Saúde

Pioneiro, teste rápido vai detectar vírus da zika em até 20 minutos

Por interino

O teste sorológico que confirma o diagnóstico do vírus da zika em até 20 minutos foi aprovado nesta segunda-feira (30) pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e já pode ser produzido e comercializado.

Pioneiro, o primeiro teste rápido para detecção do zika foi desenvolvido pela Bahiafarma, fundação ligada à Secretaria de Saúde da Bahia, e pela empresa coreana Genbody Inc. ao longo dos últimos dez meses.

O novo teste promete solucionar um dos principais gargalos para o mapeamento e controle epidemiológico do zika: a dificuldade de um diagnóstico preciso da doença de forma rápida e barata.

Até então, o diagnóstico da infecção pelo zika vírus tem sido feito pela técnica laboratorial PCR, com a detecção da presença do próprio vírus na circulação sanguínea.

Esse procedimento pode durar semanas e que custa dez vezes mais que o teste rápido. Além disso, identifica a presença do zika apena na fase inicial da doença.

Já teste sorológico rápido não identifica o vírus em si, mas a presença de seus anticorpos, permitindo o diagnóstico em qualquer fase da doença.

“É uma ferramenta de diagnóstico muito mais eficiente, pois consegue identificar a doença a partir do sexto dia da doença, que é quando as pessoas costumam procurar o posto de saúde”, disse à reportagem o presidente da Bahiafarma, Ronaldo Dias.

COMERCIALIZAÇÃO

No teste, é verificado se a amostra de soro do paciente reage ao anticorpo IgM, identificando infecções com até duas semanas, a ao anticorpo IgG, que identifica se o paciente foi infectado há mais tempo.

Com a autorização concedida pela Anvisa, a Bahiafarma negocia a comercialização dos testes com o Ministério da Saúde. A expectativa é que haja uma demanda de inicial de 500 mil testes por mês.

O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado em 17 de maio, aponta 120.161 prováveis casos de vírus da zika registrados neste ano no país. Destes, 39.993 foram confirmados

A doença, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e que tem como característica a presença de manchas avermelhadas na pele, está associada a casos de microcefalia em bebês e da síndrome Guillain-Barré, transtorno que pode causar paralisia dos membros.

Folha Press

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: “DEUS LIVRE O BRASIL DO COMUNISMO”: Bispo critica ideologia de gênero e diz que país está vivendo uma ditadura

vídeo: divinotavares21

O bispo de Formosa (GO), dom Adair José Guimarães disse em missa no último domingo (20) que o Brasil vive uma ditadura, por perseguir manifestantes bolsonaristas que estão presos, “exilados” ou tiveram as redes sociais cassadas.

Um vídeo da pregação tem circulado nas redes sociais e ganhado repercussão pelo discurso forte do religioso contra a ideologia de gênero, crise econômica, corrupção e as duras sentenças do Supremo Tribunal Federal contra réus do 8/1.

Confira trecho do discurso do padre:

“Vocês têm que acompanhar a escola dos seus filhos, para ver se a escola não está ensinando coisas erradas como a ideologia de gênero para os seus filhos. Porque hoje o mundo está perdido, quer que o menino seja a menina e quer que a menina seja a menino. O mundo hoje é assim. E vocês cuidem dos seus filhos, senão o mundo tomam eles de vocês. Cuide, mas cuide bem. Nós estamos num país que nossa senhora precisa ter misericórdia do Brasil. Uma crise econômica está entrando e vai ser avassaladora. Porque quando o ímpio governa, o povo geme e nós estamos sendo governados por ímpios. Nós somos um país mergulhado numa ditadura, onde não se tem mais liberdade, onde nós temos milhares de pessoas sofrendo com um processo sem direito do contraditório. Como pode uma mãe, por causa de um batom, pegar 17 anos, tendo seus dois filhos pequenos, e não podendo ficar nem presa em casa para cuidar dos filhos? Mas a esposa do corrupto do Rio de Janeiro, ele que pegou 400 e tantos anos de cadeia, já tá solto? E ela que pegou mais de 80 e já está solta por causa dos filhos? Esses têm direito, porque hoje no Brasil é beneficiado quem é do lado estranho. Mas quem defende família, quem defende liberdade, quem defende a religião, a fé, quem defende a propriedade privada, parece que não tem mais direito. Não está bem que nós temos presos políticos, nós temos exilados políticos, nós temos pessoas com as suas mídias caçadas, isso não é próprio de uma democracia. E muita gente aí que aparece na televisão enchendo a boca para falar de democracia, de Estado, de direito, não são democratas, mas são ditadores. Que Nossa Senhora Aparecida olhe pelas nossas famílias, olhe pelo nosso Brasil, olhe pela nossa igreja, por tantas pessoas que querem uma igreja católica diferente. E livre o Brasil da fome, da peste, da guerra e do comunismo.”

Blog do BG com Folha de SP

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Jornalismo

VÍDEO: Criança cai do 4º andar de navio da Disney e pai se lança ao mar para resgata-lá

 

A tripulação acionou imediatamente o alarme de “homem ao mar”, lançou botes e coletes salva-vidas, e ambos foram retirados com segurança após cerca de 15 a 20 minutos nas águas.

Passageiros emocionados acompanharam e aplaudiram o salvamento, elogiado pelos protocolos eficientes da Disney Cruise Line.

Com Metropóles e Paulo Matias

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Chefe dos Correios é pressionado pelo Planalto a demitir funcionários

Foto: Reprodução

Com o cargo na mira do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), o atual chefe dos Correios, Fabiano Silva, também enfrenta forte pressão por parte do próprio Palácio do Planalto.

Em conversas recentes com aliados, Fabiano relatou ter recebido uma sugestão da Casa Civil para demitir cerca de 10 mil funcionários e vender imóveis que são patrimônio dos Correios.

Pelos números apresentados no encontro, essas duas ações poderiam render aproximadamente R$ 2 bilhões aos cofres da estatal, que fechou 2024 com um prejuízo recorde de R$ 2,6 bilhões em 2024.

A coluna apurou que as sugestões foram dadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao chefe dos Correios em uma reunião em meados de junho. A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, participou da conversa.

De acordo com relatos, a reunião foi marcada por um clima tenso entre Rui e Fabiano. Procurado pela coluna por meio de sua assessoria, o ministro da Casa Civil não respondeu. O espaço segue aberto.

Apesar da sugestão de Rui, o presidente dos Correios não pretende adotar as medidas. A ideia dele, segundo aliados, é demitir apenas os funcionários que aderiram ao recente Programa de Demissão Voluntária (PDV).

Fabiano tem dito a interlocutores, de acordo com relatos à coluna, que não quer entrar para a história como o presidente dos Correios que abriu caminho para a privatização da empresa.

Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Futebol

VÍDEO: Ignácio, zagueiro do Fluminense destaca Currais Novos após vitória no Mundial de Clubes

O Fluminense está nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após uma vitória surpreendente contra a Inter de Milão-ITA por 2 a 0 na tarde desta segunda-feira (30). Para a cidade de Currais Novos, no na região Seridó do Rio Grande do Norte, essa vitória tem um sabor ainda mais especial, por ver um filho da terra brilhar com a camisa do Tricolor das Laranjeiras.

Ignácio, zagueiro de 28 anos que defende o Fluminense desde o ano passado, foi um dos principais jogadores da partida que garantiu a classificação do Flu nesta segunda-feira. Após a grande atuação, o atleta foi ouvido pela imprensa, e em umas das entrevistas, para Cazé TV, o atleta fez questão de lembrar da sua “terrinha” Currais Novos, e do povoado Cruz.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Defesa de Bolsonaro quer que PGR se manifeste sobre suposta conta de Cid

Foto: Gustavo Moreno/STF

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou, nesta segunda-feira (30), ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que a PGR (Procuradoria-Geral da República) se manifeste sobre a suposta conta utilizada pelo tenente-coronel Mauro Cid antes de apresentar as alegações finais.

A defesa solicita ainda que documentos e provas que estão sendo produzidos no inquérito que investiga o perfil “GabrielaR” sejam incluídos no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado em 2022.

Segundo o advogado de Bolsonaro que assina a petição, Celso Vilardi, as respostas da Meta e do Google sobre a criação da conta com codinome “GabrielaR” caracterizam Mauro Cid como o responsável pelo perfil.

De acordo com Meta, o perfil “@gabrielar702” utilizou o e-mail [email protected] para validar a conta no Instagram, criada em 19 de janeiro de 2024. Já endereço eletrônico foi criado em 2005, segundo dados do Google.

Uma das provas apresentadas por Vilardi é a localização do endereço de IP usado para acessar a conta. “A pesquisa dos endereços de IP informados tanto pela Meta
como pelo Google mostram que o perfil foi criado, ao que se constata, da residência do delator.”

STF abre prazo para alegações finais

Na sexta-feira (27), Moraes abriu prazo para alegações finais do “núcleo crucial” da ação do plano de golpe.

Pelas normas do CPP (Código de Processo Penal), durante os primeiros 15 dias, a PGR deve apresentar as considerações finais de acusação. Em seguida, o colaborador Mauro Cid e, só após a manifestação dele, as defesas dos demais réus devem apresentar seus argumentos.

Ainda seguindo a norma do CPP, depois que o delator, as defesas dos demais réus terão o prazo de 15 dias para manifestação.

Desde que assinou o acordo de delação premiada, em 2023, o militar Mauro Cid, que embasou parte das provas relatadas na investigação da Polícia Federal (PF) e na denúncia da PGR, já mudou pelo menos cinco vezes a versão sobre o plano de golpe.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Petista faz andar projeto que cria novo imposto sobre cerveja

Foto: reprodução

Em meio aos debates sobre o aumento da carga tributária, o deputado petista Alfredinho (SP) fez avançar na Câmara um projeto que cria um novo tributo sobre bebidas alcoólicas, como é o caso da cerveja e da cachaça.

O petista é o relator, na Comissão de Cultura da Casa, de um projeto do ex-deputado e atual prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), e de Ricardo Abrão (União-RJ) que cria um fundo para financiar o Carnaval brasileiro.

A ideia da proposta é abastecer o fundo com uma contribuição sobre a comercialização das bebidas. Nesta segunda-feira (20/6), Alfredinho apresentou uma terceira versão de seu relatório, com um aumento na contribuição.

Em maio, uma versão anterior do parecer do deputado petista previa uma alíquota nominal de R$ 0,50 por litro de bebida nacional e R$ 0,10 por litro de bebida alcoólica importada.

Agora, em seu novo relatório, Alfredinho retomou a ideia de Quaquá de estabelecer um percentual sobre a venda, sendo 0,5% sobre cerveja, vinho e aguardentes nacionais e 1% sobre bebidas importadas.

Caso o projeto seja aprovado, o fundo será distribuído para escolas de samba e blocos carnavalescos. O relatório de Alfredinho prevê destinar 60% para as agremiações, 20% para os blocos e 10% para demais manifestações culturais.

O projeto tramita em caráter terminativo nas comissões da Câmara. Isso significa que não precisa, necessariamente, passar pelo plenário da Casa para ser aprovado e enviado ao Senado.

Metrópoles/ Higor Gadelha 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

VÍDEO: Junho Laranja: DNA Fértil emociona público com ação de impacto em sala de cinema

 

Durante uma sessão de cinema no Rio Grande do Norte, algo inusitado aconteceu. No meio da exibição, o silêncio da sala foi interrompido pelo som do choro de um bebê. Algumas pessoas se incomodaram. Outras se entreolharam, tentando entender o que estava acontecendo.

Mas o que parecia uma situação comum foi, na verdade, o início de uma das ações mais emocionantes do Junho Laranja (mês da Conscientização da Infertilidade)
O som que desperta incômodo… ou esperança?

O DNA Fértil, laboratório especializado em reprodução assistida, preparou uma intervenção real e simbólica. Em vez de apenas falar sobre a infertilidade, a campanha fez as pessoas sentirem o que muitas vezes passa despercebido.

⁠O som do choro de um bebê, que tantas vezes é visto como incômodo em lugares públicos, representa exatamente aquilo que algumas famílias sonham em ouvir e nem sempre conseguem.

A ação buscou provocar empatia e reflexão em quem estava ali: nem toda maternidade é simples, nem todo casal consegue engravidar facilmente, e muitos enfrentam um longo caminho até esse som se tornar realidade.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Fluminense vence Inter de Milão e avança às quartas de final do Mundial de Clubes

Foto: REUTERS/Agustin Marcarian

O Fluminense venceu a Inter de Milão por 2 a 0, em partida válida pelas oitavas de final do Mundial de Clubes. Os gols da partida foram marcados por Germán Cano, aos 3 minutos do primeiro tempo, e Hércules, aos 48 do segundo tempo. Nas quartas de final, o clube carioca enfrentará o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal.

A partida começou movimentada e logo aos 2 minutos, o Fluminense viu uma boa oportunidade e não desperdiçou. Arias recebeu de Martinelli, avançou pela direita e cruzou. A bola desviou em Bastoni, e Cano mandou certeiro para dentro da rede, 1×0 Tricolor das Laranjeiras. O time continuou botando pressão na Inter de Milão e teve uma grande chance de ampliar com Samuel Xavier, que chutou rente à meta de Sommer. Ignácio chegou a marcar o segundo após boa jogada na área, mas o lance foi anulado por impedimento do zagueiro. O clube brasileiro fez um bom primeiro tempo, mas levou jogadas perigosas do time italiano, que teve suas melhores chances com bolas longas nas costas da defesa Tricolor. Em um dos lances de maior perigo, Mkhitaryan recebeu na área pela esquerda e passou para Dimarco, mas Fábio espalmou, evitando o empate.

No segundo tempo, o Fluminense voltou novamente na rapidez, buscando ampliar. Aos 17, Arias arriscou de fora da área e Sommer se jogou para defender o chute. Internazionale sentiu o desgaste e pecava no último passe. Aos 29, Dimarco aproveitou chance após marcação de falta, mandou um chutão, mas pra fora. Num momento em que a Inter equilibrou o jogo e botou pressão, Fábio defendeu bola de Lautaro. Nos acréscimos, o Flu fechou a conta com gol de Hércules. 2×0 Fluminense no Lide Bank of America Stadium e classificação para as quartas de finais do Mundial.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

O Fluminense irá enfrentar o vencedor do confronto entre Manchester City e Al-Hilal nas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. O duelo acontecerá na próxima sexta-feira (4), às 16h (de Brasília), em Orlando.

Com informações do Infomoney e Terra

 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Economia

VÍDEO: Ministro de Lula critica Selic a 15%: “Somos escravos dos juros altos”

Ao comentar o resultado da criação de empregos formais em maio, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, teceu fortes críticas ao patamar da taxa Selic nesta segunda-feira (30/6). Segundo ele, “somos escravos dos juros altos”.

“Nós somos escravos dos juros altos. Os juros atrapalha um bocadinho [a criação de empregos]. Se não fosse o juros nesse patamar, seguramente poderíamos estar crescendo mais, isso sem dúvida nenhuma”, disse o auxiliar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Atualmente, a taxa básica de juros do país, a Selic, está em 15% ao ano após o Comitê de Política Monetária (Copom) engatar a sétima elevação consecutiva no ciclo de aperto monetário. Em contrapartida, o Copom indicou o fim da onda de altas nos juros.


Entenda a situação dos juros no Brasil

  • A taxa Selic é o principal instrumento de controle da inflação.
  • Ao aumentar os juros, a consequência esperada é a redução do consumo e dos investimentos no país.
  • Dessa forma, o crédito fica mais caro e a atividade econômica tende a desaquecer, provocando queda de preços para consumidores e produtores. A inflação dos alimentos tem sido a pedra no sapato do presidente Lula (PT).
  • Projeções mais recentes mostram que o mercado desacredita em um cenário em que a taxa de juros volte a ficar abaixo de dois dígitos durante o governo Lula (PT) e do mandato de Galípolo à frente do BC.
  • A próxima reunião do Copom está prevista para os dias 29 e 30 de julho.

Marinho destacou que o mercado de trabalho formal brasileiro tem crescido em uma velocidade menor comparado a 2024. Um exemplo disso é que, no acumulado do ano, foram abertas 1,051 milhão de vagas, contra 1,1 milhão no ano passado (queda de 4,90%).

“A velocidade do crescimento deste ano está aquém das possibilidades, especialmente a partir do papel dos juros e cada vez se reforça isso. Acho que isso é um parâmetro para o Banco Central poder olhar e quem sabe desarmar a armadilha que lá existe”, afirmou. “Quem sabe isso [desaceleração da criação de empregos com carteira assinada] deixe o pessoal do Banco Central feliz e possa começar o processo de redução dos juros”, completou ele.

Sobre uma previsão de expansão do trabalho formal, o ministro disse que continuará crescendo, mas em um ritmo menor. Ele ainda negou qualquer influência das guerras no Oriente Médio e Eurásia no mercado de trabalho e frisou que os juros são os culpados.

Ministro fala em “cortar os pulsos” se Selic se manter alta

Ao ser questionado sobre as projeções do mercado financeiro indicarem que a taxa de juros não ficará abaixo dos dois dígitos no governo Lula, Marinho disse que “temos que cortar os pulsos” caso isso aconteça.

“Até o fim desse atual governo? Temos que cortar os pulsos se acontecer isso. Não é isso que ouvi não. Não posso acreditar nisso não”, declarou o ministro do Trabalho.

Além disso, ele disse que não lê o relatório Focus (boletim semanal que reúne as principais estatísticas do mercado financeiro para indicadores como inflação, dólar, taxa de juros). “Me recuso a acreditar nisso, não é possível um negócio disso. Espero que tenha mais juízo na turma que tem essa bússola”.

Analistas do mercado financeiro, consultados semanalmente no relatório Focus, estimam que a taxa Selic fechará o ano em 15% ao ano. Além disso, as estimativas para os próximos anos seguem as mesmas, confira abaixo:

  • Para 2026, os analistas projetam uma Selic de 12,50% ao ano.
  • Para 2027, a previsão da taxa de juros é de 10,50% ao ano.
  • Para 2028, a estimativa continua em 10% ao ano.

Dessa forma, as projeções indicam que o mercado não crê que a taxa Selic fique abaixo de dois dígitos até o fim do governo Lula (PT), em 2026, e sequer do atual mandato de Gabriel Galípolo à frente do BC, que termina em 2028.

Marinho sugeriu que o governo precisa “chamar um pacto” para melhorar a inflação por meio de mais produção. Segundo ele, não se deve usar apenas a política monetária para conter o avanço inflacionário, que segue persistindo.

Metrópoles 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Traslado do corpo de Juliana Marins será feito amanhã, diz companhia aérea

Foto: reprodução

A companhia aérea Emirates anunciou, nesta segunda-feira (30), que o traslado docorpo da brasileira Juliana Marins, que morreu durante uma trilha em um vulcão Na Indónesia, vai começar a ser feito nesta terça-feira (1º).

“A Emirates confirma que o corpo de Juliana Marins, cidadã brasileira que faleceu na Indonésia, será transportado para Dubai em 1º de julho e, posteriormente, para o Rio de Janeiro em 2 de julho”, diz a nota.

Na mesma nota, a companhia afirma que priorizou a coordenação com as autoridades relevantes e outras partes envolvidas na Indonésia para facilitar o transporte mas que “restrições operacionais tornaram inviáveis os preparativos anteriores”.Play Video

“A família foi informada sobre a confirmação das providências logísticas. A Emirates estende suas mais profundas condolências à família durante este momento difícil”, completa a nota.

Família acionou Justiça por nova autópsia

A família da publicitária Juliana Marins, que morreu após cair de uma trilha no vulcão Rinjani, na Indonésia, acionou a Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro (DPU-RJ) para solicitar judicialmente uma nova autópsia no Brasil.

O pedido foi encaminhado à Justiça Federal com o auxílio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), vinculado à Prefeitura de Niterói.

Em nota, a Defensoria Pública da União (DPU) confirmou que protocolou petição junto à Justiça Federal solicitando a realização de nova perícia médico-legal no corpo de Juliana Marins. O pedido foi apresentado durante o plantão judicial no domingo (29), mas será analisado pelo juízo natural da causa.

“A instituição segue acompanhando o caso e aguarda a manifestação do Judiciário quanto à petição apresentada”, completa o órgão.

O resgate do corpo levou quase quatro dias devido às condições extremas da região — como neblina densa, pedras escorregadias e terreno íngreme — e foi dificultado pela precariedade das operações locais.

Uma autópsia realizada na Indonésia apontou como causa da morte um traumatismo por força contundente decorrente da queda. O exame ainda aguarda a conclusão dos testes toxicológicos, procedimento que pode levar até duas semanas, embora não haja suspeita de envenenamento ou uso de substâncias.

A Prefeitura de Niterói confirmou que custeou R$ 55 mil para cobrir as despesas de repatriação dos restos mortais e os trâmites funerários no Brasil. O anúncio foi feito na quarta-feira (25) e inclui também o sepultamento da jovem, que será velada em sua cidade natal.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *