Jornalismo

Miguel Josino: a Despedida do Irmão

Miguel e Basto
Miguel tocando, Lane Cardoso cantando e Sebastião Leite

 

O amigo Sebastião Leite escreveu essa despedida para o “mano” Miguel Josino, o Basto leu ontem na despedida e emocionou a todos. Basto meu irmão, como dizia o Miguel, “saudade mata”. Segue:

Meu irmão,

A vida é como uma sala de espetáculos; entra-se, vê-se e sai-se.

                            É sempre difícil traduzir, nessa pobre linguagem humana, o que seja a separação material com a morte de um ente querido. Mas você, com a coragem que lhe é peculiar, haverá de dar a todos nós seus familiares e amigos, mais uma lição de vida espiritual, pois aqueles que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.

                            A morte, não nos libera dos laços afetivos. Pelo contrário, estreita-os, pois quem parte, lá do outro lado, tem uma visão mais nítida do mundo e, por isso, tem capacidade de sentir, numa dimensão mais extensa, o amor que une os que partem e os que ficam. Há uma frase de Arthur Shopenhouse que diz: quem não tem medo da vida, não tem medo da morte e você não a temia, talvez por isso a tenha vivido intensamente. Começo a compreender porque tinha tanta ânsia de viajar, de desnudar o mundo, de distribuir seus conhecimentos e postar nas redes sociais.

                            Ainda nessa vida foi capaz de amar e de dizer que amava a todos que pode. A nós, seus familiares, legou-nos incontáveis lições de vida, desde quando veio morar em Natal sozinho na casa de tia Maria Jose, quando escolheu o direito para poder edificar sua obra, quando passou em primeiro lugar no concurso de juiz e não quis assumir. Não esqueço nunca da frase que me disse naquela ocasião: quem sou eu para julgar alguém? Quero isso prá mim não, Mano. Nasci para advogar e vou advogar até morrer, é ajudando o próximo que me realizo, não os julgando.

                            Mano quem sabe no outro plano que já estás não continue ajudando tantos outros como fez nesse.

                            Se a tristeza é uma forma de egoísmo, lhe peço que nos perdoe, perdoe a todos que estão consternados com sua partida. Perdoe especialmente a mamãe que ainda não acredita – nem pode acreditar – que você se foi; a papai, esse gigante que esta experimentando a maior dor a que um homem pode ser submetido quando a ordem natural das coisas se inverte; a seus filhos Pedro e Marilha, que perderam um pai maravilhoso e desde de domingo nos tem dado grandes lições, as suas enteadas que tinham toda razão para tê-lo como pai; as suas sobrinhas que encontravam tio Gueguel sempre com um sorriso farto, a mão pronta para acariciar, o olhar que ensinava.

                            Régia, Daniel e Rodrigo, não somos mais cinco, mas continuaremos sendo um só, como sempre fomos. Nossa união é e continuará sendo nossa característica primeira.

                            Mano, você trabalhou como se vivesses para sempre, amou como se fosses morrer ontem.

                            Aliás meu irmão querido, morre o que? Essa vestimenta densa e pesada que conduzimos na nossa atual encarnação? O espírito se liberta e, lá no alto, ganha uma liberdade maior e mais bela, pois sei que a morte não surpreende o sábio e certamente não o surpreendeu, pois ele sempre está pronto para partir e você não partiu, porque ficou e ficará dentro de cada um de nós.

                            Meu irmão Miguel, que por hora nos deixa, lega-nos inúmeras lições, foi assim até ontem e será sempre que nos lembrarmos de sua obstinação, seu exemplo de vida, pois para ele a coisa mais bela do mundo era a certeza de que muitos eram felizes por sua causa. Por ele, quantos alcançaram seus sonhos, quantos de nós aqui não deve estar pensando num ato humano praticado por ele para o nosso bem e da própria humanidade. Quantos de nós não nos socorremos de sua mente privilegiada? Quantas soluções jurídicas para resolução dos mais diversos problemas saíram de sua mente brilhante? Suas poesias, seus contos entoaram e encantaram milhares de leitores, tocaram o ouvido de tantas que tiveram o privilégio de amá-lo.

                            O Estado e o próprio direito lhe devem muito. Nós os que aqui ficamos lhe devemos muito.

                            Tenho certeza que você sabia que nos deixaria precocemente e talvez por isso nunca deixou de dizer que gostava, que amava, que as pessoas eram importantes para você como soube cativar e cultivar. Externava seus sentimentos de forma simples e nua.

                            Irmão você amou a vida e a viveu tão intensamente que a consumiu.

                            Viveu os últimos anos com uma ânsia tão grande, por vezes fatigado pelas noites indurmidas, mas sempre convicto de que podia fazer algo de bom no dia seguinte. Lutador obstinado, leitor voraz, escrevia como falava, falava com o coração e deixou uma marca própria que fez escola nas várias gerações que pode ensinar (eu, Daniel, Rodrigo, Kaleb e Fernando José tivemos o privilégio de tê-lo muito perto como professor), homem de inegável espírito público que dedicou sua vida as causas que acreditou, acreditou que a vida era para ser vivida sem medo da partida e foi assim até seu ultimo instante.

                            Meu caro irmão, aprendi com você que o caminho deve ser humilde, sem complicações. Você tinha muita fé em Deus e já estando com ele há de interceder por todos nós que ficamos, há de pedir para que compreendamos porque nos deixou tão subitamente.

                            Vá meu irmão querido, vá. Vá mas vá pleno, vá certo de que cumpriu seu dever e que deixa em cada um de nós uma semente e que mesmo na morte fez várias famílias felizes e que parte de você pulsa noutros sete corações.

                            Descanse em paz.

SEBASTIÃO RODRIGUES LEITE JUNIOR

Opinião dos leitores

  1. Que linda e merecida homenagem com lagrimas nos olhos estou neste momento recebam meu carinhoso abraço daquela que um dia teve o previlegio de conviver na mesma rua e juntos eramos muito felizes amo vocês saudades Miguel vc estará etrenizado nos nossos corações pois aqueles a quem amamos não morem jamais apenas vc partiu antes de nos !

  2. Bela homenagem. Sebastião. Grande Homem. Já me apoiou em momentos difíceis e guarda a mesma espontaneidade e vontade de fazer o bem do irmão Josino. Rodrigo. Intelectual nato. Que Deus os conforte e a toda família. Permita-nos, em nossa missão terrena, levar no coração a força e no espírito a sabedoria do eterno Miguel. Sou saudade e orações.

  3. Sebastião Leite que bela homenagem, inspirada, cheia de amor, palavras serenas e de paz! A dor dessa perda deve ser imensuravel mesmo! Que Deus conforte voces todos e principalmente seus pais, porque quando a ordem natural das coisas se inverte, é incompreensível.

  4. Texto lindo. Me arrancou lágrimas. Miguel era um anjo iluminado. Um ser humano como poucos. Fará falta, mas deixou um rastro de bondade, generosidade e belas ações. Ajudou muito aos outros!

  5. "Todos os dias é um vai-e-vem
    A vida se repete na estação
    Tem gente que chega pra ficar
    Tem gente que vai pra nunca mais
    Tem gente que vem e quer voltar
    Tem gente que vai e quer ficar
    Tem gente que veio só olhar
    Tem gente a sorrir e a chorar
    E assim, chegar e partir
    São só dois lados
    Da mesma viagem
    O trem que chega
    É o mesmo trem da partida
    A hora do encontro
    É também de despedida
    A plataforma dessa estação
    É a vida desse meu lugar
    É a vida desse meu lugar
    É a vida…" (Milton Nascimento e Fernando Brant)

  6. Que texto forte!!!!!
    Eternas saudades deste grande homem de Deus. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos.

  7. Lindo e emocionante depoimento de amor sobre a vida de Miguel Josino e seu legado. Texto Imaculado.

  8. Lindo e emocionante texto. Um depoimento com uma lucidez e sensibilidade que através da linha da afetividade nos traduz o amor fraterno e o agradecimento de um irmão cheio de saudades, mas convicto de que todos precisamos que Miguel nos ajude a entender esse hiato físico que o destino nos colocou. Parabéns Sebastião por essa declaração de amor e de vida num encaminhamento textual que se torna ímpar, único pelo valor do sentimento humano ali contido. Palavras que vão traduzindo uma relação de vida e de tempo que nos informa bem a história de um grande homem chamado Miguel Josino Neto. Parabéns pela delicadeza que soube dar ao próprio texto. Imaculado.

  9. Que bela homenagem… Emocionada!! Como disse Chico Xavier – Aquele que amamos nunca morrem, apenas parte antes de nós.

  10. Eu estava lá e dentro das minhas limitações não contive o choro. Um choro que mesclava saudade, agradecimento, tristeza e alegria. Uma inexplicável mistura intensa de sentimentos que ao final desembocou em um êxtase de tranquilidade na certeza que o amor estava pulsando no coração de todos os presentes. Valeu Bastos e sobretudo, obrigado Miguel! Me sinto na obrigação de repassar todos os ensinamentos que aprendi com Miguel, ensinamentos de toda a ordem. Não foram poucos. Mudou a vida de muitos. Valeu muito!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alcolumbre irá apresentar proposta para restringir quem pode contestar decisão do Legislativo no STF

Foto: Andressa Anholete/Agencia Senado

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), irá apresentar uma proposta legislativa para restringir quem pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para contestar alguma lei votada no Congresso Nacional.

O tema, segundo Alcolumbre, é um “problema seríssimo” que precisa ser discutido “com urgência”. Trata-se de uma reação especialmente ao PSOL, partido conhecido por recorrentemente ir ao STF questionar leis aprovadas pelo Legislativo. No episódio mais recente, a sigla foi à Corte para tentar anular o decreto legislativo que derrubou do aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Segundo pessoas próximas ao presidente do Senado, a ideia é que o critério obedeça à proporcionalidade partidária (proposta similar já passou na Câmara, entenda mais abaixo). Os detalhes ainda serão discutidos entre os líderes do Senado na próxima semana.

“Tem uma questão que nós temos que discutir, com urgência, no Congresso brasileiro, em relação aos legitimados que podem acessar o Supremo Tribunal Federal para questionar qualquer lei votada no Congresso. Esse é um problema seriíssimo que nós temos no Brasil”, afirmou Alcolumbre, em sessão plenária nesta quarta-feira, 2. “Todo mundo pode acessar o Supremo e depois ficam as críticas aqui em relação às decisões do Poder Judiciário brasileiro, da Suprema Corte.”

Na leitura de parlamentares do Centrão, o PSOL age como uma “linha secundária” do governo e é usado como artífice para não atribuir o PT a pecha de contestador das decisões do Legislativo.

Apenas neste ano, o PSOL já foi a Supremo para questionar, entre outras coisas, a resolução aprovada pelo Congresso Nacional para regulamentar a execução das emendas parlamentares e a suspensão da ação contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O PSOL é também autor de outras ações que causaram atrito entre os Poderes Judiciário e Legislativo. É o caso do julgamento que avalia a descriminalização do aborto em até 12 semanas de gestação e e da decisão da Corte em suspender resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) que proibia médicos de realizarem o procedimento de assistolia fetal em gestações com mais de 22 semanas resultantes de estupro.

Como mostrou o Estadão em 2023, líderes do Congresso já discutiam uma proposta similar. A ideia era criar uma espécie de “trava” para impedir ou dificultar que partidos com poucos representantes no Legislativo recorreram ao STF para invalidar atos do Congresso.

Um projeto de lei chegou a tramitar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados no final de 2023, mas acabou sem ser votada. Naquele texto, apenas partidos que alcançassem o número mínimo de 15 deputados poderiam ir ao STF.

Na atual composição da Câmara estariam impedidos de ir ao STF nessa regra a federação PSOL-Rede (14 deputados) e o Novo (cinco deputados). Esse trecho levou ao deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) apresentar uma emenda para barrar essa alteração.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ataque hacker: empresa que atende bancos dá mais detalhes de como foi a invasão a sistema que resultou em desvio de ao menos R$ 800 milhões

Foto: releon8211/Adobe Stock

A C&M Software divulgou na tarde desta quinta-feira, 3, novas informações sobre o incidente de segurança que resultou em um desvio de ao menos R$ 800 milhões na última terça-feira, 1º, um dos maiores já registrados no sistema financeiro do País.

Em um artigo publicado no seu site, a empresa nega responsabilidade pelo incidente e diz que foi vítima de uma “ação criminosa externa”, originada a partir da violação do ambiente de um cliente, cujas credenciais de integração foram indevidamente utilizadas.

“A CMSW é vítima da ação criminosa, tanto pelo uso fraudulento de seus serviços quanto pela exposição gerada por credenciais externas comprometida”, diz a empresa. “Não houve invasão direta aos sistemas da CMSW. Os sistemas críticos seguem íntegros e operacionais.”

Segundo a prestadora de serviços, o ataque foi executado a partir de uma simulação fraudulenta de integração, em que um terceiro usou as credenciais legítimas de um cliente para acessar os serviços como se fosse uma instituição financeira autorizada.

A C&M é uma multinacional que interliga algumas instituições financeiras ao Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), inclusive o Pix. Mais cedo, a empresa obteve autorização do Banco Central para retomar parcialmente a prestação de serviços.

A C&M disse que conduz um “diálogo maduro e técnico” com o Banco Central não apenas para solucionar este episódio, mas para contribuir com o aperfeiçoamento da governança do ecossistema de pagamentos. Informou, ainda, que “permanece em regime de acompanhamento próximo pelas autoridades, mas não há mais impedimento regulatório para a operação do Pix”.

A empresa afirma, ainda, que algumas funcionalidades do “Corner”, o seu sistema de integração para a infraestrutura de pagamentos, ajudam a evitar esse tipo de incidente, mas que seus clientes têm autonomia para não usar todas as seguranças

“A ativação dessas funcionalidades é configurável por cada instituição usuária. Algumas optam por não ativar todos os níveis de segurança disponíveis, por decisão operacional própria”, diz a nota.

A empresa afirma, ainda, que monitora o funcionamento técnico e os acessos à sua infraestrutura, mas que a responsabilidade pelo uso das credenciais é das instituições que as detêm.

Quais foram as medidas tomadas

Na nota, a C&M informa que, após tomar conhecimento do ataque, isolou o ambiente afetado, bloqueou canais suspeitos, registrou o ocorrido no Mecanismo Especial de Devolução (MED) do Pix, solicitou o estorno dos valores indevidos e comunicou o incidente ao BC e às autoridades policiais. A empresa diz estar colaborando com as investigações.

A prestadora de serviços diz que contratou uma auditoria externa independente para avaliar, reforçar e certificar seus controles de segurança. Além disso, pretende intensificar as revisões internas de governança e arquitetura, com o objetivo de evitar novos incidentes.

“A empresa está revendo sua política de onboarding (integração), homologação e governança de APIs e acessos externos, com foco em reduzir riscos compartilhados e exigir padrões mais elevados de segurança ativa por parte dos clientes”, acrescenta a C&M. “Haverá novos requisitos mínimos obrigatórios de segurança para o uso de APIs, acesso a canais e integração de sistemas, com políticas de homologação mais rigorosas.”

Banco Paulista confirma que foi afetado e suspendeu Pix

Os valores desviados na instituição não foram informados. Além do Banco Paulista, a BMP e a Credsystem são outras instituições que sofreram com o ataque. O episódio envolve cifras de ao menos R$ 800 milhões, de acordo com pessoas a par do assunto.

Estadão Conteúdo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Arquidiocese de Natal alerta para vídeo falso com IA de Dom João Cardoso

Foto: divulgação

A Arquidiocese de Natal publicou um alerta sobre a circulação de um vídeo falso, produzido utilizando Inteligência Artificial, que simula a fala do Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso, solicitando ajuda financeira para o tratamento de uma criança.

“Reforçamos que o vídeo em questão é falso e que não foi produzido e nem autorizado por Dom João. Quaisquer campanhas ou ações solidárias da Arquidiocese são veiculadas apenas em nossos canais oficiais (site e redes sociais)”, diz o comunicado da Arquidiocese.

De acordo com a instuição religiosa, o vídeo falso usa o caso de uma menina real, que morreu há seis anos na Inglaterra.

“Quaisquer situações suspeitas desse tipo, podem ser enviadas para o e-mail do Setor de Comunicação da Arquidiocese, no seguinte endereço: [email protected]”, conclui o comunicado da Arquidiocese.

Tribuna do Norte

Opinião dos leitores

  1. Problema de fácil solução, sigam o dinheiro que o criminoso será identificado e preso, se houver interesse é claro.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Polícia prende fornecedores de armas do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV)

Ana Lúcia Ferreira e Gustavo Miranda de Jesus — Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Civil do RJ prendeu um homem e uma mulher apontados como operadores das maiores facções criminosas do país. Eles eram alvos da Operação Bella Ciao, da Delegacia de Combate a Organizações Criminosas e à Lavagem de Dinheiro (DCOC-LD), contra o abastecimento de armas e drogas para traficantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).

Para os investigadores, trata-se de um “consórcio” de organizações criminosas voltado para municiar o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Presos:

  • Ana Lúcia Ferreira: ex-mulher de Elton Leonel da Silva, o Galã, um dos chefes do PCC e por anos o principal fornecedor de drogas e armas na América Latina. Ana ainda teve um filho com outro integrante da facção. Ela foi presa nesta quarta-feira (2) em Taubaté (SP);
  • Gustavo Miranda de Jesus: braço direito e operador financeiro de Fhillip da Silva Gregório, o Professor, morto com um tiro na cabeça há 1 mês e até então o maior fornecedor do CV. Gustavo foi preso nesta quinta (3) na Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Um terceiro suspeito, Luiz Eduardo Grego, o “Cocão”, está foragido. Ele é apontado como operador logístico do grupo. Segundo a Polícia Civil, ele estaria sendo treinado por Lúcia para substituí-la na negociação com fornecedores.

Conexões

O delegado Vinícius Miranda, titular da Delegacia de Combate ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro, explicou que a investigação começou há mais de um ano, com foco inicial em Professor.

A partir da análise financeira e patrimonial, os agentes chegaram a Gustavo, que movimentou mais de R$ 250 milhões em nome da facção. Ele era responsável por lavar dinheiro da facção com empresas de fachada e eventos como bailes funk. Um dos estabelecimentos seria um mercadinho que, segundo a polícia, praticamente não tinha atividade comercial.

Opinião dos leitores

  1. Será que pegarão 17 anos de cadeia ou sairão na audiência de custódia? No Brasil atual, tudo é possível. Só não pra quem não escreve com a mão esquerda.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Extremoz amplia rede de saúde com nova UBS no Moinho dos Ventos

A Prefeitura de Extremoz deu início à construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no loteamento Moinho dos Ventos. A nova estrutura vai beneficiar não apenas os moradores do bairro, mas também comunidades do entorno, ajudando a equilibrar a demanda atualmente concentrada na UBS do Jardins.

“Essa obra representa mais um avanço no compromisso da gestão com a saúde da nossa população. Estamos descentralizando o atendimento e garantindo que mais bairros tenham acesso digno aos serviços básicos”, afirmou a prefeita Jussara Sales.

A obra está sendo viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do senador Styvenson Valentim, no valor de R$ 1.074.000,00, e segue os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde para unidades de Porte I. A área construída será de 302,63m².

A UBS oferecerá serviços essenciais como atendimento médico, de enfermagem e odontológico, além de salas de vacinação, curativos, inalação coletiva, atividades coletivas, observação e coleta. A estrutura contará ainda com consultórios, recepção, banheiros acessíveis, sala de administração, almoxarifado, copa e ambientes técnicos para esterilização e descarte de resíduos, garantindo qualidade e eficiência no atendimento à população.

Opinião dos leitores

  1. Parabéns Extremoz pela Prefeita que vê as necessidades dos seus munícipes.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar na Argentina

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou, nesta quinta-feira (3/7), a ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner, na casa dela, na capital portenha. Atualmente, Cristina está em prisão domiciliar, após ter sido condenada a 6 anos de reclusão por corrupção. Lula chegou ao local por volta das 12h30, horário de Brasília.

Para que o encontro pudesse ocorrer, a ex-presidente do país vizinho solicitou autorização à Justiça da Argentina, que acatou o pedido.

Lula está na Argentina para participar da 66ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada em Buenos Aires nesta quinta. Durante o evento, o Brasil assume, de forma temporária, a presidência do bloco econômico dos países da América do Sul.

A relação entre Lula e Cristina não é novidade. O petista chegou a conversar com a ex-presidente da Argentina depois que a Suprema Corte do país negou o recurso apresentado por ela e a condenou.

A visita do chefe do Palácio do Planalto se assemelha ao gesto do ex-presidente argentino Alberto Fernández, que em 2019 se encontrou com Lula quando ele estava preso em Curitiba, no Paraná.

No entanto, apesar da relação pessoal entre os líderes políticos, a visita aumenta o atrito entre Lula e Javier Milei, atual presidente da Argentina. Durante a passagem do petista em Buenos Aires, não terá reunião bilateral entre os dois, segundo a comitiva presidencial, pois não haverá tempo hábil para tal. No entanto, Lula encontrou um espaço na agenda para visitar Cristina.

Cristina Elisabet Fernández de Kirchner, de 72 anos, foi condenada por fraudar licitações de obras públicas na província de Santa Cruz. Com a idade avançada, a Justiça estabeleceu que a ex-presidente cumprisse o tempo de reclusão em regime domiciliar.

Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Daqui uns dias será Bolsonaro PRESO! Será que vai pagar pelos crimes em prisão domiciliar também?

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Preços das apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho


Foto: Reprodução / Fenae

As apostas das Loterias Caixa aumentam a partir de 9 de julho. O reajuste atinge as modalidades Dupla Sena, Quina, Lotofácil, Mega-Sena, Loteca e Super Sete.

De acordo com a Caixa, o reajuste busca ampliar premiações e fortalecer repasses sociais, contribuindo para o desenvolvimento do país.

“A atualização tem como objetivo manter a sustentabilidade das modalidades, ampliar os valores das premiações e aumentar os repasses sociais que beneficiam milhões de brasileiros”, informa o banco, em comunicado.

Confira abaixo o cronograma de ajuste e os novos valores por modalidade:

Agência Brasil

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula rejeita aumento de deputados e avalia não sancionar projeto de lei

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula (PT) deverá evitar sancionar o projeto de lei que aumenta o número de deputados federais, aprovado pelo Congresso na semana passada, segundo integrantes do governo e parlamentares governistas.

Lula tem até o dia 16 para sancionar o texto, mas aliados dizem que hoje essa possibilidade está descartada. De acordo com os relatos, são discutidos dois cenários: ele não se pronunciar a respeito da proposta, e o Congresso promulgar o texto; ou o veto presidencial à medida.

Lula não descarta vetar a proposta, segundo auxiliares, o que ocorreria em meio à queda de braço com o Legislativo após a derrubada do decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Apesar disso, há um movimento no entorno do petista para que nenhuma decisão seja tomada no calor dos eventos recentes.

Aliados ressaltam a impopularidade do projeto que aumentou o número de deputados e dizem que, por ser iniciativa dos parlamentares, não haveria motivos para que o governo se envolva com o tema —sob o risco de, ao sancionar o texto, ser alvo de críticas pela opinião pública num momento de baixa popularidade.

Pesquisa Datafolha divulgada no último dia 17 mostrou que 76% dos brasileiros são contra o aumento de deputados e apenas 20% são a favor.

O cenário mais provável neste momento é que Lula não sancione nem vete a proposta. Assim, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), terá de promulgar o texto.

Apesar de recomendações pelo veto, há um grupo de auxiliares do presidente que desaconselham esse movimento por causa do risco de acirramento ainda maior na tensão entre Palácio do Planalto e Congresso.

Um auxiliar de Lula disse à reportagem que, ao não se manifestar sobre o projeto, o governo evita ser acusado de interferir numa questão interna da Câmara.

Aliados reconhecem, no entanto, que vetos são prerrogativa do presidente da República, assim como o Legislativo pode derrubá-los. Assim, a avaliação do cenário nos próximos dias pode ser decisiva, ainda segundo esses interlocutores.

O projeto de lei complementar aumenta o número de deputados de 513 para 531, com impacto anual estimado por deputados de cerca de R$ 65 milhões com os custos da criação das novas vagas, incluindo salários, benefícios e estrutura para novos congressistas.

Com a mudança aprovada no Congresso, devem ganhar mais vagas na Câmara em 2027 os estados de Pará e Santa Catarina (quatro cada um), Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Norte (duas cada), Goiás, Ceará, Paraná e Minas Gerais (uma cada).

Folhapress

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Adolescente esfaqueada por ex-namorado em Natal passa por cirurgia; seu estado de saúde é grave

Foto: reprodução/redes sociais

A adolescente que foi esfaqueada pelo ex-namorado durante a tarde de quarta-feira (2) no bairro das Rocas, na zona Leste de Natal, passou por cirurgia na manhã desta quinta-feira (3) no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, na zona Sul de Natal. De acordo com informações obtidas pela reportagem da 98 FM, ela se encontra em estado grave.

A adolescente foi atingida na região abdominal. Ela e outros dois adolescentes foram atacados pelo agressor na praça Mestre Francisco Valentim, nas proximidades do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A segunda vítima, uma menina, passou por atendimento e foi liberada ainda na quarta-feira. Já o adolescente sofreu ferimentos leves, e não precisou de socorro médico.

Adolescente esfaqueada por ex-namorado em Natal passou por procedimento cirúrgico e segue inteRio Grande do NorteadaFoto: reprodução/redes sociais

Nesta quinta-feira (3), a Polícia Civil informou que o caso foi inicialmente atendido pelo plantão da Zona Sul de Natal, ocasião em que o adolescente foi conduzido ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep).

As investigações seguem sob responsabilidade da Delegacia Especializada em Atendimento ao Adolescente Infrator (DEA), que está colhendo depoimentos de testemunhas e familiares, com o objetivo de esclarecer todos os fatos.

98 FM Natal

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Manifestantes de movimentos sociais invadem sede do Itaú pedindo taxação de super-ricos

Manifestantes membros de movimentos sociais invadiram, com faixas e cartazes, a sede do Itaú localizada na Avenida Faria Lima, zona oeste de São Paulo, exigindo justiça tributária e maior taxação de milionários no Imposto de Renda.

A ocupação aconteceu na manhã desta quinta-feira (3/7). O ato foi organizado pelo MTST e pela Frente Povo Sem Medo.

Os ativistas carregam faixas com as seguintes mensagens: “O povo não vai pagar a conta”, “Chega de mamata” e “Taxação dos super ricos já!”. Em nota, a Frente afirmou que o objetivo da manifestação é exigir “justiça tributária, [a] inclusão dos milionários no imposto de renda e do povo no orçamento”.

Com informações de Metrópoles

Opinião dos leitores

  1. Bom que os verdadeiros superricos são os políticos e juízes, que estão por trás das cordinhas desses manifestantes pagoa.

    1. Esses jumentos de patas tão atraz de quer vá trabalhar bando de pilantra pra ser rico como eles são

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *