Jornalismo

POLÊMICA: Lula discursa em velório como viúvo de comício

POR JOSIAS DE SOUZA

A morte é um evento caprichoso e unívoco. Não segue regras. E não se presta a interpretações. A morte simplesmente mata. É sua função. E ela a exerce quando e da maneira que bem entende. A vingança mais eficaz contra a compulsoriedade da morte é o protesto do silêncio. E a melhor homenagem aos mortos é não os esquecer.

De resto, reza a praxe que, na vigília aos mortos, os vivos tenham sempre no bolso uma oração ou meia dúzia de parágrafos sobre sentimentos como amor e saudade. Mas os tempos estão mudados. No velório de Marisa Letícia, Lula tinha à mão um comício. Esguichou lágrimas de Lava Jato:

”Marisa morreu triste porque a canalhice, a leviandade e a maldade que fizeram com ela…”, declarou Lula. “Acho que ainda vou viver muito, porque quero provar para os facínoras… Que eles tenham um dia a humildade de pedir desculpas a essa mulher. Esse homem que está enterrando sua mulher não tem medo de ser preso.”

Considerando-se sua origem e trajetória, Marisa foi uma mulher notável. Na passagem por Brasília, deixou como legado a mais fabulosa marca que uma primeira-dama pode proporcionar: a invisibilidade. Por sorte, Lula ainda vai “viver muito”. Entre um e outro discurso contra os “facínoras”, há de encontrar tempo para explicar por que permitiu que sua mulher virasse matéria-prima para inquérito.

Numa das encrencas que lhe renderam indiciamento, Lula é investigado por ocupar uma cobertura vizinha à que mora, em São Bernardo. Para os investigadores da Lava Jato, o imóvel foi comprado com dinheiro de corrupção. A defesa de Lula alega que a cobertura foi alugada. O contrato de locação traz a assinatura de Marisa.

Um dia Lula talvez tenha “a humildade de pedir desculpas a essa mulher” por ter permitido que a assinatura dela fosse empurrada para dentro de papéis tóxicos. Nesse dia, o morubixaba do PT perceberá que o papel de viúvo de comício não combina com a imagem de marido zeloso. Marisa Letícia não merecia que, no seu velório,  a virtude fosse transformada apenas num trissílabo como, digamos, eleitoral.

Segue discurso na integra de LULA no velório da esposa:

https://www.youtube.com/watch?v=ULIxu59hq1I

Opinião dos leitores

  1. O escritor e historiador Steven Pressfield, em sua obra “A Guerra da Arte”, comenta que existe entre os homens um acordo tácito em prol da mediocridade; quem reage a este pacto é tido com um traidor. A reação e é violenta, e procura automaticamente “queimar” o transgressor. Não pensemos que se trata de uma barbárie medieval que raramente se repete nos dias atuais; apenas dispomos de meios mais sutis (e as vezes até mais cruéis) de difamar e “queimar” os que ousam se comprometer com ideais e honrá-los com sua vida.

  2. Eu lendo os comentários abaixo só tenho a dizer que o PT liberou alguns sanduíches de mortadela pois vários defensores do Luladrao estão de volta

  3. Hipocrisia pouca é bobagem!

    Sem mimimis ou qualquer outro argumento, a verddade é que: "UNS PODEM TUDO E OUTROS NÃO PODEM NADA!"
    ASSIM CAMINHAMOS fingindo que tratamos todos de forma igual…

  4. Nada fora do script,do esperado,do óbvio….Partindo desse sujeito alguém esperaria algo diferente?
    Lastimável!!!

  5. RECORD QUEBRA BLINDAGEM DE AÉCIO E DENUNCIA SEU TESOUREIRO OSWALDINHO
    Embora a Globo tenha decidido ignorar as delações da Odebrecht contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG), acusado de comandar pessoalmente um esquema de propinas na Cidade Administrativa, uma obra de R$ 2,1 bilhões, a Record decidiu ocupar o espaço vago; na mais recente reportagem, o foco é em Oswaldo Borges da Costa, tesoureiro pessoal de Aécio, que, segundo a Odebrecht, seria o responsável pela arrecadação dos recursos ilícitos.
    Aécio deverá ser um dos primeiros alvos da procuradoria-geral da República, na nova fase da Lava Jato.
    Será que esse assunto não incomoda mais do que o falecimento de alguém seguidas de manifestações emocionadas dos seus entes queridos?
    Querer Justiça, ter opção política, religiosa, ideológica ou qualquer outra, fazer escolhas, gostar ou não gostar de algo ou de alguém faz parte da vida de qualquer ser humano. Mas odiar ao ponto de tudo que uma pessoa faz ou deixa de fazer incomodar e é alvo de todo tipo de crítica raivosa, é um sintoma de doença psicológica grave. As vezes chego a duvidar que somos uma das maiores nações cristã do Mundo.
    Como diz um velho ditado: "Amigo meu não tem defeito e inimigo, se não tiver eu invento e boto."

    1. Se o caba não gosta do PT, logo é tucano.
      Raciocínio galináceo.

    2. Se Aécio tiver cometido ilegalidade que pague por ela. Antes dele Lula vem sendo investigado a muito tempo e deve seguir na frente.

    3. O que o Aécio tem a ver com a postagem, caro petista? Por outra, seu querido PT passou quase 14 anos no poder, tempo mais que suficiente para que tivesse investigado todas s malfeitorias cometidas por seus desafetos e punido o que fosse passível de tal. Lembro, ainda, que durante esses quase 14 anos, o seu PT nomeou vários nomes prá Procuradoria Geral da República, oito ministros do STF, além de outra porção pro STJ. A Polícia Federal já era sua subordinada. No entanto, quem foram os condenados no chamado Mensalão? Bom senso e lógica podem resolver muita coisa, meu caro. Faça uso disso.

    4. A notícia do Lula falando no enterro da esposa dele é mais importante do que a corrupção do Aécio?
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Ceará Mundão não pode ver uma postagem falando bem do Lula ou mal do Aécio que logo pula dentro e faz o maior show.
      Tenha calma homi. Tá tudo dominado. A Sangria já está sendo estancada e tudo contra seu Aecinho vai irar pó nas mãos de Gilmar Mendes, o engavetador da República Tucana.
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  6. Lula não precisa se promover, ele foi presidente por dois mandatos…quem faz o Ibope são vocês. Cada um sabe a dor que sente dentro do saio familiar, não é cada um daqui. #forçalula

    1. Lula tentou transformar o velório em uma das piores formas de montar holofotes sobre ele. Os holofotes foram desligados, resta o último a ser apagado em uma das sentenças dos tantos processos abertos contra ele. Lula não discursa mais para multidões, suas falas são direcionadas a pessoas selecionadas que entram caladas e saem mudas, tendo a obrigação de aplaudir o desacreditado petista.
      Hoje Lula tem a seu favor alguns poucos petistas, a militância cega e a dependente e os coitados que foram iludidos pela populista distribuição de renda dos recursos públicos que levaram o país a falência econômica e ao desemprego de 14 milhões de pessoas.
      Vou concordar, o desespero de Lula e do PT tem levado a situação tão ridículas quanto foi o velório de Marisa.

  7. Lula e sua dor estão corretíssimos!
    Qualquer coisa que ele fizesse ou deixasse de fazer seria criticado pelos mesmos…
    Assim, foi melhor que extravasasse toda a sua dor e ira.
    Toca pra frente, pois tem 2018!!!

    1. E para vocês, tudo o que ele fizesse deveria estar imune a críticas.
      Sempre foi assim mesmo. Normal. É religião.

  8. Esse cara demonstra a todo momento que é um oportunista faz um discurso politico ao lado da mulher morta, se esqueceu de dizer que ele e sua quadrilha destruíram nosso pais em 14 anos de desmando é muita cara de pau.

  9. Se havia alguma dúvida de que esse elemento sofre de algum grau de psicopatia, ela sumiu. Essa criatura não consegue ter um mínimo de compostura nem numa hora tão solene quanto essa. Me lembra o que Leandro Narloch diz no livro dele, "O guia politicamente incorreto da História do Brasil". Se refere a ele como "… o brasileiro mais nocivo jamais nascido."

  10. Os corruptos vão pedir respeito com a morte de Marisa. Como ter respeito se nem o marido dela e os filhos respeitaram? Fizeram dela um triste, grotesco, reprovável palanque político para expor todo desespero pela retomada do poder para remontar o projeto golpista de poder eterno sem qualquer compromisso com a economia, indústria, desenvolvimento e crescimento do país.
    O PT só tem compromisso com o aparelhamento estatal, distribuição de recursos a militância paga, publicação de mentiras, proibição de divulgação dos crimes, crescimento do partido e domínio do país. Sem esquecermos o apoio incondicional do PT a todos os país que são dominados por ditaduras.
    Lula se superou transformando o velório e enterro da esposa em um circo de horrores, deixando claro, sem qualquer tipo de dúvida, o quanto está ciente dos problemas legais que não tem como enfrentar dentro da legalidade. A hora se aproxima Lula, virá até final de 2017.
    O PT ameaça colocar o MST nas ruas, que o Brasil responda com as forças armadas, responsáveis pela ordem da sociedade quando o assunto é combater a luta armada, o vandalismo genérico, o terrorismo

    1. Vocês não têm a mínima idéia do que é Fascismo.

    2. Realmente vocês fascistas reacionários ditos da esquerda, que tanto pregam o ódio e o rancor devem ser perdoados por Deus, mas antes tem que pagar por toda corrupção que implantaram nessas terras.

  11. Lula você não tem que provar nada,eles é quem tem a obrigação de arrumar provas do que lhe acusam !

    1. O cabra ser vascaínos e ainda querer Lula de volta, é torcer por muita besteira nessa país.

  12. Não tão inocente quanto pensam, Marisa deve ter morrido depois de cair na real por saber que seu legado vai ser uma cambada de filhos ladrões que ela criou com ajuda de um pai ladrão. Melhor teria sido morrer solteira…

    1. Marisa parece não ser uma pessoa forte e a corrupção que Lula trouxe a família fez desmoronar toda tranquilidade e impunidade que ele e os seus tinham certeza existir para sempre.
      O mensalão, o petrolão e a lava jato só existem devido aos desvios praticados pelo PT e seus apoiadores aos recursos públicos. Se não tivesse ocorrido tantas desvios, nada disso estaria acontecendo.
      Nada como um dia atrás do outro e a PF, MPF e a Justiça Federal para enquadrar os ladrões do Brasil

  13. Os imbecís de Platão irão sair em defesa dessa crápula,virão com coitadismos ,que em 2018 ele irá salvar o país ,esses LADROES ficaram 14 na presidência e Não deu tempo para arrumar o país ??? Só deu tempo para roubar ???

    1. Pelo jeito o senhor sabe criticar, mas escrever correto que é necessário não! Parabéns Analfabeto Funcional. kkkkkkkk
      Vai fazer um curso de linguagem em especial o de Português!

    2. Havengar,
      Aprenda pontuação antes de criticar uzôto.

    3. Vou escrever HAVENGAR de forma clara para não esquecer:
      Maiores escândalos do PT
      Petrolão; Mensalão e a Lava Jato.
      Presos LIGADOS DIRETAMENTE ao PT : João Vaccari, José Dirceu e André Vargas, Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Nestor Cerveró, Renato Duque, Pedro Correa, Luiz Argôlo, Marcelo Bahia Odebrecht, Dario de Queiroz Galvão Filho, Ricardo Ribeiro Pessoa, Jorge Luiz Zelada, André Vargas, Milton Pascowitch, Paulo Ferreira, João Santana, Pedro Paulo, Palocci, sei que a lista é bem maior e ainda vai crescer muito…

    4. É impagável a gente ver os militantes petistas criticarem erros ortográficos alheios ao tempo em que defendem ardentemente um crápula corrupto e ignorante que se gaba de ter chegado à Presidência da República sem ter estudado e nunca ter lido um livro. Realmente hilário.

  14. O que me deixa mais perplexo são os IDIOTAS que saem em defesa desses vermes políticos ,seja de partido que for !!!!!

    1. BG
      Essa corja de apoiadores de BANDIDOS querem acabar de vez com o Brasil, cadeia nesse individuo desqualificado é pouco, tem que confiscar tudo que eles roubaram, simples assim. Poder para eles nem pensar.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] NEM JESUS SE SALVA: imagem do menino Jesus é furtada de presépio de igreja em SP

Câmeras de segurança flagraram o furto de uma escultura do menino Jesus que fazia parte de um presépio montado na frente da Paróquia Nossa Senhora da Consolação, no centro de São Paulo.

O crime ocorreu por volta das 11h desta sexta-feira (27/12). As imagens mostram um homem carregando a peça nos braços.

A paróquia informou que ainda não registrou um boletim de ocorrência. Porém, frequentadores da igreja relataram à administração que um homem estaria tentando vender a imagem no centro da capital paulista.

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) foi procurada, mas não se manifestou até o momento. O espaço segue aberto.

Quem tiver alguma informação sobre a imagem furtada pode entrar em contato com a igreja pelo telefone (11) 3256-5356.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Sobe para 10 o número de mortos em desabamento de ponte entre TO e MA

Foto: Corpo de Bombeiros

A Marinha do Brasil confirmou mais uma morte decorrente do desabamento da ponte Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que ligava as cidades de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

De acordo com a corporação, o 10º corpo foi encontrado na superfície da água do rio Tocantins, próximo à região da ponte, às 19h desta sexta-feira (27/12). Com isso, sete pessoas seguem desaparecidas.

No total, 29 mergulhadores integram as operações subaquáticas. Três deles são da Marinha, e os demais, bombeiros dos estados do Tocantins, Maranhão e Pará.

Na quarta-feira (25/12), a operação havia recuperado os corpos de um homem, de 43 anos, e de uma mulher, de 53. Nessa quinta pela manhã, outros dois corpos foram identificados, mas pela posição em que estavam não foi possível a retirada.

Uma mulher, de 25, outra, de 45, uma criança, de 11, e um homem, de 42, também morreram no desabamento da ponte.

A estrutura da ponte cedeu no último domingo (22/12), no momento em que 10 veículos passavam pelo local. Após o acidente, o ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou a destinação de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões para a reconstrução da estrutura. A expectativa é que a obra seja concluída em 2025.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Defesa nega irregularidades e pede soltura de Daniel Silveira

Daniel Silveira. Foto: Câmara dos Deputados

A defesa de Daniel Silveira negou nesta sexta-feira (27) que o ex-deputado tenha violado medidas cautelares durante o cumprimento do livramento condicional.

Ontem (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu prazo de 48 horas para o ex-parlamentar explicar porque ficou fora de casa por cerca de 10 horas e ainda foi a um shopping de Petrópolis (RJ), no último domingo (22).

Na manifestação enviada ao Supremo, os advogados alegaram que a decisão do ministro que estabeleceu a obrigação de recolhimento noturno não proibia Silveira de sair de casa durante o dia.

A defesa disse que houve erro de sintaxe na elaboração da decisão de Moraes. No documento, está escrito que Daniel Silveira estava proibido de ausentar-se da comarca e tinha a obrigação de recolher-se à residência no período noturno, das 22h00 às 6h00, bem como nos sábados, domingos e feriados.

“A expressão bem como nos sábados, domingos e feriados, segunda oração, está diretamente ligada ao horário das 22h às 6h, e não a qualquer proibição de se ausentar da residência em tais dias, de forma integral, como alegou levianamente.  Ou seja, Daniel Silveira poderia circular livremente de segunda à segunda, com recolhimento noturno iniciando às 22h, encerrando-se, às 6h”, alegou a defesa.

Os advogados também discordaram das informações da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap), que apontou diversas violações da área de cobertura da tornozeleira eletrônica.

“Como se vê, não há nenhum relato de violação por parte da Seap no relatório oficial encaminhado ao mesmo, sendo, portanto, inverídicas e levianas as acusações de violação para ir ao shopping, como fez questão de inserir, dando subsídios aos abutres da mídia para perseguirem Daniel Silveira, com sátiras e mentiras”, completou a defesa.

Entenda

Na terça-feira (24), o ex-deputado foi preso pela Polícia Federal (PF) após descumprir a regra que estabelecia o horário das 22h para recolhimento noturno. A medida foi estabelecida no livramento condicional, benefício que foi revogado por Moraes após o episódio. Segundo o ministro, no último fim de semana, Daniel Silveira deu entrada em um hospital, sem autorização judicial.

Segundo Moraes, Daniel Silveira não poderia passar o dia fora de sua residência. No entendimento do ministro, o comportamento demonstra que Silveira “ignorou” as condições do livramento condicional.

Em 2023, o ex-deputado foi condenado pelo STF a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo ao proferir ofensas e ameaças contra os ministros da Corte.

Na semana passada, Moraes autorizou o livramento condicional da pena, mas o benefício foi revogado após o descumprimento das medidas cautelares.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gastronomia

Papo de Fogão está em clima de celebração com um Especial de Ano Novo cheio de sabor

O Papo de Fogão está em clima de celebração com um Especial de Ano Novo cheio de sabor! O Chef Iran Lima, Personal Chef em Natal/RN, apresenta um delicioso Pernil Suíno de Ano Novo, perfeito para reunir a família. E para completar, a Chef Martha Rocha, do Biscotti em Natal/RN, traz uma Dica Rápida incrível: Rocambole de Batata com Creme de Bacalhau. Um programa repleto de receitas especiais para começar o ano com estilo!

SÁBADO
BAND
MARANHÃO, 7h
CEARÁ, 8h
PIAUÍ, 8h
PARAÍBA
TV CORREIO/RECORD, 13h30

DOMINGO
RIO GRANDE DO NORTE – TV TROPICAL/RECORD, 10h

Ou no nosso canal do YouTube
http://youtube.com/c/PapodeFogao

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Pesquisa aponta que 65,8% dos municípios têm falta de vacinas

Foto: Agência Brasil

Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) revela um cenário de desabastecimento de vacinas nos municípios brasileiros. Dos 2.895 municípios que participaram do levantamento, 65,8% relataram falta de pelo menos um imunizante, com destaque para a vacina contra a varicela (catapora).

Os dados confirmam o cenário de desabastecimento retratado em reportagem da coluna publicada em novembro, cujo teor foi negado pelo Ministério da Saúde em entrevista à imprensa.

À época, a coluna revelou que faltavam imunizantes em 11 estados e no Distrito Federal. Eram eles: Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. O desabastecimento atingia vacinas contra Covid-19 para crianças, meningite, pneumonia, HPV, varicela, sarampo, caxumba e rubéola, entre outros, de acordo com as secretarias de saúde.

O estudo divulgado nesta sexta-feira (27/2) pela CNM aponta que esse cenário de falta de vacinas persiste. Os números foram levantados pela confederação de 29 de novembro a 12 de dezembro.

De acordo com o levantamento, 1.516 municípios (52,4%) informaram que a vacina contra varicela estava ausente nos estoques. Já a da Covid-19 para adultos faltava em 736 deles (25,4%). Cabe à Saúde comprar e distribuir imunizantes aos estados e ao DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O imunizante DTP, que protege contra difteria, tétano e coqueluche, vem em terceiro lugar: estava fora dos estoques em 520 cidades (18%), em média, há 60 dias. Santa Catarina, Ceará, Espírito Santo e Minas Gerais foram os estados mais afetados, mostra a pesquisa.

Em nota publicada no site, o ministério negou. “Os estoques de vacinas no país estão abastecidos. O Ministério da Saúde atendeu a todas as solicitações dos estados nos últimos meses do ano, garantindo a oferta de imunizantes e a proteção da população em todo o país”, diz o texto.

Fonte: Metrópoles

Opinião dos leitores

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Robôs vão ajudar nas buscas após queda de ponte entre MA e TO

Foto: Carlos Brandão/ X

A Petrobras e a Transpetro disponibilizaram um robô e equipes técnicas para ajudar nas buscas a desaparecidos após a queda da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA). Os trabalhos de busca foram suspensos devido ao risco de desabamento.

O robô é utilizado em inspeção de dutos submarinos, com câmeras de alta resolução e operado remotamente por um profissional especializado e vai apoiar nas buscas por vítimas da tragédia. As ações estão sendo feitas por equipes de mergulho da Marinha em uma profundidade que varia de 20 a 60 metros. Mais três outros robôs disponibilizados pela Petrobras devem chegar ao local das buscas nas próximas horas.

A Transpetro também opera no local um sonar que tem capacidade de gerar imagens mais nítidas do fundo do rio, ajudando a guiar os mergulhadores.

As duas companhias passam a integrar a força-tarefa que está montada no município de Estreito, onde a estrutura se rompeu no último domingo (22) e estarão à disposição com uma equipe que compreende também especialistas em mergulho, análise de risco, atuação em contingência e combate à poluição.

De acordo com a Marinha, nove pessoas morreram na queda da ponte. Duas vítimas foram localizadas pelas equipes de resgate nesta quinta-feira, mas os corpos não foram resgatados devido ao risco para o trabalho dos profissionais. Outras oito pessoas permanecem desaparecidas.

Fonte: Agência Brasil

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

[VÍDEO] Funcionários chineses terceirizados da BYD negam que tenham sido escravizados no Brasil

Na gravação, um operário lê uma petição assinada em conjunto com outros trabalhadores e pede ajuda ao governo brasileiro para permanecer no país.

O documento fala em “mal-entendido” e tenta justificar a retenção dos passaportes de mais de 100 trabalhadores pela empresa.

O vídeo foi divulgado na rede social chinesa Weibo e obtido pelo Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Trabalhadores chineses resgatados em obra da BYD foram vítimas do tráfico internacional, diz MPT

Foto: Arquivo Pessoal

Os 163 trabalhadores chineses resgatados de trabalho análogo à escravidão na obra de construção da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, foram vítimas de tráfico internacional de pessoas, disse o Ministério Público do Trabalho (MPT). A informação foi divulgada nesta quinta-feira (26), após uma audiência virtual realizada entre as empresas e órgãos públicos.

O MPT afirmou que a BYD e a construtora terceirizada JimJiang Open Engineering concordaram em abrigar os trabalhadores em hotéis até que sejam finalizadas as negociações para a rescisão dos contratos de trabalho.

Na terça-feira (24), a montadora chinesa informou que os 163 trabalhadores resgatados seriam transferidos para hotéis da região.

O g1 entrou em contato com a BYD na noite desta quinta para pedir um posicionamento acerca do caso, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.

Em nota enviada após a audiência desta quinta-feira, o MPT disse que a situação dos 163 resgatados foi classificada como tráfico internacional para trabalho análogo à escravidão.

Apesar de questionar essa avaliação das autoridades, as empresas se comprometeram em colaborar com a proteção dos resgatados, segundo o MPT.

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou o compartilhamento das provas colhidas para que sejam adotadas as medidas cabíveis. As duas empresas também se comprometeram a apresentar ao MPT todos os documentos relativos aos resgatados e as informações detalhadas de onde eles estão alojados.

Enquanto isso, a Defensoria Pública da União (DPU) está em diálogo com a Receita Federal para que as empresas encaminhem os trabalhadores resgatados para emissão de CPF. Só com este documento será possível fazer os pagamentos no Brasil dos valores relativos à rescisão dos contratos e às indenizações.

A JimJiang deverá conduzir os empregados resgatados à Polícia Federal para obtenção do Registro Nacional Migratório (RNM) e, em seguida, à Receita para emissão dos CPFs.

Também ficou definida a garantia de compra pela contratante das passagens e custeio de até 120 dólares americanos como ajuda de custo para a viagem de volta à China de sete empregados que têm retorno previsto dia 1º de janeiro.

Além disso, uma nova audiência foi agendada para o dia 7 de janeiro, para que seja apresentada uma proposta de termo de ajuste de conduta, para avaliação das empresas investigadas.

Participaram da audiência os representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Trabalho análogo à escravidão

Os trabalhadores foram encontrados em alojamentos da empresa terceirizada, segundo informações da equipe de auditores fiscais do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgadas na segunda-feira (23).

Por meio de nota enviada na terça-feira (24), a BYD informou que recebeu a notificação do Ministério do Trabalho e Emprego de que a construtora terceirizada Jinjang Construction Brazil Ltda havia cometido irregularidades e decidiu encerrar o contrato com a empreiteira.

Disse ainda que não “tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana” e determinou que os 163 trabalhadores fossem transferidos para hotéis da região. [Confira nota na íntegra ao final da matéria]

Os funcionários estavam distribuídos em quatro alojamentos principais. A fiscalização resultou em embargos e interdições, já que os espaços apresentavam situações degradantes para os trabalhadores. O MTE informou ter encontrado as seguintes irregularidades:

  • camas sem colchões ou com revestimentos inadequados;
  • falta de armários;
  • itens pessoais misturados com alimentos;
  • banheiros insuficientes e precários — em um caso, havia apenas um banheiro para 31 trabalhadores.

 

Ainda de acordo com a equipe de auditores fiscais, a condição sanitária dos alojamentos obrigava os trabalhadores a acordarem às 4h para formar fila e saírem ao trabalho às 5h30. Além disso, os banheiros não eram separados por sexo, faltavam assentos e apresentavam higiene inadequada.

As áreas de alimentação também eram precárias, segundo o MPT, com materiais de construção armazenados próximos aos alimentos e refeições realizadas em camas ou em um refeitório improvisado, insuficiente para todos.

 

A fiscalização também comunicou ter encontrado refeitório sem condições mínimas de higiene, banheiros químicos insuficientes e em estado deplorável, exposição à radiação solar sem proteção, além do registro de acidentes recorrentes devido às condições de alojamento e jornadas exaustivas:

  • um dos trabalhadores relatou acidente ocular sem atendimento oftalmológico adequado;
  • outro sofreu acidente por privação de sono, causada pelas longas jornadas e condições degradantes.

 

Também foram constados indícios de trabalho forçado, segundo o MPT. Os trabalhadores pagavam caução, tinham 60% dos salários retidos, recebiam apenas 40% em moeda chinesa, enfrentavam ônus excessivo para rescisão contratual e tinham passaportes retidos. Esses fatores impediam a saída ou o retorno ao país de origem, configurando confisco de valores recebidos.

As jornadas eram de 10h diárias, com folgas irregulares. Os trabalhadores descansavam em condições inadequadas, sobre materiais de construção, por exemplo.

Também havia restrições de movimento e contratos não formalizados ou de difícil compreensão agravavam a situação, caracterizando violações sistemáticas aos direitos trabalhistas.

A equipe de fiscalização fez a inspeção em cinco alojamentos, sendo que em quatro deles foram encontradas situações degradantes de trabalho. O quinto alojamento, destinado a trabalhadores de funções administrativas apresentava algumas irregularidades não detalhadas, mas lá não houve resgate de trabalhadores.

Os alojamentos e os locais da obra embargados também permanecerão sem atividades até a completa regularização junto aos órgãos que compõem a força-tarefa.

A força-tarefa responsável pelas inspeções e pelos desdobramentos dessa ação é composta pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), pela Defensoria Pública da União (DPU) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal (PF).

A inspeção, no entanto, ainda prosseguirá com análise de documentos solicitados e, segundo o MPT, não está descartada a necessidade de novas fiscalizações no local.

Nota de pronunciamento da BYD Auto do Brasil

 

“Nesta segunda-feira (23), a BYD Auto do Brasil recebeu notificação do Ministério do Trabalho e Emprego de que a construtora terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda havia cometido graves irregularidades. A BYD Auto do Brasil reafirma que não tolera desrespeito à lei brasileira e à dignidade humana. Diante disso, a companhia decidiu encerrar imediatamente o contrato com a empreiteira para a realização de parte da obra na fábrica de Camaçari (BA) e estuda outras medidas cabíveis. A BYD Auto do Brasil reforça que os funcionários da terceirizada não serão prejudicados por essa decisão, pois vai garantir que todos os seus direitos sejam assegurados.

A companhia determinou, na data de hoje, que os 163 trabalhadores dessa construtora sejam transferidos para hotéis da região. A BYD Auto do Brasil já vinha realizando, ao longo das últimas semanas, uma revisão detalhada das condições de trabalho e moradia de todos os funcionários das construtoras terceirizadas responsáveis pela obra, notificando por diversas vezes essas empresas e inclusive promovendo os ajustes que se comprovavam necessários.

‘A BYD Auto do Brasil reitera seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, em especial no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores. Por isso, está colaborando com os órgãos competentes desde o primeiro momento e decidiu romper o contrato com a construtora Jinjiang’, afirmou Alexandre Baldy, Vice-presidente sênior da BYD Brasil .

A companhia opera há 10 anos no Brasil, sempre seguindo rigorosamente a legislação local e mantendo o compromisso com a ética e o respeito aos trabalhadores.”

Fonte: g1

Opinião dos leitores

  1. Aproveitando que o MPT está bem atuante sugiro uma passada na Avenida das Alagoas. Muitas crianças sendo exploradas pelos adultos. Vamos lá, quero assistir a operação.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mundo

Coreia do Sul tem 2º impeachment de presidente em 13 dias

Foto: Reprodução Daily Jang

O presidente interino da Coreia do Sul, Han Duck Soo, foi destituído do cargo, nesta sexta (27), no segundo impeachment aprovado pelo Parlamento do país, apenas 13 dias após a queda do ex-presidente Yoon Suk Yeol, motivada pela iniciativa deste de decretar lei marcial, no início de dezembro.

Han Duck Soo também é primeiro-ministro da Coreia do Sul e recebeu 192 votos pelo seu impeachment de deputados que reagiram à sua recusa em nomear três juízes para ocupar vagas ociosas no Tribunal Constitucional, necessárias à conclusão do julgamento do primeiro impeachment, de Yoon Suk Yeol.

O Partido Democrático, que forma a maioria de oposição aos presidentes depostos, ainda acusa Han Duck Soo de ter participado da decretação de lei marcial por Yoon, e de se negar a promulgar dois projetos de lei especiais contra seu antecessor destituído e a ex-primeira-dama, Kim Keon Hee.

A Constituição do país prevê que o impeachment aprovado pelos parlamentares seja apurado e julgado procedente ou não pelo Tribunal Constitucional, em até seis meses de sua votação.

Quem sucede o presidente interino é o ministro de Finanças, Choi Sang-mok, como prevê a Constituição da Coreia do Sul. Antes da aprovação no novo impeachment, o ministro chegou a apelar, sem sucesso, para que o processo não fosse votado, temendo danos graves à economia da Coreia do Sul.

“É importante minimizar a confusão do país e farei meu melhor para chegar a esse objetivo”, afirmou Sang-mok, que pedirá ao Exército para permanecer em alerta máximo por causa da possibilidade de provocação da Coreia do Norte, que tem inimizade histórica com a Coreia do Sul.

Fonte: Diário do Poder

Opinião dos leitores

  1. E NOTE QUE, AO CONTRÁRIO DO BRASILEIRO, ELES TÊM OS ZOINHO BEM FECHANDINHO…

    BRASILEIRO NÃO ENXERGA NAAAADA!!!

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Polícia

Polícia Civil divulga imagens de suspeitas de furtar R$ 80 mil de idoso no RN

Foto: Polícia Civil

A Polícia Civil divulgou, nesta sexta-feira (27), imagens de duas mulheres suspeitas de envolvimento em um furto mediante fraude. O crime ocorreu em 27 de agosto de 2024, em uma agência bancária localizada no município de São Miguel.

De acordo com as investigações, as suspeitas teriam subtraído o cartão de um idoso de 76 anos e realizado diversos saques bancários, resultando em um prejuízo de mais de R$ 80 mil.

Nas imagens das câmeras de segurança, as duas suspeitas aparecem dentro da agência. A primeira, usa blusa preta e calça branca. Já a segunda, vestia blusa preta e short jeans.

Fonte: Portal 98Fm

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *