi notificada e pode recorrer da decisão.

— Mesmo com o inquérito não finalizado, pedi diligencias para agilizar a apuração e identificar os autores. Pedi para ouvir as jogadoras de vôlei, pessoas da atlética e da universidade e ninguém identificou os autores. Comparamos as fotografias com as imagens do vídeo, mas a perícia não concluiu quem eram os autores. Então, ficou só o relato da faculdade, que julguei insuficiente para prosseguir com o inquérito após dois anos do ocorrido. Foi arquivado não porque não teve crime, mas porque os autores não foram identificados após dois anos — disse o promotor Marcelo Buffulin Mizuno.

Relembre o caso

Nas imagens que repercutiram, cerca de 20 homens aparecem correndo na quadra com as calças abaixadas. Eles simulam uma “Volta Olímpica” enquanto tocam suas partes íntimas. Já em outro vídeo, é possível ver a presença dos estudantes em uma plateia assistindo ao jogo feminino e simulando a masturbação.

Na época, a Unisa disse que também levou o caso para as autoridades e que vai colaborar com as investigações e providências cabíveis. Por fim, a universidade repudiou o comportamento dos alunos.

A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação para identificar suspeitos de praticarem atos obscenos durante os jogos universitários ocorridos em São Carlos, entre os dias 28 de abril e 1º de maio.

O ministro da Educação, Camilo Santana, repudiou o episódio de “masturbação coletiva”. Em nota, o MEC afirmou ter notificado a instituição de ensino sobre a ocorrência. “É inadmissível que futuros médicos ajam com tamanho desrespeito às mulheres e à civilidade”, escreveu no perfil da redes social X.

Segundo o Ministério da Educação, a Unisa foi notificada “para apurar quais as providências tomadas pela Unisa em relação aos fatos ocorridos, sob pena de abertura de procedimento de supervisão e adoção de medidas disciplinares”.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Tomate, ovo e café mais caros: alimentação faz Brasil ter maior inflação para março em 2 anos

Foto: Freepik

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, mostra que os preços subiram 0,56% em março, conforme dados divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Inicialmente, o IBGE informou que esse era o maior patamar do IPCA para um mês de março desde 2003, há 22 anos. Depois, no entanto, corrigiu a informação, dizendo que é o maior índice para o mês desde 2023, há dois anos, quando os preços subiram 0,71%.

O resultado representa uma desaceleração de 0,75 ponto percentual (p.p.) da inflação em relação a fevereiro, quando a alta foi de 1,31%. No ano, o IPCA acumula alta de 2,04%.

Já no acumulado em 12 meses, a inflação registra um avanço de 5,48%. O número está acima do teto da meta do Banco Central do Brasil (BC), que é de 3% para a inflação anual, e será considerada cumprida se ficar em um intervalo entre 1,50% e 4,50%.

Imagem: g1

A inflação de março veio totalmente em linha com as expectativas do mercado financeiro, que esperavam exatamente essa alta de 0,56% nos preços.

Todos os nove grupos pesquisados pelo IBGE tiveram alta nos preços no mês, com destaque para Alimentação e bebidas, que subiu 1,17% e foi o responsável pelo maior impacto (0,25 p.p.) no índice, respondendo por cerca de 45% do IPCA de março.

Contribuíram para esse resultado as altas do tomate (22,55%), do ovo de galinha (13,13%) e do café moído (8,14%).

Com isso, o índice de difusão do IPCA de março foi de 61%, o mesmo observado em fevereiro, e uma redução em relação à janeiro. Esse índice mostra quanto a inflação está espalhada ou concentrada em determinados itens — e uma redução demonstra que a pressão inflacionária foi mais concentrada que no período anterior.

Veja o resultado dos grupos do IPCA em março

  • Alimentação e bebidas: 1,17%;
  • Habitação: 0,24%;
  • Artigos de residência: 0,13%;
  • Vestuário: 0,59%;
  • Transportes: 0,46%;
  • Saúde e cuidados pessoais: 0,43%;
  • Despesas pessoais: 0,70%;
  • Educação: 0,10%;
  • Comunicação: 0,24%.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Com câncer, Netinho anuncia que fará transplante de medula

O cantor Netinho, 58, contou em suas redes sociais nesta sexta-feira (11) que precisará passar por um transplante de medula após finalizar seus ciclos de quimioterapia.

De acordo com o artista, já foram feitas duas fases do tratamento e serão seis no total. “No final haverá o transplante de medula e serei o doador para mim mesmo. Está tudo dando muito certo, vamos que vamos”. Ele está internado no hospital Aliança Star em Salvador, na Bahia.

Netinho foi diagnosticado com um linfoma em fevereiro e está mostrando as etapas do tratamento aos seus seguidores.

Ele artista foi internado no dia 26 de fevereiro e recebeu alta no dia 21 de março, mas voltou a ser hospitalizado para iniciar a segunda fase do tratamento oncológico.

Recentemente, Netinho alertou os seguidores, avisando que está bloqueando contas que insistem em sugerir possíveis soluções para o câncer nos comentários de suas publicações.

Em 2013, Netinho foi diagnosticado com pequenos tumores benignos no fígado — na época, o resultado da biópsia descartou o câncer

CNN Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

Vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas seria o pivô do escândalo do cartel no DF

Vice-presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF), o médico José Silvério Assunção é apontado como o principal articulador do suposto cartel que, segundo as investigações, controla há anos o mercado de anestesiologia na capital federal.

Ele foi um dos principais alvos da operação “Toque de Midaz”, deflagrada nesta quinta-feira (10), que cumpriu sete mandados de busca e apreensão em sua residência de alto padrão em Brasília. A investigação, conduzida pela Draco com apoio do MPDFT, aponta que o grupo adotava práticas anticompetitivas, manipulação de honorários, coerção a médicos dissidentes e lavagem de dinheiro.

Em 2006, ele foi condenado por erro médico grave após deixar uma paciente em estado vegetativo durante um procedimento cirúrgico no Hospital Santa Lúcia. A paciente permaneceu nesse estado por 12 anos, até sua morte, em 2018. A Justiça reconheceu que houve negligência no caso, já que o anestesista não acompanhou a paciente durante a recuperação anestésica — etapa considerada crítica no processo. A condenação foi confirmada por todas as instâncias, incluindo o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo as investigações, a cooperativa impedia a atuação de anestesistas que não faziam parte do grupo, controlando escalas em hospitais públicos e privados e firmando contratos exclusivos com operadoras de saúde — com valores acima da média do mercado e sem margem para negociação.

A estrutura operava com organização estável, divisão de funções entre os integrantes e estratégias sistemáticas para eliminar concorrência. Outro nome citado na investigação é o do médico Pablo Pedrosa Guttenberg, também da Coopanest-DF.

Em nota oficial, a cooperativa negou qualquer irregularidade e afirmou que irá comprovar a legalidade de suas atividades. O CRM-DF informou que acompanha o caso, que também pode gerar processos nas esferas civil, criminal e administrativa.

Os investigados poderão responder por organização criminosa, formação de cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

ESCÂNDALO NA SAÚDE: “Cartel de anestesistas” pode estar espalhado pelo Brasil

A operação deflagrada nesta quinta-feira (10), em Brasília, contra um suposto cartel de anestesistas, caiu como uma bomba entre médicos e investidores do setor de saúde em todo o país. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra membros da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF), suspeita de comandar um esquema criminoso que há anos domina o mercado de anestesiologia na capital federal. As acusações são gravíssimas e alimentam o temor de que o mesmo modelo esteja sendo replicado em outros estados.

Batizada de “Toque de Midaz” — em referência ao rei Midas, figura mitológica associada à ganância, e ao sedativo Midazolam — a operação é resultado de uma investigação conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com apoio da Divisão de Inteligência Policial (Dipo) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). O grupo investigado é acusado de práticas anticompetitivas, coerção física e psicológica, manipulação de honorários médicos e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, o grupo controlava de forma exclusiva as escalas de anestesistas em hospitais públicos e privados do DF, restringindo o acesso de profissionais que não integravam a cooperativa. Médicos que tentavam atuar de maneira autônoma eram ameaçados com descredenciamento, exclusão da rede e até violência moral. Há relatos de pressão psicológica e intimidação sistemática, inclusive com tentativas de boicote à atuação profissional dos dissidentes.

A apuração aponta que o cartel firmava contratos exclusivos com operadoras de saúde, impondo valores acima da média do mercado, sem margem para negociação. A ausência de concorrência legítima gerava distorções nos custos repassados a hospitais e pacientes. A estrutura operava com alto grau de organização e estabilidade, com divisão de funções entre os integrantes e estratégia clara de exclusão de concorrentes.

Entre os alvos da operação está o médico José Silvério Assunção, atual vice-presidente da Coopanest-DF, apontado como um dos principais articuladores do esquema e o anestesiologista Pablo Pedrosa Guttenberg. Ambos teriam papel ativo na articulação de contratos, no cerceamento à concorrência e na consolidação do monopólio da Coopanest-DF.

A cooperativa nega as acusações e em nota afirma que “nunca houve e não há cartel ou qualquer outra irregularidade por parte da Coopanest-DF e seus diretores” e acrescentou que “irá comprovar, mais uma vez, a integral regularidade e o compromisso ético dos trabalhos prestados aos seus cooperados por mais de 40 anos”.

O Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) também se pronunciou. Em nota, esclareceu que denúncias recebidas são objeto de sindicâncias, que podem ou não resultar em processos ético-profissionais. A entidade ressaltou que os trâmites seguem em sigilo e que as esferas criminal, civil e administrativa atuam de forma independente.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça atende pedido do SHRBS-RN e suspende aumento da taxa de vigilância sanitária a hotéis, restaurantes, bares, motéis e casas de eventos

Uma decisão judicial da 1ª Vara de Execução Fiscal e Tributária de Natal assegurou aos hotéis, restaurantes, bares, motéis e casas de eventos de Natal a suspensão do reajuste da taxa de vigilância sanitária, cujo valor poderia chegar a R$ 12mil.

A ação foi proposta pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do RN (SHRBS/RN) ao defender que a Lei Complementar Municipal n. 250, publicada em 24 de dezembro de 2024, que aumentou os valores da taxa de vigilância sanitária – sem qualquer justificativa – enfrenta obstáculos legais que impedem a sua aplicação, citando como exemplos empresas que tiveram, de um ano para o outro, o aumento da taxa de R$ 1.216,06 para R$ 12.494,40, revelando o excesso tributário.

Com a decisão, o Sindicato assegurou a suspensão da aplicação da nova tabela imposta pelo Município aos seus associados, mantendo os valores do ano passado. Para a presidente do SHRBS/RN, Grace Gosson, “essa decisão representa uma vitória importante para a categoria, porque esse reajuste desproporcional, que elevou em mais de 10 vezes a taxa sanitária, impacta diretamente no caixa das empresas associadas, especialmente em um contexto de recuperação econômica pós-pandemia”.

O Sindicato orienta que, as empresas interessadas, entrem em contato para garantir o acesso aos benefícios da decisão.

Ela ressaltou, ainda, a importância do associativismo como unidade de força do setor empresarial. “Essa conquista reforça o papel da Entidade de classe empresarial mais antiga do Estado na defesa dos interesses coletivos, o que demonstra a importância da organização sindical para enfrentar medidas que prejudicam o empresariado potiguar”, concluiu.

Opinião dos leitores

  1. Hotéis, restaurantes, bares, motéis e casas de eventos de Natal devem fazer o A de Álvaor Dias que deu esse “presente” para eles. Criou mais um imposto e todo mundo ficou caladinho!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *