Polícia

Não é lenda urbana: prolongamento da Prudente se torna a via do terror, com armadilhas e bandidos "fantasmas"

assalto.jpgQual o “bicho” para um patrulhamento periódico  e 24 horas no Prolongamento da Avenida Prudente de Morais? Pois bem, enquanto não se toma uma medida emergencial, os relatos de insegurança no trecho de grande circulação de veículos são semanais. Tratado até recentemente como Lenda Urbana, a via vem apresentando ocorrências dignas de filmes de terror.

Após o episódio da última segunda-feira (7), quando dois homens voltavam para casa, destino Cidade Satélite, na companhia de suas esposas, e emboscados por homens encapuzados na via, que colocaram pedras na pista, inutilizando o veículo após a inevitável colisão nos entulhos, o desfecho foi revoltante: os marginais saindo da área de matagal, um das vítimas tentando impedir a ação,  baleado no peito e sua esposa de raspão na mão.

Nessa quarta-feira (8), um leitor do Blog denunciou mais uma ocorrência no trecho. Dessa vez, um parente foi surpreendido pelas pedras no meio da pista, contudo, não parou e foi vítima de disparos que, felizmente, atingiram apenas o carro, ainda tendo a sorte de fugir dos bandidos. E os apelos não param por aí. São vários. A população clama por socorro. Transitar na via de 22h em diante é tenso para qualquer motorista. Enquanto isso, os bandidos estão escondidos à extensa área de matagal, e conseguem fugir pelas inúmeras trilhas.

Opinião dos leitores

  1. A mata às margens do prolongamento da Prudente é de responsabilidade da Guarda Municipal Ambiental, então é só solicitar o empenho da Guarda e intensificar o patrulhamento na área.

  2. se ta desse jeito, se as autoridades não dão jeito
    estar obrigando a população a andar armado tambem, pra se resolve, morrer de graça pra esses bandidos de jeito nenhum
    panta fogo tambem
    desculpa ai esse incentivo mais não é o que queremos…mais éo unico jeito.

  3. passei por la antes de ontem e tinha um saco bem grande na via, provavelmente com uma pedra por baixo desviei e sai fora!

  4. O bicho é que não há viaturas suficientes infelizmente..e quando a Viatura de cidade satélite vai a delegacia e fica 5 horas em um procedimento de flagrante por exemplo piora tudo..mesmo assim o que mais a polícia necessita hoje é de efetivo, isso é o básico. (o último concurso foi em 2006). Existem ruas tão perigosas ou mais em toda a grande Natal, repito, não há efetivo suficiente para atender a demanda. O que o cidadão falou referente às 22h é só um conselho (e bem coerente por sinal), realmente o dever é das autoridades que estão lá por nossa causa, já que elas parecem estar se lixando para nossa situação de medo devemos tomar também alguns cuidados..e isso não é só aqui..o nosso Brasil em sua grande maioria vive a realidade de ver seu efetivo policial diminuir ano a ano enquanto a população e o crime só aumentam. Um abraço a todos.

  5. Quero concordar, em primeiro lugar, que as ações criminosas no prolongamento antigo da Prudente de Morais, mais precisamente a Av. Omar O'grady, são reais e ocorrem tal qual os relatos apontam: criminosos que se escondem no matagal do Parque da Cidade emboscam com pedras os motoristas que trafegam naquela via. Aí vem a questão: Por que a PM não empreende rondas permanentes no local? A resposta não é muito simples mas devolvo a pergunta: Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Moema Tinoco? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente no Quilômetro seis? Por que a PM não realiza patrulhamento permanente na Xavantes? Gente, a criminalidade se tornou endêmica nesse país e não existe efetivo militar, civil, forças armadas, fbi, cia, etc, etc, etc,……. que dê jeito. Todos querem um estado policialesco, mas não querem ser abordados por essa mesma polícia. Querem polícia para segregar, para pretos, pobre e prostitutas, que mantenham a "paz" no seu bairro afastando os malfeitores de suas residências. Polícia assim não é polícia é segurança privada! O que vocês tem que entender que o problema é a falência do sistema penal e carcerário que faz com que bandidos presos hoje pela PM estejam soltos em menos de uma semana instalando o caos por toda a cidade. Briguem por mudanças no sistema penal e carcerário desse país e por uma política de segurança que alcance a todos, inclusive aqueles que bebem e saem de festas cometendo arruaças em seus carrões. O problema da segurança não é questão de polícia, pois se tivesse um PM em cada esquina desse país, ainda assim não se daria uma solução para o crescimento do crime organizado! Analisem a questão por esse prisma!

  6. Sofri atentado às 20:00 , se não fosse tão trágico, seria engraçado, pois foi no dia 01/04 (Dia da Mentira), meu carro foi alvejado com um tiro de pistola .40 de trÊs disparos feitos contra meu carro. Por milagre divino, sobrevivi. A bala passou queimando meus cabelos entre o encosto da cabeça e o banco, num espaço que creio eu não ter mais que 2 centimetros. Está se tornando corriqueiro! o mais revoltante foi ouvir das autoridades quando fui fazer o boletim de ocorrência que como não havia tido vitima fatal,nada mais poderia ser feito. Aí pergunto: Se tivesse sim sido vitima fatal desses disparos, qual seria mesmo o procedimento???

  7. No BRASIL a única coisa organizada é o CRIME! Gente estou pasma ao ler a matéria e os comentários. Fortes depoimentos que podem salvar vidas e mudar o fim da história de muitos. Olhos bem abertos povo!!!

  8. Esse assalto da segunda feira, aconteceu cmg uns 20 minutos antes desse casal, eu vinha na moto em velocidade e fui surpreendido por um saco azul n consegui desviar e passei por cima, a moto saiu voando p a outra faixa e graça a deus e n cai, acabei o aro da moto mas escapei

  9. Até que ocorra uma morte de um(a) filho(a) ou de um parente de alguma autoridade, medidas de segurança não serão tomadas. Infelizmente, aqui em Natal, as coisas só funcionam nesse modelo. Faz-se necessário que uma desgraça monstruosa ocorra para que o Poder Público adote medidas de prevenção e combate. Do contrário, resta as ocorrências e o risco iminente para quem transita diuturnamente por aquele trecho da avenida. Vale salientar que uma delegacia de polícia (plantão) está localizada no início do prolongamento. Por acaso, os policiais não sabem que isso ocorre naquele trecho? Espero que a conivência não ocorre de maneira proposital.

  10. Me perdoe as vítimas destas ocorrências! Mas não acham muita falta de responsabilidade trafegar neste trecho, sem qualquer iluminação, desprovida de segurança, obra inacabada e cercado por um matagal depois das 22h00? Sinceramente é "pedir" para que algo de ruim aconteça. Moro em Parnamirim e diariamente tráfego por este trecho citado na reportagem. Mas depois das 18h00 não passo por lá. Na vida podemos evitar ocorrências deste tipo, basta um pouquinho de consciência para tal atitude! Pensem nisso!

    1. Que mundo é esse que nos não podemos andar nas ruas apos as 22? Isso não é culpa da população. So queremos segurança e nada mais.

    2. Meu caro, você está invertendo os valores, a população não tem que se trancar, as providências têm que ser tomadas, aliás já tarde demais, hora, nossos impostos servem para financiar nossa segurança, então será assim após 22:00h não se devesdeve sair de casa?

    3. Isso é uma completa inversão de valores! Cabe ao governo e às autoridades policiais garantirem a segurança da população e não esta furtar-se à circulação em uma via pública. Em boa hora deixei essa terra de malucos!

    4. #Rodrigo Gonçalves. O cidadão tem o direito, a liberdade, de ir e vir em qualquer horário e em qualquer localidade. É função do estado garantir este direito. Vamos culpar a vítima agora?

    5. Caro Geyson,
      O local citado aqui no artigo é o trecho que liga Candelaria/Cidade satélite, nas imediações do Olimpo Recepções, é uma via bastante iluminada diferente da parte que está sendo concluída, essa sim está apagada e não se deve transitar.

    6. Além de tudo citado acima, que outro caminho (que não seja mal iluminado e/ou perigoso) o senhor sugere?

    7. Rodrigo Gonçalves, Não viaje, cara! Essa matéria é sobre o prolongamento da Prudente de Morais, e não sobre a parte nova em construção, que ainda nem foi liberada!!! kkkkkk

    8. Caro, Rodrigo Gonçalves! Espero que você não precise transitar em nenhuma das vias de Natal ou Parnamirim depois das 22h00, pois se você não percebeu são muitas as ruas e avenidas que, não possuem iluminação e segurança adequada. O local exato que o blog se refere na reportagem é antes do Parque do Natal e não na nova parte do prolongamento. Se as pessoas fazem uso dessa via após as 22h00, existe algum motivo. Algumas pessoas que moram no satélite saem dos seus trabalhos ou faculdades nesse horário e precisam passar por essa via. Não desejo que aconteça com você ou com nenhuma pessoa da sua família, o que aconteceu com o meu irmão, que foi uma das vítimas desses bandidos.

    9. Rodrigo, isso não foi onde tá acontecendo a obra, isso acontece a tempos, isso foi na parte antiga do prolongamento, quando esse tipo de assalto começou a obra nem existia ainda, moro em Cidade Satélite a 25 anos, isso não é novidade aqui!!!

    10. Eu não li isso!! Quer dizer que temos que ficar reféns da atuação do crime?? Quer dizer que se uma mulher está andando sozinha na rua a noite, voltando da faculdade, e for estuprada, a culpa é dela porque não tem um carro ou um homem ao lado para defendê-la? Quer dizer que se uma casa for invadida, família feita refém, objetos tomados, a culpa é da família porque não protegeu seu imóvel o suficiente? Quer dizer que se uma criança é espancada pelos pais por ter feito alguma "arte", a culpa é da criança porque deveria ter se comportado melhor? Quer dizer que a lei a ser obedecida é a das organizações ilícitas?? Segurança é um direito do povo e dever do estado, colega. Ter nossa integridade física, patrimonial e moral preservadas é um direito Constitucional. Repense seus conceitos.

    11. NÃO É SÓ O PROLONGAMENTO DA PRUDENTE. É TODA A CIDADE DE NATAL, É TODO O RIO GRANDE DO NORTE! SALVEM-SE QUEM PUDER!
      VAI SER PRECISO ACONTECER ALGO COM UMA AUTORIDADE PARA QUE SE TOMEM AS PROVIDÊNCIAS! PERDEMOS A LIBERDADE DE ANDAR NAS NOSSAS PRÓPRIAS RUAS, ATÉ NA NOSSA RESIDÊNCIA, PERDEMOS A LIBERDADE DE VIVER EM PAZ!!!!

    12. Os fatos estão ocorrendo na parte transitável e não no trecho em obras, todo prolongamento é uma grande armadilha para os transeuntes.

    13. Então quer dizer que as vítimas é quem são as culpadas pelo ocorrido? Então, na sua opinião, a solução seria impor um toque de recolher à partir das 22 horas, para que possamos viver em segurança?

    14. Quer dizer que a gente não pode mais trafegar nas ruas da cidade a hora que quiser? Me poupe! O governo e a prefeitura tem que garantir a segurança da população! As pessoas não podem ser privadas do direito de ir e vir só porque os governantes não fazem o que deveriam fazer. Achei muito infeliz esse comentário.

    15. Kkkkkk… É no prolongamento antigo. Faz tempo que já foi inaugurado. Passa até ônibus. Agora cuidado! Você está pedindo para que aconteça alguma coisa com você.

    16. Nao eh prudente responsabilizar as vítimas pelos crimes q sofrem. Comentário infeliz.

    17. Imprudência, porque a falta de responsabilidade é dos gestores púbicos e da população que não vai as ruas protestar e exigir os seus direitos

    18. Caro Rodrigo Gonçalves o prologamento que está ocorrendo os assaltos/crimes é o inaugurado que liga os bairros de Candelária e Cidade Satélite. E não esse novo que ainda não foi inaugurado que vai até Parnamirim.

    19. Também concordo, as pessoas ficam usando uma área que não está liberada, inclusive removendo as manilhas que impedem a passagem. Tudo pra não gastar mais um tantinho de gasolina ou não ficar no engarrafamento (que às 22 h não tem mais). Vale a pena arriscar?

    20. Caro Rodrigo Gonçalves, pelo que estou entendendo em suas palavras, os cidadãos devem perder o direito de ir e vir por onde quiserem para não serem alvejados, é isso? Ou seja, se houver algum problema na BR 101 em um horário mais tarde os cidadãos devem encarar um possível engarrafamento ao invés de terem o direito de encontrar caminhos alternativos para chegar mais cedo em casa? Sem querer polemizar, mas as autoridades devem garantir a segurança dos cidadãos; é constituicional!!!

    21. Meu caro, pensar dessa maneira, é no mínimo ridículo, pois, seguindo essa sua teoria, é melhor não sair de casa, não colocar a cabeça fora da porta. Segurança é um direito nosso e uma obrigação das autoridades e do estado. Então, ao invés de baixarmos a cabeça, temos que reivindicar, questionar, protestar e tentar mudar o rumo dessa história, que já está banalizada aqui e nos outros cantos dessas terras tupiniquins.

    22. Meu deus! Esse comentário é tão, mas tão absurdo que falta ânimo para réplica. Sinto muito, mas embora tão absurda a ideia de que devemos nos privar do nosso direito de ir e vir, muitas pessoas devem pensar assim, e é claro que isso é uma atitude omissa que só faz fomentar o descaso que já é tão gigante! Sinto vergonha alheia de ver uma coisa dessas!

    23. Meu caro, você está equivocado! O trecho em questão é a via que liga Candelária ao bairro Cidade Satélite e não o prolongamento inacabado que liga Cidade Satélite a Parnamirim. Um conhecido sofreu um ferimento a bala neste perímetro que é sim, muito carente de policiamento! Informe-se!

    24. Essa resposta me faz rir…Hahahahaha. É por essas e outras que esse país fica cada vez pior. Hahahahaha

  11. Ah! esqueci: vocês já observaram a grande falha do Projeto… abram o google maps e verifique que se após Cidade Satélite a curva fosse para direita a via desembocaria em um complexo já pronto e não seria mais necessário a construção de um outro elevado sobre a BR… Alguém ganhou com isso e para isso!
    Infelizmente uma vergonha! por isso que no Sul do país o Nordestino é criticado!!!

    1. Washington, qual o defeito do projeto? O objetivo era chegar até a BR, e não parar no meio do caminho. Se não fosse assim, não desafogaria tráfego algum! Que viajada foi essa sua? Se você está falando de utilizar o "complexo" da rua do Morada da Paz, acho então que você nunca andou nesta via. Impossível de passar uma via desta largura naquele local.

  12. A via está praticamente pronta e sem uso a depreciação acontece… onde está a justiça que não faz nada? no dia em que cobrar do próprio bolso da Governadora ai ela e o secretário promete mais não cumpre vai dar um jeito! Ah! antes a desculpa para não conclusão era a chuva e agora?
    Será o sol demais?

  13. Sou primo das vítimas. Antes do ano novo consegui desviar "o saco". Não havia visto maldade nos acontecimentos, mas depois do que ocorreu com meu primo eu levei em consideração tudo que passei.

    Observei que saíram duas motos da rua lateral à Delegacia de Plantão ao parar no semáforo que dá acesso ao antigo prolongamento da Prudente. Pedi a minha namorada para subir o vidro dela e liguei o ar. As motos ficaram uma de cada lado do carro. Havia uma mulher em cada garupa. Quando o semáforo abriu, as motos se mantiveram próximo mesmo eu acelerando. Como não gosto de ficar perto de moto à noite, reduzi a macha para dar mais potência ao motor e me distanciar. Acontece que mais à frente havia um "saco" que não voava. Então, tranquei levemente à moto. O suficiente para desviar o "saco" é deixar espaço para a moto passar. O que foi motivo de discursão entre eu e minha namorada. Hoje nós dois agradecemos à Deus.

    Os meus primos também foram acompanhados por duas motos. Ou seja, os motoqueiros fazem parte da quadrinha. Aparentemente escolhem carro que tenham mulher(es) dentro e possivelmente tenha outra pessoa para ligar e mandar os que ficam no mato colocarem a pedra na pista. Pois, no dia que meu primo levou um tiro, meu tio havia passado, uns vinte minutos depois, eu passei e por volta dese mesmo intervalo meus primos passaram. O que justificar a possibilidade do informante.

    Espero que ajude a polícia com essas informações, pois penso ser vergonha para a sociedade saber que a armação para o roubo inicia na lateral da Delegacia de Plantão, sem falar que os agentes da SAMU que atenderam meu primo falaram que esse recebem ocorrências dessa natureza no prolongamento da prudente. Imagino que tais ocorrências tenham chegado nos ouvidos do 190.

    Espero que não chegue ao ponto de alguém ter que morrer para mudar alguma coisa na segurança daquele local.

    Graças à Deus que meu primo se fez de morto e os marginais fugiram. Desta forma, o irmão mais velho permaneceu com seu celular e pôde ligar para seu pai, meu tio, e informar o ocorrido. Caso contrário, estariam a merecer da sorte. Pois ninguém pararia para ajudar. O que seria natural pela falta de segurança.

    Espero que o combate às drogas não seja uma chuva de verão. Pois noto que onde as drogas chegam, a violência aumenta.

    Para não depender só da sorte, tenham sempre atenção aonde estiverem. Lembrem que o bem de maior valor é a sua vida. Você nasceu sem ter nada. Se perder tudo e tiver vida e fé em Deus, você vai conseguir conquistar tudo novamente. Não é preciso ter medo, apenas ser vigilante.

  14. Sugherimos colocar cameras nos postes do canteiro central para que a policia veja e possa fazer um trabalho de prevençao.

  15. Morei mais de 10 (dez) anos no Satélite, mas em razão de ter sido assaltado mais de uma vez, e minha casa ter sido arrombada, tive que alugar minha residência e moro em um apto, ressaltando que o problema existe há mais de uma década, e hoje está se proliferando, mas as autoridades continuam inertes.

    1. Fui criada no satélite e depois que me casei construí minha casa do jeitinho que eu queria no planalto, mais a 2 anos tive que deixar minha casa e ir morar de aluguel em apartamento em condomínio fechado. Já fui proprietária de uma loja de confecções no satélite, a Differenza, e após tantos assaltos, arrombamentos não aguentamos mais e fechamos as portas antes que tivéssemos um de nós (familiares) acabados por esses marginais…. quando lembro da minha infância na rua dos Plátanos, as crianças brincando nas ruas até tarde…. conheci meu esposo durante a adolescência quando íamos a pé de uma rua para outra nas casas dos outros amigos do bairro…. era muito bom!!! Hoje vc não pode se quer morar em casa mesmo que tenha cachorros, cerca elétrica, circuito de câmeras e contrato com vigilância patrimonial…. quanto mais andar segura em seu carro/moto após as 22:00 (e só ando até as 22:00 na rua pois estou batalhando um futuro melhor pra minha familia, trabalhando muito, estudando muito…) Revoltante….

  16. Todo mundo que mora em Satélite ou Planalto conhece alguém que já passou por um aperreio em essa Omar O'grady. A polícia já até tentou montar armadilhas, mais os bandidos fogem por dentro do mato e ninguém acha eles nunca mais. Vamos ter que começar a utilizar carros blindados se seguimos assim.

    1. O crime dá lucro e tem retorno financeiro, não interessa as autoridades que a polícial trabalhe, aliás atrapalha! Quando o policial chega a uma delegacia com alguém (a não seja que seja um noiado) ele corre o risco de ser preso ou repreendido, parte da sociedade abordada em blits se milindra a não ser quando é vítima. Veja quantos funcionários se envolve com o preso, do policial ao juiz para no final não dar em nada. Etc… Este é meu ponto de vista espero não ser mal interpretado.

    2. Meu esposo ja foi vitima de moto! todo mundo sabe que esses bandidos são de cidade nova,a policia sabe tambem! mas…. preferem ficar passeando e lanchando por satelite!

  17. Meu irmão foi abordado ás 17:00 hs lá na ponte do pitimbu, o vagabundo colocou uma pistola engatilhada na cabeça dele e pediu tudo. Vamos ter que pedir a policia ao desembargador, rapidinho eles chegam.

  18. Caro BG,
    Essa a nossa realidade. O RN e o Pais como um todo esta entregue as baratas. Não temos saúde, educação e nem taopouco segurança.
    E o que é mais revoltante e que as pessoas que estão ocupando os cargos como autoridades nada fazem. Parece-me que os políticos estão achando otimo isso, pois quanto mais miseraveis, mais analfabetos, mais pessoas doentes mendigando, mais dependente deles ficam e consecutivamente a reeleção desse ¨povim¨ esta garantida.
    Os políticos que se dizem nossos representantes do povo, na verdade, eles estão representando apenas eles, pois voçe viu que tiraram a nossa refinaria que podia nos tornar um Estado rico, e nenhum deles tentou se quer mobilizar a população para ir as ruas e defender nossa riquesa, o que aconteceu la com o Estado do CE e acabamos perdendo para eles. E vergonhoso e revoltante!!!

    1. Temos que cobrar das autoridades. Evitar o prolongamento NO MOMENTO, se torna sensato, porem deixar de usar eternamente é um absurdo, tem pessoas que necessitam utilizar essa via, e o horario é comum para varias pessoas ( saida da faculdade, trabalho, entre outros)…..A sociedade quer segurança, nao aguentamos mais essa terra sem lei que virou o RN.

    2. Precisamos chegar aos meios de comunicação e a mídia em geral, para que as autoridades de segurança tomem as devidas providências. Não precisa que existam mortes . compartilhem com as mídias.

    3. Se tivéssemos escolhas sobre nosso dinheiro, se não fôssemos obrigados a pagar tantos impostos, poderíamos pagar por segurança particular, médico particular, educação de primeira qualidade….. e ainda teríamos lazer de verdade!!! Teríamos QUALIDADE DE VIDA!!!

    4. Vcs acham que os governantes estao preocupados pq meros mortais como eu e vcs, estamos sendo assaltados? Botem uma coisa na cabeça de vcs, esse e o pais da copa. A copa e mais importante que a saude, educacao e segurança do povo. Pois os politicos e seus familiares tem tudo isso que falta p agente. E. No final ainda tem o voto p eles denovo. Entao p que se preocupar se anonimos estao sendo assaltados? E nao se esquecam. Vai comecar mais umBBB.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Governo Lula amplia arrecadação e passa a atingir trabalhadores informais

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O início de 2026 marcou uma mudança que já começa a pesar no bolso de quem trabalha por conta própria. Com novas exigências fiscais em vigor, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou a alcançar diretamente profissionais informais, como cabeleireiros, pedreiros, eletricistas, diaristas e professores particulares, que agora entram no radar da Receita Federal.

Na prática, autônomos que emitem nota fiscal no próprio CPF ficam sujeitos a uma carga tributária que pode chegar a 25% do faturamento. A obrigação vale mesmo para quem não possui empresa formalizada, o que gera apreensão entre trabalhadores que antes atuavam à margem do sistema tributário tradicional.

Há, porém, alternativas pouco divulgadas. A emissão de nota via CNPJ reduz drasticamente a tributação, e a formalização como Microempreendedor Individual (MEI) permite o pagamento apenas do DAS, com valor mensal em torno de R$ 80, englobando impostos e contribuição previdenciária.

Críticos do governo afirmam que a medida amplia a arrecadação às custas dos mais vulneráveis e reforça a percepção de avanço do Estado sobre rendas informais. A crítica ecoa discursos de líderes liberais, como o presidente argentino Javier Milei, que classificou a tributação excessiva como um obstáculo à liberdade econômica e à sobrevivência de pequenos trabalhadores.

Com informações do Diário do Poder

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Sob pressão militar, Maduro propõe diálogo com EUA sobre petróleo, migração e drogas

Foto: Stringer/AFP

Em meio à escalada de tensão com Washington, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (1) que está disposto a abrir um diálogo com os Estados Unidos para tratar de temas como petróleo, migração e combate ao narcotráfico. Segundo ele, Caracas está pronta para “conversar seriamente” caso haja interesse do governo norte-americano.

Maduro citou a possibilidade de um acordo energético que permita investimentos de empresas dos EUA, como a Chevron, atualmente a única grande petrolífera americana autorizada a exportar petróleo venezuelano. O líder chavista também sugeriu negociações sobre voos de deportação de venezuelanos e cooperação antidrogas, afirmando que os termos poderiam ser definidos “onde e como eles quiserem”.

As declarações ocorreram no mesmo dia em que forças militares americanas realizaram um novo bombardeio contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas na região. A ação faz parte de uma ofensiva ampliada que, nesta semana, já incluiu a confirmação de um ataque em solo venezuelano pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A pressão sobre Maduro se intensificou desde agosto, quando Washington elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levassem à prisão do venezuelano e reforçou a presença militar no Caribe. Apesar de contatos diretos entre Trump e Maduro em novembro, as conversas não avançaram. Segundo a imprensa americana, os EUA também demonstram interesse estratégico nas reservas venezuelanas, as maiores comprovadas de petróleo do mundo, enquanto seguem apreendendo embarcações e impondo bloqueios sob alegação de sanções internacionais.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

“Vamos vencer os dias maus”, diz Michelle após alta de Bolsonaro

Foto: PL

Após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) receber alta hospitalar e retornar à Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, Michelle Bolsonaro publicou uma mensagem de apoio nas redes sociais nesta quinta-feira (1º). A ex-primeira-dama afirmou que a família vai superar “os dias maus” e exaltou o marido, que segue cumprindo pena determinada pelo STF.

Na publicação no Instagram, Michelle citou uma frase atribuída a Winston Churchill — mas que, na verdade, é do escritor norte-americano John C. Maxwell — para definir Bolsonaro como um líder. Em seguida, declarou apoio público: “Você é grande, meu amor! Existe um Brasil de bem que te ama e ora por você. Vamos vencer os dias maus. Que Deus te abençoe. Te amo e estarei ao seu lado”.

Bolsonaro estava internado desde 24 de dezembro no Hospital DF Star, onde passou por uma herniorrafia inguinal bilateral, procedimentos para conter crises persistentes de soluços e uma endoscopia digestiva alta. Após a alta, a defesa solicitou ao ministro Alexandre de Moraes a concessão de prisão domiciliar humanitária, pedido que acabou sendo negado.

Na decisão, Moraes afirmou que não houve agravamento do estado de saúde do ex-presidente e que os laudos médicos indicam melhora clínica após os procedimentos. O ministro também ressaltou que todas as recomendações médicas podem ser cumpridas na sala de Estado-Maior da PF, onde Bolsonaro segue preso após condenação a 27 anos e três meses por crimes ligados à tentativa de golpe de Estado.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Ano eleitoral acirra disputa por comissões estratégicas na Câmara

Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A proximidade das eleições de 2026 deve influenciar diretamente as negociações pelo comando das comissões permanentes da Câmara dos Deputados. Com um calendário legislativo mais curto e foco crescente nas campanhas, parlamentares passam a disputar espaços de maior visibilidade política, capazes de projetar pautas e fortalecer discursos eleitorais.

Com a retomada dos trabalhos em fevereiro, as primeiras semanas serão marcadas por intensas articulações para a definição dos presidentes dos colegiados. A escolha segue a proporcionalidade das bancadas, o que garante às maiores siglas prioridade na ocupação dos cargos. Ao todo, são 30 comissões permanentes, cuja instalação, no ano passado, levou mais de um mês devido a acordos herdados da gestão de Arthur Lira e da eleição de Hugo Motta para a presidência da Casa.

O comando dessas comissões é estratégico porque permite controlar a pauta, acelerar ou travar projetos e até impulsionar convocações de ministros. As maiores disputas costumam envolver a CCJ e colegiados ligados a áreas sensíveis ao governo, além da CMO, que neste ano será presidida por um deputado. Paralelamente, a Câmara tenta avançar em temas de forte apelo eleitoral, como segurança pública, com a PEC da Segurança e o projeto Antifacção, que podem ir direto ao plenário.

Outro movimento esperado para o início do ano legislativo é a troca de lideranças partidárias. O PT terá Pedro Uczai no lugar de Lindbergh Farias, enquanto o PSB será comandado por Jonas Donizetti. Na oposição, o PL já confirmou Cabo Gilberto Silva como líder. Algumas siglas, como União Brasil e PL, optaram por manter seus atuais comandos, em meio a um cenário de reorganização política que antecede a disputa eleitoral.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Quase metade dos ministros deve sair para disputar eleição, e Lula aposta em “solução caseira” no governo

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por uma ampla reformulação a partir de abril, com a saída de quase metade dos ministros para disputar as eleições de 2026. A estratégia do Palácio do Planalto é preencher a maioria das vagas com os atuais secretários-executivos — os chamados “números dois” das pastas — numa tentativa de evitar descontinuidade administrativa em um ano decisivo para a reeleição do petista.

Segundo o próprio Lula, ao menos 18 ministros devem deixar o governo, número que pode chegar a 22. Entre os primeiros nomes cotados para a saída estão Fernando Haddad (Fazenda) e Ricardo Lewandowski (Justiça). Embora nenhum dos dois pretenda disputar cargos eletivos, Haddad é pressionado pelo PT a concorrer em São Paulo, enquanto Lewandowski avalia que sua missão no governo já foi cumprida. A tendência é que a Fazenda fique sob comando do secretário-executivo Dario Durigan.

Mudanças também devem atingir o núcleo do Planalto. Rui Costa deve deixar a Casa Civil para disputar o Senado pela Bahia, abrindo espaço para Miriam Belchior. Gleisi Hoffmann tende a concorrer a mais um mandato pelo Paraná, o que provocaria troca na Secretaria de Relações Institucionais. Há ainda a possibilidade de Sidônio Palmeira deixar a Comunicação Social para assumir o marketing da campanha presidencial.

Fora do Planalto, ministros como Marina Silva, Simone Tebet, Renan Filho, Silvio Costa Filho, Waldez Góes, Jader Filho e André Fufuca estão entre os que avaliam disputar cargos em 2026. Renan Filho é o único cotado para tentar um governo estadual, em Alagoas. A maioria deve concorrer ao Senado ou à Câmara, enquanto Lula acompanha de perto casos mais sensíveis, como os de Marina e Tebet.

A diretriz predominante no Planalto é apostar em soluções internas, promovendo quadros técnicos já integrados às pastas, especialmente na área de infraestrutura. A avaliação é que a “troca controlada” reduz riscos de paralisia, preserva entregas e permite ao governo atravessar o ano eleitoral com menos turbulência política.

Com informações do O Globo

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Feliz 2026 é igual “fora PT”, diz Tarcísio em mensagem de Ano Novo

Vídeo: Reprodução/X

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), usou o primeiro dia de 2026 para provocar o PT e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em publicação nas redes sociais, Tarcísio escreveu que “a fórmula é simples” e concluiu: “Feliz 2026 = Fora PT”, em referência direta ao cenário eleitoral do próximo ano.

A postagem foi acompanhada por um vídeo em tom de ironia, no qual o governador aparece resolvendo uma “equação” em uma lousa até chegar ao resultado que associa a saída do PT a um ano feliz. Na gravação, Tarcísio veste uma camisa da Seleção Brasileira, símbolo amplamente associado ao bolsonarismo desde o governo Jair Bolsonaro (PL), de quem é aliado político.

A mensagem reforça a associação de Tarcísio ao campo da direita e alimenta especulações sobre seu papel nas eleições de 2026. O governador é citado como possível adversário de Lula na disputa presidencial, embora aliados avaliem que o caminho mais provável seja a tentativa de reeleição ao Palácio dos Bandeirantes.

Enquanto isso, Tarcísio enfrenta ruídos na própria base. O PP passou a pressionar publicamente o governador e avalia lançar candidatura própria ao governo paulista. Em nota, o diretório estadual da sigla cita descontentamento de prefeitos, dificuldades de diálogo e reclamações sobre a falta de espaço para parlamentares do partido.

O Progressistas também vê como estratégico alinhar o governo de São Paulo ao projeto nacional da legenda, especialmente diante da pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à Presidência. A avaliação interna é que um governador mais afinado com esse plano fortaleceria as chapas proporcionais em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, ampliando a tensão política em torno do futuro de Tarcísio.

Com informações de O Antagonista

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Em gesto político ao Congresso, Lula empenha quase todas as emendas do Orçamento de 2025

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) empenhou quase a totalidade das emendas parlamentares previstas no Orçamento de 2025, em um movimento claro de reaproximação com o Congresso Nacional. Até 31 de dezembro, o Planalto reservou cerca de R$ 46,2 bilhões para investimentos indicados por deputados e senadores, o equivalente a 95,35% do total autorizado, que soma quase R$ 48,5 bilhões.

O empenho representa a penúltima etapa da execução orçamentária e indica que os recursos já foram separados para pagamento. Do total reservado, aproximadamente R$ 31 bilhões — cerca de 64% — já haviam sido efetivamente pagos até o fim do ano, segundo dados oficiais.

A maior fatia corresponde às emendas individuais, de execução obrigatória. Dos R$ 24,6 bilhões autorizados nessa modalidade, R$ 23,9 bilhões foram empenhados e R$ 19,7 bilhões pagos. Já as emendas de bancadas estaduais tiveram 85% dos recursos reservados, com R$ 10,5 bilhões empenhados e R$ 6 bilhões pagos. No caso das emendas de comissões, que não têm pagamento obrigatório, apenas 46% dos valores empenhados chegaram à fase de liberação.

A liberação acelerada ocorre em meio às dificuldades enfrentadas pelo governo no Congresso ao longo de 2025, quando o atraso no pagamento de emendas contribuiu para derrotas do Planalto em pautas sensíveis, como o PL Antifacção, além do travamento da PEC da Segurança. O desgaste também ampliou a resistência de parlamentares em votações estratégicas.

Após sucessivos atritos, Lula se comprometeu com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), a empenhar todas as emendas até o fim do ano. O gesto busca recompor a base aliada e fortalecer a articulação política do governo às vésperas do ano eleitoral de 2026, quando temas como segurança pública e agenda trabalhista devem dominar o debate no Congresso.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Hemotion White confirma edição inédita para celebrar 20 anos em 2026

Consagrada como uma das festas mais aguardadas do verão potiguar, a Hemotion White já olha para o futuro e prepara um novo e grandioso capítulo da sua história. A label confirmou que retorna em 2026 com uma edição totalmente inédita, em nova data, nova praia e em um novo patamar, celebrando os 20 anos do projeto.

Em publicação nas redes sociais, a organização adiantou que em janeiro também estará de férias, enquanto dedica atenção total à criação de uma experiência ainda mais especial para o próximo ano. A proposta é ir além do que já foi vivido, apostando em um novo cenário e em um formato ampliado, à altura da trajetória consolidada ao longo de duas décadas.

O anúncio veio acompanhado da mensagem “Uma pausa para algo inédito e inesperado”, reforçando o cuidado, a curadoria e o planejamento que sempre marcaram a Hemotion White e a tornaram referência entre as festas premium do Nordeste.

Com o selo #White20Anos, a Hemotion White promete surpreender mais uma vez e já desperta grande expectativa entre fãs, formadores de opinião e amantes de eventos exclusivos. Novas informações sobre data, local e atrações da edição comemorativa de 2026 serão divulgadas em breve nos perfis oficiais @hemotionwhite e @conceitohemotion.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

CPRE remove de circulação mais de 600 motos barulhentas em 2025 no RN

Foto: CPRE

A Operação Sossego, do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), removeu 630 motocicletas com escapamentos irregulares ao longo de 2025, principalmente em Natal e Parnamirim.

Durante as fiscalizações, os agentes identificaram escapamentos sem silenciador, furados, com descarga livre e outras irregularidades. As ações tiveram como foco reduzir a poluição sonora e aumentar o conforto da população.

A CPRE informou que a operação será intensificada em 2026 e ampliada para outras áreas da Grande Natal, reforçando o cumprimento da legislação de trânsito.

Conduzir motocicleta causando poluição sonora é infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na CNH. A corporação orienta os motociclistas a manterem os veículos dentro dos padrões legais para evitar penalidades e contribuir com o bem-estar coletivo.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bolsonaro é transferido para Superintendência da PF após receber alta hospitalar nesta quinta (1º)

Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi transferido nesta quinta-feira (1º) para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, após quase dez dias de internação no hospital DF Star. Ele passou por cirurgia de hérnia inguinal bilateral e por outros três procedimentos médicos durante o período.

Antes da alta, a defesa pediu ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, a concessão de prisão domiciliar, alegando que o estado de saúde do ex-presidente seria incompatível com a rotina carcerária. O pedido foi negado.

Bolsonaro está preso e cumpre pena de 27 anos e três meses por envolvimento na trama golpista.

Internado desde 24 de dezembro, o ex-presidente passou por quatro procedimentos em sete dias. Além da cirurgia de hérnia, foi submetido a bloqueios anestésicos do nervo frênico para conter crises de soluço, que persistiram mesmo após a primeira intervenção.

Ele também realizou uma endoscopia digestiva alta, que apontou esofagite e gastrite, apresentou picos de pressão arterial e solicitou aos médicos a prescrição de antidepressivos durante a internação.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *