O medico Hausemann Morais, usou sua página no Facebbok para fazer um desabafo sobre a situação da saúde no RN, esse desabafo vem causando grande repercussão nos grupos no whattsapp, com a palavra a secretaria de saúde do RN que vem mostrando diariamente através de releases e fotos que o trabalho vem avançando. O desabafo do medico é forte e precisa de uma explicação:
Antes de iniciar esse breve relato gostaria de deixar claro que sou apartidário e não o faço com qualquer intenção política.
Sou ortopedista formado na UFRN há 08 anos, ortopedista há 04 anos. Apesar de parecer uma carreira curta já fui plantonista de diversas emergências em Pernambuco, atualmente em Natal-RN, cidade menor do que Recife, mais tranquila, com região metropolitana com população quatro vezes menor do que a da capital pernambucana. Morar em Recife não foi fácil pois aquela cidade já nos oferece todos os problemas de uma cidade grande, violência nas ruas, no transito, superlotação hospitalar, subfinanciameno do SUS, etc.
Já fui plantonista nas maiores emergências do estado pernambucano e vos asseguro, achei que já tinha visto de tudo. Mas mesmo com as dificuldades inerentes a saúde, nunca tive medo que me faltasse atendimento numa eventual emergência. Hoje, morando em Natal, venho testemunhando há anos situações no mínimo absurdas: falta de fixador externo, falta de gases, falta de luvas, falta de fios de aço, falta de vagas de UTI, tanta coisa e ainda ter que ver mentiras na TV para disfarçar ou maquiar o caos. Sabado 29/03/2014 durante mais um plantão no Hospital Walfredo Gurgel, aconteceu algo que extrapola o absurdo, não tenho definição para isso ainda. Atendi, prontamente, um paciente com uma grave lesão no joelho, uma luxação exposta, sem pulso. Pedi a enfermeira do centro cirúrgico para entrar em contato com o cirurgião vascular e iniciei o procedimento. Foi colocado um fixador externo para estabilizar as articulações envolvidas. Em minutos a enfermeira informa que NÃO HÁ vascular na escala.
O hospital Walfredo Gurgel, único hospital do estado que poderia atender um politraumatizado em sua plenitude, não dispunha de cirurgia vascular. Amigos, além de termos de lidar com a falta de salas de cirurgia o suficiente para atender a demanda do estado inteiro, nos deparamos com a situação de precisarmos de cirurgião vascular e simplesmente é confirmado que não há. E agora? Solicitei que o paciente fosse removido para outro estado, o que me foi informado que não seria possível, pela própria direção. Talvez os senhores não tenham dado conta da gravidade sobre a que ponto chegou a saúde do RN. Eu temo! Por mim, por meus familiares, por meus amigos e pelos meus futuros pacientes. Temo muito!
Somos expostos a essa roleta russa da violência das ruas e a qualquer momento podemos ser vítimas dessa roleta russa da saúde do RN. E se você tem seu plano de saúde e acha que isso tudo não é com você, esta enganado. No RN não há um pronto-socorro com equipe de politrauma para atendimento emergencial disponível nos hospitais privados. Somente o Hospital Walfredo Gurgel dá condições de te retirar de um risco iminente de morte numa situação de agravo: acidente ou agressão. Corrigindo, não da mais condição. Agora está assim. Salve-se quem puder. Cuidado! Redobrado! Afinal você está no RN, a próxima vítima desse caos pode ser você. A Copa? Não se preocupem, não vai faltar nada. Mas a Copa acaba em junho e a roleta volta a girar…
Assinado: Hausemann Morais CRM 5314
Parabéns dr Hausemann pois o sr realmente faz o que faz com amor.pois jamais vi uma pessoa que trabalha em um serviço público com total empenho como te vi ,atendendo no walfredo vc realmente nasceu pra essa profissão que Deus te abençoe e conte com minha força!
#soucomHausemann.
Realmente sou PROVA, em presente estou internado a uma semana e vejo a preocupação do dr. HAUSEMAN MORAIS, com seus pacientes quanto a transferência p concretizar as cirurgias!!! Ate este momento ninguem se preocupou com minha situacao a nao ser o Sr. Dr.PARABÉNS !!!!!! WAGNER FIALHO, paciente 4 andar 437
o Brasil precisa de herois como você, não te conheço mas já sou sua fã número um.
Parabéns!!!!!!!!!!!!!!
eu sou testemunha do esforço deste profisional e de toda equipe de ortopedista do hosp. declecio marques em parnamirim é simplismente um absurdo o que passamos lá fica aqui a minha revolta
UMA ATITUDE CERTA É O MINISTÉRIO PÚBLICO MANDAR PRENDER O DIRETOR DO ESTABELECIMENTO PARA QUE CHEGUE OS MATERIAIS QUE ESTÃO FALTANDO. AFINAL , SE NÃO TEM CONDIÇÃO DE MANTER ABERTO, QUE FECHE………………….
É MELHOR MORRER EM CASA DO QUE NUM PROJETO D E HOSPITAL.
TINHA QUE TAMBÉM PRENDER A GOVERNADORA POR ABUSO, ARBITRARIEDADE E POR DEIXAR A POPULAÇÃO NUMA CONDIÇÃO NADA FAVORÁVEL A VIDA. POIS DINHEIRO TEM, O QUE FALTA É O INTERESSE EM RESOLVER A PROBLEMÁTICA…………………
Dr. Hausemann Morais,
Faço minha as tuas palavras. Passei 20 dias com minha mãe no Walfredo Gurgel e como o Dr. falou: "E se você tem seu plano de saúde e acha que isso tudo não é com você, está enganado." Quero acrescentar que também “particular” nessas situações os hospitais não recebem paciente também. Sofri muito com minha mãe com um coágulo no cérebro proveniente de um medicamento receitado pelo médico cardiologista dela que quase a levou a óbito. Esse mesmo médico nos encaminhou para o Walfredo e quando chegamos lá nos foi informado pelo médico de plantão neurocirurgião que a minha mãe não poderia se submeter a uma cirurgia momentânea por causa desse medicamento. Teria que passar dias para poder se submeter a essa cirurgia. Eu e meus irmãos nos apavoramos, estávamos no corredor da morte. Falamos com o médico e pedimos transferência para um hospital particular. Nossa surpresa foi maior: as únicas informadas pelo médico foi Promater e Casa de Saúde S. Lucas. Levamo-la para a Promater e fomos barrados na recepção mesmo. Esse hospital não atendia esse tipo de cirurgia. Corremos para O Hosp. S. Lucas. Foi outro desespero. Não queriam nos atender. A priori tivemos que desembolsar uma grande quantia e o pesadelo não parou por aí, estávamos pagando a diária de um hospital sem nos oferecer médicos para socorrer a minha mãe. Acho que queriam que a mesma chegassem até a UTI para sair morta de lá e nós endividados até o cabelo. Tivemos que voltar para o Walfredo e para isso foi outro pesadelo, o Hospital não queria liberar minha mãe, ela já em coma. Com muito sacrifício a tiramos de lá, voltamos para o corredor da morte, já estávamos aceitando aquela situação, tinha que aceitar e com nossa mãe já inconsciente uma enfermeira quase aplicava uma injeção na veia de minha mãe que era para outra paciente. “Quase” por pouco, ela já ia enfiando a agulha quando outra enfermeira falou que não era para ela… No meio desse tormento foi realizada a cirurgia por uma equipe maravilhosa, incluindo Dr. Ródio. Minha mãe sobreviveu, mas quem ficou com as sequelas do Walfredo Gurgel fui eu, com o caos pós-cirúrgico. Nos leitos os acompanhantes fazem o papel das enfermeiras, até para lavar a sonda que alimenta o paciente nós somos obrigadas a fazer e o pior é feito bicho mesmo o tratamento com os doentes a céu aberto para as infecções hospitalar! Paro por aqui, mas tem muita coisa, muita coisa errada ali dentro.
Obrigada Dr Hausemann por contribuir para o conhecimento da população.
Se, pelo menos, os médicos que atuam nos hospitais públicos de Natal agissem como você e o DrJeancarlo Cavalcante enfrentando o Sistema e denunciando o que de fato acontece, a probabilidade de mudança seria maior. Mas ainda acredito que esta mudança possa acontecer!!!
Lamentável o RN chegar a uma situação dessa. O que todo mundo já sabia, eis agora a prova maior, ter plano de saúde em caso de urgência não serve pra nada no RN. Fica difícil analisar uma situação dessa e não atribuir culpados. Você logo se remete a quais famílias governam este estado?? como pode isso acontecer?? é simples, deputado federal e senador os quais vc vota no RN, não moram aí, eles moram em Brasília.
É humilhante uma situação dessa, se vc com plano de saúde já enfrenta esse tipo de problema, agora imagine a situação de um indivíduo pobre, sem escolaridade. Ele come o pão que o diabo amassou.
Espero que essa realidade mude, mas o prognóstico não é nem um pouco animador.
#AcordaRN #RNpadece
Parabens Dr. Hausemann pela sua atitude, estava mesmo precisando de al
guem com coragem para dizer a verdade a esse verno vergonhoso que nos temos. Nao sei onde vamos parar com tantas
mentiras, demagogias, falta de respeito e humanidade. Faço parte do quadro de funcionario e vejo todos os dias
Parabéns doutor,até que enfim um homem com coragem de falar a verdade!
Cade o ponto eletrônico? Nunca vi ponto eletrônico funcionar para médico! Trabalho no João Machado e lá tem psiquiatra um vez perdida e quando tem, ou qdo ligam e querem medicar por telefone. O ponto eletrônico de la é insento parados médicos. Pq????? PALHAÇADA!!! #FORAROSALBAJA #FORAROSALBAJA
Parabéns, Dr. Hausemann Morais pelo desabafo. Trabalho há 17 anos no HMWG e é sempre a maior dificuldade na falta de medicamentos e materiais médicos. Mas no governo de Rosália, triplicou. O que era péssimo ficou inimaginável pior. Mas agora querem Vilma de volta. E tudo continua na mesma. INFELIZMENTE!
É lamentável!Mas a saúde no RN a muito tempo que morreu,só esqueceram de enterrar.
Que vergonha!!E depois vem com discursos ,puro circo,palhaçada ridícula.E ainda temos que ver e ouvir em palanques antecipados:PALAVRAS,PALAVRAS,APENAS PALAVRAS…A população precisa acordar.qualquer um de nós podemos ser o próximo,o "escolhido" a morrer à míngua.Enquanto isso a gestão gerúndio continua:providenciando,estudando,planejando,gastando.desviando,manipulando e EXECUTAR E RETROALIMENTAR …SÃO AÇÕES PIFIAMENTE REALIZADAS ?OU REALIZANDO?NUNCA,JAMAIS…AJA ESTÔMAGO…
Dr.Hausemann, parabens pela decencia de nos mostrar como de fato anda a saude no RGN. E inaceitavel essa situacao e mesmo sem compreender nada de tesouro do estado e das financas estaduais e federais, eu muito queria saber como funciona uma vez que existe dinheiro para o superfulo.
Dr. Hausemann Morais, parabéns pela coragem!
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) esclarece que está tomando medidas no sentido de suprir a carência de profissionais na especialidade de cirurgia vascular no Hospital Walfredo Gurgel. A escala era formada por médicos estatutários, sendo complementada por cooperativa médica.
A partir do mês de março, a Sesap passou a cobrar dos médicos cooperados o cumprimento dos plantões de forma presencial, conforme rege o contrato, e não em regime de sobreaviso, como vinha acontecendo. Foi dada a opção aos médicos de manterem a escala completa pela cooperativa, com a condição de cumprimento dos plantões presenciais, mas a cobrança resultou na recusa dos médicos cooperados em complementar a escala, o que culminou na necessidade da reformulação da escala interna do hospital.
Para garantir a assistência à população, os médicos que estariam de plantão na enfermaria nos dias 29, 30 e 31 de março, para evolução do quadro de saúde dos pacientes internados, foram remanejados para o Pronto-Socorro. Porém, ocorreu que o médico escalado para o plantão noturno do sábado (29) não compareceu por motivo de doença. O servidor tem o prazo de 72 horas para apresentar atestado médico, o que está sendo monitorado pela direção do hospital.
Em mais uma tentativa de garantir a assistência em cirurgia vascular na noite do sábado, decidiu-se pelo remanejamento do profissional escalado para a segunda-feira (31), em caráter de urgência e considerando a necessidade do serviço, mas o mesmo não foi localizado mesmo após várias tentativas de contato pelo hospital.
A Sesap reconhece o déficit de profissionais nesta especialidade e afirma que concluiu o dimensionamento para realização de um novo concurso público, cujo processo já foi deflagrado e está em fase de dotação orçamentária. Informa ainda que a escala do mês de abril encontra-se completa com os médicos estatutários, havendo um profissional de plantão nas 24 horas do dia.
O paciente citado em nota divulgada nas redes sociais foi submetido a procedimento cirúrgico pelo ortopedista na noite do sábado e na manhã de hoje (31) foi avaliado por um cirurgião vascular e encontra-se estável.
A Secretaria lamenta que o relato do ocorrido tenha provocado pânico à população e acredita que este fato isolado não irá anular todos os avanços já conquistados na saúde pública do Rio Grande do Norte, que precisam ser divulgados aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma transparente.
A SESAP tem que se pronunciar a respeito do CAOS sobre a falta de condições de Trabalho, e não ficar batendo na mesma tecla que é de estar monitorando e convocando TODOS OS SERVIDORES para preencher vagas. Se na escala conter 100 médicos não vai resolver NADA se FALTA estruturas, medicamentos, materiais de expediente, espaço de acordo com a COVISA em armazenagem de produtos e medicamentos. Uma unidade não funciona só com um segmento de SERVIDORES, tem que ser formado uma equipe que seja consciente do objetivo, motivando-os a agirem desta forma, mas o que a SESAP sabe fazer é PUNIR e nunca ELOGIAR, e isto é ruim para qualquer entidade formada por pessoas que pensam e tiram conclusões, ninguém é ROBÔ para executar "COMANDOS". Quem sai perdendo com esta falta de visão são os USUÁRIOS, ao qual os SERVIDORES também se encaixam neste. UM FORTE ABRAÇO, E ESTEJAM COM DEUS.
Quais avanços?
Perseguição, autoritarismo e falta de gestão. Não é a toa que os hospitais estão ficando sem profissionais (Toda equipe de saúde).
"A Secretaria lamenta que o relato do ocorrido tenha provocado pânico à população e acredita que este fato isolado não irá anular todos os avanços já conquistados na saúde pública do Rio Grande do Norte, que precisam ser divulgados aos usuários do Sistema Único de Saúde de forma transparente".
Fato isolado????? Fato que foi denunciado, mas há muito mais casos iguais a esse ou pior que ficam restritos às paredes do pronto socorro em questão. Restrito aos pacientes que sofrem com a falta de médicos, de materiais de assepsia, de medicação, de macas, camas etc.
Obrigada Dr Hausemann por contribuir para o conhecimento da população.
Se, pelo menos, os médicos que atuam nos hospitais públicos de Natal agissem como você e o DrJeancarlo Cavalcante enfrentando o Sistema e denunciando o que de fato acontece, a probabilidade de mudança seria maior. Mas ainda acredito que esta mudança possa acontecer!!!
Ao Dr. Hausemann – por quem tenho admiração especial – parabéns pelas palavras verdadeiras, coerentes e lúcidas…que espelham a nossa triste realidade. Fransquinha/Deco tá orgulhosa por seu ato de desbravamento e coragem!
FALOU TUDO NOSSO DR.HAUSEMAN,FAÇO MINHAS AS PALAVRAS DELE,VERDADES QUE A POPULAÇÃO TEM DE SABER,SEM CONTAR COM A FALTA DE COISAS QUE IMPROVISAMOS PARA O BEM DOS PACIENTES,…QUEM ESTAR DE FORA FICA FALANDO QUE O HOSPITAL É UM MATADOR,FICO INDGNADA COM ESSE TERMO QUE BATIZAM O WALFREDO,MAIS NÓS FUNCIONARIOS É QUEM SABEMOS DE TODAS AS DIFICULDADES QUE TEMOS DE ENFRENTAR NO DIA A DIA PARA MELHOR ATENDIMENTO AO PACIENTE.
Galera, menos, por favor!
A atitude do jovem médico é louvável, angustiante e séria. Sabemos que se tudo isso ocorreu no Walfredo, imagine nos outros hospitais. Como ele bem falou, nós, usuários dos planos de saúde estamos na mesma condição, pois não há equipes de politraumas em hospitais privados.
Outros médicos já gritaram, ficaram até sem voz, literalmente! Mas, nada mudou!
Só nos resta ficarmos acuados dentro de casa p não sofrermos com o caos instalado.
De sorte que temos a proteção do Altíssimo!
De resto é pedir, gentilmente, que não esfaqueiem a nossa pobre língua portuguesa.
Todos querem meter o pau nos comentários, mas findam matando a coitada da língua, a qual nascemos.
Outro fato inusitado será o resultado das próximas eleições! (fato) Aqui metem o pau na doida da gestora estadual, mas elegerão o que temos de mais sórdido nesse RN, os últimos governadores que mataram o walfredo, o clóvis, os interiores e embolsaram muito grana, pior, as nossas custas.
Triste não é ler o relato desse médico, triste é começar a lembrar que essa chapona irá governar o nosso estado.
Aí sim, iremos ouvir esses relatos durante todos os finais de semana dos próximos 04 anos e depois.
O problema do brasileiro é a memória curta e contentar-se com o pouco.
#acordaRN
PARA TODOS QUE TEM AMOR AO PROXIMO,E CRER QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS EXISTE ALGUEM EM ALGUM LUGAR QUERENDO TRABALHAR E HONRAR A SUA PROFISSÃO. PARABÉNS DR: HAUSEMANN MORAIS.GRANDE EXEMPLO DE PROFISSIONAL DE CIDADÃO E DE SER HUMANO.
PARA TODOS QUE TEM AMOR AO PROXIMO,E CRER QUE NEM TODOS SÃO IGUAIS EXISTE ALGUEM EM ALGUM LUGAR QUERENDO TRABALHAR E HONRAR A SUA PROFISSÃO. PARABÉNS DR: HAUSEMANN MORAIS.GRANDE EXEMPLO DE PROFISSIONAL DE CIDADÃO E DE SER HUMANO.
Meus efusivos parabéns ao médico não pela coragem de nos informar do estado lastimável da saúde no RN, mas sim por trabalhar num ambiente que simplesmente lhe falta tudo. É como se eu, contador, "trabalhasse" sem computador e calculadora. O que temos que fazer como cidadãos conscientes é votar CERTO, pois esta é a nossa arma!
Palavras de um jovem médico indignado com o caos provocado pelo governo Rosalba.
Cadê a intervenção do Ministério Público?
Estão esperando acontecer o que?
PARABÉNS A ESTE MEDICO, ATÉ QUE ENFIM ALGUEM FALOU A VERDADE E NÃO MASCAROU A REALIDADE DA SAÚDE. PARABÉNS
AGORA SÓ FALTA ALGUM OPORTUNISTA FALAR AO CONTRARIO PARA APARECER NA MIDIA
Com a palavra a Governadora………….. Não está????
Com a palavra o Secretário de Saúde do RN………. Não está?????
Com a palavra o Ministério Público…………………………………….. Vamos aguardar.
P.S.: Deveria ser enviada cópia desta matéria para a FIFA e as Confederações dos países que irão jogar aqui em Natal.
INTERVENÇÃO JÁ!
Somente uma intervenção no Governo do Estado poderá nos mostrar o que de fato anda acontecendo nessa administração desastrada que já possui a FUNDAC sob intervenção, Greves nos setores de Saúde, Segurança e ITEP e acabou de sair de uma com a Educação (que só teve seus direitos garantidos na pressão).
Respondendo a mais de três Processos por IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, responsabilizada pelo descalabro e absurdo estelionato eleitoral de Mossoró em parceria com Claudia Regina e Ivanaldo (empresário preso – principal investidor da campanha), e totalmente isolada institucional e politicamente,; o que mais se espera desse Governo?
Triste fim da Rosa de Mossoró!
Parabens querido Médico pela sua iniciativa e coragem de mostrar a população do RN quem e os govenantes, apesar de saber que apartir de agora vc será excomungado e possivelmente perdera seu cargo no Walfredo. Tudo q vc relatou e a mais pura, dura, nua e crua realidade, salve-se quem puder. Eita Brasil velho sem jeito. Estamos todos condenados ao descaso e aos ladões politicos. Quando vamos parar de colocar esses ladões no poder?
Parabéns pela coragem.
Meus parabens ao Dr Hausemann Morais agora pelo seu depoimento voce correrá o risco de responder um a inquerito , mais para os gonvernantes nada acontecera com certeza.
Isto mais uma vez mostra quem é , alguns politicos que adimistram o nosso estado e o nosso país.
Isto , que voce relata , vale mais do que essas manifestacoes de baderna que acontece nas cidades.
Bom seria que só este hospital estivesse nesta situação "falta t
Bom seria que só fosse este hospital nesta situação de "falta tudo", aonde quer que vc vá,nos setores de todos os órgãos do estado do RN "falta tudo"…a começar pelas estruturas físicas,muitas parecem que vão desabar na cabeça dos funcionários,o hospital regional Tarcísio Maia não é diferente do Walfredo,é lastimável mas verdadeiramente um caos.Visitem o banco de leite e lá vocês verão que nem um autoclave tem,uma tremenda barbaridade,nem sequer tem um carro disponível para buscar o leite das nutrires que doam o seu leite para tantas crianças que precisam,a estrutura física horrível,falta tudo,tudo,tudo,sem exageros,passaria a noite inteira aqui relatando e ainda assim não concluiria a falta de …