A reforma da Previdência Social é um dos grandes objetivos do governo de Michel Temer (PMDB) para 2017, considerada essencial para o equilíbrio das contas públicas. No entanto, é uma proposta de caráter impopular, uma vez que vai estabelecer uma idade mínima, de 65 anos, para aposentadoria, e um tempo mínimo de contribuição de 49 anos para a aposentadoria integral.
Em suas primeiras reuniões, a comissão instalada para debater a proposta de reforma do governo já está dividida se vai aceitar – ou não – que os brasileiros precisem ter uma determinada idade para pedir o benefício. A fim de evitar que a pressão popular seja mais um motivo para deputados justificarem um voto contrário ao governo na questão, o PMDB, partido do presidente, está fazendo uma defesa ostensiva da proposta nas redes sociais.
Em uma publicação de quinta-feira, na página oficial da legenda no Facebook, a ameaça é clara: “Se a reforma da Previdência não sair”, correm sérios riscos programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Fies (financiamento estudantil). Na imagem, está a frase, com quatro itens elencados abaixo –”Tchau Bolsa Família”, “Adeus Fies”, “Sem Novas Estradas”, “Acabam Programas Sociais” – e o logo do PMDB.
INTERESSANTE esses BANDIDOS roubam à NAÇÃO , em ESPECIAL O PMDB onde concentra o maior número de políticos LADRÕES e agora querem que o trabalhador pague a conta dos seus roubos!! Cabe o eleitor brasileiro BANIR ESSES CRÁPULAS da vida pública em 2018, vamos divulgar sistematicamente diariamente os nomes desses BANDIDOS que votam contra o povo é o pleito de 2018 para que não caia no esquecimento, rede social é pra isso mesmo!!
Puro terrorismo. A Anfip já provou q não há déficit, mas superavit na previdência. O q o governo quer é fazer com aprevidencia o q já foi feito com a saúde e educação, ou seja, privatizar.
Perfeito, PRIVATIZEM toda a previdência, e deixem o beneficio somente para aqueles, que não tem qualquer condição de trabalhar.
Pessoal o dinheiro acabou foi roubado o que não foi roubado foi mal gasto a verdade é essa não adianta dizer nada tem que mudar para poder pagar os aposentados
A minha proposta é a seguinte : Homem e Mulher aposenta-se aos 60 anos com trinta anos de contribuição obrigatória para todos inclusive os da zona rural !
Rapaz o que sei, o que existe uma caixa preta(podre) com esse dinheiro da previdência, ninguém sabe como é administrado estes recursos, é uma fortuna depositada mensalmente e esse dinheiro tem que render, por 30 anos, para dar o retorno, como esse dinheiro rende ? onde é investido ? quem fiscaliza ? essas são as perguntas que todos temos que fazer, não adianta agora o sujeito dizer ''ACABOU NÃO TEM MAIS DINHEIRO" e proto todo mundo conformado, a reforma tem que fazer um pente fino ai…
Se aprovarem está mísera reforma a maioria dos que hoje trabalham arduamente esperando se aposentar também dependerão de bolsa família para sua subsistencia
Pensando bem, melhor que as reformas não passem mesmo. Nem a trabalhista, nem a tributária e nem a previdenciária. Lula ou Ciro levam em 18. Vamos dar de mão-beijada a casa em menos bagunçada para eles darem uma joão-sem-braço, dizendo que foram "contra retirada de conquistas históricas dos brasileiros" e não fazerem nada para desfazê-las. Esse filme tá mais repetido do que "A lagoa azul".
Ei defensor de bandido, quem votou em Temer foi você.
Assuma a responsabilidade ao menos uma vez. Mania de fugir.
Graças aos imbecis petistas que a situação chegou ao ponto atual.
Não adianta dizer que o sujeito trabalhou 40 anos, dando 10% por cento de seus rendimentos à Previdência se, depois de aposentado ele vai passar mais de quatro anos recebendo. VAI TER DÉFICIT. (ok, a contribuição é maior, mas o tempo médio de contribuição é na média menor e o de gozo maior). Roubalheira e sonegação são ruins, e devem ser combatidas, mas o que importa saber é o quanto elas tiram. Dizem que a sonegação é duns 500 bilhões de reais. Muito? Sem dúvidas. Dá uns dois anos de déficit. E depois?
A sonegação atrasada, acumulada…
O truque maroto que se usa para se tentar refutar o rombo na Previdência é
somar todos os recursos arrecadados para custear a Seguridade Social (Seguridade Social = Saúde + Previdência +Assistência) e dizer que todos são arrecadados para pagar contribuintes do INSS. A outra falácia é atribuir que estão boatando os benefícios da Assistência Social na contas do déficit. Na verdade não estão. Problema previdenciário até país que envelheceu depois de ficar rico tem e tem muita dificuldade em mexer. O Brasil, que tá ficando rico, e depois de anos de PT, duvido que enriqueça mais, ainda mais com a população envelhecendo antes do país se tornar próspero, tá com um problema que, duvido que será resolvido. Vão levar com a barriga. Aproveitem que tem alguém querendo fazer agora. Ano que vem tem eleição, votem em quem tiver soluções melhores. PECs podem ser desfeitas.
ERRRATA: O Brasil que parou de ficar rico….
O bom é que essa cambada de TEMER cai fora todos.
Ele perde a campanha em 2018 e se tirar o bolsa família aí ele perde feio
e se dana pra o inferno.
Ele será burro de tirar o bolsa familia?
Esse bolsa família é uma compra de voto antecipada.
Imagine vc receber 100,00 em 48 meses dá um valor igual a 4800,00 durante
os 4 anos.
Se tirasse o bolsa e desse emprego seria otimo!
Mas eles querem tirar do lascado e colocar no bolso deles
dando aumento e regalias e pagando negociatas a os Ladrões da Nação Deputados, Senadores
e por aí vai….
2018 dê a resposta a essa cambada, Não Vote nesse câncer Brasileiro que se chama
Políticos ou Polixos
É o seguinte: Essa reforma é apenas para os caciques do PMDB e dos demais partidos saírem do governo ainda mais milionários, mediante os superpresentes em dinheiro que irão receber dos fundos de previdência privada, cujos maiores donos são os grandes bancos.
Esse discurso de déficit nada mais é do que pura falácia, engodo. Nas comparações feitas pelo governo e pela mídia falada e escrita, eles deixam de incluir na conta da arrecadação previdenciária o montante apurado com a cobrança do PIS/Confins e com a CSLL(contribuição social sobre o lucro líquido), impostos que são pagos pelas empresas e fazem parte dá arrecadação dá previdência. Isso eles não põem na conta, o faz apenas com o que se arrecada das contribuições dos trabalhadores.
Ora bolas, Temer e os outros larapios do PMDB (Eunicio, Lobão, Renan, etc) sabem que, no máximo, terminarão esse mandato tampão em 2018. Reeleição, jamais! Então, só resta a eles tentar encher mais ainda os bolsos com dinheiro vindo das propinas pela aprovação das reformas. Talvez estejam sentindo que é a última oportunidade que terão pra roubar o dinheiro público.
Essa arrecadação de PIS-Cofins-CSLL não é só para a Previdência.
Previdência é um dos três segmentos chamados Seguridade Social.
As outras duas são Saúde e Assistência Social (a última inclui aqueles
benefícios pagos a quem nunca ou pouco contribuiu, que são pagos VIA
INSS, mas que, ao contrário do que se propaga, não fazem parte do déficit
'previdenciário').
Essa reforma tá sendo feita a contragosto pelo próprio governo, que viu que se as coisas se mantiverem como estão, não vai ter pra ninguém. Combata-se a sonegação… boa medida (adia a resolução do problema por uns três anos), combata-se a roubalheira (mais um tempo de respiro), ataquem-se privilégios (mais um período de bônus)… em menos de uma década vai estar o abacaxi pra descascar.
Que assim seja. Até porque essas despesas não são pagas com o dinheiro da previdência. Mentira deslavada como tudo nesse governo há 14 anos no poder. O que acaba com tudo é é corrupção e privilégio pra juiz, desembargador e político. Tem desembargador aposentado recebendo auxílio moradia…
Tirar de quem trabalhou a vida toda para dar a quem nunca trabalhou ou nem se quer tem coragem de trabalhar… Trabalhei feito um jumento e paguei minha faculdase sem ajuda de governo nenhum… Esse povo brasileiro quer tudo dado, não trm coragem de ralar e batalhar!! Geração mimimi com o apoio de abutres no poder… País lixo, de pessoas ignorantes!!
Ignorante é você querer tirar de quem já não tem quase nada !
Não existe honestidade maior do que às pessosa honestas olharem para trás e verem que os sacrifícios que fizeram durante suas carreiras de estudos foram feitos com sacrifícios sem precisarem dessas bolsas da vida e hoje trabalham honestamente sem nenhum problema, buscando progredir. No meu entendimento não é justo se fazer uma reforma previdenciária para se manter essas bolsas família, se os parlamentares querem colaborar com às famílias mais pobres, procurem elaborar um outro projeto social que envolvam educação, saúde, segurança e trabalhar a questão da conscientização, somos sabedores que para os políticos isso se torna difícil porque eles não pretendem que que àquelas pessoas menos esclarecida se tornem pessoas esclarecidas. Querem manter às pessoas menos esclarecida na miserabilidade porque é mais fácil para eles aliena-ló.
O velho terrorismo ekeitoral.
Usando o espaço de poder, inclusive dinheiro público, para aterrorizar a população.
Por que não aumentam as receitas?
Por que aaDRU para crescimento dinheiro da previdência?
Por que isenções?
Por não falam tchau às verbas parlamentares?
Por que essa sangria desatada?
Por que essa sede de prejudicar a população?
O povo tem de reagir.
Rapaz, estão jogando sujo mesmo. Plantando o terror no povo para fazer jeito que querem. Viva as panelas! Afinal elas ajudaram no samba-enredo dos não tão nobres defensores da moral, da ética e da seriedade na sociedade brasileira. Depois disso qual vai ser a próxima desculpa?
Presente. Temer está fazendo o trabalho sujo para depois o sucessor pegar a casa mais organizada e sair posando de santo. Quero ver o sucessor mandar contrarreformar
Lula que passou na oposição demonizando medidas e na situação as manteve, como o fator previdênciario
Isso significa que vamos trabalhar mais tempo para alimentar vagabundos. A grande maioria do bolsa, são pessoas q tem filhos e netos para o bolsa e gastar vom td menos alimentação
Reforma coisa nem uma. Devolvam o dinheiro roubado. Tirado da nação, e faça as grandes empresas pagarem o que devem para a previdência. E não obrigar o pobre do trabalhador pagar pelo rombo dos outros. É interessante mesmo essa justiça tá na hora de fazer respeitar os direitos dos trabalhadores. Nada de mudar nem obrigar a tirar do nosso bolso. É só o que faltava.
O dólar era negociada a R$ 6 por volta das 14h10 desta terça-feira, 8, logo após os Estados Unidos confirmarem a cobrança de uma tarifa adicional de 50% sobre todas as importações chinesas. A medida entra em vigor nesta quarta-feira, 9, após o país asiático não desistir da retaliação aos Estados Unidos dentro do prazo estabelecido pelo presidente Donald Trump, que era até as 13h desta terça-feira, 8.
A China anunciou na segunda-feira, 7, que não iria ‘ceder à chantagem’ de Trump sobre a imposição de tarifas adicionais. “As ameaças dos EUA para escalar tarifas contra a China são um erro atrás do outro, mais uma vez expondo a natureza chantageadora da América”, declarou o ministro do Comércio chinês, Wang Wentao, que complementou: “Se os EUA insistirem em fazer as coisas à sua maneira, a China vai lutar até o fim”.
Mais cedo, antes da Casa Branca confirmar a tarifa extra, Trump disse que estava esperando uma ligação da China para fazer um acordo que evite a guerra de tarifas entre os países. Em uma sinalização de afrouxamento de discurso e busca por entendimento entre as nações, o presidente disse que “vai acontecer”, se referindo ao acordo. “A China também quer fazer um acordo, muito, mas eles não sabem como começar. Estamos esperando a ligação deles. Vai acontecer!”, escreveu Trump em sua página na plataforma Truth Social.
Guerra comercial
A política comercial dos EUA segue no foco dos mercados desde que Trump anunciou na semana passada a imposição de tarifa mínima de 10% sobre todas as importações ao país, que entrou em vigor no sábado, e taxas “recíprocas” mais altas para alguns parceiros, que serão implementadas na quarta.
Por três sessões consecutivas, os investidores demonstraram enorme aversão ao risco, em meio ao temor de que as medidas comerciais possam desencadear uma guerra comercial ampla, o que poderia provocar a aceleração da inflação global e uma recessão econômica em diversos países.
Uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do RN afastou a gestão sindical do condomínio rural Fazenda Real 1 e 2 por supostos atos de gestão temerária e por suposta ilegitimidade decorrente de vícios no processo eleitoral. Também foram afastados e os membros do conselho fiscal.
De acordo com a decisão do juiz Luiz Alberto Dantas Filho, a permanência da gestão à frente do Fazenda Real 1 e 2 gera risco de potencializar danos econômicos e gerenciais.
O déficit decorrente da má gestão já acumula R$ 400 mil no período de dezembro de 2023 até dezembro de 2024, com mais de R$ 20 mil pagos de juros e multas. Mesmo já afastados, o síndico e o subsíndico ainda mantinham atos de gestão. Em razão disso, o proferiu nova decisão, desta vez com força de mandado, inclusive com autorização de uso de força policial para os então gestores de suas funções.
Ainda segundo a decisão judicial, a administradora Natal Condomínio deve assumir a administração do condomínio, de forma interina até que a questão seja resolvida de forma definitiva pelo Poder Judiciário.
Dias após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de tarifas recíprocas chocar diversos parceiros comerciais dos EUA e mercados globais, alguns países, entre eles o Brasil, estão emergindo como potenciais vencedores, embora o risco de uma recessão induzida por tarifas limite o potencial de crescimento.
Com aliados de longa data e parceiros comerciais próximos dos EUA, incluindo a União Europeia , o Japão e a Coreia do Sul entre os mais afetados – com tarifas de 20% ou mais – países como Brasil, Cingapura Índia, Turquia e Quênia veem um lado positivo.
O Brasil está entre as economias que escaparam com a menor tarifa “recíproca” dos EUA de 10% . Além disso, o gigante agrícola pode se beneficiar das tarifas retaliatórias da China que provavelmente atingirão os exportadores agrícolas dos EUA. As últimas tarifas dos EUA devem entrar em vigor em 9 de abril.
O Brasil, como importador líquido de bens dos Estados Unidos, exemplifica a forma como alguns países podem tirar partido da guerra comercial que Trump trava principalmente contra a China e outros grandes exportadores que registam excedentes comerciais com os EUA.
Na América do Sul, onde as exportações continuam focadas em commodities, desde cobre até grãos, há esperanças de que a turbulência tarifária dos EUA possa reavivar as negociações sobre um acordo comercial há muito adiado entre o bloco de quatro membros do Mercosul e a União Europeia.
O Brasil pode ser o maior beneficiário de qualquer medida desse tipo, mas, além disso, as tendências do primeiro mandato de Trump, quando os produtores brasileiros de soja e milho tiveram vendas recordes enquanto a China congelou os produtores americanos, agora podem ser replicadas .
Marrocos, Egito, Turquia e Cingapura, todos com déficits comerciais com os EUA, podem encontrar uma oportunidade na crise de países como Bangladesh e Vietnã, que têm grandes superávits e foram duramente atingidos por Trump.
Enquanto os dois últimos estão lidando com tarifas esperadas de 37% e 46%, respectivamente, o primeiro, assim como o Brasil e a maioria de seus vizinhos, vai conseguir 10% cada — mais um tapinha nas costas na nova ordem mundial de Trump.
O estado do Rio Grande do Norte arrecadou mais de R$ 21,4 bilhões em 2024, por meio de tributos e outras fontes de receitas. O aumento foi de 7,25% na comparação com 2023, mesmo com a redução da alíquota do Imposto Sobre Consumo de Bens e Serviços (ICMS) – principal fonte própria de recursos – de 20% para 18%.
Apesar do aumento, o estado enfrenta um desafio: mais de 57% da receita corrente líquida ficou comprometido com despesa de pessoal, no terceiro quadrimestre do ano, ultrapassando o limite de 49% previsto pela Lei de Responsabilidade Fiscal para o poder executivo.
Segundo relatório do Tesouro Nacional, o estado potiguar é o primeiro entre todos do país no ranking de gastos percentuais com pessoal.
Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (7) pelo governo do Estado do Rio Grande do Norte por meio do relatório anual de contas, encaminhado para a Assembleia Legislativa (ALRN) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Durante uma reunião na Governadoria em Natal, a governadora Fátima Bezerra (PT) e os secretários e auditores de finanças e controle do estado detalharam os dados do documento.
O governo destacou o aumento no investimento em educação, que no ano passado representou 27% do orçamento.
Para o secretário de Fazenda do estado, Carlos Eduardo Xavier, o alto percentual de gasto com pessoal é resultado da redução da arrecadação do ICMS.
Segundo ele, o objetivo do estado é aumentar a velocidade do crescimento das receitas, para que elas superem o aumento das despesas.
“Essa foi a grande dificuldade do ano passado, todos lembram da redução da alíquota de ICMS. Num quadro como esse, você não melhora esse dado reduzindo as receitas, infelizmente a gente teve um agravamento desse número em 2024. A nossa projeção, olhando para o futuro, é fazer com que as receitas cresçam num ritmo maior do que o crescimento da despesa com o pessoal para que esse índice volte, ele entre numa trajetória de queda”, afirmou.
Por outro lado, o secretário atribuiu o aumento das receitas ao crescimento do PIB, bem como da empregabilidade no estado, atribuídos por ele à condução econômica. “O poder de atração de investimentos aqui para o estado se reverte nesses números”, pontuou.
Em dezembro de 2024, o governo conseguiu aprovar o aumento do ICMS de 18% para 20% na Assembleia Legislativa. Por causa do prazo legal para aumento de impostos, o aumento passou a valer no dia 20 de março.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt — Foto: REUTERS
A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou à Fox Business início da tarde desta terça-feira (8) que as tarifas de 104% dos Estados Unidos contra a China vão entrar em vigor a partir desta quarta-feira (9).
O comunicado veio após o país asiático não desistir da retaliação aos Estados Unidos dentro do prazo estabelecido pelo presidente americano Donald Trump, que era até as 13h desta terça-feira (8).
Mais cedo, Trump postou em sua rede social que estava esperando uma ligação da China para discutir as tarifas, mas isso não ocorreu.
Durante a madrugada, a China disse que não vai voltar atrás e que está pronta para seguir respondendo aos aumentos tarifários, apesar de considerar que “em uma guerra comercial, não há vencedores”.
Um policial militar está entre os envolvidos em uma organização criminosa alvo da ‘Operação Select’, deflagrada pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) nesta terça-feira (8). “Foi constatado o apoio de um policial militar, que exercia a função de ‘tesoureiro do crime’, diz a Polícia Civil.
O grupo utilizava “laranjas” para abertura de contas bancárias, com a facilitação de uma gerente de banco, possibilitando a movimentação de grandes valores. O grupo é investigado pela prática dos crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.
O nome “Operação Select” faz referência à agência bancária utilizada para abertura das contas fraudulentas.
As investigações revelaram que os criminosos abriam contas em nome de terceiros em uma agência localizada na Paraíba, voltada para clientes de alto poder aquisitivo e com limites elevados.
De posse dos cartões, realizavam transações fraudulentas em estabelecimentos comerciais para obtenção de dinheiro em espécie, sacavam limites bancários e financiavam outras fraudes, principalmente relacionadas a placas de energia solar. Além disso, investiam em veículos de luxo para dissimular a origem ilícita dos valores.
Grupo movimentou mais de R$ 106 milhões de 2019 a 2024
De acordo com as apurações, entre outubro de 2019 e novembro de 2024, foram detectadas movimentações suspeitas superiores a R$ 106 milhões nas contas dos investigados e de empresas suspeitas de envolvimento na lavagem de dinheiro. Durante a operação, foram cumpridos 14 mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios de Natal, Parnamirim e Santa Cruz.
Três suspeitos foram presos em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo e/ou munição e por embaraço à investigação de organização criminosa.
Entre os alvos identificados estão lideranças e integrantes do grupo, a gerente bancária, o responsável pelo recrutamento dos “laranjas” e um empresário que utilizava suas empresas para lavar o dinheiro.
Apreensões
Foram apreendidas armas de fogo, munições, documentos, 18 veículos de luxo e outros materiais que subsidiarão o andamento das investigações. O valor total dos veículos apreendidos foi estimado em aproximadamente R$ 3,8 milhões.
As investigações tiveram início a partir de denúncias e de informações repassadas por instituições financeiras lesadas. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada na Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), da Delegacia Especializada de Narcóticos de Natal (DENARC/Natal), da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (DEPROV/Natal), da 80ª Delegacia de Polícia Civil de Santa Cruz e da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Norte (SEFAZ/RN). Os presos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.
A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte anunciou nesta terça-feira (8) que decidiu cancelar o concurso público para vagas de professor do Ensino Superior que teve edital lançado em janeiro de 2024.
O concurso já estava paralisado desde janeiro deste ano, após ter sido suspenso na fase de provas e títulos. A universidade informou que vai devolver a taxa de inscrição aos candidatos.
A decisão de cancelamento foi publicada no Jornal Oficial da Uern (Jouern) desta terça-feira (8). Em nota, a Universidade informou que um novo concurso público será deflagrado nos próximos dias.
“A decisão de cancelamento atende recomendação da Comissão Central do Concurso, após apuração das denúncias que motivaram, anteriormente, a suspensão do certame relacionado ao Edital nº 01”, informou a nota.
Em janeiro, a Fundação da UERN (FUERN), anunciou que o concurso foi suspenso por causa de denúncias apontando que o sistema da banca contratada para realizar o concurso revelou a identidade dos candidatos perante as bancas examinadoras, “violando os princípios da legalidade e da impessoalidade”.
Segundo a UERN, a falha ocorreu em janeiro. No dia 14 daquele mês, o coordenador das bancas informou que havia provas incompletas no sistema. Os professores informaram os candidatos com provas incompletas por meio dos códigos identificadores.
Para subir as páginas faltantes, o programador da banca acessou o sistema no dia 16. No entanto, após colocar os documentos faltantes, por uma falha, esqueceu de desativar a função de identificação do candidato.
“Por essa razão, do dia 16/01/2025, às 15h08min, até o dia 17/01/2025, às 7h26min, a identificação dos candidatos ficou disponível no sistema de correção de provas. De acordo com o Relatório elaborado pela equipe técnica (…) foi constatado que 33 professores tiveram acesso ao sistema durante o período informado.”
Na publicação oficial, a Uern ainda informou nove infrações contratuais da banca contratada, determinou aplicação de multas e decidiu pela rescisão unilateral do contrato.
Devolução da taxa de inscrição
O concurso em questão foi aberto pela UERN em janeiro de 2024 e previa 66 vagas para docentes. O processo seletivo previa ainda 40 vagas para técnicos de nível médio e superior, parte que não foi afetada pela suspensão.
Com o cancelamento do concurso, a fundação da universidade informou que vai realizar a devolução da taxa de inscrição, por responsabilidade da própria universidade. O pagamento será feito em lotes.
“Nas próximas semanas será disponibilizado o sistema para solicitação do ressarcimento das inscrições, para início de pagamento em maio. Para os que optarem pela devolução via PIX, a chave obrigatoriamente deve ser o CPF do candidato. Outras orientações e prazos serão divulgados juntamente com a publicação do formulário”, informou.
O Rio Grande do Norte registrou uma das piores taxas de alfabetização entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental no Brasil. De acordo com os dados da avaliação amostral do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023, apenas 25,9% das crianças potiguares foram consideradas alfabetizadas, com uma margem de erro de 5,8 pontos percentuais. O índice coloca o estado como o segundo pior do país, à frente apenas do Tocantins (24,3%). A média nacional é de 49,3%.
No recorte estadual, o levantamento aponta ainda que o Rio Grande do Norte aplicou sua avaliação censitária com uma taxa de participação de 78,55%, abaixo do mínimo considerado positivo pelo Inep, de 80%. A reportagem da Tribuna do no procurou a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (Undime/RN) e a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN) para esclarecer as razões dos baixos índices.
A SEEC destacou, em nota, que a alfabetização de crianças é uma prioridade, mas reforçou que a oferta do Ensino Fundamental – Anos Iniciais é de responsabilidade majoritária dos municípios. De acordo com os dados, 84,4% dos estudantes dessa etapa estão matriculados na rede municipal, enquanto a rede estadual atende 15,5% e a federal, 0,1%. A Undime não respondeu até o fechamento desta edição.
Gustavo dos Santos Fernandes, mestre em Educação e especialista em Gestão Escolar, afirma que a posição crítica do estado está diretamente ligada às desigualdades regionais. “A parte dos estados do Nordeste vai cair com essa marca negativa. O Nordeste enfrenta desafios muito significativos quando se trata da estrutura educacional, desde a formação dos professores até o investimento público e a aprendizagem”, pontua. Ele destaca ainda que o Rio Grande do Norte possui “péssima estrutura física”, o que, segundo ele, impacta diretamente os resultados de avaliações como o Saeb.
A ausência de condições adequadas para o processo de ensino-aprendizagem é também apontada como um fator determinante para o resultado do Rio Grande do Norte. “Essa estrutura física, de maneira geral, afeta muito esse resultado. Muitas escolas têm salas pequenas, que não comportam a quantidade de alunos, e há uma grande dificuldade no suporte às crianças com deficiência. A desnutrição também é um fator marcante, porque afeta o desenvolvimento cognitivo. Muitas vezes, essas crianças chegam nas escolas com fome”, relata.
De acordo com os dados da avaliação amostral do Saeb 2023, o Ceará lidera o ranking nacional de alfabetização na rede pública entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental, com 72,1% dos estudantes considerados alfabetizados. Na sequência aparecem Espírito Santo (63,7%), Minas Gerais (63,0%), Rio Grande do Sul (62,4%) e Santa Catarina (61,8%).
Com o contexto do RN ocupando a 2ª colocação, Gustavo aponta que a valorização docente também é uma preocupação. “O professor desmotivado, que não tem seu salário pago de forma adequada conforme a lei do piso, não está motivado para preparar esse aluno. Quando o piso não é discutido ou implantado, o que o professor faz é greve. E quando não tem aula, o aluno não aprende”, enfatiza.
“oferta do Ensino Fundamental – Anos Iniciais é de responsabilidade majoritária dos municípios. De acordo com os dados, 84,4% dos estudantes dessa etapa estão matriculados na rede municipal, enquanto a rede estadual atende 15,5% e a federal, 0,1%”
Faltou só esse detalhe.
O Carnaval de Ceará-Mirim 2025 entrou para a história como um dos maiores e mais bem organizados eventos do município. Com uma programação multicultural, estrutura eficiente e gestão integrada entre todas as secretarias, a festa atraiu um grande público e gerou um impacto econômico expressivo, consolidando-se como um marco para o desenvolvimento local.
A pesquisa que embasa esses resultados foi realizada pela FECOMÉRCIO RN, a partir de entrevistas com foliões e empresários do município, avaliando tanto o perfil do público quanto os efeitos da festa na economia local.
Movimentação econômica e público recorde
De acordo com o levantamento da FECOMÉRCIO, o Carnaval 2025 movimentou R$ 32,7 milhões na economia de Ceará-Mirim. O evento atraiu 101.500 pessoas, sendo 68.107 turistas e visitantes, responsáveis por injetar R$ 26,8 milhões no comércio e setor de serviços da cidade. Os 33.394 moradores locais também participaram ativamente, contribuindo com R$ 5,8 milhões em consumo durante os dias de festa .
Comércio aquecido e serviços fortalecidos
O impacto do Carnaval foi sentido diretamente pelos comerciantes e prestadores de serviços. Os empresários investiram, em média, R$ 5.277,42 por estabelecimento, preparando-se para o aumento na demanda. O setor comercial teve o maior volume de investimentos, com média de R$ 6.129,87, principalmente no reforço de estoques e diversidade de produtos. Já o setor de serviços aplicou cerca de R$ 4.435,90, voltados para estrutura, marketing e capacitação de equipes .
Cultura, inclusão e organização de ponta
Com uma programação multicultural, o Carnaval de 2025 promoveu a valorização das tradições locais, com shows musicais, manifestações culturais e atrações para todos os públicos. O evento foi planejado com foco em acessibilidade, segurança e diversidade, garantindo que moradores e visitantes tivessem uma experiência completa.
A ação integrada entre todas as secretarias do município, liderada pelo prefeito Antônio Henrique, foi essencial para o sucesso da festa. Do trânsito à limpeza urbana, da saúde à segurança, todas as áreas atuaram de forma coordenada para garantir qualidade e conforto à população.
Prefeito destaca compromisso com a cultura e a economia
O prefeito Antônio Henrique celebrou os resultados do evento e reforçou o papel do Carnaval no fortalecimento da economia e da identidade cultural de Ceará-Mirim:
“Ceará-Mirim mostrou sua força e capacidade de realizar um carnaval grandioso, que aquece o comércio, movimenta o turismo e valoriza nossas tradições. O sucesso deste ano é fruto de muito planejamento e trabalho conjunto entre todas as secretarias. Já estamos pensando na edição de 2026, com o objetivo de fazer uma festa ainda maior, sempre com segurança, inclusão e desenvolvimento para nossa cidade”, afirmou o prefeito.
Reconhecimento e visão de futuro
O sucesso do Carnaval 2025 reafirma Ceará-Mirim como um polo cultural e turístico em ascensão. Com base nos resultados alcançados, a gestão municipal projeta novas estratégias para as próximas edições, unindo tradição, inovação e desenvolvimento sustentável. O compromisso é manter viva a cultura local, impulsionar o comércio e gerar oportunidades para a população.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ministro Juscelino Filho (Comunicações) por supeitas de desvio de emendas parlamentares no período em que era deputado federal. A acusação foi apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que vai decidir se torna o ministro réu. Em ocasiões anteriores, ele negou as acusações.
É a primeira denúncia apresentada pela PGR contra um integrante do primeiro escalão da gestão Lula neste mandato. O relator do caso no STF é o ministro Flávio Dino, que foi colega de Juscelino na Esplanada quando ocupou a pasta da Justiça.
Juscelino foi indiciado em junho do ano passado pela Polícia Federal pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
A avaliação entre aliados do governo é que uma eventual denúncia poderia forçar Lula a demiti-lo para evitar mais um foco de desgaste. Em declarações em 2024, o petista defendeu o direito de o auxiliar “provar que é inocente”, mas disse que ele perderá o cargo caso as investigações avancem.
— O que eu disse para ele: só você sabe a verdade. Se o procurador indiciar (denunciar) você sabe que tem que mudar de posição. Enquanto não houver indiciamento (denúncia), ele fica como ministro. Se houver indiciamento (denúncia), ele será afastado — afirmou o presidente duas semanas após a PF apresentar o relatório apontando os crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva.
O inquérito trata de suspeitas de desvio de emendas parlamentares para pavimentação de ruas de Vitorino Freire, no interior do Maranhão. A cidade era comandada por sua irmã, Luanna Rezende, que chegou a ser afastada do cargo no curso das apurações, mas retomou o mandato após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). É a primeira vez que um integrante do primeiro escalão do atual mandato de Luiz Inácio Lula da Silva é indiciado. Em nota quando foi indiciado, o ministro negou irregularidades e apontou “ação política” da corporação.
Ele criticou a investigação e afirmou que “apenas indicou emendas parlamentares para custear obras”. “A licitação, realização e fiscalização dessas obras são de responsabilidade do Poder Executivo e dos demais órgãos competentes”, diz a nota. Segundo ele, a “investigação revira fatos antigos e que sequer são de minha responsabilidade enquanto parlamentar”. “O indiciamento é uma ação política e previsível, que parte de uma apuração que distorceu premissas, ignorou fatos e sequer ouviu a defesa sobre o escopo do inquérito”, completa.
INTERESSANTE esses BANDIDOS roubam à NAÇÃO , em ESPECIAL O PMDB onde concentra o maior número de políticos LADRÕES e agora querem que o trabalhador pague a conta dos seus roubos!! Cabe o eleitor brasileiro BANIR ESSES CRÁPULAS da vida pública em 2018, vamos divulgar sistematicamente diariamente os nomes desses BANDIDOS que votam contra o povo é o pleito de 2018 para que não caia no esquecimento, rede social é pra isso mesmo!!
Puro terrorismo. A Anfip já provou q não há déficit, mas superavit na previdência. O q o governo quer é fazer com aprevidencia o q já foi feito com a saúde e educação, ou seja, privatizar.
Perfeito, PRIVATIZEM toda a previdência, e deixem o beneficio somente para aqueles, que não tem qualquer condição de trabalhar.
Pessoal o dinheiro acabou foi roubado o que não foi roubado foi mal gasto a verdade é essa não adianta dizer nada tem que mudar para poder pagar os aposentados
A minha proposta é a seguinte : Homem e Mulher aposenta-se aos 60 anos com trinta anos de contribuição obrigatória para todos inclusive os da zona rural !
Bla..bla..bla não adianta agora, vamos ficar de olho é nesses vermes que nós representar na câmara e no senado principalmente os do Rn !
Agora os golpistas usurpadores estão governando à base da chantagem!
Não passarão!!!
Ainda bem que Lula voltará para dar um basta a isso!!!
Rapaz o que sei, o que existe uma caixa preta(podre) com esse dinheiro da previdência, ninguém sabe como é administrado estes recursos, é uma fortuna depositada mensalmente e esse dinheiro tem que render, por 30 anos, para dar o retorno, como esse dinheiro rende ? onde é investido ? quem fiscaliza ? essas são as perguntas que todos temos que fazer, não adianta agora o sujeito dizer ''ACABOU NÃO TEM MAIS DINHEIRO" e proto todo mundo conformado, a reforma tem que fazer um pente fino ai…
Se aprovarem está mísera reforma a maioria dos que hoje trabalham arduamente esperando se aposentar também dependerão de bolsa família para sua subsistencia
Vagabundos paneleiros, estão aí o q vcs queriam!
Pensando bem, melhor que as reformas não passem mesmo. Nem a trabalhista, nem a tributária e nem a previdenciária. Lula ou Ciro levam em 18. Vamos dar de mão-beijada a casa em menos bagunçada para eles darem uma joão-sem-braço, dizendo que foram "contra retirada de conquistas históricas dos brasileiros" e não fazerem nada para desfazê-las. Esse filme tá mais repetido do que "A lagoa azul".
Ei defensor de bandido, quem votou em Temer foi você.
Assuma a responsabilidade ao menos uma vez. Mania de fugir.
Graças aos imbecis petistas que a situação chegou ao ponto atual.
Fora Temer e leve o PMDB junto.
Não adianta dizer que o sujeito trabalhou 40 anos, dando 10% por cento de seus rendimentos à Previdência se, depois de aposentado ele vai passar mais de quatro anos recebendo. VAI TER DÉFICIT. (ok, a contribuição é maior, mas o tempo médio de contribuição é na média menor e o de gozo maior). Roubalheira e sonegação são ruins, e devem ser combatidas, mas o que importa saber é o quanto elas tiram. Dizem que a sonegação é duns 500 bilhões de reais. Muito? Sem dúvidas. Dá uns dois anos de déficit. E depois?
A sonegação atrasada, acumulada…
O truque maroto que se usa para se tentar refutar o rombo na Previdência é
somar todos os recursos arrecadados para custear a Seguridade Social (Seguridade Social = Saúde + Previdência +Assistência) e dizer que todos são arrecadados para pagar contribuintes do INSS. A outra falácia é atribuir que estão boatando os benefícios da Assistência Social na contas do déficit. Na verdade não estão. Problema previdenciário até país que envelheceu depois de ficar rico tem e tem muita dificuldade em mexer. O Brasil, que tá ficando rico, e depois de anos de PT, duvido que enriqueça mais, ainda mais com a população envelhecendo antes do país se tornar próspero, tá com um problema que, duvido que será resolvido. Vão levar com a barriga. Aproveitem que tem alguém querendo fazer agora. Ano que vem tem eleição, votem em quem tiver soluções melhores. PECs podem ser desfeitas.
ERRRATA: O Brasil que parou de ficar rico….
O bom é que essa cambada de TEMER cai fora todos.
Ele perde a campanha em 2018 e se tirar o bolsa família aí ele perde feio
e se dana pra o inferno.
Ele será burro de tirar o bolsa familia?
Esse bolsa família é uma compra de voto antecipada.
Imagine vc receber 100,00 em 48 meses dá um valor igual a 4800,00 durante
os 4 anos.
Se tirasse o bolsa e desse emprego seria otimo!
Mas eles querem tirar do lascado e colocar no bolso deles
dando aumento e regalias e pagando negociatas a os Ladrões da Nação Deputados, Senadores
e por aí vai….
2018 dê a resposta a essa cambada, Não Vote nesse câncer Brasileiro que se chama
Políticos ou Polixos
É o seguinte: Essa reforma é apenas para os caciques do PMDB e dos demais partidos saírem do governo ainda mais milionários, mediante os superpresentes em dinheiro que irão receber dos fundos de previdência privada, cujos maiores donos são os grandes bancos.
Esse discurso de déficit nada mais é do que pura falácia, engodo. Nas comparações feitas pelo governo e pela mídia falada e escrita, eles deixam de incluir na conta da arrecadação previdenciária o montante apurado com a cobrança do PIS/Confins e com a CSLL(contribuição social sobre o lucro líquido), impostos que são pagos pelas empresas e fazem parte dá arrecadação dá previdência. Isso eles não põem na conta, o faz apenas com o que se arrecada das contribuições dos trabalhadores.
Ora bolas, Temer e os outros larapios do PMDB (Eunicio, Lobão, Renan, etc) sabem que, no máximo, terminarão esse mandato tampão em 2018. Reeleição, jamais! Então, só resta a eles tentar encher mais ainda os bolsos com dinheiro vindo das propinas pela aprovação das reformas. Talvez estejam sentindo que é a última oportunidade que terão pra roubar o dinheiro público.
Essa arrecadação de PIS-Cofins-CSLL não é só para a Previdência.
Previdência é um dos três segmentos chamados Seguridade Social.
As outras duas são Saúde e Assistência Social (a última inclui aqueles
benefícios pagos a quem nunca ou pouco contribuiu, que são pagos VIA
INSS, mas que, ao contrário do que se propaga, não fazem parte do déficit
'previdenciário').
Essa reforma tá sendo feita a contragosto pelo próprio governo, que viu que se as coisas se mantiverem como estão, não vai ter pra ninguém. Combata-se a sonegação… boa medida (adia a resolução do problema por uns três anos), combata-se a roubalheira (mais um tempo de respiro), ataquem-se privilégios (mais um período de bônus)… em menos de uma década vai estar o abacaxi pra descascar.
Que assim seja. Até porque essas despesas não são pagas com o dinheiro da previdência. Mentira deslavada como tudo nesse governo há 14 anos no poder. O que acaba com tudo é é corrupção e privilégio pra juiz, desembargador e político. Tem desembargador aposentado recebendo auxílio moradia…
Entendam uma coisa, BOLSA FAMÍLIA não é gasto é INVESTIMENTO !
Tirar de quem trabalhou a vida toda para dar a quem nunca trabalhou ou nem se quer tem coragem de trabalhar… Trabalhei feito um jumento e paguei minha faculdase sem ajuda de governo nenhum… Esse povo brasileiro quer tudo dado, não trm coragem de ralar e batalhar!! Geração mimimi com o apoio de abutres no poder… País lixo, de pessoas ignorantes!!
Ignorante é você querer tirar de quem já não tem quase nada !
Não existe honestidade maior do que às pessosa honestas olharem para trás e verem que os sacrifícios que fizeram durante suas carreiras de estudos foram feitos com sacrifícios sem precisarem dessas bolsas da vida e hoje trabalham honestamente sem nenhum problema, buscando progredir. No meu entendimento não é justo se fazer uma reforma previdenciária para se manter essas bolsas família, se os parlamentares querem colaborar com às famílias mais pobres, procurem elaborar um outro projeto social que envolvam educação, saúde, segurança e trabalhar a questão da conscientização, somos sabedores que para os políticos isso se torna difícil porque eles não pretendem que que àquelas pessoas menos esclarecida se tornem pessoas esclarecidas. Querem manter às pessoas menos esclarecida na miserabilidade porque é mais fácil para eles aliena-ló.
O velho terrorismo ekeitoral.
Usando o espaço de poder, inclusive dinheiro público, para aterrorizar a população.
Por que não aumentam as receitas?
Por que aaDRU para crescimento dinheiro da previdência?
Por que isenções?
Por não falam tchau às verbas parlamentares?
Por que essa sangria desatada?
Por que essa sede de prejudicar a população?
O povo tem de reagir.
Apelação baixa essa usada pelo PMDB
Igual a que o PT fez em 14
Rapaz, estão jogando sujo mesmo. Plantando o terror no povo para fazer jeito que querem. Viva as panelas! Afinal elas ajudaram no samba-enredo dos não tão nobres defensores da moral, da ética e da seriedade na sociedade brasileira. Depois disso qual vai ser a próxima desculpa?
E tchau PMDB…
Cadê os apoiadores de Temer que destilam ódio contra Lula ? Desaparecem nesta hora.
Presente. Temer está fazendo o trabalho sujo para depois o sucessor pegar a casa mais organizada e sair posando de santo. Quero ver o sucessor mandar contrarreformar
Lula que passou na oposição demonizando medidas e na situação as manteve, como o fator previdênciario
Isso significa que vamos trabalhar mais tempo para alimentar vagabundos. A grande maioria do bolsa, são pessoas q tem filhos e netos para o bolsa e gastar vom td menos alimentação
VAMOS ACABAR LOGO; O GOVERNO QUE AÍ ESTÁ FOI PARA ISSO QUE VEIO!!!!!
Reforma coisa nem uma. Devolvam o dinheiro roubado. Tirado da nação, e faça as grandes empresas pagarem o que devem para a previdência. E não obrigar o pobre do trabalhador pagar pelo rombo dos outros. É interessante mesmo essa justiça tá na hora de fazer respeitar os direitos dos trabalhadores. Nada de mudar nem obrigar a tirar do nosso bolso. É só o que faltava.
Já fez as contas de quanto isso renderia? Chega de chute
Governo dos ricos, querem, ver o pobre na miséria total, eles ja assumiram o poder para distanciar ainda mais os pobres dos serviços basicos
Ricos ganham se pobres tiverem grana
Deixe o maniqueísmo para as crianças.
O mundo é cinza.
Pobre sem dinheiro? HaHa acorda, dai os ricos irão vender seus produtos para quem?
Temos expulsar da vida pública todos os políticos que votarem a favor dessa safadeza. A população vai dar o troco, não tenho dúvidas. ..
?
Correto!