Diversos

Jesus que nasce para todos: como as religiões interpretam o Natal

Por interino

natal-na-igrejaPara quem não é cristão, a sensação de comemorar o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, pode ser a mesma de participar de uma festa na casa de um desconhecido. Com antigas raízes pagãs e voltando-se recentemente a um simbolismo que perde sua conexão com Cristo, o Natal é comemorado pela grande maioria das pessoas do mundo – e de diferentes credos. E, cristãos ou não, todos compartilham, nesse período, do chamado “espírito natalino”.

Por isso, IHU On-Line conversou com alguns líderes religiosos locais para ver como cada um, a partir da sua fé, vivencia esse ambiente marcado por uma das maiores festas cristãs.

A reportagem é de Moisés Sbardelotto.

O Natal tem uma história longa e variada, marcada também por uma mistura religiosa de fundo. Em dezembro, no hemisfério norte, já havia uma celebração milenar por ocasião do solstício de inverno. Na Europa, os povos se reuniam para comemorar a luz e o nascimento após a pior fase do inverno, quando poderiam, enfim, olhar para frente esperando tempos melhores – e com mais sol. Na Roma antiga, os festejos iniciavam exatamente no dia 25 de dezembro, em homenagem ao nascimento do Deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Com a oficialização do cristianismo no Império Romano, várias datas festivas foram cristianizadas. Assim, da comemoração do nascimento da luz e do sol para o nascimento de Jesus foi apenas uma questão de ajuste. As primeiras manifestações do Natal propriamente cristão no dia 25 de dezembro remontam ao ano 354, como indica um manuscrito em Roma. Mais tarde, a data foi reconhecida oficialmente pelo Papa Julius I (337 -352).

Para o padre jesuíta José Ivo Follmann, o rito ou a simbologia central do Natal é a recordação do nascimento de Jesus em Belém, numa estrebaria, numa manjedoura, à margem da sociedade – ou seja, o presépio. “Deus entra na história da humanidade à margem daqueles lugares onde ele seria esperado”, afirma.

Nesse sentido, a pastora Cleide Schneider, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, acrescenta que o Natal é a celebração da “presença do Deus que virou gente e habitou entre nós, como diz o texto bíblico”. “Jesus vem de uma forma muito simples e humilde para indicar que também nas coisas humildes ali Deus se manifesta”, afirma.

“Ele rompe fronteiras”, resume Pe. José Ivo. E, por isso, também tem um alcance nas demais crenças.

Um dos aspectos destacados também é a correlação que permeia todas as religiões. Mesmo que cada uma possua suas características próprias, algumas celebrações acabam ultrapassando as fronteiras teológicas. Esse é um dos pontos citados por Dejair Rauber, ou Pai Dejair de Ogum, do Africanismo. Ele afirma que, devido ao sincretismo, durante muitos anos a religião africana foi perseguida e marginalizada, e qualquer prática de outro culto, a não ser o católico, era contravenção. Então, com o tempo, a religião africana no Brasil passou a fazer algumas homenagens ao Oxalá, que é o orixá respectivo a Jesus Cristo no africanismo, especialmente no período do Natal, mesmo sem um cunho de festividade.

José Carlos Bandeira, trabalhador do Movimento Espírita, afirma que, apesar de não comemorar a data, o espiritismo aproveita essa época para buscar a integração com os “amigos espirituais elevados”, já que as pessoas melhoram sua condição para se aproximar mais de Deus. “O que interessa é que, nesse momento, em função da vibração mais elevada ao redor das pessoas, esses espíritos superiores conseguem se aproximar mais do planeta. Então, nós somos até melhor assistidos. É uma época mais privilegiada no ano, as pessoas são mais tocadas de fraternidade, de amor”, comenta.

Segundo Bandeira, mesmo que não seja uma religião cristã, o espiritismo concede a Jesus um lugar privilegiado. “Uma das melhores respostas que nós encontramos no Livro dos Espíritos, é quando os espíritos respondem a Kardec que o melhor modelo e guia da humanidade é ‘Jesus’. Uma palavra só”, comenta.

Mesmo no Africanismo, que sempre entendeu que as forças divinas estavam sempre misturadas ao humano, Cristo é aceito como uma divindade, explica Pai Dejair. “Apesar de a religião africana de raiz não cultuar Jesus Cristo, aqui no Brasil o povo de matriz africana passou a respeitá-lo, porque foi aqui que tivemos conhecimento do cristianismo”, explica. Para Dolores Dorneles, ou Mãe Dolores de Bará Lodê, da Nação Afro Cabinda, a celebração do Natal “é a da união entre os povos, entre toda a nação”. E com a presença de Jesus, sim. “Para nós, ele é Oxalá, o pai maior de todas as religiões, tanto da religião Afro, quanto da religião de Umbanda e a de Candomblé”.

Em Jesus, segundo Pe. Follmann, é que está a grande radicalidade do Natal: “Deus que se faz alguém, um de nós, que assume a nossa natureza humana, em todas as suas conseqüências. Tanto que sofreu a morte violenta, porque a humanidade não conseguiu suportar esse tipo de manifestação tão humana”, explica. Segundo ele, a figura de Jesus, seu jeito de ser, foi a revelação do ser humano ao próprio ser humano. E por isso foi rejeitado, porque a humanidade não estava preparada para receber uma mensagem tão forte. “No fundo, o que está revelado no Natal? Que existe o lado divino da humanidade. Deus se faz um de nós para mostrar que nós fazemos parte dele”, resume.

Em outras religiões não-cristãs, também existem festas que acompanham esse período. No Judaísmo, é o momento de celebrar a Chánuka (ou Hanukkah, “dedicação” ou “inauguração”). O líder religioso da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre, Guershon Kwasniewski, que se prepara para o o rabinato, explica que a celebração da Chánuka geralmente coincide com o Natal, mas que, enquanto conteúdo, não tem relação. “Lembramos a vitória dos macabeus, pelo ano 168 a.C., contra o rei Antiocus, da Síria, que tinha profanado o Templo de Jerusalém”, explica. Ele conta que, quando os macabeus retomaram o templo profanado, encontraram só um recipiente com óleo sagrado, que poderia manter o fogo sagrado aceso por apenas um dia. E, por um milagre, esse óleo acabou durando oito dias. “Por isso, hoje em dia, um candelabro de nove braços é aceso ao lado das janelas nos lares judaicos para lembrar o milagre acontecido. O candelabro é colocado junto à janela para também compartilhar a luz com os nossos semelhantes”, comenta.

Segundo Kwasniewski, o Judaísmo reconhece o Deus todo-poderoso, criador do universo, e as criaturas de Deus, os humanos. “Portanto, nosso relacionamento com Deus é um relacionamento de parceiros para continuar a sua obra de Criação”, diz. Nesse sentido, ele sugere que “o espírito natalino deveria acompanhar as pessoas o ano todo e não ficar restrito a dezembro. Dezembro – continua – é um período em que podemos resgatar o paraíso: ninguém briga, todo mundo é cordial, as pessoas baixam menos nos hospitais, ninguém quer ficar doente, ninguém quer perder as festas, todo mundo se cumprimenta”. Para ele, é justamente isso que falta no resto do ano. “Poderíamos espalhar um pouco dessa energia que se concentra agora nesta última parte de dezembro”, aconselha.

E esse parece ser também o desejo dos demais religiosos. “Deveríamos respeitar a fraternidade, o amor ao semelhante, tirar um pouco essa coisa comercial”, comenta José Bandeira. “As pessoas se reúnem para comer e beber e se esquecem de parar por alguns minutos para agradecer. É o momento do aniversário. E qual é o presente que Jesus gostaria de receber? É amor, é fraternidade entre os homens, entre os seus irmãos”, diz. Para Bandeira, é preciso lembrar-se de dar as mãos e “erguer os pensamentos numa prece de agradecimento por essa oportunidade que Deus nos concedeu de ter uma pessoa entre nós com um quilate desses que foi Jesus”.

Para a pastora Cleide, o Natal é um momento em que podemos resgatar muito a partilha, a comunhão, o estar juntos, valorizando os sinais e momentos pequenos de gratidão a Deus. “Não é preciso grandes festas, grandes presentes. Mas a compreensão, o respeito, a solidariedade. Esse é o sentido próprio do Natal, que já está bastante esquecido”, indica.

A mensagem do Natal, segundo Pe. José Ivo, é não procurar Deus onde ele não se encontra e também não tentar colocar Deus onde ele não se encontra. “Devemos estar atentos ao lugar que Deus escolhe para entrar na humanidade, que é à margem, no meio daqueles que são mais desprezados, daqueles que são mais excluídos. É ali que nós encontramos o Deus que é vida, o Deus que é amor”, explica. “E não vamos encontrar no meio da prepotência, no meio da riqueza, no meio da discriminação, no meio da violência, no meio de tudo aquilo que estraga a vida. Deus está presente onde há simplicidade, onde há serviço, onde há atenção às pessoas, onde há amor, onde há respeito”.

E como uma verdadeira festa, o Natal não é comemorado sozinho. “A grande lição do Natal é esta: no nosso jeito de ser, nós também devemos procurar nos tornar presentes para os outros, nos colocar a serviço dos outros”, comenta Pe. José Ivo.

De certa forma, é o que todas as crenças ensinam. Talvez, olhando novamente para o presépio neste Natal, para aquela imagem de um Deus que se faz criança pobre e rejeitada pelo mundo, possamos reconhecer novamente o amor desse Deus que todas as religiões buscam seguir. E acolhê-lo, para que nasça entre nós.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/19114-jesus-que-nasce-para-todos-como-as-religioes-interpretam-o-natal

Opinião dos leitores

  1. Religião é todo conhecimento que liga criatura e criador. Neste sentido, a filosofia espírita é uma religião. E acima de tudo, cristã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Flávio nega racha com Tarcísio e Michelle e fala em “desavença zero”

Comissão de Segurança Pública (CSP) realiza audiência pública interativa para discutir os fatos descritos no relatório investigativo intitulado “Arquivos do 8 de Janeiro: por dentro da força-tarefa judicial secreta para prisões em massa”, publicado pela organização internacional Civilization Works. Mesa: presidente da CSP, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ); autor do REQ 18/2025-CSP, senador Magno Malta (PL-ES). Foto: Saulo Cruz/Agência SenadoFoto: Saulo Cruz/Agência Senado

O senador Flávio Bolsonaro (PL), pré-candidato à Presidência da República, negou nesta quarta-feira (11), uma eventual desavença com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) e também com a ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL) no contexto da escolha do seu nome para a eleição deste ano.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

INDICAÇÃO DO MDB: Presidente da Caern é exonerado


Foto: João Gilberto/ALRN

Foi confirmada nesta quarta-feira (11), a exoneração do presidente da Caern, Sérgio Rodrigues. Ele havia sido indicado ao cargo pelo vice-governador Walter Alves.

Quando Walter anunciou o rompimento com o governo Fátima, deixou os cargos indicados à disposição da governadora, e nesta quarta-feira saiu a primeira exoneração. Sérgio Rodrigues presidia a Caern desde julho de 2025.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nomeada por Lula ao TSE vai relatar ação contra desfile de escola de samba que homenageará presidente

Foto: reprodução/Instagram

A ação que acusa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Partido dos Trabalhadores e a escola de samba Acadêmicos de Niterói de propaganda eleitoral antecipada será relatada pela ministra Estela Aranha no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A representação foi apresentada pelo partido Novo, que questiona o samba-enredo escolhido pela agremiação para o Carnaval de 2026, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. Para a sigla, o desfile ultrapassa o caráter cultural e assume contornos de pré-campanha eleitoral.

No pedido, o Novo solicita a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões, valor que afirma corresponder ao custo econômico total do desfile, além da proibição da apresentação na Sapucaí e do uso de imagens, sons ou trechos da música em qualquer propaganda partidária ou eleitoral.

A legenda também requer a remoção imediata de conteúdos já divulgados nas plataformas digitais relacionados ao enredo.

Segundo o partido, o samba faz referência direta à polarização das eleições de 2022, utiliza jingles históricos do PT, menciona o número da legenda nas urnas e emprega expressões que configurariam pedido explícito de voto.

A ação ainda destaca que o presidente de honra da escola, Anderson Pipico, é vereador em Niterói pelo PT, o que, na avaliação do Novo, comprometeria a neutralidade artística da homenagem.

Especialista em regulação digital, Estela Aranha tomou posse no TSE em agosto de 2025. Procurados, o PT e o Palácio do Planalto não se manifestaram.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Pesquisa Genial/Quaest aponta redução de vantagem de Lula para Flávio Bolsonaro na eleição de 2026

Fotos: Marcelo Camargo/Agência Brasil e Andressa AnholeteAgência Senado

Pesquisa Genial/Quaest divulgada na tarde desta quarta-feira aponta que a distância entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL) diminuiu no início deste ano, em comparação ao fim de 2025.

Em um eventual segundo turno na disputa presidencial de 2026, Lula aparece agora com 43% das intenções de voto, contra 38% do senador do PL, uma diferença de cinco pontos. Em dezembro, a vantagem do petista era de dez pontos (46% a 36%). Lula e Flávio também encabeçam o ranking de rejeição.

O levantamento sugere que Flávio é, por ora, o candidato mais competitivo de oposição a Lula. Em simulações de primeiro turno, testando diferentes candidaturas, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu três pontos em um cenário que envolve o próprio Lula e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Nesse cenário, Flávio sai de 28% de intenções de voto no primeiro turno, conforme o percentual medido pela Quaest em janeiro, para 31% na pesquisa de fevereiro. Lula fica estabilizado com 37%, enquanto o apoio a Ratinho Jr. caiu de 11% para 7%.

Nas simulações de segundo turno em que Lula enfrenta diferentes candidatos da oposição, Flávio é que o obtém a pontuação mais alta contra o atual presidente. Ratinho Jr., que é o segundo mais competitivo em um embate direto com Lula, viu a distância para o petista oscilar um ponto para cima nesta pesquisa.

Os governadores de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), e de Minas, Romeu Zema (Novo), marcam 32% cada em hipotéticas disputas de segundo turno contra Lula. Em ambos os casos, o atual presidente aparece com aproximadamente dez pontos de vantagem.

Já o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), é o que menos pontua entre os governadores de oposição a Lula: faz 28% em um hipotético segundo turno, contra 42% do petista.

Cenários de 1º turno

Nas simulações do primeiro turno da disputa presidencial, Ratinho Jr. tem desempenho ligeiramente superior ao dos demais governadores nos cenários em que seu nome é testado. O governador do Paraná é um dos três pré-candidatos do PSD, que também tem o gaúcho Eduardo Leite e ainda filiou recentemente o goiano Ronaldo Caiado.

A aglutinação de candidaturas no PSD foi interpretada como uma tentativa de consolidar um bloco que não se alinhe nem ao PT, nem ao bolsonarismo na eleição presidencial. Por ora, de acordo com a Genial/Quaest, o melhor desempenho deste bloco aparece com o próprio Ratinho Jr., que marca 8% das intenções de voto em um cenário no qual, além de Lula e Flávio Bolsonaro, enfrenta o mineiro Romeu Zema (Novo) no primeiro turno.

Nesta hipótese, Lula, aparece com 35% das intenções de voto, segundo a Quaest, e Flávio marca 29%. Zema, por sua vez, aparece com 4%.

O desempenho de Ratinho Jr. oscila para 7% em outro cenário, sem Zema, enquanto Lula vai a 37% e Flávio marca 31%. Os dados sugerem que a pulverização de candidaturas, com a entrada do governador mineiro neste caso, consegue tomar votos tanto do atual presidente, quanto do senador do PL.

Nos quatro cenários de primeiro turno em que seu nome foi testado pela pesquisa, Zema aparece com os mesmos 4% das intenções de voto. Segundo o levantamento, o mineiro pontua melhor entre eleitores classificados como “direita não bolsonarista”.

Caiado e Eduardo Leite também atingem picos de 4% quando são testados contra Lula e Flávio Bolsonaro, em cenários sem os demais governadores. O governador de Goiás se sai melhor no grupo de eleitores das regiões Centro-Oeste e Norte, enquanto o gaúcho cresce na região Sul.

A pesquisa testou ainda os nomes de Renan Santos (Missão) e de Aldo Rebelo (DC). Ambos oscilam entre 1% e 2% em diferentes simulações de primeiro turno.

A pesquisa Genial/Quaest entrevistou 2.004 eleitores entre os dias 5 e 9 de fevereiro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-00249/2026.

O Globo

Opinião dos leitores

  1. O MALABARISMO DO BB MOUNJARO PRA DEIXAR A MANCHETE FAVORÁVEL AO RACHADINHA É DE FAZER INVEJA A UM MALABARISTA DE SINAL DE TRÂNSITO.

  2. Há quatro anos, a Quest estava dando uns 25 pontos de Lula sobre Bolsonaro (para se traduzir numa margem, na votação, de menos dois pontos). Se, a essa altura, a diferença está só em cinco pontos…..

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Allyson Bezerra anuncia que deixará a prefeitura de Mossoró no fim de março

Foto: Divulgação/Prefeitura de Mossoró

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira (11) que deixará o cargo no fim de março para disputar o governo do Rio Grande do Norte. Com a saída, o vice-prefeito Marcos Medeiros assumirá a gestão do município.

O prefeito afirmou que a transição será tranquila e disse que Marcos Medeiros está preparado para assumir o comando do Executivo, por conhecer a estrutura administrativa, os servidores e o secretariado.

Ele disse ainda confiar que a próxima gestão avançará em áreas como educação, obras e infraestrutura, e declarou apoio à continuidade do trabalho desenvolvido em Mossoró.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

‘CHUVA DE DINHEIRO’: saiba quanto tinha na mala jogada do 30º andar por alvo de operação da PF

RioprevidênciaFotos: PF

Uma mala contendo R$ 429 mil em dinheiro foi apreendida pela Polícia Federal após ser arremessada pela janela de um apartamento no 30º andar, durante a terceira fase da Operação Barco de Papel, deflagrada nesta quarta-feira (11), em Balneário Camboriú, Santa Catarina.

A tentativa de descarte ocorreu no momento em que agentes da PF cumpriam mandado de busca e apreensão em um endereço ligado aos investigados. Parte das cédulas se espalhou pela área externa do prédio, mas o dinheiro foi rapidamente localizado e recolhido.

Além da quantia em espécie, os policiais apreenderam dois veículos de luxo, celulares e documentos que podem ajudar no avanço das investigações.

Segundo a PF, a operação busca localizar e recuperar bens e valores ocultados após o início das apurações sobre um esquema de crimes contra o sistema financeiro envolvendo a gestão de recursos da Rioprevidência.

A ação é um desdobramento da investigação que resultou, na semana passada, na prisão do ex-presidente da Rioprevidência, Deivis Marcon Antunes. Para a PF, há indícios de que investigados tentaram ocultar patrimônio e apagar provas após a deflagração da primeira fase da operação.

A Operação Barco de Papel apura suspeitas de irregularidades em investimentos de cerca de R$ 970 milhões feitos pela Rioprevidência em Letras Financeiras do Banco Master, instituição posteriormente liquidada pelo Banco Central. A PF investiga quem autorizou as aplicações, se houve pagamento de vantagens indevidas, o destino dos recursos e a ocultação de bens e valores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Nos primeiros 11 dias do mês, volume de chuvas em Natal já supera média de fevereiro

Foto: Adriano Abreu

As chuvas intensas registradas nos primeiros 11 dias de fevereiro já fizeram Natal ultrapassar a média histórica prevista para todo o mês. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o acumulado chegou a 140 milímetros, acima dos 100 mm esperados para o período.

Dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo mostram que, entre a noite de terça-feira (10) e a manhã desta quarta-feira (11), foram registrados 80,2 mm no Parque da Cidade, na Zona Sul, e 93,6 mm no bairro Pajuçara, na Zona Norte da capital.

Diante do cenário, quase todo o Rio Grande do Norte permanece sob alerta do Inmet, que prevê chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos que podem chegar a 60 km/h até a próxima sexta-feira (13).

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Defesa fala em risco de morte e faz novo pedido de prisão domiciliar para Bolsonaro

BolsonaroFoto: Reuters/Amanda Perobelli

Os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram nesta terça-feira (11) um novo pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que ele cumpra a pena em prisão domiciliar, alegando risco concreto à sua vida durante a permanência no sistema prisional.

O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes e sustenta que o estado de saúde de Bolsonaro é frágil e incompatível com a custódia carcerária. A defesa cita parecer do médico Cláudio Birolini, que aponta aumento do risco de complicações graves, como insuficiência respiratória, crises hipertensivas, arritmias, tromboembolismo e até morte súbita.

Segundo os advogados, a própria perícia médica da Polícia Federal reconheceu que a ausência de monitoramento contínuo e de cuidados assistenciais rigorosos pode provocar uma descompensação clínica súbita com risco de morte. O laudo oficial também destaca a presença de comorbidades crônicas e sintomas neurológicos que elevam o risco de quedas.

Bolsonaro está preso desde novembro de 2025. Inicialmente, ficou detido na Superintendência da PF, mas foi transferido para a Papudinha, no Complexo Penitenciário da Papuda, após decisão de Moraes que atendeu a pedidos por melhores condições de custódia.

A cela conta com quarto separado, banheiro com água quente, cama de casal, televisão, geladeira e adaptações para evitar quedas, após o ex-presidente sofrer um traumatismo craniano leve em janeiro.

Mesmo com as adequações, a defesa sustenta que o ambiente prisional segue sendo mais perigoso do que a prisão domiciliar, onde, segundo os advogados, seria possível garantir acompanhamento médico contínuo e resposta imediata a eventuais intercorrências clínicas.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Novos cargos e ‘penduricalhos’: em 9 meses, Poderes ampliaram gasto com pessoal em R$ 33 bilhões

Foto: Cristiano Mariz/Agência Globo

Medidas aprovadas integral ou parcialmente pelo Congresso Nacional desde maio do ano passado devem gerar um aumento de R$ 33 bilhões nos gastos com pessoal entre 2025 e 2026. Os projetos envolvem reajustes salariais, criação de cargos e ampliação de gratificações para servidores dos Três Poderes, o que acendeu o alerta de especialistas para o risco de efeito cascata no funcionalismo.

Entre os textos mais recentes estão os reajustes de cerca de 9% para servidores da Câmara e do Senado, além da reestruturação de carreiras e da ampliação de gratificações vinculadas ao desempenho. O impacto estimado para 2026 é de R$ 790 milhões, segundo o Orçamento.

Os projetos também criam uma licença compensatória para cargos mais altos do Legislativo, garantindo um dia de folga a cada três trabalhados — benefício que pode ser convertido em pagamento e ultrapassar o teto salarial do serviço público. As propostas ainda aguardam sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Benefício semelhante já foi aprovado para servidores de confiança do Tribunal de Contas da União (TCU), com impacto de R$ 197 milhões, além da atualização de gratificações de desempenho que podem dobrar o salário básico.

Especialistas alertam que a formalização da licença compensatória em lei federal pode estimular pedidos de equiparação por outras carreiras. “É a permanente luta contra o teto”, resume o professor Carlos Ari Sundfeld, da FGV Direito SP.

O debate sobre os chamados “penduricalhos” ganhou força após o ministro do STF Flávio Dino determinar que os Três Poderes revisem adicionais que permitem pagamentos acima do teto constitucional.

No Executivo, o Congresso também aprovou a criação de 17,7 mil cargos e a reestruturação de carreiras, com impacto estimado de até R$ 5,3 bilhões em 2026. Outro reajuste concedido em 2024 já gerou despesas de R$ 16,2 bilhões em 2025 e mais R$ 8 bilhões previstos para este ano.

O Judiciário e o Ministério Público também foram contemplados com reajustes e novos adicionais, elevando ainda mais a pressão sobre as despesas obrigatórias.

Opinião dos leitores

  1. Trabalha 3 dias e folga 1.
    Como se trabalhar todos os dias não fosse uma obrigação.
    Querem transformar em privilégio.
    Brasil sendo Brasil.

  2. Besta quem fica brigando aqui em baixo, principalmente sobre essa polarização lula x Bolsonaro, quem tá no andar de cima não se importa com os outros. É pau e pronto.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Justiça Federal rejeita ações de Damares e Kataguiri contra enredo de escola de samba sobre Lula

Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados| Geraldo Magela/Agência Senado

A Justiça Federal decidiu, nesta quarta-feira (11), arquivar duas ações apresentadas pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e pelo deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro.

Os parlamentares questionavam o enredo escolhido pela agremiação para o Carnaval deste ano, intitulado “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, que retrata a trajetória pessoal e política do presidente, candidato à reeleição.

Na decisão, o juiz federal Francisco Valle Brum entendeu que não cabe ação popular no caso, por ausência de um dos requisitos legais: a demonstração de dano ou risco de prejuízo ao patrimônio público.

Segundo o magistrado, a ação popular só pode prosperar quando há ilegalidade acompanhada de impacto financeiro aos cofres públicos ou à administração. Como não foi apresentado qualquer documento que comprove prejuízo ou valor a ser ressarcido, os pedidos foram indeferidos e os processos extintos.

Paralelamente, o partido Novo ingressou na terça-feira (10) com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra Lula, o PT e a escola de samba, alegando propaganda eleitoral antecipada. A legenda pede a aplicação de multa de R$ 9,65 milhões, valor que afirma corresponder ao custo econômico total do desfile.

Para o Novo, o enredo ultrapassa o caráter cultural e funciona como peça de pré-campanha ao associar a imagem do presidente a elementos típicos de campanhas eleitorais.

Opinião dos leitores

  1. Se fosse de outro aspecto político era multa de 22 milhões por campanha antecipada, muita gente presa, políticos sendo cassados etc..

  2. Campanha eleitoral explicita no carnaval, talvez pra justiça só seria politicagem se fosse do lado oposto.

  3. Não adianta ir contra o sistema pois já está tudo dominado, doravante seremos apenas escravos dessa mesma ditadura…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *