Para participar da Cruzex, que começa dia 4, pousou nesta quinta-feira(31), na Base Aérea de Natal, um C-5 Galaxy, maior avião de transporte militar do mundo, como avião cargueiro. A aeronave é produzida pela empresa Lockheed Martin, e usado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).
O avião chamou atenção quando pousou.Ele possui 75,5 metros de comprimento, 68 metros de envergadura, 20 metros de altura, velocidade máxima de 920 km/h, peso máximo de decolagem de 381 toneladas e capacidade para 7 passageiros. Cada aeronave custa uma média de 167,7 milhões de dólares.
CRUZEX – Exercício aéreo multinacional que a Força Aérea Brasileira realiza a cada dois anos para simular uma guerra entre vários países. Entre esse países, se incluem, além do Brasil, a Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Uruguai e Venezuela.
Caicó pronta
Localizada a 250 quilômetros de Natal (RN), a cidade de Caicó (RN) é um ponto estratégico para a CRUZEX Flight 2013. Já é intensa a movimentação de militares pelo município de 60 mil habitantes, onde foi instalado um radar tridimensional TPS-B34 e equipamentos de comando e controle, como uma rede de dados e um conjunto de antenas. Um jato VU-93A, do Grupo Especial de Inspeção em Voo, realizou sobrevoos na região para testar os equipamentos.
Durante a CRUZEX, Caicó também deve servir de base para um helicóptero H-34 Super Puma da Força Aérea Brasileira, que permanecerá de alerta para eventuais missões de busca e salvamento. A aeronave do Esquadrão Puma virá do Rio de Janeiro (RJ).
A cidade fica no centro da área onde vão ocorrer os voos. Os equipamentos foram instalados provisoriamente para ampliar a capacidade de controle de tráfego de aeronaves militares na região. O planejamento prevê o envolvimento de mais de cem militares baseados em Caicó durante a CRUZEX.
De acordo com o Major Cyro André Cruz, Comandante do 2°/1° Grupo de Comunicações e Controle (GCC), o maior desafio foi a montagem dos equipamentos em um local de altas temperaturas e baixa umidade. “O trabalho foi árduo, mas recompensador”, disse. Sediado em Canoas, no Rio Grande do Sul, o 2°/1° GCC contou com o apoio de aeronaves C-130 Hércules para o transporte até Natal e de duas carretas, três caminhões, um micro-ônibus e uma van para o deslocamento terrestre até Caicó.
Em missões de apoio, a FAB também enviou pequenos contingentes para outros dois municípios do Rio Grande do Norte: Açu e Pau dos Ferros. Também há militares em Patos e Sousa, na Paraíba, e São José do Egito, em Pernambuco. Todas estas cidades estão na área onde acontecem os voos da CRUZEX.
Primeiros caças já estão em Natal
Já há algo de diferente nos céu do Nordeste. Caças F-5EM da Força Aérea Brasileira foram os primeiros participantes a chegarem para a CRUZEX Flight 2013, que acontece entre os dias 4 e 15 de novembro. Os primeiros F-5EM pousaram na Base Aérea de Natal nesse domingo (27/10).
No total, a FAB deve utilizar catorze caças F-5EM, dos Esquadrões Jambock, Pampa e Pacau, respectivamente do Rio de Janeiro (RJ), de Canoas (RS) e de Manaus (AM). Durante a CRUZEX, eles vão combater contra caças como os F-16, dos Estados Unidos, Chile e Venezuela, e F-2000, do Brasil.
Com acréscimo de informações e imagens de Thaisa Galvão
Acho muito interessante esse tipo de treinamento mas é extremamente incomodo para quem mora perto da base! Tenho um bebe que se acorda cada vez que passa um caça em cima da minha casa, e olha que são várias vezes por dia!! Não conseguimos ver televisão, falar no telefone, conversar, dormir, fora a dor de cabeça e a irritabilidade que causa esse barulho enorme!! Concordo que nosso Brasil é muito grande e com certeza existem áreas menos povoadas em que esses treinamentos poderiam ocorrer sem incomodar muita gente!!
não sei para que útilidade terá essa bosta, e só para gastar dinheiro público com um bestérol desse, quando ocorre esta CRUZEX nós moradores do bairro Planalto ficamos muito apreensivo pois temos medo que ocorra um acidente aéreo em cima de nossas casas, sem contar que o barulho é muito grande, acho que esse treinamento deveria ser realizado longe dos grandes centros, exemplo deveria ser realizado na Amazônia.
Taí, gostei do nome: Cruzex. Tudo a ver com a política local. Aqui, não se vive sem um cruzex. Gostei muitcho.