Diversos

IMAGEM: cantor Tico Santa Cruz critica Renan Barão no twitter por escolher Grafith em sua entrada no UFC

IMG-20140202-WA0000

Opinião dos leitores

  1. QUERIA ESSE BABACA ARASTAR METADE DO PUBLICO QUE GRAFITH ARASTA NAS SUAS APRESENTAÇOES…….VAI CONHECER A BANDA ANTES DE FALAR BESTEIRA

  2. UMA COISA SIMPLES QUE GRAFITH DIZ
    "QUEM NÃO GOSTA DO GRAFITH (VÁ PRA PUTA QUE PARIU)" CHUPA TICO SANTA CRUS

  3. ESSE BABACA NAO SABE NEM O QUE FALA….SENHOR TICO PROCURE CONHECER MELHOR A BANDA GRAFITH ANTES DE FALAR BOBAGEM POR AI…….QUERIA VC SEU TICO TICO….ARASTA A METADE DO PUBLICO QUE O GRAFITH ARASTA EM SUA APRESENTACOES.

  4. O tico a entrada e dele ele coloca a música qui ele quiser larga de recalque e beijinho no ombro pra vc BARÃO VC DA ORGULHO AO BRASIL

  5. sei nao viu é cada uma queridinho #Renan é de #Natal e todo #Natalense é #GrafiteiroPorAmor só nós q somos de #Natal q sabemos oq é isso #Beijo pro #Recalque

    1. Eu sou natalense mas nao. Sou grafiteiro coisa nenhuma. Tese errada sua.

    2. UMA COISA SIMPLES QUE GRAFITH DIZ
      "QUEM NÃO GOSTA DO GRAFITH (VÁ PRA PUTA QUE PARIU)"

  6. Ai tico… põe a sua música na tua entrada e resolve essa diferença no octogono com o Barão.
    Já que um musico pode criticar o gosto musical de um lutador, um lutador também deveria poder medir os punhos com um cantor…ah ah ah

  7. Não gosto da Banda Grafith, mas temos que respeitar os gostos musicais dos outros e não sair falando mal. Até porque o que é bom gosto pra um é mal gosto pra outro.

    Moro em Natal/RN e gosto das músicas da Detonautas, até adimirava Tico Santa Cruz, mas ele está enchendo o saco achando que o mundo tem que ser igual à ele!

  8. Cada ser humano e um universo complexo e diferente, existem opiniões das quais não devemos expressar, já que podem chatear aos outros, esse tico deu um tiro no pé falando mau do trabalho de companheiros de profissão.
    Barão sim esta de parabéns!! Trabalha muito e tem reconhecimento da esmagadora maioria.
    Ao contrário de muitos que muitas vezes tem de apelar para serem lembrados na mídia.

  9. Aew Tico Butico leva a mal não irmão respeita o gosto do cara e o meu, eu até curto seu som, mas não curti sua atitude!

  10. Cada um têm seu gosto musical, Barão é de Natal, e gosta da banda e ele têm um bom gosto sim. Música ruim é as suas. Vc é um desconhecido da música Brasileira hehehe

  11. Não sou fa do grafith, mas também não sou contra o fato é que tico santa cruz é uma grande merdaaaaaa, sempre querendo ser melhor cantorzinho de merda sempre querendo ser o melhor….

  12. A MUSICA DELE SIM É UMA M…. QUEM É TICO SANTA CRUZ
    SE FOSSE NANDO REIS, ARNALDO ANTUNES, LULU SANTOS AI SIM
    PODERIA ATE FICAR CALADO MAIS ESSE RAPAZ NÃO FEZ NADA
    PELA MUSICA BRASILEIRA ENTÃO DEVIA RESPEITAR A MUSICA
    E O GOSTO DAS PESSOAS

    1. QUEM E ESSE BESTA PRA FALAR DO GRAFITH……AS MUSICAS DELE SAO UMA MERDA…..SE FORCE UM JORGE VERCYLO…..GUILHERME AREANTES,IVAN LINS, ALCEU VALENÇA,FLAVIO VENTURINI…..MAIS UM BOSTA DESSE QUE NAO TEM NAO CANTA NADA.

  13. Quer dizer que a pessoa não pode ter gosto musical não ? Tem que gostar de tudo? Nunca vi isso. Não gosto de graffit acho brega e de mal gosto

  14. Agora ninguém pode mais dizer que não gosta de nada que já é atacado? Essa história de "politicamente correto" eh f… ninguém pode ir de encontro a opinião! Ele apenas não gostou da música. E ponto! Da msm forma que vcs podem não gostar da dele e também postarem nos seus respectivos perfis de redes sociais. Pra que tanta confusão por causa disso? Eh apenas a opinião do cara. Não existe um musico no mundo que agrade a todos, imagine o Gragith. Vamos parar de hipocrisia q eh melhor.

    1. POOORRA, NINGUÉM SABE MAIS O QUE É RESPEITO NESSA MERDA!!!! SERÁ QUE DÁ PRA ACEITAR O OUTRO DO JEITO QUE ELE É???? DETERMINADOS PENSAMENTOS DEVEM SER CONTIDAS PARA NÃO AFETAR O OUTRO DE MANEIRA NEGATIVA , CARALHOOOOOO!!! SE FOSSE TUA MÃE??? VC IA FICAR FALANDO ESSE TIPO DE MERDINHA AI??? PQP!!!

  15. Tico, vc tem que respeitar o Grafith, banda de sucesso no Nordeste, em relação a gosto musical e muito pessoal, tipo não gosto das suas musicas, sou mais as do Grafith.
    Sou grafiteiro por amor, lkkkkkkkk, valeu Barão na próxima bote Chico bateu no bode.

  16. Independente do gosto musical, Barão mostrou, e sempre faz questão disso, que não esquece suas raízes. Valeu Barão!!!!

  17. Santa Cruz eu sei q é um Grande time do Pernanbuco… agora quem danado é esse tico. Q ta querendo aparecer. Essa banda q ele toca, a quanto tempo acabou?? Fala p ele q o grafithao é sucesso a mais de 25 anos….

  18. Onde está a ofensa ou o erro do comentário? Essa banda que só conhece duas notas musicais, referência da pornografia e da diminuição da mulher, ícone e presença obrigatória em festas que a pancadaria reina, é exatamente o que foi dito: muito ruim.
    Ou será que vai aparecer algum usuário de máscaras negras para compará-la com Crystal, Marina Elali, a filha do Zuadeiro Sandro Pimentel, cujo nome me escapa agora, Pedro Mendes, Babal, Izaque Galvão, e tantos outros que honram o que se pode chamar de produção musical?
    Sorte deles é não ter aterro sanitário para sons, se tivesse…

    1. Acho q vc ainda vive num passado distante pois atualmente grafith não traz pancadaria mais não!
      Quanto vc comparar GRAFITH A MARINA ELALI peraí né, são gostos musicais completamente diferentes!
      BEM QUE O SHOW DE GARITH ARRASTA BEM MAIS GENTE DO Q OS SHOW REGA DE MARINA ELALI. AFFFFFFFFF

    2. Se à Banda só conhecesse 3 notas musicais, a 25 anos a traz não tocaria todo ritmo de musica, desde o forró ao dance music, flash backs e ETC. A 25 anos a traz, não era como hoje que você coloca o nome da musica no Google, e aparece letra e cifra de uma musica, tudo em um passe de mágica, antigamente era no ouvido e no talento que se tocava, e Grafith tocava de tudo desde 1989.

  19. Ele não falou nada demais, nem muito menos diminuiu o RN. Sou potiguar e detesto as mísicas dessa Banda Grafith que só falam em putaria e sempre nessa mesma batidinha. Concordo plenamente com Tico Santa Cruz.

    1. Você deve ser mais um imbecil que não entende a questão da música ser momento tá!! Ou vc vai curtir carnaval ao som de Fagner???? RELaXE E GOZE AMORRRRRRRRRRR

  20. Gente não é preciso ser bom músico e nem exímio lutador para saber que Grafith é uma banda sem muitos dotes artísticos, todas as músicas são tocadas na mesma "pisadinha" com três acordes parecendo um Psy Trance a la Redinha, fazendo a cabeça da galera. Quanto ao Renam, parabéns o Chico bateu no Bode! Béééééééé

  21. Comentários infelizes os de Tico Santa Cruz. Muito feio para um profissional como ele, que assim como Detonautas, a banda Grafith sobrevive do taleto e sucesso de suas músicas.Volto a dizer: Respeitar o alheio é um dom para poucos!

    1. Ele nao mentiu. aliais, vou mais alem, grafhit, garota safada, avioes do forro e cia é tudo banda de forro descartaveis. Musicas que falam do paredao de som, do escroto que bebe mais que todo mundo e que denigre a imagem da mulher. pessoas que gostam desse tipo de musica sao pobres culturalmente, sao pessoas vazias. Ainda chamam de forro, sinal de ignorancia. Vao escultar mastruz, cavalo de pau, alcimar monteiro, flavio jose, luiz gonzaga.

  22. Pelo menos é melhor que qualquer garotas safadas da vida….ou bostaleiros do forró!!!!Valeu Barão!

    1. E quem e esse bosta de tico santa cruz….
      Seu hipocrita…. Pra falar mal do grafith..

    2. Hipocrisia é pensar uma coisa e não dizer. Os próprios músicos do Grafith dizem a quem quiser ouvir que tocam aquilo por grana. Simples. A música é boa? Não? Só fala putaria? Sim. Então qual o problema de quem que que seja, dizer que é ruim?

    3. Aê Ticú, se juntar a quantidade de pessoas que frequentam seus showzinhos durante o ano inteiro, te garanto que não dá a metade da galera que a banda grafith arrasta no carnaval de macau… kkkkkkkkkkkkkkkkk Péssimo gosto é ouvir suas músicas panacaaaa.

    4. Galera, Grafith incomoda tanto pq?????pq é bom e ponto,sem comentários,q/ bom q/ até o TICO, cantor a nível nacional agora sabe q/ eles existem, isso apenas ajudou a banda a ficar ainda mais conhecida, graças a Deus,o q/ eles tocam no momento é de acordo c/ o público, é o q/ esta na moda,eu ñ gosto dessa pisada,e conheço o bom gosto musical deles, q/ ñ tem nada dessa pisada aí da moda,realmente eles fazem pelo trabalho, ñ existe mais axé…ñ existe mais forró…é uma pena o qto. a musica esta acabada,e o qto. essa nova geração esta alienada…sou fã incondicional há 21 anos aqui em PE…é louvável o reconhecimento da banda sim,tocam de tudo,de uma valsa até uma marxinha de carnaval p/ quem ñ sabe…E a vc. TICO,muitíssimo obrigado…

    5. Tico, a única coisa que você deveria fazer era elogiar o que você viu: "o show de barão", porque criticar a música que o cara pediu é pura baixeza e isso é típico de pessoas que tem preconceito com a nossa região nordeste, mas você precisaria ver ou assistir um show de Banda Grafith e ficaria babando em ouvir os caras dar um show e colocar você no bolso. Não sou do Rio Grande do Norte, sou de Pernambuco e desde jovem curto e gosto da Grafith com seus bailes e as músicas do momento internacionais, um baile de verdade, tempos bons inesquecíveis.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Defesa de Bolsonaro pede mudança de horário da fisioterapia na prisão

Foto: Reprodução

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para alterar os horários das sessões de fisioterapia que ele realiza durante os banhos de sol na superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

Em decisão de quinta-feira (18), Moraes havia autorizado que as fisioterapias ocorressem junto ao banho de sol. A defesa agora solicita que as sessões sejam feitas após as 18h, para se adequar à agenda do fisioterapeuta Kleber Antônio Caiado de Freitas, que atua em clínica própria e precisa se deslocar até a PF.

Segundo a defesa, o pedido é “meramente organizacional”, feito de boa-fé, e visa conciliar a decisão judicial com a rotina profissional do fisioterapeuta, garantindo que o tratamento de Bolsonaro continue sem comprometer seus atendimentos na clínica.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Funcarte inicia pagamento de cachês e emendas de 2024 com prioridade para artistas locais

Foto: Secom/PMN

A Fundação Capitania das Artes (Funcarte) começa, na próxima semana, um plano de pagamento para quitar cachês artísticos e emendas referentes a 2024. A medida segue orientação da Prefeitura do Natal, que determinou levantamento detalhado das pendências para organizar um cronograma responsável e transparente.

O plano prioriza artistas locais, além de pequenos e médios fornecedores, reconhecendo a importância desses profissionais para a economia criativa da cidade. O estudo técnico considerou o volume de demandas e a necessidade de manter equilíbrio financeiro sem comprometer as atividades culturais em andamento.

A secretária municipal de Cultura e presidente da Funcarte, Iracy Azevedo, afirmou que a iniciativa é resultado de trabalho criterioso e diálogo com o setor. “Organizamos um cronograma que começa já na próxima semana, com o objetivo de fortalecer a cultura local”, disse.

Com a medida, a Prefeitura avança na organização financeira da política cultural, garantindo previsibilidade, respeito aos profissionais e a continuidade das ações que valorizam a produção artística da cidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Paulinho Freire assina criação da comissão do concurso da Guarda Municipal de Natal

Foto: Rennê Carvalho/Secom

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, assinou nesta sexta-feira (19) o termo de criação da Comissão Especial Organizadora do Concurso Público da Guarda Municipal. A assinatura ocorreu no Palácio Felipe Camarão e marca um passo importante para a realização do certame, aguardado há cerca de 20 anos pelos natalenses.

A comissão, coordenada pelas secretarias de Administração (Semad) e de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), será responsável por adotar todas as providências para a realização do concurso, incluindo a condução dos procedimentos para divulgação do edital e definição da banca examinadora contratada.

Paulinho destacou a prioridade da gestão em fortalecer a segurança e valorizar a Guarda Municipal. “Estamos dando um passo decisivo para a realização do concurso. Vamos trabalhar para que aconteça o mais rápido possível e traga benefícios concretos para a cidade”, afirmou o prefeito.

A secretária da Semdes, Samara Trigueiro, e o comandante da Guarda Municipal, Francisco Carlos Fonseca, ressaltaram o caráter histórico da medida e o impacto da renovação do efetivo na segurança pública de Natal. A comissão será composta por nove servidores e a portaria entra em vigor após publicação no Diário Oficial do Município.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Nordeste pode virar motor do Brasil com população jovem e energia limpa, aponta Banco Mundial

Foto: Reprodução/TV Globo

Com 80% dos seus 54 milhões de habitantes em idade ativa, o Nordeste tem potencial para impulsionar o progresso do país, aponta o relatório do Banco Mundial Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão, divulgado no início do mês.

Segundo o estudo, a região pode gerar mais empregos de qualidade e reduzir desigualdades se investir em setores em crescimento, como manufatura e serviços, além de apostar em infraestrutura via parcerias público-privadas.

O relatório destaca avanços na educação: a parcela de trabalhadores com diploma universitário subiu de 9,1% em 2012 para 17% em 2023. Mesmo assim, o Nordeste enfrenta desafios para transformar escolaridade em renda e oportunidades. Entre 2012 e 2022, a taxa de desemprego ficou em 12% e a informalidade em 52%, índices acima da média nacional.

Outro ponto forte da região é a energia limpa: o Nordeste produz 91% da energia eólica e 42% da energia solar do país, o que, segundo o Banco Mundial, pode acelerar um crescimento industrial sustentável e abrir espaço para setores emergentes, como o hidrogênio verde.

O estudo recomenda também políticas para incluir mulheres e grupos marginalizados, já que apenas 41% das mulheres participam da força de trabalho nordestina.

Para transformar o potencial em resultados concretos, o Banco Mundial sugere melhorar a intermediação de mão de obra, estimular o empreendedorismo, atrair investimentos, simplificar burocracia e modernizar infraestrutura de rodovias, ferrovias, redes digitais, água e saneamento.

O relatório alerta que planejamento e fiscalização cuidadosos são essenciais, e reforça o papel do setor privado em parcerias estratégicas para garantir impacto positivo no desenvolvimento da região.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Omoda 5: Super Híbrido chega a Natal por R$ 159.990 – Mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes

Foto: Divulgação

A Redenção Omoda Jaecoo apresentou oficialmente em Natal o Omoda 5 HEV, o novo SUV híbrido com mais de 1.000 km de autonomia que promete redefinir o segmento de SUVs médios no Brasil. Com preço de lançamento a partir de R$ 159.990, o modelo chega reunindo potência, eficiência e tecnologia premium — características que o tornam mais potente, mais econômico e mais completo que todos os seus concorrentes.

Com design arrojado e linhas futuristas, o Omoda 5 HEV mantém o estilo marcante já visto no E5, mas traz uma dianteira redesenhada para abrigar o novo conjunto híbrido.

O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina com um sistema elétrico, resultando em uma potência combinada de 224 cv e 30,1 kgfm de torque, com aceleração de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, proporcionando desempenho superior com baixo consumo de combustível. O sistema inteligente alterna automaticamente entre os modos elétrico e a combustão, assegurando uma condução suave, silenciosa e eficiente.

No interior, o Omoda 5 impressiona pelo alto nível de tecnologia e conforto. O painel traz duas telas de 12,3 polegadas integradas, compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de carregador por indução de 50 W, sistema de som com seis alto-falantes e comandos de voz inteligentes. O acabamento premium e a chave presencial reforçam a sensação de sofisticação e praticidade.

A chegada do Omoda 5 HEV marca um novo capítulo da Omoda Jaecoo em Natal e fortalece a estratégia global de expansão da marca, que já ultrapassou 540 mil unidades vendidas desde 2023. Um sucesso mundial que agora conquista também o público potiguar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lulinha, vice-líder do PT no Senado e alvos da PF têm convocação protocolada pela CPMI do INSS

Foto: Reprodução

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), protocolou nesta sexta-feira (19) pedidos de convocação de Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha; do senador Weverton Rocha (PDT-MA), vice-líder do Governo no Senado e de outros investigados pela operação Sem Desconto da Polícia Federal, deflagrada na quinta-feira (18). A intenção é trazer novamente os alvos da PF para prestar esclarecimentos à comissão.

O nome de Lulinha voltou à mira da CPMI após nova fase da operação atingir Roberta Luchsinger, amiga do filho do presidente Lula. Segundo a PF, foi paga uma mesada de R$ 300 mil a uma empresa de Luchsinger, referência a “o filho do rapaz” em mensagens, sem detalhar quem seria.

Gaspar também pediu a convocação de Danielle Fontenelles, radicada em Portugal, que atuou em campanhas do PT e teve a agência Pepper investigada por repasse de caixa dois.

Entre os convocados está também Adroaldo da Cunha Portal, ex-secretário-executivo do Ministério da Previdência, exonerado após ser preso na operação, e Gustavo Marques Gaspar, ex-assessor de Rocha, apontado como responsável por assinar procuração dando poderes a Rubens Oliveira Costa, o “homem da mala” do chamado “careca do INSS”.

“Todos esses personagens, em algum momento do meu trabalho na relatoria, apareceram. A maioria já tinha pedido de convocação e até de prisão, mas foram blindados por parte do governo”, afirmou Gaspar à CNN Brasil, criticando a proteção da base governista durante os trabalhos da comissão.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Governo Lula recorre a impostos e “receitas extras” para segurar Orçamento de 2026

Foto: Reprodução

O Orçamento de 2026, aprovado pelo Congresso nesta sexta-feira (19), precisou de “receitas extras” para tentar equilibrar as contas e garantir o superávit de R$ 34,3 bilhões. Entre as medidas do governo estão o projeto do devedor contumaz, cobrança de IOF sobre criptoativos, renegociações de dívidas da União e aumento do Imposto de Importação.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, admitiu que essas medidas são necessárias depois que o Congresso reduziu o pacote fiscal enviado pelo governo. Ele ainda aposta em decisões do STF favoráveis e na tributação de bets, fintechs e Juros sobre Capital Próprio (JCP) para recompor a arrecadação.

Segundo Haddad, o governo trabalha com um “mapa de possibilidades” para compensar a frustração de receitas. A arrecadação com o devedor contumaz e as demais medidas ainda não tem números consolidados, mas devem ser usadas para tentar segurar o Orçamento.

O ministro aproveitou para criticar o passado: disse que herdou déficit de cerca de R$ 180 bilhões, atacou o antigo teto de gastos e afirmou que o Banco Central, sob Gabriel Galípolo, indicado por Lula, recebeu problemas graves herdados das gestões anteriores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

“Assim que Moraes autorizar, vamos internar e operar Bolsonaro”, diz médico do ex-presidente

Foto: Reprodução

O cirurgião Cláudio Birolini, da equipe de Jair Bolsonaro, se pronunciou nesta sexta-feira (19) após a Polícia Federal confirmar que o ex-presidente precisa passar por cirurgia. Birolini afirmou que a internação para o preparo pré-operatório só ocorrerá quando o ministro do STF Alexandre de Moraes autorizar.

Segundo o laudo da PF, Bolsonaro tem hérnia inguinal bilateral que exige reparo cirúrgico eletivo. A perícia também confirmou que o bloqueio do nervo frênico, indicado para tratar os soluços persistentes do ex-presidente, é tecnicamente adequado.

O documento da PF alerta que a cirurgia deve ser realizada o quanto antes, devido à piora do sono e da alimentação de Bolsonaro, além do risco crescente de complicações pela pressão intra-abdominal causada pela hérnia.

Bolsonaro passou pela perícia médica na quarta-feira (17) no complexo da PF em Brasília, onde está preso desde 22 de novembro. O exame foi determinado por Alexandre de Moraes, que solicitou também a análise dos laudos apresentados pela defesa do ex-presidente.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Laudo da PF confirma hérnia bilateral em Bolsonaro e necessidade de cirurgia urgente

Foto: Reprodução

A Polícia Federal concluiu, em laudo pericial enviado nesta sexta-feira (19) ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é portador de hérnia inguinal bilateral e necessita de cirurgia em caráter eletivo. A perícia também confirmou a indicação técnica de procedimento para o bloqueio do nervo frênico, diante do quadro persistente de soluços.

Segundo a junta médica da PF, a cirurgia deve ser realizada “o mais breve possível” devido à falha dos tratamentos já tentados, à piora no sono e na alimentação e ao risco de complicações causadas pelo aumento da pressão abdominal. O laudo foi elaborado após análise de exames, documentos médicos e avaliação direta do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro afirmou que o laudo apenas confirmou diagnósticos médicos já apresentados anteriormente. O advogado Paulo Cunha Bueno pediu que Alexandre de Moraes autorize a internação para a realização da cirurgia, argumentando que o procedimento não pode ser feito em ambiente prisional.

Com a entrega do laudo, caberá exclusivamente ao ministro do STF decidir se Bolsonaro poderá deixar a custódia da Polícia Federal para ser internado em hospital particular, o DF Star, em Brasília. A perícia foi determinada pelo próprio Moraes após pedido da defesa para realização urgente da cirurgia, com previsão de internação entre cinco e sete dias.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Congresso aprova Orçamento de 2026 com R$ 61 bilhões em emendas

Foto: Kayo Magalhaes/Câmara dos deputados

O Congresso Nacional aprovou nesta sexta-feira (19) o Orçamento de 2026, com previsão de superávit de R$ 34,5 bilhões e reserva de cerca de R$ 61 bilhões para emendas parlamentares. A proposta foi aprovada de forma simbólica, com base no parecer do relator Isnaldo Bulhões (MDB-AL), e segue agora para sanção do presidente Lula (PT).

O texto promoveu cortes em programas do governo federal. O Auxílio Gás teve redução de cerca de R$ 300 milhões, enquanto o programa Pé-de-Meia perdeu R$ 436 milhões. Também houve diminuição de R$ 6,2 bilhões em benefícios previdenciários, além de cortes no seguro-desemprego (R$ 391 milhões), no abono salarial (R$ 207 milhões) e em bolsas de estudo no ensino superior.

Mesmo com ajustes sociais, o Orçamento prevê R$ 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral em 2026, ano de eleições gerais. O valor é bem superior ao R$ 1 bilhão proposto inicialmente pelo governo. A meta fiscal prevê superávit de 0,25% do PIB, estimado em R$ 13,8 trilhões, com margem que permite resultado entre zero e R$ 68,5 bilhões.

Do total de R$ 61 bilhões em emendas, R$ 49,9 bilhões ficam concentrados em emendas individuais, de bancada e de comissão, enquanto R$ 11,1 bilhões vão para despesas sob gestão direta do Executivo.

Congresso: Divisão do orçamento

O Ministério da Previdência terá o maior orçamento, com R$ 1,1 trilhão, enquanto Igualdade Racial e Pesca aparecem entre as menores pastas. O Orçamento total de 2026 soma R$ 6,5 trilhões, incluindo R$ 1,83 trilhão para refinanciamento da dívida pública. Veja:

  • Ministério da Previdência Social: R$ 1,146 trilhão;
  • Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome: R$ 302,8 bilhões;
  • Ministério da Saúde: R$ 271,286 bilhões;
  • Ministério da Educação: R$ 233,6 bilhões;
  • Ministério da Defesa: R$ 142 bilhões;
  • Ministério do Trabalho e Emprego: R$ 123,1 bilhões;
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública: R$ 26,35 bilhões;
  • Ministério da Fazenda: R$ 23,2 bilhões;
  • Ministério dos Transportes: R$ 18,75 bilhões;
  • Ministério das Cidades: R$ 16,8 bilhões;
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: R$ 15,3 bilhões;
  • Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional: R$ 12,7 bilhões;
  • Ministério da Agricultura e Pecuária: R$ 12,04 bilhões;
  • Ministério de Minas e Energia: R$ 8,3 bilhões;
  • Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar: R$ 6,26 bilhões;
  • Ministério das Relações Exteriores: R$ 5,53 bilhões;
  • Ministério do Planejamento e Orçamento: R$ 4,88 bilhões;
  • Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima: R$ 4,67 bilhões;
  • Ministério de Portos e Aeroportos: R$ 3,96 bilhões;
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: R$ 3,95 bilhões;
  • Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços: R$ 3,8 bilhões;
  • Ministério da Cultura: R$ 3,73 bilhões;
  • Ministério do Turismo: R$ 3,2 bilhões;
  • Ministério do Esporte: R$ 2,46 bilhões;
  • Ministério das Comunicações: R$ 2,3 bilhões;
  • Ministério dos Povos Indígenas: R$ 1,31 bilhão;
  • Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania: R$ 575,26 milhões;
  • Ministério das Mulheres: R$ 377,37 milhões;
  • Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte: R$ 355,36 milhões;
  • Ministério da Pesca e Aquicultura: R$ 270 milhões;
  • Ministério da Igualdade Racial: R$ 203,4 milhões.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *