Cidades

Inusitado: Preso faz velório da mãe dentro da penitenciária de Alcaçuz

Está no G1/RN

Preso há 14 anos, Severino dos Ramos Feliciano Simão, de 33 anos, velou o corpo de sua própria mãe neste domingo (28) dentro do Pavilhão 5 da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, maior unidade prisional do Rio Grande do Norte. O fato, classificado como ‘inusitado’ pela defesa do detento, aconteceu porque a direção do presídio não disponibilizou agentes penitenciários para a escolta do presidiário ao cemitério. “Os agentes não tinham como levar ele ao velório. Então a família levou o corpo até a prisão”, disse Milena Gama, uma das advogadas de Severino.

A entrada do corpo de Maria das Graças na penitenciária foi autorizada pela juíza Flávia Sousa Dantas Pinto. O diretor do Pavilhão 5, Adalberto Linhares, cumpriu a decisão, mas não permitiu que fosse feitas imagens do velório, pois não foi permitida a entrada de câmeras fotográficas, de vídeo ou aparelhos celulares. “O preso foi tirado da cela e velou o corpo da mãe por aproximadamente 10 minutos”, contou

Opinião dos leitores

  1. Presepada a altura desta Republiquêta tupiniquim.Só espero que não queiram
    levar a mulher de alguem para parir no presídio,filho para batizar,casamento,
    festa de quinze anos,etc…..
    Se publicam isto no mundo civilizado!!!???

    1. Tem que publicar para reafirmar o Estado civilizado que vivemos. Esse pobre só pode prestar as últimas homenagens à sua mãe pq buscou a justiça. Será que para uma Carla Ubarana esse seria o procedimento?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Juiz que liberou preso em flagrante com 200 kg de cocaína por considerar ‘pouca quantidade’ cita ‘equívoco’ e diz que usou ‘texto-modelo’; homem continua solto

Ao todo, 224 quilos de cocaína foram encontrados no veículo do homem — Foto: Divulgação

O juiz Marcelo Nalesso Salmaso citou nos autos do processo que houve um “equívoco” na decisão que liberou um homem preso em flagrante com 200 quilos de cocaína em Itu (SP), no dia 20 de agosto.

O magistrado alegou que o termo “pouca quantidade” (usado para se referir à droga apreendida) estava em um “texto-modelo”, que é utilizado para concessão de liberdade provisória em situações de tráfico.

Na nova movimentação do processo, publicada na segunda-feira (25), o juiz afirma que o “texto-modelo”, que continha o termo “pouca quantidade”, foi utilizado de forma equivocada e que, segundo ele mesmo reconheceu depois, não refletia a fundamentação dada verbalmente em audiência.

Apesar disso, a liberdade provisória do homem foi mantida. 

Salmaso reconhece a legalidade do flagrante, mas reforça, na nova decisão, que a prisão preventiva só pode ser decretada em caráter excepcional, quando presentes os requisitos dos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, o que não se verificava no caso. Por isso, o homem deve responder às acusações em liberdade, mas com medidas cautelares.

Como justificativa da decisão de liberar o suspeito, o magistrado destacou princípios constitucionais, como a presunção de inocência, e considerou que, embora a quantidade apreendida seja elevada, não havia elementos que indicassem que o suspeito integrava organização criminosa.

Mesmo com a correção, a liberdade provisória do suspeito foi mantida, mas algumas medidas cautelares foram adicionadas. Entre elas, a obrigação de comparecer a todos os atos processuais e a proibição de deixar a cidade sem autorização judicial, sob pena de decretação de prisão preventiva em caso de descumprimento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ibovespa bate recorde com Tarcísio à frente de Lula em pesquisa

Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil (B3), operava em forte alta no início do pregão desta quinta-feira (28/8), impulsionado pela divulgação de uma pesquisa eleitoral que mostrou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma simulação de segundo turno em eventual disputa pelo Palácio do Planalto.

De acordo com um levantamento divulgado pela AtlasIntel, Tarcísio – apontado como o nome preferido por grande parte do mercado financeiro para as eleições de 2026 – teria 48,4% das intenções de voto em uma suposta disputa contra Lula, que ficaria com 46,6%.

A pesquisa também mostrou que a aprovação de Lula voltou a cair após um período de recuperação, indo de 50,2% para 47,9%. A desaprovação é de 51%, ante 49,7% do levantamento anterior.

Às 13h06, o Ibovespa disparava 1,68%, aos 141,5 mil pontos.

Na pontuação máxima do pregão até aqui, o indicador bateu 142.138,27 pontos, o novo recorde intradiário (durante o pregão).

Até então, a máxima histórica intradiária havia sido alcançada no dia 4 de julho deste ano, com 141.264 pontos.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PESQUISA ATLASINTEL: Tarcísio tem 48,4% e Lula, 46,6%, em segundo turno em 2026

Fotos: Fernando Nascimento/Governo de SP e Ricardo Stuckert/PR/Divulgação

Pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quinta-feira, 28, aponta que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece numericamente à frente do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em um eventual segundo turno das eleições de 2026. O governador tem 48,4% das intenções de voto contra 46,6% do presidente, resultado que configura empate técnico no limite da margem de erro do instituto, de um ponto porcentual.

Lula x Bolsonaro

O levantamento indica ainda que Lula empata numericamente com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 48,3%. O instituto ainda questionou em quem os entrevistados votariam se as eleições de 2022 fossem hoje e nesse caso, Bolsonaro estaria numericamente à frente do presidente: 45,4% a 44,6%. Já em relação a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), o petista aparece levemente à frente, com 48,8% contra 47,9%.

Nos demais cenários de segundo turno, Lula venceria com margem confortável. Contra o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), teria 46,9% das intenções de voto ante 41,1%. No embate com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), registraria 47,1% contra 40,9%.

O presidente também superaria o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), por 46,7% a 40,3%. Já contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), abriria a maior vantagem: 47,2% a 24,9%.

Já em uma disputa em que a principal adversária é Michelle, Lula mantém a dianteira com 44,2%, seguido pela ex-primeira-dama, que registra 29,7%. Na sequência, estão Zema (7,1%), Ratinho Jr. (5,2%) e Ciro (4,5%).

Foram entrevistadas 6.238 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 20 e 25 de agosto, de forma aleatória e online. A margem de erro é de um ponto porcentual, com nível de confiança de 95%.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Rio Grande do Norte tem 3,4 milhões de habitantes, aponta IBGE; veja as cidades mais populosas

Foto: Canindé Soares

O Rio Grande do Norte tem 3.455.236 habitantes, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A população do RN cresceu 1,6% em relação a 2024.

O número leva em conta a população residente nos estados e municípios em 1º de julho de 2025. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União.

Natal é o município mais populoso do estado, com 784.249 moradores, o que representa quase um quarto de toda a população potiguar. Em seguida aparecem Mossoró (278.587) e Parnamirim (271.713). Os três municípios somados concentram mais de 1,3 milhão de habitantes.

Na sequência, aparecem São Gonçalo do Amarante (124.495) e Macaíba (87.056), que integram a Grande Natal e reforçam a concentração populacional da região metropolitana.

Entre os municípios médios, o destaque é para Ceará-Mirim (83.543) e Extremoz (68.584), ambos próximos da capital e que vêm mantendo crescimento populacional nos últimos anos. No interior, Caicó (63.338) é o mais populoso do Seridó.

Na outra ponta, Viçosa é o município menos populoso do estado, com 1.900 moradores. Outros com menos de 3 mil habitantes são Ipueira (2.090), João Dias (2.073) e Galinhos (2.159).

Os cinco mais populosos do RN

  • Natal – 784.249 habitantes
  • Mossoró – 278.587 habitantes
  • Parnamirim – 271.713 habitantes
  • São Gonçalo do Amarante – 124.495 habitantes
  • Macaíba – 87.056 habitantes

Os cinco menos populosos do RN

  • Viçosa – 1.900 habitantes
  • João Dias – 2.073 habitantes
  • Ipueira – 2.090 habitantes
  • Monte das Gameleiras – 2.345 habitantes
  • Bodó – 2.360 habitantes

O levantamento faz parte da atualização anual do IBGE, que detalha o número de habitantes em todos os estados e municípios do país. Os dados são usados como base para políticas públicas, distribuição de recursos e planejamento de serviços como saúde e educação.

g1-RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Combustíveis de postos alvos da megaoperação tinham até 90% de metanol; ANP permite só 0,5%

Foto: Fabio Tito/g1

Os combustíveis utilizados por alguns postos alvos da megaoperação realizada nesta quinta-feira (28) tinham até 90% de metanol, mas a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) só permite até 0,5% dessa substância na gasolina e etanol. O Metanol é um solvente, é tóxico, corrosivo e pode causar danos ao motor logo no primeiro tanque cheio.

Investigação realizada pelo Ministério Público de São Paulo identificou que o grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC) agia na importação irregular de produtos químicos para adulterar os combustíveis vendidos para consumidores. O setor estima impacto em cerca de 30% dos postos de combustíveis em todo o estado, em torno de 2.500 estabelecimentos.

Produto altamente inflamável e tóxico, o metanol era direcionado a postos e distribuidoras, nos quais acabava sendo utilizado para adulterar combustíveis, gerando lucros bilionários à organização criminosa.

“O metanol tem restrição na ANP para conter 0,5% em combustíveis, por exemplo, na gasolina e etanol. Não obstante, fiscalizações do estado de São Paulo apontam alguns postos com até 90% de metanol, o que é extremamente arriscado para as pessoas, veículos e meio ambiente”, disse o promotor Yuri Fisberg, do Ministério Público de São Paulo, durante coletiva de imprensa.

Segundo os investigadores, um dos principais eixos da fraude passa pela importação irregular de metanol. O produto, que chega ao país pelo Porto de Paranaguá (PR), não era entregue aos destinatários indicados nas notas fiscais.

Metanol era importado clandestinamente

O MP identificou que, em vez disso, o metanol era desviado e transportado clandestinamente, com documentação fraudulenta e em desacordo com normas de segurança, o que coloca em risco motoristas, pedestres e o meio ambiente.

“O metanol é importado por Paranaguá em especial, e de Paranaguá deveria ir ou é formalmente destinado a químicas – por isso as buscas em outros estados. Em geral, são empresas químicas que são de fachada ou tem uma atuação paralela bastante significativa de desvio desse metanol que jamais chegou em Mato Grosso do Sul ou Mato Grosso, aportando nos nossos postos para adulteração de combustível”, disse o promotor.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

OPERAÇÃO TIPHON: Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra grupo ligado à facção em José da Penha que usava menores para tráfico de drogas

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 77ª Delegacia de Polícia de Luís Gomes, deflagrou, na manhã desta quinta-feira (28/08), a Operação “TIPHON”, com o objetivo de desarticular uma associação supostamente ligada a uma facção atuante no estado e voltada para o tráfico de drogas na cidade de José da Penha, localizada no Alto Oeste potiguar.

As investigações apontaram que o grupo exercia o controle do tráfico de drogas na região, mantinha a distribuição de entorpecentes e buscava aliciar novos integrantes, especialmente jovens, para fortalecer a atividade ilícita. Há ainda indícios de que a organização atuava sob orientação de integrantes de facção, expandindo sua influência na região.

Menores utilizados no tráfico de drogas

Durante a ação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão domiciliar. Um adolescente também foi apreendido em posse de 18 pedras de crack e três porções de cocaína, o que reforça a suspeita de que menores de idade vinham sendo utilizados na comercialização dos entorpecentes.

A operação contou com o apoio das equipes da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Alexandria, 7ª DRP de Patu, 4ª DRP de Pau dos Ferros, além das Delegacias de Caraúbas, Apodi e Portalegre, demonstrando a integração das unidades da Polícia Civil na repressão ao crime organizado no interior do estado.

Nome da operação

O nome da operação faz referência a “Tiphon”, criatura da mitologia grega inimiga de Zeus, que derrotava seus adversários tornando-os incapazes de qualquer reação física. O paralelo simboliza o efeito devastador das drogas, que fragilizam o psicológico dos usuários e os tornam vulneráveis, evidenciando a necessidade do combate firme a quem financia e promove o comércio ilícito de entorpecentes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Casa Vermelha também é ponto de vendas de produtos do MST

A Casa Vermelha, local recebeu emenda parlamentar da vereadora Brisa Bracchi (PT) para realização do evento Rolé Vermelho – Bolsonaro na Cadeia, também é ponto fixo de vendas de produtos do MST. O prédio está situado na Rua Princesa Isabel, 749, na Cidade Alta

Uma publicação do próprio MST nas redes sociais demonstra isso, citando o endereço da Casa Vermelha. O local também possui um CNPJ vinculado ao PSTU, conforme mostrou reportagem do jornalista Dinarte Assunção, no Blog do Dina.

Opinião dos leitores

  1. Por isso que Natália está tão calada, nem defesa de Brisa ela fez, que o MP procure que vai achar o rabo de Natália e Isolda nesse escândalo, se não achar também o de Fátima.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

BOMBA: Casa Vermelha, que recebeu emenda de Brisa, possui CNPJ vinculado a partido político


Foto: reprodução

Blog do Dina – por Dinarte Assunção

O imóvel em que funciona a Casa Vermelha, no centro do caso envolvendo o uso de emenda da vereadora Brisa Bracchi (PT) para evento contra Bolsonaro, está vinculado na Receita Federal à sede do PSTU em Natal. A descoberta adiciona uma camada dramática às acusações de que o uso da emenda de Brisa não teve conotação político-partidária, o que é vetado para uso desse tipo de recurso público. O equipamento também abrigou comitê de campanha da vereadora em 2024.

O prédio está situado na Rua Princesa Isabel, 749, na Cidade Alta, mas para complicar ainda mais a situação, o PSTU Natal funciona atualmente na Rua Santo Antônio, 697, na mesma região. Mudança de endereço de qualquer CNPJ obriga seus responsáveis a comunicarem o fato à Receita Federal. Nesse caso, o PSTU também pode acabar prejudicado, e Brisa vê o viés partidário na acusação que lhe foi feita ainda mais robustecido.

E numa dessas ironias do destino, o Blog do Dina também descobriu que o imóvel do número 749 da Rua Princesa Isabel foi casa de um argentino que pediu ao governo brasileiro anistia para não ser deportado em 1998. O pedido foi negado.

Procurado, o gabinete da vereadora Brisa Bracchi não respondeu imediatamente ao pedido de manifestação. O espaço segue aberto. Também enviamos mensagem para o contato registrado na Receita Federal atribuído ao PSTU. Não houve resposta até a publicação desta reportagem.

A descoberta que embasa este material partiu de uma dúvida do blog: de quem é a Casa Vermelha? Ao tentar localizar um CNPJ, não obtivemos êxito, mas descobrimos que no mesmo endereço da Casa Vermelha, o banco de dados da Receita Federal já tinha um CNPJ associado, o da sede do PSTU Natal.

image 34

Desde que o caso envolvendo o uso de emenda pela vereadora Brisa Bracchi veio à público, as atenções levaram a Casa Vermelha a se recolher. Nessa quarta-feira, fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo se depararam com o imóvel fechado.

Eles iriam fiscalizar as condições do imóvel a partir de denúncias encaminhadas ao órgão ambiental sobre a Casa Vermelha não dispor de alvará de funcionamento, obrigatória para um equipamento que realiza eventos. O alvará exige que o prédio tem que cumprir regras de acessibilidade e estar com licença do Corpo de Bombeiros, além de licenças ambientais e comprovação de alvará de construção.

A falta de qualquer dessas licenças impede a expedição de um alvará. A probabilidade do prédio pivô desse caso ter esse documento é improvável, já que o endereço associado não é compatível com nenhuma autorização de funcionamento recente concedida pela Semurb.

 

image 35
Casa Vermelha já conhece enredos de anistia e não terminam bem para os personagens

 

Muito antes de progressistas se reunirem no número 749 da Rua Princesa Isabel para celebrar Bolsonaro na Cadeia e dizer não à anistia, o imóvel já conhecia as entranhas desses pedidos. Em 1998, o Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em Recife, julgou o caso do argentino David Esteban Gallardo, então morador do equipamento onde hoje é a casa vermelha.

O argentino buscou regularizar sua situação no Brasil. Ele havia entrado no país como turista e permaneceu de forma irregular até ser notificado a deixar o território nacional. Ao recorrer à anistia oferecida pelo governo em 1998, teve o pedido negado pelo Judiciário, que entendeu não estarem preenchidos os requisitos legais.

O processo judicial, cujo relator foi o desembargador Castro Meira, revelou que Gallardo chegou a ser multado pela Polícia Federal no Rio Grande do Norte por trabalhar em situação irregular. Sua defesa alegava que a saída do país havia sido forçada por temor de deportação, e que, por isso, deveria ter direito à regularização. A divergência entre os julgadores acabou por destacar as diferentes interpretações sobre vigência e eficácia da lei de anistia.

A coincidência de endereços conecta episódios de natureza muito distinta com uma lição irônica: aqueles que se ligam ao número 748 da Rua Princesa Isabel terminam sem perdão.

Blog do Dina – por Dinarte Assunção

Opinião dos leitores

  1. Que vergonha para o PSTU, se misturou com essa quadrilha dos PTralhas/ Psol, onde só existe bandidos e ladrões. Fui durante muitos anos do PSTU, quando a sede era na Av. Rio Branco, e participei de muitas lutas pelos direitos dos trabalhadores e de toda sociedade, porém saí qdo comecei a perceber a gatunagem se espalhando no partido. VERGONHOSO

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

PM pede mudança de data do jogo entre América x Santa Cruz por causa do desfile de 7 de Setembro

América-RN e Santa Cruz se enfrentam em mata-mata do acesso — Foto: Gabriel Leite/AFCFoto: Gabriel Leite/AFC

O jogo entre América e Santa Cruz pela Série D, valendo o acesso à Série C pode ter nova data.

A Polícia Militar pediu a mudança da data da partida para que seja realizada no sábado (6), na Arena das Dunas.

A medida foi tomada por conta dos eventos de 7 de Setembro e a participação dos agentes de Segurança Pública no desfile.

Leia nota da PMRN

A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) informa que solicitou, por meio de ofício à Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF), a intermediação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que o segundo jogo das quartas de final da Série D, entre América x Santa Cruz/PE, seja antecipado para o sábado (06/09). A solicitação visa alinhar a partida ao calendário dos demais confrontos da fase, assegurando isonomia esportiva e, sobretudo, condições adequadas de segurança.

O pedido ocorre em razão das comemorações do Dia da Independência, em 7 de setembro, data em que todas as Polícias Militares do país atuam simultaneamente em solenidades oficiais e no reforço do policiamento, considerando ainda o fluxo elevado de turistas e manifestações sociais previstas para o feriado.

A medida encontra respaldo jurídico no artigo 144, §5º, da Constituição Federal, que atribui à Polícia Militar a responsabilidade pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública. Trata-se do exercício legítimo do poder de polícia administrativa, que autoriza a adoção de providências preventivas para resguardar a coletividade. Também está em consonância com o Estatuto de Defesa do Torcedor (Lei nº 10.671/2003), que garante ao público condições de segurança nos estádios e em seus acessos.

A PMRN ressalta que possui efetivo e capacidade técnica para garantir a segurança do evento. Entretanto, a coincidência com os atos cívicos do 7 de setembro impõe riscos adicionais, como a concentração de policiais nas solenidades, o intenso fluxo turístico, manifestações sociais anunciadas e a possibilidade de confrontos entre torcidas organizadas. Assim, a antecipação da partida configura medida preventiva e de prudência, destinada a proteger a população, preservar a integridade dos torcedores e otimizar o emprego do policiamento.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *