Os “sem-torcida” chamaram atenção – mas não são exatamente novidade. O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, feito com 10,5 mil pessoas acima de 16 anos em 24 estados, causou alguma celeuma por informar que 19,5% dos brasileiros não têm time. Mas esse número não é muito diferente das pesquisas anteriores de outros institutos como o Datafolha. Entre 2006 e 2014, o Datafolha registrou uma oscilação de somente 3% (de 26% a 23%) entre os entrevistados que responderam não torcer por nenhuma equipe. A maior queda foi de 2009 para 2010, justamente quando ocorreu essa redução de 3%.
O último estudo do Datafolha foi realizado com 4.337 entrevistas em 207 municípios, com margem de erro máxima de dois pontos percentuais para mais ou para menos, de 3 a 5 de junho de 2014. O trabalho do Instituto Paraná de Pesquisas ocorreu em um período mais longo, de março a dezembro de 2016, com um total de 10,5 mil entrevistados em 288 municípios e no Distrito Federal, com margem de erro de um por cento para mais ou para menos nos resultados gerais. Ambas as pesquisas anunciam grau de confiança de 95% – o que significa que em 100 resultados, 95 estarão dentro da margem de erro. A pesquisa, publicada no site do instituto, abordou mais mulheres (52%) do que homens (48%).
De acordo com os números divulgados neste domingo pelo Instituto Paraná Pesquisas, o Corinthians tem mais torcida no sudeste do que o Flamengo. Mas o time da Gávea levou vantagem em outras três regiões: nordeste, norte e centro-oeste. E também no geral: os números apontam 16.2% de torcedores rubro-negros contra 13.7% de corinthianos. Os percentuais são semelhantes aos do Datafolha que, em 2014, apontou 18% dos votos para o Flamengo e 14 para os torcedores do Corinthians. Em 2012, chegou a haver empate em 16% para cada uma das equipes, pelos registros do Datafolha.
Segundo a pesquisa deste ano do Instituto Paraná Pesquisas, no sudeste, o Flamengo teve 13,8% dos votos, enquanto o Corinthians ficou com 18%. O terceiro colocado foi o São Paulo, com 10%. O total na região de pessoas que não torcer por qualquer equipe também foi maior do que os dois: 18.5%. No Sul, o Grêmio ficou na frente com 20.5% dos votos, contra 15.9% do Internacional, seguido de Corinthians, com 8,8%, e Flamengo, com 5,7%.
Os rubro-negros tiveram vitória esmagadora no nordeste e no norte e centro-oeste (estas duas regiões tiveram seus resultados somados e divulgados em conjunto pelo instituto). Foram 21.5% dos votos contra 9,8% para o time do Parque São Jorge entre os nordestinos. O número de pessoas que não torcem por qualquer clube no nordeste também foi de 21.5%. Nas regiões norte e centro-oeste, o Flamengo teve 24.3% dos votos, enquanto o Corinthians ficou com 13,3%. Nestas regiões, 20.3% das pessoas declararam não torcer por nenhum time.
Fonte: GloboEsporte.com
O grande crescimento dos "sem time" mostra que felizmente o povo está deixando de ser otário e enxergando que o futebol hoje em dia não passa de uma grande farsa, de um grande circo onde nós que deveríamos ser os espectadores somos os palhaços.
Tudo combinado nos bastidores, respaldados por uma justiça desportiva mais suja que pau de galinheiro iludindo o torcedor sem misericórdia.
Mas até os mais cegos pela paixão estão começando a dar a mão á palmatória. Somente os otários que pensam ser "heróis" ainda insistem em alimentar essa enganação milionária.
Enquanto existir um otário gritando na arquibancada, existirá um sabido no camarote empurrando-lhe o fumo e ganhando seu dinheiro!
Desse jeito!
O número de sem times tá diminuindo e não aumentando! Povo burro do caramba.