Diversos

Jesus que nasce para todos: como as religiões interpretam o Natal

Por interino

natal-na-igrejaPara quem não é cristão, a sensação de comemorar o Natal, o nascimento de Jesus Cristo, pode ser a mesma de participar de uma festa na casa de um desconhecido. Com antigas raízes pagãs e voltando-se recentemente a um simbolismo que perde sua conexão com Cristo, o Natal é comemorado pela grande maioria das pessoas do mundo – e de diferentes credos. E, cristãos ou não, todos compartilham, nesse período, do chamado “espírito natalino”.

Por isso, IHU On-Line conversou com alguns líderes religiosos locais para ver como cada um, a partir da sua fé, vivencia esse ambiente marcado por uma das maiores festas cristãs.

A reportagem é de Moisés Sbardelotto.

O Natal tem uma história longa e variada, marcada também por uma mistura religiosa de fundo. Em dezembro, no hemisfério norte, já havia uma celebração milenar por ocasião do solstício de inverno. Na Europa, os povos se reuniam para comemorar a luz e o nascimento após a pior fase do inverno, quando poderiam, enfim, olhar para frente esperando tempos melhores – e com mais sol. Na Roma antiga, os festejos iniciavam exatamente no dia 25 de dezembro, em homenagem ao nascimento do Deus Sol, conhecido como “Natalis Solis Invcti” (O Nascimento do Sol Invencível). Com a oficialização do cristianismo no Império Romano, várias datas festivas foram cristianizadas. Assim, da comemoração do nascimento da luz e do sol para o nascimento de Jesus foi apenas uma questão de ajuste. As primeiras manifestações do Natal propriamente cristão no dia 25 de dezembro remontam ao ano 354, como indica um manuscrito em Roma. Mais tarde, a data foi reconhecida oficialmente pelo Papa Julius I (337 -352).

Para o padre jesuíta José Ivo Follmann, o rito ou a simbologia central do Natal é a recordação do nascimento de Jesus em Belém, numa estrebaria, numa manjedoura, à margem da sociedade – ou seja, o presépio. “Deus entra na história da humanidade à margem daqueles lugares onde ele seria esperado”, afirma.

Nesse sentido, a pastora Cleide Schneider, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, acrescenta que o Natal é a celebração da “presença do Deus que virou gente e habitou entre nós, como diz o texto bíblico”. “Jesus vem de uma forma muito simples e humilde para indicar que também nas coisas humildes ali Deus se manifesta”, afirma.

“Ele rompe fronteiras”, resume Pe. José Ivo. E, por isso, também tem um alcance nas demais crenças.

Um dos aspectos destacados também é a correlação que permeia todas as religiões. Mesmo que cada uma possua suas características próprias, algumas celebrações acabam ultrapassando as fronteiras teológicas. Esse é um dos pontos citados por Dejair Rauber, ou Pai Dejair de Ogum, do Africanismo. Ele afirma que, devido ao sincretismo, durante muitos anos a religião africana foi perseguida e marginalizada, e qualquer prática de outro culto, a não ser o católico, era contravenção. Então, com o tempo, a religião africana no Brasil passou a fazer algumas homenagens ao Oxalá, que é o orixá respectivo a Jesus Cristo no africanismo, especialmente no período do Natal, mesmo sem um cunho de festividade.

José Carlos Bandeira, trabalhador do Movimento Espírita, afirma que, apesar de não comemorar a data, o espiritismo aproveita essa época para buscar a integração com os “amigos espirituais elevados”, já que as pessoas melhoram sua condição para se aproximar mais de Deus. “O que interessa é que, nesse momento, em função da vibração mais elevada ao redor das pessoas, esses espíritos superiores conseguem se aproximar mais do planeta. Então, nós somos até melhor assistidos. É uma época mais privilegiada no ano, as pessoas são mais tocadas de fraternidade, de amor”, comenta.

Segundo Bandeira, mesmo que não seja uma religião cristã, o espiritismo concede a Jesus um lugar privilegiado. “Uma das melhores respostas que nós encontramos no Livro dos Espíritos, é quando os espíritos respondem a Kardec que o melhor modelo e guia da humanidade é ‘Jesus’. Uma palavra só”, comenta.

Mesmo no Africanismo, que sempre entendeu que as forças divinas estavam sempre misturadas ao humano, Cristo é aceito como uma divindade, explica Pai Dejair. “Apesar de a religião africana de raiz não cultuar Jesus Cristo, aqui no Brasil o povo de matriz africana passou a respeitá-lo, porque foi aqui que tivemos conhecimento do cristianismo”, explica. Para Dolores Dorneles, ou Mãe Dolores de Bará Lodê, da Nação Afro Cabinda, a celebração do Natal “é a da união entre os povos, entre toda a nação”. E com a presença de Jesus, sim. “Para nós, ele é Oxalá, o pai maior de todas as religiões, tanto da religião Afro, quanto da religião de Umbanda e a de Candomblé”.

Em Jesus, segundo Pe. Follmann, é que está a grande radicalidade do Natal: “Deus que se faz alguém, um de nós, que assume a nossa natureza humana, em todas as suas conseqüências. Tanto que sofreu a morte violenta, porque a humanidade não conseguiu suportar esse tipo de manifestação tão humana”, explica. Segundo ele, a figura de Jesus, seu jeito de ser, foi a revelação do ser humano ao próprio ser humano. E por isso foi rejeitado, porque a humanidade não estava preparada para receber uma mensagem tão forte. “No fundo, o que está revelado no Natal? Que existe o lado divino da humanidade. Deus se faz um de nós para mostrar que nós fazemos parte dele”, resume.

Em outras religiões não-cristãs, também existem festas que acompanham esse período. No Judaísmo, é o momento de celebrar a Chánuka (ou Hanukkah, “dedicação” ou “inauguração”). O líder religioso da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência de Porto Alegre, Guershon Kwasniewski, que se prepara para o o rabinato, explica que a celebração da Chánuka geralmente coincide com o Natal, mas que, enquanto conteúdo, não tem relação. “Lembramos a vitória dos macabeus, pelo ano 168 a.C., contra o rei Antiocus, da Síria, que tinha profanado o Templo de Jerusalém”, explica. Ele conta que, quando os macabeus retomaram o templo profanado, encontraram só um recipiente com óleo sagrado, que poderia manter o fogo sagrado aceso por apenas um dia. E, por um milagre, esse óleo acabou durando oito dias. “Por isso, hoje em dia, um candelabro de nove braços é aceso ao lado das janelas nos lares judaicos para lembrar o milagre acontecido. O candelabro é colocado junto à janela para também compartilhar a luz com os nossos semelhantes”, comenta.

Segundo Kwasniewski, o Judaísmo reconhece o Deus todo-poderoso, criador do universo, e as criaturas de Deus, os humanos. “Portanto, nosso relacionamento com Deus é um relacionamento de parceiros para continuar a sua obra de Criação”, diz. Nesse sentido, ele sugere que “o espírito natalino deveria acompanhar as pessoas o ano todo e não ficar restrito a dezembro. Dezembro – continua – é um período em que podemos resgatar o paraíso: ninguém briga, todo mundo é cordial, as pessoas baixam menos nos hospitais, ninguém quer ficar doente, ninguém quer perder as festas, todo mundo se cumprimenta”. Para ele, é justamente isso que falta no resto do ano. “Poderíamos espalhar um pouco dessa energia que se concentra agora nesta última parte de dezembro”, aconselha.

E esse parece ser também o desejo dos demais religiosos. “Deveríamos respeitar a fraternidade, o amor ao semelhante, tirar um pouco essa coisa comercial”, comenta José Bandeira. “As pessoas se reúnem para comer e beber e se esquecem de parar por alguns minutos para agradecer. É o momento do aniversário. E qual é o presente que Jesus gostaria de receber? É amor, é fraternidade entre os homens, entre os seus irmãos”, diz. Para Bandeira, é preciso lembrar-se de dar as mãos e “erguer os pensamentos numa prece de agradecimento por essa oportunidade que Deus nos concedeu de ter uma pessoa entre nós com um quilate desses que foi Jesus”.

Para a pastora Cleide, o Natal é um momento em que podemos resgatar muito a partilha, a comunhão, o estar juntos, valorizando os sinais e momentos pequenos de gratidão a Deus. “Não é preciso grandes festas, grandes presentes. Mas a compreensão, o respeito, a solidariedade. Esse é o sentido próprio do Natal, que já está bastante esquecido”, indica.

A mensagem do Natal, segundo Pe. José Ivo, é não procurar Deus onde ele não se encontra e também não tentar colocar Deus onde ele não se encontra. “Devemos estar atentos ao lugar que Deus escolhe para entrar na humanidade, que é à margem, no meio daqueles que são mais desprezados, daqueles que são mais excluídos. É ali que nós encontramos o Deus que é vida, o Deus que é amor”, explica. “E não vamos encontrar no meio da prepotência, no meio da riqueza, no meio da discriminação, no meio da violência, no meio de tudo aquilo que estraga a vida. Deus está presente onde há simplicidade, onde há serviço, onde há atenção às pessoas, onde há amor, onde há respeito”.

E como uma verdadeira festa, o Natal não é comemorado sozinho. “A grande lição do Natal é esta: no nosso jeito de ser, nós também devemos procurar nos tornar presentes para os outros, nos colocar a serviço dos outros”, comenta Pe. José Ivo.

De certa forma, é o que todas as crenças ensinam. Talvez, olhando novamente para o presépio neste Natal, para aquela imagem de um Deus que se faz criança pobre e rejeitada pelo mundo, possamos reconhecer novamente o amor desse Deus que todas as religiões buscam seguir. E acolhê-lo, para que nasça entre nós.

http://www.ihu.unisinos.br/noticias/noticias-arquivadas/19114-jesus-que-nasce-para-todos-como-as-religioes-interpretam-o-natal

Opinião dos leitores

  1. Religião é todo conhecimento que liga criatura e criador. Neste sentido, a filosofia espírita é uma religião. E acima de tudo, cristã.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: SINCERÃO: Vereador da comissão contra Brisa assume que segue “quem garantir reeleição”

Imagens: Reprodução/98 FM Natal

Escolhido por sorteio para compor a nova Comissão Especial Processante que vai conduzir outro processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi, o vereador Tárcio de Eudiane não fez média e escancarou sua lógica política: “Eu vou pra onde eu vou me reeleger. Pronto.” A vaga seria do vereador Luciano Nascimento, sorteado antes, mas ele recusou.

Sem rodeios, Tárcio deixou claro que não segue partido nem bandeira ideológica. “Eu não defendo partido político nenhum, zero, zero partido político. Eu vou para onde eu vou me reeleger. Pronto. Eu não minto para ninguém, pô. Eu sou verdadeiro e tenho a minha opinião própria”, afirmou.

O vereador justificou sua “versatilidade” dizendo que isso facilita articulações de emendas e o trânsito com a gestão municipal — comandada pelo prefeito Paulinho Freire — e até com o Governo do Estado, mesmo com a administração Fátima Bezerra vivendo crise e desgaste. “Se a governadora Fátima pedir minha ajuda para tentar ajudar o Estado que está quebrado, estou lá. Se o prefeito Paulinho me pedir, eu estou lá”, disse.

Tárcio ainda explicou por que, segundo ele, não vale a pena afrontar quem está no poder: “Vai no governo e ser oposição no governo, não consegue nem um copo d’água”. Em meio ao novo processo contra a petista, a fala expõe — sem filtros — o cálculo eleitoral por trás dos movimentos na Casa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Reposição hormonal em foco: InMED reúne três especialistas para debate ao vivo hoje (26)

Foto: Divulgação

O InMED Podcast recebe nesta terça-feira (26), às 19h, três especialistas para um debate direto, esclarecedor e baseado em evidências sobre Terapia de Reposição Hormonal, tema que movimenta consultórios, divide opiniões e desperta dúvidas em mulheres, homens e profissionais de saúde.

A mesa contará com a ginecologista e obstetra Dra. Almerinda Fernandes de Queiroz (CRM 1848/RQE 1860), o hematologista Dr. Cláudio Macedo (CRM 3815/RQE 1127) e o mastologista Dr. Luiz Murillo Lopes de Britto (CRM 3077/RQE 5718), que irão discutir riscos, benefícios, indicações, contraindicações e como a ciência tem evoluído nas últimas décadas no acompanhamento hormonal.

A transmissão é ao vivo — aberta ao público — e o convite está feito: uma conversa franca, técnica e necessária para quem busca informação de qualidade sobre saúde e longevidade. Não perca: www.youtube.com/@associacaomedicadorn

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Orgulho do RN: ESIG Group dispara no ranking e vira uma das melhores empresas para se trabalhar no país

Foto: Divulgação

Reconhecimento nacional em destaque! 🏆 O ESIG Group, empresa potiguar com mais de 14 anos de atuação, acaba de ser novamente certificado pelo Great Place to Work (GPTW), entrando mais uma vez entre as Melhores Empresas de TI para Trabalhar no Brasil.

Na premiação realizada esta semana, em São Paulo, a companhia conquistou a 30ª posição no ranking de Tecnologia, subindo 21 colocações em relação ao ano anterior — um salto que reforça o compromisso do grupo com a valorização de pessoas, um bom clima organizacional e práticas modernas de gestão.

O resultado mostra, na prática, que investir em cultura, ambiente saudável e cuidado com o time gera impacto real e sustentável.

Siga acompanhando as empresas do grupo que continuam transformando o setor de tecnologia no país: @esig.group @esigsoftware @quark.tec.


Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Acordo de R$ 855 milhões salva Fátima por enquanto — mas cobrança pesada vem aí

Foto: Reprodução/Redes sociais

O secretário da Fazenda do RN, Cadu Xavier, confirmou que o acordo fechado no STF garante ao governo Fátima Bezerra acesso a R$ 855 milhões do Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF) — um alívio temporário para um Estado que já prevê um rombo de R$ 1,5 bilhão em 2026. Segundo ele, a negociação homologada pelo Supremo permite contratar o crédito com garantia da União e evita que a gestão petista tenha de usar dinheiro do próprio caixa no próximo ano.

A prioridade, de acordo com Xavier, será a recuperação das rodovias estaduais, um gargalo histórico da infraestrutura potiguar. As estradas, hoje em situação crítica, elevam custos logísticos e travam o desenvolvimento regional. O secretário disse que o processo para contratar o crédito já começou, mas não há prazo para a liberação da verba — ou seja, o dinheiro ainda não está garantido no curto prazo.

Sem esses recursos, o governo teria de bancar o programa de recuperação das estradas com dinheiro próprio, aumentando a pressão sobre o orçamento de 2026. Xavier admitiu que o PEF funciona como um “escudo” para evitar um estrangulamento ainda maior nas contas de Fátima. O tema preocupa o setor produtivo, que vê na má conservação das rodovias um entrave direto aos investimentos.

O acordo é fruto de uma ação da Procuradoria-Geral do Estado no STF e obriga o RN a melhorar seus indicadores fiscais — incluindo reduzir gastos de pessoal. Ou seja, o dinheiro entra agora, mas a conta chega depois. Enquanto isso, o governo estadual ganha fôlego para atravessar 2026, ano em que o impacto das escolhas econômicas da gestão petista tende a ficar ainda mais evidente para a população e para o mercado.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Globo grava cinco edições especiais do “Caldeirão com Mion” em São Miguel do Gostoso, no luxuoso Nanii; atrações incluem João Gomes, Pablo e Chico César

 

São Miguel do Gostoso (RN) virou palco de um dos maiores projetos de verão da TV brasileira. A Globo está gravando, de forma totalmente sigilosa, cinco edições especiais do “Caldeirão com Mion”, que irão ao ar em janeiro de 2026, reunindo grandes nomes da música e colocando o Rio Grande do Norte no centro das atenções nacionais.

Entre as atrações nos programas estão João Gomes, Xand Avião, Matheus Fernandes, Pablo, Chico César e Dorgival Dantas — um line-up que mistura piseiro, forró, sofrência e grandes hits do Nordeste, reforçando a identidade musical da região.

A produção mobiliza uma equipe de quase 200 profissionais, que desembarcaram no litoral norte potiguar para dar vida ao projeto. A proposta é clara: gerar desejo e apresentar o Rio Grande do Norte para o Brasil, exibindo o charme, o astral e o cenário paradisíaco de São Miguel do Gostoso.

As gravações acontecem no Nanii, espaço de alto padrão que se tornou o mais novo queridinho do turismo potiguar. Inaugurado em 26 de dezembro passado, o hotel e restaurante opera dentro do condomínio de luxo Uhane Luxury Villas, oferecendo uma estrutura contemporânea, sofisticada e pensada nos mínimos detalhes — combinação perfeita para receber um projeto audiovisual desta magnitude.

O Nanii conta com 32 apartamentos cuidadosamente ambientados, arquitetura moderna e uma atmosfera exclusiva.

O Espaço Hana Nui, onde parte das gravações está concentrada, é um ambiente versátil que já se tornou referência para casamentos, aniversários, eventos corporativos e festas privadas. Sua integração com a Suíte By Cris Dios permite que noivas acompanhem de cima cada detalhe da celebração, um conceito raro no mercado de luxo.

Unindo o encanto natural de Gostoso ao projeto arquitetônico sofisticado, o Nanii representa hoje um dos espaços mais exclusivos do Rio Grande do Norte. Seu nome deriva da palavra havaiana “Nani”, que significa “fantástico” — definição que descreve bem o impacto do lugar.

Com a escolha do hotel para sediar as gravações do “Caldeirão com Mion”, o destino potiguar ganha projeção nacional e reforça sua vocação para experiências que misturam beleza, tranquilidade, gastronomia de ponta e um lifestyle único.

As edições especiais gravadas no RN irão ao ar em janeiro de 2026, prometendo mostrar ao Brasil tudo o que São Miguel do Gostoso tem de melhor — e, claro, despertando ainda mais desejo pelo destino.

Opinião dos leitores

  1. Chico César? Pô, esse é um ex cantor em atividade, artista de uma única composição de sucesso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Natal anuncia desconto de 16% no IPTU 2026 e facilita regularização de dívidas de 2025

Foto: Secom

Para ajudar o contribuinte a planejar melhor o próximo ano, a Prefeitura do Natal divulgou, por meio da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), as regras para o IPTU 2026 — que incluem a Taxa de Lixo e a Contribuição de Iluminação Pública (COSIP) — e instituiu um parcelamento especial para débitos referentes a 2025. As medidas ampliam as oportunidades de regularização fiscal e oferecem mais alternativas de organização financeira. A ação foi publicada na íntegra no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (21).

Uma das principais novidades é o desconto de 16% para quem estiver adimplente até 30 de dezembro de 2025 e optar pelo pagamento antecipado do IPTU em parcela única até 9 de janeiro de 2026. Além da emissão digital do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), os contribuintes contemplados também receberão o boleto impresso em casa, garantindo mais praticidade. O pagamento poderá ser feito via PIX, código de barras, cartões de crédito e pelos canais digitais do Banco do Brasil.

O secretário municipal de Finanças, Marcelo Oliveira, destacou a importância das medidas e reforçou os benefícios ao contribuinte. “Estamos garantindo condições mais acessíveis e vantajosas para que o cidadão possa manter sua regularidade fiscal. O desconto de 16% é um estímulo importante, que premia quem se organiza e contribui com a cidade. Nosso objetivo é facilitar, desburocratizar e ampliar os canais de atendimento para que todos tenham acesso às melhores condições de pagamento”, afirmou.

Para quem não optar pelo pagamento antecipado, o município mantém o parcelamento automático do IPTU, da Taxa de Lixo e da COSIP em até 10 parcelas mensais. A SEFIN também instituiu um parcelamento especial para débitos com fatos geradores entre 1º de janeiro e 31 de outubro de 2025. Os contribuintes poderão regularizar a dívida em até 12 parcelas, mediante entrada mínima de 10%. O benefício estará disponível apenas entre 1º e 30 de dezembro de 2025, permitindo que mais contribuintes fiquem adimplentes e possam ter acesso ao desconto antecipado do IPTU 2026.

Formas de pagamento

Os boletos estarão disponíveis no portal da SEFIN. Contribuintes com direito ao desconto antecipado também receberão o documento impresso em suas residências. Os pagamentos poderão ser efetuados utilizando o sistema PIX ou via leitura de código de barras nos canais eletrônicos do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Lotéricas e Correspondentes Bancários desses bancos.

Além disso, correntistas do Banco do Brasil podem consultar e emitir débitos de IPTU sem acessar o sistema da SEFIN e sem necessidade de boleto. O serviço está disponível no aplicativo do Banco do Brasil, no Internet Banking e nos terminais de autoatendimento, pelo caminho: Pagamentos > Impostos e Taxas > IPTU > RN > Natal.

É necessário informar o sequencial do imóvel e o CPF para consultar qualquer débito disponível — seja o IPTU 2026 com desconto ou débitos anteriores. Ao realizar o pagamento pelo Banco do Brasil, a baixa é automática e instantânea na SEFIN, garantindo ainda mais praticidade.

Contribuintes que tenham dúvidas ou necessitem de mais informações sobre o IPTU 2026 podem procurar os canais de atendimento da SEFIN, disponíveis presencialmente na sede da Secretaria, pelo WhatsApp (84) 98786-8208 ou pelo chat online no portal.

Como emitir o boleto do IPTU 2026 pelo WhatsApp

A SEFIN disponibiliza atendimento digital rápido e intuitivo para emissão do boleto com desconto. Basta seguir os passos:

Enviar um “Oi” para o WhatsApp da SEFIN: (84) 98786-1990;

Digitar “IPTU2026” ou o código “116”;

Seguir as instruções automáticas da ferramenta;

Para pessoas físicas, informar o CPF de um dos proprietários e a data de nascimento.

Confira a tabela de vencimento do IPTU 2026.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro diz a familiares que teme ser envenenado na prisão

Foto: reprodução/SBT

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou a familiares que teme ser envenenado na prisão. Foi por esse motivo, e não apenas por restrições alimentares, que o ex-mandatário solicitou que parentes lhe enviem comida na carceragem da Polícia Federal em Brasília, onde está detido.

A interlocutores próximos Bolsonaro disse acreditar que o “sistema” não quer vê-lo preso, mas, sim, morto. A tese tem como base a facada ocorrida em 2018 e o fato de a PF ter concluído que o agressor, Adélio Bispo, agiu sozinho.

Em conversa recente, o ex-presidente se mostrou convicto de que Adélio teria sido financiado por alguém ligado ao referido sistema – mesma organização que, segundo Bolsonaro, agora atuaria contra ele. “Adélio não foi um lobo solitário”, opinou.

Nessa terça-feira (25/11), Moraes autorizou que uma pessoa previamente cadastrada pela defesa possa levar alimentos a Bolsonaro na prisão, no horário que for estipulado pela Polícia Federal. A corporação deverá fiscalizar e registrar os alimentos que forem entregues ao ex-presidente.

Bolsonaro resiste a indicar sucessor

Mesmo preso, Jair Bolsonaro resiste a indicar um nome do campo conservador para disputar a eleição à Presidência da República no ano que vem. O ex-mandatário avalia que, a partir do momento que fizer a indicação, será esquecido pela classe política e terá mais dificuldades de reverter o quadro atual.

Dirigentes de partidos do Centrão, contudo, pressionam para que Bolsonaro defina um candidato ainda este ano, de modo que o escolhido tenha tempo para fazer uma pré-campanha e ganhe musculatura para o pleito contra o presidente Lula.

Paulo Cappelli – Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Daniel Rendall, Samanda Alves e Tárcio de Eudiane formam a comissão que analisará novo pedido de cassação de Brisa

Está formada Comissão Especial Processante (CEP) que analisará o processo de cassação da vereadora Brisa Bracchi (PT). Os nomes sorteados foram os dos vereadores Daniel Rendall, Samanda Alves e Tárcio de Eudiane.

A sessão que aprovou a abertura do processo contra Brisa chegou a ser suspensa até que o vereador Tárcio de Eudiane fosse localizado para informar se acatava ou declinava em fazer parte da comissão. No momento em que teve o nome sorteado, Tárcio estava ausente do plenário. Localizado, retornou e aceitou participar da comissão.

Ao final da fala de Tárcio acatando a participação na comissão, a sessão foi suspensa. Os três sorteados se reunirão para decidirem que será o presidente da comissão, o relator e o membro.

Opinião dos leitores

  1. Vai dar em nada mais uma vez, provando que, para a esquerda, o crime sempre compensa!
    Com certeza, a Câmara Municipal de Natal não representa a sociedade natalense!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Lula diz que Brasil deu ‘lição de democracia ao mundo’ após prisão de Bolsonaro

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (25) que o Brasil deu uma “lição de democracia” ao mundo após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que determinou o início do cumprimento da pena de Jair Bolsonaro e de outros condenados pela tentativa de golpe.

Durante a cerimônia de sanção da nova isenção do Imposto de Renda, Lula afirmou: “Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora e fez um julgamento primoroso.”

Ele disse estar satisfeito não pelas prisões, mas pelo avanço institucional do país: “Estou feliz não pela prisão de ninguém, mas porque o Brasil demonstrou que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude.”

Lula também afirmou que as acusações contra Bolsonaro e militares vieram “de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe neste país” e reforçou: “A democracia vale para todos. Não é privilégio de ninguém. É um direito de 215 milhões de brasileiros.”

Opinião dos leitores

  1. Bolsonaro, o maior líder deste país, ainda que preso. Gostem ou não dele.

  2. O que você diz sobre sua DESCONDENACÃO, canalha? O Brasil vive de dar MAUS EXEMPLOS, sua FLOP 30 foi um.

  3. Hoje, esse canalha diz isso, é quando ele foi condenado por formação de quadrilha e corrupção, o que ele diz?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Formação da Comissão que analisará novo processo que pede a cassação de Brisa é marcada por impasses e polêmicas

Imagem: reprodução/YouTube

A formação da  Comissão Especial Processante (CEP) que analisará o novo processo que pede a cassação da vereadora Brisa Bracchi foi cercada de impasses e polêmicas na tarde desta quarta-feira (26) na Câmara Municipal de Natal.

O primeiro sorteado para fazer parte foi o vereador Luciano Nascimento que declinou, alegando que o voto de Brisa a favor de um processo que pedia a cassação dele. “Pela transparência do processo, declinarei”, afirmou Luciano. Em seguida foi sorteado o nome do vereador Tárcio de Eudiane, que estava ausente do plenário da Câmara.

O presidente da Câmara Eriko Jácome comunicou que seriam feitas três tentativas de contato por telefone com Tárcio para que ele respondesse se faria ou não parte da comissão. Surgiram dúvidas e questionamentos sobre o procedimento que não estava previsto no regimento da Câmara e então a sessão foi suspensa.

Minutos depois, Eriko Jácome comunicou que Tárcio estava chegando à Câmara para responder se faria parte da comissão. A sessão segue suspensa aguardando a chegade de Tárcio.

Daniel Rendall e Samanda Alves foram os outros dois nomes sorteados e que aceitaram fazer parte da Comissão que analisará o novo pedido de cassação contra Brisa e apresentará um parecer sobre o caso.

Opinião dos leitores

  1. A Câmara Municipal de Natal está repleta de edis incompetentes. Nenhum (ou quase nenhum) tem projeto de verdade para Natal e o RN. Os projetos, em sua maioria, visam unicamente benefícios próprios e não transformam Natal numa cidade pujante.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *