Com um faro de investigadora e uma experiência de quatro anos no combate a quadrilhas de crime organizado, uma delegada do Rio Grande do Norte conseguiu, durante um voo de Brasília a Natal, identificar três suspeitos de explosão e arrombamento de caixas eletrônicos em vários estados do país.
O episódio, ocorrido ontem (09/06) à noite, daria um bom roteiro de filme policial.
A delegada Danielle Filgueira Soares Lima passou a semana em Brasília participando do Fórum Nacional de Enfrentamento a Roubo a Bancos, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O evento foi aberto na última segunda-feira (06), pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.
Hoje lotada no 11° Distrito Policial de Natal, a delegada veio apresentar a sua experiência na solução de casos com trabalho de integração entre polícias de outros estados.
Na volta para casa, Danielle pegou o voo da TAM que saiu de Brasília às 20h10 com destino a Natal. Mas na sala de embarque, a delegada cismou com dois passageiros que estavam prestes a pegar o mesmo avião. “Parecem assaltantes de banco”, pensou.
Danielle esperou que todos embarcassem e foi a última a entrar no avião, ainda incomodada com suas suspeitas. Por coincidência, ela se sentou na mesma fileira que os dois homens. Um deles suava muito, apesar do ar condicionado gelado da aeronave. A delegada puxou conversa, mas ele não deu papo.
O outro ficava olhando fotos no iPhone. Uma das imagens do celular mostrava várias armas sobre uma mesa.
Chamou a atenção de Danielle a mão queimada de um deles, típico de quem usa algum tipo de maçarico para cortar caixas eletrônicos. Foi o que a delegada pensou.
Ela, então, chamou a comissária, identificou-se e comunicou a suspeita: “Acho que estou viajando com dois bandidos ao meu lado”.
Enquanto o avião não pousava, Danielle simulou que estava ao celular e fez várias fotos dos dois passageiros. Por meio de mensagens, pediu reforço da Polícia Federal no aeroporto de Natal.
No desembarque, ela percebeu que um dos suspeitos travou ao ver os agentes da PF. Um terceiro integrante do grupo, que também estava no voo, apareceu.
Na abordagem, ao abrir a bagagem dos três passageiros, os policiais federais não encontraram roupas. A surpresa: eles estavam equipados apenas com ferramentas para arrombamento de caixas eletrônicos, inclusive um maçarico.
Viajaram de Brasília a Natal com esse tipo de equipamento, sem nenhum incômodo das autoridades nos aeroportos. Não fosse o olhar clínico da delegada, o bando estaria pronto para cometer crimes no Rio Grande do Norte.
Eles foram detidos e encaminhados à delegacia especializada em roubo a bancos de Natal. Dois deles já tinham registro policial. Prestaram depoimento e foram liberados pelo delegado responsável pelo caso, Emerson Guimarães Valente.
Por meio das fotos dos suspeitos, o Banco do Brasil já conseguiu identificá-los em imagens registradas durante arrombamentos de caixas eletrônicos em Pernambuco, Mato Grosso, Paraíba e Maranhão. “Havia imagens deles cortando os caixas”, conta Danielle.
Eles tiveram as ferramentas apreendidas, mas estão nas ruas.
Correio Braziliense
Parabéns para á atuação, instintos e seu grande trabalho de investigação. Parabéns Delegada!! Que Deus esteja sempre ao seu lado para que possa continuar seu trabalho, lhe dando proteção!
É a rotina. A Polícia prende , mas pela Lei já que não houve flagrante de nada, tem de soltar. É a Lei que está na hora de mudar.
Comentar…Absurdo… Prender e soltar bandido, só dá bosta.
Se fosse boa mesmo teria organizado vigilância aos suspeitos pois saberia que não seriam presos. Afinal, se é delegada, conhece a lei que os liberou.
Pelo visto essa "operação " toda foi uma grande trapalhada. Lamentável.
Essa é a legislação penal brasileira, feita para proteger bandido (de todo tipo). Absurdo. Enquanto isso não mudar continuaremos esse país violento que nos envergonha.
Eu acho uma injustiça o que fizeram com os maçaricos e ferramentas. Pois na minha opinião ele foram coagidos e ainda estavam sob cárcere privado. Ou tudo isso não passou de uma grande e infeliz coincidência. . .
O que mais me incomoda é a passividade da lei para a prática do crime.
Nossos políticos vitalícios, não quiseram dá outro encaminhamento e nós estamos acomodados. Se político só trabalha ao nosso favor quando vamos às ruas, então vamos lá. A lei precisa mudar.
É uma vergonha!!!
Ferramentas baratas em relação ao que deixou de acontecer . Agora criaram foi amarras e vão agir mais inteligentemente, pois gente assim não pára. Coitada da delegada, deve ser uma frustração muito grande …
A polícia prendeu os perigosos maçaricos e as cruéis ferramentas. Agora esses maçaricos e ferramentas não poderão mais abrir caixas de banco. excelente trabalho da justiça brasileira. taquipariu …..
Tomara que exploda quem os soltou…
Que justiça é essa? Porque o delegado soltou os bandidos? Está muito difícil viver no Brasil com essa falta de SEGURANÇA! Chega de covardia! Cadê a autoridade?
é a lei, amigo…infelizmente ele só está cumprindo o que está no CPP. pode ter certeza que Delegado não solta por gosto.
Essa delega é do mesmo time da Kalina!
Robinson dá valor!
Interessante! Queria MUITO compreender as leis.
Pegos com armas transportadas clandestinamente com certeza, sem notas de compras, sem permissão de porte, fichados na polícia, comparados em câmaras de segurança e ficam soltos?! O crime maior pra mim é de quem soltou. Vergonha!
Cara Cinara,
vide abaixo a resposta para sua dúvidas….
Não entendi também . Estão nas ruas ??
Não entendi, os caras pegos com ferramentas que se supõe para arrombar cofres e depois de ouvidos são soltos? Não era para eles ficarem com prisão temporária?
Só no Brasil, esse tipo de coisa acontece! Pq não foram presos????
Esforço em vão.
Amanhã estarão explodindo bancos novamente.
Gente será que ninguém vai fazer nada? Que país é esse meu Deus? Mas enfim só podemos esperar a justiça de Deus e pedir misericórdia ???
Parabéns a bela, competente e corajosa delegada, infelizmente nós vivemos num país abandonado, não temos homens no comando, e sim incompetentes e canalhas, que só pensam no final do mês para receber os vultuosos salários. Esses bandidos que a delegada prendeu e a polícia ou a justiça soltaram, são verdadeiros terroristas que estão agindo a muito tempo neste país sem lei. Os magistrados de deputados não estão preocupados em mudar as leis, só pensam em tomar vinho e passear pela Europa.
Parabéns para à delegada Danielle Filgueira, uma prova de competências e dedicação pelo cargo que ocupa! ?????
Ora Ora!!
Se em Brasília tão (quase) todos soltos, curtindo com a nossa grana, rindo da nossa cara,
esses aí tb são fí de Deus e merecem 100 anos de perdão…
Parabéns a delegada pela perspicácia .
Uma pena que estão soltos !!!!!! Esse é nosso Brasil.
Na rua?????? Como pode ser isso?
Esta é a verdadeira DELEGATA muito linda. Parabéns pela atuação e pela blz
Acho que falta também usar o bom senso por parte das autoridades, se os caras estavam com ferramentas para arrombamentos, já era o suficiente para ficarem presos a favor da justiça, então com as comprovações que vieram depois eles ficariam presos, ou seu delegado se fosse um cidadão de bem com essas ferramentas o senhor deixaria preso aguardando o término das investigações, agora esses caras vão arrombar caixas eletrônicas, cometer assaltos e o senhor vai ter trabalho para prende-los, se conseguir pega-los.
Que bom seria se um ínfima parcela dessa perspicácia fosse utilizada pela turma da arrecadação do DETRAN.
Afinal será que nos acampamentos "cara-crachá" que eles montam nas avenidas, nunca um bandido passou?
Certeza que sim, mas como bandido não bebe durante o expediente…
É a história mais absurda que escutei. História de filme, não. Comédia pastelão. Desconfiança por aparência seguido de incompetência para fazer uma simples e rápida investigação. Observem que foi o Banco do Brasil que descobriu que os suspeitos haviam feito outros assaltos e não a polícia. A polícia simplesmente soltou. Porque não pediu a prisão temporária dos suspeitos? Tem juiz 24 horas de plantão para decidir pedidos de prisão. E ainda tem gente ignorante que atribui culpa a Justiça, que sequer foi informada do caso por falha da polícia, culpando-a pela lambança que fizeram.
Concordo, grande trapalhada!!
Realmente, é inacreditável a justiça deste país!!! Os bandidos deitam e rolam, enquanto a população fica a mercê deles!!! Viva o Brasil, o país da impunidade!!!
Estão na rua? que absurdo, cade a justiça valeu a penas essa delegada competente levar estes bandidos para delegacia? não dar para entender.
As nossas leis são feitas por bandidos… Vai beneficiar quem???
Como assim ???? Estão nas ruas ????
Absurdo!!!
ISTO É BRAZZZZZIIL
Parabéns a Delegada, infelizmente os meliantes foram liberados e deve ter saindo rindo dela realmente tá muito difícil p as Polícias prendem e as leis caducas desse País soltam, mas se fosse um Cidadão de bem que tivesse com uma arma p se defender e fosse pego ainda tava preso!
Parabéns à delegada Daniele, que mais uma vez mostrou que é competente! Mas o outro delegado liberar os bandidos é inaceitável! Não adiantou nada o que a doutora fez.
Que justiça que temos no Brasil, parabem?
Que justiça que temos no Brasil, parabem
Tem que haver uma mudança rápida nas leis. Tanto trabalho para no final irem para as ruas.
A Delegada fez um ótimo serviço mas agora pode tá marcada por esses bandidos que, no mínimo, saíram da delegacia rindo da cara dela.
História interessante com um final trágico..no final foram soltos.
Justiça chibata essa nossa??
Não sei como o detector de metais não funcionou
E porque estão soltos????
Ah… lembrei, Brasil o país da impunidade e da justiça que só funciona por interesses.
É por isso que estamos do jeito que estamos. E é daí pra pior enquanto tivermos um código penal de faz de contas.
Ai fica difícil, a Delegada faz um trabalho elogiável como esse, e os marginais são soltos.
Kkkkkkk depois de todo esse mimimi eles estão soltos? RIDÍCULO Essa policia sei não rsrsrs
Que droga de delegacia e justiça é essa, que deixaram estes bandidos soltos?
A historia parece de filme, mesmo; exceto o final: "prestaram depoimento e foram liberados ….."
KKK
Por que ladrões identificados através de filmagens, COM REGISTRO POLICIAL, com equipamentos para arrombar caixas, foram liberados por esse delegado??? Este caso tem que ser investigado. Socorro chame o ladrão…….
Por que????????
Foram liberados???? Absurdo!!!!
Delegada operacional! Não é daqueles que apenas estão na PC por status e nada fazem. Parabéns delegada, a senhora honra sua corporação e o RN!
Como é que é??? Entendi bem?? Na Rua. Piada não!!!!
Por um momento achei que era um político que estava a bordo. Kkkkk.
O q diz a lei….
"Atos preparatórios"…
Resumindo, o grupo não havia realizado nenhum crime…
Continuo sem entender o porquê de estarem soltos pois foram identificados em ação ( filmagens arrombando outros bancos) como não havia realizado nenhum crime?
Cara Larissa, contra os "suspeitos" até àquela data não havia nenhum nadado de prisão expedido pela justiça, mesmo o grupo já tendo sido identificado em ação …
Sendo assim,foram ouvidos e em seguida liberados já q estavam "apenas" se preparando para uma ação criminosa q poderia ou não acontecer (Atos Preparatórios "Iter criminis" q significa "caminho do crime")…
É triste ver esse tipo de situação, mas infelizmente é o q preceitua a lei…
Como foi que essa ferramenta passou no raio X do Aeroporto sem nenhuma abordagem? não entendi, eu lendo a notícia pensando que os caras fossem presos, prenderam foi as ferramentas dos bandidos kkkk parece até que eles não vão adquirir outras. A delegada fez foi se expor para esses bendidos, essas coisas só acontecem no BRASIL