Saúde

GRAVE: Medico do Walfredo faz desabafo forte sobre o "caos" na saúde do RN. "Falta tudo"

O medico Hausemann Morais, usou sua página no Facebbok para fazer um desabafo sobre a situação da saúde no RN, esse desabafo vem causando grande repercussão nos grupos no whattsapp, com a palavra a secretaria de saúde do RN que vem mostrando diariamente através de releases e fotos que o trabalho vem avançando. O desabafo do medico é forte e precisa de uma explicação:

Medico Walfredo

Antes de iniciar esse breve relato gostaria de deixar claro que sou apartidário e não o faço com qualquer intenção política.

Sou ortopedista formado na UFRN há 08 anos, ortopedista há 04 anos. Apesar de parecer uma carreira curta já fui plantonista de diversas emergências em Pernambuco, atualmente em Natal-RN, cidade menor do que Recife, mais tranquila, com região metropolitana com população quatro vezes menor do que a da capital pernambucana. Morar em Recife não foi fácil pois aquela cidade já nos oferece todos os problemas de uma cidade grande, violência nas ruas, no transito, superlotação hospitalar, subfinanciameno do SUS, etc.

Já fui plantonista nas maiores emergências do estado pernambucano e vos asseguro, achei que já tinha visto de tudo. Mas mesmo com as dificuldades inerentes a saúde, nunca tive medo que me faltasse atendimento numa eventual emergência. Hoje, morando em Natal, venho testemunhando há anos situações no mínimo absurdas: falta de fixador externo, falta de gases, falta de luvas, falta de fios de aço, falta de vagas de UTI, tanta coisa e ainda ter que ver mentiras na TV para disfarçar ou maquiar o caos. Sabado 29/03/2014 durante mais um plantão no Hospital Walfredo Gurgel, aconteceu algo que extrapola o absurdo, não tenho definição para isso ainda. Atendi, prontamente, um paciente com uma grave lesão no joelho, uma luxação exposta, sem pulso. Pedi a enfermeira do centro cirúrgico para entrar em contato com o cirurgião vascular e iniciei o procedimento. Foi colocado um fixador externo para estabilizar as articulações envolvidas. Em minutos a enfermeira informa que NÃO HÁ vascular na escala.

O hospital Walfredo Gurgel, único hospital do estado que poderia atender um politraumatizado em sua plenitude, não dispunha de cirurgia vascular. Amigos, além de termos de lidar com a falta de salas de cirurgia o suficiente para atender a demanda do estado inteiro, nos deparamos com a situação de  precisarmos de cirurgião vascular e simplesmente é confirmado que não há. E agora? Solicitei que o paciente fosse removido para outro estado, o que me foi informado que não seria possível, pela própria direção. Talvez os senhores não tenham dado conta da gravidade sobre a que ponto chegou a saúde do RN. Eu temo! Por mim, por meus familiares, por meus amigos e pelos meus futuros pacientes. Temo muito!

Somos expostos a essa roleta russa da violência das ruas e a qualquer momento podemos ser vítimas dessa roleta russa da saúde do RN. E se você tem seu plano de saúde e acha que isso tudo não é com você, esta enganado. No RN não há um pronto-socorro com equipe de politrauma para atendimento emergencial disponível nos hospitais privados. Somente o Hospital Walfredo Gurgel dá condições de te retirar de um risco iminente de morte numa situação de agravo: acidente ou agressão. Corrigindo, não da mais condição. Agora está assim. Salve-se quem puder. Cuidado! Redobrado! Afinal você está no RN, a próxima vítima desse caos pode ser você. A Copa? Não se preocupem, não vai faltar nada. Mas a Copa acaba em junho e a roleta volta a girar…

Assinado: Hausemann Morais CRM 5314

 

Opinião dos leitores

  1. Parabéns dr Hausemann pois o sr realmente faz o que faz com amor.pois jamais vi uma pessoa que trabalha em um serviço público com total empenho como te vi ,atendendo no walfredo vc realmente nasceu pra essa profissão que Deus te abençoe e conte com minha força!
    #soucomHausemann.

  2. Realmente sou PROVA, em presente estou internado a uma semana e vejo a preocupação do dr. HAUSEMAN MORAIS, com seus pacientes quanto a transferência p concretizar as cirurgias!!! Ate este momento ninguem se preocupou com minha situacao a nao ser o Sr. Dr.PARABÉNS !!!!!! WAGNER FIALHO, paciente 4 andar 437

  3. o Brasil precisa de herois como você, não te conheço mas já sou sua fã número um.
    Parabéns!!!!!!!!!!!!!!

  4. eu sou testemunha do esforço deste profisional e de toda equipe de ortopedista do hosp. declecio marques em parnamirim é simplismente um absurdo o que passamos lá fica aqui a minha revolta

  5. UMA ATITUDE CERTA É O MINISTÉRIO PÚBLICO MANDAR PRENDER O DIRETOR DO ESTABELECIMENTO PARA QUE CHEGUE OS MATERIAIS QUE ESTÃO FALTANDO. AFINAL , SE NÃO TEM CONDIÇÃO DE MANTER ABERTO, QUE FECHE………………….
    É MELHOR MORRER EM CASA DO QUE NUM PROJETO D E HOSPITAL.
    TINHA QUE TAMBÉM PRENDER A GOVERNADORA POR ABUSO, ARBITRARIEDADE E POR DEIXAR A POPULAÇÃO NUMA CONDIÇÃO NADA FAVORÁVEL A VIDA. POIS DINHEIRO TEM, O QUE FALTA É O INTERESSE EM RESOLVER A PROBLEMÁTICA…………………

  6. Dr. Hausemann Morais,
    Faço minha as tuas palavras. Passei 20 dias com minha mãe no Walfredo Gurgel e como o Dr. falou: "E se você tem seu plano de saúde e acha que isso tudo não é com você, está enganado." Quero acrescentar que também “particular” nessas situações os hospitais não recebem paciente também. Sofri muito com minha mãe com um coágulo no cérebro proveniente de um medicamento receitado pelo médico cardiologista dela que quase a levou a óbito. Esse mesmo médico nos encaminhou para o Walfredo e quando chegamos lá nos foi informado pelo médico de plantão neurocirurgião que a minha mãe não poderia se submeter a uma cirurgia momentânea por causa desse medicamento. Teria que passar dias para poder se submeter a essa cirurgia. Eu e meus irmãos nos apavoramos, estávamos no corredor da morte. Falamos com o médico e pedimos transferência para um hospital particular. Nossa surpresa foi maior: as únicas informadas pelo médico foi Promater e Casa de Saúde S. Lucas. Levamo-la para a Promater e fomos barrados na recepção mesmo. Esse hospital não atendia esse tipo de cirurgia. Corremos para O Hosp. S. Lucas. Foi outro desespero. Não queriam nos atender. A priori tivemos que desembolsar uma grande quantia e o pesadelo não parou por aí, estávamos pagando a diária de um hospital sem nos oferecer médicos para socorrer a minha mãe. Acho que queriam que a mesma chegassem até a UTI para sair morta de lá e nós endividados até o cabelo. Tivemos que voltar para o Walfredo e para isso foi outro pesadelo, o Hospital não queria liberar minha mãe, ela já em coma. Com muito sacrifício a tiramos de lá, voltamos para o corredor da morte, já estávamos aceitando aquela situação, tinha que aceitar e com nossa mãe já inconsciente uma enfermeira quase aplicava uma injeção na veia de minha mãe que era para outra paciente. “Quase” por pouco, ela já ia enfiando a agulha quando outra enfermeira falou que não era para ela… No meio desse tormento foi realizada a cirurgia por uma equipe maravilhosa, incluindo Dr. Ródio. Minha mãe sobreviveu, mas quem ficou com as sequelas do Walfredo Gurgel fui eu, com o caos pós-cirúrgico. Nos leitos os acompanhantes fazem o papel das enfermeiras, até para lavar a sonda que alimenta o paciente nós somos obrigadas a fazer e o pior é feito bicho mesmo o tratamento com os doentes a céu aberto para as infecções hospitalar! Paro por aqui, mas tem muita coisa, muita coisa errada ali dentro.

  7. Obrigada Dr Hausemann por contribuir para o conhecimento da população.
    Se, pelo menos, os médicos que atuam nos hospitais públicos de Natal agissem como você e o DrJeancarlo Cavalcante enfrentando o Sistema e denunciando o que de fato acontece, a probabilidade de mudança seria maior. Mas ainda acredito que esta mudança possa acontecer!!!

  8. Lamentável o RN chegar a uma situação dessa. O que todo mundo já sabia, eis agora a prova maior, ter plano de saúde em caso de urgência não serve pra nada no RN. Fica difícil analisar uma situação dessa e não atribuir culpados. Você logo se remete a quais famílias governam este estado?? como pode isso acontecer?? é simples, deputado federal e senador os quais vc vota no RN, não moram aí, eles moram em Brasília.
    É humilhante uma situação dessa, se vc com plano de saúde já enfrenta esse tipo de problema, agora imagine a situação de um indivíduo pobre, sem escolaridade. Ele come o pão que o diabo amassou.
    Espero que essa realidade mude, mas o prognóstico não é nem um pouco animador.
    #AcordaRN #RNpadece

  9. Parabens Dr. Hausemann pela sua atitude, estava mesmo precisando de al
    guem com coragem para dizer a verdade a esse verno vergonhoso que nos temos. Nao sei onde vamos parar com tantas
    mentiras, demagogias, falta de respeito e humanidade. Faço parte do quadro de funcionario e vejo todos os dias

  10. Cade o ponto eletrônico? Nunca vi ponto eletrônico funcionar para médico! Trabalho no João Machado e lá tem psiquiatra um vez perdida e quando tem, ou qdo ligam e querem medicar por telefone. O ponto eletrônico de la é insento parados médicos. Pq????? PALHAÇADA!!! #FORAROSALBAJA #FORAROSALBAJA

    1. Parabéns, Dr. Hausemann Morais pelo desabafo. Trabalho há 17 anos no HMWG e é sempre a maior dificuldade na falta de medicamentos e materiais médicos. Mas no governo de Rosália, triplicou. O que era péssimo ficou inimaginável pior. Mas agora querem Vilma de volta. E tudo continua na mesma. INFELIZMENTE!

  11. É lamentável!Mas a saúde no RN a muito tempo que morreu,só esqueceram de enterrar.
    Que vergonha!!E depois vem com discursos ,puro circo,palhaçada ridícula.E ainda temos que ver e ouvir em palanques antecipados:PALAVRAS,PALAVRAS,APENAS PALAVRAS…A população precisa acordar.qualquer um de nós podemos ser o próximo,o "escolhido" a morrer à míngua.Enquanto isso a gestão gerúndio continua:providenciando,estudando,planejando,gastando.desviando,manipulando e EXECUTAR E RETROALIMENTAR …SÃO AÇÕES PIFIAMENTE REALIZADAS ?OU REALIZANDO?NUNCA,JAMAIS…AJA ESTÔMAGO…

  12. Dr.Hausemann, parabens pela decencia de nos mostrar como de fato anda a saude no RGN. E inaceitavel essa situacao e mesmo sem compreender nada de tesouro do estado e das financas estaduais e federais, eu muito queria saber como funciona uma vez que existe dinheiro para o superfulo.

  13. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que está tomando medidas no sentido de suprir a carência de profissionais na especialidade de cirurgia vascular no Hospital Walfredo Gurgel. A escala era formada por médicos estatutários, sendo complementada por cooperativa médica.

    A partir do mês de março, a Sesap passou a cobrar dos médicos cooperados o cumprimento dos plantões de forma presencial, conforme rege o contrato, e não em regime de sobreaviso, como vinha acontecendo. Foi dada a opção aos médicos de manterem a escala completa pela cooperativa, com a condição de cumprimento dos plantões presenciais, mas a cobrança resultou na recusa dos médicos cooperados em complementar a escala, o que culminou na necessidade da reformulação da escala interna do hospital.

    Para garantir a assistência à população, os médicos que estariam de plantão na enfermaria nos dias 29, 30 e 31 de março, para evolução do quadro de saúde dos pacientes internados, foram remanejados para o Pronto-Socorro. Porém, ocorreu que o médico escalado para o plantão noturno do sábado (29) não compareceu por motivo de doença. O servidor tem o prazo de 72 horas para apresentar atestado médico, o que está sendo monitorado pela direção do hospital.

    Em mais uma tentativa de garantir a assistência em cirurgia vascular na noite do sábado, decidiu-se pelo remanejamento do profissional escalado para a segunda-feira (31), em caráter de urgência e considerando a necessidade do serviço, mas o mesmo não foi localizado mesmo após várias tentativas de contato pelo hospital.

    A Sesap reconhece o déficit de profissionais nesta especialidade e afirma que concluiu o dimensionamento para realização de um novo concurso público, cujo processo já foi deflagrado e está em fase de dotação orçamentária. Informa ainda que a escala do mês de abril encontra-se completa com os médicos estatutários, havendo um profissional de plantão nas 24 horas do dia.

    O paciente citado em nota divulgada nas redes sociais foi submetido a procedimento cirúrgico pelo ortopedista na noite do sábado e na manhã de hoje (31) foi avaliado por um cirurgião vascular e encontra-se estável.

    A Secretaria lamenta que o relato do ocorrido tenha provocado pânico à população e acredita que este fato isolado não irá anular todos os avanços já conquistados na saúde pública do Rio Grande do Norte, que precisam ser divulgados aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma transparente.

    1. A SESAP tem que se pronunciar a respeito do CAOS sobre a falta de condições de Trabalho, e não ficar batendo na mesma tecla que é de estar monitorando e convocando TODOS OS SERVIDORES para preencher vagas. Se na escala conter 100 médicos não vai resolver NADA se FALTA estruturas, medicamentos, materiais de expediente, espaço de acordo com a COVISA em armazenagem de produtos e medicamentos. Uma unidade não funciona só com um segmento de SERVIDORES, tem que ser formado uma equipe que seja consciente do objetivo, motivando-os a agirem desta forma, mas o que a SESAP sabe fazer é PUNIR e nunca ELOGIAR, e isto é ruim para qualquer entidade formada por pessoas que pensam e tiram conclusões, ninguém é ROBÔ para executar "COMANDOS". Quem sai perdendo com esta falta de visão são os USUÁRIOS, ao qual os SERVIDORES também se encaixam neste. UM FORTE ABRAÇO, E ESTEJAM COM DEUS.

    2. Quais avanços?
      Perseguição, autoritarismo e falta de gestão. Não é a toa que os hospitais estão ficando sem profissionais (Toda equipe de saúde).

    3. "A Secretaria lamenta que o relato do ocorrido tenha provocado pânico à população e acredita que este fato isolado não irá anular todos os avanços já conquistados na saúde pública do Rio Grande do Norte, que precisam ser divulgados aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma transparente".
      Fato isolado????? Fato que foi denunciado, mas há muito mais casos iguais a esse ou pior que ficam restritos às paredes do pronto socorro em questão. Restrito aos pacientes que sofrem com a falta de médicos, de materiais de assepsia, de medicação, de macas, camas etc.
      Obrigada Dr Hausemann por contribuir para o conhecimento da população.
      Se, pelo menos, os médicos que atuam nos hospitais públicos de Natal agissem como você e o DrJeancarlo Cavalcante enfrentando o Sistema e denunciando o que de fato acontece, a probabilidade de mudança seria maior. Mas ainda acredito que esta mudança possa acontecer!!!

  14. Ao Dr. Hausemann – por quem tenho admiração especial – parabéns pelas palavras verdadeiras, coerentes e lúcidas…que espelham a nossa triste realidade. Fransquinha/Deco tá orgulhosa por seu ato de desbravamento e coragem!

  15. FALOU TUDO NOSSO DR.HAUSEMAN,FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DELE,VERDADES QUE A POPULAÇÃO TEM DE SABER,SEM CONTAR COM A FALTA DE COISAS QUE IMPROVISAMOS PARA O BEM DOS PACIENTES,…QUEM ESTAR DE FORA FICA FALANDO QUE O HOSPITAL É UM MATADOR,FICO INDGNADA COM ESSE TERMO QUE BATIZAM O WALFREDO,MAIS NÓS FUNCIONARIOS É QUEM SABEMOS DE TODAS AS DIFICULDADES QUE TEMOS DE ENFRENTAR NO DIA A DIA PARA MELHOR ATENDIMENTO AO PACIENTE.

  16. Galera, menos, por favor!
    A atitude do jovem médico é louvável, angustiante e séria. Sabemos que se tudo isso ocorreu no Walfredo, imagine nos outros hospitais. Como ele bem falou, nós, usuários dos planos de saúde estamos na mesma condição, pois não há equipes de politraumas em hospitais privados.
    Outros médicos já gritaram, ficaram até sem voz, literalmente! Mas, nada mudou!
    Só nos resta ficarmos acuados dentro de casa p não sofrermos com o caos instalado.
    De sorte que temos a proteção do Altíssimo!
    De resto é pedir, gentilmente, que não esfaqueiem a nossa pobre língua portuguesa.
    Todos querem meter o pau nos comentários, mas findam matando a coitada da língua, a qual nascemos.
    Outro fato inusitado será o resultado das próximas eleições! (fato) Aqui metem o pau na doida da gestora estadual, mas elegerão o que temos de mais sórdido nesse RN, os últimos governadores que mataram o walfredo, o clóvis, os interiores e embolsaram muito grana, pior, as nossas custas.
    Triste não é ler o relato desse médico, triste é começar a lembrar que essa chapona irá governar o nosso estado.
    Aí sim, iremos ouvir esses relatos durante todos os finais de semana dos próximos 04 anos e depois.
    O problema do brasileiro é a memória curta e contentar-se com o pouco.
    #acordaRN

  17. PARA TODOS QUE TEM AMOR AO PROXIMO,E CRER QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS EXISTE ALGUEM EM ALGUM LUGAR QUERENDO TRABALHAR E HONRAR A SUA PROFISSÃO. PARABÉNS DR: HAUSEMANN MORAIS.GRANDE EXEMPLO DE PROFISSIONAL DE CIDADÃO E DE SER HUMANO.

  18. PARA TODOS QUE TEM AMOR AO PROXIMO,E CRER QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS EXISTE ALGUEM EM ALGUM LUGAR QUERENDO TRABALHAR E HONRAR A SUA PROFISSÃO. PARABÉNS DR: HAUSEMANN MORAIS.GRANDE EXEMPLO DE PROFISSIONAL DE CIDADÃO E DE SER HUMANO.

  19. Meus efusivos parabéns ao médico não pela coragem de nos informar do estado lastimável da saúde no RN, mas sim por trabalhar num ambiente que simplesmente lhe falta tudo. É como se eu, contador, "trabalhasse" sem computador e calculadora. O que temos que fazer como cidadãos conscientes é votar CERTO, pois esta é a nossa arma!

    1. Cadê a intervenção do Ministério Público?
      Estão esperando acontecer o que?

  20. PARABÉNS A ESTE MEDICO, ATÉ QUE ENFIM ALGUEM FALOU A VERDADE E NÃO MASCAROU A REALIDADE DA SAÚDE. PARABÉNS
    AGORA SÓ FALTA ALGUM OPORTUNISTA FALAR AO CONTRARIO PARA APARECER NA MIDIA

  21. Com a palavra a Governadora………….. Não está????
    Com a palavra o Secretário de Saúde do RN………. Não está?????
    Com a palavra o Ministério Público…………………………………….. Vamos aguardar.

    1. P.S.: Deveria ser enviada cópia desta matéria para a FIFA e as Confederações dos países que irão jogar aqui em Natal.

  22. INTERVENÇÃO JÁ!
    Somente uma intervenção no Governo do Estado poderá nos mostrar o que de fato anda acontecendo nessa administração desastrada que já possui a FUNDAC sob intervenção, Greves nos setores de Saúde, Segurança e ITEP e acabou de sair de uma com a Educação (que só teve seus direitos garantidos na pressão).
    Respondendo a mais de três Processos por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, responsabilizada pelo descalabro e absurdo estelionato eleitoral de Mossoró em parceria com Claudia Regina e Ivanaldo (empresário preso – principal investidor da campanha), e totalmente isolada institucional e politicamente,; o que mais se espera desse Governo?
    Triste fim da Rosa de Mossoró!

  23. Parabens querido Médico pela sua iniciativa e coragem de mostrar a população do RN quem e os govenantes, apesar de saber que apartir de agora vc será excomungado e possivelmente perdera seu cargo no Walfredo. Tudo q vc relatou e a mais pura, dura, nua e crua realidade, salve-se quem puder. Eita Brasil velho sem jeito. Estamos todos condenados ao descaso e aos ladões politicos. Quando vamos parar de colocar esses ladões no poder?

  24. Meus parabens ao Dr Hausemann Morais agora pelo seu depoimento voce correrá o risco de responder um a inquerito , mais para os gonvernantes nada acontecera com certeza.
    Isto mais uma vez mostra quem é , alguns politicos que adimistram o nosso estado e o nosso país.
    Isto , que voce relata , vale mais do que essas manifestacoes de baderna que acontece nas cidades.

    1. Bom seria que só este hospital estivesse nesta situação "falta t

    2. Bom seria que só fosse este hospital nesta situação de "falta tudo", aonde quer que vc vá,nos setores de todos os órgãos do estado do RN "falta tudo"…a começar pelas estruturas físicas,muitas parecem que vão desabar na cabeça dos funcionários,o hospital regional Tarcísio Maia não é diferente do Walfredo,é lastimável mas verdadeiramente um caos.Visitem o banco de leite e lá vocês verão que nem um autoclave tem,uma tremenda barbaridade,nem sequer tem um carro disponível para buscar o leite das nutrires que doam o seu leite para tantas crianças que precisam,a estrutura física horrível,falta tudo,tudo,tudo,sem exageros,passaria a noite inteira aqui relatando e ainda assim não concluiria a falta de …

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Gabriel Farrel, CEO da pizzaria Borda e Lenha, morre em salto de paraquedas

O empresário Gabriel Farrel Cortes, 31, fundador da franquia de pizzarias Borda e Lenha, morreu após saltar de paraquedas na região da Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio de Janeiro, na manhã deste domingo (14).

Segundo informações da Polícia Civil, o caso é investigado pela 16ª Delegacia de Polícia na Barra da Tijuca, e agentes realizam diligências para apurar os fatos.

Conforme registro de ocorrência da Polícia Militar, uma equipe se deslocou por volta das 8h40 até o Hospital Municipal Lourenço Jorge para verificar uma ocorrência de lesão corporal.

No local, o pai da vítima, Severino Costes, informou que seu filho fez o salto de paraquedas na altura da Ilha 2, na Reserva, porém o equipamento apresentou um defeito e o paraquedas não abriu.

Gabriel Farrel ficou nacionalmente conhecido após sua participação no programa “Shark Tank Brasil”, em 2021. Em sua participação, ele vendeu a ideia justamente da pizzaria de sucesso no Rio de Janeiro.

Seu sócio, José Carlos Semenzato, fez uma publicação nas redes sociais afirmando que Farrel faleceu “fazendo o que mais gostava”. Semenzato lamentou o ocorrido e prestou condolências aos familiares e amigos do jovem.

O velório de Gabriel deve começar por volta das 15h10, desta segunda-feira (15), sala 5 do Cemitério da Penitência, Rio de Janeiro.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Terça é dia de Happy Hour no Cicchetti Midway

Fotos: Divulgação

As noites de terça-feira em Natal ganharam um novo destino. O Restaurante Cicchetti Midway preparou um happy hour especial que une sofisticação, promoções imperdíveis e um ambiente perfeito para relaxar após o trabalho ou aproveitar momentos especiais com amigos e familiares.

Agora, todas as terças, das 18h às 20h, os clientes desfrutam de vinhos selecionados em taças, drinks autorais preparados com excelência, whiskies de 8 a 12 anos e chope dobrado. Pediu um, recebe dois. Bebeu dois, paga um. Uma oportunidade única para saborear rótulos e drinks marcantes em grande estilo.

*Serviço:*
Restaurante Cicchetti Midway
Happy Hour todas as terças-feiras, das 18h às 20h
Vinhos em taça, drinks autorais, whiskies e chope dobrado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

Colisão entre moto e caminhonete deixa duas pessoas mortas na BR-101, em Ceará-Mirim

Foto: Divulgação

Um grave acidente de trânsito registrado na noite deste domingo (14), deixou duas pessoas mortas em Ceará-Mirim, na região Metropolitana de Natal. A colisão ocorreu por volta das 20h30 no km 54,1 da BR-101, envolvendo uma motocicleta e uma caminhonete.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas fatais foram os dois ocupantes da moto: o condutor, de 58 anos, e o passageiro, de 55 anos, que morreram ainda no local. Já os quatro ocupantes da caminhonete — dois adultos e duas crianças — não sofreram ferimentos. Em protesto após o acidente, moradores da região atearam fogo na caminhonete.

Além da PRF, equipes da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), Corpo de Bombeiros (CBMRN), Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e Polícia Civil foram acionadas e atenderam a ocorrência.

Tribuna do Norte

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Proposta de Reforma Administrativa terá avaliação de políticas públicas e revisão anual de despesas

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Tratada como prioridade pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a Reforma Administrativa em discussão na Casa vai incluir não apenas a reorganização de cargos e uniformizar regras salariais, mas também apresentará sugestões para tornar o gasto público mais eficaz.

Entre as medidas previstas está tornar obrigatória a revisão anual de despesas pelo governo, além de um sistema de avaliação para políticas públicas, que servirá de subsídios para decisões sobre a extinção ou criação de programas, por exemplo.

As iniciativas serão incorporadas ao texto que o relator do projeto, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), prepara para apresentar na comissão especial que analisa o tema.

Segundo a proposta do relator, o governo deverá nomear um comitê responsável por selecionar determinadas despesas e apresentar diagnósticos, indicando como seria possível revisar esses gastos.

A ideia é “verificar a eficiência, eficácia e efetividade tanto de despesas obrigatórias quanto de gastos discricionários”. Caso seja encontrada uma melhoria possível, ela será projetada para os próximos quatro anos, com opções de realocação da verba.

Revisão obrigatória

Atualmente, já existe a previsão de o governo criar um comitê para revisão de gastos, mas de forma pontual e sem uma periodicidade específica. A ideia é obrigar que essa revisão seja feita todos os anos, ajudando a subsidiar a elaboração do orçamento do ano seguinte.

— É para exigir que isso seja feito anualmente, seja para reduzir o déficit primário, por exemplo, seja para realocar a economia daquela despesa que está mal alocada, que está exagerada — diz Pedro Paulo.

A proposta de tornar a revisão de gastos obrigatória ocorre no momento em que o governo é cobrado pelo Congresso e por setores da sociedade a rever despesas como forma de equilibrar as contas públicas. Pela regra do arcabouço fiscal, aprovada no primeiro ano da gestão de Luiz Inácio Lula da Silva, a meta deste ano é de déficit zero.

A medida será incluída na minuta do projeto de lei da reforma, que prevê 70 dispositivos em quatro eixos: estratégia, governança e gestão; transformação digital; profissionalização do serviço público; e combate a privilégios.

Veja as principais proposta para a eficiência

  • Revisão de gastos: Proposta prevê um comitê permanente que fará a avaliação de como o governo poderá cortar gastos ou realocar recursos existentes.
  • Avaliação: Criação do Sistema Nacional de Avaliação de Políticas Públicas (Sinap), para análise da eficácia de políticas.
  • Limite de gastos em estados e municípios: Legislativo, Judiciário e órgãos autônomos de estados e municípios terão regra de crescimento das despesas.
  • Gestão fiscal: Conselho ficará responsável por tomar decisões para unificar regras fiscais federais, estaduais e municipais.
  • Verbas de gabinete: Regra padrão para gastos dos legislativos estaduais e municipais.
  • Racionalização da estrutura municipal: Os municípios com baixa arrecadação, ou dependentes de repasses da União, terão que respeitar regras como limitação do salário do prefeito e do número de secretarias.
  • Centros e sistemas de custos: Os entes nacionais terão que respeitar parâmetros de custos estabelecidos pela União. Atualmente, cada ente estima os custos de suas bases de forma individual.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Papa Leão XIV comemora 70 anos na Praça São Pedro lotada

Foto: Narcin Mazur/cbcew.org.uk

O papa Leão XIV celebrou neste domingo, 14, seu 70º aniversário com a Praça São Pedro lotada, em Roma, durante a oração do Angelus.

Da janela do Palácio Apostólico, agradeceu aos fiéis e pontuou que este é seu primeiro aniversário como pontífice, segundo o Vatican News e a Santa Sé. À tarde, presidiu uma liturgia em memória dos mártires e testemunhas da fé do século XXI, de caráter ecumênico, conforme a Santa Sé.

Diante da multidão, o pontífice disse: “Meus queridos, parece que vocês sabem que hoje completo 70 anos”, levando aplaudos e cartazes de felicitações.

Em seguida, agradeceu: “Agradeço ao Senhor, aos meus pais e a todos que pensaram em mim em oração”, de acordo com o Vatican News. Peregrinos de diversos países participaram da celebração, com saudações e cânticos na praça, informou a Santa Sé.

A comemoração continuou com a celebração na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Festa da Exaltação da Santa Cruz.

Participaram representantes das Igrejas Ortodoxas, das Antigas Igrejas Orientais e de outras Comunhões cristãs, segundo a Santa Sé.

Na homilia, Leão XIV afirmou que o martírio é a “comunhão mais verdadeira que possa existir com Jesus” e citou a “esperança desarmada” de Irmã Dorothy Stang, assassinada no Pará em 2005, conforme a publicação oficial.

O aniversário motivou mensagens de autoridades italianas. Em comunicação da Presidência da República Italiana, Sergio Mattarella ressaltou os apelos do papa por cessar-fogo e retorno ao diálogo e afirmou que “de todos os continentes se olha com viva esperança” para suas palavras.

Em nota do governo italiano, a primeira-ministra Giorgia Meloni enviou votos e qualificou os ensinamentos do líder da Igreja como referência em tempos difíceis, segundo os comunicados oficiais.

Na véspera, a Praça São Pedro recebeu o evento “Graça do Mundo” (Grace for the World), concerto gratuito co-dirigido por Andrea Bocelli e Pharrell Williams, com artistas internacionais e coro de 250 vozes.

O encerramento teve um show de mais de 3 mil drones que formou imagens inspiradas na Capela Sistina e o rosto do papa Francisco no céu de Roma. O ato concluiu o terceiro Encontro Mundial sobre a Fraternidade Humana, de acordo com o Vatican News.

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost em Chicago em 1955, é religioso da Ordem de Santo Agostinho.

Atuou em missão no Peru por anos e depois serviu como arcebispo de Chiclayo, segundo a Santa Sé. Foi eleito em 8 de maio e é o 267º papa da Igreja Católica; escolheu o nome em referência ao legado social de Leão XIII, conforme registros oficiais.

O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Quase 60% dos brasileiros já foram alvos de golpes online, aponta pesquisa

Foto: Reprodução

Seis a cada dez brasileiros (59,7%) já sofreram alguma tentativa de fraude virtual. O percentual, referente ao ano de 2024, é levemente menor ao registrado no período anterior (62,4%).

Entre os que foram alvo dessas tentativas de fraude, mais da metade (52,4%) caíram nos golpes. Os dados são de levantamento da Koin, fintech de pagamentos digitais e prevenção a fraudes em e-commerce.

Entre as pessoas que caíram em golpes no ano passado, quase 17% perderam entre 50 reais e 100 reais. Outros 22% tiveram prejuízos entre 500 reais e 1 mil reais, enquanto uma parcela menor (9,5%) tiveram perdas superiores a 2 mil reais.

O estudo também revela que consumidores acima de 55 anos são os principais alvos de tentativas de golpe, enquanto jovens de 18 a 24 anos e pessoas com mais de 65 apresentam maior propensão a serem vítimas dessas fraudes.

VEJA

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Planalto e STF sinalizam ao Senado aceitar “anistia light”

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O Palácio do Planalto e uma ala do STF (Supremo Tribunal Federal) sinalizaram à cúpula do Congresso Nacional que aceitam a “anistia light” que vem sendo debatida no Senado.

Segundo fontes que vêm ajudando na confecção do texto, a proposta envolve quatro aspectos:

  • Redução de penas para crimes de uma suposta tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
  • Agravamento da pena se a abolição violenta do Estado Democrático de Direito for cometida mediante suposta tentativa de golpe de Estado;
  • Criação de um tipo penal específico, com penas menores, para quem comete crimes contra a democracia influenciado por multidão, mas sem ter exercido papel de liderança ou financiamento;
  • Aumento da pena para quem liderar atos antidemocráticos.

Essa “anistia light” se diferenciaria da que vem sendo discutida na Câmara por não impor um perdão judicial, como deseja parte da bancada bolsonarista, mas por propor uma mudança nos tipos penais e na forma de aplicação das penas.

Na prática, ela teria impacto reduzido nas penas aplicadas a Jair Bolsonaro (PL) e demais condenados na semana passada, mas alteraria significativamente a situação dos julgados pelos atos de 8 de janeiro.

O Planalto sinalizou a senadores que aceita esse formato, desde que o STF concorde. Um ministro da Corte disse à CNN que uma posição definitiva só poderá ser tomada após a análise do texto do projeto em si, que ainda não existe.

Segundo senadores, alguns esboços já foram elaborados por consultores legislativos a pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O projeto alteraria a Lei 14.321, de 2021, sancionada por Bolsonaro, que trata de crimes contra a democracia.

Hoje, a lei prevê reclusão de 4 a 8 anos para o crime de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, e de 4 a 12 anos para tentativa de golpe de Estado. O texto em construção, além de reduzir essas penas, consideraria que a punição para abolição do Estado Democrático de Direito seria agravada se cometida mediante tentativa de golpe de Estado.

Isso porque, segundo o entendimento dos consultores que tratam do assunto, toda tentativa de golpe é uma abolição violenta do Estado Democrático de Direito, mas nem toda abolição do Estado Democrático de Direito configura uma tentativa de golpe.

O problema para o avanço dessa proposta é que parte dos bolsonaristas a rejeita por ela ter impacto reduzido na pena imposta aos condenados na semana passada pela trama golpista, como Bolsonaro e generais da reserva. O Planalto e o STF já sinalizaram não aceitar nenhum texto que implique, na prática, em perdão ao ex-presidente.

CNN – Caio Junqueira

Opinião dos leitores

  1. Anistia ampla, geral e irrestrita, nos mesmos moldes da que foi concedida aos assassinos, terroristas e comunistas em 1979, nem um milímetro a nem a menos.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Janja nega que mudou de postura depois de críticas: ‘Não vou entrar na caixinha’

Foto: Brenno Carvalho/O Globo

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, negou que tenha mudado de postura e que esteja mais recolhida. A socióloga diz que chegou a pensar em deixar Brasília depois de severas críticas que recebeu neste ano. As declarações foram dadas ao jornal “Folha de S. Paulo” deste domingo.

“Eu continuo com o mesmo espírito. Historicamente a primeira-dama é colocada em uma caixinha, para fazer filantropia, visitar obras sociais. Quiseram me colocar numa caixinha, mas desde o começo eu falei que esse não é o meu perfil. Eu nunca entrei na caixinha. Toda hora querem me empurrar para dentro da caixinha. E eu sempre digo “ali, não. Não vou entrar nessa caixinha”, afirmou a primeira-dama.

Janja afirmou que as críticas recebidas após a visita à China foram as mais difíceis. Na ocasião, ela teria falado com o líder chinês, Xi Jinping, sobre os efeitos nocivos do TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos, que impactariam sobretudo crianças e mulheres.

“A gente teve o caso da menina de 8 anos que morreu cheirando desodorante [em Brasília, ao participar de um desafio do TikTok]. Eu falei sobre isso com o presidente Xi e a primeira-dama [da China]. Eu estava muito impactada com aquilo. E fui duramente criticada [no Brasil]”, afirmou.

Ainda de acordo com Janja, ela não mudou de personalidade, mas não pode “sair cantando” como fazia durante a campanha. “Era o momento de estar fazendo aquilo. A gente precisa saber se colocar nos lugares em que estamos”, disse ao jornal.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. Tá certa, tem mais é que gastar a grana dos pagadores de impostos como se não houvesse o amanhã, pois a sua posição está em contagem regressiva.

  2. Essa mulher é muito fraca e despreparada, Deus foi muito generoso com ela e, a mesma não tá sabendo aproveitar, sempre seguindo por caminhos tortuosos, um dia o castigo chega.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Brasil será território de disputa entre China e EUA, diz professor

Foto: Reprodução

O Brasil, com sua vasta capacidade de garantir a segurança alimentar global e abundância de recursos hídricos, está se consolidando como um território estratégico e cobiçado por grandes potências globais, China e Estados Unidos. A análise é do historiador Leonardo Trevisan, professor de Relações Internacionais da ESPM, que aponta para uma dinâmica geopolítica mais complexa do que se imagina.

Segundo Trevisan, a visão de que o Brasil é alvo de cobiça apenas por um lado, como os americanos interessados em influência política, é incompleta. “Nós seremos cobiçados porque nós temos 13% da reserva aquífera no mundo”, afirmou o professor durante participação no programa ‘WW Especial’, da CNN, que discutiu a hipótese de o Brasil recorrer à tecnologia nuclear para o seu sistema de defesa diante das tensões mundiais.

Ele ressalta que o país possui o maior potencial para garantir a segurança alimentar mundial, um fator crucial que atrai a atenção de potências. “Este território aqui, não só a América Latina, mas especialmente o Brasil, tem duas cobiças. A soja, por exemplo, é um produto-chave que demanda muita água e permite a transformação de proteína vegetal em animal, algo que o mundo inteiro buscará”, complementou Trevisan.

A ascensão da China na América Latina e, especificamente, no Brasil, é um ponto central da análise de Trevisan. “A gente está olhando para isso sem perceber a chegada do outro lado porque a China está entrando no Brasil, disse ele.

De acordo com o professor, os investimentos chineses no país tiveram um aumento expressivo de 113% entre 2023 e 2024. Trevisan destaca a construção do porto peruano de Chancay, um projeto de US$ 4 bilhões de dólares que poderá receber petroleiros “que o porto de Santos não consegue”.

“Chancay é um polo de atração, só que Chancay não está apenas no Peru, está aqui dentro do Brasil. Nós temos cinco rotas construídas para chegar a Chancay por dentro do Brasil com as ferrovias bioceânicas, tudo com capital chinês”, enfatizou o professor.

Diante desse cenário, Trevisan questiona a percepção de que o Brasil não será um território de disputa geopolítica. “Será que nós não vamos ser território de disputa geopolítica muito maior do que a gente está imaginando?”, indagou.

Ele diferencia as abordagens das duas potências: “Se os Estados Unidos querem trocar o domínio político, a China quer nos colocar cada vez mais numa dependência concreta”, explicou.

O Brasil, segundo o especialista, é visto no cenário internacional como uma “grande fazenda”, uma realidade que China e Estados Unidos têm em seus alvos.

CNN – WIlliam Waack

Opinião dos leitores

  1. Tudo que o regime comunista da China desejava do Brasil, conseguiu, Lula já vendeu a maior parte do Brasil para a ditadura Chinesa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Governo e oposição pressionam Alcolumbre em CPI para saber quais senadores foram visitados por ‘Careca do INSS’

Foto: Brenno Carvalho/O Globo

A imposição de sigilo às informações sobre entrada e saída de suspeitos de praticar fraudes no INSS em gabinetes de senadores virou um foco de tensão entre integrantes da CPI que apura fraudes no instituto e o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP). A pressão inicial partia de nomes da oposição, que tentavam ter acesso à relação de gabinetes que o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS, visitou nos últimos anos — o empresário vai comparecer nesta segunda-feira à CPI para depor. O pedido, contudo, ganhou o endosso dos governistas, que tentam comprovar que parlamentares bolsonaristas receberam dirigentes de associações também ligadas a descontos irregulares de aposentados e pensionistas antes de 2022.

Na quinta-feira, o colegiado aprovou a quebra dos sigilos fiscal, bancário e telefônico do Careca do INSS. Anteontem, o empresário foi preso por risco de fuga em operação da Polícia Federal.

Há duas semanas, em encontro com o presidente do colegiado, o senador Carlos Viana (Podemos-MG), Alcolumbre se negou a abrir os dados, mantidos sob sigilo de até 100 anos por decisão da gestão de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) com o argumento de que esse tipo de informação “feriria o direito à intimidade e à vida privada e infringiria a imunidade parlamentar”.

Senadores próximos de Alcolumbre, como Weverton Rocha (PDT-MA), já admitiram ter tido encontros com o Careca do INSS em seus gabinetes. A divulgação dos dados poderia apontar mais encontros dele com membros da base governista e aliados de Alcolumbre, o que causaria desgaste, afirmam parlamentares da oposição.

Saída institucional

Por outro lado, parlamentares governistas pressionam Alcolumbre para saber se representantes de entidades ligadas às fraudes no INSS, como a Amar Brasil Clube de Benefício (ABCB) e a Associação dos Aposentados Mutualistas para Benefícios Coletivos (Ambec), foram recebidos em gabinetes de senadores de oposição durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL).

Governistas afirmam ainda que os dados poderiam mostrar encontros de membros de partidos de centro que defendem um desembarque do governo, como o PP e o União Brasil.

Ligado à oposição, o relator da CPI, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), diz que o colegiado ainda procura uma saída institucional para ter acesso aos dados, mas que seus integrantes já cogitam uma medida judicial:

— Estamos tentando resolver com diálogo. Essas informações são importantes. Mas, caso se mostrem realmente imprescindíveis para os trabalhos, se não tivermos uma solução, poderemos entrar com um mandado de segurança, judicializar a questão. Na Câmara, por exemplo, não há essa restrição à informação.

Carlos Viana põe panos quentes no conflito, apesar de ter recebido a negativa de Alcolumbre. A Casa já se dispôs a informar o nome e a data de entrada dos suspeitos, sem referência ao destino.

— O presidente Alcolumbre não se mostrou aberto a abrir os dados de entrada e saída nos gabinetes. Até o momento, teremos o controle do acesso dos suspeitos às dependências do Senado, o que já pode nos dar pistas que podem pautar os trabalhos da CPI — diz.

Ontem, o senador anunciou que Antunes irá à comissão na sessão de hoje. A informação foi apresentada após o ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar que a presença dele é opcional.

— Apesar de toda a decisão do Supremo, nós estamos em contato com a defesa do suspeito e ele confirmou que deseja ir à CPI para apresentar a versão que ele tem de todo esse escândalo, de todos os fatos que estão sendo divulgados — afirmou.

Pressão dos polos

Senadores dos dois polos políticos, porém, ainda pressionam Alcolumbre. Procurado, o parlamentar não se manifestou.

— Se a CPI foi aberta, não pode haver restrição de informação para quem é investigado. Não há acordo para preservar quem quer que seja, precisamos dos dados das visitas do Careca do INSS e de outros suspeitos — diz Rogério Marinho (PL-RN).

O coordenador da bancada governista na CPI, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), afirma que a “autoblindagem” do Senado não pode impedir que informações mostrem que as fraudes ocorriam antes do mandato de Lula:

— Queremos que as visitas do Careca do INSS não tenham sigilo, assim como queremos saber por onde andaram os operadores do esquema durante o governo Bolsonaro. Não desistiremos.

O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *