Esporte

Neymar se torna 'persona non grata' em João Pessoa

Do G1 PB com Globoesporte.com/PB

Câmara de João Pessoa aprovou por unanimidade título de 'persona non grata' para Neymar (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)Câmara de João Pessoa aprovou por unanimidade título de ‘persona non grata’ para Neymar (Foto: Renata Vasconcellos/Globoesporte.com)

A Câmara de Vereadores de João Pessoa aprovou na manhã desta quarta-feira (24) o título de “persona non grata” para o jogador Neymar, do Santos e da seleção brasileira, após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como “paraíbas” de maneira preconceituosa. O caso aconteceu no jogo em que o Santos venceu o Flamengo do Piauí por 2 a 0, no dia 17, no estádio da Vila Belmiro, em Santos. O título foi aprovado por unanimidade na casa legislativa da capital. Na terça-feira (23), a Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou um “voto de repúdio” contra o jogador, também por unanimidade, pelo mesmo motivo.

O requerimento do parlamento municipal de Campina Grande é apenas simbólico, serve apenas para registrar indignação. Por sua vez, o título de “persona non grata” dado pela Câmara de João Pessoa, impede que o jogador possa ser eventualmente homenageado pela cidade, de acordo com regimento da Casa. O voto de repúdio aprovado em Campina Grande foi de autoria do vereador Alexandre do Sindicato, que em suas justificativas criticou o “tom pejorativo” usado pelo atleta. “Ai daquele povo se não fossem os nordestinos. Isto tudo é lamentável”, comentou o parlamentar.

Depois do posicionamento da Câmara de Campina Grande, nesta quarta-feira foi a vez da Câmara de João Pessoa se manifestar e aprovar um título de “persona non grata” contra o atleta. Os dois documentos foram acatados por unanimidade.

Na capital, a propositura foi de autoria do vereador Djanilson da Fonseca. Ele disse que se sentiu instigado pela população, tendo em vista a repercussão negativa que a possível declaração de Neymar causou entre os pessoenses. “Sou fã do jogador. Meu filho também é fã de Neymar. Mas eu não poderia aceitar passivamente esta atitude”, explicou.

Entenda o caso


A polêmica em torno do jogador Neymar teve início após o jogador Lúcio Bala, do Flamengo-PI, afirmar ao término da partida contra o Santos pela Copa do Brasil que o atleta do Santos teria se referido a ele e seus colegas de clube como “paraíbas”, em tom pejorativo. A possível declaração de Neymar também foi confirmada pelo treinador do clube piauiense, Josué Teixeira.

O jogador do Santos e da Seleção Brasileira negou veementemente o fato. Ele comentou que nunca ofendeu ninguém em tom preconceituoso, que seu irmão é nordestino e ainda acusa Lúcio Bala de estar mentindo.

“Você sabe que meu irmão, o Joclécio (amigo considerado membro da família de Neymar dada a proximidade e convivência) é nordestino, pernambucano. Eu não ia admitir que alguém chamasse ele de paraíba. Os caras estão loucos. No Santos tem jogadores nordestinos. Vai lá perguntar para eles se eu gosto desse tipo de brincadeira. Para, né? Chega! Eles sabem o que aconteceu dentro de campo. Eu não ofendi ninguém e eles sabem disso. Ponho minha cabeça no travesseiro e durmo tranquilo”, declarou Neymar.

Opinião dos leitores

  1. "após o atleta ter supostamente se referido aos jogadores do Flamengo do Piauí como “paraíbas”. para, para, para…..onde tem o vídeo dele falando que chamou os nordestinos de "Paraíba" ? Tudo foi embasado apenas em uma testemunha que ouviu falar ? Se ele falou, nada tem provas, mas uma coisa é certa: Edmundo falou neste termos aqui em Natal.

  2. Este cai cai deveria ser persona non grata na seleção. Um enganador. Que assistiu ontem sabe o q tou dizendo.

  3. Caramba, vamos respeitar o rapaz. Para ele o Piauí eh na Paraíba. E dai? (rsrs). Gente, muita bola subtrai o tempo de estudo. Simples.

  4. Quando Neymar falou "paraibas" atingiu todo povo nordestino. A Camara de Natal nao vai fazer nada???Nem o vereador Julio Protasio que gosta de aparecer tb nao diz nada???

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

Protesto em Natal contra Cosern: contas triplicam e clientes exigem explicações

Foto: Reprodução

Clientes, empresários e trabalhadores do setor de energia solar prometem fazer barulho em frente à sede da Neoenergia Cosern, em Natal, nesta sexta-feira (6), a partir das 8h. A mobilização é pacífica, mas firme: os manifestantes cobram mudanças nos procedimentos da distribuidora e mais respeito aos direitos dos consumidores.

A revolta vai além da falta de compensação da energia solar gerada. Nas redes sociais, usuários relatam problemas no faturamento, cobranças indevidas e falhas operacionais que, segundo eles, prejudicam milhares de potiguares. Enquanto o Ministério Público apura as denúncias por meio de inquérito civil, o setor solar decidiu se organizar e sair às ruas.

O protesto reúne clientes, integradores e vendedores de equipamentos fotovoltaicos, totalizando mais de 250 empresas e consumidores insatisfeitos com recentes mudanças da concessionária. Entre as queixas estão desligamento de sistemas sem aviso, parcelamentos não autorizados, atraso na contabilização da energia injetada e cobrança da taxa de iluminação pública mesmo para quem gera a própria energia.

Os organizadores deixam claro: a intenção não é atacar a energia solar, mas cobrar transparência e soluções imediatas da Neoenergia Cosern. Até agora, a empresa não se manifestou sobre o ato nem sobre as irregularidades apontadas pelos consumidores.

Em novembro passado, o Blog do BG recebeu diversas denúncias de consumidores com usinas de energia solar em residências, que apontam aumento expressivo nas contas de novembro. Segundo relatos, a principal mudança foi a aplicação do ICMS pela Cosern, que elevou significativamente o valor final das faturas, mesmo com consumo praticamente igual.

Em alguns casos, a soma do imposto, da bandeira vermelha e de encargos setoriais teria feito a conta triplicar. Nas redes sociais, clientes reclamaram da falta de transparência e exigem explicações claras sobre a retomada da cobrança de tributos para quem gera sua própria energia.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Flávio Dino engaveta caso do senador flagrado com dinheiro na cueca

Foto: Reprodução

O ministro do STF, Flávio Dino, determinou o arquivamento da investigação contra o senador Chico Rodrigues, flagrado com dinheiro na cueca durante a Operação Desvid-19, da Polícia Federal, deflagrada em 2020. Na ocasião, a ação da PF investigava suspeitas de desvios de emendas parlamentares usadas no combate à pandemia de covid-19.

A decisão de Dino segue o pedido da Procuradoria-Geral da República, que avaliou no início de janeiro que não havia indícios mínimos de que o senador tenha tentado ocultar valores durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão. Com isso, o caso foi oficialmente encerrado no STF.

O ministro também determinou que os autos fossem enviados à primeira instância, passando a tramitar sob a Justiça Federal e o Ministério Público Federal em Roraima.

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Justiça mantém médicos terceirizados atendendo em Natal

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RN) decidiu, de forma cautelar, manter os contratos de médicos terceirizados pelo Município do Natal. A decisão saiu nesta terça-feira (3) pelo desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, atendendo ao recurso da Prefeitura que questionava uma sentença anterior.

Os contratos administrativos nº 005/2025 e nº 006/2025, originados da Dispensa Eletrônica nº SMS 003/2025, seguem vigentes sem interrupção até o julgamento final do recurso, segundo informações da Tribuna do Norte. A medida afasta a obrigação de “não fazer” imposta pela 12ª Vara do Trabalho de Natal, que havia dado ganho parcial ao Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Norte (Sinmed RN).

A ação civil coletiva foi movida pelo Sinmed RN contra a Prefeitura e as empresas Justiz Terceirização de Mão de Obra Ltda. e Proseg Consultoria e Serviços Especializados Ltda., cobrando restrições na contratação emergencial de médicos. Em resposta, a gestão municipal recorreu alegando que a suspensão dos contratos poderia causar danos graves à administração pública e à saúde da população.

Com a decisão do TRT, os médicos terceirizados permanecem trabalhando normalmente, garantindo a continuidade dos serviços de saúde da capital potiguar até que haja definição final da Justiça sobre o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

VÍDEO: Cadu fala em “última cartada” de Fátima e diz: “entregar governo à oposição é suicídio político”

Imagens: Reprodução/Youtube/96 FM Natal

O secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier (PT), afirmou que a governadora Fátima Bezerra poderá dar a “última cartada” antes da eleição indireta para o Governo do RN. A declaração foi feita em entrevista a 96 FM Natal e revela a estratégia do PT para tentar manter o controle do Executivo estadual.

Segundo Cadu, a própria governadora tem dito que a decisão final será dela. A renúncia só entraria em cena caso o PT tenha segurança de maioria para eleger um nome do partido. Sem esse cenário, Fátima permaneceria no cargo até o fim do mandato.

Na entrevista, o secretário foi direto ao admitir o temor do grupo político. Para ele, “entregar o governo à oposição” seria “suicídio político”, deixando explícita a resistência do PT em permitir que o comando do Estado saia das mãos do partido.

Cadu Xavier também afirmou que tem trabalhado para garantir os votos necessários. Ele esteve na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (3) e disse ter sido bem recebido pelos parlamentares durante as articulações.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Vice-prefeito de João Câmara confirma pré-candidatura a deputado estadual pelo MDB

Foto: Divulgação

O vice-prefeito de João Câmara, Holderlin Silva (MDB), confirmou nesta terça-feira (3), a pré-candidatura a deputado estadual. O anúncio foi feito após reunião com o vice-governador do RN e presidente estadual do MDB, Walter Alves, e com o deputado estadual Hermano Morais. O encontro contou com a presença do vereador de João Câmara, Hênio Silva, irmão de Holderlin.

Com trajetória política consolidada no município, Holderlin já foi vereador por dois mandatos – sendo o mais votado em um dos pleitos eleitorais – e está em sua segunda passagem como vice-prefeito de João Câmara, uma das principais cidades da região do Mato Grande.

Para o vice-governador Walter Alves, a pré-candidatura representa o fortalecimento do MDB e a valorização de lideranças com atuação comprovada. “Holderlin é um nome preparado, com experiência administrativa e forte ligação com João Câmara e toda a região. O MDB estimula candidaturas que tenham história, trabalho e compromisso com a população”, destacou.

Ao confirmar a pré-candidatura, Holderlin afirmou que a decisão nasce do diálogo e do desejo de ampliar sua contribuição política. “Recebo esse incentivo com muita responsabilidade. Tenho uma história construída em João Câmara, conheço de perto os desafios do nosso povo e quero levar essa experiência para a Assembleia Legislativa, ajudando no desenvolvimento do Mato Grande e de todo o RN”, disse.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

VÍDEO: Perseguição policial de 23 minutos acaba com 1 morto e 4 baleados na Faria Lima

Imagens: Reprodução/X/Nelson Sheep

Uma perseguição policial que durou cerca de 23 minutos terminou com um suspeito morto e outros quatro baleados na Av. Faria Lima, um dos principais centros financeiros de São Paulo, na tarde desta terça-feira (3). A ação começou após cinco criminosos invadirem uma mansão de alto padrão no bairro do Morumbi, zona oeste da capital paulista, de acordo com informações do Metrópoles.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o grupo rendeu uma diarista da residência, que foi amarrada e trancada no banheiro enquanto os assaltantes recolhiam objetos de valor. Durante a fuga, a Polícia Militar foi acionada e iniciou o acompanhamento ainda no Morumbi. Três suspeitos foram alcançados nessa região, baleados durante a abordagem e socorridos pelo Samu.

Foto: Rodrigo Tammaro/Metrópoles

Os outros dois criminosos conseguiram fugir em um veículo e seguiram em direção à Avenida Faria Lima, onde a perseguição continuou. O tiroteio terminou próximo à esquina com a Av. Cidade Jardim. Um dos suspeitos foi baleado, não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi baleado e detido. Ao todo, foram três baleados no Morumbi e dois na Faria Lima.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Artur Dian, o grupo já era monitorado pela polícia e agia por “tentativa e erro”. A corporação tinha informações de que os criminosos planejavam roubar uma casa no Morumbi pouco antes do crime. A Secretaria de Segurança Pública informou que o caso será formalmente registrado e que as circunstâncias da ocorrência serão apuradas.

 

Opinião dos leitores

  1. Que pena, só cancelaram um CPF ? Poderia ter sido quatro, menos gastos com alimentação, menos água, colchão pra outro, lençol pra outro, espaço, enfim, que pena não ter sido todos enviados ao inferno.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Judiciário

Perícia 3D derruba versão de queda e aponta agressões na morte de Henry Borel

Foto: Reprodução

Um novo laudo pericial do Ministério Público do RJ trouxe detalhes decisivos sobre a morte de Henry Borel, ocorrida em 8 de março de 2021, no Rio. A análise, feita com tecnologia de reconstrução em 3D, descartou a hipótese de queda e concluiu que a morte da criança, de quatro anos, não foi acidental, mas resultado de sucessivos episódios de agressão.

O documento foi elaborado pela Divisão de Evidências Digitais e Tecnologia (Dedit) e identificou um padrão de lesões externas e internas incompatível com acidente doméstico, conforme informações do Metrópoles. Segundo o perito Fernando Esbérard, a tecnologia permitiu reconstruir a dinâmica dos fatos no espaço e no tempo, reforçando o nexo causal entre a violência contundente e o óbito, já sustentado pela acusação desde o início das investigações.

O julgamento da mãe, Monique Medeiros, e do padrasto, o médico e ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, está marcado para o dia 23 de março deste ano. Ambos respondem por homicídio, tortura e coação. À época, afirmaram que Henry teria sido encontrado desacordado no apartamento onde vivia, na Barra da Tijuca, mas exames médicos apontaram morte por hemorragia interna e laceração hepática.

O caso teve impacto além dos tribunais e resultou na criação da Lei Henry Borel (Lei nº 14.344/2022), que endureceu mecanismos de proteção à criança e ao adolescente. Às vésperas do júri, o pai de Henry, Leniel Borel, afirmou que espera não apenas um julgamento, mas uma responsabilização firme diante do que define como uma brutalidade inaceitável.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Bloco KD XOXO? sai às ruas no dia 6 de fevereiro com novidades na semana prévia do Carnaval de Natal

Foto: Divulgação

O tradicional bloco KD XOXO? confirma sua saída às ruas no dia 06 de fevereiro, durante a semana que antecede o carnaval de Natal. Em sua 11ª edição, o bloco promete mais uma grande celebração no Aero Clube, reunindo música, alegria e um clima de confraternização voltado para toda a família.

Entre as novidades deste ano, o bloco anuncia a Banda Cheiro de Amor como atração principal, reforçando a proposta de unir tradição e grandes nomes da música. Outra estreia importante é a da VIVER SAÚDE, que chega como patrocinadora cultural do evento. O plano de saúde aposta na energia do Carnaval para fortalecer seu propósito institucional de promoção da qualidade de vida, do bem-estar e do cuidado com as pessoas.

Foto: Divulgação

O bloco comemora o sucesso de vendas e reafirma seu perfil familiar, consolidando-se como um verdadeiro encontro de gerações. A programação musical conta ainda com o sucesso de Ramon Schinayder, o frevo natalense da Orquestra Banda do Negão e traz também Pedro Lucas como novidade em 2026, ampliando a diversidade musical e agregando novos públicos à festa.

A expectativa é de mais uma edição marcada pela alegria, segurança e pela celebração do Carnaval como espaço de convivência, cultura e tradição em Natal.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas

Foto: Divulgação

A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a leitura anual da mensagem do Poder Executivo, na Câmara Municipal de Parnamirim. Na oportunidade, ela fez um balanço das ações da sua administração e celebrou os avanços obtidos no primeiro ano à frente da Prefeitura.

A primeira mulher a comandar os destinos de um dos principais municípios do Estado, Nilda enalteceu as conquistas na educação, geração de emprego, desenvolvimento econômico, serviços urbanos, assistência social, segurança e infraestrutura, mas foram os investimentos e melhorias realizadas na saúde, que mereceram destaque.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Município deu um salto significativo na avaliação de desempenho de suas equipes, saindo de 6,15% para 93,84% de aprovação.

Esse avanço histórico na saúde de Parnamirim soma-se a uma série de outros conquistados ao longo do primeiro ano da atual gestão. Foram zeradas as filas de espera para fraldas geriátricas, kits glicêmicos e de diversos procedimentos cirúrgicos.

Na Atenção Especializada, conseguiu um avanço estrutural, com a incorporação do teto MAC, ampliando recursos para R$ 25 milhões anuais.

A prefeita fez questão de lembrar ainda da requalificação da UPA de Nova Esperança. A unidade teve os equipamentos renovados e o laboratório ampliado, permitindo a realização de mais de 30 tipos de exames. O aparelho de raio-X foi consertado e foram reabastecidos medicamentos e insumos.

“Todas essas melhorias impactaram positivamente a vida dos usuários; são mais de 10 mil atendimentos mensais. Hoje oferecemos dignidade, qualidade e tratamento humanizado”, detalhou a prefeita.

“Quando assumimos a gestão em 1º de janeiro de 2025, encontramos desafios importantes: dívidas de mais de R$ 300 milhões, serviços essenciais fragilizados, obras paralisadas, filas reprimidas e uma administração que precisava ser reorganizada para voltar a servir bem à população; não escolhemos o caminho fácil, escolhemos o caminho certo” conclui a prefeita em sua fala inicial.

Professora de formação e com uma sólida carreira dentro da sala de aula, a prefeita Nilda se emocionou ao falar sobre o quanto a sua gestão trabalhou para melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal de educação, com seis CMEIS reformados e inaugurados, vinte unidades passaram por manutenção e professores valorizados, com reajuste e recomposição salarial.

Os serviços urbanos estão em dia. A gestão está executando o maior plano de recuperação e manutenção das lagoas de captação da história de Parnamirim. Os cemitérios públicos foram revitalizados, a iluminação pública tem sido aprovada pela população e chuveiros foram instalados na orla. Foi feita uma retomada de obras e investimentos. Praça Cidade Verde, Praça de Pium, ruas com pavimentação completa.

E a segurança recebeu 57 novos Guardas Municipais, e foram e fortalecidas a Ronda Escolar e a Patrulha Maria da Penha. Parnamirim alcançou a posição de cidade mais segura do RN e 3ª mais segura do Nordeste.

“No primeiro ano trabalhamos muito. No segundo ano vamos trabalhar o dobro. E, a partir de agora, eu convoco toda nossa equipe a triplicar o esforço por Parnamirim; gratidão Parnamirim” concluiu.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Tiroteio na Faria Lima mata um, fere quatro e trava coração financeiro de SP

Foto: Reprodução

Um tiroteio na Avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste de São Paulo, deixou pelo menos uma pessoa morta e outras quatro baleadas nesta terça-feira (3). A troca de tiros aconteceu em plena via pública e provocou a paralisação do trânsito no sentido Avenida Juscelino Kubitschek, uma das áreas mais movimentadas da capital paulista.

De acordo com fontes policiais, os disparos começaram durante uma perseguição a criminosos suspeitos de roubar uma mansão no bairro do Morumbi. A ação terminou no coração do centro financeiro de São Paulo, região conhecida por concentrar bancos, empresas e escritórios de alto padrão.

Diversas viaturas das polícias Civil e Militar foram mobilizadas para a ocorrência. Uma das vítimas foi atingida e morreu no local, enquanto outra pessoa ficou ferida na região da Faria Lima. A terceira vítima foi baleada e socorrida.

A avenida segue com impacto no tráfego, reforçando o clima de insegurança em uma das áreas mais ricas e vigiadas da cidade. O caso está sob apuração das forças de segurança, que permanecem no local.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *