Judiciário

Sequestradores de Fabinho Porcino são condenados a mais de 46 anos

Está no Blog de Sidney Silva

 

No dia 20 de novembro de 2013, o juiz Cláudio Mendes Júnior, da comarca de Mossoró/RN, prolatou sentença condenando os envolvidos no sequestro de Fábio Porcino Rosado Chaves, ‘Fabio Porcino’.

O sequestro aconteceu no dia 10 de junho de 2013, por volta das 15h00min, em uma loja pertencente à família Porcino, na Avenida Mauro Monte, nº 97, Bairro Abolição I, em Mossoró. O jovem Fábio Porcino foi sequestrado por 05 homens, e foi mantido em cativeiro em uma barraca improvisada no interior da Fazenda Garrote, no município de Canindé/CE. O local foi estourado por policiais da Divisão Especial de Investigação e de Combate ao Crime Organizado – DEICOR, dia 14 de junho, por volta das 14hs.

Os réus no processo foram condenados à penas que somadas chegam a 46 anos e 6 meses de reclusão.

José Carlos Anastácio Leitão, José Wilson Trajano e Rivelino Raquel Filho

* José Wilson Trajano de Freitas, considerado o líder do grupo, foi condenado a 16 anos de reclusão em regime inicialmente fechado pela prática de extorsão mediante sequestro qualificada, tipificada no art. 159, § 1º do Código Penal.

* José Carlos Anastácio Leitão foi condenado a pena de 13 anos e 06 meses de reclusão, em regime fechado, por crime de extorsão mediante sequestro qualificada, tipificada no art. 159, § 1º do Código Penal.

* Rivelino Raquel Filho, foi condenado a pena de 17 anos de reclusão e 10 dias multa, por crime de extorsão mediante sequestro e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, em concurso material.

O Ministério Público requereu a condenação dos acusados enquanto a defesa de José Wilson Trajano de Freitas alegou, preliminarmente, cerceamento de Defesa, tendo em vista o tempo mínimo para o exame dos autos da interceptação telefônica, diante dos fatos, requereu a nulidade de todos os atos processuais. Ainda alegou que os referidos autos de interceptação constituem prova ilícita. No mérito, requereu a absolvição do acusado por insuficiência de provas.

A defesa de José Carlos Anastácio Leitão e Rivelino Raquel Filho alegou a incidência em relação aos réus da ‘excludente de culpabilidade’ da ‘coação moral irresistível’ ou ainda a ‘insuficiência de provas’ para a condenação. Ainda requereu a desclassificação do delito. Por fim, em caso de condenação, requereu a diminuição de pena da participação de menor importância.

Polícia Federal e Polícia Civil

Blog Sidney Silva apurou que um detalhe ajudou a Polícia Civil do Rio Grande do Norte. É que a Polícia Federal do Ceará já vinha investigando o grupo criminoso.

Ezequiel ainda hoje é foragido

A Polícia Federal do Estado do Ceará investigava o acusado José Wilson (apontado como o líder da ação) por envolvimento com o tráfico de drogas, já havendo, inclusive, medida de interceptação telefônica em curso em seu desfavor, autorizada judicialmente. A Polícia Federal também investigava “Quel”, alcunha de Ezequiel Serafim Leitão, também denunciado na ação penal do sequestro, em virtude de suas ligações com José Wilson. O ‘Quel’ fugiu do local do cativeiro, instantes antes da polícia chegar. Ainda hoje, ele é foragido.

Após compartilhamento de provas e através das interceptações em curso, foi possível identificar que no dia 10 de junho, dia do sequestro, Trajano, se deslocou até Mossoró/RN, e depois entrou no Estado do Ceará, chegando até Canindé, local onde de localizava o cativeiro da vítima.

Depois, os policiais descobriram que o líder do grupo estava no Estado do Amapá, conseguindo prendê-lo posteriormente. Dessa forma, após se inteirarem do sequestro contra Fábio Porcino Rosado Chaves, continuaram as interceptações, tendo captado o áudio de “Quel”, que também era alvo de investigação por envolvimento em tráfico de drogas. Dessa vez, José Wilson Trajano de Freitas afirma a “Quel”, que se preparasse, pois em uma hora, “estava levando um garrote para o curral”. Todas as testemunhas ouvidas não relataram qualquer exercício de atividade agropastoril do acusado, demonstrando que, de fato, o suposto garrote, na verdade, tratava-se da vítima Fábio Porcino.

Os áudios captados demonstraram ainda que José Wilson manteve contato com “Quel”, perguntando onde se localizava a sua propriedade, visto não lembrar mais do caminho; propriedade esta onde, posteriormente, foi descoberto o cativeiro da vítima. Já a vítima narrou em juízo que o veículo que o conduzia, juntamente com parte dos sequestradores se perdeu do outro veículo que os acompanhava, em virtude de problemas nos rádios de comunicação, tendo aqueles, encontrado dificuldade para encontrar a propriedade de Ezequiel Serafim Leitão.

Carta e resgate de 2 milhões

No cativeiro, Fábio Porcino, foi forçado pelo chefe da ação para escrever uma carta a sua família, informando o valor do resgate a ser pago, que seria a quantia de R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).

No local do cativeiro onde Fábio Porcino ficou, foram encontradas armas de fogo tipo revólver calibre 38, municiado, duas pistolas de calibre 9 mm sendo uma delas com numeração raspada; carregadores, munições, coletes, algemas.

Ligação para a filha

Outra informação que surgiu nas oitivas das testemunhas foi sobre a ligação captada do telefone de José Wilson Trajano de Freitas para sua filha de criação, onde manda vir buscá-lo, orientando-a a desligar o celular e retirar a bateria do mesmo. Após a libertação da vítima, o acusado, que rumou para o Amapá fez nova ligação para sua filha buscando informações, e esta, em código, afirma: “Lá naquele local do melão, foram lá, pegaram o menino lá, pegaram aquele lá da cidade e do sítio”, uma clara alusão aos acusados José Carlos Anastácio Leitão e Rivelino Raquel Filho.

O responsável pela logística

Consta nos autos do processo, que o réu José Carlos, sobrinho de “Quel”, era o responsável pela logística da ação delituosa. Ele fornecia mantimentos, como comida, roupa e material de higiene para o cativeiro. O mesmo teve ligações interceptadas que revelavam a informação.

Durante a diligência, a Polícia Civil o abordou, afirmando já saber do seu envolvimento no sequestro. A partir daí, José Carlos os levou até o local onde se encontrava o Fábio Porcino. O acusado conhecia o local e sabia, com precisão, onde a vítima estava.

As interceptações telefônicas feitas pela Polícia Federal revelaram que em conversa com seu tio “Quel”, este solicitou sua presença para recepcionar a vítima e os demais, pois estavam chegando com “um garrote”, (que seria o Fábio Porcino), tendo José Carlos se prontificado a cumprir as determinações, sem qualquer questionamento.

Ainda, consta nos áudios da interceptação, que José Carlos, afirmou que “dessa vez trocaria o piso de sua casa”, já fazendo planos com o possível dinheiro que receberia em caso de sucesso de sua empreitada criminosa.

O acusado José Carlos dormiu uma noite no cativeiro, em companhia da vítima, permanecendo encapuzado, assim como ficavam os demais autores do delito.

Com relação ao outro réu, Rivelino Raquel Filho, de acordo com as informações constantes nos autos do processo, o acusado foi preso em flagrante, quando estava no cativeiro da vitima, fazendo sua vigilância.

Quando foi ouvido em juízo, Rivelino Raquel, disse que não sabia se tratar de um sequestro. “Embora estivesse vigiando a vítima e esta estivesse acorrentada, não sabia que se tratava de um sequestro; e que permanecia encapuzado, pois o seu patrão, “Quel”, o mandava permanecer assim”.

O magistrado na decisão condenatório, afirma que “Não há como dar credibilidade a absurda afirmação de que permaneceu encapuzado, portando arma de fogo, fazendo a vigilância de uma vítima acorrentada, e, mesmo assim, não ter ciência que estava cometendo delito de extorsão mediante sequestro”.

Opinião dos leitores

  1. Justiça rápida e eficiente, porém para poucos, muito poucos mesmo. Não sei se comemoramos ou simplesmente confirmamos os adágios populares que se eternizaram nas brincadeiras e piadas de salão…

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chuvas

Lagoa de captação transborda novamente no Jardim Primavera, Zona Norte de Natal

Foto: Reprodução

A lagoa de captação localizada na Rua Miguel de Cervantes, no bairro Jardim Primavera, Zona Norte de Natal (RN), voltou a transbordar com as chuvas que caem desde a madrugada desta terça-feira na capital potiguar.

O problema provocou alagamentos na via e gerou transtornos para moradores e motoristas que trafegam pela região.

Segundo relatos da população, a situação se repete sempre que o volume de chuvas aumenta, evidenciando a falta de soluções definitivas para o escoamento da água.

A via ficou parcialmente tomada pela água, dificultando a circulação de veículos e a passagem de pedestres.

Novo Notícias 

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Denúncia

[VÍDEO] DENÚNCIA: Morador arromba portão com carro em condomínio de Ponta Negra

Vídeo: Cedido

Moradores do Condomínio Residencial Spazzio Ponta Negra, no bairro de Ponta Negra, em Natal, relataram mais um episódio de violência envolvendo um morador do prédio. O caso ocorreu na madrugada de segunda-feira (19), quando o homem não conseguiu acessar o condomínio e acabou arrombando o portão com o próprio veículo.

De acordo com relatos, ao perceber que não conseguia entrar, o morador manobrou o carro, deu ré e avançou contra o portão, quebrando a estrutura. O impacto causou danos materiais e gerou pânico entre os moradores. Este não é o primeiro episódio envolvendo o mesmo morador.

Segundo condôminos, situações semelhantes já foram registradas ao longo da semana. Assustados e temendo novos incidentes, moradores procuraram o Blog do BG para denunciar o caso.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Renovação automática de CNH beneficia 300 mil na primeira semana

Foto: Rodrigo Barros

Programa de renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) regulamentado pela Medida Provisória 1327/2025 beneficiou 323.459 condutores na primeira semana de validade, informa o Ministério dos Transportes. A medida inclui aqueles que estão no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e economizou R$ 226 milhões, que seriam pagos em taxas, exames e custos administrativos.

A maior parte dos beneficiados são motoristas com a CNH de categoria B, exclusiva para carros, com 52% de renovações automáticas. Condutores com a licença AB, que permite dirigir carros e motocicletas, foram 45% dos beneficiados e aqueles que dirigem somente motocicletas (categoria A) somaram 3% das renovações automáticas. Os demais são condutores profissionais (categorias C e D).

Para fazer parte do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) o condutor não pode ter tido registro de infrações de trânsito nos últimos 12 meses e deve realizar o cadastro no aplicativo por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Lembrando que a CNH de quem tem menos de 50 anos precisa ser renovada a cada dez anos, atualmente.

CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Chuva em Natal: Veja quais ruas e avenidas motoristas devem evitar na capital potiguar

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) divulgou, na manhã desta terça-feira (20), às 7h, um novo boletim sobre a situação das vias de Natal após as chuvas registradas nas últimas horas. O monitoramento é realizado pela Central de Operações de Trânsito e Transporte (COTT), com apoio de agentes em campo e do sistema de videomonitoramento.

De acordo com a STTU, o objetivo do acompanhamento é garantir a segurança viária e a fluidez do trânsito, além de manter a população informada sobre pontos críticos e possíveis rotas alternativas. As vias são classificadas como transitáveis ou intransitáveis, com atualizações constantes conforme a situação evolui.

No momento, apenas um ponto permanece totalmente intransitável: a Avenida Solange Nunes, em frente à empresa Unimetais, devido a alagamento.

Outros dez trechos da cidade apresentam acúmulo de água, mas seguem liberados para o tráfego. São eles:

• Avenida Capitão Mor Gouveia com a Rua Adolfo Gordo

• Avenida Nevaldo Rocha com a Avenida Coronel Estevam

• Avenida Coronel Estevam com a Rua Baraúna

• Avenida Doutor João Medeiros Filho com a Avenida Moema Tinôco

• Avenida Presidente Quaresma com a Avenida Jaguarari

• Avenida Capitão Mor Gouveia, ao lado direito da linha férrea, no sentido do KM 6

• Avenida João Medeiros Filho, em frente à Delegacia

• Avenida João Medeiros Filho, em frente ao Partage Shopping

• Avenida Hermes da Fonseca com a Rua Ângelo Varela

• Avenida Amintas Barros com a Rua Bom Pastor

Segundo o levantamento, ao todo foram observados 20 pontos na capital, sendo 10 considerados transitáveis e apenas um classificado como intransitável.

Nas principais vias da cidade, o tráfego segue, em sua maioria, dentro da normalidade. A Avenida Senador Salgado Filho e a Ponte Newton Navarro apresentam fluxo normal nos dois sentidos. Já na Avenida Felizardo Firmino Moura, o trânsito é lento no sentido zona Sul e flui normalmente no sentido zona Norte.

A STTU informou ainda que não há registros de sinistros de trânsito até o momento. No entanto, dois cruzamentos apresentam pane semafórica: Avenida Prudente de Morais com a Avenida Almirante Alexandrino de Alencar e Avenida Prudente de Morais com a Avenida Alberto Silva.

Agentes de mobilidade seguem em campo monitorando a situação das vias e orientando os condutores. A recomendação é que os motoristas redobrem a atenção e acompanhem as atualizações oficiais da STTU.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Política

Lula escala Camilo Santana para comandar palanques do PT no Nordeste

Foto: Wilton Júnior/Estadão Conteúdo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quer que o ministro da Educação, Camilo Santana, assuma a coordenação dos palanques do governo no Nordeste, região considerada estratégica para o projeto eleitoral do petista. A decisão leva em conta o peso decisivo do aumento da votação de Lula no Ceará e na Bahia no segundo turno de 2022, fator fundamental para a vitória sobre Jair Bolsonaro.

O cenário, porém, preocupa o Palácio do Planalto. Na Bahia, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) aparece atrás do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). Já no Ceará, Elmano de Freitas (PT) surge tecnicamente empatado com o ex-governador Ciro Gomes (PSDB), indicando risco real de perda de espaço político nos dois estados.

A missão de Camilo vai além das articulações partidárias. A ideia é que ele também ajude a reforçar, junto à população, programas federais considerados vitrine do governo, como o “Pé-de-Meia” e o “Gás do Povo”, numa tentativa de recuperar popularidade e reverter a tendência apontada pelas pesquisas.

Além de Bahia e Ceará, o PT também enfrenta dificuldades no Rio Grande do Norte, onde o secretário Cadu Xavier ainda não conseguiu decolar nas intenções de voto. Camilo anunciou nesta segunda-feira (19) que deixará o Ministério da Educação para se dedicar às disputas eleitorais. No Planalto, embora exista a possibilidade de ele disputar novamente o governo do Ceará, Lula ainda aposta numa recuperação de Elmano e, por ora, descarta essa alternativa.

Com informações da CNN

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

VÍDEO: Avaliação do MEC reprova mais de 30% dos cursos de Medicina no país

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Jornal Nacional (@jornalnacional)

Vídeo: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), e os números acenderam um alerta: mais de 30% dos cursos de Medicina do Brasil tiveram desempenho considerado insatisfatório. Ao todo, 107 dos 351 cursos avaliados receberam notas 1 ou 2, os conceitos mais baixos da escala adotada pelo Inep.

A prova avalia se os estudantes de Medicina adquiriram, ao longo da graduação, os conhecimentos, habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Dos cerca de 89 mil alunos que participaram do exame, aproximadamente 75% demonstraram desempenho adequado, com notas entre 3 e 5, faixa considerada satisfatória pelo Ministério da Educação.

As instituições mal avaliadas sofrerão sanções. Oito cursos ficaram proibidos de receber novos alunos; 13 terão redução de 50% das vagas; outros 33 sofrerão corte de 25%; e 45 ficarão impedidos de ampliar a oferta. Todos os cursos com nota insuficiente também serão suspensos do Fies e de outros programas federais de financiamento e apoio estudantil.

O levantamento mostra ainda que a maioria dos cursos reprovados pertence à rede privada: 87 dos 107 com notas 1 ou 2. Entre as instituições públicas, cinco cursos federais ou estaduais ficaram nessa faixa. Já entre as faculdades municipais, sete dos oito cursos avaliados tiveram desempenho insatisfatório. Em contrapartida, as universidades públicas dominaram os melhores resultados, sendo maioria entre os cursos que alcançaram notas de 3 a 5 no Enamed.

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Oposição alcança assinaturas e avança com CPI para investigar caso Banco Master no Senado

Foto: Michael Melo/Metrópoles

A oposição no Senado Federal alcançou, nesta segunda-feira (19), o número mínimo de assinaturas para viabilizar a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a investigar o caso do Banco Master, liquidado pelo Banco Central. Ao todo, 42 senadores subscreveram o requerimento, superando a maioria absoluta da Casa.

A iniciativa é de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE), que propôs um prazo inicial de 90 dias para os trabalhos da comissão. Além da CPI no Senado, também tramitam no Congresso pedidos para a instalação de uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) e outra CPI na Câmara dos Deputados, o que amplia a pressão política em torno do caso.

O avanço dos requerimentos coloca o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), no centro das atenções, já que cabe a ele a leitura do pedido em plenário para que a CPI seja oficialmente instalada. O Banco Master, controlado pelo empresário Daniel Vorcaro, foi alvo de liquidação extrajudicial após o Banco Central apontar graves problemas financeiros na instituição.

Entre os signatários estão líderes da oposição, como Tereza Cristina (PP-MS), Carlos Portinho (PL-RJ), Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e Carlos Viana (Podemos-MG), mas também nomes ligados à base do governo Lula, a exemplo de Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM), evidenciando que o caso ultrapassa divisões ideológicas no Senado.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação

Saiba como foram avaliadas as faculdades de Medicina do RN no Enamed

Foto: Adobe Stock

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (19) o resultado da primeira edição do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed), prova que passou a medir a qualidade dos cursos de Medicina no Brasil. O levantamento analisou 351 graduações em todo o país e acendeu um alerta: 107 cursos receberam conceitos considerados insatisfatórios (notas 1 e 2) e poderão sofrer sanções. No Rio Grande do Norte, as instituições tiveram desempenhos variados, com destaque positivo para universidades públicas.

Veja a lista das faculdades do RN

  • Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró – FACENE/RN – 2
  • UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE – UERN (Mossoró)- 4
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Caicó) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE – UFRN (Natal) – 5
  • UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO – UFERSA (Mossoró) – 4
  • UNIVERSIDADE POTIGUAR – UNP (Natal) – 4

Entre os cursos de Medicina avaliados no RN, a melhor pontuação ficou com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que alcançou conceito máximo (nota 5) tanto no campus de Natal quanto no de Caicó. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), também em Mossoró, obtiveram conceito 4, considerado bom. A Universidade Potiguar (UnP), em Natal, também ficou com nota 4.

O desempenho mais baixo no estado foi registrado pela Faculdade de Enfermagem Nova Esperança de Mossoró (Facene/RN), que recebeu conceito 2. Cursos com essa nota entram na lista de instituições que podem sofrer punições por parte do MEC, como redução de vagas e suspensão de acesso a programas federais, a exemplo do Fies.

No cenário nacional, dos 351 cursos avaliados, 24 ficaram com conceito 1 e 83 com conceito 2. Outros 80 atingiram nota 3, enquanto 114 alcançaram conceito 4 e 49 chegaram à nota máxima, 5. Segundo o MEC, apenas 99 dos 107 cursos com notas baixas serão penalizados, já que instituições estaduais e municipais não estão sob a gestão direta do ministério.

As punições variam conforme o desempenho: há cursos com suspensão total de novos ingressos, outros obrigados a reduzir vagas e alguns impedidos de ampliar turmas. De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, as universidades ainda poderão apresentar defesa. Ele reforçou que o objetivo do Enamed é garantir a qualidade da formação médica e, consequentemente, a segurança da população atendida pelos futuros profissionais.

Com informações do G1

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Renan acusa Motta e Lira de pressionarem TCU para tentar barrar liquidação do Banco Master

Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou nesta segunda-feira (19) que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o ex-presidente da Casa Arthur Lira (PP-AL) teriam pressionado integrantes do Tribunal de Contas da União (TCU) para tentar reverter a decisão do Banco Central que determinou a liquidação do Banco Master. A declaração foi confirmada pelo parlamentar ao Metrópoles.

Segundo Renan, as articulações ocorreriam no âmbito de processos que analisam a atuação do Banco Central no caso da instituição financeira, controlada por Daniel Vorcaro. O senador não detalhou como a suposta pressão teria sido exercida, mas afirmou que Motta e Lira atuaram para influenciar o julgamento na Corte de Contas. O Banco Master foi liquidado extrajudicialmente em novembro, após o BC apontar grave crise de liquidez e irregularidades no cumprimento de normas do sistema financeiro.

O caso chegou ao TCU após o Ministério Público junto à Corte levantar suspeitas de falhas na fiscalização do Banco Central. A relatoria ficou com o ministro Jhonatan de Jesus, ex-deputado indicado pela Câmara. Em despacho, o relator chegou a sinalizar a possibilidade de reavaliação da decisão do BC, o que, segundo Renan, reforça a necessidade de acompanhamento rigoroso do processo.

Arthur Lira reagiu às acusações e classificou a fala do senador como “fake news”, afirmando que Renan tenta atacar adversários sem provas. Já a assessoria de Hugo Motta não se manifestou. Paralelamente, Renan criou um grupo de trabalho na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado para acompanhar as investigações sobre o Banco Master e adotar medidas legislativas relacionadas ao caso.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Geral

Ministros de Lula defendem prisão domiciliar para Bolsonaro

Foto: Luis Nova/Especial Metrópoles

Ministros do governo Lula passaram a defender, de forma reservada, que o ministro do STF Alexandre de Moraes autorize o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cumprir a pena em regime de prisão domiciliar. A articulação ocorre nos bastidores e envolve, ao menos, três integrantes do primeiro escalão ouvidos sob condição de anonimato.

A reportagem é do colunista Igor Gadelha, do Metrópoles. A avaliação interna é de que haveria necessidade de “coerência” por parte do Supremo, já que o mesmo benefício foi concedido ao ex-presidente Fernando Collor de Mello. Segundo um ministro que despacha com frequência com Lula, não faria sentido manter Bolsonaro preso em unidade militar enquanto Collor cumpre pena em casa.

Outro auxiliar do presidente argumenta que o cargo ocupado por Bolsonaro justificaria um tratamento diferenciado. Para esse ministro, o fato de se tratar de um ex-chefe de Estado deveria pesar na decisão judicial, independentemente das críticas políticas ao ex-mandatário.

Desde a última quinta-feira (22), Bolsonaro cumpre pena na chamada “Papudinha”, batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal localizado dentro do Complexo da Papuda, em Brasília. Familiares e aliados do ex-presidente seguem pressionando pela domiciliar, alegando, principalmente, o estado de saúde debilitado.

Com informações do Metrópoles

Comente aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *