A Polícia Federal deflagrou nesta segunda-feira (5), a Operação Greenfield que investiga a “gestão temerária e fraudulenta” de quatro dos maiores fundos de pensão do país: Funcef, Petros, Previ e Postalis. Segundo a investigação, os investigados teriam desviado R$ 8 bilhões e, por isso, a Justiça determinou o sequestro e o bloqueio de 90 imóveis, 139 automóveis, uma aeronave, além de valores em contas bancárias, cotas e ações de empresas e títulos mobiliários.
A ordem judicial, da 10ª Vara Federal, de Brasília, também determinou o sequestro de bens e o bloqueio de ativos e de recursos em contas bancárias de 103 investigados.
A ação é conjunta da PF com o Ministério Público Federal, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – Previc e a Comissão de Valores Mobiliários – CVM.
Estão sendo cumpridos sete mandados de prisão temporária, 106 de busca e apreensão e 34 de condução coercitiva nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Amazonas, além do Distrito Federal.
A PF aponta que a ação é ancorada em dez casos revelados a partir do exame das causas dos déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão. Entre os casos, oito são relacionados a investimentos realizados de forma temerária ou fraudulenta pelos fundos de pensão, por meio dos FIPs (Fundos de Investimentos em Participações).
“Durante as investigações, alguns núcleos criminosos restaram configurados: o núcleo empresarial, o núcleo dirigente de fundos de pensão, o núcleo de empresas avaliadoras de ativos e o núcleo de gestores e administradores dos FIPs”, informa a Federal em nota.
Os investigados responderão, na medida de suas participações, por gestão temerária ou fraudulenta, além de outros crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, previstos na lei nº 7.492/86.
Participam da operação cerca de 560 policiais federais, além de 12 inspetores da CVM, quatro procuradores federais da CVM, oito auditores da Previc e sete procuradores da República.
O nome da operação faz alusão a investimentos que envolvem projetos incipientes (iniciantes, em construção), ainda no papel, como se diz no jargão dos negócios. O contrário de investimentos Greenfield é o Brownfield, no qual os recursos são aportados em um empreendimento/empresa já em operação.
A Operação Greenfield é um dos desdobramentos da investigação iniciada há um ano e meio e tem como base dez casos descobertos a partir da análise das causas dos déficits bilionários apresentados pelos fundos de pensão.
Com informações do Estadão Conteúdo

tomem, os senhores pensionistas e aposentados, que continuam defendendo o governo do pt!
Será que a APLUB também está nesse rolo?
O PT é uma ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA ORCRIM DITO FALADO E ESCRITO NO JULGAMENTO DO MENSALÃO. Ainda falta Petrolão, Lava Jato, Fundos de Pensão, BNDES, ESTATAIS, Belo Monto, Setor Energético,… O PT quebrou o Brasil, O PT faliu o Brasil.
Será que tem alguém ligado ao PT envolvido? Acho que não, considerando que Lula e o PT estão agindo como se nada estivesse acontecendo, exceto o "golpe" em Dilma.
O PT continua sem falar em DESEMPREGO e CORRUPÇÃO, pedindo votos como se NÃO FOSSEM a ESCÓRIA POLÍTICA BRASILEIRA.
Por sinal ontem os petistas fizeram manifestações em algumas cidades mostrando os 5% que eles representam hoje.
Você está sendo muito bonzinho. É importante dizer que não são manifestações democráticas. São badernas, arruaças, demonstrações de vandalismo que bem poderiam ser enquadradas como terrorismo. Essa corja tem que pagar pela destruição do nosso Brasil.