Política

Na USP, Ciro Gomes é acusado de homofobia ao falar de Doria

Pré-candidato à Presidência da República em 2018, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) foi acusado pelos alunos da Faculdade de Direito da USP (FDUSP) por usar termos homofóbicos em sua crítica ao prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Ciro esteve na Faculdade, localizada no Largo de São Francisco, no centro da capital, na última quinta-feira, para o lançamento do projeto “Brasil Nação”, cartilha de especialistas de esquerda para ser uma alternativa ao programa de reformas do presidente Michel Temer (PMDB).

Segundo os alunos da USP, Ciro Gomes teria xingado Doria ao ser questionado por um aluno, que dizia que ele seria derrotado pelo tucano nas eleições presidenciais de 2018. De acordo com o relato do estudante, que serviu de base para uma nota coletiva de repúdio, o presidenciável do PDT afirmou que não teme a disputa contra o prefeito: “Eu pego um viado cheio de areia no c…, que nem o João Doria, e encho de porrada“.

A nota dos estudantes critica a fala de Ciro e classifica os termos usados como homofobia. “Um candidato à Presidência e quem se propõe a construir um novo projeto de Brasil, independentemente do seu tom político, não pode ter valores que mais dizem respeito ao Brasil arcaico e colonial do que ao projeto de país como direitos humanos para todos que vem sendo construído pelos brasileiros”, afirma o texto.

Em texto encaminhado à coluna da jornalista Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, ele negou ter dito a frase, que atribuiu à “invencionice das redes sociais”.

 

VEJA

Opinião dos leitores

  1. Doria é Fake!

    Todas as palestras de Ciro são gravadas, se ele falou está gravado. O onus da prova é de quem está acusando.

  2. Cada dia eu fico fã de Ciro Gomes, pense no cara , Dória canidato dá Globo vai se ferrar, ele pensa que só SP volta para presidente.

  3. Isso só pode ser piada! Primeiro homofobia não é crime previsto em lei, segundo se fosse, só se aplicaria se o Dória fosse viado, então acabemos com o sensacionalismo que esse Dória engomadinho não tá resolvendo nada!!!!!

  4. Esse coronel ciro gomes,perde até no ceará,oportunista,qual o partido que ciro é filiado hoje á noite????

  5. Essa frase tem tudo a ver com ele mesmo. Ele diz, depois desdiz. Outro dia disse que receberia a turma do juiz Moro na bala, depois disse que não foi bem assim.

  6. Não me agrada ter que falar isso, más esse país está ficando muito chato qual quer coisa que falamos é criticado a milícia do politicamente correto parte para cima levando a bandeira dos diretos humanos como se fossem os tolerantes, compreendam que não importa o lado que for defendido o outro sempre será excluído. HIPOCRISIA se passar por tolerantes.

  7. Esse Ciro é um falastrão, metido a sabe tudo, já exerceu vários cargos públicos, não tem nenhuma marca relevante, o que é relevante nele, é o destempero.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hospital Walfredo Gurgel recebe visita fiscalizatória de comissão da CMN

Nesta segunda-feira (25), a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da Câmara Municipal de Natal realizou mais uma visita fiscalizatória ao Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, formado pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e o Pronto-Socorro Dr. Clóvis Sarinho, maior unidade de saúde pública do Rio Grande do Norte. De acordo com o presidente da Comissão, vereador Luciano Nascimento (PSD), a visita foi motivada pelo cenário caótico no qual se encontra o Hospital. Na ocasião, os parlamentares constataram pacientes amontoados nos corredores aguardando por procedimentos de urgência.

“Em maio, quando estivemos aqui pela primeira vez este ano, a situação já era precária, mas agora deve estar três, quatro vezes pior. Os corredores estão superlotados, um calor absurdo nas dependências do prédio, muitas salas sem boas condições de trabalho e servidores exaustos. Esta é a realidade e quem mais sofre é o paciente. A nossa intenção é ajudar, unir esforços para que essa situação seja resolvida. Por mais que seja um equipamento do Estado, temos a responsabilidade de fiscalizar porque está dentro da cidade de Natal e recebe dinheiro público”, justificou Luciano Nascimento.

Por sua vez, a vereadora Camila Araújo (União Brasil) salientou que a equipe médica não está passando com frequência para verificar o estado dos pacientes. “Ouvimos relatos de uma paciente vascular que já está há 10 dias aqui sem ser examinada por um médico. Temos também pacientes da ortopedia que passaram por cirurgia e sequer estão com medicação prescrita para dores. Então, levamos esses apontamentos para a direção da unidade e cobramos explicações”.

Leidiane Queiroz, secretária adjunta de Saúde do RN, falou pelo governo estadual. “Neste momento, o Hospital Walfredo Gurgel passa por cinco reformas e, inevitavelmente, isso se reflete no fluxo de pacientes na instituição. Estamos fazendo um planejamento para reduzir os transtornos decorrentes dessas obras e em breve entregaremos todo equipamento dentro da capacidade máxima”, disse ela, que informou sobre o andamento do projeto do Hospital Metropolitano.

“O projeto do novo hospital avança. A vigilância sanitária está aprovada, já tem o licenciamento ambiental do terreno, enfim, toda parte burocrática prévia está resolvida. A gente está aguardando agora uma última atualização junto ao Corpo de Bombeiros. A previsão é que ainda este ano o edital seja lançado para que as empresas concorram à construção e obra seja iniciada no ano que vem. O Hospital Metropolitano será construído no final do prolongamento da Prudente de Morais”, pontuou a representante da Secretaria de Saúde do Estado.

Com relação às ações imediatas para melhorar a situação da unidade, o diretor geral do Hospital Walfredo Gurgel, Geraldo Neto, afirmou que a governadora Fátima Bezerra pediu celeridade na entrega da reforma do segundo andar do Hospital. “Trata-se de uma obra que estava sendo muito esperada. Foi preciso ousadia para tocar cinco obras ao mesmo tempo. Algumas obras são mais simples, outras mais complexas. Entre elas, a reforma do segundo andar teve um impacto bastante significativo dentro do Walfredo Gurgel. Mesmo abrindo leitos nos hospitais João Machado e Deoclécio Marques as obras tiveram repercussão”.

Ao final do encontro, o vereador Preto Aquino (Podemos) apontou a realização de uma audiência pública como uma alternativa para reunir todos os atores envolvidos na gestão da saúde pública estadual e alinhar as políticas para o setor. “Notei que o maior problema do Walfredo Gurgel é a falta de comunicação com as secretarias de saúde de cada município. Como sugestão, nada melhor do que a gente fazer uma audiência pública na Câmara Municipal com a participação de todas as secretarias dos municípios que compõem a região metropolitana de Natal, haja vista que a maioria dos pacientes que chegam no Hospital é desta região”, concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Alares conquista pela 9ª vez o Top Natal como provedor de internet mais lembrado pelos natalenses

Na foto, executivos da Alares recebem o prêmio de marca mais lembrada em Natal

A Alares, sediada em São Paulo e tida como referência em serviços de banda larga no Rio Grande do Norte, celebra mais uma conquista marcante ao ser eleita, pelo 9º ano, o provedor de internet mais lembrado na cidade de Natal. O reconhecimento é do prêmio Top Natal, promovido pela Tribuna do Norte em parceria com a Consult Pesquisa, que destaca as marcas que estão na memória dos natalenses.

Com 34,7% da preferência dos entrevistados, a Alares é referência no mercado regional e reafirma seu compromisso com inovação tecnológica e excelência no atendimento ao cliente. Durante a cerimônia de premiação, realizada na capital, o CMO da empresa, Alejandro Contreras, comemorou: “Para nós, é um privilégio e uma honra estar pela 9ª vez neste importante prêmio Top Natal. Agradecemos à Tribuna do Norte e à Consult Pesquisa pela iniciativa e à população de Natal pelo reconhecimento e pela confiança”.

Nos últimos anos, a Alares tem investido continuamente em expansão e modernização na região, desde a migração para a tecnologia de fibra óptica, ampliação do portfólio de serviços e a transição da marca, anteriormente Cabo Telecom. Com uma estrutura robusta, Natal é um mercado estratégico para a empresa, que emprega cerca de 486 colaboradores no Rio Grande do Norte, um dos seus maiores polos operacionais.

Além de ser patrocinadora oficial do Carnatal pela 16ª vez neste ano, a Alares continua apostando em iniciativas que reforçam sua presença regional. Em breve, os natalenses devem receber novidades, com a implementação da tecnologia XGS-PON, uma rede que permitirá conexões simétricas com velocidades de até 10 Gbps.

Para Denis Ferreira, CEO da Alares, “É motivo de muito orgulho e satisfação sermos reconhecidos mais uma vez. Isso reconhece todo o trabalho que realizamos e é gratificante ver nosso esforço valorizado por quem mais importa: o consumidor. Continuaremos investindo e sendo pioneiros em novidades e qualidade no Rio Grande do Norte”.

Sobre a Alares

Alares é uma operadora independente de telecomunicações, sediada em São Paulo (SP), que fornece serviços de acesso à Internet de alta velocidade, via fibra óptica, assim como TV por assinatura, telefonia fixa, dados, além de diversas soluções digitais para pessoas e empresas.

Reúne aproximadamente 2.700 colaboradores e atua em 228 cidades de sete estados brasileiros – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Bahia. Tem uma rede de 32.000 km de fibra óptica de alta qualidade, com cobertura para conectar mais de 3,3 milhões de lares e empresas, atendendo hoje cerca de 777.000 clientes.

Além do atendimento telefônico e por canais digitais, conta com 126 lojas físicas e equipes próprias de atendimento ao cliente e técnicos de campo, que reforçam o compromisso de qualidade e proximidade com os consumidores.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Moraes retira sigilo do relatório da PF que indiciou Bolsonaro e envia à PGR

Foto: Antônio Augusto/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes retirou nesta terça-feira (26) o sigilo do relatório da Polícia Federal sobre o “inquérito do golpe”, que apura a tentativa de um golpe de Estado em 2022, no fim do governo Jair Bolsonaro.

Na decisão, Moraes mantém o sigilo sobre a delação premiada do coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro.

No mesmo despacho, Moraes também determina o envio do material para a Procuradoria-Geral da República (PGR) – a quem cabe analisar se apresentará denúncia contra os indiciados.

Integrantes da PGR já afirmaram ao g1 que essa decisão sobre denunciar os citados só deve acontecer de fato a partir de fevereiro de 2025, em razão do tamanho do relatório e do recesso de fim de ano.

O relatório da Polícia Federal foi enviado ao Supremo na última quinta-feira (21) e indicia 37 pessoas por envolvimento na suposta tentativa de golpe.

A lista inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dois ex-ministros e dezenas de integrantes da mesma gestão federal.

g1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Após boicote no Brasil, Carrefour recua e reconhece ‘grande qualidade’ da carne brasileira

Foto: RODOLFO BUHRER/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

O Grupo Carrefour global disse, nesta terça-feira (26), que reconhece a “grande qualidade” das carnes dos frigoríficos brasileiros e faz uma retração após declarações de seu CEO global, Alexandre Bompard.

Após a publicação, Ministério da Agricultura informou ter recebido uma carta assinada pelo próprio CEO. Nela, Bompard diz: “pedimos desculpas”.

A retratação ocorre seis dias depois de Bompard ter publicado uma carta em suas redes sociais afirmando que o grupo tinha assumido o compromisso “de não comercializar nenhuma carne proveniente do Mercosul”.

A carta tinha sido direcionada a um sindicato agrícola francês, em meio a protestos de produtores rurais contrários ao acordo comercial entre União Europeia e Mercosul.

O texto não explicava para quais países essa medida era válida e nem especificava a quantidade de carne que o Carrefour França comprava do Mercosul.

Questionado pelo g1, a companhia explicou que a decisão só era válida para a França e que quase 100% da proteína vendida nos mercados franceses são fornecidas por produtores europeus.

Na nota publicada nesta terça-feira (26), o Carrefour Global reforçou que essa política será mantida na França.

“A decisão do Carrefour França não tem como objetivo mudar as regras de um mercado francês já amplamente estruturado em suas cadeias de abastecimento locais. Ela visa garantir legitimamente aos agricultores franceses, que enfrentam uma grave crise, a continuidade do nosso apoio e de nossas compras locais”, disse.

“Do outro lado do Atlântico, compramos quase toda a nossa carne brasileira no Brasil e continuaremos a fazê-lo”, afirmou. “Lamentamos que nossa comunicação tenha sido percebida como uma contestação de nossa parceria com a agricultura brasileira e uma crítica a ela”.

g1

Opinião dos leitores

  1. Esse episódio demonstra que o presidente francês, como ocorre nos demais países, defende os seus nacionais, e não são contra aqueles que produzem, diferentemente do nosso que, ao contrário, posiciona-se contra o agronegócio brasileiro, numa atitude irresponsável e até criminosa.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Styvenson aponta surgimento de novas facções: “Só o que dá certo no RN é o crime”

Foto: Roque de Sá / Agência Senado

O senador Styvenson Valentim (Podemos) apontou, em publicação nas redes sociais, o surgimento de novas facções criminosas no Rio Grande do Norte. “Parece que só o que vem se instalar aqui é facção criminosa. Só o que dá certo nesse Estado é o crime. E o Estado?”, questionou ele.

Styvenson Valentim teceu críticas à governadora Fátima Bezerra (PT) em relação ao combate ao crime organizado. “Qual foi a ação enérgica, contundente, eficiente que o Governo do Estado, com as forças de segurança, fez para conter isso? Conteve? Parece que não. E aí a gente tá adiante agora de duas facções. Uma que já veio de dentro da que existia, são dissidentes, estão se ameaçando nas redes sociais pelas redes sociais, sem esconder o rosto”.

senador criticou a sensação de insegurança no Rio Grande do Norte, mencionando que nem nas ruas, nem no transporte público as pessoas se sentem protegidas.

“Tu se sente seguro? Ou você se sente cada vez mais inseguro com a propaganda das facções? A minha pergunta é bem simples para Fátima, governadora incompetente, a que não faz nada, destruidora. A que mente, junto com o secretário de segurança, com os outros secretários também. Qual foi a medida? Qual foi a solução? Parece que negocia com eles, parece que gosta de dialogar, de conversar”, questionou.

Ele relembrou crises anteriores, como a queima de ônibus e ataques a prédios públicos, considerando que as ações do governo foram insuficientes para resolver os problemas de segurança.

“Esse povo foi para onde? Aterrorizou a gente aqui, fez o que fez, tocou o terror, queimou o ônibus, desmoralizou a segurança pública, ameaça o nosso turismo porque ninguém quer vir para um estado, para uma capital que não tem a segurança pública. Deixa a gente atormentado, amedrontado até hoje, sofre as consequências disso”.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Presidente do Chile, Gabriel Boric, é denunciado por assédio sexual; entenda o caso

 

Foto: Alex Ferro/G20

O presidente do Chile, Gabriel Boric, é alvo de uma denúncia de suposto assédio sexual que está em investigação no Ministério Público do país.

A denúncia, a segunda de assédio contra Boric, foi feita em setembro, mas só nesta semana a Promotoria revelou o caso. A defesa de Boric negou o suposto assédio na noite de segunda-feira (25).

Segundo relatou a vítima ao Ministério Público, ela foi assediada por Gabriel Boric quando o agora presidente tinha 27 anos, logo após terminar a faculdade de Direito. Boric, hoje com 38 anos, era um dos principais líderes estudantis do país antes de concorrer à presidência.

O chefe do Ministério Público de Magallanes, região no sul do país onde o caso foi protocolado, Cristián Crisosto, confirmou que “existe um processo criminal relacionado aos fatos indicados”. A denúncia foi apresentada em 6 de setembro, ainda de acordo com a Promotoria.

“O presidente (…) rejeita e desmente categoricamente a denúncia de um suposto fato ocorrido em 2013, quando ele tinha 27 anos e havia acabado de finalizar os estudos de Direito”, afirmou o advogado de Boric, Jonatan Valenzuela, em um comunicado.

“Meu representado jamais teve uma relação afetiva nem de amizade com ela e não tiveram comunicação desde julho de 2014”, acrescentou Valenzuela.

Ainda de acordo com a defesa, a denúncia foi apresentada por uma mulher que na época enviou, de forma “não solicitada nem consentida”, 25 e-mails a Boric, um deles com imagens explícitas. Dez anos depois, a mesma mulher “apresentou uma denúncia sem qualquer fundamento contra o já presidente Gabriel Boric”, diz o comunicado do advogado.

Na campanha para sua eleição em 2021, o presidente chileno foi acusado der outro suposto assédio sexual que também negou na época. A denúncia nunca foi investigada criminalmente.

Boric, que em 2026 completará seu mandato de quatro anos sem direito à reeleição, tem foro especial e, para ser investigado, a Justiça antes deve aprovar um julgamento da imunidade.

Fonte: G1

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Ministro da Casa Civil diz que governo repassou dinheiro para Exército manter Operação Carro-Pipa

Foto: Henrique Raynal / Casa Civil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo federal repassou recursos ao Exército para garantir o funcionamento da operação de carros-pipa até o fim do ano. A declaração foi dada nesta terça-feira (26) em uma entrevista ao programa Bom dia RN.

Segundo o ministro, a transferência de recursos aconteceu ainda na segunda (25) e a situação deverá ser regularizada ao longo do dia.

O ministro da integração inclusive veio comigo, ontem mesmo ele já resolveu esse problema burocrático, houve a transferência de recurso para o Exército e a partir de hoje a situação será totalmente regularizada. Foi transferido um montante de recurso, portanto os recursos estão garantidos até o final do ano e em janeiro com o novo orçamento“, declarou em entrevista ao Bom Dia RN.

A declaração do ministro foi dada após o Exército confirmar a suspensão da operação carro-pipa nesta segunda-feira (25). O serviço leva água potável a áreas sem o abastecimento de água regular na região Nordeste e em parte de Minas Gerais.

Fonte: g1 RN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Saúde

Alimentação é cortada para servidores e acompanhantes no Walfredo Gurgel, diz sindicato

Foto: Sandro Menezes / Governo do RN

Servidores que trabalham no Hospital Walfredo Gurgel denunciaram que a alimentação foi cortada nesta terça-feira (26) por causa de uma paralisação dos terceirizados da nutrição. Em nota, o Sindicato dos Servidores da Saúde (Sindsaúde-RN) afirma que o almoço desta terça-feira já não será servido para funcionários e também para acompanhantes de pacientes.

“Apesar do forte trabalho de denúncia que o Sindsaúde-RN vem realizando, principalmente desde o início do mês de novembro, o Hospital Walfredo Gurgel segue enfrentando uma dura crise de abastecimento. Além disso, na manhã desta terça-feira (26) foi emitido o comunicado de que não será servido almoço para os servidores e acompanhantes, devido ao anúncio de greve dos terceirizados da nutrição”, afirma o sindicato, em nota.

O Sindsaúde-RN afirma que a greve dos profissionais de nutrição ocorre porque o vale-alimentação da categoria está com o pagamento atrasado.

Materiais em falta

Na nota, o Sindsaúde-RN afirma ainda que o Hospital Walfredo Gurgel está com falta de vários insumos e materiais. Entre eles, gaze, atadura de crepom e insulina regular. “A falta de materiais tão básicos compromete a assistência até para trocar os curativos do paciente e fornecer os cuidados necessários para evitar infecções e outras intercorrências”, afirma o sindicato.

Negligência

O Sindsaúde-RN afirma que o Governo do Estado age com “negligência” na gestão do Hospital Walfredo Gurgel e “tem falhado há anos em garantir o mínimo necessário para o funcionamento adequado da unidade”.

“O descaso com os trabalhadores e com a população que depende do SUS é inaceitável. Reafirmamos nossa luta por condições dignas de trabalho e assistência à saúde para todos. Não aceitaremos o sucateamento do sistema público de saúde!”, afirma o sindicato, no comunicado à imprensa.

Outro lado

A 98 FM procurou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) e aguarda um posicionamento oficial da pasta.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acidente

VÍDEO: Carro atinge parede de padaria e funcionária fica ferida em Natal

Vídeo: Reprodução

Um carro atingiu a parede de uma padaria e abriu um buraco na cozinha do estabelecimento, na manhã desta terça-feira (26), em Natal. Uma funcionária ficou debaixo de escombros e foi retirada do local ferida.

O caso aconteceu próximo à rotatória da Rua dos Caicós com a avenida Lima e Silva, no bairro Nazaré, por volta das 9h. Segundo Leandro Alves, proprietário da padaria, vários acidentes já foram registrados no local.

Ainda de acordo com o proprietário, a condutora do carro sobrou na curva da rotatória, e segurou o pé no acelerador do carro automático, perdendo o controle do veículo.

Um vídeo gravado por câmeras de segurança mostra o momento em que o veículo passa pela rotatória, acelera e bate na parede. Veja acima.

Leandro afirmou que já pediu mudanças no trânsito da região, por causa dos vários acidentes no trecho.

“Aqui não é a primeira vez que acontece isso. Eu quero pedir mais uma vez às autoridades locais. Não faz 30 dias que fiz uma filmagem aqui, por causa de acidentes, para tomarem uma decisão, alguma resolução para esse problema. Hoje estou com um colaborador acidentado”, disse o empresário.

De acordo com o empresário, mesmo com duas paredes na cozinha, o impacto derrubou a estrutura a funcionária ficou embaixo dos destroços.

“A gente tirou aqui, se responsabilizando, esperando uma ambulância chegar para que não acontecesse algo pior”, disse.

Uma ambulância do Corpo de Bombeiros foi acionada ao local e levou a trabalhadora para um hospital. O estado de saúde dela não foi informado, mas ela deixou o local consciente.

A motorista do veículo envolvido no acidente não quis dar entrevistas.

G1 RN

Opinião dos leitores

  1. A motorista avançou na rotatória mesmo o carro da sua esquerda já estando nela. O carro até freia. A criatura ainda sobe na calçada.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *