Dois homicídios foram registrados em menos de três horas na noite dessa quarta-feira (29), no bairro do Planalto, zona Oeste de Natal. De acordo com a Polícia Militar, o primeiro crime teve como vítima um jovem de 25 anos. Ele foi baleado quando estava em sua bicicleta. Após os disparos, chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas não resistiu aos ferimentos durante o caminho.
Já por volta das 23h, um homem de 30 anos caminhava pelas proximidades do Beco da Fumaça, quando foi surpreendido por uma dupla armada. Na ocasião, a vítima foi morta no local com vários tiros. Informações dão conta que o homem tinha passagens pela Polícia.
Parnamirim
Um jovem de 25 anos foi assassinado tiros na noite dessa quarta-feira (29), por volta de 19h30, no bairro de Passagem de Areia, no município de Parnamirim. De acordo com a Polícia Militar, a vítima passava pela rua Almirante Tamandaré, quando foi surpreendida por uma dupla em uma motocicleta. Na ocasião, os suspeitos chegaram próximo, realizaram os disparos e fugiram com destino ignorado. Informações extraoficiais dão conta que o executado tinha envolvimento com crimes.
Um homem de 25 anos foi preso em flagrante após desacatar profissionais de saúde e agredir um guarda municipal na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Potengi, na zona Norte de Natal, na noite desta quarta-feira (30).
Segundo a Guarda Municipal de Natal, foi necessário o “uso moderado da força” para conter o homem.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma equipe da guarda fazia um patrulhamento de rotina na unidade de saúde, quando encontrou um paciente com comportamento alterado, “perturbando a rotina do ambiente hospitalar”.
Ainda de acordo com a guarda, o atendimento ao paciente prosseguiu normalmente. No entanto, momentos antes da realização de uma sutura em sua mão, o homem passou a se exaltar, desrespeitou a equipe médica e proferiu palavras ofensivas.
“Ao tentar intervir para conter a confusão, o comandante da viatura foi agredido pelo paciente, que arremessou um cesto de lixo e outros objetos, atingindo o rosto e a mão do guarda, que sofreu ferimentos. Durante o surto, o homem também dirigiu xingamentos de baixo calão aos agentes de segurança”, informou a corporação.
Diante das agressões, o homem recebeu voz de prisão, foi imobilizado e algemado. Ele foi conduzido à 2ª Delegacia de Plantão da Zona Norte, onde foi autuado por desacato.
Uma professora de 60 anos foi esfaqueada por uma aluna de 12 dentro da Escola Municipal Juarez Rabelo, localizada no centro de Canguaretama, município a 73 quilômetros de Natal. A vítima foi identificada como Fernanda Magna Pereira Santiago. O fato ocorreu na manhã de quarta-feira, 30 de abril.
Segundo o relato da professora, ela chegou à escola por volta das 7h para iniciar o expediente. Ao se aproximar da sala do 7º ano, encontrou a aluna acompanhada da avó. Foi nesse momento que sofreu o ataque com uma faca.
Vítima credita que a agressão tenha sido motivada por uma cobrança referente a uma atividade escolar que não havia sido realizada pela estudante.
A coordenação da unidade foi acionada e encaminhou a docente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Após o atendimento inicial, a professora seguiu para a Delegacia de Canguaretama, onde registrou boletim de ocorrência.
Logo após o ataque, a avó da aluna deixou o local levando a menina. Aluna e seus responsáveis ainda não foram localizados pela Polícia Civil.
No relatório que detalha um esquema bilionário de fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Polícia Federal aponta que o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindinapi) — cujo vice-presidente é irmão do presidente Lula — atuou irregularmente por cerca de um ano, sem cumprir os requisitos exigidos para realizar descontos em benefícios previdenciários.
De acordo com um ofício da Dataprev — estatal responsável pelos dados previdenciários e pela implementação das exigências técnicas — publicado ainda em 2024, tanto o Sindinapi quanto a Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) não haviam validado a biometria facial dos beneficiários.
A biometria é uma exigência para garantir que os descontos em aposentadorias e pensões fossem, de fato, autorizados.
Essa validação biométrica, com base em fontes públicas, foi estabelecida em março de 2024 pela Instrução Normativa PRES/INSS nº 162, que proibia repasses a entidades que não cumprissem os novos critérios de segurança.
Atendendo a pedidos de entidades do setor, no entanto, a direção do INSS teria autorizado uma “regra transitória”, também chamada de “solução biométrica transitória”, que permitiu a inclusão de novos descontos associativos a partir de junho de 2024, mesmo sem a validação completa.
Esses descontos são retirados diretamente das contas de aposentados e pensionistas e destinados a sindicatos e associações. Mas as investigações revelaram que muitos beneficiários não haviam autorizado os débitos — e, em diversos casos, sequer conheciam as entidades responsáveis pelas cobranças, incluindo o próprio Sindinapi.
Dois nomes do alto escalão do INSS são citados como envolvidos na liberação indevida dos descontos: Geovani Batista Spiecker, então diretor substituto de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão, e o ex-presidente Alessandro Stefanutto. Ambos foram afastados dos cargos.
E apesar de gerir a associação, Frei Chico não é diretamente investigado e nem foi citado pelo relatório da Polícia Federal.
Além da associação ligada ao irmão do presidente Lula, a Amar BR e a Masterprev também teriam se beneficiado com a nova regra expedida pela autarquia.
Ao mesmo tempo, o presidente do Sindinapi, Milton Baptista de Souza Filho, atua como representante da Crecresp, corretora de seguros e planos de previdência complementar na área da saúde — o que levou a Polícia Federal a questionar um possível direcionamento da atuação associativa para beneficiar interesses privados do próprio dirigente. A CNN entrou em contato com o INSS e aguarda retorno.
Em entrevista à revista Fórum, publicada em agosto de 2024, Frei Chico revelou que o PT inseriu militantes em posições estratégicas durante os governos petistas. Juízes, promotores, procuradores e até militares foram, segundo ele, “emplacados” nas instituições públicas como parte de uma estratégia para consolidar poder.
“Se não fizer isso, não vai mudar”, afirmou o irmão de Lula, ao justificar a infiltração silenciosa nas estruturas do Estado.
Além da revelação sobre o aparelhamento institucional, Frei Chico foi ainda mais longe ao defender o fim das Forças Armadas brasileiras. Para ele, uma “sociedade sonhada” só seria possível sem a presença do que chamou de elementos “altamente conservadores, estúpidos e ignorantes”.
➡️FOI POR ISSO QUE FIZ O L.
GOSTO É DE ESQUERDISTA RAIZ.
Um presidiário foi encontrado morto dentro de uma cela da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira (1º).
Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), a suspeita é de homicídio. O caso aconteceu no pavilhão 4 da unidade prisional.
Ainda de acordo com a pasta, o homem já foi identificado e a família comunicada do óbito.
A Polícia Civil foi acionada para iniciar a investigação do caso e deverá colher depoimento dos colegas de cela. Segundo a Seap, nenhum deles apontou o possível autor do crime à administração do presídio.
Mais informações sobre a ocorrência devem ser divulgadas ao longo desta quinta (1º), segundo a Seap.
Outras mortes
A secretaria ainda confirmou outra morte no sistema penitenciário, nesta quarta-feira (30), dessa vez na ala feminina do Complexo Penal João Chaves, em Natal. Porém, segundo a corporação, a suspeita é de que o caso tenha sido de suicídio.
Na segunda-feira (28), um detento morreu após uma briga com outro na Cadeia Pública Dinorá Simas, em Ceará-Mirim, na Região Metropolitana de Natal.
Em março, outro preso foi morto foi por um colega de cela na Penitenciária Estadual de Alcaçuz. A vítima foi identificada como Erian Soares Paixão e foi asfixiada por um lençol. A Seap informou que um colega de cela assumiu o crime, mas não disse por qual motivo matou Erian.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira (30) a Elon Musk que ele pode fazer parte da sua equipe pelo tempo que quiser, mas reconheceu que o empresário precisa cuidar dos seus próprios negócios. No mês passado, Musk anunciou que deixaria o cargo de rosto público da comissão de eficiência governamental, conhecida como Doge, por meio da qual promoveu cortes de gastos federais e demissões em massa. Seu objetivo é concentrar-se mais em sua empresa de carros elétricos, a Tesla, cujos lucros caíram 71% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2024.
“A grande maioria das pessoas neste país realmente te respeita e te valoriza”, disse Trump a Musk durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, que pode ter sido a última antes de o homem mais rico do mundo deixar o cargo. “Você sabe que está convidado a ficar o tempo que quiser”, comentou Trump, antes de acrescentar que Musk talvez queira voltar “aos seus carros”. A Tesla, principal fonte da fortuna de Musk, sofreu as consequências do envolvimento político de seu proprietário como conselheiro próximo de Trump.
Seus veículos têm sido alvo de atos de vandalismo e de apelos por boicotes na Europa e nos Estados Unidos. “Você realmente fez muitos sacrifícios. Foram muito injustos com você”, disse Trump a respeito dos críticos de Musk. “Eles gostavam de queimar meus carros, o que não é bom”, respondeu Musk.
O Wall Street Journal reportou hoje que o conselho da Tesla iniciou procedimentos, semanas atrás, para encontrar um sucessor para Musk como diretor-executivo. Segundo fontes familiarizadas com o assunto citadas pelo jornal, o conselho havia alertado Musk de que ele precisava passar mais tempo na empresa, em vez de em Washington.
David Sacks, aliado próximo de Musk e membro da administração Trump, declarou na semana passada que Musk não deixaria a Doge, mas reduziria o papel que desempenha na comissão. Foi o mesmo que ele fez quando assumiu o controle do X em 2022, afirmou. Assim que sentiu que contava “com pessoas em quem confiava”, passou “para um modo de manutenção”, declarou Sacks no podcast All-In.
A investigação sobre os descontos indevidos em aposentadorias do INSS indica que pessoas especialmente vulneráveis teriam sido vítimas de fraude: moradores de zonas rurais com dificuldades para acessar a internet e se deslocar até um posto da Previdência Social, pessoas com deficiência, doentes com impossibilidade de locomoção e analfabetos.
Um caso emblemático, segundo a investigação, é o de um aposentado de Manacapuru (AM), que estava vinculado à Associação de Desenvolvimento Rural Família Feliz, de São Gabriel da Cachoeira (AM).
A Controladoria-Geral da União constatou que é necessária uma viagem de 957 km, com trechos percorridos de táxi e barco, para ir de um município a outro. O deslocamento tomaria cerca de 27h30.
“É improvável que um aposentado de 78 anos fosse percorrer tamanha distância para se associar, assim como também é improvável que funcionários da associação fossem percorrer tantos quilômetros em busca de associados”, afirma a CGU em trecho reproduzido pela Polícia Federal.
“E ainda que a vinculação associativa exista, seria muito difícil a prestação de quaisquer serviços pela entidade a tão longa distância”, continuou o órgão.
As investigações sobre fraudes no INSS foram tornadas públicas na última quarta (23), quando a PF e a CGU fizeram uma operação para apurar desvios que podem chegar a R$ 6,3 bilhões.
A CGU identificou 14 aposentados ou pensionistas vinculados a entidades em municípios diferentes daqueles em que moram com descontos em seus vencimentos, mesmo com a possibilidade reduzida de aproveitar eventuais benefícios proporcionados pelas organizações.
“Como agravante dessa situação, tem-se o fato de o público-alvo desta conduta irregular ser idoso, a maior parte residente na zona rural, sem transporte próprio, e que possui dificuldades de acesso à internet e de deslocamento a uma agência do INSS para atendimento e esclarecimento de dúvidas”, afirma o trecho da CGU citado pela PF.
As autorizações para esses descontos questionados pela controladoria no documento, incluindo o do aposentado de Manacapuru, foram organizadas pela Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer). A entidade afirma que está à disposição dos órgãos de controle e que atua diretamente na garantia de direitos previdenciários de diversos grupos.
As informações estão no documento que a Polícia Federal elaborou para sustentar pedidos de medidas cautelares contra pessoas investigadas no caso. O texto reproduz trechos de apurações da CGU e tem considerações da própria polícia.
De acordo com relatório, até pessoas com deficiências que as impediriam de assinar a autorização para os descontos em seus vencimentos estariam entre as vítimas.
“Houve, ainda, relatos de entrevistados que responderam em nome dos titulares dos beneficiários sobre a impossibilidade de eles terem assinado termos de autorização e fichas de filiação, considerando serem pessoas com deficiência que os impede dessa manifestação de vontade, assim como impossibilitados de locomoção por doença grave, indígena que reside em aldeia e não saber ler ou escrever, ou residentes no exterior e que não tiveram contato com associações quando estiveram no Brasil”, afirma a CGU.
Como parte das investigações, a CGU fez uma série de entrevistas com aposentados do INSS para averiguar se os descontos que estavam sendo efetuados eram legítimos. Segundo a investigação, 1.172 dos 1.198 entrevistados disseram não ter autorizado o desconto.
Além disso, foram identificados casos, de acordo com os relatórios, em que um novo desconto foi cadastrado depois de o aposentado pedir o cancelamento de outro registrado anteriormente.
“A utilização de ferramentas digitais por uma minoria dos beneficiários do INSS limita a capacidade de o cidadão identificar possíveis descontos realizados sem sua autorização, situação agravada em função da fragilidade de controle relacionadas à inclusão desses descontos na folha de pagamento”, diz outra afirmação da CGU reproduzida pela Polícia Federal.
Após listar os casos apontados pela CGU, a PF conclui que “a proteção aos vulneráveis não é realizada de maneira escorreita [sem defeito, impecável, correto] pelo INSS”. “Ao contrário, a prática corrente na autarquia enfraquece a proteção aos hipossuficientes.”
A assessoria de comunicação do INSS foi procurada pela Folha para comentar a afirmação da PF. Respondeu que o órgão já havia se manifestado sobre o assunto em nota publicada na sexta (25), na qual afirma que acordos do INSS com as entidades foram suspensos.
“A medida é fruto de trabalho de cooperação entre o Ministério da Previdência Social, por meio do setor de inteligência previdenciária, INSS, CGU e Polícia Federal. A devolução dos descontos associativos não reconhecidos pelos beneficiários –ocorridos antes de abril de 2025– serão avaliados por grupo da Advocacia Geral da União que tratará do tema”, afirma a nota.
E ninguém preso. Kd os iluministros do STF para darem entrevistas? A corrupção dando no meio da canela e todos omissos, fingindo que nada acontece. O importante é que “nós vencemos o Bolsonarismo”.
As reservas hídricas superficiais do Rio Grande do Norte encerraram o mês de abril com 51,58% da capacidade total de armazenamento, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn). O volume acumulado nos mananciais monitorados é de 2,72 bilhões de metros cúbicos, de um total possível de 5,29 bilhões.
Dois reservatórios estão com 100% da capacidade
Atualmente, apenas dois reservatórios atingiram o volume máximo:
Açude Riacho da Cruz II – 9.604.200 m³
Açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte – 2.724.425 m³
Barragem Armando Ribeiro Gonçalves está com 62,21%
O maior manancial do estado, a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, localizada no Vale do Açu, acumula 1,47 bilhão de metros cúbicos, representando 62,21% da sua capacidade total.
Já a barragem Oiticica, segunda maior do RN, conta com 101,7 milhões de m³, o equivalente a 13,70% de sua capacidade de 742 milhões.
Outros reservatórios com volumes significativos
Outros grandes reservatórios do RN apresentam os seguintes percentuais de armazenamento:
Santa Cruz do Apodi – 68,11%
Umari (Upanema) – 73,33%
Além desses, outros sete reservatórios superam os 70% de volume armazenado:
Poço Branco – 72,37%
Trairi (Tangará) – 71,09%
Cruzeta – 81,83%
Campo Grande (São Paulo do Potengi) – 72,60%
Encanto – 73,40%
Riachão (Rodolfo Fernandes) – 80,10%
Pinga (Cerro Corá) – 72,98%
Onze reservatórios seguem em estado crítico
Por outro lado, 11 reservatórios estão em estado de alerta, com volumes abaixo de 10%:
Itans (Caicó) – 0,61%
Sabugi (São João do Sabugi) – 5,95%
Passagem das Traíras (São José do Seridó) – 0,03%
Esguicho (Ouro Branco) – 4,45%
Carnaúba (São João do Sabugi) – 7,38%
Japi II (São José do Campestre) – 9,04%
Jesus Maria José (Tenente Ananias) – 3,01%
Tourão (Patu) – 9,64%
Brejo (Olho D’Água do Borges) – 5,36%
Gangorra (Rafael Fernandes) – 8%
Mundo Novo (Caicó) – 2,67%
Lulu Pinto (Luís Gomes) – 8,81%
Monitoramento é essencial para a segurança hídrica
O monitoramento contínuo dos principais reservatórios do estado é essencial para a gestão eficiente dos recursos hídricos e para o planejamento de ações preventivas, garantindo o abastecimento da população potiguar.
O estoque da dívida pública federal atingiu R$ 7,51 trilhões em março de 2025. Foi uma elevação de 0,22% ante o saldo do mês anterior, que era de R$ 7,49 trilhões. Em termos nominais, o aumento foi de R$ 16 bilhões.
O indicador é o total de dinheiro que o poder público precisa pagar com títulos (como do Tesouro Direto), com contratos e outros tipos de dívidas. O Tesouro Nacional divulgou os dados nesta quarta-feira (30).
As instituições financeiras detêm a maior fatia da dívida, com 30,5% do total. Previdência (24,1%) e fundos (21,5%) estão em seguida.
Será que em 2027 haverá recursos no INSS para pagar aos aposentados? Pelo rombo das contas públicas, pelo estrago que se descobriu no INSS, pelo aumento da dívida pública, peloDÉFICIT PRIMARIO, pela insegurança jurídica e pelos gastos exorbitantes da máquina pública, já estamos falidos?
FOI EXATAMENTE PRA ISSO QUE EU APERTEI O 13 COM FORÇA. NÃO ESTAVA GOSTANDO DO BOZO. ESSE BOZO NÃO GOSTA DE ROUBAR. GOSTO DE VER É A BAGUNÇA GENERALIZADA, ROUBO DAQUI, ROUBO DALI, MANOS SE DANDO BEM E PERSEGUIÇÃO AOS ADVERSÁRIOS. POR ISSO TUDO, APERTEI O 13 COM FORÇA, TINHA TODES OS MOTIVES DO MUNDO. ATÉ PORQUE, SEGUNDO BONNER, LULES NÃO DEVE NADA PRA JUSTIÇA. TOTALMENTE APTO PARA A MISSÃO. MISSÃO DADA, MISSÃO CUMPRIDA.😂😂🤣🤣😭😭
Um carro capotou na manhã desta quinta-feira (1º) na Rota do Sol. O acidente aconteceu pouco depois da Barreira do Inferno, no sentido praias do litoral sul.
Segundo relato de testemunhas, o motorista apresentava sinais de embriaguez e antes de capotar já havia tocado o meio-fio por duas vezes, antes de capotar.
Latas de bebidas alcoólicas foram encontradas dentro do carro, porém não foi realizado teste do bafômetro no momento do socorro.
O motorista foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Hospital Walfredo Gurgel.
Comente aqui